Category: Brasil

Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas

Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas

Comprar passagens aéreas pode ser uma tarefa estressante. Os preços variam muito, e dá a maior raiva fechar uma viagem e ver que, na semana seguinte, você teria economizado uma boa quantia. O Google vai tentar ajudar. A partir de agora, o Google Voos (ou Google Flights) mostrará em que período as passagens costumam ficar mais baratas.

Google Voos promete ajudar você a economizar nas suas próximas férias (Imagem: Suhyeon Choi/Unsplash)

Com o novo recurso, ao buscar um voo, o Google dirá qual deve ser o melhor momento para comprar aquelas passagens por um preço menor.

No exemplo divulgado pela empresa, ao buscar um voo de Nova York para Miami de 21 a 29 de dezembro, o buscador diz que o período mais indicado para fechar negócio é entre 13 de setembro e 7 de dezembro.

“Os preços mais baixos para viagens semelhantes para Miami são normalmente encontrados entre 1 a 3 meses antes da decolagem. Durante este tempo, as passagens são, em média, US$ 59 mais baratas”, mostra a página.

Novo recurso do Google Voos (Imagem: Divulgação/Google)

Novidade ainda não aparece em voos do Brasil

Eu simulei algumas viagens de São Paulo a Rio de Janeiro, Buenos Aires e Miami. Em nenhum dos três casos, o Google sugeriu um período para comprar passagens mais baratas.

Por outro lado, testei uma viagem de Los Angeles a Miami e a sugestão apareceu.

No comunicado, o Google diz que a informação “estará disponível para os voos onde o histórico de preços é sólido”.

Eu imagino que não seja o caso dos voos de São Paulo para outras cidades: falta de dados, pelo menos por enquanto.

Google oferece histórico e monitoramento de preços

A empresa ainda destaca outras ferramentas, que já estão no Google Voos há algum tempo.

Uma delas é o histórico de preços, que dá uma noção de qual o valor médio de uma passagem aérea e ainda mostra se o preço atual está abaixo ou acima dessa referência.

Outra é o monitoramento de preços. Com ele, você pode receber, em seu e-mail, atualizações sobre o preço de uma viagem consultada, seja para um período definido ou para qualquer data.

Com informações: Google
Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas

Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas
Fonte: Tecnoblog

App brasileiro WebDetetive sofre ataque e dados de 76 mil usuários são roubados

App brasileiro WebDetetive sofre ataque e dados de 76 mil usuários são roubados

O app brasileiro WebDetetive, usado para espionar smartphones de terceiros, sofreu uma invasão e dados de 76 mil usuários foram roubados pelo crackers. Os cibercriminosos publicaram uma nota (acessada pelo TechCrunch) em que explicam como invadiram os servidores do aplicativo através de vulnerabilidades. As informações das vítimas dos spywares foram apagadas pelos hackers.

Spyware brasileiro WebDetetive teve servidor invadido e dados de 76 mil usuários foram roubadas. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os responsáveis pelo ataque usaram falhas no dashboard para web do aplicativo para roubar as informações dos “clientes”. Entre os dados roubados estão o histórico de compras, celulares que o usuário estava “stalkeando”, IP e email — estes dois últimos os dados mais sensíveis. O app WebDetetive não emitiu nenhum comunicado até o momento — e nem deve emitir.

Crackers afirmam que deletaram dados de “stalkeados”

Na nota dos cibercriminosos, que não se identificaram e estava no meio do 1,5 GB de dados “garimpados”, eles afirmam que apagaram os dados dos smartphones espionados. Por mais que dois errados não façam um certo, a atitude dos crackers e o texto da nota, em que eles se posicionam contrário aos stalkerwares (outro nome para spyware), ajudará pessoas que eram espionadas. No uso desses apps, há sempre a chance da vítima estar em uma situação vulnerável.

