Blog

Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos

Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos

Eae, tudo bele?
O assunto desse artigo é é muito importante. Vamos falar sobre modelo de contrato para designer.
Se você é designer, ou freelancer de qualquer outra área já deve ter procurado por modelo de contrato.
Um contrato de prestação de serviços é super importante, pois pode te a ajudar a não ser enrolado. Sim, estamos falando do famoso e velho “calote”.
Infelizmente não existe contrato nenhum do mundo que impeça um calote de pessoas desonestas e que já tem a intenção de dar calote desde o primeiro momento. Entretanto um contrato para designer pode ajudar a evitar grande parte dos enganadores e caso ocorra um calote, que você tenha mais documentos e provas para ir atrás dos seus direitos.
E essa parte burocrática com certeza é uma das mais críticas para um freelancer.Por achá-la complicada, enfadonha e por colocar na mente que isso não é para ele, muitos profissionais desistem da autonomia e da liberdade de trabalhar como freelancer por não terem perfil para lidar com essa parte importante de todo freelancer.
Mas na verdade tudo é questão de encontrar as ferramentas certas para otimizar essa parte.
Por isso falarei sobre contrato e também passarei para um box essencial para freelancer que contém:

Cadastro de Clientes
Captação de Novos Clientes
Controle de Jobs
Controle de Artes e Postagens
Fluxo de Caixa
Valor Hora
Valor do Seu Job
2 Modelos de Contrato de Trabalho
Diagnóstico Comercial
Briefing

Vamos nessa?
O que é um modelo de contrato para designer?
Um modelo de contrato nada mais é que um template de contrato de prestação de serviços feito para você editar, de acordo com as suas necessidades e especificidades do projeto, e utilizá-lo na prestação de serviços.
Todo designer ou freelancer é um prestador de serviço e para poder documentar o que será feito e como será feito, o valor estabelecido, as condições de pagamento, os deveres, obrigações e funções de cada parte dentro do projeto. Também serve para impor limitações, indicando o que pode e o que não pode de cada parte e o tempo de vigência do serviço prestado. existe o contrato.

Caso tenha conhecimento você mesmo pode redigir um modelo de contrato para designer, mas caso não tenha você pode também contratar uma advogado para auxiliá-lo.
Pela web você pode encontrar vários tipos de modelos de contrato, mas tenha cuidado por nem todos são confiável ou servem para o seu perfil. Por isso sempre que preciso indicar algum modelo de contrato, indico o feito pelo Box Freela (clique neste link para saber mais).
É importante ter fazer um contrato?
Vamos lá , Galucho! Imagine a seguinte situação:
Um conhecido te indica para um freela, de um site por exemplo, e você consegue fechar um ótimo freela com um novo cliente. A partir disso você começa a desenvolver o projeto.
Portanto, como você é um Galucho que cumpre todas as etapas de um projeto, você logo começa com o briefing, faz o estudo da arquitetura da informação, depois cria o Wireframe, faz o layout e fatia para inserir o código, investe todo o seu precioso tempo com o projeto e aí do nada o cliente some.
Agora imagine um cenário pior: além de tudo isso, citado a anteriormente, você ainda, em um momento de ingenuidade, envia esses arquivos para o cliente. E ele não te paga, some e tempos depois você descobre que ele está utilizando a sua arte.
Pois é! Existem muitos casos assim. Comigo já aconteceu apenas o primeiro caso, mas conheço muitos casos onde aconteceu o segundo também.

Ter um modelo de contrato para designer é importante, pois ajuda a combater tal problema.O contrato pode lhe proporcionar uma maior segurança em seus projetos. Essa segurança também é boa par ao cliente, porque um contrato é válido para os dois lados e caso você não entregue o que deve, ele poderá te acionar com mais provas e propriedade.
Então ter um modelo contrato de prestação de serviços pode até agregar na sua proposta, mostrando mais profissionalismo e responsabilidade da sua parte.
E vale lembrar que além de um contrato, você como designer pode proteger os seus direitos autorais e intelectuais sobre a arte que você criou. Para isso sugiro que você leia esse outro artigo, onde falo sobre registro de marca e direitos autorais.
Como utilizar um modelo de contrato para designer com o cliente em outro estado?
É possível você fechar um freela e enviar o contrato para o cliente via do e-mail. Aí ele imprime, assina e escaneia ou até envia uma foto do contrato assinado.
E caso o cliente, e você, tenham assinaturas digitais, você podem utilizá-las também.
Ambas situações são válidas judicialmente e servem como prova para, caso precise, você (ou até mesmo o cliente) entrar com medidas legais em busca dos seus direitos.
Onde eu baixo um modelo de contrato para designer?
Existem vários sites que disponibilizam contratos. Mas normalmente é sempre mais do mesmo.
Por isso que eu te indico o Box Freela, que trata-se de um pack de documentos essenciais para qualquer freelancer, seja designer ou não.
No Box Freela além de modelos de contratos, você tem acesso a:

2 Modelos de Contrato para Designer

Cadastro de Clientes
Captação de Novos Clientes
Controle de Jobs
Controle de Artes e Postagens
Fluxo de Caixa
Valor Hora

Valor do Seu Job
Diagnóstico Comercial
Briefing

E além desses arquivos, essenciais para um designer freelancer, você ainda tem acesso a mais bônus, que são:

Acesso no Grupo VIP do Whats
Pack de imagens e fontes para artes nas Redes Sociais
Dicas de como captar novos clientes, e como fechar reuniões via facebook e instagram
Suporte de 1 hora via whatsapp ou vídeo conferência

Por esse ótimo custo benefício que indico o Box Freela.
Nesse Box está tudo o que um freelancer ou uma Agência precisa para se organizar nas postagens e financeiramente é claro.
Um Box não só com planilhas, mas com arquivos únicos e completos deixamos mais simples e objetiva possível.
Acredito que vai lhe ajudar e muito na entrega do job e prospecção de novos clientes, pois, com esse Box você vai ter tudo o que um freelancer precisa do começo ao fim de um projeto.
O valor do Box Freela é de apenas R$37,90, ou seja, menos que o preço de uma pizza.

Para acessar o Box Freela basta acessar o site do projeto (Clique aqui) e adquirir esse super box.
Conclusão
Como falei, o contrato não evita 100% calotes. Quem diz que o contrário ou é muito inocente ou nunca fez um contrato na vida. Mas com certeza um contrato para design ajuda a evitar calotes assegurando uma melhor proteção para você freelancer.
Além disso, trata-se de um documento que prova que existiu uma relação comercial entre as partes e que pode ajudá-lo caso precise entrar na justiça.
Por isso, sempre que possível redija um contrato de prestação de serviços. Coloque todos, literalmente, pontos sobre o projeto. Deixe tudo explícito o que cada um deve fazer e fuja de termos dúbios ou que possar dar margem para interpretações diferentes. Coloque todos os “pingos nos is e seja feliz”!
E antes de terminar, claro, não esqueça de conhecer o Box Freela. Os 2 modelos de contratos para designer mais os documentos que acompanham o box, com certeza podem te ajudar na sua rotina freelancer.
Deixe o seu comentário abaixo sobre a sua experiência com contratos.
Forte abraço.
Até mais.
The post Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos appeared first on Chief of Design.

Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos
Fonte: Chef of Design

O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer

O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer

E ae! Tudo bele?
Você sabe o que faz um Web Designer?
Com a popularização da internet cresceu a necessidade de se apresentar páginas web com um melhor aspecto visual para comunicar os objetivos das instituições. A preocupação era de aplicar os fundamentos de design para sanar essa necessidade. Foi a partir daí que começou a surgir a carreira de Web Designer.
O que vemos no cenário atual é que as pessoas cada vez mais utilizam-se da internet para não só buscar informações, mas para interagir socialmente, e também cada vez mais realizar compras pela praticidade que o sistema oferece.
As empresas investem cada vez mais em presença online porque isso é imprescindível para alcançar um público cada vez mais adepto por tecnologia e sedento por novidades. Com isso a procura por Web Designers qualificados para atender essas empresas têm gerado bastante oportunidades e crescimento profissional.
Você já deve estar percebendo que ingressar nesta área oferece um mundo cheio de possibilidades. Então para que você fique melhor informado neste artigo falarei para você sobre as dúvidas recorrentes que os seguidores do Chief of Design sempre me perguntam, como, o o que faz um Web Designer, onde ele atua, quanto ganha, qual faculdade é indicado fazer, entre outras coisas!
Portanto se você tem dúvidas sobre a área, se tem interesse em ingressar ou até migrar para o segmento web, te convido a continuar a leitura.
O que faz um Web Designer?

Na introdução deste artigo você ficou sabendo que para apresentar as páginas web com um melhor aspecto visual se viu a necessidade da aplicação de fundamentos de Design. Com isso o profissional responsável por projetar as páginas deviam possuir conhecimentos nesse fundamentos.
Portanto o que um Web Designer faz hoje é aplicar os fundamentos de Design para criação de layouts para sites. Ou seja, ele é um Designer que cria para web. Na prática ele utiliza de conhecimentos como Tipografia, Teoria das cores, Diagramação, Gestalt, entre outros para construir sites que consigam transmitir os objetivos de comunicação dos clientes e que facilitam sua utilização pelos usuários.
O Web Designer também é responsável por construir diferentes peças digitais utilizadas na web como banners para sites, imagens para mídias sociais e pequenas animações.
E sobre mais o que faz um Web Designer? Dependendo do projeto ele também pode ser requisitado para participar de diferentes etapas como decisões sobre a arquitetura de informação, construção de wireframes, codificações, etc.
Existe algum pré-requisito para ser Web Designer?
Querer se Web Designer é o principal requisito. Não considero ser uma questão de talento, mas sim a determinação para fazer as coisas a principal característica para atuar nesta área.
Logicamente que possuir algumas características ajuda, como:

Gostar de tecnologia;
Gostar de design;
Gostar de artes;
Ter empatia pelas pessoas;
Gostar de resolver problemas;
Ser criativo.

Web Designer precisa saber programar?

David, você citou mexer com codificação, em um tópico anterior, uma possível atividade do Web Designer. Quando eu estiver atuando na área eu precisarei programar?
Não! Definitivamente um Web Designer não precisa saber programar. Lógico que você tiver uma noção sobre linguagens de programação poderá trazer alguns benefícios, mas ter o domínio sobre os conhecimentos para atuar na área de web design já é o suficiente.
O que acontece é que cada vez mais o mercado entende que o Web Designer tem suas funções bem definidas e que não se devem confundir com funções de outros profissionais também responsáveis por um projeto web.
Pode até ser que ainda existem vagas requisitando que um Web Designer tenha além dos conhecimentos em sua área, também conhecimentos de programação. Mas não deveria ser assim.
A programação é de responsabilidade dos desenvolvedores, como também existem outros profissionais que são responsáveis pela a UX, pelo front-end, arquitetura de informação e por aí vai.
Mas caso você saiba programar, ótimo. Você terá uma ótima visão sobre o processo que envolve o projeto e poderá contribuir com as melhores práticas e quem sabe até utilizar deste conhecimento para assumir projetos freela.
Então o que faz um Web Designer que não é lidar com código? Bem, não é assim radical. Veremos a seguir como funciona essa parte de códigos.
O que faz um Web Designer com o HTML e CSS?

Ainda não nós livramos do assunto codificação. Mas calma! Isso não é o fim do mundo.
Eu sou um defensor de que Web Designers devem conhecer codificação referente a duas linguagens. Falo de HTML e CSS. E antes que você fique contrariado já afirmo que estas não são linguagens de programação.
O HTML é uma linguagem que marca o conteúdo. Portanto é uma linguagem de marcação. Esta é uma linguagem base para construção de sites e que tem a função de apresentar o conteúdo em páginas. Todo o conteúdo que você vê em uma página é inserido por códigos HTML.
Já o CSS é uma linguagem de estilização. Ela é responsável por formatar o conteúdo marcado pelo HTML. Através dela é possível que você realize tarefas como definir um tamanho e cor de um texto, posicionar um bloco da interface em algum lugar na tela, colocar uma cor ou imagem de fundo, entre outros tipos de estilizações.
E por que eu defendo que Web Designers devem conhecer HTML e CSS?
Eu defendo porque com isso o profissional vai entender quais as possibilidades e limitações seu layout poderá proporcionar nas próximas etapas do projeto sem necessariamente botar a mão nos códigos.
Ter esses conhecimentos também podem contribuir em uma maior integração entre as equipes de trabalho.
Onde encontro Faculdade de web design?

Não existe uma Faculdade de web design. E então o que fazer?
Como já falei um Web Designer precisa conhecer os Fundamentos de Design. Então um caminho interessante é fazer uma Faculdade de Design Gráfico.
Mas mesmo sendo um caminho não quer dizer que você deva começar em uma Faculdade. Para conhecer como funciona você pode começar a explorar conteúdos disponíveis na web gratuitamente ou em cursos pagos, como o Web Designer Pro, que costumam oferecer conteúdo mais organizado.

