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Galaxy S23 deve ficar sem beta do One UI 7.0 em dezembro

Galaxy S23 deve ficar sem beta do One UI 7.0 em dezembro

Após muita espera e alguns atrasos, a Samsung trouxe finalmente a beta do One UI 7.0, a mais nova interface da marca. A novidade já chegou faz quase uma semana, mas somente para os aparelhos da linha Galaxy S24, então ainda devemos ter mais dispositivos compatíveis recebendo a beta, como o Galaxy S23, lançada no ano passado.

Contudo, ao que tudo indica, a linha que antecede os novos smartphones da gigante sul-coreana não deve receber a beta neste mês de dezembro, pois somente agora que está sendo implementado o patch de segurança de dezembro de 2024 para o Galaxy S23, Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra.Como de costume, as compilações betas costumam vir com o patch de segurança do mês seguinte e isso é algo que vimos acontecer no ano passado. Olhando por esse lado, é possível, sim, que a linha Galaxy S do ano passado só veja o One UI 7 e sua beta apenas em janeiro de 2025.O Samsung Galaxy Z Flip 6 está disponível na Mercadolivre por R$ 4.331. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy Z Fold 6 está disponível na Mercadolivre por R$ 7.163. O Samsung Galaxy S24 Ultra está disponível na Amazon por R$ 6.499. O custo-benefício é médio e esse é um dos melhores modelos nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S24 Plus está disponível na Mercadolivre por R$ 4.004. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S24 está disponível na Mercadolivre por R$ 3.599. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S23 FE está disponível na Mercadolivre por R$ 2.453. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S23 está disponível na Magazine Luiza por R$ 2.699. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Samsung Galaxy S23 Ultra está disponível na Mercadolivre por R$ 4.299. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. (atualizado em 12 de December de 2024, às 09:44)Clique aqui para ler mais

Galaxy S23 deve ficar sem beta do One UI 7.0 em dezembro
Fonte: Tudocelular

Largou na frente! Motorola libera Android 15 para Edge 50 Ultra e Fusion no Brasil

Largou na frente! Motorola libera Android 15 para Edge 50 Ultra e Fusion no Brasil


Atualização (12/12/24): WM
Confirmando boatos, recebemos de nosso leitor Diego Sousa uma captura de tela que mostra a chegada do Android 15 para o Edge 50 Ultra no Brasil. O update, já liberado via OTA para usuários de modelos nacionais, leva o flagship à build de número V1UV35H.5-34-11, e tem 1,77 GB, devendo ser baixado por uma conexão Wi-Fi.Com a confirmação da atualização, a Motorola mais uma vez sai na frente de rivais, em especial da Samsung que vinha se mostrando referência em updates do robozinho verde em nosso país. Agora são dois os smartphones da marca no Brasil com o Android 15, enquanto a sul-coreana apenas começou a disponibilizar o sistema em testes beta bastante limitados.O Motorola Edge 50 Ultra está disponível na Mercadolivre por R$ 4.449. O Motorola Edge 50 Fusion está disponível na Amazon por R$ 1.979. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. (atualizado em 12 de December de 2024, às 08:34)Clique aqui para ler mais

Largou na frente! Motorola libera Android 15 para Edge 50 Ultra e Fusion no Brasil
Fonte: Tudocelular

PlayStation foi o console que mais acessou o Pornhub em 2024; Fortnite lidera as buscas

PlayStation foi o console que mais acessou o Pornhub em 2024; Fortnite lidera as buscas

2024 está chegando ao fim, o que significa que as tradicionais listas de melhores do ano já estão começando a aparecer. Por dois anos consecutivos, o PornHub tem publicado sua retrospectiva, que conta inclusive com dados interessantes sobre o mundo dos games, tais como personagens e franquias mais buscados, assim como os consoles mais utilizados para acessar o site de conteúdo adulto.

Sem muitas surpresas, Fortnite e o PlayStation seguem liderando a retrospectiva do PornHub, mantendo as coroas do ano passado. Em 2024, os consoles PlayStation (PS4 e PS5) aumentaram ainda mais sua participação no tráfego do Pornhub, representando 95% do tráfego total da plataforma entre os consoles de videogame. A título de curiosidade, em 2023, o Xbox representava 16,7% dos acessos no site, mas este ano, a participação caiu para 4,9%.Clique aqui para ler mais

PlayStation foi o console que mais acessou o Pornhub em 2024; Fortnite lidera as buscas
Fonte: Tudocelular

Google anuncia Gemini 2.0 e agentes de IA para realizar tarefas

Google anuncia Gemini 2.0 e agentes de IA para realizar tarefas

Gemini 2.0 Flash supera 1.5 Flash e equivale ao 1.5 Pro (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google anunciou nesta quarta-feira (dia 11/12) o Gemini 2.0, nova versão do modelo de inteligência artificial. Ele estará em vários produtos da empresa, como o assistente que leva o mesmo nome e as AI Overviews, resumos que aparecem acima dos resultados de busca.

