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Snapdragon 8 Gen 4 pode dispensar núcleos de baixo consumo e utilizar processo N3E da TSMC

Snapdragon 8 Gen 4 pode dispensar núcleos de baixo consumo e utilizar processo N3E da TSMC


Atualização (08/12/2023) – FM
O Snapdragon 8 Gen 4 deve marcar uma importante mudança na arquitetura dos chips da Qualcomm. Nesta sexta-feira (08), um novo vazamento revelou possíveis especificações da plataforma que será utilizada nos celulares e tablets mais poderosos de 2024.

O chip deve substituir a CPU Kryo pela Oryon, que será baseada nas mesmas tecnologias utilizadas no Snapdragon X Elite. De acordo com as informações do vazador Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Gen 4 pode seguir a estratégia do MediaTek Dimensity 9300 e trazer somente núcleos de alto desempenho, dispensando unidades de baixo consumo.Clique aqui para ler mais

Snapdragon 8 Gen 4 pode dispensar núcleos de baixo consumo e utilizar processo N3E da TSMC
Fonte: Tudocelular

Hackers usam TestFlight da Apple para instalar keyloggers em iPhones

Hackers usam TestFlight da Apple para instalar keyloggers em iPhones

Hackers encontraram uma nova maneira de bular o sistema de segurança da Apple. É de conhecimento geral que os apps do iOS só podem ser baixados por meio da App Store, que passam por um processo de segurança e apuração da empresa antes de estarem disponíveis para o público geral.

Só que, para quem não sabe, a Apple disponibiliza um aplicativo chamado TestFlight para que os desenvolvedores testem seus conteúdos. E é neste local que alguns malwares estão sendo colocados à prova, como é o caso dos keyloggers, mecanismo que registra o que está sendo digitado no teclado do celular. A descoberta foi feita pela empresa de segurança britânica Certo Software, que descobriu que os cibercriminosos estão aproveitando essas políticas frouxas para espionar usuários de iPhone usando teclados personalizados de terceiros. Eles distribuem os apps neste espaço, assim evitando o processo rigoroso de segurança. Clique aqui para ler mais

Hackers usam TestFlight da Apple para instalar keyloggers em iPhones
Fonte: Tudocelular

Google One fica até 20% mais caro no Brasil; veja os preços

Google One fica até 20% mais caro no Brasil; veja os preços

Google enviou email sobre aumento do Google One (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google One vai ficar 14% mais caro no Brasil quando levamos em consideração o plano Básico, com 100 GB de espaço na nuvem do Google. O valor sobe de R$ 69,99 para R$ 79,90/ano, conforme a empresa começou a informar aos consumidores na noite desta quinta-feira (07). A alta a partir de 6 de janeiro de 2024 pode chegar a 20% caso o usuário opte por 200 GB de espaço online.

No email visualizado pelo Tecnoblog, o Google explica que todos os recursos serão mantidos e que o consumidor não precisa fazer nada. A empresa não informou o motivo do aumento.

Google começou a comunicar sobre aumento do Google One em 7 de dezembro (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quais são os preços do Google One?

Confira abaixo a tabela com o antes e depois do reajuste de preços do Google One.

PlanoPreço antigoPreço novo (2024)AumentoBásico (100 GB)R$ 69,99/anoR$ 79,90/ano14%Padrão (200 GB)R$ 99,99/anoR$ 119,90/ano20%Premium (2 TB)R$ 349,99/anoR$ 389,90/ano11%Premium (5 TB)–––R$ 1.949,90/ano–––Premium (10 TB)R$ 360/mêsR$ 389,90/mês8%Premium (20 TB)R$ 720/mêsR$ 779,90/mês8%Premium (30 TB)R$ 1.080/mêsR$ 1.169,90/mês8%Fonte: Compilação elaborada pelo Tecnoblog

Note que alguns valores são listados dentro do pagamento anual, já que fica mais vantajoso para o consumidor. Já as combinações mais parrudas custam muito e têm assinatura mensal. Imagine só, quem precisa de 30 TB desembolsará R$ 14.038,80 por ano a partir de 2024.

