Blog

Tecnoblog estreia Tecnochat – assistente de IA que responde dúvidas sobre tecnologia

Tecnoblog estreia Tecnochat – assistente de IA que responde dúvidas sobre tecnologia

Tecnoblog estreia Tecnochat – assistente de IA que responde dúvidas sobre tecnologia (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Tecnoblog recebe diariamente centenas de milhares de visitantes que desejam sanar dúvidas sobre tecnologia. Pode ser desde coisa muito simples até questionamentos bastante complicados. No TB Responde, mapeamos essas perguntas e oferecemos explicações da forma mais completa possível. No entanto, ainda assim existem questionamentos muito específicos.

A partir de agora (mais especificamente, desde o dia 21/06), passamos a contar com a inteligência artificial para que ninguém saia do site sem ser atendido. Esta IA – apelidada de Tecnochat – foi alimentada com nosso próprio conteúdo sobre tecnologia, negócios e inovação. Estamos falando de informação correta e apurada, em tutoriais testados pela nossa redação.

Com esta novidade, incluímos a inteligência artificial generativa no maior site independente de tecnologia do país. Ela irá beneficiar os mais de 12 milhões de usuários que acessam nossas páginas todos os meses.

Como funciona o Tecnochat?

Screenshot de uma conversa com o Tecnochat. (Imagem: Thiago Mobilon / Tecnoblog)

Nossa IA utiliza as tecnologias mais recentes de machine learning e processamento de linguagem natural para oferecer respostas precisas e personalizadas. E o melhor de tudo: é totalmente grátis. O leitor não precisa nem sequer fazer login. Basta rolar até o final de uma matéria da editoria TB Responde para visualizar o chat. Ele está sempre pronto para te ajudar.

Além de ser treinada com todos os conteúdos do Tecnoblog, nossa IA também entende o contexto da matéria que está sendo acessada. É possível fazer perguntas sequenciais sobre aquele mesmo tema, sem a necessidade de explicá-lo.

Visão do Tecnoblog sobre o uso de inteligência artificial

Já utilizamos ferramentas de IA em diversos processos do TB, como edição de conteúdo audiovisual, revisão de textos e geração de resumos para matérias. Em todos os casos, sempre com supervisão humana. O Tecnochat chega para somar e ampliar esta iniciativa.

Continuaremos pensando em novas formas de integrar a tecnologia nas rotinas da empresa, sempre com o intuito de melhorar a produtividade do nosso time e de elevar a já reconhecida qualidade dos conteúdos que publicamos – seja no site, nos nossos perfis sociais, nos canais de WhatsApp e onde mais for relevante.

Estamos muito empolgados com o lançamento do Tecnochat porque acreditamos que ele ajudará muitas pessoas nas suas dúvidas sobre tecnologia! Mal podemos esperar pra saber a opinião de vocês. Experimente agora mesmo, basta acessar qualquer matéria do TB Responde e nos enviar seu feedback aqui nos comentários.
Tecnoblog estreia Tecnochat – assistente de IA que responde dúvidas sobre tecnologia

Tecnoblog estreia Tecnochat – assistente de IA que responde dúvidas sobre tecnologia
Fonte: Tecnoblog

Galaxy A55 (128 GB) nunca esteve tão barato quanto hoje no Mercado Livre

Galaxy A55 (128 GB) nunca esteve tão barato quanto hoje no Mercado Livre

Galaxy A55 tem tela Super AMOLED de 120Hz e com HDR10+ (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Amanhã é o último dia das ofertas do Descontaço no Mercado Livre, e ainda dá tempo de você aproveitar esses descontos históricos. Hoje, por exemplo, o Galaxy A55 de 128 GB está saindo por apenas R$ 1.619, ficando mais barato que a oferta da semana passada. Para chegar neste preço, basta aplicar o cupom GANHOU150, optar por pagar via Pix e seguir até a página de confirmação da compra.

Confirmação da compra do Galaxy A55 de 128 GB (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)

Em março desse ano, o Galaxy A55 de 128 GB chegou ao Brasil por R$ 2.999. Depois disso, seu preço médio caiu para os R$ 2.069 no varejo, considerando as promoções dos últimos 3 meses registradas no Zoom. E semana passada, ele até chegou a receber outro descontaço, saindo por R$ 1.700 no Mercado Livre. Aquele já era o menor preço histórico para o período, até ser superado pela oferta de hoje.

