Clientes do Google Workspace no controle das emissões com a Electricity Maps
Clientes do Google Workspace no controle das emissões com a Electricity Maps
Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 6 de Setembro.
O que vai mudar?
Para nossos clientes continuarem entendendo e medindo a intensidade de carbono da computação em nuvem, fizemos uma parceria com a Electricity Maps: agora os dados das emissões a cada hora estão disponíveis no relatório Pegada de carbono. Desde que lançamos o Relatório de uso da Pegada de carbono do Google Workspace no Google Cloud Next 2023, estamos colaborando com a Electricity Maps para os usuários entenderem melhor as próprias emissões. No Admin Console, os administradores podem monitorar a pegada de carbono e as emissões do uso do Google Workspace e de ferramentas específicas, como Google Meet, Gmail, Documentos Google, entre outras.
Também adicionamos uma nova função de administrador para acessar relatórios de pegada de carbono. Antes, só os administradores do Workspace com o privilégio Relatórios tinham acesso ao painel de pegada de carbono. Entretanto, sabemos que nossos clientes têm especialistas, como equipes dedicadas de sustentabilidade, que dependem dessas informações para trabalhar. Por isso, agora os administradores podem criar uma função personalizada para conceder acesso ao Relatório de uso da Pegada de carbono do Google Workspace para usuários específicos.
Para quem isso é válido?
Administradores
Por que isso é importante
A computação em nuvem tem imensa importância para impulsionar a inovação e as operações comerciais globais. Mas, em um mundo que enfrenta os efeitos acelerados da mudança climática, é cada vez mais importante acompanhar o impacto ambiental dessa tecnologia. Devido à natureza dinâmica e global da computação em nuvem, há dificuldades para medir as emissões com precisão e gerar dados detalhados que capturem as emissões de carbono da eletricidade a cada hora em locais do mundo inteiro. Com a parceria com a Electricity Maps, nossos clientes têm uma forma de monitorar as emissões da própria nuvem ao longo do tempo por produto. Assim, equipes de TI e desenvolvedores têm as métricas de alta qualidade necessárias para monitorar, melhorar e reduzir as próprias emissões de carbono.
Com dados históricos e em tempo real da geração e troca de energia de várias origens no mundo todo, a Eletricity Maps calcula a combinação de consumo por hora disponível na rede e a intensidade de carbono correspondente. A organização adota uma abordagem altamente detalhada, combinada com uma metodologia científica e transparente, além de um rigoroso processo de validação coletiva em uma comunidade de código aberto. Isso garante a confiabilidade e a alta qualidade dos dados, o que se alinha ao projeto do Google de adotar uma perspectiva realista e científica sobre o impacto climático. Para garantir o máximo de transparência, é possível acessar as emissões conforme as diretrizes de contabilização de escopo 2 com base em local ou em mercado. Os dados baseados em local mostram as emissões vinculadas à eletricidade real usada para as operações, enquanto os baseados em mercado representam as emissões da eletricidade comprada, inclusive a energia renovável adquirida anualmente pelo Google. Confira mais informações sobre a metodologia usada no cálculo da Pegada de carbono do Google Workspace e do Cloud aqui.
Mais detalhes
Saiba mais sobre as iniciativas e compromissos de sustentabilidade do Google
Em 2020, estabelecemos a meta de operar com energia livre de carbono até 2030: 24 horas por dia, 7 dias por semana, todas as horas do dia, em todas as nossas redes. Continuamos otimizando operações e produtos para reduzir nosso impacto ambiental. Compartilhamos tecnologia, métodos e financiamento para facilitar a transição de organizações do mundo todo para sistemas mais sustentáveis e livres de carbono. Confira aqui mais informações sobre nossos compromissos com a sustentabilidade.
Para gerar os relatórios sobre Pegada de carbono do Workspace, usamos o Protocolo de gás do efeito estufa, o padrão global para a contabilização de carbono. Recomendamos que os administradores conheçam a terminologia sobre gases de efeito estufa (GEE). Confira mais informações na Central de Ajuda ou no vídeo abaixo.
Como começar
Administradores: o relatório Pegada de carbono está no Admin Console na opção Relatórios > Pegada de carbono. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre a Pegada de carbono do Workspace.
Cronograma de lançamento
Domínios com lançamento rápido e agendado: disponibilidade imediata.
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace com domínio verificado
Recursos
Ajuda para admins do Google Workspace: Conferir o relatório de pegada de carbono da sua organização
YouTube: Como o Google cria relatórios de Pegada de carbono para clientes do Google Cloud e do Google Workspace (vídeo em inglês)
Blog Google Workspace Updates: Monitore a pegada de carbono associada ao uso do Google Workspace na sua organização
Electricity Maps: Como o Google está trabalhando com a Electricity Maps para atingir metas de sustentabilidade (em inglês)
Clientes do Google Workspace no controle das emissões com a Electricity Maps
Fonte: Google Workspace

Comments are closed.