Netflix começa a cobrar no Brasil valor adicional de contas compartilhadas

Netflix começa a cobrar no Brasil valor adicional de contas compartilhadas

Demorou, mas chegou: a Netflix divulgou em seu site a chegada da assinatura de compartilhamento de contas. Segundo a empresa, nos próximos dias, usuários que dividem seu acesso ao streaming com pessoas de fora da sua residência receberão um email informando sobre a nova cobrança. A assinatura compartilhada com alguém de fora da sua residência custará R$ 12,90 por pessoa, adicionando ao valor cobrado do titular da conta.

Netflix anunciou início da cobrança em seu site oficial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Essa taxa adicional sugere que a Netflix espera que o assinante original repasse o custo para a outra pessoa. Todavia, na prática, é mais provável que quem compartilha uma conta divida o valor igualmente. De qualquer modo, o serviço de streaming não sairá perdendo dinheiro.

Netflix identificará residência através de IPs conectados

A Netflix explicou em janeiro que a identificação da residência do titular será baseada no IP dos dispositivos conectados. Quem assina precisa acessar a sua conta em algum aparelho ligado ao Wi-Fi de casa e assistir algum vídeo. É necessário entrar na sua assinatura pelo menos uma vez a cada duas semanas para não correr o risco de perder o acesso no dispositivo.

Para quem viaja, é necessário conectar o aparelho móvel, seja notebook, tablet ou smartphone, na rede doméstica para que o sistema não considere o dispositivo como de fora da residência.

Sua conta Netflix é para você e para as pessoas que moram com você. Agora, é possível gerenciar como esses acessos são usados com as novas ferramentas que estão chegando por aqui — e sim, você pode assistir normalmente quando estiver fora ou viajando.https://t.co/j2WajzOSKg— netflixbrasil (@NetflixBrasil) May 23, 2023

Desde que a Netflix iniciou o compartilhamento de contas, os usuários ficaram em dúvida sobre como a empresa faria essa identificação de compartilhamento de contas. O comunicado também ensina tem um link para ensinar como transferir um perfil para outra conta. Com isso, a Netflix espera que um dos integrantes do compartilhamento adquira uma assinatura nova.

Assinantes reclamam da chegada da novidade no Brasil

No Twitter, o público brasileiro não perdoo. Entre as respostas ao tweet estão a de vários usuários relembrando uma publicação do Netflix de 2017. Na publicação, feita no Twitter da matriz, a Netflix disse em inglês que “amar é compartilhar uma senha”. Mas é aquilo as vezes o amor (e o reinado de uma empresa) acabam, aí é preciso seguir

Love is sharing a password.— Netflix (@netflix) March 10, 2017

Um usuário também questionou a situação de parentes, como mãe e filho, que dividem a conta. Além do tweet abaixo, outros clientes da Netflix relataram que dividem conta com parentes de primeiro grau em outras cidades.

Minha mãe mora do outro lado da cidadea gente divide o valor (55,90) dps dessa mudança ela não vai poder usar na casa dela? tem q pagar + 12,90 extra dos 60 conto q a gente ja divide ? É mole kk, vou ter que cancelar msm.— lukinhas (@pvmapa) May 23, 2023

Netflix começa a cobrar no Brasil valor adicional de contas compartilhadas

Netflix começa a cobrar no Brasil valor adicional de contas compartilhadas
Fonte: Tecnoblog