Cibercriminosos apagaram os dados das vítimas do spyware e mandaram os stalkers para aquele lugar (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os cibercriminosos também “cortaram” a conexão entre o servidor do WebDetetive e os celulares stalkeados. Isso impede que novos dados sejam enviados para os “espiões”. No total, dados de 76.794 smartphones Android foram roubados pelos crackers. O aplicativo só pode ser instalado via sideloading, já que as lojas de App não permite que desenvolvedores subam programas de spyware.

WebDetetive é mais um spyware atacado nos últimos meses

O ataque ao spyware WebDetetive é mais um contra apps desse tipo nos últimos meses. Em junho, o LetMeSpy teve até mesmo os dados do criador exposto em um ataque. Neste caso, o app de origem polonesa também não se pronunciou sobre a invasão em seus servidores.

Por se tratar de um aplicativo “polêmico” (e até criminoso em alguns casos), os criadores preferem ficar em silêncio sobre a situação. Desse modo, o WebDetetive também não deve emitir um comunicado sobre o ataque sofrido.

Com informações: TechCrunch
App brasileiro WebDetetive sofre ataque e dados de 76 mil usuários são roubados

App brasileiro WebDetetive sofre ataque e dados de 76 mil usuários são roubados
Fonte: Tecnoblog

Opensignal aponta disparidades nas velocidades da internet móvel no Brasil

Opensignal aponta disparidades nas velocidades da internet móvel no Brasil

A Opensignal, empresa de análise de mercado com foco em telefonia e internet, publicou um relatório sobre a internet móvel no Brasil. O documento da empresa mostra que 20% da população (um a cada cinco usuários) recebe, em média, menos de 10 Mbps de velocidade de download em sua conexão celular. A Opensignal publicou outros dados sobre a experiência dos brasileiros com internet móvel.

Opensignal publica relatório sobre internet móvel no Brasil. Imagem ilustrativa (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As outras métricas avaliadas pela empresa são experiência em streaming de vídeos e tempo sem sinal. Esta última métrica apresenta, em teoria, um bom resultado: 75,3% da população fica sem sinal de internet móvel em menos de 1% do tempo usado.

Porém, esses dados não apresentam o tempo médio em que os usuários passando usando esse tipo de conexão. Logo, não podemos afirmar quanto tempo esse “menos de 1%” representa. Por exemplo, 1% de 60 minutos de uso da internet é 36 segundos (0,6 minutos, cada 0,1 minuto vale 6 segundos). O mesmo vale para a gravidade de quem fica 10% ou mais do tempo sem sinal: 10% de 1 hora (6 minutos) ou 10% de 10 horas (1 hora)?

O motivo para a Opensignal esconder algumas coisas não é “maldade”: é que a empresa vende os relatórios completos para outras companhias. Todavia, os resultados apresentados pela Opensignal são bem interessantes — principal sobre os 20% recebendo menos de 10 Mpbs de download. Os dados sobre “experiência com streamings” não serão comentados, já que a empresa não explica o processo de pontuação do desempenho.

5G cresce, mas celulares com 4G continuam reinando no Brasil

A Opensignal destaca (e elogia) que o Brasil está ampliando a sua rede 5G, mas relembra que a maioria da população segue usando a conexão 4G. No relatório da empresa, 0,6% da população tem uma internet móvel com velocidade superior à 100 Mbps — a tecnologia 4G atinge um máximo de 20 Mbps.

Contudo, um a cada cinco usuário de internet 4G recebe, em média, menos de 10 Mbps de velocidade — metade do limite da conexão. Aqui é onde os dados da Opensignal volta a “esconder as coisas”.

Não defendendo às operadoras, mas é necessário levar em conta que somos um país em desenvolvimento e que há diferenças entre o modem 4G de um celular mais novo e o de um mais antigo da década passada. Este pode contar com menos bandas que um smartphone lançado em 2021 ou 2022, seja premium, intermediário ou de entrada.

