Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma
Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma
Você precisará de uma conta empresarial do Instagram para configurar uma loja (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Para criar uma loja no Instagram, você precisa acessar a página do Gerenciador de Comércio da Meta, vincular um perfil empresarial do Instagram, e configurar um método para a finalização de compras.
Dentre os requisitos exigidos pela Meta para a abertura da loja, estão: ter uma página do Facebook; possuir uma conta empresarial do Instagram; criar um portfólio empresarial e um catálogo de produtos; e vincular a página do Facebook com a conta empresarial do Instagram.
Abrir uma loja no Instagram amplia o alcance de sua marca e ajuda na divulgação de seus produtos, já que a rede social é uma das plataformas mais usadas no mundo. Além disso, o uso do Instagram pode sinalizar que sua empresa está alinhada com as tendências das mídias digitais.
A seguir, saiba como criar uma loja virtual no Instagram pelo desktop.
ÍndiceComo criar um catálogo no Instagram1. Acesse a página do Gerenciador de Comércio2. Crie um catálogo para a loja do Instagram3. Selecione o portfólio empresarial desejado4. Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional)5. Informe a região da loja e vá em “Avançar”6. Adicione produtos ao catálogo do Instagram7. Salve o catálogo para sua loja no InstagramComo configurar a loja no Instagram1. Crie uma loja pelo Gerenciador de Comércio2. Configure uma plataforma parceira (opcional)3. Selecione a região de sua loja no Instagram4. Escolha uma forma de finalização de compra5. Marque o seu perfil empresarial do Instagram6. Insira a URL do seu site e clique em “Avançar”7. Confirme a criação de sua loja no InstagramComo marcar produtos em posts no Instagram1. Abra o app do Instagram e crie um novo post2. Carregue uma foto do produto de sua galeria3. Marque o produto vendido na loja do Instagram4. Poste a publicação com a etiqueta do produtoPosso criar a loja do Instagram pelo celular?Como funciona a loja do Instagram?Quais os requisitos para ter uma loja no Instagram?Preciso ter um site para criar uma loja no Instagram?As pessoas podem comprar da minha loja pelo Instagram?Por que não consigo criar uma loja no Instagram?Posso desativar ou pausar minha loja do Instagram?
Como criar um catálogo no Instagram
Antes de iniciar a criação do catálogo para a loja do Instagram, você deve criar uma página do Facebook para sua empresa e configurar um portfólio empresarial no Gerenciador de Negócios da Meta. Essas ações são necessárias para que você consiga utilizar a ferramenta de negócios da Meta.
Feita as duas tarefas, prossiga com o passo a passo abaixo montar um catálogo de produtos. A criação do catálogo tem de ser feita antes de criar a loja virtual no Instagram, já que ele vai estruturar a organização do seu negócio e permitir que clientes visualizem os itens à venda.
1. Acesse a página do Gerenciador de Comércio
Acesse facebook.com/commerce_manager/get_started/ pelo navegador e clique em “Começar”. Certifique-se de estar logado com a mesma conta do Facebook usada para administrar a página da empresa.
Acessando o gerenciador de comércio do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)
2. Crie um catálogo para a loja do Instagram
Marque a caixa “Criar um catálogo” parar configurar os produtos. Em seguida, clique em “Começar”.
Criando um novo catálogo para sua página no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
3. Selecione o portfólio empresarial desejado
Selecione “Produtos online” na seção “Categoria de produto”. Depois, escolha o portfólio empresarial criado anteriormente, nomeie o seu catálogo (se necessário), e vá em “Avançar”.
Categorizando o seu catálogo comercial (Imagem: Reprodução/Facebook)
4. Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional)
Vá em “Conectar nova origem de evento” para conectar um Pixel da Meta ou SDK para acompanhar as interações em seu site ou app. Se preferir, clique na opção “Pular” para avançar sem precisar fazer a configuração.
Conectando um pixel da Meta ou SDK (Imagem: Reprodução/Facebook)
5. Informe a região da loja e vá em “Avançar”
Informe a localização de sua loja no menu expansível e clique em “Avançar”.
Selecionando a localização de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
6. Adicione produtos ao catálogo do Instagram
Escolha a opção desejada para carregar produtos ao catálogo. Para este tutorial, usaremos a opção “Adicionar seus produtos manualmente”.