Também você pode se aperfeiçoar:

Lendo livros da área;
Participando de eventos;
Em cursos livres presenciais;
Ou em contato com outros profissionais.

Qual é o salário de um Web Designer? O que faz um Web Designer??

Vários fatores podem influenciar no salário de um Web Designer. Podemos levar em conta seu nível de experiência, a região do país, o segmento da empresa, etc.
Acredito que a média salarial de um Web Designer esteja entre 2.000 a 3.000 Reais. Mas é claro que existem casos que fogem desta média. Conheço profissionais que ganham valores superiores a essa média.
É possível sim existir pagamentos maiores sobre o que faz um Web Designer, quando ele atua por conta própria e tem um certo reconhecimento no mercado e um público-alvo diferenciado.
Onde um Web Designer atua? O que faz um Web Designer??

Imagine todas as possibilidades de lugares onde precisa-se construir e manter interfaces digitais para web. Todos esses lugares precisam de Web Designers.
Só para citar algumas temos departamentos de comunicação, marketing, em agências de publicidade, empresas de TI, lojas virtuais, startups, produtoras de vídeo, editoras de jornais e revistas on-line, ONGs, entre outras.
E caso você tenha espírito empreendedor você pode prestar serviços como Freelancer ou administrando sua própria agência.
Outros insights sobre a Profissão Web Designer
Procurei aqui (neste artigo) abordar sobre os principais aspectos que envolvem a profissão de Web Designer e o que ele faz. Também elaborei um vídeo que complementa o que foi abordado até então.
Nesse vídeo eu falo sobre o que faz um Web Designer e também sobre mercado, salário, faculdade, entre outros assuntos.
Portanto, para saber mais e de forma mais didática, confira o conteúdo do vídeo e, na seção de comentários, comente o que você achou, suas dúvidas e experiências na área! Bele?

Aproveita e assina o nosso canal no Youtube para você saber das novidades! [CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL]
Espero que tenha lhe ajudado a saber mais sobre a profissão Web Designer. As tarefas que um um Web Designer pode executar no dia a dia vão além de criar um site. Pode passar por todo o planejamento até pela criação de outras artes.
E você entendeu o que faz um Web Designer? Deixe o seu comentário abaixo. Se tiver alguma dúvida, deixe também.
Então é isso!
Até mais.
Forte abraço!
The post O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer appeared first on Chief of Design.

O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer
Fonte: Chef of Design

Conduzindo mudanças

[:pb]

Empresas passam por momentos de reestruturação ou integração de processos e de pessoas. Durante este período é natural que haja um clima de tensão e uma sensação de instabilidade profissional e emocional entre os colaboradores.

As pessoas, em sua maioria, passam a ficar mais instáveis ao perceberem mudanças na organização, sejam estas mudanças positivas ou não. Isso se dá ao fato de o indivíduo estar sendo retirado da “zona de conforto”, o que para muitos pode ser uma dificuldade. É neste momento, principalmente, que os gestores precisam ser trabalhados e trabalharem em suas equipes a capacidade de resiliência, enxergar o que há de positivo nas mudanças e o que juntos, como equipe, podem fazer de melhor na organização. O resultado desse engajamento será o objetivo dos colaboradores alinhados aos objetivos da empresa.

Durante o período de mudanças, também é fundamental que a empresa mantenha a transparência com os funcionários. Não se trata de passar informações sigilosas o que cabe a cada nível hierárquico para possíveis tomadas de decisões, mas sim manter a comunicação constante – com empatia e respeito, uma vez que estão lidando com pessoas – passando informações que possam, de certa forma, melhorar o clima de instabilidade.

Ainda que a mudança seja para haver redução de pessoas, é justamente neste momento que, a forma como estas são tratadas pelos representantes da empresa fará total diferença no clima organizacional e consequentemente nos resultados produzidos pelos colaboradores em geral. Uma pessoa, ainda que saiba de uma possível demissão, pode ser encorajada e estimulada a buscar recursos – sejam estes profissionais, pessoais ou emocionais – que contribuem para uma nova etapa de sua vida.

Pessoas sob o clima de tensão e incertezas tendem a produzir menos, a preocupação e insegurança funcionam como inibidores da capacidade de criação, de integração e da produção assertiva. Pelo contrário, uma vez a insegurança instalada nas pessoas, isso pode gerar competições não saudáveis entre os profissionais e perda do foco nos resultados.

Para fazer a gestão da mudança de forma eficaz, a atuação das lideranças, a comunicação e o tratamento com as pessoas são pilares fundamentais durante todo o processo numa empresa. As pessoas passam a ter maior capacidade de adaptação e de ressignificarem os acontecimentos que inicialmente não eram confortáveis. As mudanças necessárias ocorrerão, porém, os possíveis impactos negativos serão menores e os impactos positivos ganharão mais espaço.

[:en]

Companies go through moments of restructuring or integration of processes and people. During this period it is natural that there is a climate of tension and a feeling of professional and emotional instability among employees.

People, for the most part, become more unstable when they see changes in the organization, whether these changes are positive or not. This is because the individual is being withdrawn from the “comfort zone,” which for many may be a difficulty. It is at this moment, mainly, that managers need to be worked on and work on their teams the capacity of resilience, see what is positive in the changes and what together, as a team, can do better in the organization. The result of this engagement will be the objective of the employees aligned with the company’s objectives.

During the changeover period, it is also critical that the company maintain transparency with employees. It is not a matter of passing on sensitive information that fits each hierarchical level for possible decision-making, but keeping communication constant – with empathy and respect, once you are dealing with people – by passing on information that may, to some extent, improve the climate of instability.

Even if the change is to reduce people, it is precisely at this moment that the way these are handled by the representatives of the company will make a total difference in the organizational climate and consequently in the results produced by the employees in general. A person, even if he knows of a possible resignation, can be encouraged and encouraged to seek resources – whether personal or emotional – that contribute to a new stage in his life.

People under the climate of tension and uncertainty tend to produce less, worry and insecurity work as inhibitors of the ability to create, integrate and assertive production. On the contrary, once the insecurity installed in the people, this can generate unhealthy competitions among the professionals and loss of focus on the results.

In order to manage change effectively, leadership, communication and treatment with people are fundamental pillars throughout a company’s process. People become more adaptable and reassign events that were not initially comfortable. The necessary changes will occur, however, the possible negative impacts will be smaller and the positive impacts will gain more space.

[:]

Registrar uma marca e direito autoral: O que um Designer precisa saber?

Registrar uma marca e direito autoral: O que um Designer precisa saber?

Eae, tudo bele?
Com certeza uma das principais dúvidas que pairam sobre a cabeça de um designer é: como registrar uma marca? E como senão bastasse essa dúvida ainda surge uma outra que é: como garantir meus direitos autorais?
Isso porque você pode registrar uma marca de um cliente, por exemplo, mas mesmo assim não garantir os seus direitos autorais diante do projeto. O registro de marca garantirá o lado do cliente, mas e o seu lado?
Então, para tirar dúvidas sobre esse assunto, veremos a seguir como você pode fazer as duas coisas: registar marca do seu cliente e garantir os seus direitos intelectuais do projeto.
E você verá como garantir o seu direito de designer sobre arte, em poucos minutos e investindo somente R$19,90 através do sistema internacional de registro de direitos autorais da Avctoris.

A seguir vamos entender quais procedimentos você pode tomar para evitar problemas no futuro, tanto no registro da marca quanto no direito autoral. Vamos nessa?
Por que registrar uma marca?
Registrar uma marca não é luxo e sim uma necessidade.
Fazer o registro de marca é proteger a identidade da sua empresa, ou a do seu cliente, de pessoas e empresas de má fé, de concorrentes que possam querer utilizar a sua ideia e de novas empresas que por ventura possam ter e utilizar, por vezes sem conhecimento da existência da sua empresa, a mesma ideia.
Isso porque se a sua marca não estiver registrada e regularizada dentro da legislação vigente, outras pessoas ou empresas poderão registrar a sua marca ou os elementos que compõem a identidade da sua marca como, por exemplo: símbolos, logos, slogans, nomes, cores, mascotes e até jingles.
E não importa se você já utiliza tais elementos na comunicação da sua empresa há anos. Até você correr atrás e tentar provar, através de processos na justiça, você já terá perdido tempo, dinheiro e sem a certeza de que terá ganho de causa.
Sem falar que tal atitude pode prejudicar a relação com seu público ou cliente. No primeiro caso, pode confundi-los, pois outra empresa estará utilizando os elementos que eles estão acostumados. E já pensou se eles utilizam o serviço do concorrente e gostam?
E em segundo, passará no mínimo uma imagem de desleixo por sua parte. Afinal, se você não cuida nem da sua marca, imagina do seu cliente. Não é mesmo?
Apenas por não registrar uma marca você pode perder credibilidade, alcance, público e dinheiro.
Por tudo isso, e outros prejuízos incontáveis, que não registrar uma marca pode lhe dar muita dor de cabeça no futuro.
Quem deve fazer o registro de marca?
Se você for designer ou criativo que criou a marca para um cliente, o registro deve ser feito por ele. Você pode orientá-lo, mas ele que deve arcar com os custos.
Portanto, você Designer, é responsável por criar o logotipo, a identidade visual, por desenvolver um manual de marca, entre outras tarefas. O registro é com seu cliente, claro que sempre possível com o seu auxílio por perto.
Mas o seu dever, como profissional astuto que és, Galucho, é com o direito autoral (que falaremos a seguir). Esse sim você deve registrar logo que o projeto ganhe forma. E para isso você pode utilizar o serviço da Avctoris.
Como registrar uma marca?
No Brasil, para registrar uma marca você deve utilizar o serviço do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse registro protege que protege a sua identidade visual e o fonema de da marca dentro do seu segmento de atuação, ou seja, nenhuma outra empresa do mesmo segmento poderá fazer uso dos elementos que compõem a sua marca.
Como funciona o INPI
Empresas e pessoas (pessoa jurídica ou física) podem solicitar o registro de uma marca no INPI.
O registro é válido somente no Brasil e tem a duração de 10 anos a partir da data de registro, sendo renovável por mais períodos de 10 anos, com custos para renovar.
Como fazer o registro de marca?

Primeiro você deve se cadastrar no site do INPI, realizar uma pesquisa para verificar se já existe uma marca registrada com nome que você deseja.
Após a checagem sobre outras marcas, você deve saber qual tipo de classificação de marca, segundo os parâmetros do INPI, a sua identidade pertence. Se é uma Marca Nominativa, Marca Figurativa, Marca Mista, etc. Você pode saber mais sobre os tipos de marca neste link.
Você precisa saber qual a natureza da sua marca e se ela se encaixa: marca de produto, de serviço, marca coletiva ou de certificação. E não somente o segmento, mas você deve saber também qual o segmento de mercado da sua marca, pois você precisará escolher uma classe para ela (marca de produto do segmento de roupas, por exemplo).Você ver mais sobre aqui neste link

Após checar todas essas informações, você deverá preencher um formulário de cadastro. E como citei, você pode registrar uma marca tanto como pessoa física quanto como pessoa física.
Feito o cadastro você usará essa conta criada para acessar o sistema do INPI durante todo o processo. Você pode ter apenas uma conta por CNPJ ou CPF.
Após o cadastro você poderá emitir uma GRU (guia de recolhimento da união) correspondente ao serviço de registro de marca.
Todas aquelas informações citadas no passo anterior, você utilizará aqui.
Os valores podem variar dependendo do tipo de titular da conta, sendo que o INPI oferece desconto para empresas do tipo ME, MEI, EPP, Cooperativas, Associações sem fins lucrativos, Instituições de pesquisa e ensino e também para pessoa física.
Para pessoa física, por exemplo, fica na média de R$150. O valor também pode mudar se o recolhimento seja presencialmente. A seguir veja um infográfico feito pelo próprio INPI.

AGORA ATENÇÃO!!!
Você deve guardar o número do documento, que fica localizado no próprio boleto. É com esse número que você dará prosseguimento ao registro.
Após pagar a GRU, você deve voltar ao site do INPI e escolher a opção e-marcas. Após logar com seu login e senha (feito no passo anterior), você utilizará o número do documento da GRU para continuar.
Feito isso você terá acesso a um formulário de registro de marca. Lá você terminará de preencher os dados dependendo do tipo da marca, como por exemplo, subindo a imagem da marca, de acordo com o padrão solicitado no site, e também escolhendo uma classe para ela.
Concluída toda essa operação, você poderá conferir o pedido antes de protocolar o envio. Se estiver tudo certo, você confirma o envio e o sistema gerará uma tela para você baixar o comprovante em PDF, onde constatará o número do processo para acompanhamento.
A sua marca passará por um processo da validação e caso ela seja aprova você deverá pagar outra taxa referente ao decenio que tem um preço na média entre R$200 à R$400.
Deixarei um vídeo abaixo onde explica sobre todo esse processo.

