6G atinge taxa de transmissão 5.000 vezes maior que 5G
6G atinge taxa de transmissão 5.000 vezes maior que 5G
Teste realizado por universidade inglesa conseguiu taxa de transmissão de 938 Gb/s (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A University College de Londres (UCL) conseguiu atingir uma taxa de transmissão de dados de 938 Gb/s com a rede 6G. Esse valor é 5.000 vezes maior que a taxa atingida pelo 5G. Os testes foram liderados por Zhixin Liu, professor do departamento de eletrônica e engenharia elétrica da universidade.
Para atingir essa taxa de transmissão, ou a velocidade como chamamos popularmente, a equipe liderada por Liu utilizou uma maior faixa de espectro de frequência. A rede 6G operou entre as faixas de 5 GHz e 150 GHz. Os pesquisadores também utilizaram uma técnica inovadora que combinou ondas de rádio e luz (ondas eletromagnéticas).
Por que o 6G atinge velocidades tão altas?
A proposta da rede 6G é atender a futura demanda das cidades inteligentes. Por isso, grandes centros e grandes metrópoles (como São Paulo e Nova York) precisam de conexões com altas taxas de transmissão de dados. O objetivo é que o 6G supere a velocidade de 1 Tbps.
6G estará nos celulares do futuro, mas indústria e cidades inteligentes serão os principais usuários (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Por mais que a alta taxa de transmissão do 6G seja ótima para o usuário comum, quem se beneficiará com isso é a indústria. A capacidade dessa conexão também permite que os sinais refletidos sejam reaproveitados.
Por exemplo, ele pode detectar o movimento de um objeto mesmo que não haja nenhum sensor. Imagine uma quilômetros de uma rodovia com antenas 6G. Esse uso da rede poderia detectar um possível acidente e enviar os dados rapidamente para um posto da PRF ou concessionária da via.
Naturalmente, o 6G também é uma evolução do 5G, que tem como foco a Internet das Coisas. Itens desse tipo se beneficiarão da nova conexão.
A técnica usada para atingir 938 Gb/s também é destaque. Combinar essas duas formas de ondas é difícil pois exige uma sincronização entre os dois tipos de ondas.
Absurdamente mais rápido que as operadoras do Brasil
Velocidade do 6G de teste da UCL supera em muito a internet mais rápida do Brasil, mas país está se preparando para a tecnologia (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Essa velocidade de internet de 938 Gb/s supera em muito os maiores planos do Brasil. Das três maiores provedoras do país, a TIM oferta um plano de internet com fibra com 2 Gb/s. Claro e Vivo possuem planos de 1 Gb/s.
A Anatel abriu em maio uma consulta pública para as primeiras etapas de implementação do 6G no Brasil — ainda que essa tecnologia só estreie em 2030 ou depois. Essa consulta pública estuda compreender a estrutura necessária para usar a rede no país.
Com informações: Tom’s Hardware e Interesting Engineering
6G atinge taxa de transmissão 5.000 vezes maior que 5G
6G atinge taxa de transmissão 5.000 vezes maior que 5G
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.