A nova versão será lançada inicialmente em formato reduzido, mas promete desempenho comparável ao do Gemini 1.5 Pro. Ela é capaz de trabalhar com texto, imagens estáticas, vídeos e fala.

A companhia também apresentou novos modelos e aplicações. São os chamados agentes, como o Project Mariner (uma extensão que navega na internet pelo usuário), o Jules (assistente para corrigir erros de código) e a nova versão do Project Astra (que identifica objetos com imagens de câmeras).

Gemini 2.0 Flash é a primeira versão

O Google vai liberar inicialmente o Gemini 2.0 Flash. Ainda em fase experimental, ele é a versão reduzida do novo modelo de IA. O Gemini 2.0 Flash estará disponível a partir de hoje (dia 11/12) no assistente Gemini na web, tanto para desktop quanto para smartphones. Nos apps para Android e iOS, ele chegará em breve.

Nos testes do Google, o Gemini 2.0 Flash supera o Gemini 1.5 Flash em quesitos como respostas, geração de códigos de programação, capacidade de fornecer fatos corretos, resolução de problemas matemáticos, raciocínio e análise de vídeos. Há uma leve piora em compreensão de contextos complexos.

As avaliações também mostram um desempenho comparável ao do Gemini 1.5 Pro, um dos modelos mais potentes da geração passada do Google.

Desenvolvedores terão acesso ao Gemini 2.0 Flash no Google AI Studio e no Vertex AI, com possibilidade de input multimodal e output em texto. Isso significa que o modelo é capaz de processar imagens, texto e áudio, mas as respostas ainda serão apenas em texto. Para parceiros selecionados, ele terá geração de voz e imagens.

Novo modelo será usado em agentes de IA

O Google também deu destaque ao que chamou de “experiências agênticas”. Já faz algum tempo que ouvimos que a IA poderá não só dar respostas ou gerar imagens, mas também assumir o controle de aplicativos que usamos diariamente. Este seria o tal uso “agêntico” que o Google menciona.

Uma destas experiências é o Project Mariner. Ele é capaz de entender o que está na tela do seu navegador, sejam textos, códigos de programação, imagens ou formulários. Uma extensão do Chrome, então, pode completar tarefas para o usuário.

O Google ressalta que o Mariner ainda está em fase inicial, nem sempre é preciso e pode demorar para completar as tarefas. Porém, a empresa promete que ele vai evoluir rapidamente.

Outra novidade é o Jules. Ele se comporta como um assistente de programação, resolvendo problemas, desenvolvendo planos e os executando, sob supervisão de um desenvolvedor.

Por fim, o Google também aperfeiçoou o Project Astra. Apresentado no Google I/O, o agente é capaz de usar câmeras e entender imagens ao redor, auxiliando o usuário a obter informações, com a ajuda do Lens e do Maps, por exemplo. A companhia também revelou óculos experimentais que usam esta ferramenta.

Com informações: Google, Axios, TechCrunch, The Verge
Google anuncia Gemini 2.0 e agentes de IA para realizar tarefas

Google anuncia Gemini 2.0 e agentes de IA para realizar tarefas
Fonte: Tecnoblog

Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma

Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma

Você precisará de uma conta empresarial do Instagram para configurar uma loja (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para criar uma loja no Instagram, você precisa acessar a página do Gerenciador de Comércio da Meta, vincular um perfil empresarial do Instagram, e configurar um método para a finalização de compras.

Dentre os requisitos exigidos pela Meta para a abertura da loja, estão: ter uma página do Facebook; possuir uma conta empresarial do Instagram; criar um portfólio empresarial e um catálogo de produtos; e vincular a página do Facebook com a conta empresarial do Instagram.

Abrir uma loja no Instagram amplia o alcance de sua marca e ajuda na divulgação de seus produtos, já que a rede social é uma das plataformas mais usadas no mundo. Além disso, o uso do Instagram pode sinalizar que sua empresa está alinhada com as tendências das mídias digitais.

A seguir, saiba como criar uma loja virtual no Instagram pelo desktop.

ÍndiceComo criar um catálogo no Instagram1. Acesse a página do Gerenciador de Comércio2. Crie um catálogo para a loja do Instagram3. Selecione o portfólio empresarial desejado4. Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional)5. Informe a região da loja e vá em “Avançar”6. Adicione produtos ao catálogo do Instagram7. Salve o catálogo para sua loja no InstagramComo configurar a loja no Instagram1. Crie uma loja pelo Gerenciador de Comércio2. Configure uma plataforma parceira (opcional)3. Selecione a região de sua loja no Instagram4. Escolha uma forma de finalização de compra5. Marque o seu perfil empresarial do Instagram6. Insira a URL do seu site e clique em “Avançar”7. Confirme a criação de sua loja no InstagramComo marcar produtos em posts no Instagram1. Abra o app do Instagram e crie um novo post2. Carregue uma foto do produto de sua galeria3. Marque o produto vendido na loja do Instagram4. Poste a publicação com a etiqueta do produtoPosso criar a loja do Instagram pelo celular?Como funciona a loja do Instagram?Quais os requisitos para ter uma loja no Instagram?Preciso ter um site para criar uma loja no Instagram?As pessoas podem comprar da minha loja pelo Instagram?Por que não consigo criar uma loja no Instagram?Posso desativar ou pausar minha loja do Instagram?