Mas sabe quem ficou sabendo dessa oferta muito antes de você? Os membros dos grupos do Achados do TB no Telegram ou WhatsApp. Quem participa dos nossos canais tem acesso a uma curadoria quase diária das melhores promoções em itens de tecnologia do varejo. Sem “metade do dobro” e nem produtos que não valem a pena, tudo passa pela cuidadosa curadoria de ofertas do Tecnoblog.

Galaxy A55: o intermediário avançado de 2024

Galaxy A55 tira fotos de até 50 megapixels (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Se você quer pagar menos de dois mil reais por um celular que atenda bem às necessidades do dia a dia e vá um pouco além, esse aqui é o indiciado. Afinal, o A55 é o modelo mais avançado da linha intermediária Galaxy A da Samsung atualmente. E olhando para o histórico dos seus antecessores (como Galaxy A54) e para o Exynos 1480 e a RAM de 8 GB na ficha técnica, é esperado que ele rode bem até streamings e jogos mais leves.

E como já é regra da marca, a experiência com a tela em ambos os casos também será muito boa. O display do A55 é um Super AMOLED traz pretos profundos, fluidez — com taxa de atualização de 120 Hz —, e muito brilho — com 1.000 nits. Ademais, a experiência com as câmeras também deve ser excelente para a categoria, já que seu conjunto é equipado com sensor principal de 50 MP e frontal de 32 MP.

Galaxy A55 tem como novidade a Key Island, que realça as teclas laterais do aparelho (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

E como um celular de 2024, o Galaxy A55 ainda será atualizado por muito tempo, estendendo seu custo-benefício. A Samsung seguirá atualizando o smartphone até o Android 18, e oferecerá updates de segurança pelos próximos 5 anos. Por fim, outro ponto positivo nesse sentido são as proteções IP67 contra água e poeira e Gorilla Glass Victus+ contra arranhões e riscos na tela.
Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.Galaxy A55 (128 GB) nunca esteve tão barato quanto hoje no Mercado Livre

Galaxy A55 (128 GB) nunca esteve tão barato quanto hoje no Mercado Livre
Fonte: Tecnoblog

Microsoft proibirá o uso de celulares Android para funcionários na China

Microsoft proibirá o uso de celulares Android para funcionários na China

A partir de setembro, Microsoft usará apenas iPhones para autenticar o acesso a dispositivos e ferramentas de trabalho (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Microsoft proibirá o uso de celulares Androids para atividades de trabalho na China. Em um memorando publicado recentemente, a big tech informa aos funcionários do país que apenas iPhones serão utilizados para a autenticação de acesso em computadores da empresa. A medida passa a valer a partir de setembro.

O motivo da Microsoft impedir o uso de celulares Android está ligado ao programa Secure Future Initiative. Este programa da big tech visa ampliar a cibersegurança na operação da empresa. Porém, a medida da Microsoft também está ligada com a fragmentação do Android — e possivelmente com as acusações de espionagem envolvendo celulares chineses.

Nada de Xiaomi ou Huawei dentro da Microsoft

Com a nova política da Microsoft, aparelhos da Xiaomi ou Huawei, por exemplo, não poderão ser usados para o acessar dispositivos ou serviços necessários para o trabalho. Como a Play Store (loja de apps do Google) não é disponibilizada na China, as fabricantes desenvolvem suas próprias lojas.

Play Store não está disponível na China, o que leva fabricantes a usarem suas próprias lojas (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

No memorando, a Microsoft aponta a ausência da Play Store como um dos motivos para proibir o uso de celulares Android em sua operação. Existem acusações do governo americano de que marcas como a Huawei compartilham informações de usuários com o governo chinês. A Microsoft não cita essas acusações no texto — e também não se pronunciou sobre o caso.

Os empregados da big tech utilizam o Microsoft Authenticator e Identity Pass (dois serviços próprios) para acessar dispositivos e ferramentas da empresa. Outro ponto na decisão da companhia é que nem mesmo smartphones da Samsung poderão ser usados.

No lugar do smartphone Android “da firma”, os empregados passarão a usar o iPhone 15. O jornal Bloomberg, que teve acesso ao memorando, não divulgou na íntegra o conteúdo do documento. Assim, não ficou explicado se empregados que possuem iPhones como celulares próprio também terão que usar o novo smartphone da companhia.