Google One e Apple One

Google One tem 7 planos: de 100 GB a 30 TB (Imagem: Divulgação/Google)

O Google One desembarcou no mercado doméstico em fevereiro de 2018. Trata-se de uma forma de turbinar o Google Drive, uma vez que o serviço gratuito do Google oferece somente 15 GB para guardar emails, fotos, vídeos e outros arquivos.

A inflação está chegando com tudo aos serviços digitais. Em outubro, a Apple decidiu aumentar o preço do Apple One, que fornece espaço na nuvem. A modalidade individual passou de R$ 34,90 para R$ 42,90/mês. A empresa declarou que está focada “em entregar as melhores experiências possíveis para os nossos consumidores ao consistentemente incluir entretenimento de qualidade, conteúdo e recursos inovadores aos nossos serviços”.
Google One fica até 20% mais caro no Brasil; veja os preços

Google One fica até 20% mais caro no Brasil; veja os preços
Fonte: Tecnoblog

Mais insights para ajudar admins a resolver problemas com o hardware do Google Meet

Mais insights para ajudar admins a resolver problemas com o hardware do Google Meet

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 29 de Novembro.

O que vai mudar 

Em 2022, lançamos várias melhorias para o gerenciamento dos dispositivos de hardware do Google Meet. Entre elas estava a opção de mostrar mais informações sobre os problemas do aparelho, como uma descrição da falha, o momento em que ela foi detectada etc. Mas não paramos por aí, e agora vamos oferecer aos admins ainda mais dados importantes. Agora os admins poderão conferir os seguintes tipos de dados de uso:

 

 

Problemas: falhas que prejudicam a integridade do dispositivo detectadas e que persistem ao longo do tempo. Essa funcionalidade já foi lançada e vai continuar incluindo os seguintes tipos de problemas:

Dispositivo off-line
Microfone ausente
Alto-falante ausente
Câmera ausente
Controlador ausente
Tela ausente
Microfone padrão ausente
Alto-falante padrão ausente
Câmera padrão ausente
Câmera da lousa interativa padrão ausente
 

Atividades: registros sobre como um dispositivo de hardware estava sendo usado em um determinado momento, incluindo:

Chamada do Meet 
Chamada do Zoom 
Chamada do Webex
Modo “traga seu próprio dispositivo” [ou computador conectado]
Apresentação local
Apresentação com câmera de lousa interativa 
Atualização de firmware do periférico 

 

 

Eventos: qualquer ocorrência pontual relevante que possa ser útil para admins que buscam solucionar problemas, incluindo:

Atualização do sistema operacional 
Feedback enviado
Reinicialização

Para quem isso é válido?

Administradores

 

Por que isso é importante

A integridade e a funcionalidade da sua frota de dispositivos de hardware do Google Meet são essenciais para a conexão e a colaboração. Dessa forma, é importante que os admins tenham as informações e o contexto necessários para resolver problemas nos aparelhos. Com esses dados extras, os administradores terão ainda mais insights e contexto sobre as falhas e poderão solucionar os problemas com mais rapidez.
 

 

Mais detalhes

No momento, os dispositivos de hardware do Google Meet que não têm o ChromeOS (como Poly X30, X50 e X70) só vão oferecer suporte a dados de atividades para chamadas do Meet.
 

 

Comece agora

Admins: É possível acessar essa página em Admin Console > Hardware do Google Meet > Dispositivos > [Nome do dispositivo] > Histórico do dispositivo. 
Usuários finais: Não haverá impacto, e nenhuma ação é necessária.

 

 

Opções de lançamento

Domínios com lançamento rápido e agendado: Lançamento gradual (até 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 6 de dezembro de 2023

 

Disponibilidade

Disponível para todos os clientes do Google Workspace com dispositivos de hardware do Google Meet

 



Mais insights para ajudar admins a resolver problemas com o hardware do Google Meet
Fonte: Google Workspace

O Google Vault agora oferece suporte ao Google Agenda

O Google Vault agora oferece suporte ao Google Agenda

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 29 de Novembro.