Quanto tempo demora para registrar uma marca?
Um processo de registro de marca pode demorar mais de 2 anos até ser analisado pelo INPI. Com certeza mais de 1 ano e meio dura, pode apostar.
Concluída a análise o Instituto pode deferir ou indeferir o processo. Caso seja deferido, ou seja, aprovado,  o titular do registro tem até 60 dias para pagar as taxas e realizar todos os transmitis para que marca  enfim seja registrada pelos próximos 10 anos.
Caso o titular não realize os pagamentos para concessão o processo é arquivado por falta de pagamento. Nesse caso a marca não é registrada e ficará disponível novamente para qualquer pessoa.
É muito importante ficar atento ao site do INPI para não perder o prazo. O resultado do processo sai na revista eletrônica do INPI e você recebe um e-mail avisando sobre, porém esse e-mail sempre cai no spam ou lixeira, quando não, nem chega.
Recomendo verificar o processo do registro da marca  no site do INPI em tempos em tempos para não perder o prazo.
Preciso contratar uma empresa para registrar uma marca no INPI? (CUIDADO COM A FRAUDE)
Não precisa. Mas parecem que fazem de tudo para você contratar.
É chato e até certo ponto difícil registrar uma marca no Brasil. Parece que dificultam justamente para termos que pagar R$1000, R$2000, R$3000, R$4000, R$5000 aos escritórios especializados. Um absurdo em pleno século XXI termos tanta dificuldade para registrar uma marca.
E fique esperto sobre boletos que chegam na sua casa. Algumas empresas do ramo ao identificarem no sistema do INPI que você registrou o pedido de marca, emitem um boleto e enviam para você como se fosse o INPI. Isso é realmente um absurdo, pois alguém desatento acaba pagando o boleto pensando que é do INPI.
O INPI não envia boletos para você.
Claro que se você quiser, pode contratar uma empresa especializada, mas não é requisito para registrar uma marca.
Fique também atento ao seu e-mail, pois o golpe pode vir também por ele. INPI até envia e-mail, mas somente quando a marca foi liberada para o pagamento do deceino.
A seguir vou falar sobre uma medida que você designer, freelancer e criativo deve tomar independente do registro da marca no INPI. Garanta o seu direito autoral.
O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de leis criadas voltado à criação artística, musical, literária, científica, logotipos, layouts, etc; com o objetivo de proteger tais obras, bem como o direito de exclusividade do autor se beneficiar de direitos morais e econômicos da obra ou de cede-los para a exploração de terceiros.
O Direito Autoral no Brasil está presente desde a constituição de 1891 e existem vários tipos de direitos relacionados à exploração das obras, sejam pelo autor ou por terceiros.
Qual a diferença entre registro de direito autoral e registro de marca?
O direito autoral é algo inerente ao autora o registro de marca é uma licença perante o governo para quem ninguém utilize comercialmente a mesma ideia que a sua. Sobre isso deixarei um vídeo sobre o Dono da Avctoris. Nele ele esclarece essas dúvidas.

Por que garantir o meu direito autoral
É muito importante que você registre o direito autoral em uma marca. Independente do registro no INPI, esse registro garante para você que criou a marca o direito sobre a criação.
Apesar de não ser obrigatório, essa é uma atitude que pode lhe livrar de dores de cabeça e de pessoas de má fé.
Existem outros arquivos que podem comprovar o seu direito autoral, mas grande parte deles podem ser contestados perante a lei.
Veja a seguir um trecho tirado do site da Avctoris.
O Direito Autoral (copyright) é declaratório, ou seja, não é necessário ou obrigatório solicitar o registro em lugar algum, os direitos do autor (copyright) nascem junto com a obra, porém, para facilitar o exercício destes direitos o autor (copyright) deverá ter algum tipo de PROVA DE ANTERIORIDADE através da qual ele se declare autor da mesma e que possa servir de prova em caso de disputa futura;
Este tipo de “registro” pode ser solicitado pelo AUTOR visto que naturalmente à ele pertence desde o “nascimento” da obra e só depois ele poderá ser cedido à terceiros, portanto é uma forma legítima do designer/ilustrador/publicitário proteger-se dos “maus clientes”, mas muito além disso, é uma forma de proteger os “bons clientes” pois ele já entrega ao cliente um trabalho com algum nível de proteção, amplo o suficiente para ser considerado um VALOR AGREGADO importante.
A obra protegida pelo Direito Autoral (copyright) é automaticamente válida nos 164 países membros da CONVENÇÃO DE BERNA, que regulamenta internacionalmente o Direito Autoral (copyright), todas as legislações dos países membros do tratado são subordinadas à suas regras gerais;
Um logotipo protegido por Direito Autoral (copyright) não se limita a um segmento, produto ou serviço. O uso não autorizado de um logotipo, mesmo com inscrições diferentes *(nome) é considerado plágio, independente do segmento. Podem ser coisas completamente diferentes como biscoitos e pneus, serviços de turismo e restaurantes, tanto faz, o uso sem autorização é sempre plágio.
O Direito Autoral divide-se em 2: Direitos Morais, que são sempre do Autor (pessoa física, exclusivamente) e referem-se à paternidade (ou maternidade) da obra, direito de incluí-la em seu portfólio, de ser citado e reconhecido como autor, etc… e Direitos Patrimoniais, que são os relacionados ao direito de uso, execução pública, transações financeiras, etc… Estes são do Titular, que pode ser o Autor ou podem ser cedidos temporariamente (licença) ou definitivamente (transferência) a terceiros, inclusive pessoas jurídicas.
Quando da proteção de um logotipo podem ser incluídas todas as suas apresentações, variações e até slogans/assinaturas.
Quanto custa para registar o meu Direito Autoral? Quanto tempo demora par registrar?
Diferente do registro de marca no INPI, o de direito autoral você só paga R$ 19,97. Só isso! E apenas uma vez na vida.
Em normalmente em menos de 24 horas o seu direito autoral estará protegido em 173 países,pois o sistema é baseado em tratados internacionais. E as tecnologias utilizadas são reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, formando prova sólida e indiscutível!
Como registrar o meu Direito Autoral?
Para garantir o seu direito autoral, basta acessar este link (CLIQUE AQUI)
Depois descer a tela e clicar no botão “registre agora”.

A seguir basta clicar no botão “Li, compreendo e aceito os termos acima descritos”.

E continuar o cadastro de forma simples e fácil até finalizar o pedido.
Assim você terá acesse a um certificado de direito autoral válido em 173 países em menos de 24 horas e por apenas R$19,90.

Conclusão
Independente do registro de marca, a primeira coisa que você deve fazer é garantir o seu direito autoral. A Avctoris é uma empresa segura e que garante isso para você.
O valor do registro é muio barato e vale a pena investir R$19,90 para evitar dores de cabeça. Registre o seu direito autoral antes mesmo do seu cliente registar a marca no INPI. Proteja-se. Clique neste link e registre o direito autoral do seu projeto.
E sobre o INPI a conclusão que tenho é que registar uma marca no Brasil é cansativo e demora, infelizmente. O sistema é ruim e o atendimento é lento. Mas é um mal necessário. Sempre que puder registre a marca.
Se tiver oportunidade, converse com um advogado especializado na área sobre essas questões.
E você já registou uma marca?Já garantiu o seu direito autoral?
Forte abraço.
Até mais.
The post Registrar uma marca e direito autoral: O que um Designer precisa saber? appeared first on Chief of Design.

Registrar uma marca e direito autoral: O que um Designer precisa saber?
Fonte: Chef of Design

Seleção de Designers: 11 grandes nomes da história do Design

Seleção de Designers: 11 grandes nomes da história do Design

Eae, tudo bele?
Aproveitando a época de copa do mundo, decidi criar uma seleção de 11 grandes nomes do Design.
Como em toda lista, provavelmente devo ter deixado algum nome de fora, mas procurei reunir alguns que marcaram história no mundo do design.
A intenção do vídeo é apresentar para você grandes nomes do design, caso você não os conheçam.  A lista que criei para esse vídeo é composta por:
Walter Gropius
Walter Gropius (Berlim, 18 de maio de 1883 — Boston, 5 de julho de 1969) foi um arquiteto alemão.
É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo, na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.
fonte: https://pt.wikipedia.org

Jan tschichold
(Leipzig, Alemanha, 2 de sbril de 1902 – Locarno, Suíça, 11 de agosto de 1974) foi um tipógrafo, designer gráfico, professor e escritor. É considerado uma das maiores influências para a tipografia do século XX.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Paul Rand
(Peretz Rosenbaum, Brooklyn, 15 de agosto de 1914 – Norwalk, 26 de novembro de 1996) foi um designer gráfico dos EUA.
Conhecido pelas marcas de empresas que foram criadas, por alterar a maneira como grandes corporações usavam a identidade visual e pelo seu livro “Thoughts on Design”, publicado em 1947, considerado uma bíblia do Design Gráfico moderno. Rand foi educado no Pratt Institute em 1929–1932 e no Art Students League of New York em 1933–1934. De 1956-1969, e novamente a partir de 1974, Paul teve aulas de Design na Universidade Yale em New Haven, Connecticut. Paul entrou para o hall da fama do Art Directors Club of New York em 1972. Ele é o responsável pelo design de muitos cartazes e identidades corporativas, incluindo o logotipo da IBM, UPS e ABC.
Inspirando-se em artistas modernistas como Paul Klee e Wassily Kandinsky, e em Cubistas, Dadaístas e Suprematistas, Paul Rand criou um novo padrão para as capas de revistas, rompendo com os tradicionais designers.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Saul Bass
Saul Bass (Nova Iorque, 8 de maio de 1920 — Los Angeles, 25 de abril de 1996) foi um designer gráfico e cineasta, mais conhecido por seu trabalho de design gráfico no cinema e abertura de filmes, pelo qual é considerado por muitos como um paradigma dessa atividade.
Durante a sua carreira trabalhou com alguns dos maiores cineastas de Hollywood, entre eles Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Dentre as suas aberturas mais conhecidas estão a animação em papel recortado de um viciado em heroína do filme, dirigido por Otto Preminger, O Homem do Braço de Ouro, os créditos correndo para cima e para baixo em linhas que se tornam uma tomada de um arranha céus no filme Intriga Internacional de Alfred Hitchcock, ou da comédia It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World de Stanley Kramer.
Foi um profícuo diretor de curta-metragem, sendo premiado com o Oscar de melhor documentário de curta-metragem de 1968 por Why Man Creates.
Saul Bass também é conhecido por projetar a identidade visual da AT&T, United Airlines, Minolta, Bell e Warner Communications.
Em 8 de maio de 2013, o site Google homenageou Saul Bass com Google Doodle.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Walter Landor
O designer Walter Landor é um pioneiro na indústria do design gráfico, sendo um dos primeiros a enfatizar a importância de compreender as emoções do usuário para o desenvolvimento das marcas.
Nascido na Alemanha, Landor é fundador de uma das principais agências de design do mundo, que carrega esse nome. Durante seus mais de 50 anos de carreira, ele trabalhou na identidade visual de uma grande variedade de marcas, incluindo Levi Strauss, FedEx, Bank of America e Alitalia.
fonte: http://blog.welancer.com/designer-walter-landor/
Dieter Rams
Dieter Rams (20 de Maio de 1932, Wiesbaden) é um designer industrial alemão intimamente ligado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX.
Rams estudou arquitetura na Escola de Wiesbaden e fez cursos de carpintaria. Após ter trabalhado para o arquiteto Otto Apel entre 1953 e 1955, ele passou a integrar o setor de eletrônicas da Braun, do qual ele se tornou diretor em 1961, posição que manteve até 1995. O design de Rams é associado à frase “Weniger, aber besser”, que significa “menos, mas melhor”, um de seus dez princípios do bom design (veja abaixo). Dieter e sua equipe desenharam diversos produtos para a Braun, incluindo um famoso toca-fitas chamado SK-4 e um projetor de slides de alta tecnologia, a série ‘D’ (D45, D46).
Muitos de seus produtos – ótimas cafeteiras, calculadoras, rádios, equipamentos audio-visuais e produtos de escritório – tornaram-se peça fixa de vários museus, incluindo o MoMA, em New York. Por aproximadamente trinta anos, Dieter Rams trabalhou como diretor de design da Braun, até sua aposentadoria, em 1998. Hoje é uma lenda nos círculos de design e mais recentemente trabalhou para a revista Wallpaper.
Ainda, diz-se que o design de Rams influenciou o de Jonathan Ive, da Apple Inc., designer de produtos como o iMac, o iPod e o iPhone.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Aloísio Magalhães
Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães (Recife, 5 de novembro de 1927 — Pádua, 13 de junho de 1982) foi um designer gráfico brasileiro.
É considerado pioneiro na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a primeira escola superior de design neste país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). É normalmente considerado pela crítica um dos mais importantes designers gráficos brasileiros do século XX.
O Dia Nacional do Design, 5 de novembro, foi instituído em homenagem ao seu nascimento.
fonte: https://pt.wikipedia.org