Amazonas, Minas Gerais e Roraima tem a maior média de usuários com internet móvel abaixo de 10 Mbps (Imagem: Divulgação/Opensignal)

Os estados com a maior porcentagem de usuários com velocidade internet abaixo de 10 Mbps são Amazonas (26%), Minas Gerais (27,2%) e Roraima (29%). O Acre e Distrito Federal possuem os melhores números nesses casos: 12,4 % e 14,8%, respectivamente, da população desses estados fica com menos de 10 Mbps de velocidade.

Na métrica sobre tempo sem sinal de internet, o Distrito Federal aparece com um dos melhores desempenhos. 4,9% da população do DF passa 10% ou mais do tempo sem conexão. São Paulo e Sergipe fecham o “pódio” de estados com menos tempos sem conexão.

Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Piauí são os estados que possuem mais de 15% da população sem sinal em 10% ou mais do tempo de uso da internet móvel.

Com informações: Opensignal
Opensignal aponta disparidades nas velocidades da internet móvel no Brasil

Opensignal aponta disparidades nas velocidades da internet móvel no Brasil
Fonte: Tecnoblog

5G estará disponível para mais 100 cidades a partir de segunda-feira

5G estará disponível para mais 100 cidades a partir de segunda-feira

A Anatel divulgou nesta quarta-feira (23) que mais 100 municípios terão disponibilidade para receber o 5G Standalone a partir da próxima segunda-feira (28). Na data, as operadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir a ativação dessa estação. Com isso, o Brasil chega à marca de 1.812 cidades com disponibilidade para usar o “5G puro”.

5G pode chegar para mais cidades a partir de segunda-feira (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Vamos explicar o conceito antes de seguir na notícia. O 5G Standalone (SA) e o Non-Standalone (NSA) são chamados de “5G puro” por usarem a faixa de 3,5 GHz. Essa faixa de frequência é dedicada para a quinta geração da tecnologia de dados móveis.

A diferença entre o SA e NSA está no núcleo de rede: no primeiro, há um núcleo também dedicado para o seu gerenciamento. Já o segundo compartilha o mesmo núcleo que controla a conexão 4G. O 5G SA é o que há de mais moderno nessa tecnologia, mas não há diferenças de velocidade com o 5G NSA (apenas alguns detalhes de operação e ping).

Cidades do Sul do Brasil poderão receber 5G SA na próxima semana

5G SA exige infraestrutura compatível para o seu funcionamento (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

As 100 cidades que terão disponibilidade de operar o 5G SA a partir da próxima segunda estão no Rio Grande do Sul (a maior parte) e Santa Catarina. Os munícipios que constam na lista da Anatel integram as regiões interioranas dos estados — ou, para não gerar mal-entendido, mais afastadas das capitais.

Infelizmente, essa disponibilidade não significa que os celulares com suporte para 5G já poderão usar a tecnologia na segunda-feira. É necessário que as operadoras que tenham os lotes na faixa de 3,5 GHz peçam a autorização e tenham instalado a infraestrutura necessária para operar nas cidades.

Porém, quem mora nas cidades e utiliza TV com sinal oriundo de antena parabólica precisa se adiantar. Como a tecnologia pode causar interferência no sinal, os usuários precisam trocar as suas antenas para equipamentos que operam na banda Ku.

Quem possui uma antena parabólica e faz parte do CadUnico podem receber kits de instalação das novas antenas gratuitamente. Mais informações sobre isso estão no site Siga Antenado, do próprio governo federal.

Confira a lista de cidades que poderão receber o 5G SA a partir de 28 de agosto

Água Santa (RS)

Agudo (RS)

Almirante Tamandaré do Sul (RS)

Alpestre (RS)

Aratiba (RS)

Arroio do Tigre (RS)

Arroio Grande (RS)

Augusto Pestana (RS)

Barra do Rio Azul (RS)

Barracão (RS)

Boa Vista do Cadeado (RS)

Boa Vista do Incra (RS)

Bossoroca (RS)

Cacique Doble (RS)

Capão do Cipó (RS)

Cerrito (RS)

Charrua (RS)

Chuí (RS)

