Blog

Linha Samsung Galaxy S25 supera Galaxy S24 e ultrapassa 3 milhões de vendas na Coreia

Linha Samsung Galaxy S25 supera Galaxy S24 e ultrapassa 3 milhões de vendas na Coreia

A família Galaxy S25 estaria fazendo um grande sucesso e já teria ultrapassado as 3 milhões de unidades vendidas na Coreia do Sul, conforme aponta a agência de notícias coreana Yonhap News. Os números seriam recordes por terem sido atingidos antes do esperado, superando a linha Galaxy S24. O relatório também menciona a alta popularidade dos recentes Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7, ainda que detalhes mais específicos não tenham sido divulgados.Segundo as informações, divulgadas pela própria Samsung, a linha Galaxy S25 teria ultrapassado as 3 milhões de unidades vendidas na Coreia do Sul na última sexta-feira (1), o que refletiria um grande sucesso — modelos específicos não são citados, mas é provável que o levantamento considere apenas o Galaxy S25, o Galaxy S25 Plus e o Galaxy S25 Ultra, em virtude da menção do lançamento em fevereiro.

A conquista recebeu destaque por ter sido atingida dois meses antes do que foi visto com o Galaxy S24, que levou cerca de 8 meses para chegar ao mesmo patamar, e projeta um futuro promissor para os aparelhos mais recentes ao considerarmos que a geração anterior já teria batido recordes ao vender 20% a mais que a linha Galaxy S23.O Samsung Galaxy S25 Plus está disponível na Mercadolivre por R$ 5.549. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S25 está disponível na Amazon por R$ 3.998. O custo-benefício é ótimo e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S25 Ultra está disponível na Mercadolivre por R$ 6.999. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. (atualizado em 05 de August de 2025, às 10:26)Clique aqui para ler mais

Linha Samsung Galaxy S25 supera Galaxy S24 e ultrapassa 3 milhões de vendas na Coreia
Fonte: Tudocelular

Melhor tablet acima de R$ 500 para comprar | Guia do TudoCelular

Melhor tablet acima de R$ 500 para comprar | Guia do TudoCelular

Depois de termos conversado aqui sobre opções que podem ser interessantes para quem deseja um tablet até R$ 500, agora é a hora de falarmos de dispositivos que estão um pouco acima desse corte de valor, trazendo em contrapartida conjuntos mais atuais e desempenho mais interessante.

Para cobrir o máximo de perfis possíveis de uso, selecionamos opções que focam nos modelos disponíveis oficialmente no Brasil, evitando assim o desgaste do processo de importação e risco de impostos extras o que significa dizer que os modelos tendem a ser um pouco mais simples mas ainda assim, interessantes.Para essa rodada, selecionamos os seguintes modelos:Clique aqui para ler mais

Melhor tablet acima de R$ 500 para comprar | Guia do TudoCelular
Fonte: Tudocelular

One UI 8 beta chega para mais celulares da Samsung na semana que vem

One UI 8 beta chega para mais celulares da Samsung na semana que vem

A Samsung global anunciou nesta terça-feira (05) quais smartphones da linha Galaxy receberão a interface One UI 8 em seu beta público. Além de listar quais modelos serão agraciados, a sul-coreana informou o cronograma para a próxima rodada de atualizações.

Sabe-se que a empresa está empenhada em garantir a melhor experiência de uso do seu sistema personalizado aos consumidores. Prova disso é que a fabricante implementou diversas ferramentas no Galaxy AI para complementar a experiência já garantida pelos recursos do Google.

Clique aqui para ler mais

One UI 8 beta chega para mais celulares da Samsung na semana que vem
Fonte: Tudocelular

Alexa Plus com anúncios? Amazon pode usar assistente para mostrar propagandas

Alexa Plus com anúncios? Amazon pode usar assistente para mostrar propagandas

A Amazon pode usar a Alexa para mais do que apenas responder a perguntas e executar ações para os seus usuários. Segundo um relatório da Marshable, a Amazon está considerando adicionar propagandas à Alexa Plus, a versão premium da assistente de IA.A menção dos anúncios na Alexa Plus foi feita durante a divulgação dos ganhos do segundo semestre da AMazon em 31 de julho, quando Andy Jassy, CEO da empresa, disse:


Eu acho que com o tempo, haverá oportunidades, você sabe, à medida que as pessoas estão se engajando em mais em conversas com assistentes de IA para que a publicidade desempenhe um papel – para ajudar as pessoas a encontrar o que precisam e também como uma alavanca para gerar receita.Clique aqui para ler mais

Alexa Plus com anúncios? Amazon pode usar assistente para mostrar propagandas
Fonte: Tudocelular

HyperOS 3: rumor aponta que fase beta de testes deve começar em breve

HyperOS 3: rumor aponta que fase beta de testes deve começar em breve

A Xiaomi segue a todo vapor no desenvolvimento da nova versão da sua interface proprietária. Agora, segundo novos rumores, o programa beta do HyperOS 3 deve começar ainda no final deste mês de agosto.

As informações chegam sob a luz de uma nova postagem do famoso leaker Digital Chat Station (DTS), em sua conta na rede social chinesa Weibo. Embora não cite diretamente a gigante chinesa, o leaker afirma que “várias empresas iniciarão testes beta do sistema de próxima geração [em agosto]”. Confira uma captura da postagem:Apesar de não citar a Xiaomi, pelo grau de importância da companhia, tudo nos leva a crer que a empresa está no grupo citado; ainda mais levando em consideração as recentes manchetes mencionando os esforços contínuos da companhia no desenvolvimento do HyperOS 3.Clique aqui para ler mais

HyperOS 3: rumor aponta que fase beta de testes deve começar em breve
Fonte: Tudocelular

Anatel vai responsabilizar marketplaces por venda de produtos irregulares

Anatel vai responsabilizar marketplaces por venda de produtos irregulares

Anatel vem intensificando cobrança de medidas contra produtos irregulares (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

Anatel atualizou seu regulamento para responsabilizar marketplaces pela venda de produtos não homologados no Brasil.
Plataformas como Amazon e Mercado Livre passam a responder com os vendedores em casos de infrações.
A medida, segundo a agência, segue o entendimento do STF e retira a proteção antes garantida pelo Marco Civil da Internet.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou seu regulamento de homologação e, entre outras alterações, passará a incluir os marketplaces na cadeia de responsabilidade. Com isso, um entendimento já adotado pela agência se torna uma regra para o mercado.

Ao longo dos últimos anos, o órgão tem cobrado que plataformas de varejo colaborem na fiscalização de produtos não homologados, como celulares, baterias, TV boxes e drones, entre muitos outros. Em alguns casos, a disputa tomou proporções maiores: a agência chegou a entrar com uma ação judicial para bloquear os sites da Amazon e do Mercado Livre, por exemplo. O pedido foi negado.

O que muda com o novo regulamento?

Celulares precisam de homologação da agência para venda no Brasil (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

“Na prática, marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre outros, passam a responder solidariamente com os vendedores por infrações relacionadas à oferta de produtos irregulares, normatizando um entendimento já adotado em decisões da Anatel”, escreve a Anatel em seu site.

Desde 2021, a Anatel pede que marketplaces exijam dos vendedores a inclusão de códigos de homologação de produtos ao cadastrar as mercadorias. Agora, isso passa a ser uma norma da agência. “A medida inclui a obrigação de divulgar o código de homologação nos anúncios e de verificar a regularidade dos itens ofertados”, diz o comunicado.

A Anatel afirma ainda que a decisão está “fundamentada em pareceres jurídicos da Advocacia-Geral da União e alinhada ao entendimento do Supremo Tribunal Federal”. Além disso, a mudança entende que os marketplaces não estão protegidos pelo Marco Civil da Internet, o que poderia considerá-los como plataformas e isentá-los de responsabilidade, mas sim que eles se encaixam no papel de fornecedores, devendo responder ao Código de Defesa do Consumidor.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) considerou a atualização do regulamento como “um avanço fundamental para coibir o mercado irregular de celulares no Brasil”.

Com informações da Anatel e do Tele Síntese
Anatel vai responsabilizar marketplaces por venda de produtos irregulares

Anatel vai responsabilizar marketplaces por venda de produtos irregulares
Fonte: Tecnoblog

Teste revela operadoras com 5G mais rápido do Brasil; veja resultado

Teste revela operadoras com 5G mais rápido do Brasil; veja resultado

Ookla usa dados coletados por usuários em app de velocidade de teste (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A empresa Ookla divulgou, nesta segunda-feira (04/08), os resultados de seu levantamento periódico sobre a qualidade da internet 5G no Brasil. Os dados se referem ao primeiro semestre de 2025 e foram coletados em condições reais, a partir de aparelhos de usuários do app Speedtest. São mais de 82 milhões de medições.