Donald Norman
Donald A. Norman (25 de dezembro de 1935) é professor emérito de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego e professor de ciência da computação na Universidade Northwestern, mas seus trabalhos de hoje são na maioria na engenharia de usabilidade. Também leciona na Universidade de Stanford e é um membro do corpo editorial da Enciclopédia Britannica.
Os primeiros livros de Norman lidam na sua maioria com usabilidade ou com psicologia cognitiva, mas Things That Make Us Smart também faz algumas observações de natureza crítica em relação à nossa sociedade, em particular Norman despreza a natureza sem conteúdo da televisão e as exposições ruins de museus
É um patrocinador do conceito de aparelho de informação, que abordou em seu livro The Invisible Computer.
Co-fundou o Nielsen Norman Group, um grupo de consultoria em assuntos de usabilidade que também inclui Jakob Nielsen e Bruce “Tog” Tognazzini. Norman atualmente divide seu tempo entre consultorias e como professor, ensinando e pesquisando em Northwestern e Stanford.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Jonathan Ive
Sir Jonathan Ive, KBE (Londres, 27 de fevereiro de 1967) é um designer britânico que se mudou para San Francisco em 1992 para trabalhar na Apple. Desde 1996, é o líder do departamento de design industrial da empresa, tendo acumulado o cargo de Vice Presidente Sênior após a morte de Steve Jobs.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Richard Saul Wurman
Richard Saul Wurman é um arquiteto e designer gráfico. Ele é considerado um pioneiro na prática de tornar a informação compreensível.
Em 1976, ele cunhou o termo arquiteto da informação da sua reação a uma sociedade que diariamente cria enormes quantidades de informação, mas com pouco cuidado ou ordem.
Com a publicação do seu primeiro livro em 1962 com 26 anos de idade, Wurman começou a paixão singular de sua vida: tornar a informação compreensível. Ele presidiu o International Design em Aspen, em 1972, o primeiro Federal Design Assembly em 1973, seguido pelo National AIA Convention em 1976, antes de criar e presidir TED (Technology/Entertainment/Design) conferences 1984-2002.
fonte: http://arquiteturadainformacaodigital.blogspot.com/2010/01/richard-saul-wurman.html
Alexandre Wollner
Alexandre Wollner (São Paulo, 16 de setembro de 1928 — São Paulo, 4 de maio de 2018) foi um designer gráfico brasileiro.
Wollner é considerado o pai do design moderno no Brasil, tendo participado de uma série de entidades importantes no fortalecimento do design.
Quando adolescente, estudou no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Devido ao bom desempenho, conseguiu uma bolsa para estudar na recém-criada Escola da Forma de Ulm (sucessora da Bauhaus). Wollner teve seu estilo influenciado pela arte concreta.
Ao voltar ao Brasil, criou, juntamente com Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo, a FormInform, escritório pioneiro em design no país.
Embora não tivesse o diploma de “designer gráfico” reconhecido, ganhou permissão especial do Ministério da Educação para lecionar em cursos superiores, participando assim, da fundação da primeira escola de design do país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI).[4]
Em setembro de 2010, foi agraciado com o oficialato da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.[5]
Em 1 de maio de 2018, Alexandre Wollner sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi internado no Hospital São Paulo, vindo a falecer alguns dias depois, aos 89 anos de idade.
fonte: https://pt.wikipedia.org
Seleção de Designers: 11 grandes nomes do Design
Acredito que todos esses Designers fizeram história e contribuíram para o que temos hoje na área do design de um modo geral.
No vídeo, além de citá-los, eu falo o porquê escolhi cada um e conto um pouco sobre sua obra e história. O vídeo é sucinto e direto ao ponto, por isso você conferir agora mesmo esses 11 grandes nomes do Design mundial. Assista agora

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos eu tiverem interesse
E ajude a gente se inscrevendo em nosso canal no Youtube (clique aqui para conhecer o canal).
Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?
Forte abraço.
Até mais.
The post Seleção de Designers: 11 grandes nomes da história do Design appeared first on Chief of Design.

Seleção de Designers: 11 grandes nomes da história do Design
Fonte: Chef of Design

Arquitetura da Informação – Ciência para estruturar conteúdos

Arquitetura da Informação – Ciência para estruturar conteúdos

Eae, tudo bele?
Hoje vamos falar sobre Arquitetura da Informação.
Será que o público que acessa seus websites encontram a informação desejada? Será que os meios para encontrar as informações são adequados? Todos esses questionamentos podem vir à mente quando a Arquitetura da Informação não foi uma preocupação durante a fase de planejamento de um projeto de website.
Um projeto completo para o seu site ou aplicativo essencialmente deve garantir que todas as informações a serem transmitidas sejam acessíveis e fáceis para os clientes encontrarem. Isso é definido utilizando-se dos conceitos de Arquitetura da Informação.
Quando pensamos em AI (abreviatura de Arquitetura da Informação) estamos não tão somente contribuindo para que o conteúdo seja acessado mais também garantindo uma ótima experiência na utilização do sistema.
A Arquitetura da Informação é um assunto muito amplo, entretanto procurarei abordar nesse artigo os principais conceitos que norteiam esta matéria para que você possa compreender como podemos organizar e entregar nosso conteúdo da melhor forma.
O que é Arquitetura da Informação?
A Arquitetura da Informação visa organizar o conteúdo de sites e aplicativos através de uma estruturação que possibilite aos usuários  encontrar tudo o que precisam  afim de concluir tarefas sem muito esforço. Ela (a AI) ajuda os usuários a entenderem onde eles estão posicionados, o que eles encontraram, os caminhos possíveis a seguir e o que está por vir ao escolher um determinado caminho.
Podemos definir Arquitetura da Informação como um sistema que estrutura a forma como as informações devem ser acessadas, apresentadas e interligadas.E esta estruturação tem como objetivo facilitar o acesso do usuário ao conteúdo em um contexto de uso.
Pense agora em uma loja que venda camisetas de clubes, com muitas peças a venda. Esta loja corresponde ao sistema de informação. Considere cada informação como uma camiseta. O que a arquitetura de informação faz é estruturar a informação considerando os times, tamanhos, marcas, quantas peças estão no estoque, preço de cada modelo e demais possibilidades de categorização, visando fazer que o usuário percorra o caminho mais adequado que o levará para página de destino da camiseta desejada.
História da Arquitetura da Informação
Por milênios, e antes mesmo da internet, os seres humanos já utilizavam de meios para organizar as informações. Entretanto com os avanços e popularização das tecnologias de internet, houve uma aceleração no ritmo de publicação de informações com imensa quantidade de dados disponíveis, o que gerou uma necessidade maior de organização, tornando o acesso e a apresentação mais fáceis.

Em 1976, em uma conferência do American Institute of Architects (AIA), o Arquiteto, Designer Gráfico e um dos criadores das conferências do TED (Technology/Entertainment/Design), Richard Saul Wurman cunhou o termo Arquitetura da Informação devido sua preocupação em organizar de forma cuidadosa a quantidade enorme de informações que nossa sociedade cria diariamente.
Círculos conceituais
A Arquitetura da Informação consiste em encontrar o equilíbrio entre 3 dimensões: usuário, conteúdo e contexto. No livro “Information Architecture for the World Wide Web”, que é referência sobre Arquitetura da Informação, os autores Rosenfeld e Morville definem esse equilíbrio em 3 círculos conceituais ao que pode ser visualizado como um Diagrama de Venn.

Usuário: Necessidades, hábitos, comportamentos de busca de informações, expectativas, experiência;
Conteúdo: Objetivos de conteúdo, tipos de documentos e dados, volume, estrutura existente;
Contexto: Objetivos, cultura, tecnologia, política, restrições, etc.

Estes conceitos de AI conjugam para que um grupo específico de usuários busquem por um determinado conteúdo dentro de um contexto de uso.
Componentes
Agora vamos entender os componentes de AI. De acordo ainda com Rosenfeld e Morville existem 4 componentes principais dentro de um sistema de Arquitetura de informação. São eles: os sistemas de organização, os sistemas de rotulagem, os sistemas de navegação e os sistemas de pesquisa.
Sistemas de organização
São responsáveis por agrupar e categorizar a informação.
Um bom exemplo de organização é o site do Walmart que além de categorizar a informação agrupa as categorias distinguindo cada uma por cor.

Na imagem acima vimos que na interface do site do Walmart cada grupo de informação está categorizado por um nome, cada item de um grupo classifica uma categoria e possui um ícone próprio que o distingue dos demais, e cada grupo está caracterizado por uma cor.
Sistemas de rotulagem
São responsáveis por especificar formas para representar as informações. Eles servem para simplificar informações que possam confundir o usuário.
Qual a melhor terminologia de representar a página de about de uma empresa? Sobre? Quem somos? Institucional? O nome da empresa? Isso pode depender do resultado do equilíbrio dos círculos conceituais.
Uma página de contato com a terminologia “Contato” é de uso recorrente por representar as informações contidas na página de forma simples. Páginas de contatos de empresas geralmente fornecem informações de contato que incluem o número de telefone, ou números quando dispõe contatos de múltiplos, e-mails e contatos de redes sociaisl. A terminologia “Contato” que une estes dados de forma eficaz.

Outra forma eficaz de representar informações é através de ícones ou imagens. A representação através de ícones ajuda na compreensão de terminologias, mais complexas.

Na imagem anterior há o emprego do sistema de rotulagem através de ícones que representam cada ferramenta disponível pela plataforma.
Sistemas de navegação
São modelos de navegação responsáveis por orientar os usuários sobre como se movimentar pelas informações. Esses sistemas indicam a localização do usuário e o caminho correto a seguir para se chegar a um destino.
Para um sistema de navegação se tornar efetivo e funcional ele precisa:

Ser facilmente aprendido: Um website cujo sistema de navegação obriga o usuário a gastar muito tempo aprendendo sobre o funcionamento é desestimulante e rouba sua energia.
Dar retorno: O usuário espera uma resposta positiva a uma ação em algum sistema. No caso do sistema de navegação o que se espera é uma resposta que mostra ao usuário que ele foi bem-sucedido na navegação. Portanto para não gerar frustrações deve-se garantir a ausência de anomalias como links quebrados e rótulos que não correspondem com o conteúdo da página de destino.
Garantir economia de tempo e ações: Não podemos fazer com que as pessoas demorem muito a chegar a um destino. Prover atalhos de navegação são importantes em sites com muito conteúdo para que o usuário possa cortar caminho e chegar a informação desejada de forma mais rápida. Modelos de navegação que facilitam nestas tarefas são os mapas de sites, índices e breadcrumbs.
Utilizar nomenclaturas claras: Os nomes dos links devem comunicar de forma adequada para que o usuário não faça interpretações ambíguas sendo prejudicado na navegação.
Prover comunicação visual clara: Todo aspecto visual utilizado na navegação deve facilitar o processo. Formato de botões, links, utilização de ícones, posicionamento dos elementos devem ter o objetivo de ajudar o usuário.
Auxiliar na conclusão dos objetivos do usuário: Estudar o comportamento do usuário é ação importante para projetar uma navegação que garanta que o usuário conclua seus objetivos nos websites e aplicativos.

Existem muita técnicas que podem ser utilizadas em um projeto para orientar o usuário na navegação. Vou citar os modelos de navegação mais aplicados.
Navegação Global
Este é o modelo de navegação que oferece a visão macro de um website e que apresenta a instituição representada. É formado por um conjunto de links que aparecem em todas as páginas e que acessam informações de primeiro nível. Geralmente este modelo pode se tratar de um menu localizado no topo, ou como uma barra na lateral esquerda ou direita.

Navegação Local
A navegação local complementa a global e é destinada a orientar o usuário para se movimentar em uma seção específica do site. É uma navegação que destina o usuário para informações secundárias, mas importantes no contexto, cujos itens de navegação não caberia na navegação global por se tratar de um conteúdo volumoso e específico.
Um exemplo deste modelo pode ser usado em lojas virtuais para conhecer detalhes e especificações de um produto a venda. No exemplo a seguir a navegação é local porque expõe o menu específico, logo abaixo do menu principal, somente para usuários que acessam a página do produto iPhone.

Navegação Contextual
Este modelo de navegação oferece aos usuários acesso a conteúdos similares publicados no website. O intuito é dispor estrategicamente esta navegação para que o usuário perceba informações adicionais e similares ao que ele tinha buscado sem que ele tenha pensado em procurar sobre.
Você pode encontrar este tipo de modelo em alguns blogs no final de cada artigo na seção de artigos relacionados.