Como criar um catálogo no Instagram

Antes de iniciar a criação do catálogo para a loja do Instagram, você deve criar uma página do Facebook para sua empresa e configurar um portfólio empresarial no Gerenciador de Negócios da Meta. Essas ações são necessárias para que você consiga utilizar a ferramenta de negócios da Meta.

Feita as duas tarefas, prossiga com o passo a passo abaixo montar um catálogo de produtos. A criação do catálogo tem de ser feita antes de criar a loja virtual no Instagram, já que ele vai estruturar a organização do seu negócio e permitir que clientes visualizem os itens à venda.

1. Acesse a página do Gerenciador de Comércio

Acesse facebook.com/commerce_manager/get_started/ pelo navegador e clique em “Começar”. Certifique-se de estar logado com a mesma conta do Facebook usada para administrar a página da empresa.

Acessando o gerenciador de comércio do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)

2. Crie um catálogo para a loja do Instagram

Marque a caixa “Criar um catálogo” parar configurar os produtos. Em seguida, clique em “Começar”.

Criando um novo catálogo para sua página no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

3. Selecione o portfólio empresarial desejado

Selecione “Produtos online” na seção “Categoria de produto”. Depois, escolha o portfólio empresarial criado anteriormente, nomeie o seu catálogo (se necessário), e vá em “Avançar”.

Categorizando o seu catálogo comercial (Imagem: Reprodução/Facebook)

4. Adicione um Pixel da Meta ou SDK (opcional)

Vá em “Conectar nova origem de evento” para conectar um Pixel da Meta ou SDK para acompanhar as interações em seu site ou app. Se preferir, clique na opção “Pular” para avançar sem precisar fazer a configuração.

Conectando um pixel da Meta ou SDK (Imagem: Reprodução/Facebook)

5. Informe a região da loja e vá em “Avançar”

Informe a localização de sua loja no menu expansível e clique em “Avançar”.

Selecionando a localização de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

6. Adicione produtos ao catálogo do Instagram

Escolha a opção desejada para carregar produtos ao catálogo. Para este tutorial, usaremos a opção “Adicionar seus produtos manualmente”.

Adicionando produtos ao catálogo da loja do Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

7. Salve o catálogo para sua loja no Instagram

Preencha todos os campos, incluindo a mídia do produto, nome e descrição do item, link da página do produto de seu site, e preço. Feito isso, clique em “Carregar itens” no campo inferior direito da página para criar o catálogo.

Concluindo a adição de produtos ao catálogo (Imagem: Reprodução/Facebook)

Como configurar a loja no Instagram

Antes de criar a loja no Instagram, será preciso vincular a página de sua empresa no Facebook ao perfil empresarial no Instagram. Para isso, acesse as configurações da página no Facebook, vá em “Contas vinculadas”, toque em “Instagram”, e conecte a conta desejada.

Depois da vinculação, prossiga com o tutorial abaixo.

1. Crie uma loja pelo Gerenciador de Comércio

Acesse a página facebook.com/commerce_manager/onboarding_landing# pelo navegador para fazer a loja no Instagram. Depois, clique em “Avançar”.

Criando a loja para seu perfil no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

2. Configure uma plataforma parceira (opcional)

Caso utilize uma das plataformas parceiras, selecione-a e vá em “Avançar”. Caso contrário, marque “Eu não uso essas plataformas” para prosseguir.

Configurando uma plataforma parceira (Imagem: Reprodução/Facebook)

3. Selecione a região de sua loja no Instagram

Abra o menu expansível e informe a localização de sua loja. Feito isso, vá em “Avançar”.

Selecionando a localização de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

4. Escolha uma forma de finalização de compra

Escolha como será a finalização da compra de seus produtos e clique em “Avançar”. Este tutorial usou a opção “Finalização da compra em outro site”, que depende de um site principal da loja.

Escolhendo a finalização da compra de sua loja (Imagem: Reprodução/Facebook)

5. Marque o seu perfil empresarial do Instagram

Selecione a conta empresarial do Instagram que será usada para montar a loja, e clique em “Avançar”. O portfólio empresarial vinculado à conta será automaticamente carregado.

Escolhendo o perfil do Instagram para gerenciar a loja (Imagem: Reprodução/Facebook)

6. Insira a URL do seu site e clique em “Avançar”

Informe a URL do site de sua loja e vá em “Avançar”. Esse domínio consiste na página em que os clientes serão redirecionados ao comprar um produto de seu catálogo.

