Ataque DDoS se torna alvo de operação da Polícia Federal
Ataque DDoS se torna alvo de operação da Polícia Federal
Ataque DDoS se torna alvo de operação da Polícia Federal (imagem: reprodução/PF)
Resumo
Polícia Federal iniciou Operação Intolerans para investigar ataques DDoS contra sites de deputados federais que apoiam Projeto de Lei nº 1904/2024;
Operação incluiu dois mandados de busca e apreensão em São Paulo e Curitiba, com apoio de parceiros estrangeiros;
Sites dos deputados Alexandre Ramagem, Bia Kicis e Paulo Bilynskyj teriam sido alvos dos ataques.
Nesta terça-feira (02/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Intolerans, que tem o objetivo de deter e investigar suspeitos de terem realizado ataques DDoS contra sites de pelo menos três deputados federais que apoiam o Projeto de Lei nº 1904/2024, também conhecido como “PL Antiaborto”.
Ataques do tipo DDoS (negação de serviço distribuído) são aqueles em que os alvos, como sites ou serviços online, ficam sobrecarregados devido a um número muito grande de requisições (acessos) que não são legítimos. Como consequência, esses sites ou serviços ficam instáveis ou inoperantes.
Foi o que aconteceu nos ataques investigados, de acordo com a Polícia Federal:
As investigações identificaram que diversos sites de deputados federais foram alvo de ataques coordenados, resultando em instabilidade e períodos de indisponibilidade, afetando a comunicação institucional e a atuação legislativa.
A Polícia Federal só não deu detalhes sobre como os ataques foram efetuados, muito menos revelou quem são os suspeitos das ações. Sabe-se, porém, que a operação policial envolveu dois mandados de busca e apreensão nas capitais São Paulo (SP) e Curitiba (PR), nesta terça-feira.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a “Operação Intolerans contou com o apoio de parceiros estrangeiros por meio de cooperação jurídica internacional”.
Busca e apreensão da Operação Intolerans (fotos: divulgação/PF)
Quais deputados foram alvos dos ataques DDoS?
As autoridades tampouco revelaram quais parlamentares tiveram seus sites oficiais afetados pelos ataques DDoS, mas uma apuração do jornal O Globo aponta que ao menos três deputados foram alvos da ação: Alexandre Ramagem (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).
Todos os três deputados manifestaram apoio ao Projeto de Lei nº 1904/2024, que está parado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados desde agosto de 2024.
A Polícia Federal segue investigando os ataques, em sigilo.
Ataque DDoS se torna alvo de operação da Polícia Federal
Ataque DDoS se torna alvo de operação da Polícia Federal
Fonte: Tecnoblog

Comments are closed.