Com informações: Bloomberg e The Verge
Microsoft proibirá o uso de celulares Android para funcionários na China

Microsoft proibirá o uso de celulares Android para funcionários na China
Fonte: Tecnoblog

Vivo convoca “ninjas” e muda app para resolver problemas dos clientes

Vivo convoca “ninjas” e muda app para resolver problemas dos clientes

Vivo aparece entre as maiores operadoras de telecomunicações do país (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

“Nós queremos parar de apenas resolver os problemas dos clientes e passar a gerar valor para eles.” Assim se resume o movimento mais recente da Vivo no campo do atendimento ao consumidor. Para tanto, uma série de iniciativas estão em andamento: desde a inauguração de centros de excelência técnica pelo país, passando pela unificação de dois aplicativos num só, de acordo com a diretora executiva de experiência do cliente.

Carla Beltrão me atendeu para uma franca (e exclusiva) conversa sobre as muitas dificuldades de qualquer empresa de telecomunicações na hora em que o consumidor passa por um pepino. Ela detalha o que a Vivo tem feito nos últimos meses. Vamos lá?

Centro de excelência

Talvez o passo mais ousado seja a criação de centros de excelência técnica com profissionais que são “ninjas” (palavra da Carla) em aspectos específicos dos produtos e serviços. A novidade está em seis regiões e deve chegar a todo o território nacional até agosto.

A executiva nos conta que o cliente ligará no 0800 e cairá nesta verdadeira força de elite apta a tratar de reparo ou instalação. “O operador tem um conhecimento técnico maior do que os atendentes que cuidam de outros assuntos”, diz Carla.

Atual app Vivo traz informações de fixo e móvel (imagem: reprodução)

O projeto é fruto de uma mudança organizacional. Antes, as empresas terceirizadas lidavam diretamente com os assinantes, o que poderia gerar uma enxurrada de ligações ou mensagens via Zap. Agora, o centro técnico da Vivo captura as necessidades e coordena as comunicações com os clientes.

“Nós vamos avisar caso haja chances de o técnico atrasar. Saberemos onde ele está e quanto tempo falta para chegar ao cliente.” A novidade é particularmente interessante para o serviço de fibra ótica, já que a internet residencial vem ganhando importância dentro do portfólio da Vivo.

Carla explica que os atendentes do centro técnico contam com ferramentas mais robustas para tentar resolver complicações que não dependam de atendimento presencial. Eles vão ligar para o cliente depois de uma falha massiva numa região, a fim de ter certeza que o sinal voltou.

Inteligência artificial

Outro ponto promissor tem a ver com a inteligência artificial. Os modems na casa dos clientes já conversam com a nave-mãe da Vivo. Agora, uma nova solução em fase de implementação também avisa quando a pessoa fez reinicializações forçadas (quem nunca?!) muitas vezes seguidas.

Carla me disse que a Vivo está em fase de calibrar o modelo para este tipo de funcionalidade. “Estamos avaliando frequência e similaridade, entre outros atributos. Um representante da Vivo vai te ligar para perguntar se está com dificuldade ou mandar uma carga adicional se for de madrugada”. conta a executiva. “Estamos só no começo dessa mudança!”

Carla Beltrão é diretora executiva de experiência do cliente na Vivo (imagem: divulgação)

A ideia é entender melhor a realidade do assinante e eventualmente rentabilizar essa relação. Digamos que a pessoa more numa casa de 300 m² e tenha se acostumado a ficar sem internet na piscina. Isso poderia ser facilmente resolvido com a instalação de um repetidor. “Daremos essa consultoria porque entendemos que faz parte de sermos uma empresa de tecnologia.”

Será o suficiente para mudar a percepção do cliente? Não temos como saber. Os dados mais recentes da Anatel colocam a Vivo na desagradável primeira posição em queixas de banda larga, com quase 99 mil no ano passado. Já no Reclame Aqui, o principal motivo para críticas são as cobranças indevidas (25,4% do total).

Mais app oficial e menos WhatsApp

A Vivo decidiu unificar os aplicativos dedicados aos serviços móvel e fibra em 2021. Desde então, a transição vem sendo feita com o objetivo de “focar mais no cliente e menos no produto”. É por isso que a versão inclui opções de rever a assinatura em variadas áreas. É o que Beltrão classifica como “jornada cruzada”.

Ela nos explica que os procedimentos dentro do app estão mais curtos e requerem menos etapas. E o que os clientes mais fazem por lá? Aqui vai o ranking:

Consultar a fatura (e, a partir daí, realizar tarefas como gerar PDF, compartilhar com alguém, pagar ou renegociar)

Verificar o consumo da franquia de internet móvel (junto de opções como aumentar o plano, compartilhar a informação, contratar pacote adicional ou balancear melhor entre titular e dependente)

Suporte técnico

O time de Carla tem planos ambiciosos para o futuro. Por exemplo, permitir a criação de uma rede Wi-Fi para visitantes diretamente no app, sem entrar no admin do modem. O software também deve ganhar funções de realidade aumentada (AR), de modo a orientar melhor o cliente sobre como realizar certos procedimentos que envolvem o corpo do aparelho.