E seu uso também é muito comum em e-commerce ao fornecer informações adicionais ao item desejado. Percebe-se no carrinho de compra campos adicionais com títulos como; “Produtos visitados por quem procura este item” ou, “O que os clientes mais compram após ver esse item”. Os resultados exibidos nesses campos geralmente refletem produtos que foram consultados no calor do momento é que por isso podem estar relacionados com o item pesquisado.

Navegação Suplementar
A navegação suplementar disponibiliza caminhos alternativos de acesso a conteúdos fora da hierarquia estabelecida. Este modelo de navegação possibilita ao usuário ver a estrutura do site e conteúdo do site ou parte dele.
Entre as forma mais usadas se destacam:
Mapa do site:

Serve para apresentar as urls das páginas que constituem um site.
Índices:

É uma relação de temas apresentados de forma ordenada e que permitem acesso ao documento HTML de cada tema.
Breadcrumbs:

Breadcrumbs, ou breadcrumb trail, que pode ser traduzido por trilha de migalhas de pão, em alusão à história de João e Maria, servem para exibir o caminho percorrido pelo usuário até uma página de destino. Ajuda o usuário na sua localização.
Nuvem de tags:

Também conhecido como nuvem de palavras ou nuvem de etiquetas serve para apresentar termos mais acessados ou procurados através de uma estrutura visual que destaca em escala maior os termos mais importantes do site.
Sistemas de pesquisa
É um sistema com a função de ajudar o usuário a pesquisar uma informação no website ou aplicativo. É indicado quando existe muito conteúdo facilitando assim o acesso a rápido a informação.
O responsável por projetar o sistema de pesquisa deve pensar no mecanismo de pesquisa, filtro e demais ferramentas que facilitem a encontrar o conteúdo, na forma como os resultados da pesquisa serão apresentados e também como esses dados poderão ser utilizados após pesquisa.
A seguir mostro um sistema de pesquisa baseado em formulário que sugere antecipadamente termos relacionados com os primeiros caracteres digitados pelo usuário. Isso além de facilitar na busca possibilita maior rapidez na ação.

Outra forma de sistema que facilita pesquisa é aquele baseado em filtros e que oferece um resultado mais refinado.

Lista básica de entregáveis de Arquitetura da Informações
Dependendo da complexidade de um projeto haverá a necessidade de pesquisa e análise mais profunda o que poderá resultar na entrega de uma quantidade considerável de documentos com objetivos específicos.
Neste artigo vou listar os entregáveis de uso mais frequente. Vamos conferir?
Mapa do site

O mapa do site é um organograma que apresenta todas as páginas que o projeto terá e relação hierárquica entre elas.
Fluxograma

O fluxograma organiza o fluxo das informações. Com ele é possível compreender os melhores caminhos para seções do site.
Wireframe

Wireframe é um esboço que simula como a interface deverá funcionar. Ele possibilita mostrar a hierarquia das informações e o fluxo de navegação.
Protótipo interativo

É um wireframe com links que possibilita navegar entre as telas de forma que se avalie o funcionamento do sistema e analisar questões de usabilidade.
Persona

Persona é um formato para compreender o usuário de um público-alvo. Deve-se descrever características para a persona se aproximar de uma pessoa real.
Ao elaborar uma persona é interessante levar em conta características comportamentais do público-alvo, antever cenários de interação com o website ou aplicativo e levantar razões da importância do projeto para o usuário.
Conclusão
O conteúdo exibido aqui serve como uma introdução aos conceitos básicos da Arquitetura da Informação. É apenas um arranhão na superfície de camada espessa que é esta área, mas que acredito seja suficiente como apresentação inicial.
Há de se notar a preocupação desta ciência em descrever regras que resultam nos melhores métodos para que usuários atinjam seus objetivos em pesquisar e navegam entre interfaces. Conhecer e aplicar essas regras é o caminho comum para o profissional que quer se especializar sobre Arquitetura da Informação.
Espero ter contribuído com essa introdução. Caso tenha despertado seu interesse na área existem diversos caminhos para aquisição de conhecimentos a percorrer, inclusive pesquisando na internet.
Se você já iniciou na área ou atua há tempos, que tal contribuir com alguma observação sobre Arquitetura da Informação na seção de comentários?
Aproveite e compartilhe com amigos que possam vir a se interessar pela área.
Abraço!
Referências:
https://www.usability.gov/what-and-why/information-architecture.html
https://computer.howstuffworks.com/information-architecture.htm
https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/parte-1-ihc-na-pratica/5-paradigmas-de-interacao/8-arquitetura-de-informacao/
Design para a internet – Projetando a experiência perfeita – Felipe Memória
Imagens:
http://jim-nielsen.com/blog/assets/img/2015/m2-flowchart.png
http://www.wireframeshowcase.com/images/uploads/100/wireframe11__sized.jpg
https://media.merixstudio.com/uploads/grafika1.jpg
http://www.christinanghiem.com/images/persona-01.jpg
The post Arquitetura da Informação – Ciência para estruturar conteúdos appeared first on Chief of Design.

Arquitetura da Informação – Ciência para estruturar conteúdos
Fonte: Chef of Design

Por que você freelancer deve ter o seu próprio website?

Por que você freelancer deve ter o seu próprio website?

Eae! Tudo bele?
Você acredita que como freelancer os sites que você expõe seus trabalhos já são suficientes para você? Você nunca pensou que possuir um website possa ser a melhor estratégia, dentre todas as formas de marcar presença online, para conquistar clientes? Você não acredita nisso?
Então neste artigo eu vou apresentar uma chance para você poder refletir sobre o quanto de oportunidades você está perdendo por não possuir um website só seu para expor seu trabalhos e divulgar seus serviços.
Este artigo se baseia em duas frentes.
A primeira é te mostrar que depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho não é o caminho ideal. E segundo, quais são as principais vantagens de você, freelancer, possuir seu próprio website.
Então sem mais delongas vamos a primeira frente.
Por que você não deve depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho?
Este trabalho, “Vem com papai”, é um derivado de “Mark Zuckerberg at South by Southwest in 2008.” by Jason McELweenie, usado sob CC BY.
“Mas David. Quer dizer que você é contra usar as redes sociais e plataformas como Behance?”.
Pelo contrário. Sou muito favor. São nesses ambientes que as coisas estão acontecendo, onde é possível compartilhar experiências e principalmente conseguir contatos. Isso porque seu potencial cliente pode ter um perfil nestes sites. Principalmente nas redes sociais.
O que acredito é que existem estratégias mais interessantes para se utilizar nestes ambientes para fazer que seu potencial cliente passe de um curioso que está a procura por um profissional em um ambiente disputado, para um interessado que descobriu um endereço eletrônico que o direciona para ambiente personalizado, onde ele tem oportunidade de saber tudo sobre você, o que você é capaz de fazer e onde você poderá usar sua melhor forma de persuadir e fechar contratos.
Sites de terceiros tem benefício de gerar tráfego, mas levam desvantagem em relação a websites quando seu objetivo de conversão é conseguir clientes. E eu vou te dizer agora sobre 3 desvantagens de utilizar somente eles como forma de divulgação.
Utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho é trabalhar em um ambiente que não é realmente seu

Estamos acostumados a dizer que a página e perfil em uma rede social nos pertence. Mas o que acontece mesmo é que nós somente possuímos uma conta que foi cedida gratuitamente a medida que nós aceitamos algum termo de uso, e que a qualquer momento pode nós ser retirada.
São ambientes que possuem regras e não são as suas regras. E todos estão sujeitos a ter a conta desativada e bloqueado o acesso. Como você pode apostar todas as suas fichas em construir seu empreendimento tão somente em um local que não é realmente seu?
“Mas David, você está exagerando. Tem que abusar muito nestes lugares para ter a conta bloqueada”.
Então se você tem essa confiança permaneça atento e não desafie os termos de uso das comunidades. Mas pouca coisa mesmo você poderá fazer se a rede social deixar de existir.
Quem garante que a plataforma social que você se esforçou anos para construir seu negócio vai durar para sempre?
Antes que você tenha que se preocupar de recomeçar tudo do zero é mais interessante você possuir um site com domínio e hospedagem próprios, lugar este onde tudo é seu verdadeiramente, onde a qualquer momento você pode executar backups dos seus conteúdos e migrar para outro servidor quando você bem entender se não satisfeito.
Não há maior liberdade e posse verdadeira que possuir um domínio de site com seu nome ou de sua marca e que possa ser encontrado desta forma. Que possuir um espaço seu disponível para armazenar dados e arquivos e que possibilitam formar suas páginas web, e fornecer os conteúdos aos seus usuários da melhor forma que você imaginar. E por fim pode administrar seu negócio online sem grandes restrições.
Redes sociais em geral são um ambiente de grande dispersão

Um comportamento comum nas redes sociais é avançar na timeline em busca de novidades. Os conteúdos ali disponíveis são tantos e competem entre eles. Nada garante que um conteúdo se destacará entre tantos.
Sem contar que é um ambiente de grande dispersão onde grande parte das pessoas querem descontração. Muitas vezes é difícil conquistar a atenção de um potencial cliente que está navegando por aí.
Mas e se conseguir um segundo atenção, o que é melhor? Tentar expor seu trabalho ali mesmo com chances do usuário voltar a se distrair? Ou criar uma interessante chamada para outro ambiente, como seu site por exemplo?
Rede social é como uma festa com som muito alto, bebida, todo mundo a vontade, flertes e disputa por atenção. Mas é tanta agitação que você terá mais chance de uma abordagem mais efetiva se levar aquela(e) pretendente para um ambiente mais calmo ou reservado.
Nas redes sociais acontece algo similar. Suas chances de conversão aumentarão se tirar seu potencial cliente do barulho, da disputa, e levá-lo para seu ambiente, seu site onde, você pode persuadir com mais calma.
Plataformas para divulgar portfólio expõe clientes em potencial para concorrência

Muitos profissionais expõe seus trabalhos em plataformas para divulgação de portfólios. Querer levar um cliente para um ambiente como este é dar a oportunidade para que ele conheça também outros profissionais. Neste ambiente seu sucesso dependerá da sua capacidade de se destacar em um mar de freelancers. Você não precisa passar por um risco tão grande. Concorda?
Nada impede de você expor seu trabalho como freelancer nestas plataformas, pois você tem oportunidade de melhorar seu portfólio com as avaliações e quem sabe até ser indicado para um job. Mas fornecer a url para que um potencial cliente conheça seus trabalhos é uma estratégia ruim e é nesse momento que possuir um portfólio em website com sua administração, com seu domínio, transforma a apresentação de seu portfólio em um momento único onde a experiência do prospecto será focar apenas em seus trabalhos e serviços que você oferece e sem ameaça de expô-lo para concorrência.
Um site só seu, além de permitir que você se diferencie de outros freelancers que oferecem serviços iguais ou semelhantes pode, dependendo do seu conteúdo, fecha a porta de vez para outros profissionais.
Grandes vantagens em você possuir seu website como freelancer

Você conheceu o que pode acontecer quando você baseia sua atividade como freelancer apenas utilizando sites de terceiros. Agora vou te mostrar as vantagens que você obtém quando possui seu projeto com um domínio próprio e com seus conteúdos e arquivos hospedados em um servidor web contratado por você.
Customizar o visual do seu site de forma a posicionar sua marca
Aos construir um site você não encontrará grandes limitações para impor o padrão visual do seu projeto em relação a outras plataformas onde você tem que adaptar a identidade visual do seu negócio ao seu ambiente.
Seu site terá sua cara e poderá transmitir os objetivos de comunicação do seu negócio, sem a interferências do padrão imposto por sites de terceiros. Sua carreira independente precisa dessa liberdade de comunicação e afirmação do posicionamento da sua marca.
A liberdade para customizar seu site conforme seus objetivos de comunicação só favorecerá a percepção de sua marca na mente dos clientes.
Para aqueles que tem interesse em criar e customizar seus próprios sites é indicado a procura por um treinamento completo que ofereça um conteúdo que alinha teoria e prática, que se baseia nos fundamentos do Design e Web Design e que gera os melhores resultados.