A Claro tem o 5G mais rápido do Brasil, segundo a pesquisa. A operadora teve mediana de 473,56 Mb/s em downloads no primeiro semestre de 2025, e 32,34 Mb/s em uploads. Não é a primeira vez que a empresa tem bom desempenho nestas métricas.

Claro, TIM e Vivo são as maiores operadoras de telefonia do país (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Entre as concorrentes, a Vivo vem em segundo lugar, com 430,17 Mb/s e 23,23 Mb/s, respectivamente. A TIM fica em terceiro, com 386,13 Mb/s e 21,61 Mb/s.

A Ookla transformou esses dados em uma pontuação, dando peso de 70% para download, 20% para upload e 10% para latência. O resultado foi 71,75 para Claro, 66,60 para Vivo e 65,22 para TIM.

OperadoraDownload (mediana)Upload (mediana)PontuaçãoClaro473,56 Mb/s32,34 Mb/s71,75Vivo430,17 Mb/s23,23 Mb/s66,60TIM386,17 Mb/s21,61 Mb/s65,22

Vale observar que a Ookla usa a mediana, isto é, o valor “do meio” entre os dados levantados, o que evita que medições fora da curva, sejam elas muito altas ou muito baixas, influenciem o resultado.

Qual a melhor operadora para vídeo, jogos e navegação?

A Ookla usa os dados coletados para avaliar aplicações específicas do 5G, como vídeo, jogos e navegação na web. A Claro saiu vencedora em todos eles.

Os testes consideram tempo necessário para iniciar a reprodução de vídeo, ocorrência de interrupções, qualidade de transmissão em full HD e tempo de carregamento de páginas. No placar geral, a pontuação de velocidade tem 50% do peso; a de vídeo, 25%; e a de web, 25%.

OperadoraVelocidadeVídeoWebGeralClaro71,7578,4495,7079,41Vivo66,6078,0293,1676,09TIM65,2277,8795,2975,90

O levantamento inclui ainda dados relativos a desempenho em jogos, apesar de este quesito não contar na pontuação geral. Mais uma vez, a Claro é líder, com 89,27, seguida pela Vivo (87,55) e pela TIM (86,55).
Teste revela operadoras com 5G mais rápido do Brasil; veja resultado

Teste revela operadoras com 5G mais rápido do Brasil; veja resultado
Fonte: Tecnoblog

YouTuber está dobrando o Fold 7 até quebrar; veja ao vivo

YouTuber está dobrando o Fold 7 até quebrar; veja ao vivo

YouTuber está dobrando o Fold 7 até quebrar (imagem: reprodução/YouTube)

Lançado em julho, o Galaxy Z Fold 7 foi desenvolvido para ser dobrado 500 mil vezes sem apresentar danos. Será que o celular da Samsung é realmente tão resistente assim? Um youtuber coreano decidiu tirar a prova: ele está dobrando e desdobrando o aparelho, e transmitindo tudo pelo YouTube, em tempo real.

O objetivo do youtuber, cujo canal se chama Tech·it, é dobrar o Galaxy Z Fold 7 pelo menos 200.000 vezes para constatar se o aparelho consegue chegar a essa marca sem sofrer danos.

Repare que o youtuber não utiliza nenhuma engenhoca para dobrar o Galaxy Z Fold 7 tantas vezes, ao contrário dos testes de resistência feitos em laboratório.

Ele realiza essa tarefa com as mãos e faz pequenas pausas quando se cansa. Nas pausas, o smartphone também é checado para verificação de danos.

Para chegar a um número preciso, o youtuber coreano ligou sensores ao aparelho que contam a quantidade de dobras. Na primeira parte da transmissão, um vídeo que durou quase 11 horas, a contagem encerrou em poucos mais de 140.000 dobras.

Essa primeira fase, por assim dizer, foi encerrada com o aparelho funcionando perfeitamente, com exceção de um discreto estalo que passou a ser percebido quando a contagem superou a marca de 100.000 dobras.

