LG terá robô capaz de executar tarefas domésticas
LG terá robô capaz de executar tarefas domésticas
LG deve apresentar novo robô na próxima CES (imagem ilustrativa: Bruno Andrade/Tecnoblog)
Resumo
LG comunicou a criação de um novo robô doméstico, que será apresentado na CES 2026.
Batizado de LG CLOiD, ele terá braços mecânicos e mãos para executar tarefas domésticas complexas.
Segundo a fabricante, o robô possui sete graus de liberdade nos braços e mãos com cinco dedos, permitindo manipulação precisa de objetos.
A LG apresentará um novo robô doméstico durante a CES 2026, feira de tecnologia que ocorre em janeiro, em Las Vegas. A fabricante comunicou a criação do LG CLOiD, robô que se difere dos seus assistentes virtuais sobre rodas por possuir braços mecânicos para interagir fisicamente com o ambiente e executar tarefas domésticas.
No anúncio, feito neste Natal, a marca sul-coreana declara que o objetivo é aproximar a tecnologia da visão de Zero Labor Home (Casa com Zero Trabalho), na qual a máquina fica responsável pelas obrigações do dia a dia.
Embora a empresa não liste quais afazeres o robô poderá fazer, a estrutura sugere que haverá capacidade de manipulação de objetos.
A novidade evolui a ideia de agente de IA que a companhia vinha demonstrando, até então, com o LG Q9. Desta vez, a promessa é que o robô atue ativamente na organização do lar, liberando o tempo do usuário para outras atividades.
Robô doméstico com braços e dedos
Imagem do LG CLOiD revela braços e articulações para tarefas (imagem: divulgação/LG)
O grande diferencial do LG CLOiD deve ser a introdução dos dois braços articulados que possuem sete graus de liberdade, o que simula a amplitude e a flexibilidade do movimento humano. A característica pode permitir que o robô alcance objetos em prateleiras ou realize movimentos completos que exijam contorção e mais precisão.
Nas extremidades desses braços, a LG implementou mãos com cinco dedos atuados individualmente. Tal como as articulações, a réplica da mão humana deve permitir o manuseio de ferramentas e objetos do cotidiano.
IA adaptada para o ambiente doméstico
Para controlar o corpo mecânico, a LG aposta no que chama de Affectionate Intelligence (Inteligência Afetuosa). O termo, já utilizado pela empresa em outros produtos, refere-se a algoritmos de IA projetados para ir além da execução fria de comandos.
O sistema permite que o robô compreenda o contexto emocional dos moradores e demonstre empatia durante as interações. Isso é viabilizado por um pacote de sensores alojados na “cabeça” do dispositivo, incluindo câmeras de reconhecimento visual, microfones para comandos de voz e um display que serve como rosto para comunicação expressiva.
A apresentação completa do LG CLOiD, com demonstrações de uso real, está agendada para ocorrer entre os dias 6 e 9 de janeiro no estande da empresa na CES.
LG terá robô capaz de executar tarefas domésticas
LG terá robô capaz de executar tarefas domésticas
Fonte: Tecnoblog

Comments are closed.