iPhone 17 deve contar com tela de mais de 60 Hz em todos os modelos

iPhone 17 deve contar com tela de mais de 60 Hz em todos os modelos

Recurso chegaria ao iPhone básico quatro anos após a estreia na versão mais cara (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A linha iPhone 17, esperada para setembro de 2025, deve contar com telas com mais de 60 Hz em todas as versões — básica, Pro e a possível estreante Slim. Atualmente, apenas a variante Pro conta com a tela ProMotion, que pode exibir imagens com taxa de atualização entre 1 Hz e 120 Hz.

A informação mais recente a este respeito vem do vazador Digital Chat Station, que afirma ter acesso a materiais da cadeia de suprimentos. Em publicação na rede social Weibo, bastante usada na China, o leaker afirma que o iPhone 17 padrão terá uma taxa de atualização maior que os 60 Hz atuais, sem mencionar qual será esta taxa, nem se ela será variável ou não.

Não é a primeira vez que uma pessoa com conhecimento de informações internas da Apple antecipa que o iPhone 17 básico finalmente receberá este recurso. O analista Ross Young afirmou, em setembro de 2024, que tanto o iPhone 17 padrão quanto o iPhone 17 Air (modelo mais fino que deve estrear em 2025, também chamado de Slim) terão telas ProMotion de 120 Hz.

Tela de 60 Hz é ponto fraco do iPhone básico

Taxa de atualização de tela é uma medida de quantas vezes a imagem é atualizada por segundo, representada pela unidade Hertz (Hz). Monitores convencionais, TVs e smartphones básicos costumam contar com displays de 60 Hz — que são capazes de exibir 60 quadros por segundo, portanto.

Taxas de atualização maiores deixam vídeos e animações mais fluídos, além de ajudar a reduzir “borrões” em objetos em movimento. Por isso, telas com mais de 60 Hz são indicadas para jogos.

iPhone 13 Pro e Pro Max estrearam tela ProMotion de até 120 Hz (Imagem: Divulgação / Apple)

O primeiro smartphone da Apple com taxa de atualização de tela maior que 60 Hz foi o iPhone 13 Pro/Pro Max, de 2021 — ele veio com a tela ProMotion capaz de ir de 1 Hz a 120 Hz. Desde então, apenas a linha mais cara conta com esta tecnologia — o modelo básico se mantém nos 60 Hz.

Esta escolha da Apple é bastante criticada. Já faz alguns anos que até modelos baratos de concorrentes contam com telas que vão além deste número. O Galaxy A04s e o Moto E22s de 2022, por exemplo, já entregavam 90 Hz.

Com informações: MacRumors, 9to5Mac
iPhone 17 deve contar com tela de mais de 60 Hz em todos os modelos

iPhone 17 deve contar com tela de mais de 60 Hz em todos os modelos
Fonte: Tecnoblog