O aparelho continuava funcionando normalmente quando a contagem superou 148.000 dobras, que ocorreu quando este texto foi publicado. Essa segunda fase consiste na live de continuação, a que aparece mais acima.

Galaxy Z Flip 7 e Z Fold 7 foram lançados na Samsung Unpacked (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Galaxy Z Fold 7 pode chegar a 500.000 dobras

Apesar de o youtuber ter como objetivo atingir a marca de 200.000 dobras, esse é o número de vezes que a tela do Galaxy Z Fold 6 (a geração anterior) pode ser dobrada sem sofrer danos.

Mas, de acordo com a Samsung, o Galaxy Z Fold 7 amplia esse número para mais de 500.000 dobras. Ou seja, a tela da atual geração é 2,5 mais resistente em relação ao modelo antecessor.

Ainda de acordo com a Samsung, esse número de dobras significa que, em condições de uso típico, que considera cerca de 100 dobras por dia, a tela do Galaxy Z Fold 7 poderá resistir por mais de dez anos.

Vale lembrar que, no Brasil, o Galaxy Z Fold 7 custa a partir de R$ 14.599 (sem considerar eventuais descontos ou promoções).

Quando ao youtuber coreano, fica a torcida para que ele encontre um bom ortopedista.

YouTuber está dobrando o Fold 7 até quebrar; veja ao vivo

YouTuber está dobrando o Fold 7 até quebrar; veja ao vivo
Fonte: Tecnoblog

WhatsApp quer proteger nomes de usuário das mensagens não solicitadas

WhatsApp quer proteger nomes de usuário das mensagens não solicitadas

WhatsApp testa senha para proteger nomes de usuário de mensagens indevidas (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

WhatsApp testa chave de acesso para restringir mensagens por username.
Recurso exige senha para impedir contatos de desconhecidos.
Lançamento ainda não tem data oficial; função segue em testes.

O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso de segurança voltado ao futuro uso de nomes de usuário: a chamada “chave de acesso”. A função vai permitir que os consumidores estabeleçam um código extra — uma espécie de senha — para controlar quem poderá enviar mensagens diretamente por meio do nome de usuário, sem necessidade de número de telefone.

A novidade aparece na versão 2.25.22.9 do aplicativo para Android, liberada por meio do programa beta da Play Store. Com ela, o WhatsApp reforçaria seu plano de ampliar a privacidade e o controle de interações dentro do app, especialmente diante da chegada gradual do sistema de usernames, ainda em desenvolvimento.

O que é a chave de nome de usuário do WhatsApp?

A chave — antes chamada de PIN — será uma combinação definida pelo próprio usuário. Ela funcionará como uma barreira opcional para impedir mensagens de desconhecidos que tenham descoberto o seu nome de usuário. A ideia é evitar interações indesejadas, especialmente em ambientes públicos ou em situações em que o nome (equivalente ao arroba do X ou Instagram) foi compartilhado amplamente.

Mesmo que alguém saiba seu username, não conseguirá iniciar uma conversa sem também ter a chave — desde que essa camada extra de proteção esteja ativada. Isso deve trazer um nível adicional de segurança e reduzir a exposição a mensagens não solicitadas.

A mudança no nome da função — de PIN para chave — também teria como objetivo esclarecer seu propósito. O WhatsApp busca evitar confusões com códigos de autenticação em duas etapas, que têm uma função totalmente distinta. Enquanto o PIN protege a conta, a chave do username serve apenas para restringir quem pode enviar mensagens por esse método.

WhatsApp testa senha para proteger nome de usuário (imagem: reprodução/WABetaInfo)

Quando o recurso estará disponível para todos?

A possibilidade de criar nomes de usuário no WhatsApp vem sendo preparada há mais de dois anos, com códigos identificados desde 2023. Em setembro de 2024, publicações especializadas já indicavam que a Meta estudava uma forma de vincular usernames a uma senha numérica, como forma de mitigar abusos. Agora, o avanço dessa implementação se confirma com testes mais visíveis no app.

Além disso, o WhatsApp definiu regras para os nomes de usuário, que não poderão começar com “www”, nem terminar em sufixos como “.com”. Também serão permitidos apenas letras, números, pontos e underlines — e o nome escolhido precisa ser único, com comprimento entre 3 e 30 caracteres.