Adicionando produtos ao catálogo da loja do Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
7. Salve o catálogo para sua loja no Instagram
Preencha todos os campos, incluindo a mídia do produto, nome e descrição do item, link da página do produto de seu site, e preço. Feito isso, clique em “Carregar itens” no campo inferior direito da página para criar o catálogo.
Concluindo a adição de produtos ao catálogo (Imagem: Reprodução/Facebook)
Como configurar a loja no Instagram
Antes de criar a loja no Instagram, será preciso vincular a página de sua empresa no Facebook ao perfil empresarial no Instagram. Para isso, acesse as configurações da página no Facebook, vá em “Contas vinculadas”, toque em “Instagram”, e conecte a conta desejada.
Depois da vinculação, prossiga com o tutorial abaixo.
1. Crie uma loja pelo Gerenciador de Comércio
Acesse a página facebook.com/commerce_manager/onboarding_landing# pelo navegador para fazer a loja no Instagram. Depois, clique em “Avançar”.
Criando a loja para seu perfil no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
2. Configure uma plataforma parceira (opcional)
Caso utilize uma das plataformas parceiras, selecione-a e vá em “Avançar”. Caso contrário, marque “Eu não uso essas plataformas” para prosseguir.
Configurando uma plataforma parceira (Imagem: Reprodução/Facebook)
3. Selecione a região de sua loja no Instagram
Abra o menu expansível e informe a localização de sua loja. Feito isso, vá em “Avançar”.
Selecionando a localização de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
4. Escolha uma forma de finalização de compra
Escolha como será a finalização da compra de seus produtos e clique em “Avançar”. Este tutorial usou a opção “Finalização da compra em outro site”, que depende de um site principal da loja.
Escolhendo a finalização da compra de sua loja (Imagem: Reprodução/Facebook)
5. Marque o seu perfil empresarial do Instagram
Selecione a conta empresarial do Instagram que será usada para montar a loja, e clique em “Avançar”. O portfólio empresarial vinculado à conta será automaticamente carregado.
Escolhendo o perfil do Instagram para gerenciar a loja (Imagem: Reprodução/Facebook)
6. Insira a URL do seu site e clique em “Avançar”
Informe a URL do site de sua loja e vá em “Avançar”. Esse domínio consiste na página em que os clientes serão redirecionados ao comprar um produto de seu catálogo.
Informando o domínio do seu e-commerce (Imagem: Reprodução/Facebook)
7. Confirme a criação de sua loja no Instagram
Revise todos os dados informados, marque a caixa dos termos da Meta, e clique em “Concluir a configuração” para abrir a loja no Instagram.
Concluindo a configuração de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)
Como marcar produtos em posts no Instagram
1. Abra o app do Instagram e crie um novo post
Abra o app do Instagram e faça login com a conta empresarial de sua loja. Depois, toque no símbolo “+” da parte inferior para criar uma publicação.
Criando uma nova publicação de feed no Instagram (Imagem: Reprodução/Android e Instagram)
2. Carregue uma foto do produto de sua galeria
Faça uma captura ou carregue a imagem do produto desejado. Depois, vá em “Avançar”.
Carregando a imagem de um produto de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)
3. Marque o produto vendido na loja do Instagram
Desça a tela e vá na opção “Marcar produtos”. Em seguida, toque em um campo da imagem, procure pela etiqueta do produto, e toque em “Concluir”.
Marcando o produto da loja no Instagram em sua foto (Imagem: Reprodução/Instagram)
4. Poste a publicação com a etiqueta do produto
Toque no ícone de check (localizado no campo superior direito) para salvar a etiqueta. Por fim, escolha “Compartilhar” para marcar o produto de sua loja na publicação.
Publicando a imagem com etiqueta de produto (Imagem: Reprodução/Instagram)
Posso criar a loja do Instagram pelo celular?
Sim, você pode criar a loja do Instagram pelo navegador de seu celular (Android/iOS). Contudo, a Meta recomenda que você faça o processo pelo computador, já que as páginas da configuração da loja têm exibição otimizada para desktops ou notebooks.
Como funciona a loja do Instagram?
