Pix e apps de lojas crescem na preferência do brasileiro

Pix e apps de lojas crescem na preferência do brasileiro

Pix, do Banco Central (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Pix apresentou um crescimento expressivo na preferência do brasileiro, sendo usado por 84% dos internautas que realizaram compras pela internet. O dado está na pesquisa TIC Domicílios 2024. Na edição de 2022, este percentual era de 66%.

O cartão de crédito, líder na pesquisa passada, teve uma queda, passando de 73% (2022) para 67% (2024). Quem realmente perdeu terreno foi o boleto bancário: da edição de 2022 para a de 2024, o método caiu de 43% para 24%.

Demais modalidades, como débito online e transferência (36%), pagamento na entrega (27%) e pontos (10%), entre outros, permaneceram estáveis ou tiveram pequenas quedas.

Vale observar que a pergunta é de múltipla escolha, e os entrevistados eram instruídos a marcar todas as alternativas usadas nos últimos 12 meses. Por isso, a soma é maior que 100%.

Meio de pagamento20222024Pix66%84%Cartão de crédito73%67%Débito/transferência36%36%Na entrega29%27%Serviço de pagamento online28%26%Boleto43%24%Pontos12%10%Cartão presente ou voucher5%5%

Apps de lojas fazem sucesso

A TIC Domicílios 2024 também traz informações sobre os canais de compra usados pelos brasileiros. O levantamento inclui, pela primeira vez, aplicativos de lojas entre as opções. Logo na “estreia”, esta opção foi apontada por 65% dos entrevistados que realizaram compras, sendo a segunda mais mencionada.

Enquanto isso, os sites das próprias lojas tiveram uma queda significativa, passando de 59% (2022) para 35% (2024), o que sugere uma migração para os apps. A pesquisa menciona Renner e Netshoes como exemplos.

Os sites de compra e venda são os líderes no quesito, sendo mencionados por 90% dos consumidores, um crescimento expressivo em relação aos 72% de 2022. Nesta categoria, a pesquisa usa Amazon, Mercado Livre e Shopee como exemplos.

A distinção entre estas duas respostas parece ser entre lojas tradicionais e marketplaces, mas vale dizer que, na prática, a linha não é tão clara. A Netshoes, mencionada na pesquisa, vende produtos de outras lojas, e a Amazon atua como varejista, para ficar só em dois exemplos.

Canal de compra20222024Sites de compra e venda72%90%Aplicativos–65%Site da loja59%35%Apps de mensagens30%31%Redes sociais19%22%

TIC Domicílios 2024 tem dados sobre internet no Brasil

Realizada pelo Cetic.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, a pesquisa TIC Domicílios traz dados sobre o acesso e o uso da rede no Brasil.

A apresentação da pesquisa destaca que, em 16 anos, o brasileiro “trocou” a lan house pelo celular. Em 2008, 48% dos usuários da internet mencionavam “centro de acesso pago” como um dos locais onde entravam na rede. Em 2024, esta fatia é de apenas 7%.

Por outro lado, a casa passou a ser um local de acesso para 98% dos usuários, em 2024. Antes, em 2008, só 42% dos internautas entravam na rede de dentro de seu lar.

Parte disso se deu pela popularização da internet móvel: 88% dos usuários entram na rede pelo celular. Em 2008, eram 40%.

Com informações: TIC Domicílios
Pix e apps de lojas crescem na preferência do brasileiro

Pix e apps de lojas crescem na preferência do brasileiro
Fonte: Tecnoblog