Google faz testes para colocar anúncios no Modo IA

Google faz testes para colocar anúncios no Modo IA

Modo IA é a resposta do Google ao ChatGPT (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

O Google está testando anúncios no Modo IA desde maio de 2025, com links patrocinados abaixo das respostas.
Especialistas em SEO, como o Greg Sterling e o Brodie Clark, observaram aumento na exibição de anúncios no Modo IA.
O Modo IA do Google, lançado no Brasil em setembro de 2025, é opcional e transforma o buscador em um chatbot.

Mais usuários relatam ter visto conteúdo patrocinado no Modo IA do Google. Os testes para colocar propaganda na ferramenta começaram em maio e, ao que tudo indica, estão sendo ampliados.

Os especialistas em SEO (otimização de conteúdo para motores de busca) Greg Sterling e Brodie Clark notaram esse aumento na veiculação e repercutiram o assunto nas redes sociais.

Em sua conta no X, Sterling compartilhou uma captura de tela que mostra dois resultados patrocinados logo abaixo da conversa com o Modo IA — ele estava usando a ferramenta para buscar serviços de manutenção de ar-condicionado.

Clark fez um teste e comprovou: ao buscar encanadores, novamente apareceram propagandas na parte inferior da tela, enquanto links orgânicos ficaram no topo e na coluna direita da interface.

Anúncios aparecem logo abaixo da conversa (imagem: reprodução/Brodie Clark)

“Então, chegaram os anúncios no Modo IA. Isso marca uma diferença significativa entre o Modo IA do Google e o ChatGPT, já que o ChatGPT não possui nem de perto a mesma infraestrutura para anúncios que o Google”, avaliou. O especialista acredita que os anúncios devem começar a aparecer em breve no robô da OpenAI.

O que diz o Google

O 9to5Google diz que a gigante das buscas declarou que os anúncios intermitentes são parte de testes que vêm sendo realizados desde maio de 2025 no Modo IA (AI Mode) e nas visões gerais criadas por IA (AI Overviews).

A empresa acrescenta que não tem novidades para compartilhar sobre esse assunto no momento — portanto, os testes continuam, e os anúncios podem aparecer para algumas pessoas.

Modo IA do Google ainda é opcional

O Modo IA do Google é aquele que transforma o buscador em uma espécie de chatbot. A empresa promete que a ferramenta é capaz de “quebrar” perguntas ou pedidos complexos, fazendo várias pesquisas para trazer uma resposta. O usuário pode continuar a conversa, com questões adicionais.

O recurso foi lançado no Brasil em setembro de 2025 e não é padrão no buscador — para ativá-lo, é necessário selecionar essa opção na caixa de busca ou nas abas.

Com informações do Search Engine Land e do 9to5Google
Google faz testes para colocar anúncios no Modo IA

Google faz testes para colocar anúncios no Modo IA
Fonte: Tecnoblog