Informando o domínio do seu e-commerce (Imagem: Reprodução/Facebook)

7. Confirme a criação de sua loja no Instagram

Revise todos os dados informados, marque a caixa dos termos da Meta, e clique em “Concluir a configuração” para abrir a loja no Instagram.

Concluindo a configuração de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Facebook)

Como marcar produtos em posts no Instagram

1. Abra o app do Instagram e crie um novo post

Abra o app do Instagram e faça login com a conta empresarial de sua loja. Depois, toque no símbolo “+” da parte inferior para criar uma publicação.

Criando uma nova publicação de feed no Instagram (Imagem: Reprodução/Android e Instagram)

2. Carregue uma foto do produto de sua galeria

Faça uma captura ou carregue a imagem do produto desejado. Depois, vá em “Avançar”.

Carregando a imagem de um produto de sua loja no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

3. Marque o produto vendido na loja do Instagram

Desça a tela e vá na opção “Marcar produtos”. Em seguida, toque em um campo da imagem, procure pela etiqueta do produto, e toque em “Concluir”.

Marcando o produto da loja no Instagram em sua foto (Imagem: Reprodução/Instagram)

4. Poste a publicação com a etiqueta do produto

Toque no ícone de check (localizado no campo superior direito) para salvar a etiqueta. Por fim, escolha “Compartilhar” para marcar o produto de sua loja na publicação.

Publicando a imagem com etiqueta de produto (Imagem: Reprodução/Instagram)

Posso criar a loja do Instagram pelo celular?

Sim, você pode criar a loja do Instagram pelo navegador de seu celular (Android/iOS). Contudo, a Meta recomenda que você faça o processo pelo computador, já que as páginas da configuração da loja têm exibição otimizada para desktops ou notebooks.

Como funciona a loja do Instagram?

A loja no Instagram é um recurso voltado para perfis empresariais, com o intuito de divulgar sua marca e seus produtos na rede social. Com ela, você pode listar o catálogo de itens à venda na guia “Loja” (incluindo imagens, preços e disponibilidade) e marcar etiquetas dos produtos em publicações.

Todo o gerenciamento da loja é feito fora do Instagram, pela página de Gerenciador de Comércio da Meta. A plataforma permite que você revise o catálogo, adicione ou exclua produtos, integre ferramentas para análises de métricas, e gerencie outros recursos da loja.

Para comércios situados no Brasil, a loja do Instagram funciona apenas como uma vitrine do catálogo. Isso porque as limitações regionais exigem que o cliente seja redirecionado para um site externo ou meio de comunicação para finalizar a compra fora do Instagram.

Quais os requisitos para ter uma loja no Instagram?

Para abrir uma loja no Instagram, você precisará de permissões específicas, possuir contas profissionais, além de respeitar algumas políticas da Meta. Os requisitos incluem:

Criar um portfólio empresarial: você precisará de um porfólio empresarial para visualizar e gerenciar todos os seus ativos de negócios

Ter uma página no Facebook: é preciso criar ou ser administrador de uma página no Facebook para usar o Gerenciador de Comércio;

Possuir uma conta empresarial no Instagram: você só poderá criar lojas no Instagram se utilizar contas empresariais;

Cumprir as políticas da Meta: sua conta e página do Facebook, além da conta profissional do Instagram, devem cumprir os Termos de Serviço, Comerciais, de Comunidade, e de Uso da Meta;

Representar sua empresa e seu domínio: a loja no Instagram precisa redirecionar o comprador para o seu site ou para o recurso de finalização de compra no próprio Instagram (disponível apenas para lojas dos EUA);

Estar em um país compatível: será preciso estar em um dos países compatíveis com o suporte para lojas no Facebook ou Instagram;

Demonstrar confiabilidade: sua loja precisa incluir um meio de presença autêntica e estabelecida;

Fornecer informações precisas: os produtos listados na loja não podem conter informações enganosas de preço e disponibilidade, e os dados de reembolso e devolução precisam estar claros.

Preciso ter um site para criar uma loja no Instagram?

Não. Você pode criar uma loja somente com a página comercial do Instagram e a página do Facebook. Mas no Brasil, itens que não forem associados a um site ou página de e-commerce próprio não serão exibidos na loja do Instagram, e não poderão ser marcados em publicações.

As pessoas podem comprar da minha loja pelo Instagram?

Sim, desde que você tenha escolhido a opção “Finalizar a compra no Facebook ou no Instagram” durante a configuração de sua loja. Mas vale mencionar que essa opção está disponível somente para empresas localizadas nos Estados Unidos, e você também precisará de uma conta bancária dos EUA.

Por que não consigo criar uma loja no Instagram?

