NotebookLM: IA do Google para estudos acaba de ficar mais inteligente

NotebookLM: IA do Google para estudos acaba de ficar mais inteligente

NotebookLM agora funciona com a Deep Research (imagem: reprodução/Google)

Resumo

Deep Research chega ao Google NotebookLM para permitir pesquisas detalhadas e organizadas;

Serviço também melhora compatibilidade com Google Sheets, PDFs, DOCX e imagens;

Novidades estão disponíveis para todos os usuários, inclusive no Brasil.

Uma das ferramentas de IA mais interessantes do Google acaba de ficar mais… interessante. Funcionando como um caderno inteligente de notas, o NotebookLM agora é compatível com a Deep Research, recurso criado originalmente para o Gemini que funciona como um assistente pessoal de pesquisa.

Para completar, o Google está adicionando ao NotebookLM compatibilidade com o serviço Planilhas Google (Google Sheets), bem como integração com arquivos DOCX ou PDF armazenados diretamente no Google Drive.

Por que a integração do NotebookLM com a Deep Research é relevante?

O NotebookLM é um serviço lançado pelo Google em 2023 que usa inteligência artificial generativa para ajudar o usuário a organizar, resumir e acessar informações, funcionando como um caderno digital e inteligente de notas.

A ferramenta é útil para estudantes ou para quem trabalha com uma grande variedade de informações, por exemplo. As utilidades do NotebookLM aumentam à medida que o Google acrescenta recursos ao serviço, a exemplo da função que gera resumos em vídeo (até então, os resumos eram gerados apenas em texto e áudio).

Nesse sentido, a Deep Research chega para permitir que o usuário tenha uma espécie de agente no NotebookLM capaz de fazer pesquisas que produzem resultados detalhados e organizados, como o próprio Google explica:

A Deep Research pega a sua pergunta, cria um plano de pesquisa e navega por centenas de sites para você, refinando a busca à medida que aprende. Em poucos minutos, ela gera um relatório organizado, aprofundado e baseado em fontes confiáveis.

Os conteúdos gerados via Deep Research ainda podem ser refinados com fontes adicionadas pelo usuário. Depois disso, o usuário pode resumir os resultados em texto, áudio ou vídeo, conforme a sua necessidade ou conveniência.

Vale relembrar que, entre o conteúdo complementar que pode ser adicionado, agora estão arquivos PDF e DOCX armazenados no Google Drive, bem como imagens que o usuário tem em seu computador ou dispositivo móvel.

Deep Research no Google NotebookLM (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Deep Research já está disponível no NotebookLM?

Sim, para todos os usuários, inclusive no Brasil. Para acessar a novidade, basta abrir ou criar um caderno no NotebookLM e ir em “Pesquise novas fontes na web”. Por fim, clique ou toque no botão mais abaixo para selecionar entre “Pesquisa rápida” (tradicional) e “Deep Research” (o novo recurso).
NotebookLM: IA do Google para estudos acaba de ficar mais inteligente

NotebookLM: IA do Google para estudos acaba de ficar mais inteligente
Fonte: Tecnoblog