Um site é propício para posicionar você como um expert
Nada como um website para mostrar mais sobre como você é profissionalmente. Isso porque como site tem o poder de ser altamente personalizável em comparação com outras plataformas você pode categorizar seu conteúdo de forma que favoreça a sua apresentação.
Você pode criar seções como em nenhum outro lugar e com um visual particular para que exponha o que você tem de mais valor que é o conhecimento que você tem em uma determinada área e em que você pode ajudar seus clientes na buscas por soluções.
Seja na apresentação do portfólio, dos seus serviços, no título do seu website, ou depoimentos, garanta que todos reflitam sua experiência e construa uma marca para você. Deixe seu site falar por você.
Um web site te apresenta não só como um profissional, mas como uma pessoa de negócios

Um website bem desenhado e com conteúdo certeiro transmite credibilidade e mostra ao seu mercado-alvo que você sabe o que está fazendo. A forma que categoriza os conteúdos e portfólio são para ajudar você a vender seus serviços. Você utiliza estes espaços para começar uma negociação.
Seu website é a porta de entrada para sua empresa gerar negócios onde ele representa sua pessoa e “conversa” com o visitante por você. O que você oferece como freelancer é o que sua empresa vende. O design pensado estrategicamente para seu website tem o papel fundamental de direcionar seu potencial para entrar em contato e o com isso prosseguir com a negociação.
Ele possibilita atrair mais pessoas para crescer seu negócio [TOP VANTAGEM]
Você não precisa mais de depender apenas de plataformas de trabalho freelancer para angariar clientes. Com seu site pronto e no ar você está pronto para expandir seus negócios. Você pode criar campanhas de mídia social e links patrocinados para gerar tráfego qualificado para seu site. Se você não tem site para onde mandar as pessoas?
Você pode capturar o e-mails dos visitantes em seu próprio site e pode criar um relacionamento com eles através de e-mail marketing. Essa é uma forma de você estar presente oferecendo conteúdo de qualidade e preparando o terreno para oferecer seus serviços.
Com seu site é possível também que você receba visitas oriundas dos mecanismos de buscas o que seguramente se trata de um tráfego altamente qualificado porque o termo que eles buscam pode vir de encontro com uma solução que você tem para ofertá-los.
Você pode colocar depoimentos e prova social
Uma seção bastante visitada em sites de lojas virtuais é área de comentários com depoimentos sobre os produtos comprados e sobre também o serviço prestado. Isso porque as pessoas buscam referências, buscam por prova social para saber se as negociações foram positivas.
Um website permite que você inclua depoimentos a seu favor, coisa que você não tem controle em redes sociais. Se você realiza um trabalho de qualidade as chances de conseguir depoimentos é muito grande. Solicite aos clientes depoimentos e autorização para postá-los em seu website. Através de um gerenciador de conteúdo como o WordPress ou com algum conhecimento de HTML é possível incluí-los no site.
Os depoimentos ali apresentados geram confiança aos que tem um primeiro contato com seu trabalho.
Você pode demonstrar autoridade escrevendo artigos para blog

Além de seu portfólio, um site possibilita a inclusão de uma ferramenta que favoreça a construção de sua autoridade, um blog.
Criar um blog é uma boa maneira de mostrar aos clientes em potencial do que você é capaz. Portanto é interessante que você ative o blog e compartilhe de maneira adicional seus conhecimentos.
O conteúdo que você compartilhar em seu site gerará autoridade e trará aos seus potenciais clientes a confiança necessária para se conectar com você e encontrar soluções para seus problemas.
Uma grande vantagem de possuir artigos em seu domínio é, não só as pessoas perceberem sua autoridade, mas também os mecanismos de buscas perceberam a relevância nos conteúdos de suas páginas, resultando em um melhor posicionamento, consequentemente em mais tráfego e mais visitas de potenciais clientes.

Conclusão
Este conteúdo foi escrito para sua reflexão. Sempre acreditei que possuir um portfólio abre portas. Porém acredito mais ainda que quando é apresentado em um ambiente só seu, na forma de website, ele resultado em melhores resultados.
E que o você tem a dizer sobre isso? Você também acha que possuir um site é importante? Ou acredita que possuir perfil nas redes sociais e plataformas para freelancers já é o suficiente? Exponha sua opinião nos comentários!
Eu apoio você que projeta e desenvolve websites a ter seu portfólio em um domínio próprio. Até porque é meio estranho alguém que diz criar sites e não tem o seu próprio.
Agora você freelancer de outra área o caminho é contratar um profissional que crie seu site ou se aventurar tentando adquirir um novo conhecimento. O Chief of Design possui um material dedicado exclusivamente para quem quer aprender a construir seus primeiros sites. Falo do Web Designer PRO.
Clique aqui neste link para conhecê-lo melhor.
Espero que este artigo tenha sido útil para você!
Abraços!
The post Por que você freelancer deve ter o seu próprio website? appeared first on Chief of Design.

Por que você freelancer deve ter o seu próprio website?
Fonte: Chef of Design

Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?

Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?

Eae! Tudo bele?
Você acredita que como freelancer os sites que você expõe seus trabalhos já são suficientes para você? Você nunca pensou que possuir um website possa ser a melhor estratégia, dentre todas as formas de marcar presença online, para conquistar clientes? Você não acredita nisso?
Então neste artigo eu vou apresentar uma chance para você poder refletir sobre o quanto de oportunidades você está perdendo por não possuir um website só seu para expor seu trabalhos e divulgar seus serviços.
Este artigo se baseia em duas frentes.
A primeira é te mostrar que depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho não é o caminho ideal. E segundo, quais são as principais vantagens de você, freelancer, possuir seu próprio website.
Então sem mais delongas vamos a primeira frente.
Por que você não deve depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho?
Este trabalho, “Vem com papai”, é um derivado de “Mark Zuckerberg at South by Southwest in 2008.” by Jason McELweenie, usado sob CC BY.
“Mas David. Quer dizer que você é contra usar as redes sociais e plataformas como Behance?”.
Pelo contrário. Sou muito favor. São nesses ambientes que as coisas estão acontecendo, onde é possível compartilhar experiências e principalmente conseguir contatos. Isso porque seu potencial cliente pode ter um perfil nestes sites. Principalmente nas redes sociais.
O que acredito é que existem estratégias mais interessantes para se utilizar nestes ambientes para fazer que seu potencial cliente passe de um curioso que está a procura por um profissional em um ambiente disputado, para um interessado que descobriu um endereço eletrônico que o direciona para ambiente personalizado, onde ele tem oportunidade de saber tudo sobre você, o que você é capaz de fazer e onde você poderá usar sua melhor forma de persuadir e fechar contratos.
Sites de terceiros tem benefício de gerar tráfego, mas levam desvantagem em relação a websites quando seu objetivo de conversão é conseguir clientes. E eu vou te dizer agora sobre 3 desvantagens de utilizar somente eles como forma de divulgação.
Utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho é trabalhar em um ambiente que não é realmente seu

Estamos acostumados a dizer que a página e perfil em uma rede social nos pertence. Mas o que acontece mesmo é que nós somente possuímos uma conta que foi cedida gratuitamente a medida que nós aceitamos algum termo de uso, e que a qualquer momento pode nós ser retirada.
São ambientes que possuem regras e não são as suas regras. E todos estão sujeitos a ter a conta desativada e bloqueado o acesso. Como você pode apostar todas as suas fichas em construir seu empreendimento tão somente em um local que não é realmente seu?
“Mas David, você está exagerando. Tem que abusar muito nestes lugares para ter a conta bloqueada”.
Então se você tem essa confiança permaneça atento e não desafie os termos de uso das comunidades. Mas pouca coisa mesmo você poderá fazer se a rede social deixar de existir.
Quem garante que a plataforma social que você se esforçou anos para construir seu negócio vai durar para sempre?
Antes que você tenha que se preocupar de recomeçar tudo do zero é mais interessante você possuir um site com domínio e hospedagem próprios, lugar este onde tudo é seu verdadeiramente, onde a qualquer momento você pode executar backups dos seus conteúdos e migrar para outro servidor quando você bem entender se não satisfeito.
Não há maior liberdade e posse verdadeira que possuir um domínio de site com seu nome ou de sua marca e que possa ser encontrado desta forma. Que possuir um espaço seu disponível para armazenar dados e arquivos e que possibilitam formar suas páginas web, e fornecer os conteúdos aos seus usuários da melhor forma que você imaginar. E por fim pode administrar seu negócio online sem grandes restrições.
Redes sociais em geral são um ambiente de grande dispersão

Um comportamento comum nas redes sociais é avançar na timeline em busca de novidades. Os conteúdos ali disponíveis são tantos e competem entre eles. Nada garante que um conteúdo se destacará entre tantos.
Sem contar que é um ambiente de grande dispersão onde grande parte das pessoas querem descontração. Muitas vezes é difícil conquistar a atenção de um potencial cliente que está navegando por aí.
Mas e se conseguir um segundo atenção, o que é melhor? Tentar expor seu trabalho ali mesmo com chances do usuário voltar a se distrair? Ou criar uma interessante chamada para outro ambiente, como seu site por exemplo?
Rede social é como uma festa com som muito alto, bebida, todo mundo a vontade, flertes e disputa por atenção. Mas é tanta agitação que você terá mais chance de uma abordagem mais efetiva se levar aquela(e) pretendente para um ambiente mais calmo ou reservado.
Nas redes sociais acontece algo similar. Suas chances de conversão aumentarão se tirar seu potencial cliente do barulho, da disputa, e levá-lo para seu ambiente, seu site onde, você pode persuadir com mais calma.
Plataformas para divulgar portfólio expõe clientes em potencial para concorrência

Muitos profissionais expõe seus trabalhos em plataformas para divulgação de portfólios. Querer levar um cliente para um ambiente como este é dar a oportunidade para que ele conheça também outros profissionais. Neste ambiente seu sucesso dependerá da sua capacidade de se destacar em um mar de freelancers. Você não precisa passar por um risco tão grande. Concorda?
Nada impede de você expor seu trabalho como freelancer nestas plataformas, pois você tem oportunidade de melhorar seu portfólio com as avaliações e quem sabe até ser indicado para um job. Mas fornecer a url para que um potencial cliente conheça seus trabalhos é uma estratégia ruim e é nesse momento que possuir um portfólio em website com sua administração, com seu domínio, transforma a apresentação de seu portfólio em um momento único onde a experiência do prospecto será focar apenas em seus trabalhos e serviços que você oferece e sem ameaça de expô-lo para concorrência.
Um site só seu, além de permitir que você se diferencie de outros freelancers que oferecem serviços iguais ou semelhantes pode, dependendo do seu conteúdo, fecha a porta de vez para outros profissionais.
Grandes vantagens em você possuir seu website como freelancer

Você conheceu o que pode acontecer quando você baseia sua atividade como freelancer apenas utilizando sites de terceiros. Agora vou te mostrar as vantagens que você obtém quando possui seu projeto com um domínio próprio e com seus conteúdos e arquivos hospedados em um servidor web contratado por você.
Customizar o visual do seu site de forma a posicionar sua marca
Aos construir um site você não encontrará grandes limitações para impor o padrão visual do seu projeto em relação a outras plataformas onde você tem que adaptar a identidade visual do seu negócio ao seu ambiente.
Seu site terá sua cara e poderá transmitir os objetivos de comunicação do seu negócio, sem a interferências do padrão imposto por sites de terceiros. Sua carreira independente precisa dessa liberdade de comunicação e afirmação do posicionamento da sua marca.
A liberdade para customizar seu site conforme seus objetivos de comunicação só favorecerá a percepção de sua marca na mente dos clientes.
Para aqueles que tem interesse em criar e customizar seus próprios sites é indicado a procura por um treinamento completo que ofereça um conteúdo que alinha teoria e prática, que se baseia nos fundamentos do Design e Web Design e que gera os melhores resultados.