A loja no Instagram é um recurso voltado para perfis empresariais, com o intuito de divulgar sua marca e seus produtos na rede social. Com ela, você pode listar o catálogo de itens à venda na guia “Loja” (incluindo imagens, preços e disponibilidade) e marcar etiquetas dos produtos em publicações.
Todo o gerenciamento da loja é feito fora do Instagram, pela página de Gerenciador de Comércio da Meta. A plataforma permite que você revise o catálogo, adicione ou exclua produtos, integre ferramentas para análises de métricas, e gerencie outros recursos da loja.
Para comércios situados no Brasil, a loja do Instagram funciona apenas como uma vitrine do catálogo. Isso porque as limitações regionais exigem que o cliente seja redirecionado para um site externo ou meio de comunicação para finalizar a compra fora do Instagram.
Quais os requisitos para ter uma loja no Instagram?
Para abrir uma loja no Instagram, você precisará de permissões específicas, possuir contas profissionais, além de respeitar algumas políticas da Meta. Os requisitos incluem:
Criar um portfólio empresarial: você precisará de um porfólio empresarial para visualizar e gerenciar todos os seus ativos de negócios
Ter uma página no Facebook: é preciso criar ou ser administrador de uma página no Facebook para usar o Gerenciador de Comércio;
Possuir uma conta empresarial no Instagram: você só poderá criar lojas no Instagram se utilizar contas empresariais;
Cumprir as políticas da Meta: sua conta e página do Facebook, além da conta profissional do Instagram, devem cumprir os Termos de Serviço, Comerciais, de Comunidade, e de Uso da Meta;
Representar sua empresa e seu domínio: a loja no Instagram precisa redirecionar o comprador para o seu site ou para o recurso de finalização de compra no próprio Instagram (disponível apenas para lojas dos EUA);
Estar em um país compatível: será preciso estar em um dos países compatíveis com o suporte para lojas no Facebook ou Instagram;
Demonstrar confiabilidade: sua loja precisa incluir um meio de presença autêntica e estabelecida;
Fornecer informações precisas: os produtos listados na loja não podem conter informações enganosas de preço e disponibilidade, e os dados de reembolso e devolução precisam estar claros.
Preciso ter um site para criar uma loja no Instagram?
Não. Você pode criar uma loja somente com a página comercial do Instagram e a página do Facebook. Mas no Brasil, itens que não forem associados a um site ou página de e-commerce próprio não serão exibidos na loja do Instagram, e não poderão ser marcados em publicações.
As pessoas podem comprar da minha loja pelo Instagram?
Sim, desde que você tenha escolhido a opção “Finalizar a compra no Facebook ou no Instagram” durante a configuração de sua loja. Mas vale mencionar que essa opção está disponível somente para empresas localizadas nos Estados Unidos, e você também precisará de uma conta bancária dos EUA.
Por que não consigo criar uma loja no Instagram?
Caso não esteja conseguindo criar uma loja no Instagram, é provável que não esteja cumprindo com algum dos requisitos exigidos pela Meta. Logo, é importante verificar pontos como:
Uso de conta pessoal no Instagram: só é possível abrir uma loja com uma conta comercial do Instagram;
Não criação de página no Facebook: você precisará administrar ou criar uma página no Facebook para usar o Gerenciador de Comércio da Meta;
Falta de porfólio empresarial: você não poderá criar um catálogo de produtos, se não criar um portfólio empresarial para representar seu comércio;
Não criação de catálogo de produtos: é preciso configurar um catálogo de produtos antes de abrir uma loja no Instagram;
Falta de vínculos entre página e conta: é preciso conectar a página do Facebook à conta empresarial do Instagram para usar as ferramentas do Gerenciador de Comércio;
Limitações regionais: não é possível criar lojas no Instagram em países que não contam com o suporte a lojas da Meta.
Posso desativar ou pausar minha loja do Instagram?
Sim. Você pode desativar a loja no Instagram ao acessar o Gerenciador de Comércio, entrar em “Configurações”, acessar “Informações do portfólio empresarial” e escolher “Excluir empresa permanentemente”.
Se preferir, entre nos ajustes de personalização da página via Gerenciador de Comércio, vá em “Configurações”, acesse “Visibilidade”, e oculte a loja do perfil empresarial no Instagram.
Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma
Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.