Caso não esteja conseguindo criar uma loja no Instagram, é provável que não esteja cumprindo com algum dos requisitos exigidos pela Meta. Logo, é importante verificar pontos como:

Uso de conta pessoal no Instagram: só é possível abrir uma loja com uma conta comercial do Instagram;

Não criação de página no Facebook: você precisará administrar ou criar uma página no Facebook para usar o Gerenciador de Comércio da Meta;

Falta de porfólio empresarial: você não poderá criar um catálogo de produtos, se não criar um portfólio empresarial para representar seu comércio;

Não criação de catálogo de produtos: é preciso configurar um catálogo de produtos antes de abrir uma loja no Instagram;

Falta de vínculos entre página e conta: é preciso conectar a página do Facebook à conta empresarial do Instagram para usar as ferramentas do Gerenciador de Comércio;

Limitações regionais: não é possível criar lojas no Instagram em países que não contam com o suporte a lojas da Meta.

Posso desativar ou pausar minha loja do Instagram?

Sim. Você pode desativar a loja no Instagram ao acessar o Gerenciador de Comércio, entrar em “Configurações”, acessar “Informações do portfólio empresarial” e escolher “Excluir empresa permanentemente”.

Se preferir, entre nos ajustes de personalização da página via Gerenciador de Comércio, vá em “Configurações”, acesse “Visibilidade”, e oculte a loja do perfil empresarial no Instagram.
Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma

Como criar uma loja no Instagram? Saiba montar um catálogo de produtos na plataforma
Fonte: Tecnoblog

Como agendar uma live no Instagram

Como agendar uma live no Instagram

Você pode agendar lives no Instagram com até três meses de antecedência (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para programar uma live no Instagram, você deve acessar a guia de agendamento de transmissões ao vivo, e preencher os campos necessários para salvar a programação.

Será necessário dar um nome à live, estipular data e hora para a transmissão (entre uma hora e três meses de antecedência) e definir a privacidade da stream para fazer o agendamento.

A programação de lives do Instagram funciona como um lembrete para você e seus seguidores sobre a transmissão. O agendamento também facilita o compartilhamento, já que gera um link da live no Instagram que pode ser enviado para outros canais.

A seguir, saiba como agendar uma live no Instagram pelo celular (Android ou iPhone).

ÍndiceComo programar uma live no Instagram1. Acesse o recurso de programar uma live no Instagram2. Preencha os campos para agendar a live no InstagramComo copiar o link de uma live agendada no Instagram1. Acesse o app do Instagram e vá em sua página de perfil2. Toque no lembrete da live e vá em “Compartilhar link”3. Escolha como quer compartilhar sua live no InstagramÉ possível agendar uma live do Instagram pelo PC?O que acontece ao agendar uma transmissão ao vivo no Instagram?As pessoas podem ver que minha live está programada no Instagram?Posso cancelar uma transmissão ao vivo agendada no Instagram?

Como programar uma live no Instagram

1. Acesse o recurso de programar uma live no Instagram

Abra o app do Instagram em seu celular (Android ou iOS) e toque no símbolo “+” na parte inferior da tela. Em seguida, role o carrossel inferior até “Ao vivo” e toque no ícone de calendário para programar transmissão ao vivo no Instagram.

Entrando no agendamento de transmissões ao vivo do Instagram (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

2. Preencha os campos para agendar a live no Instagram

Insira o título da live, data e horário de programação, e a privacidade da transmissão. Por fim, vá em “Programar vídeo ao vivo” para agendar a transmissão ao vivo no Instagram.

Agendando uma live no Instagram (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

Como copiar o link de uma live agendada no Instagram

1. Acesse o app do Instagram e vá em sua página de perfil

Inicie o aplicativo do Instagram em seu aparelho (Android ou iOS). Depois, toque no ícone de avatar localizado no canto inferior direito da tela.

Acessando o seu perfil do Instagram (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

2. Toque no lembrete da live e vá em “Compartilhar link”

Aperte no lembrete de sua live programada, e toque em “Compartilhar link” no pop-up aberto.

Copiando o link da live agendada no Instagram (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

3. Escolha como quer compartilhar sua live no Instagram

Escolha o aplicativo desejado para enviar o link de sua live programada para amigos e familiares.

Compartilhando o link da transmissão ao vivo programada do Instagram (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

É possível agendar uma live do Instagram pelo PC?

Não, já que o recurso de lives agendadas do Instagram está disponível apenas para celular e dispositivos móveis (Android e iOS). No entanto, você pode fazer uma transmissão ao vivo (instantânea) pelo aplicativo do Instagram para desktop ao utilizar softwares auxiliares focados em live.

O que acontece ao agendar uma transmissão ao vivo no Instagram?

Ao agendar uma transmissão ao vivo no Instagram, seu perfil vai passar a exibir um lembrete para informar usuários da rede sobre a sua live. Quem tocar em “Lembrar-me” receberá uma notificação quando o início da transmissão se aproximar.

Importante destacar que a transmissão não começará automaticamente quando der o horário marcado: você terá que acessar o recurso “Ao vivo” do Instagram para iniciar a transmissão, que carregará as configurações programadas anteriormente.