O que vai mudar 

O Google Vault agora é compatível com o Google Agenda. Assim, mais clientes podem realizar as seguintes ações nos dados: 

Gerenciar as regras de retenção padrão e personalizadas. 
Pesquisar e visualizar eventos usando vários filtros, como busca por palavras-chave na descrição ou no título, nomes de convidados, locais e status da resposta do convite. Isso pode ser usado para refinar rapidamente sua pesquisa. 
Pesquisar versões anteriores de eventos, com isso, os admins do Vault podem buscar e exportar eventos que aconteceram em uma data específica. 
Exportar dados em vários formatos, como ICS, PST (formato da solução da Microsoft) e outros formatos CSE descriptografados. 
Aplicar guardas de documentos para evitar a exclusão de dados que precisam ser mantidos por motivos legais.

 

Usar o Google Agenda como serviço na interface do usuário do Vault
 

Para quem isso é válido?

Admins
 

 

Por que isso é importante

O Vault é uma ferramenta de governança da informação e e-discovery para o Google Workspace. Agora os clientes podem reter, guardar, pesquisar e exportar os eventos da agenda. Essa integração auxilia no cumprimento de exigências legais e regionais relacionadas aos dados da Agenda em uma ferramenta central. 

 

 

A integração do Vault com a Agenda é compatível com apps essenciais do Workspace, como Gmail, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Chat e Meet. Isso oferece aos clientes uma experiência consistente em todos os produtos gerenciados no Vault.

 

 

Comece agora

Admins: Na Central de Ajuda, é possível encontrar informações sobre como usar o Vault para pesquisar no Google Agenda, colocar dados sob a guarda de documentos e reter dados com o Vault.

 

Opções de lançamento

 

Domínios com lançamento rápido e agendado: Lançamento gradual (até 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 29 de novembro de 2023.
As atualizações para a API serão lançadas imediatamente após as atualizações na interface do usuário do Vault.
 

Disponibilidade

Disponível para clientes do Google Workspace Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Essentials Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Standard, Education Plus ou com uma licença de complemento do Vault.

 

Recursos

Ajuda para admins do Google Workspace: Usar o Vault para pesquisar no Google Agenda
Ajuda para admins do Google Workspace: Colocar dados do Google Agenda sob a guarda de documentos 
Ajuda para admins do Google Workspace: Reter dados do Google Agenda com o Vault

 



O Google Vault agora oferece suporte ao Google Agenda
Fonte: Google Workspace

Estamos lançando uma nova experiência no Google Chat para dispositivos móveis

Estamos lançando uma nova experiência no Google Chat para dispositivos móveis

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 29 de Novembro.

O que vai mudar?

Recentemente, anunciamos uma experiência do usuário simplificada no Google Chat para ajudar você a encontrar tudo o que precisa com mais rapidez, incluindo novos recursos, como a página inicial e as menções. Hoje, temos o prazer de apresentar uma nova barra de navegação inferior no app do Chat em dispositivos móveis Android e iOS para facilitar o acesso à esses recursos. As seguintes visualizações estão disponíveis: 

Página inicial: A visualização unificada ajuda você a acompanhar suas conversas, com o filtro que faz um detalhamento das mensagens não lidas. 
Mensagens diretas: Acesse uma lista compacta de todas as mensagens individuais e em grupo, incluindo as conversas fixadas na parte de cima da lista. 
Espaços: Confira uma lista compacta de todos os espaços, incluindo os fixados na parte de cima da lista. 
Menções: Encontre mensagens que mencionam você nas conversas e espaços com facilidade. 

