Tim Cook pode deixar comando da Apple em 2026
Tim Cook pode deixar comando da Apple em 2026
Tim Cook na WWDC 2022 (imagem: divulgação/Apple)
Resumo
Tim Cook poderá deixar cargo de CEO da Apple em 2026; executivo assumiu posto em 2011;
John Ternus é o principal candidato interno para suceder Cook como CEO, mas a decisão ainda não foi tomada;
Novo CEO enfrentará desafios, como reduzir a dependência da China e avançar em inteligência artificial.
A era Tim Cook pode estar próxima do fim. São fortes os rumores de que o executivo deixará de ser CEO da Apple já em 2026. Cook assumiu o cargo no fim de 2011 para substituir Steve Jobs, que faleceu nesse mesmo ano.
O começo da administração Cook foi marcado por certa desconfiança, afinal, o executivo assumiu a desafiadora missão de substituir o nome que fez a Apple triunfar na indústria de tecnologia. No fim das contas, Tim Cook conseguiu manter a companhia no caminho do sucesso.
Mas o Financial Times reporta ter ouvido várias pessoas próximas à Apple que afirmam que os preparativos para a substituição do executivo se intensificaram. Não seria por questão de desempenho, porém: as mesmas fontes deram a entender que esse é um processo de transição planejado.
É possível, então, que Tim Cook esteja simplesmente preparando a sua aposentadoria. O executivo completou 65 anos no início de novembro.
Tim Cook no anúncio do iPhone 11 (imagem: reprodução/Apple)
Quem irá substituir Tim Cook na Apple?
Ainda de acordo com o Financial Times, John Ternus, que atualmente ocupa o posto de vice-presidente sênior de engenharia de hardware, é o executivo mais cotado para assumir o cargo de CEO da Apple. Contudo, essa é uma decisão que ainda não foi tomada. O que é dado como certo é que o sucessor não será alguém que vem de fora da Apple.
Independentemente do nome escolhido, o novo CEO encontrará a Apple em situação financeira estável, mas, mesmo assim, terá que lidar com desafios importantes.
Um deles é tentar responder aos anseios do atual governo dos Estados Unidos, que quer que a Apple e outras companhias americanas dependam menos da China para a fabricação de seus produtos.
Outro desafio está em “tirar o atraso” da Apple no campo da inteligência artificial. Até o momento, grande parte dos recursos da Apple Intelligence não passaram da fase de promessa.
Tim Cook pode deixar comando da Apple em 2026
Tim Cook pode deixar comando da Apple em 2026
Fonte: Tecnoblog

Comments are closed.