Coqueiros do Sul (RS)

Dona Francisca (RS)

Encruzilhada do Sul (RS)

Ernestina (RS)

Estrela Velha (RS)

Faxinal do Soturno (RS)

Floriano Peixoto (RS)

Fortaleza dos Valos (RS)

Herval (RS)

Hulha Negra (RS)

Ibarama (RS)

Ibiaçá (RS)

Ibirapuitã (RS)

Iraí (RS)

Itacurubi (RS)

Itatiba do Sul (RS)

Jacuizinho (RS)

Jacutinga (RS)

Jóia (RS)

Lagoa Bonita do Sul (RS)

Lavras do Sul (RS)

Maçambará (RS)

Manoel Viana (RS)

Marau (RS)

Não-Me-Toque (RS)

Nicolau Vergueiro (RS)

Nova Esperança do Sul (RS)

Nova Palma (RS)

Paim Filho (RS)

Paraíso do Sul (RS)

Pedro Osório (RS)

Pinhal Grande (RS)

Piratini (RS)

Pontão (RS)

Quaraí (RS)

Restinga Sêca (RS)

Ronda Alta (RS)

Salto do Jacuí (RS)

Sananduva (RS)

Santa Cecília do Sul (RS)

Santa Margarida do Sul (RS)

Santa Vitória do Palmar (RS)

Santo Antônio do Planalto (RS)

Santo Expedito do Sul (RS)

São Francisco de Assis (RS)

São João da Urtiga (RS)

São João do Polêsine (RS)

São José do Ouro (RS)

São Miguel das Missões (RS)

Sobradinho (RS)

Tapejara (RS)

Tio Hugo (RS)

Tupanci do Sul (RS)

Victor Graeff (RS)

Vila Lângaro (RS)

Abelardo Luz (SC)

Água Doce (SC)

Arabutã (SC)

Bom Jesus (SC)

Calmon (SC)

Cunha Porã (SC)

Cunhataí (SC)

Formosa do Sul (SC)

Ipuaçu (SC)

Ipumirim (SC)

Irani (SC)

Irati (SC)

Itá (SC)

Lebon Régis (SC)

Lindóia do Sul (SC)

Matos Costa (SC)

Modelo (SC)

Ouro Verde (SC)

Paial (SC)

Palmitos (SC)

Passos Maia (SC)

Ponte Alta do Norte (SC)

Ponte Serrada (SC)

Santa Cecília (SC)

Santiago do Sul (SC)

São Domingos (SC)

Seara (SC)

5G estará disponível para mais 100 cidades a partir de segunda-feira

5G estará disponível para mais 100 cidades a partir de segunda-feira
Fonte: Tecnoblog

Motorola Edge 40 Neo passa pela Anatel e deve chegar em breve ao Brasil

Motorola Edge 40 Neo passa pela Anatel e deve chegar em breve ao Brasil

A Motorola prepara o lançamento do Motorola Edge 40 Neo no mercado brasileiro, ao menos se levarmos em consideração toda a documentação que foi remetida à Agência Nacional de Telecomunicações, conforme apurou o Tecnoblog com exclusividade. O material para homologação do Edge 40 Neo já está no órgão regulador. Agora só falta a empresa marcar a data de lançamento do próximo celular.

Lançamento do ano passado, o Motorola Edge 30 Neo chegou ao mercado por R$ 3.499 (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Edge 40 Neo será o sucessor do Motorola Edge 30 Neo, que foi anunciado em setembro de 2022 com design mais compacto, para quem não gosta de um telefone tão grande. Na época de lançamento, o preço sugerido era de R$ 3.499. Hoje em dia ele sai por R$ 2.299 na loja oficial.

O que esperar do Motorola Edge 40 Neo?

Ao que tudo indica, o novo dispositivo da linha Edge terá tela pOLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 144 Hz, de acordo com o site My Smart Price. Tal qual ocorreu com a geração atual, deve contar com um processador mais modesto do que o visto em smartphones de ponta: o MediaTek Dimensity 1050.