 
 

Comece agora 

Admins e usuários finais: Não é preciso fazer nada. Essas atualizações vão aparecer automaticamente nos dispositivos móveis durante as próximas semanas. Confira na Central de Ajuda como usar o Google Chat e como mencionar outra pessoa em uma mensagem. 

 

Cronograma de lançamento 

Android e iOS: 

Domínios com lançamento rápido e agendado: Lançamento gradual (até 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 29 de novembro de 2023 

 

Disponibilidade 

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e usuários com Contas do Google pessoais. 

 

Recursos 

Ajuda do Google: Saiba como usar o Google Chat
Ajuda do Google: Mencionar outra pessoa em uma mensagem



Estamos lançando uma nova experiência no Google Chat para dispositivos móveis
Fonte: Google Workspace

Conheça a nova página inicial do Google Drive

Conheça a nova página inicial do Google Drive

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 28 de Novembro.

O que vai mudar?

Ao longo dos anos, adicionamos recursos ao Google Drive que ajudam você a encontrar arquivos e pastas de forma mais eficiente. Em outubro, lançamos uma nova visualização no Google Drive que mostra todos os pedidos de acesso pendentes, comentários recentes e aprovações de arquivos. Assim, você encontra as atividades recentes e entra em ação com mais rapidez, tudo em um só lugar. 

 

Hoje, temos o prazer de apresentar a mais nova série de mudanças que vão acelerar a produtividade dos usuários com as novas visualizações do Drive. Com a nova página Início do Drive, ficou mais fácil e rápido encontrar os arquivos importantes. Você vai encontrar as seguintes mudanças: 

 

Sugestões personalizadas de arquivos e pastas com algoritmos de aprendizado de máquina que ajudam você a começar mais rapidamente. Essas sugestões utilizam vários indicadores, como os arquivos ou pastas que você abriu, compartilhou ou editou recentemente, e quais documentos estão anexados aos próximos eventos da Agenda. 
Ícones de filtro que restringem a pesquisa para encontrar facilmente os arquivos sugeridos por tipo, pessoa, data de modificação ou local no Drive. 
Um design mais moderno, alinhado com as diretrizes do Google Material Design 3, que ajuda a navegar no Drive com muito mais eficiência.

 

Para quem isso é válido?

Usuários finais 

 

 

Por que usar? 

Com a nova página Inicial do Google Drive, ficou mais fácil e rápido encontrar os arquivos que você precisa e colaborar com outras pessoas. 

 

 

Mais detalhes 

Ao acessar drive.google.com, a página “Inicial” vai abrir, e não mais “Meu Drive”. Se você quiser definir “Meu Drive” como sua página inicial padrão, clique na opção “Mudar para Meu Drive” no banner que aparece na página “Inicial”: 

 

 

Como começar 

Admins: Este recurso não tem um controle específico. 
Usuários finais: O recurso vai ficar ATIVADO por padrão e pode ser desativado pelo usuário. Se algum usuário decidir desativá-lo, a página padrão será “Meu Drive”. Para desativar, acesse “Meu Drive” e clique na opção “Mudar para Meu Drive” no banner. 

Cronograma de lançamento 

Domínios com lançamento rápido: Lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 28 de novembro de 2023 
Domínios com lançamento agendado: Lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 11 de janeiro de 2024 

Disponibilidade 

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e usuários com Contas do Google pessoais 

Observação: a visualização de atividades no Drive está disponível apenas para clientes do Google Workspace

Recursos 

Ajuda do Google: Como usar o Google Drive 
Ajuda do Google: Acessar e reordenar seus arquivos e pastas 
Ajuda do Google: Verificar atividades e versões de arquivos 
Ajuda do Google: Organizar seus arquivos no Google Drive



Conheça a nova página inicial do Google Drive
Fonte: Google Workspace

Atualizações no scanner do Google Drive para dispositivos Android e iOS

Atualizações no scanner do Google Drive para dispositivos Android e iOS

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 28 de Novembro.

O que vai mudar?

