Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva
Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva
Empresas de telefonia tem avaliação positiva dos consumidores (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
A 10ª pesquisa da Anatel sobre a satisfação dos clientes revela que a maioria dos brasileiros está satisfeita com os serviços de telecomunicações, embora 10% estejam insatisfeitos.
O serviço melhor avaliado é o de celular pré-pago, com nota média de 7,88 nas operadoras Algar, Claro, Tim e Vivo.
Já as prestadoras regionais BrSuper, Tely e Unifique têm as melhores avaliações em internet fixa.
A Anatel publicou nessa quinta-feira (13/03) os resultados da sua mais recente pesquisa de satisfação dos clientes com as telecoms do país. A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que está em sua 10ª edição, mostra que a maioria dos brasileiros está feliz com os serviços de suas operadoras. Porém, 10% deles estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com as provedoras.
Quais são as telecoms mais bem avaliadas em internet fixa?
As três maiores notas de satisfação dos clientes com internet fixa são de operadoras regionais: BrSuper (Minas Gerais, nota 8,65), Tely (Nordeste, nota 8,15) e Unifique (Sul, nota 8,13). Essas três também são as únicas que tiveram uma nota superior a 8 no quesito.
Tabela com empresas pesquisadas mostra média das notas em cada serviço prestado (imagem: divulgação)
As telecoms brasileiras com operação nacional (Claro, Oi, Tim e Vivo) tiveram as seguintes notas de satisfação em internet fixa:
Claro — 7,05
Oi — 7,33
Tim — 6,69
Vivo — 7,84
Embora ainda esteja presente na pesquisa, a Oi vendeu sua operação de internet fixa para a V.Tal em novembro de 2023. Na segunda-feira (10/03), a V.Tal informou que a Oi Fibra se tornará Nio. A Oi está em recuperação judicial pela segunda vez na sua história, mas segue fornecendo telefonia fixa e TV via satélite.
Quais são os serviços mais bem avaliados pelos clientes?
Dos cinco serviços avaliados pela Anatel (internet fixa, celular pós-pago, pré-pago, telefonia fixa e TV por assinatura), o maior índice de satisfação está no celular pré-pago, com nota de 7,88 na média das prestadoras — Algar, Claro, Tim e Vivo são as únicas da pesquisa que fornecem esses serviços. Na soma de insatisfação de todos os produtos, temos 10% dos clientes infelizes com os serviços prestados.
Tabela da Anatel mostra porcentagem do nível de satisficação dos consumidores com serviços das telecom (imagem: divulgação)
Na sequência temos celular pós-pago, telefonia fixa, TV por assinatura e internet fixa. Vale lembrar que nem todas as telecoms pesquisadas fornecem esses serviços. Unifique, por exemplo, possui planos de telefonia fixa e TV a cabo, enquanto a Valenet não fornece este último produto.
A pesquisa da Anatel também avalia a qualidade de indicadores do serviço: informação ao consumidor, funcionamento, cobrança/recarga, atendimento telefônico, atendimento digital e atendimento presencial. Em todos os cinco serviços, o atendimento telefônico recebeu a menor nota.
Pesquisa avaliou qualidade de indicadores dos serviços, com atendimento telefônico tendo a pior nota em todos os produtos (imagem: divulgação)
Melhoria na qualidade dos serviços?
Os dez anos de pesquisas de satisfação da Anatel mostram que houve um crescimento da avaliação positiva dos consumidores. Isso sugere que as telecoms melhoraram os seus serviços nesse período.
Dez edições da pesquisa mostram que houve evolução na satisfação com os serviços das telecoms (imagem: divulgação)
Na tabela da evolução da média da satisfação, vemos quais serviços ganharam e quais perderam posições nos dez anos de pesquisa. O celular pré-pago foi o serviço mais bem avaliado na primeira pesquisa e termina o decênio na mesma posição.
Já a internet fixa segue o serviço com a menor nota de satisfação dos cinco avaliados. A telefonia fixa, que teve a segunda melhor nota em 2015, termina o decênio na quarta posição.
Com informações da Anatel
Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva
Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.