A ficha técnica do Edge 40 Neo ainda incluiria memória RAM de 12 GB e armazenamento de 2356 GB. Na parte traseira, a expectativa é de uma câmera dupla com sensor principal de 50 megapixels e secundário de 13 megapixels. Já a frontal teria 32 megapixels para selfies.

Ainda não se sabe quando a Motorola irá apresentar oficialmente o produto. Ele também já está registrado nos sistemas das agências reguladoras de telecomunicações dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes.

Documento remetido à Anatel menciona o modelo XT2307, que corresponde ao Motorola Edge 40 Neo (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Motorola aposta em smartphones premium

A Motorola passa nitidamente por um processo de premiunização dos smartphones. Ou seja, tem apostado mais nos produtos mais caros e completos, onde normalmente há uma maior margem de lucro.

Nós chegamos a abordar o assunto no Tecnocast sobre smartphones dobráveis. Trata-se de um formato ainda desconhecido de parte do público, e que não enfrenta a concorrência da Apple. O Brasil vive atualmente a guerra dos celulares dobráveis entre Motorola e Samsung – ao menos no campo do marketing –, conforme mostrei num artigo publicado ontem.

Com informações do My Smart Price
Motorola Edge 40 Neo passa pela Anatel e deve chegar em breve ao Brasil

Motorola Edge 40 Neo passa pela Anatel e deve chegar em breve ao Brasil
Fonte: Tecnoblog

Logitech renova linha de mouse e teclado no Brasil; saiba os preços

Logitech renova linha de mouse e teclado no Brasil; saiba os preços

A Logitech anunciou a chegada de dois novos produtos no Brasil: o mouse MX Anywhere 3S e o teclado MX Keys S. O primeiro tem um novo sensor, com maior resolução e versatilidade, enquanto o segundo tem iluminação com mais opções.

Logitech MX Anywhere 3S (Imagem: Divulgação/Logitech)

Mouse Logitech MX Anywhere 3S

Vamos começar pelo mouse. O MX Anywhere 3S tem como destaque o sensor Darkfield, que funciona até mesmo sobre o vidro, sem precisar de mousepads ou improvisações.

Ele tem resolução de 8.000 DPI, o dobro do MX Anywhere 3, seu antecessor.

Além desses recursos, o MX Anywhere conta com seis botões programáveis — para isso, o usuário precisa usar o app Logi Options+.

Uma característica interessante é a roda de rolagem MagSpeed, que pode ser usada nos modos catraca ou hiper-rápido.

Ele também conta com clique silencioso, mais uma novidade em relação à geração anterior.

Outra mudança é o fim da compatibilidade com o conector Unifying — agora, as opções sem fio são usar o dongle USB Bolt, que não vem na caixa, ou recorrer à conexão Bluetooth.

O dispositivo pode ser pareado com três aparelhos, alternando rapidamente entre computadores e tablets.

O MX Anywhere 3S usa bateria e tem porta USB-C para recarga. Segundo a Logitech, a bateria aguenta até 70 dias de uso.

O recurso de carregamento rápido promete três horas de autonomia com apenas um minuto de recarga.

O MX Anywhere 3S está disponível na loja online da Logitech, com preço sugerido de R$ 574,90.

Teclado Logitech MX Keys S

O outro lançamento da Logitech no Brasil é o teclado MX Keys S, sucessor do MX Keys.

Logitech MX Keys S (Imagem: Divulgação/Logitech)

Em relação à geração anterior, o MX Keys S ganhou um recurso de brilho automático, que adapta a iluminação das teclas conforme o ambiente. Ele também detecta a aproximação das mãos para ligar as luzes.

Além disso, dá para customizar esses recursos usando o app Logi Options+.

Assim como o MX Anywhere 3S, o MX Keys S não funciona mais com o conector Logitech Unifying, apenas com o Bolt ou usando a tecnologia Bluetooth.