Há anos, as pessoas usam o Google Drive em dispositivos Android para digitalizar documentos físicos, como um recibo ou passaporte. No início deste ano, adicionamos um recurso com tecnologia de aprendizado de máquina que sugere títulos relevantes para os documentos digitalizados. 

 

Hoje, vamos apresentar outras melhorias no scanner do Drive para dispositivos Android. Agora, o recurso está integrado à câmera do Google Pixel (link em inglês) e inclui aprimoramentos na experiência com o scanner na hora de digitalizar conteúdo. Você vai encontrar as seguintes mudanças: 

Captura automática: ajuda a digitalizar rapidamente com ótima qualidade 
Visor da câmera: ajuda a posicionar o documento para conseguir a melhor qualidade 
A opção de importar itens do rolo da câmera 
Um jeito mais rápido de começar uma digitalização com o novo botão do scanner 

Além disso, estamos disponibilizando o scanner do Google Drive e o recurso de sugestão de títulos para dispositivos iOS. Agora vai ficar fácil usar um smartphone ou tablet iOS para digitalizar e organizar documentos de forma eletrônica, fazer edições (se necessário), além de receber sugestões de título relevantes com tecnologia de aprendizado de máquina. 

 

 

Como começar

Admins: Este recurso não tem um controle específico. 
Usuários finais: 

Abra o app Drive app no dispositivo Android > digitalize um documento usando o ícone de câmera ou o botão “Digitalizar” abaixo do ícone “+” > avalie/ajuste o corte automático > digitalize várias páginas em uma sessão (se necessário) > aplique os filtros > salve no Drive. 
Abra o app Drive app no dispositivo iOS > digitalize um documento usando o ícone de câmera ou o botão “Digitalizar” abaixo do ícone “+” > avalie/ajuste o corte automático > digitalize várias páginas em uma sessão (se necessário) > aplique os filtros > salve no Drive. 
Observação: As sugestões de título estão disponíveis apenas nos EUA. 
Saiba mais sobre a digitalização de documentos com o Google Drive na Central de Ajuda.

 

Opções de lançamento

iOS: 

Domínios com lançamento rápido e agendado: lançamento completo (de um a três dias para a disponibilização do recurso) a partir de 28 de novembro de 2023 

Android: 

 O recurso já pode ser usado. 

Disponibilidade 

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e usuários com Contas do Google pessoais. 

Recursos 

Ajuda do Google: Digitalizar documentos com o Google Drive



Atualizações no scanner do Google Drive para dispositivos Android e iOS
Fonte: Google Workspace

App Arquivos, do Google, ganha busca inteligente para encontrar texto

App Arquivos, do Google, ganha busca inteligente para encontrar texto

Ideia é facilitar na hora de encontrar um arquivo (Imagem: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash)

O aplicativo Arquivos, desenvolvido pelo Google e disponível para Android, agora consegue encontrar informações como textos e objetos em documentos e imagens. A nova ferramenta se chama “Smart Search” (ou “busca inteligente”, em tradução livre) e ainda está em fase experimental, mas já aparece para alguns usuários.

O registro de mudanças do aplicativo na Play Store explica um pouco melhor o que a Smart Search pode fazer:

Estamos testando capacidades avançadas de busca para encontrar arquivos com mais facilidade. Se a Smart Search aparece nas Configurações, experimente procurar:– texto em imagens e PDFs – localização e objetos em imagens – artista, álbum e título em áudios e vídeos

A ideia, no fim das contas, é simples: você não precisa lembrar qual o nome do arquivo que deseja para conseguir encontrá-lo; apenas uma parte do conteúdo dele — como assunto, título ou algo do tipo — já é suficiente. Como o celular é cada vez mais usado para arquivos importantes, uma ferramenta do tipo é muito bem-vinda.

Smart Search é boa, mas pode melhorar

Segundo o Google, o aplicativo escaneia os arquivos periodicamente, mas pode demorar alguns dias até que o recurso esteja pronto para uso, após ser ativado.

