Samsung pode fornecer câmeras para o iPhone no lugar da Sony
Samsung pode fornecer câmeras para o iPhone no lugar da Sony
Samsung pode dividir fornecimento de peças com a Sony a partir de 2026 (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
A Samsung pode fornecer câmeras para o iPhone a partir do iPhone 18 em 2026, substituindo a Sony no fornecimento de sensores principais.
O sensor da Samsung usaria tecnologia de três camadas empilhadas com PD-TR-Logic, que promete captura de imagem mais rápida.
A Samsung também desenvolve um sensor de 500 MP com PD-TR-Logic para os celulares Galaxy.
A Samsung pode ser a nova fornecedora de câmeras dos iPhones, dizem o analista de mercado Ming-Chi Kuo e o leaker Jukanlosreve. Segundo Kuo, a Apple pode usar os sensores produzidos pela rival a partir da linha iPhone 18, que deve ser lançada em 2026. Nos últimos anos, a Sony é a fornecedora exclusiva da big tech nesse segmento.
O leaker Jukanlosreve, que tem um histórico respeitável de vazamentos, disse em um tweet que o sensor de imagem desenvolvido pela Samsung para a Apple pode ser usado na câmera principal dos iPhones 18. Até o momento, essas duas fontes não dizem se a companhia sul-coreana tomará o lugar da Sony como fornecedora exclusiva ou se as duas empresas dividirão essa função.
Como é o sensor que a Samsung está desenvolvendo para a Apple?
Segundo Jukanlosreve, a Samsung está desenvolvendo um sensor com tecnologia de três camadas empilhadas com a tecnologia PD-TR-Logic, que permite uma captura de imagem ainda mais rápida. O padrão nos celulares é que os sensores estejam empilhados, o que diminui a distância na qual os valores dos pixels (a informação sobre a imagem) “viajam” do sensor até outros chips que realizam o processamento da imagem. Consequentemente, o tempo de processamento diminui.
Até aqui, o empilhamento de sensores não é nada novo. A inovação é a tecnologia PD-TR-Logic, que segundo o leaker Jukanlosreve, é mais avançada que a Exmor RS usada nos sensores CMOS IMX da Sony. Pouco se sabe sobre o funcionamento dessa tecnologia, contudo, caso os rumores estejam certos, ela é avançada o suficiente para fazer a Apple trocar o fornecedor do sensor principal.
A big tech costuma segurar atualizações enquanto as tecnologias não estão maduras o suficiente ou quando não há um grande apelo para o público. Nesta situação, temos como exemplo a câmera principal do iPhone, que ficou por anos com um sensor de 12 MP até ser atualizado para 48 MP na linha do iPhone 14 Pro.
Câmera principal de toda linha iPhone 15 tem 48 MP (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Galaxy com sensor PD-TR-Logic de 500 MP
Jukanlosreve sugere ainda que a Samsung está desenvolvendo um sensor de 500 MP com mesma a tecnologia PD-TR-Logic para os celulares Galaxy. Os primeiros rumores sobre smartphones com tamanho número de pixels surgiram em 2021.
O olho humano visualiza imagens com o equivalente à resolução de 576 MP, segundo alguns estudos. Ou seja, o avanço para algo entre 500 MP e 600 MP seria absurdo para uma câmera de celular (e convenhamos, os aparelhos atuais já capturam imagens belíssimas). No entanto, o propósito também seria de desenvolver sensores para outros dispositivos inteligentes, como um carro com direção assistida ou autônoma, que precisaria captar o máximo de informação para se situar na via.
Com informações de Phone Arena e WCCF Tech
Samsung pode fornecer câmeras para o iPhone no lugar da Sony
Samsung pode fornecer câmeras para o iPhone no lugar da Sony
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.