Estúdio de games chega ao fim após demissões na Microsoft
Estúdio de games chega ao fim após demissões na Microsoft
Doom Sigil 2 é o título mais recente da Romero Games, lançado em 2023 (imagem: divulgação)
Resumo
O estúdio Romero Games, de Brenda e John Romero, anunciou o fim após a Microsoft cancelar um projeto em desenvolvimento e cortar o financiamento.
Segundo os fundadores, o encerramento ocorreu por decisões de níveis superiores, sem relação com o desempenho da equipe ou qualidade do projeto.
A Microsoft demitiu cerca de 9 mil funcionários para priorizar outras áreas, com impacto maior na divisão de jogos.
O estúdio Romero Games, fundado por Brenda e John Romero, anunciou nesta quinta-feira (03/07) que vai encerrar suas atividades. A decisão ocorre após o cancelamento do projeto que o estúdio desenvolvia, resultado de cortes de financiamento feitos pela Microsoft. A gigante de Redmond demitiu cerca de 9 mil funcionários, sendo a divisão de jogos uma das mais afetadas.
A confirmação foi feita pelo estúdio nas redes sociais, citando que a Romero Games trabalhava em um jogo ainda não revelado, e que todas as metas internas haviam sido cumpridas. Mesmo assim, a Microsoft optou por interromper o apoio financeiro à iniciativa, parte de uma decisão que envolveu também o corte em outros estúdios.
O que aconteceu?
Em nota, o estúdio afirmou que a decisão não teve relação com o desempenho da equipe ou com a qualidade do jogo em desenvolvimento. “A decisão foi tomada em um nível hierárquico superior ao da publisher, indo além do nosso alcance ou controle”, escreveu Brenda Romero. “Bateu todas as metas, recebeu elogios constantes e passou facilmente por todas as etapas internas de avaliação.”
pic.twitter.com/GM2KA6FkAd— Romero Games Ltd. (@romerogamesltd) July 3, 2025
O cancelamento do financiamento impactou diretamente a sustentabilidade do estúdio. Fundada em 2015 pelo co-criador de Doom, com sede em Galway, na Irlanda, a Romero Games reunia uma equipe com décadas de experiência na indústria e ficou conhecida por títulos como Empire of Sin e Doom Sigil, continuação gratuita do clássico de 1993.
O anúncio do encerramento veio acompanhado de um apelo por apoio à equipe: “Estamos avaliando os próximos passos e trabalhando para dar suporte ao nosso time. Muitos de nós estão juntos há mais de dez anos, alguns há mais de 20. É um dia extremamente difícil.”
Cortes na Microsoft atingem setor de games
Demissões na divisão Xbox atingiram alguns estúdios (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O caso da Romero Games é um entre vários decorrentes da recente reestruturação promovida pela Microsoft. Em sua segunda grande leva de demissões neste ano, a empresa confirmou o desligamento de cerca de 9 mil funcionários, equivalente a 4% de sua força de trabalho global. A divisão Xbox foi uma das mais afetadas.
Phil Spencer, chefe da Xbox, justificou a medida como uma tentativa de focar em “áreas de crescimento estratégico” e aumentar a eficiência organizacional. Em comunicado interno, destacou que a empresa precisa “fazer escolhas agora para manter o sucesso nos próximos anos” e que isso inclui “priorizar as oportunidades mais fortes”.
Há especulações sobre o impacto dos investimentos em inteligência artificial nos cortes. Os custos com infraestrutura para tecnologias como o Copilot têm sido altos, e o retorno ainda é incerto. Esse cenário, somado à pressão por resultados, pode ter acelerado a mudança na relação com estúdios e criadores no mundo todo.
Com informações do The Verge
Estúdio de games chega ao fim após demissões na Microsoft
Estúdio de games chega ao fim após demissões na Microsoft
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.