O MX Keys S usa bateria, com porta USB-C para recarga. A autonomia prometida é de dez dias com a luz de fundo ativada, podendo chegar a cinco meses com a iluminação desligada.

O MX Keys S também está à venda na loja online da Logitech, com preço sugerido de R$ 859,90.
Logitech renova linha de mouse e teclado no Brasil; saiba os preços

Logitech renova linha de mouse e teclado no Brasil; saiba os preços
Fonte: Tecnoblog

Brasil vive a guerra dos smartphones dobráveis

Brasil vive a guerra dos smartphones dobráveis

Entre no YouTube, ligue a TV ou abra o feed do Instagram. A chance de você ser impactado por alguma publicidade de um certo dispositivo tecnológico nunca esteve tão alta. O Brasil vive atualmente a guerra dos smartphones dobráveis. De um lado, a Motorola, que anunciou a linha Razr 40 em junho com direito clipe da Gloria Groove. Do outro, a Samsung, que convocou Anitta para promover o recém-lançado Galaxy Z Flip 5.

Gloria Groove e Anitta estrelam campanhas de smartphones dobráveis da Motorola e da Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Ambas as marcas tentam tirar proveito de uma nova tendência que vem se construindo ao longo de anos. Demorou para que as vendas dos dobráveis decolassem. Aliás, fontes do mercado dizem que ainda não estão perto do que sonharam os executivos. Não por acaso, agora as gigantes do setor colocam muito dinheiro para promover os novos equipamentos.

Tome como exemplo o que foi feito pela Motorola. Para mostrar os predicados do Razr 40 Ultra, a companhia praticamente ressuscitou um hit dos anos 2000: a música Oops! I did it again. Sai de cena Britney Spears e entra em ação Gloria Groove, uma campeã de plays no cenário musical brasileiro.

Trata-se da maior campanha para promover um smartphone realizada pela marca nos últimos cinco anos, de acordo com a gerente de branding Andrea Brandi. Ela me contou a estratégia da campanha: se aproveitar do recall (ou seja, a lembrança na mente das pessoas) do antigo V3 e fazer estardalhaço com um novo dispositivo que repete aquele formato (apesar de ser completamente diferente do ponto de vista tecnológico).

A executiva menciona o conceito de Y2K, muito popular no TikTok, a rede social dos jovens. A geração mais nova está resgatando itens do início do século – os anos 2000 – com muito carinho e uma pitada de nostalgia. A Motorola tenta se aproveitar disso. “O V3 sempre foi um item de moda”, comenta Andrea. No que depender dela, o mesmo se repete com a linha Razr 40. A ousadia está, por exemplo, em negociar com os autores da música eternizada pela Britney, gravar um videoclipe e ainda contar com os plays do Spotify.

Andrea defende com entusiasmo a ideia de que o smartphone com tela flexível faz o consumidor mudar de comportamento. Diversas tarefas podem ser realizadas diretamente na tela externa do dispositivo, como criar compromissos ou responder mensagens.

Esta, aliás, é a mensagem da Samsung com o lançamento do Galaxy Z Flip 5. O anúncio global ocorreu em Seul no fim de julho, com a presença in loco deste jornalista e cobertura no Tecnoblog. De lá para cá, a gigante sul-coreana disparou publicidades e unboxings com influenciadores que atiçam seus seguidores a conhecer mais do produto.

A própria Anitta publicou fotos em preto e branco nas quais o novo Flip aparece como um item de desejo, estrategicamente posicionado na bota dela. Resultado? Perto de 8,5 mil comentários. Quase 30 outros influenciadores participaram da mesma ação no ambiente digital.

Nenhuma fabricante revela os números do investimento em marketing. No caso da Motorola, Andrea menciona sites e plataformas digitais, relógios de rua, abrigos de ônibus e televisão por assinatura, entre outros meios de divulgação.