As pessoas podem ver que minha live está programada no Instagram?

Sim. Sua live do Instagram programada aparecerá no perfil, logo abaixo da foto de avatar, com informações de data e hora. Você também poderá tocar nesse lembrete para compartilhar a transmissão agendada via Stories, publicação de feed, ou outro meio de comunicação (via link).

Posso cancelar uma transmissão ao vivo agendada no Instagram?

Sim. Você pode cancelar a transmissão ao vivo agendada ao tocar no lembrete de live em seu perfil, escolher “Editar”, e pressionar a opção “Cancelar vídeo ao vivo”. Ao fazer isso, o lembrete com detalhes da live será removido de todas as suas publicações, e seus seguidores vão receber uma notificação sobre o cancelamento.

Se preferir, você pode reagendar a live desde que faça a ação até 45 minutos antes do programado. Será possível reagendar a transmissão com antecedência entre os períodos de uma hora e três meses.
Como agendar uma live no Instagram

Como agendar uma live no Instagram
Fonte: Tecnoblog

Quer livro de graça? TikTok distribui 100 mil exemplares em São Paulo

Quer livro de graça? TikTok distribui 100 mil exemplares em São Paulo

Livraria dos Mais Assistidos do TikTok (Divulgação)

O TikTok entregará livros de graça a leitores da cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (11/12). A ação ocorre no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, n.º 2073, e vai até o dia 17 de dezembro.

A Livraria dos Mais Assistidos do TikTok conta com livros que fizeram sucesso entre os vídeos compartilhados na plataforma. O nicho de leitura, conhecido como BookTok, é um dos que mais se destacam na rede, sobretudo entre jovens.

De acordo com reportagem da BBC, a hashtag #BookTok tinha, no final do ano passado, mais de 200 bilhões de visualizações. A versão brasileira, #BookTokBrasil, ultrapassa as 20 bilhões. Com esses números, fica fácil entender o apelo do segmento para o TikTok.

Como participar?

Todas as etapas da ação ocorrem offline. A livraria temporária funcionará das 10h às 20h nos dias úteis e de 12h às 20h no fim de semana. Qualquer pessoa com mais de 13 anos pode participar.

O leitor realizará um cadastro no local, após o qual receberá um voucher que permitirá a retirada de até 5 livros. O TikTok destaca que a “distribuição é limitada a um voucher por CPF, com prioridade para estudantes da rede pública até o Ensino Médio, que devem apresentar a carteirinha escolar.”

São mais de 30 títulos para escolher. A curadoria foi feita por um time de BookTokers. Entre os títulos selecionados estão best-sellers contemporâneos de autores como Colleen Hoover, Carla Madeira e Raphael Montes, mas também há espaço para clássicos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

O fenômeno dos criadores literários no TikTok

A presença do livro de Machado não é surpresa. Um vídeo sobre a obra ganhou popularidade em maio deste ano na rede. Nele, a americana Courtney Henning Novak perguntava: “Por que ninguém me avisou que este é o melhor livro já escrito?”

Além de alavancar o perfil da influenciadora, o engajamento na comunidade BookTok também transformou a edição em inglês do livro em best-seller na Amazon gringa.

O exemplo de Brás Cubas está longe de ser o único. Autoras consolidadas, como Taylor Jenkins Reid, de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, e a já citada Colleen Hoover, são outras duas que surfaram na onda de avaliações positivas no BookTok.

Mas o mesmo já ocorreu com autores estreantes e de menor expressão, que se viram transformados em best-sellers quando vídeos sobre suas obras explodiram na rede.

Esse potencial do TikTok para alavancar a venda de livros tem feito com que o mercado editorial preste mais atenção ao BookTok. Algumas livrarias, por exemplo, têm utilizado a placa “Popular no TikTok” para identificar certos livros. Do lado das editoras, parcerias com BookTokers se tornaram padrão.

A própria ByteDance, dona do TikTok, vê no BookTok uma oportunidade de negócios. Prova disso é o lançamento de uma editora própria, a 8th Note Press, com foco em gêneros populares na rede.

Quer saber mais sobre o tema? Então ouça o Tecnocast 225, Os hits e best-sellers do TikTok. No episódio, entrevistamos o criador Eder Alex, que fala sobre livros no TikTok.
Quer livro de graça? TikTok distribui 100 mil exemplares em São Paulo

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Fonte: Tecnoblog

Experimente o Deep Research e o nosso novo modelo experimental no Gemini, o seu assistente de IA

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O Deep Research será lançado para os assinantes do Gemini Advanced hoje e ajuda você a economizar tempo. Além disso, agora você pode experimentar a versão otimizada d…

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Fonte: Google

O que é phishing? Saiba como evitar ataques e proteger seus dados pessoais

O que é phishing? Saiba como evitar ataques e proteger seus dados pessoais

O que é phishing? Saiba como evitar ataques e proteger seus dados pessoais (imagem: reprodução/Surfshark)

Entre os vários perigos da internet estão ações maliciosas chamadas de phishing. Vítimas de ameaças do tipo podem ter dados pessoais roubados, bem como seu computador ou celular infectado por malwares. A seguir, descubra como se proteger do problema.

