Casamento de Isis Valverde terá bloqueador de celular, o que é ilegal
Casamento de Isis Valverde terá bloqueador de celular, o que é ilegal
A atriz Isis Valverde participou de novelas importantes, como Avenida Brasil, Amores Roubados e A Força do Querer (imagem: reprodução)
Resumo
A Resolução nº 760 da Anatel proíbe o uso de bloqueadores de sinal por pessoas ou entidades privadas, sendo permitido apenas para órgãos governamentais específicos e em locais de interesse público.
O casamento de Isis Valverde deve infringir essa resolução ao planejar o uso de bloqueadores para garantir privacidade.
Bloqueadores de sinal já causaram polêmicas, como no caso do turista argentino que os utilizou para desparear caixas de som Bluetooth, violando a mesma resolução da Anatel.
O casamento entre a atriz Isis Valverde e o empresário Marcus Buaiz vai dar o que falar. E não, o Tecnoblog não virou um site de fofoca. Estamos falando da notícia, divulgada pelo portal UOL, de que o local onde o evento será celebrado terá equipamento de bloqueio de celulares, o que viola a regulamentação da Anatel.
Por que o bloqueador de sinal é ilegal?
Conforme a Resolução nº 760 da Anatel, o uso de bloqueadores de sinal de radiocomunicação é exclusivo para alguns órgãos da Administração Pública. Além disso, eles só podem ser usados nas seguintes situações ou locais:
Estabelecimentos penitenciários
Portos
Aeroportos
Áreas de segurança pública ou militares
Locais de interesse temporários de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras — por exemplo, eventos com chefes de estados e outras pessoas de interesse da administração pública nacional ou internacional, não celebridades e empresários
Bloqueadores só podem ser usado por alguns órgãos públicos e em situações específicas (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Segundo o UOL, o casamento entre a atriz e o empresário, membro de uma das famílias mais ricas do Espírito Santo, será realizado na cidade de Jarinu, em São Paulo. O município fica localizado próximo da capital do estado e, conforme nossa apuração, não conta com nenhum dos locais listados acima.
Já a requisição do uso de bloqueadores de sinal é competência dos seguintes órgãos:
Presidência da República
Gabinete de Segurança Institucional
Ministério da Defesa
Ministério da Justiça
Ministério das Relações Exteriores
Forças Armadas
Agência Brasileira de Inteligência
Órgãos de segurança pública
Órgãos de Administração Penitenciária dos Estados e Distrito Federal
A Resolução nº 760, em seu parágrafo primeiro do artigo 4º, diz que em nenhuma hipótese a Anatel permitirá que pessoa natural ou pessoa jurídica de direito privado use um bloqueador de sinal de radiocomunicação (BSR). Nem mesmo empresas públicas estão autorizadas.
O UOL diz que o uso do bloqueador de sinal de celulares visa dar mais privacidade ao evento. Além disso, um aeroporto na região será exclusivo para a chegada dos convidados.
Resolução proíbe em qualquer hipótese que pessoas físicas ou juridícas de direito privado utilizem bloqueadores de sinal de celular (imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
Turista argentino viralizou com uso de bloqueador de sinal
Em janeiro, o argentino Roni Bandini viralizou no Brasil ao usar um bloqueador de sinal para desparear caixas de som Bluetooth em uma praia. Ainda que a ação de Bandini diminua a poluição sonora, ele também violou a resolução nº 760 da Anatel.
O argentino já virou notícia no Tecnoblog em outro momento. Também irritado com caixas de som e barulho alto, Bandini criou o Reggaeton Be Gone. O dispositivo é capaz de identificar se a música tocada é reggaeton e, em caso positivo, envia solicitação de contato com as caixas Bluetooth, visando desativar ou causar interrupções na música dos vizinhos.
Com informações de UOL e G1
Casamento de Isis Valverde terá bloqueador de celular, o que é ilegal
Casamento de Isis Valverde terá bloqueador de celular, o que é ilegal
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.