Um site é propício para posicionar você como um expert
Nada como um website para mostrar mais sobre como você é profissionalmente. Isso porque como site tem o poder de ser altamente personalizável em comparação com outras plataformas você pode categorizar seu conteúdo de forma que favoreça a sua apresentação.
Você pode criar seções como em nenhum outro lugar e com um visual particular para que exponha o que você tem de mais valor que é o conhecimento que você tem em uma determinada área e em que você pode ajudar seus clientes na buscas por soluções.
Seja na apresentação do portfólio, dos seus serviços, no título do seu website, ou depoimentos, garanta que todos reflitam sua experiência e construa uma marca para você. Deixe seu site falar por você.
Um web site te apresenta não só como um profissional, mas como uma pessoa de negócios

Um website bem desenhado e com conteúdo certeiro transmite credibilidade e mostra ao seu mercado-alvo que você sabe o que está fazendo. A forma que categoriza os conteúdos e portfólio são para ajudar você a vender seus serviços. Você utiliza estes espaços para começar uma negociação.
Seu website é a porta de entrada para sua empresa gerar negócios onde ele representa sua pessoa e “conversa” com o visitante por você. O que você oferece como freelancer é o que sua empresa vende. O design pensado estrategicamente para seu website tem o papel fundamental de direcionar seu potencial para entrar em contato e o com isso prosseguir com a negociação.
Ele possibilita atrair mais pessoas para crescer seu negócio [TOP VANTAGEM]
Você não precisa mais de depender apenas de plataformas de trabalho freelancer para angariar clientes. Com seu site pronto e no ar você está pronto para expandir seus negócios. Você pode criar campanhas de mídia social e links patrocinados para gerar tráfego qualificado para seu site. Se você não tem site para onde mandar as pessoas?
Você pode capturar o e-mails dos visitantes em seu próprio site e pode criar um relacionamento com eles através de e-mail marketing. Essa é uma forma de você estar presente oferecendo conteúdo de qualidade e preparando o terreno para oferecer seus serviços.
Com seu site é possível também que você receba visitas oriundas dos mecanismos de buscas o que seguramente se trata de um tráfego altamente qualificado porque o termo que eles buscam pode vir de encontro com uma solução que você tem para ofertá-los.
Você pode colocar depoimentos e prova social
Uma seção bastante visitada em sites de lojas virtuais é área de comentários com depoimentos sobre os produtos comprados e sobre também o serviço prestado. Isso porque as pessoas buscam referências, buscam por prova social para saber se as negociações foram positivas.
Um website permite que você inclua depoimentos a seu favor, coisa que você não tem controle em redes sociais. Se você realiza um trabalho de qualidade as chances de conseguir depoimentos é muito grande. Solicite aos clientes depoimentos e autorização para postá-los em seu website. Através de um gerenciador de conteúdo como o WordPress ou com algum conhecimento de HTML é possível incluí-los no site.
Os depoimentos ali apresentados geram confiança aos que tem um primeiro contato com seu trabalho.
Você pode demonstrar autoridade escrevendo artigos para blog

Além de seu portfólio, um site possibilita a inclusão de uma ferramenta que favoreça a construção de sua autoridade, um blog.
Criar um blog é uma boa maneira de mostrar aos clientes em potencial do que você é capaz. Portanto é interessante que você ative o blog e compartilhe de maneira adicional seus conhecimentos.
O conteúdo que você compartilhar em seu site gerará autoridade e trará aos seus potenciais clientes a confiança necessária para se conectar com você e encontrar soluções para seus problemas.
Uma grande vantagem de possuir artigos em seu domínio é, não só as pessoas perceberem sua autoridade, mas também os mecanismos de buscas perceberam a relevância nos conteúdos de suas páginas, resultando em um melhor posicionamento, consequentemente em mais tráfego e mais visitas de potenciais clientes.

Conclusão
Este conteúdo foi escrito para sua reflexão. Sempre acreditei que possuir um portfólio abre portas. Porém acredito mais ainda que quando é apresentado em um ambiente só seu, na forma de website, ele resultado em melhores resultados.
E que o você tem a dizer sobre isso? Você também acha que possuir um site é importante? Ou acredita que possuir perfil nas redes sociais e plataformas para freelancers já é o suficiente? Exponha sua opinião nos comentários!
Eu apoio você que projeta e desenvolve websites a ter seu portfólio em um domínio próprio. Até porque é meio estranho alguém que diz criar sites e não tem o seu próprio.
Agora você freelancer de outra área o caminho é contratar um profissional que crie seu site ou se aventurar tentando adquirir um novo conhecimento. O Chief of Design possui um material dedicado exclusivamente para quem quer aprender a construir seus primeiros sites. Falo do Web Designer PRO.
Clique aqui neste link para conhecê-lo melhor.
Espero que este artigo tenha sido útil para você!
Abraços!
The post Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website? appeared first on Chief of Design.

Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?
Fonte: Chef of Design

🎙Na mesa do Chief – David Arty e Morandini

🎙Na mesa do Chief – David Arty e Morandini

Eae! Tudo bele?
Hoje trago na mesa do Chief muito especial, pois conversei com o mestre Morandini.
Eu sempre fui fã do trabalho do Morandini, e recentemente tive a oportunidade de convidá-lo para bater um papo e gravar um vídeo para canal. Quero ressaltar a simpatia e disposição dele para criar esse conteúdo. Aceitou e colaborou de imediato.
O Morandini é um artista gráfico e designer brasileiro premiado e reconhecido internacionalmente.
Nesse bate-papo falamos sobre várias coisas como: design, arte, empreendedorismo, clientes, criatividade, bloqueio e ócio criativo, plágio, entre tantos outros assuntos.
Por mim poderia ficar umas 2 ou 3 horas de papo, mas infelizmente temos que reduzir um pouco o tempo para melhor disponibilizá-lo para você.
Aproveita essa entrevista, pois acredito que ela pode ajudar muito no seu aprendizado e ter a oportunidade de ver um artista renomado como o Morandini, conversando abertamente sobre vários assuntos é uma ótima aula para você, com certeza.
Assista agora a essa nova entrevista do Chief. Se acomoda aí, pega um café e curte essa aula com o Morandini.
Entrevista: David Arty e Morandini

 
Conheça o Artista e Designer Morandini
Criar imagens. Esta talvez seja a melhor definição para aquilo que Morandini vem fazendo há mais de 30 anos.
Sem ligar para rótulos, caminha numa espécie de fronteira entre o design e a arte. Suas criações nascem para encher os olhos. Impossível ficar indiferente.
Seus logotipos, artes e ilustrações são feitos para brilhar e dar carona a empresas, produtos, marcas e pessoas em viagens altamente positivas e surpreendentes.
Morandini nasceu em São Paulo, numa casa repleta de arte e música.
Como toda criança, vivia com um lápis na mão rabiscando qualquer papel que passasse pela sua frente. Mas ele cresceu e não parou mais.
Formado em Comunicação Social, também estudou design gráfico, arte e ilustração.
Em 1985, abriu seu estúdio, onde cria logotipos, ilustrações, e programas de identidade visual para que empresas, produtos, serviços e pessoas ganhem destaque nesse mundo cada vez mais repleto de imagens.
Seus trabalhos têm sido usados em embalagens, publicidade, eventos, peças gráficas, arquitetura e ambientes digitais, produzidos para clientes de diversos portes e segmentos.
Ele faz parte do seleto grupo de artistas convidados para quatro edições da Cow Parade, o maior evento de arte urbana do mundo.
Suas criações são caracterizadas por imagens alegres, de aparente simplicidade, mas que provocam e sempre convidam a um segundo olhar.
Designer, ilustrador ou artista gráfico?
Talvez apenas um criador de imagens que busca fazer do mundo um lugar mais divertido e feliz.
Para mim, não importa se é design, arte ou ainda uma terceira possibilidade, sem definição. O que vale mesmo é fazer a diferença na vida das pessoas. Tocar, emocionar e fazer sorrir. O essencial é contribuir com a sociedade, devolvendo a ela um pouco daquilo que recebemos. O valor do nosso trabalho está em seu legado. No que ele pode oferecer de bom para o mundo. Para mim, isso é o que verdadeiramente importa.
– Morandini
Siga a Morandini:
Facebook:
https://www.facebook.com/morandinidesigner
Instagram:
https://www.instagram.com/morandinistudio
Site:
http://www.morandini.com.br
Gostou do vídeo? Eu gostei
Espero que sim. Que esse bate papo tenha sido útil para você, agregando conhecimento e informação para você seguir a sua trajetória profissional.
Aproveita a oportunidade e deixa o seu comentário abaixo! Você já conhecia o trabalho do Morandini? Deixa aí o seu relato.
Ah…E não esqueça de ajudar o nosso canal curtindo e compartilhando com seus amigos o vídeo.
CLIQUEI AQUI e se inscreva no Canal do Chief e fique por dentro das novidades.
Forte abraço.
Até Mais.
The post 🎙Na mesa do Chief – David Arty e Morandini appeared first on Chief of Design.

🎙Na mesa do Chief – David Arty e Morandini
Fonte: Chef of Design

Curso de Web Design Online – Aprenda a criar o seu próprio site do zero

Curso de Web Design Online – Aprenda a criar o seu próprio site do zero

Para você que está pesquisando sobre cursos para formação de Web Designers, nós do Chief of Design desenvolvemos um curso de Web Design online que visa suprir com conhecimentos adequados às principais necessidades que um você precisa para se sentir preparado para os desafios do mercado de trabalho.
Eu sei bem o que é procurar por um curso sobre esse assunto e não encontrar o que desejava. Também sei que é muito difícil achar respostas sobre salário, mercado, o profissional entre outros temas que ficamos com dúvidas quando desejamos ingressar na área.
E quando se acha normalmente é algo mais superficial. Estou falando tudo isso, pois passei por tais dificuldades quando comecei lá nos anos de 2008 e 2009. E esse foi um dos motivos que me impulsionaram a cria o blog sobre Web Design e depois um curso sobre o mesmo tema.
Para tentar ajudar a quem como eu iniciou do zero e busca aprendizado de qualidade, eu criei esse curso de Web Design online. E quero que você saiba que esse curso de Web Designer é fruto de toda experiência que conquistei trabalhando na área, seja como freelancer ou empregado, somado a todos os estudo se cursos que fiz para me atualizar e aprender sobre o segmento.
Portanto o curso se trata de algo real, com aprendizado prático e não feito com base em somente pesquisas e achismos… Eu passei por dificuldade que você talvez esteja passando. E todo esse conhecimento empírico e teórico que adquiri algo longo da minha carreira, tentei traduzir de forma integral nesse curso.
Eu sou David Arty, responsável pelo blog Chief of Design e também pelo curso de Web Design online – WDPRO. Seja bem-vindo(a) e continue a leitura!
Web Designer Pro – O seu curso de Web Design Online

Quero que você saiba que este curso foi projetado para você que não sabe nada de Web Design e está ansiFoso(a) para novas descobertas nesta área, mas também para você que atua na área e que acredita que precisa se atualizar e descobrir novas possibilidades.
Neste curso você aprenderá e também entenderá o porquê de fazer de determinadas ações para construção dos projetos. Por isso para toda ação prática que envolvam os processos de criação dos sites apresentados haverá também a teoria que justifica as aplicações das decisões de design e das linguagens para desenvolvimento de códigos.
Minha proposta é que leia o conteúdo desta página para entender os principais detalhes que envolvem esse curso e também a área de web design.
Nas próximas sessões você entenderá sobre:

O profissional Web Designer. ↓ – [ ↓ atalho para o conteúdo]
O mercado para Web Designers. ↓
Porque você deve optar pelo Web Designer Pro. ↓
Como funciona o curso. ↓
O que você desenvolverá. ↓
Os pré-requisitos. ↓
O conteúdo programático. ↓
Conteúdos extras. ↓
Certificação. ↓
Garantia. ↓

O profissional Web Designer

O grande desafio de um Web Designer é através da interatividade aliada à sua criatividade e princípios do Design desenvolver interfaces digitais funcionais que privilegiam a experiência do usuário e que transmitam os objetivos de comunicação estabelecidos.
Este profissional deve possuir competências técnicas para construção de interfaces para web sites e aplicativos, e peças digitais diversas.
O Web Designer pode atuar em diferentes etapas de um projeto, tanto no planejamento, com questões que envolvam o desenvolvimento de briefings, wireframes, arquitetura de informação, experiência do usuário entre outras atividades relacionadas, quanto na criação e desenvolvimento das interfaces.
Entre habilidades necessárias para um Web Designer se destacam a perícia para aplicar os fundamentos de design, manipulação de softwares para criação e planejamento, domínio mínimo de HTML e CSS e principalmente habilidade para identificar problemas e promover soluções.
Talvez seja novo tudo que estou te dizendo, mas se você gosta de tecnologia, de artes, inovação, comunicação e assuntos relacionados a criatividade, você tem grandes chances de absorver essas habilidades. Tamo junto!
O mercado para Web Designers

A área de Web Design é umas das mais promissoras e está entre as que mais crescem no Brasil. Você sabia que a internet está presente em 63% dos lares no Brasil? Isso segundo levantamento do IBGE em 2016. Isso sem contar os 51,3 milhões de e-consumidores.
E sabe que isso quer dizer? Quer dizer que não há espaço para uma empresa, seja grande ou pequena, não marcar sua presença online.
E o cenário para web design é muito promissor para quem souber construir sites que funcionam em celulares. Isso porque 61% da população adulta no Brasil utiliza smartphones, segundo a Nielsen Ibope.
São muitas oportunidades. Você não está pensando em ficar de fora?
Com este cenário o mercado tem o desafio de disponibilizar a interatividade para o público em geral através de interfaces digitais. E essa necessidade mantém em alta as oportunidades de emprego para profissionais responsáveis pela criação de sites.
Mas para que os profissionais estejam aptos a atuarem requer capacitação que atendam às áreas de programação web, criação, e manutenção de websites e outras ocupações de natureza semelhante.
E onde o Web Designer pode atuar?
O Web Designer pode trabalhar tanto em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem criação de páginas para internet, quanto de forma independente, como Freelancer.
Há espaço em agências de publicidade, produtoras de vídeo, departamento de comunicação e marketing de empresas, editoras de jornais e revistas on-line, ONGs, entre outras opções.
O curso Web Designer Pro é destinado para te deixar preparado para o cenário apresentado até aqui.
Porque você deve optar pelo Web Designer Pro

O grande diferencial do Web Designer Pro é o fato de aliar os conceitos com a prática em suas disciplinas. É comum encontramos cursos que focam em softwares e ferramentas se esquecendo de transmitir o porquê de cada ação aplicada. Isso resulta em profissionais especializados em operação de softwares sem senso crítico para questionar a razão disto ou aquilo e sem argumentos para defender suas decisões nos projetos.
Sem contar que eles se sentem constantemente perdidos.
Mas com a gente é diferente!!!
Com a gente você saberá como utilizar os fundamentos de design, para definir as suas escolhas no layout, você entenderá como funciona um site, onde e como entra o design em uma página web. Afinal acreditamos que princípios como estes devem estar presentes em qualquer bom curso de web design que se preze.
Você poderá atingir metas específicas de um projeto aliando o Design a Conversão para obter metas aumentando o poder de decisão de um usuário.
E não é só isso. Com o Web Designer Pro você;

Você terá contato com o que há de mais moderno sobre linguagens para construção de websites;
Você será desafiado com tarefas onde você poderá observar o processo de seu desenvolvimento criativo;
Terá também acesso a experiência de outros profissionais da área de design em conteúdo especiais que te aproximam da realidade do mercado;
E entre outras coisas você terá o suporte de quem entende bem as dificuldades de quem está começando na área, que vivenciou e absorveu bem o aprendizado decorrentes dos erros e acertos comuns no começo da carreira e que sabe o quão é prazeroso ver um trabalho entregue, aprovado, elogiado e bem remunerado. Quero que você passa essa sensação.