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ÍndiceO que é phishing?Quais são os tipos de phishing?Como funciona um ataque de phishing?Como identificar um ataque de phishing?Como evitar ataques de phishing?O que fazer ao ser vítima de um ataque de phishing?A Surfshark ajuda na sua proteção

O que é phishing?

Phishing é uma palavra em inglês que significa “pescaria”. No contexto da segurança digital, o termo faz referência a todo tipo de fraude online que tenta convencer o usuário a realizar uma ação que resultará na captura de dados importantes, como senhas pessoais e informações bancárias.

Quais são os tipos de phishing?

Há várias abordagens de phishing. Cada uma se distingue da outra de acordo com a tática empregada para fazer vítimas. Os principais tipos são estes:

Smishing: são mensagens fraudulentas que chegam ao usuário por SMS ou serviços como WhatsApp. Seu conteúdo tenta convencer o usuário a abrir um link malicioso, que leva a um malware ou a uma página falsa, por exemplo;

Vishing: também chamado de voice phishing, trata-se de uma técnica de engenharia social que pode começar por e-mail ou rede social, por exemplo, mas depois evolui para mensagens ou chamadas de voz que tentam enganar o usuário;

Whaling: é um tipo de phishing direcionado a executivos de grandes organizações ou membros importantes de instituições governamentais. Para tanto, o ataque envia aos alvos mensagens que se passam por contatos de pessoas tão ou mais importantes;

Spoofing: um ataque de spoofing cria um e-mail, site ou mensagem que se passa por um conteúdo legítimo quando, na verdade, trata-se de uma imitação. É o caso de páginas fraudulentas que se passam por sites de bancos.

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Como funciona um ataque de phishing?

Um ataque de phishing usa textos, mensagens de voz, vídeos e imagens ou uma combinação desses elementos para tentar convencer o usuário a realizar uma ação potencialmente danosa a ele, como clicar no link de um site falso ou baixar um aplicativo que, na verdade, é um malware.

Em linhas gerais, as etapas do phishing são estas:

Envio da mensagem: cibercriminosos enviam ao usuário um e-mail, SMS ou alerta em apps mensageiros que tem conteúdo enganoso;

Convencimento: o conteúdo pode ter tom alarmante ou tenta despertar um senso de oportunidade no usuário, afirmando que ele tem uma dívida grande para pagar ou recebeu um prêmio em um concurso, por exemplo;

Execução da ação maliciosa: se o usuário acreditar no conteúdo da mensagem e clicar no link ou anexo que a acompanha, poderá ser vítima de fraude.

Ataques de phishing tentam enganar o usuário (imagem: reprodução/Surfshark)

Como identificar um ataque de phishing?

Há alguns sinais que te ajudam a identificar quando uma mensagem é phishing, como:

Tom alarmante: a mensagem tenta deixar o usuário preocupado, afirmando falsamente que ele tem uma dívida de alto valor, está sendo processado judicialmente ou teve uma compra realizada em seu nome, por exemplo;

Senso de oportunidade: semelhante ao tom alarmante, mas tenta convencer o indivíduo de que ele ganhou um prêmio, vai ter acesso a fotos exclusivas de uma celebridade ou tem um valor expressivo esquecido em um banco, por exemplo;

Texto confuso ou com erros: é comum mensagens de phishing terem erros gramaticais ou ortográficos. Organizações sérias têm revisores que impedem que mensagens legítimas sejam enviadas com essas falhas;

Formatação desconexa: mensagens com aparência bagunçada ou com elementos desproporcionais levantam suspeitas de que aquele conteúdo faz parte de um ataque de phishing;

Endereços estranhos: links de phishing costumam ter sequências de letras que não formam palavras, são muito extensas ou não têm relação com a organização mencionada na mensagem.

Como evitar ataques de phishing?

Além de observar sinais que sugerem um ataque de phishing, há algumas medidas de prevenção que você pode adotar:

Acesse somente canais oficiais: só entre em contato com empresas a partir de números de telefone e perfis nas redes sociais divulgados nos sites oficiais;

Use VPN: um serviço de VPN no celular ou no computador ajuda a proteger o equipamento de vulnerabilidades ou malwares que atuam por meio de ataques de phishing. A VPN da Surfshark é bastante indicada para esse fim;

Cuidado com links e anexos: desconfie de anexos ou links presentes em mensagens que você não estava esperando, mesmo se elas parecerem ser legítimas;

Camuflagem de identidade: utilize um serviço como o Alternative ID da Surfshark para ocultar seus dados de identificação reais em cadastros online;

Cuidado com informações pessoais: não revele detalhes sensíveis sobre você nas redes sociais e evite cadastros em serviços online desconhecidos. Os dados inseridos nesses canais podem ser usados para phishing.