Consulta de fatura é o serviço mais procurado do app Vivo (imagem: reprodução)

O app oficial passa a ter papel central na relação com a empresa. Enquanto isso, o perfil oficial no WhatsApp perde força. Carla resume: “Reavaliamos a situação e concluímos que os recursos principais ficariam no nosso aplicativo, onde controlamos 100% da tecnologia. Replicar a funções no WhatsApp era um desvio de atenção.” Ela salienta, porém, que o mensageiro continua em uso para vendas e o que chama de “conversas quentes”, quando é necessário falar de imediato com o consumidor.

Tamanho interesse pelo app oficial se explica nos números oficiais: são 22 milhões de usuários por mês, que geram 84 milhões de interações.

Cada assinante abre o app cerca de 4,4 vezes por mês. Resta saber se, com estes novos movimentos, as pessoas irão passar menos raiva ao interagir com a gigante das telecomunicações. Estou curioso para saber: você tem tido uma experiência melhor com a Vivo nos últimos tempos? Conte nos comentários.
Vivo convoca “ninjas” e muda app para resolver problemas dos clientes

Vivo convoca “ninjas” e muda app para resolver problemas dos clientes
Fonte: Tecnoblog

Google Pixel Watch 3: relógio tem possíveis detalhes revelados em certificação da FCC

Google Pixel Watch 3: relógio tem possíveis detalhes revelados em certificação da FCC

O Google deve anunciar o Pixel Watch 3 como seu novo relógio inteligente em 13 de agosto, durante o mesmo evento que servirá como palco de apresentação do Pixel 9. No domingo (07), quatro modelos do smartwatch foram identificados no banco de dados da FCC — órgão regulador de telecomunicações dos Estados Unidos.

Do total de smartwatches encontrados no banco de dados, duas variantes suportam conexão LTE. Isso parece confirmar os rumores de que o Pixel Watch 3 será lançado em duas opções de tamanho: 41 e 45 milímetros. Cabe lembrar que as duas primeiras gerações do relógio tiveram uma única opção de 41 milímetros.Todos os modelos suportam conexão com banda ultralarga (UWB), que permitirá desbloquear um smartphone compatível automaticamente quando estiver próximo. Além disso, haverá Wi-Fi de 5,0 GHz, que pode tornar atualizações e outros processos mais rápidos e estáveis em comparação com o Pixel Watch 2, que suporta apenas Wi-Fi de 2,4 GHz.Clique aqui para ler mais

Google Pixel Watch 3: relógio tem possíveis detalhes revelados em certificação da FCC
Fonte: Tudocelular

Google Play Protect pode receber melhorias na identificação local de APK com vírus

Google Play Protect pode receber melhorias na identificação local de APK com vírus

O Google possui uma série de medidas de segurança para tentar proteger seu celular de invasões vindas de aplicativos maliciosos, tais como o Google Play Protect, Google Play Services e a própria Play Store.

O Play Protect realiza uma verificação de segurança em aplicativos baixados da Play Store e em APKs instalados manualmente, mas parece que o Google pode realizar uma modificação no scan de APKs, trazendo regras mais rígidas e tornando a proteção maior.No ano passado, o Google adicionou um recurso que permite analisar localmente os aplicativos desconhecidos em busca de malware com a Play Store v37.5. Isso poupa o usuário do processo de fazer o upload e pedir que o Google analise aplicativos suspeitos, além de modificar a dinâmica do Play Protect, que era totalmente baseada em seu servidor.Clique aqui para ler mais

Google Play Protect pode receber melhorias na identificação local de APK com vírus
Fonte: Tudocelular

CMF Watch Pro 2 e Buds Pro 2 são anunciados com preço acessível

CMF Watch Pro 2 e Buds Pro 2 são anunciados com preço acessível

A CMF apresentou algumas novidades para o seu público, além do celular com design modular. Nesse sentido, a subsidiária da Nothing também revelou o Watch Pro 2 e o Buds Pro 2 que, assim como o smartphone exibido, chegam com a proposta de serem mais acessíveis.CMF Watch Pro 2

Para começar, o relógio inteligente da companhia chega com outro visual em comparação com o modelo apresentado por ela no ano passado. Nesse sentido, ele traz um formato circular em vez do quadrado da geração anterior. A tela é do tipo AMOLED com 1,32 polegada e ele tem recursos como um algoritmo de ajuste automático de brilho e widgets personalizáveis.

