Brasil inicia testes da conexão D2D por São Luís

Brasil inicia testes da conexão D2D por São Luís

Anatel inicia testes de conexão D2D no Brasil em São Luís, que durarão até o mês de junho (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Anatel liberou neste mês o início dos testes da tecnologia de conexão direct-to-device (D2D). Esse tipo de tecnologia permite que celulares realizem conexões diretas com satélites e atuem como hubs para outros smartphones. Os testes D2D serão realizados em São Luís, capital do Maranhão, e terminarão em junho.

Em março, quando a Anatel divulgou os preparativos para esse teste, a Claro e a TIM declararam seu interesse na tecnologia D2D. As operadoras utilizarão os satélites da AST SpaceMobile para a conexão direct-to-device.

Como explica a agência no comunicado oficial, os testes usarão satélites em baixa órbita (LEO na sigla em inglês). Os satélites operarão na faixa de 800 MHz, usando a mesma radiofrequência utilizadas no sistema de telefonia móvel terrestre. Uma vantagem dessa tecnologia é que os smartphones não necessitam de nenhuma adaptação para usar a conexão D2D.

Segundo a Anatel, o início dos testes D2D colocam o Brasil entre os países pioneiros nesse tipo de tecnologia. Nesse período de avaliação, a Agência estudará os aspectos técnicos e regulatórias da conexão D2D. Após os testes, a Anatel deverá seguir com etapas para avaliar a aplicação da tecnologia em larga escala.

Conexão direct-to-device (D2D)

A tecnologia direct-to-device permite que smartphones e outros dispositivos com conexão celular (como alguns smartwatches e tablets) se conectem às redes de satélites — geralmente usando a sinais 4G ou 5G. Isso permite que os dispositivos contem com uma maior rede de cobertura e sejam capazes de realizar chamadas, enviar mensagens e conectar-se à internet.

Starlink é uma das empresas que trabalha no desenvolvimento da tecnologia D2D (Imagem: Divulgação/Starlink)

Algumas das empresas que estão trabalhando nessa tecnologia são a Starlink e a AST SpaceMobile. Esta última virou notícia em 2023, quando seus satélites foram utilizados para que um Galaxy S22 Ultra realizasse uma chamada via satélite usando a rede de telefonia da AT&T.

A diferença desse caso para a tecnologia D2D é que os satélites podem ser menores. O equipamento usado pela AST SpaceMobile durante a ligação com o Galaxy S22 Ultra funciona como uma antena no espaço.

Com informações: Anatel e SpaceNews
Brasil inicia testes da conexão D2D por São Luís

Brasil inicia testes da conexão D2D por São Luís
Fonte: Tecnoblog