Ação com Z Flip 5 em vitrine de shopping em São Paulo (Imagem: Divulgação/Samsung)

Acredite: é um caminhão de dinheiro. Na guerra dos smartphones dobráveis, fato é que este formato de telefone está em evidência por conta do esforço de marketing das duas maiores interessadas em alavancar as vendas.

Resta saber se, passado o hype de ver Gloria Groove ou Anitta desfilando pelas redes com um dispositivo diferente, o usuário final irá desembolsar as elevadas quantias pedidas pelo Razr 40 Ultra e pelo Z Flip 5 – na faixa de R$ 7 a 8 mil.
Brasil vive a guerra dos smartphones dobráveis

Brasil vive a guerra dos smartphones dobráveis
Fonte: Tecnoblog

Amazon lança Echo Show 5 (3ª Geração) no Brasil; saiba o preço

Amazon lança Echo Show 5 (3ª Geração) no Brasil; saiba o preço

A Amazon anunciou o lançamento do Echo Show 5 (3ª Geração) no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 649. O dispositivo é ofertado nas cores preta e branca. Trata-se de uma caixinha smart com Alexa, porém turbinada com uma tela para exibição de informações. As vendas começaram hoje mesmo.

Amazon Echo Show (3ª Geração) tem processador da MediaTek (Imagem: Divulgação/Amazon)

Ocorreram avanços em relação ao Echo Show 5 (2ª Geração). Por exemplo, o áudio está aprimorado, com vocais mais nítidos e graves mais potentes, de acordo com a fabricante.

Também vale destacar a inclusão de um microfone adicional, o que tende a facilitar a comunicação com a Alexa. Ao todo, são três no corpo do dispositivo.

Destaques tecnológicos do Echo Show 5 (3ª Geração)

Também chamado de Echo Show 5 (2023), o novo dispositivo traz display de 5,5 polegadas com resolução de 960 x 480 pixels. Nele é possível visualizar informações básicas a partir do comando dado à assistente virtual. A previsão do tempo, por exemplo, inclui gráficos e ilustrações sobre as condições meteorológicas.

A Amazon destaca o uso do processador MediaTek MT 8169 B. Toda. a parte de inteligência artificial fica sob o guarda-chuva do Amazon AZ2 Neural Edge.

Tecla física de privacidade está presente em diversos dispositivos com Alexa (Imagem: Divulgação/Amazon)

O modelo conta ainda com câmera integrada de 2 megapixels. É muito pouco para tirar fotos, mas também é um mecanismo adicional de segurança. Dá para abrir o aplicativo da Alexa no telefone e saber como estão os familiares ou pets. Ela também pode ser usada para videochamadas com os amigos.

Diversas opções para os clientes

O gerente geral de dispositivos Amazon no Brasil, Jacques Benain, declarou em nota divulgada à imprensa que a empresa quer oferecer opções variadas de assistentes com tela para que os clientes “aproveitem as funcionalidades de forma mais interativa e visual”.

Amazon ressalta caráter mais visual da linha Echo Show (Imagem: Divulgação/Amazon)

Não por acaso, o portfólio da Amazon no país inclui Echo Show 8 (2ª Geração), Echo Show 10 (3ª Geração) e Echo Show 15. A numeração logo após do nome do aparelho indica o tamanho do display. Os valores variam entre R$ 649 e R$ 1.999.

A fabricante optou por continuar vendendo o Echo Show 5 (2ª Geração) por R$ 599. Como em tudo no universo da Amazon, assinantes do Prime têm desconto e frete grátis.
Amazon lança Echo Show 5 (3ª Geração) no Brasil; saiba o preço

Amazon lança Echo Show 5 (3ª Geração) no Brasil; saiba o preço
Fonte: Tecnoblog

Anatel e Receita apreendem selos falsos e R$ 3 milhões em equipamentos

Anatel e Receita apreendem selos falsos e R$ 3 milhões em equipamentos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Receita Federal do Brasil, o Inmetro e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí apreenderam 15 toneladas de produtos, avaliados em um total de R$ 5 milhões, em operação realizada em Teresina (PI) na última quinta-feira (10), entre aparelhos sem homologação e selos falsos. Cerca de R$ 3 milhões eram equipamentos irregulares de telecomunicações.