A principal motivação para a criação de usernames é a privacidade: ao conversar com alguém novo, o usuário não precisará mais revelar seu número de telefone. Isso evita contatos paralelos por SMS, chamadas ou aplicativos externos, concentrando as interações apenas dentro do mensageiro.

Apesar dos avanços recentes, o WhatsApp ainda não divulgou uma data oficial para liberar publicamente os usernames nem a chave de acesso. Por enquanto, os recursos seguem em testes internos e nas versões beta. Quando lançados, devem ser acompanhados por banners informativos para orientar os usuários sobre como utilizar a nova função de forma segura e eficaz.

Com informações do WABetaInfo
WhatsApp quer proteger nomes de usuário das mensagens não solicitadas

WhatsApp quer proteger nomes de usuário das mensagens não solicitadas
Fonte: Tecnoblog

TIM considera vender rede neutra de fibra óptica

TIM considera vender rede neutra de fibra óptica

Resumo

TIM avalia vender rede neutra de fibra óptica para investidores.
Santander assessora estruturação da operação.
Empresa manteria 25% da nova companhia e seguiria usando a rede.

Estratégia envolve vender participação majoritária para investidores (ilustração: Vitor Pádua /Tecnoblog)

A operadora TIM pode vender um ativo estratégico de sua infraestrutura de fibra óptica: sua rede neutra. O movimento visa replicar o sucesso de operações similares já realizadas no setor de telecomunicações. Ela começou a ganhar força no início do segundo semestre de 2025, mas ainda enfrenta obstáculos regulatórios.

A informação surgiu durante a divulgação dos resultados financeiros da TIM no segundo trimestre, realizada na última quinta-feira (31). O lucro cresceu 25%, para R$ 976 milhões entre abril e junho.

O que é a rede neutra?

Uma rede neutra é uma infraestrutura de fibra óptica compartilhada que pode ser utilizada por múltiplas operadoras de internet, telefonia ou TV por assinatura. Em vez de cada empresa construir sua própria rede, um único provedor especializado constrói e mantém a rede neutra, alugando-a para outras empresas.

Isso permite que as operadoras reduzam custos, acelerem a expansão de seus serviços e se concentrem em atrair e atender seus clientes, enquanto o proprietário da rede neutra cuida da infraestrutura física.

Cabo de fibra óptica (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Segundo informações publicadas no portal Pipeline, a potencial transação envolve a alienação de uma fatia majoritária da rede neutra de fibra óptica da TIM, ou seja, a estrutura de cabos e equipamentos que permitem a oferta de serviços de banda larga fixa.

Players do mercado financeiro estariam negociando com a empresa. Entre os fundos que demonstraram interesse na aquisição, destacam-se a Brookfield, a I-Squared e a Digital Bridge, que já possuem histórico de aquisições no setor global de telecomunicações.

A reportagem ressalta, ainda, que a TIM já estaria trabalhando com assessores financeiros para estruturar a operação. A decisão final dependerá do valor ofertado e das condições de negócio. A expectativa é que a operadora crie uma nova empresa para abrigar a rede de fibra, que será potencialmente vendida, e mantenha uma participação minoritária, talvez de 25%.

A TIM também celebraria um contrato de longo prazo para continuar utilizando a rede, garantindo a continuidade de seus serviços. O principal desafio, no entanto, está em desvincular o ativo, que está ligado às operações de varejo.

Operadora busca replicar modelo de sucesso da Vivo, que vendeu sua rede para fundos de investimento (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Desafios e próximos passos

Apesar do interesse do mercado, o principal obstáculo para a TIM é a questão regulatória e a complexidade de separar a rede. Há um emaranhado de contratos de compartilhamento, acordos de uso de postes e outras questões operacionais que precisam ser resolvidas para que o ativo se torne um negócio independente e atraente para os investidores. A operadora também tem que garantir que a separação não afete a qualidade de seus serviços.A transação, se concretizada, poderá ter um impacto significativo no mercado de telecomunicações brasileiro, consolidando o modelo de negócio de infraestrutura compartilhada. A TIM, com a potencial venda, ganharia caixa extra para investir em outras inovações, como sua rede 5G, além de focar nas operações de varejo e na disputa por clientes no mercado de serviços móveis e fixos.

Com informações do Pipeline e Teletime
TIM considera vender rede neutra de fibra óptica

TIM considera vender rede neutra de fibra óptica
Fonte: Tecnoblog