Não apenas isso, como também vale destacar que ele traz GPS integrado e vem com monitoramento de sono e acelerômetro. Na parte de bateria, a empresa diz que ele consegue ficar até 11 dias longe da tomada, mas o tempo pode cair para 9 dias se o uso do dispositivo for mais intenso.Clique aqui para ler mais

CMF Watch Pro 2 e Buds Pro 2 são anunciados com preço acessível
Fonte: Tudocelular

Android não! Funcionários da Microsoft na China devem usar iPhone para medidas de segurança

Android não! Funcionários da Microsoft na China devem usar iPhone para medidas de segurança

Apple e Microsoft sempre foram duas das maiores concorrentes na indústria de tecnologia, mas esta semana, descobrimos que, ao menos na China, a gigante de Redmond exige que seus funcionários utilizem celulares iPhone para recursos de autenticação. A partir de setembro deste ano, o uso de celulares Android como dispositivos de autenticação multifator será banido na Microsoft China, com os funcionários sendo obrigados a utilizar iPhones como alternativa.

O pedido certamente é curioso, tendo em vista que os funcionários utilizam, majoritariamente, PCs com Windows. A mudança é parte da Microsoft Secure Future Initiative, anunciada no ano passado. O Apple iPhone 15 Pro está disponível na Mercadolivre por R$ 6.325. O Apple iPhone 15 Plus está disponível na Kabum por R$ 5.699 e na Amazon por R$ 6.199. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Apple iPhone 15 está disponível na Mercadolivre por R$ 4.545. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Apple iPhone 15 Pro Max está disponível na Mercadolivre por R$ 7.127. (atualizado em 08 de July de 2024, às 11:14)Clique aqui para ler mais

Android não! Funcionários da Microsoft na China devem usar iPhone para medidas de segurança
Fonte: Tudocelular

Filme de Fórmula 1 da Apple com Brad Pitt tem primeiro teaser trailer revelado

Filme de Fórmula 1 da Apple com Brad Pitt tem primeiro teaser trailer revelado

Parece até mesmo alguma brincadeira ou um filme paródia, mas “F1”, estrelado por Brad Pitt, é bem real e já teve seu primeiro teaser trailer divulgado recentemente pela a Warner Bros. Picture e pela Apple Studios. O trailer mostra um pouco do que podemos esperar do novo título e ele deve chegar no verão de 2025.

No trailer divulgado, temos a famosa música “We Will Rock You”, do Queen, como tema principal do teaser divulgado. Brad Pitt interpretará o personagem Sonny Hayes, um piloto de Fórmula 1 mais velho e fictício, então podemos esperar uma história original, mas ambientada num esporte clássico que conhecemos.

Além de algumas corridas, muita velocidade, cenas com Brad Pitt e a música do Queen, não há muitas outras informações sobre o filme e seu enredo. Tudo o que sabe é que, em F1, Hayes é um piloto que precisou se afastar das corridas após um acidente, mas, anos depois, é convencido a voltar para se tornar o mentor de um novo piloto. Clique aqui para ler mais

Filme de Fórmula 1 da Apple com Brad Pitt tem primeiro teaser trailer revelado
Fonte: Tudocelular

CazéTV bate novo recorde de audiência com Eurocopa 2024 e vai transmitir mais dois torneios

CazéTV bate novo recorde de audiência com Eurocopa 2024 e vai transmitir mais dois torneios

A CazéTV é uma das emissoras oficiais que transmite a Eurocopa 2024. Depois de atingir um número impressionante no Samsung TV Plus, o canal de Casimiro Miguel e Livemode atingiu um novo recorde na última sexta-feira (5).

Durante a exibição de Portugal x França, pelas quartas de final, a CazéTV alcançou 6,114 milhões de aparelhos conectados simultaneamente no YouTube, segundo informou o próprio Casimiro no sábado (6). Até então, o número divulgado pelo UOL dava conta de 5,5 milhões.Com esse índice, a partida da UEFA Euro 2024 se tornou a segunda mais assistida do canal. Ela perde apenas para os 6,9 milhões na eliminação do Brasil para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar.Clique aqui para ler mais

CazéTV bate novo recorde de audiência com Eurocopa 2024 e vai transmitir mais dois torneios
Fonte: Tudocelular