Como funciona o curso

O curso é 100% online. Os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, sendo que você pode assistir as aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. O acesso é ilimitado, você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário.
Já são mais de 100 vídeo aulas na plataforma divididas em módulos. A grande maioria do conteúdo está disponível em vídeos e contempla aulas teóricas e práticas com exercícios e exposições de temas sobre web design e outros relacionados. São também disponibilizados materiais extras para download que complementam as vídeo-aulas.
Como complemento das aulas oferecemos tarefas específicas para que observar o processo de seu desenvolvimento criativo.
Também disponibilizamos na plataforma um campo para você expor suas dúvidas.
O que você desenvolverá
Você desenvolverá todo o conhecimento inerente a um ótimo curso de web design online que abrange a construção de interfaces funcionais e adequadas a quaisquer dispositivos como trabalhar com Grids, HTML, CSS, Design Responsivo, aplicação de conceitos de Arquitetura de informação, User Interface, User Experience, aliado a fundamentos básicos do Design Gráfico como Tipografia, Cores, Gestalt, entre outros.
Tudo isso será obtido com a exposição a aulas teóricas e a um projeto real e completo de construção de um web site, e através das tasks (tarefas).
Na figura a seguir apresenta o layout de um website para ser desenvolvido durante o curso:

Pré-requisitos para este curso de Web Design online
Poderia te dizer que não há pré-requisitos. Mas ao mínimo conhecimentos básicos de um sistema operacional você deve ter. E lógico ter acesso a internet para acessar os conteúdos.
O único atributo que você deve ter é DEDICAÇÃO. Eu poderia falar mil coisas para você e te fazer promessas bonitas, mas eu não acho isso legal e nem quero enganar ninguém.
Para fazer o curso e progredir nos estudos você precisa de dedicação para estudar e aplicar o que será passado no curso. Apenas isso já é o suficiente para ingressar no curso. Nada mais.
O conteúdo programático deste curso de Web Design online
Agora é o grande momento de saber o que você vai aprender no Web Designer Pro distribuído por módulos. Este programa apresenta, o que acredito depois de anos atuando na área, o que há de fundamental em um curso de web design.
Fundamentos de Design
Aqui você terá o contato no que há de fundamental para exercer suas atividades e que vai garantir que suas decisões tenham embasamento.
Essencialmente um Web Designer é um Designer. Precisa conhecer os fundamentos. Por isso neste módulo do curso você terá aulas de tipografia, cores, imagem, grid, layout, gestalt, entre outros.
Reforçando que um curso de web designer que não apresente conteúdos sobre esses fundamentos falha na formação. É comum encontrar cursos só preocupados em ensinar a mexer em softwares. Nós vamos além!
Mas só para você ter ideia de como funciona essa parte do curso, eu liberei algumas aulas do módulo fundamentos de Design do curso de Web Design online WDPRO.
Abaixo você pode conferir uma aula sobre tipografia que tem uma ótima avaliação tanto dos alunos quanto do inscritos em nosso canal no Youtube. Confira abaixo:

Conceitos de Web Design
Existem conceitos específicos para construção de interfaces digitais. Tão importantes em um curso de web design online como os fundamentos citados no tópico anterior. Neste módulo do curso você terá aulas de conceitos de web design como usabilidade, design de interfaces, anatomia de um site, design responsivo, entre outros.
Design para conversão
Como Web Designer você desenvolve funcionalidades que atinge objetivos. Um objetivo comum é a conversão. Uma conversão pode ser um cadastro, uma compra, entre outros. Você precisa facilitar o caminho para que essa conversão aconteça.
Em Design para Conversão você aprenderá como utilizar técnicas de Design para atingir resultados de conversão nas interfaces.
Processo Criativo
Esse é um dos módulos mais importante. Nenhuma criação é por acaso. Existe um processo criativo por trás dos layouts. Neste módulo do curso você conhecerá esse processo e como você pode utilizá-lo.
E com certeza raramente você encontrará algum módulo sobre esse tema . É um escrutínio sobre processo criativo e como você pode utilizá-lo na criação de um projeto web.
Introdução a Photoshop
Uma ferramenta que ajuda muito o Web Designer no planejamento e criação é o Adobe Photoshop. Caso você não entenda nada de Photoshop, não tem problema. No módulo de introdução a Photoshop você conhecerá a ferramenta e conseguirá utilizá-la para criar o layout do site modelo.
HTML e CSS
HTML e CSS são linguagens fundamentais para construção de páginas web. O HTML marca e dá sentido aos conteúdos. O CSS estiliza e dá forma.
É muito importante que um Web Designer tenha conhecimentos em HTML e CSS, pelo menos. Por isso você aprenderá neste módulo do curso HTML e CSS de um jeito mais simples e direto utilizando o método 80/20 e linguagens figurativas.
Desenvolvimento de um site modelo
É isso que você quer ver! Neste módulo do curso você terá aulas práticas sobre criação de site responsivo. Criando desde o layout até o código HTML e CSS.
Guia de WordPress
WordPress é um gerenciador de conteúdo muito utilizado para construção de sites e para publicação de conteúdos. Ele é o gerenciador mais utilizado no mundo e diversos sites importantes são construídos através dele.
Aqui, neste módulo do curso, você terá uma introdução ao WordPress explicando seu funcionamento como: publicação, edição, adição de plugins, instalação, customização, entre outros.
Tema filho com WordPress
O tema filho é uma forma de você desenvolver um website baseado em um modelo pré-pronto herdando algumas características e funcionalidades do mesmo. Com ele você pode construir projetos com mais rapidez.
Neste módulo do curso você aprenderá como planejar, configurar e construir um tema filho que resulte em um site funcional em WordPress.
Conteúdos extras [BÔNUS]

Existem conhecimentos que podem complementar as habilidades de um Web Designer. Uma hora outra você pode se encontrar em uma situação que você precisa de um conhecimento para resolver problemas ainda mais quando você atua como Freelancer, como otimizar sites para os mecanismos de busca (SEO) por exemplo.
Então para complementar este curso de web design online desenvolvi materiais extras referentes à outras atribuições que porventura você precise exercer você se sinta preparado.
Completo a lista de bônus com hangouts com especialistas, dicas para conseguir mais clientes e materiais do Chief of Design. Vamos a eles:
Mini curso de Adobe XD
O Adobe XD é uma ferramenta com excelentes recursos para prototipação e design de sites e aplicativos. Não dá para imaginar um profissional de criação para web sem dominar o fundamental sobre essa ferramenta. E um conteúdo sobre essa ferramenta não poderia estar ausente em um curso de web design como este.
Por isso, neste curso de Web Design online você terá acesso a esse bônus que que te ensinará o principal para que você possa construir suas interfaces.
Hospedagem e Domínio
Tão importante quanto construir um website é saber como fazer para colocar ele no ar, como fazer para enviar os arquivos que o compõe para hospedagem.
Neste bônus você aprenderá como colocar o seu site no ar configurando sua hospedagem e domínio!
Como conseguir mais clientes
Você pode até construir belos websites, entretanto você precisa de clientes. Para isso eu criei uma aula sobre como você pode conseguir mais clientes e dar seus primeiros passos!
Teste A/B
Será que a cor que eu coloquei naquele botão está garantindo a conversão. Como saber? Você pode testar suas escolhas através de testes. Neste bônus você aprenderá a realizar Testes A/B em seus projetos web!
Todos os materiais do Chief of Design

Você terá acesso a todos os materiais do Chief of Design, como os infográficos e eBooks do blog.
Acesso ilimitado a todos os Hangouts com especialistas da área
A gente tem muito a aprender com outros profissionais. Então considero importante que você tenho acesso sem restrição para todas as aulas ao vivo realizadas pelo Chief of Design com outros grandes profissionais do mercado.
Essas aulas te forneceram insights que te aproximará da realidade do mercado.
Mini Curso de SEO
SEO é todo um processo para otimizar páginas para que elas indexam e apareçam bem nos resultados dos buscadores como Google e Bing. Isso possibilita conseguir mais tráfego e visitantes para seus websites.
Talvez você deva ter encontrado esse artigo ou o blog Chief of Design através do Google. E só para você ter ideia mais de 70% do nosso acesso vem de graça através os buscados. E tudo isso conseguimos aplicando técnicas de SEO. Esse assunto é muito importante e não poderia faltar nesse curso de Web Design online.
Este minicurso tem intuito de te apresentar as boas práticas de SEO para que você aprenda também a posicionar os seus sites.
Certificação

Você terá direito a um certificado de conclusão de curso ao completar todas as fases do treinamento. Isso pode ser importante caso você precisa comprovar na Faculdade ou em outro curso que você realizou atividades complementares externas à Faculdade.
Essas atividades servem para acumular créditos em horas complementares. E a certificação do Web Designer Pro vai garantir que você obtenha esses créditos desde que as atividades exercidas aqui estejam relacionadas com sua graduação.
30 dias de Garantia Incondicional

Se você seguir o método, praticar os exercícios e em 30 dias acha que não teve nenhuma evolução ou que o curso não é para você, é só mandar um e-mail que devolvemos todo o seu investimento.
Agora o passo mais importante
Fazer um curso de Web Design online como este pode acelerar seu aprendizado e ainda mostrar coisas que você nem sabia que existia. Imagine você ter que pesquisar todo conteúdo que você acha necessário para ser tornar um Web Designer que estão espalhados por aí. Levaria muito tempo. E sobre as coisas importantes que você nem sabe que existe?
O Web Design Pro pode ser a porta que você necessita encontrar para abrir e absorver todo conhecimento fundamental para atuar na área. Agora é hora do passo mais importante. Você vai abri-la e adentrar em um mundo de possibilidades ou a manterá fechada?
Para ajudar sua decisão te apresentei nesse artigo motivos para seguir na carreira, fui além tão de somente ofertar um treinamento. Ofereci bônus gratuitos cujo valor e capacidade de transformação que eles podem trazer na sua carreira profissional são elevados. Estou também dando uma garantia para que você possa avaliar o quanto esse curso pode ajudar em seus objetivos de aprendizado. Mas um passo a mais é necessário.
Chegou a hora do passo para mudança. Você pode clicar no botão abaixo para garantir a sua vaga no curso de Web Design online.
EU QUERO O CURSO WEB DESIGNER PRO!!!
E antes de terminar sobre esse artigo eu quero te fazer uma pergunta:
Você sabe que existe um problema constante na vida das pessoas? Elas querem realmente mudar e tomar a decisão certa. Porém elas esperam chegar o momento certo para essa mudança. Mas esse momento nunca chega. Porquê o momento certo é você quem faz.
Pois bem… Se você quiser dar o próximo passo e acredita que esse é o momento certo clique neste link e reserve sua vaga para o Web Designer Pro!
E caso você tenha algum receio ou dúvida sobre a integridade do curso, eu vou deixar aqui o depoimento de alguns alunos que já fizeram o Web Designer PRO – curso de Web Design Online.
Forte Abraço.
Até mais.

The post Curso de Web Design Online – Aprenda a criar o seu próprio site do zero appeared first on Chief of Design.

Curso de Web Design Online – Aprenda a criar o seu próprio site do zero
Fonte: Chef of Design