Anatel (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A ação das autoridades teve como alvo dez estabelecimentos comerciais, entre lojas de roupas, eletrônicos, brinquedos e calçados, para verificar produtos irregulares, sem homologação da Anatel ou do Inmetro.

Os fiscais da Anatel deram suporte às equipes da Polícia Federal, fazendo a consulta e identificação de produtos sujeitos à homologação ou certificação da agência, como caixas de som com Bluetooth, carregadores, power banks, câmeras e fones de ouvido sem fio.

Entre todos os aparelhos apreendidos, um total de R$ 3 milhões não tinha homologação da Anatel. Eles foram recolhidos pela Receita Federal.

O objetivo da fiscalização é combater os crimes de contrabando, contrafação e descaminho, como parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP). A Anatel já fez operações semelhantes em Porto Alegre (RS) e Belém (PA) desde o início de 2023.

O PACP chegou a apreender 1 milhão de aparelhos de TV Box só nos primeiros meses de 2021.

Anatel vê crescimento na falsificação de selos

Uma das lojas comercializava selos de certificação da Anatel com suspeita de falsificação. A Polícia Federal fará a apuração criminal do caso.

Na ação realizada em Porto Alegre, em julho de 2023, a Anatel também apreendeu selos de homologação falsos. Segundo a agência, este tipo de prática está se tornando cada vez mais comum.

Estes selos podem ser usados para enganar consumidores, dando a aparência de que um produto falsificado ou contrabandeado é legítimo e foi homologado.

Com informações: Anatel
Anatel e Receita apreendem selos falsos e R$ 3 milhões em equipamentos

Anatel e Receita apreendem selos falsos e R$ 3 milhões em equipamentos
Fonte: Tecnoblog

Claro, TIM e Vivo ficam sem sinal por causa de apagão no Brasil

Claro, TIM e Vivo ficam sem sinal por causa de apagão no Brasil

A queda de energia afeta os serviços de telefonia. As redes da Claro, da TIM e da Vivo estão fora do ar em parte do Brasil, de acordo com relatos publicados nas redes sociais e na plataforma DownDetector. Até o presente momento, o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou que uma ocorrência interrompeu a carga em estados do Norte e do Nordeste. Ela também afetou a região Sudeste.

Consumidores recorram ao DownDetector para reclamar da telefonia (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Por óbvio, a infraestrutura das operadoras depende de energia elétrica para funcionar. Nem todas as localidades contam com geradores, nobreaks e outros equipamentos de backup, que permitiriam manter os serviços mesmo na falta de luz.

Em nota ao Tecnoblog, a organização Conexis, que representa as maiores empresas do setor, ressaltou que os serviços de telecomunicações podem apresentar instabilidade. “As operadoras já estão trabalhando para reestabelecer os serviços no menor prazo possível”, disse o grupo.

Trabalho de religamento

Uma fonte no setor me explicou que será necessário um trabalho das equipes técnicas para checar se todos os componentes das respectivas redes estão funcionando normalmente. O impacto foi percebido tanto para o serviço de internet móvel quanto de rede fixa. O sinal simplesmente desapareceu, segundo relatos.

Usuários de WhatsApp perceberam falha (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os consumidores rapidamente foram à plataforma DownDetector, de monitoramento de serviços digitais, para relatar o problema com as empresas. Os usuários também se queixaram do WhatsApp e do Banco do Brasil, provavelmente porque não perceberam que uma pane de maior proporção.

De acordo com o portal G1, o apagão afeta ao menos 25 estados e o Distrito Federal. O ONS informou que iniciou o processo de religamento da eletricidade.

Claro, TIM e Vivo ficam sem sinal por causa de apagão no Brasil

Claro, TIM e Vivo ficam sem sinal por causa de apagão no Brasil
Fonte: Tecnoblog