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O que fazer ao ser vítima de um ataque de phishing?

Se você caiu em um golpe de phishing, precisa agir rápido para evitar complicações. Eis algumas medidas possíveis:

Execute um antivírus: se o ataque de phishing fez você baixar um arquivo suspeito, faça uma varredura em seu dispositivo com um antivírus confiável, como o da Surfshark;

Revise suas contas: troque as senhas das contas envolvidas no ataque de phishing, e revise as informações cadastrais vinculadas a elas;

Avise as instituições envolvidas: se o ataque de phishing fez sua conta em um banco ou em uma loja ser invadida, por exemplo, avise essas empresas o quanto antes do problema;

Denuncie: registre um boletim de ocorrência ou denuncie o caso às autoridades se você tiver prejuízo financeiro ou danos morais em razão do ataque de phishing.

A Surfshark VPN é uma importante proteção contra phishing e outras ameaças (imagem: reprodução/Surfshark)

A Surfshark ajuda na sua proteção

A melhor arma conta ameaças digitais é a prevenção. Nesse sentido, a Surfshark pode te ajudar com poderosas ferramentas de segurança, entre elas:

VPN Surfshark: com mais de 3.200 servidores ao redor do mundo, oferece criptografia de nível militar, múltiplos protocolos e conexões simultâneas;

Surfshark Antivírus: acrescenta uma camada extra de proteção contra vírus e malwares em até cinco dispositivos, incluindo celulares Android e computadores (Mac e Windows);

Surfshark Search: motor de buscas privado para pesquisas orgânicas, sem anúncios e rastreamento;

Surfshark Alert: notificações em tempo real sobre vazamentos de dados pessoais, números de cartões de crédito, senhas e outras informações sensíveis.

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O que é phishing? Saiba como evitar ataques e proteger seus dados pessoais

O que é phishing? Saiba como evitar ataques e proteger seus dados pessoais
Fonte: Tecnoblog

C6 Bank aumenta tarifa de conta de pagamento a partir de 2025

C6 Bank aumenta tarifa de conta de pagamento a partir de 2025

Cartão do C6 Bank (imagem: divulgação/C6 Bank)

Resumo

O C6 Bank decidiu aumentar a tarifa de manutenção de contas de pagamento de R$ 8 para R$ 10.
A medida vale a partir de 1º de janeiro de 2025.
Clientes têm isenção da tarifa se atenderem a uma das seguintes condições: gastar R$ 500 mensais no cartão, ter plano C6 Átomos, contratar seguro, manter R$ 1.000 investidos, ou receber salário pelo C6 Bank.

Se você é cliente do C6 Bank, atenção: a tarifa de manutenção das contas de pagamento na instituição passará de R$ 8 para R$ 10 por mês a partir de 1º de janeiro de 2025. Alguns consumidores já estão sendo notificados sobre o reajuste. Mas, para muitos deles, haverá isenção.

Esse não é um movimento inédito. O C6 Bank começou a cobrar tarifa de manutenção de contas de pagamento em março de 2023. No início de 2024, o C6 Bank reajustou essa tarifa de R$ 4 para R$ 8 por mês. O que acontece agora é um novo reajuste.

Na prática, essa cobrança é direcionada a clientes que usam pouco os serviços da instituição.

É possível conseguir a isenção de tarifa?

Sim, é possível obter a isenção de tarifa no C6 Bank. A empresa informou ao Tecnoblog que o benefício será concedido aos clientes que cumprirem um dos requisitos abaixo:

Gastar a partir de R$ 500 por mês no cartão de débito ou crédito

Contratar um plano acelerador de pontos C6 Átomos

Contratar um seguro do C6 Bank ou o Plano C6 Odonto

Tiver investimento a partir de R$ 1.000

Receber salário pelo C6 Bank (basta solicitar a portabilidade e aguardar a aprovação em até dez dias úteis).

Quando o cliente isento deixa de atender a pelo menos um desses critérios, a tarifa de manutenção da conta será cobrada no mês seguinte.

Prédio do C6 Bank (imagem: divulgação/C6 Bank)

Ainda de acordo com a empresa, contas de pagamento novas são isentas da tarifa durante os três primeiros meses “para que o cliente conheça os serviços do C6 Bank e avalie estreitar o relacionamento com o banco”.

Vale lembrar que a tarifa de R$ 10 é direcionada somente a contas de pagamento, modalidade mais simples e que, no C6 Bank, normalmente é baseada em cartão de débito.

A nova tarifa não é aplicada a quem tem conta corrente (com mais serviços) ou conta PJ, por exemplo.
C6 Bank aumenta tarifa de conta de pagamento a partir de 2025

C6 Bank aumenta tarifa de conta de pagamento a partir de 2025
Fonte: Tecnoblog