O Android Police testou e aprovou a novidade. Segundo o site, o reconhecimento de texto é ótimo e confiável na maioria do tempo. Ele funciona bem com PDFs e imagens, sejam elas fotos ou capturas de tela.

Também dá para fazer buscas por objetos, digitando “gatos” encontrar arquivos com imagens de gatos, por exemplo. Neste caso, porém, o resultado não é muito satisfatório, já que fica atrás do próprio app Fotos, que também é do Google.

Por outro lado, há a vantagem de funcionar no próprio aparelho, sem precisar da nuvem, ou mesmo de conexão com a internet. Já a busca por localizações, apesar de constar no changelog, não funcionou nos testes do Android Police.

Com informações: Android Police
App Arquivos, do Google, ganha busca inteligente para encontrar texto

App Arquivos, do Google, ganha busca inteligente para encontrar texto
Fonte: Tecnoblog

Apple e Google compartilham histórico de notificações com autoridades

Apple e Google compartilham histórico de notificações com autoridades

Notificações ficam registradas em servidores da Apple ou do Google, dependendo do sistema operacional (Imagem: Duo Nguyen/Unsplash)

Apple e Google confirmaram que autoridades podem acessar notificações que foram enviadas para celulares. Para isso, o Google exige uma ordem judicial, enquanto a Apple requer apenas uma intimação.

As informações vieram a público após uma carta do senador dos EUA Ron Wyden. Ele quer que o Departamento de Justiça atualize ou remova políticas que proíbem que empresas informem o público sobre pedidos secretos de governos.

Wyden diz ter recebido uma denúncia de que Apple e Google compartilham notificações “push” com autoridades, mas, ao questionar as empresas, elas alegaram não poder falar sobre isso, devido a uma proibição do governo federal dos EUA.

Apple e Google confirmam solicitações

Apesar de terem se recusado a falar com a equipe do senador, Apple e Google emitiram comunicados públicos comentando a carta.

A Apple confirmou que o governo federal dos EUA a proibiu de compartilhar informações sobre essas solicitações. No entanto, como o método se tornou público, ela vai passar a detalhar estes pedidos em seus relatórios de transparência futuros.

A empresa também atualizou suas diretrizes para processos jurídicos nos EUA. Agora, elas incluem um trecho que diz que registros de notificações push podem ser obtidos com uma intimação ou um processo legal de nível mais alto.

Notificações push passam por servidores antes de chegar ao aparelho (Imagem: Jamie Street/Unsplash)

O Google também confirmou que recebe solicitações para acesso a registros de notificações push, mas que elas precisam de ordens judiciais.

A companhia afirmou que inclui este tipo de informação em seus relatórios de transparência. Segundo uma reportagem da Wired, os relatórios divulgados entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022 não especificam quantas solicitações eram direcionadas a notificações.

O Washington Post analisou alguns processos que envolveram acesso a notificações de suspeitos. Entre eles, estão casos de lavagem de dinheiro e pornografia infantil, bem como envolvimento na invasão do Capitólio, em 2021.

Como investigadores acessam notificações

Ao contrário do que muita gente pensa, notificações push não vão diretamente do app para a tela do celular. Elas precisam passar por serviços dos sistemas operacionais, como o Push Notification Service, do iOS da Apple, e o Firebase Cloud Messaging, do Android do Google.

Como explica a Wired, cada usuário de um app recebe um token de push, que é compartilhado entre o app e o sistema de notificações do sistema operacional. Esses tokens não são ligados permanentemente a um usuário, e podem mudar caso ele desinstale e reinstale um app ou troque de aparelho.

Para descobrir o token, as autoridades precisam procurar primeiro o desenvolvedor do aplicativo de interesse. A partir daí, elas procuram a Apple e o Google e solicitam informações associadas.

Com informações: Wired, Washington Post, Ars Technica
Apple e Google compartilham histórico de notificações com autoridades

Apple e Google compartilham histórico de notificações com autoridades
Fonte: Tecnoblog