TIM supera Claro e lidera ranking de confiabilidade móvel

TIM supera Claro e lidera ranking de confiabilidade móvel

Claro, TIM e Vivo são as maiores operadoras de telefonia do país (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

A TIM lidera em confiabilidade móvel e qualidade consistente, superando a Claro e vencendo pela quarta vez consecutiva.
A Vivo lidera em velocidade de download, especialmente no 5G, com 336,4 Mb/s, e supera a Claro em várias métricas.
O Brasil tem 64% de cobertura 5G, a segunda maior na América Latina, atrás apenas do Chile.

A empresa de análise de mercado Opensignal liberou o primeiro estudo de 2026 referente às operadoras de telefonia móvel. A TIM tomou o lugar da Claro num dos indicadores mais importantes: a chamada Experiência de Confiabilidade, que considera a frequência com que os usuários conseguem realizar tarefas básicas na rede. Em 2025, a prestadora de origem mexicana obteve essa vitória.

Além da confiabilidade, a TIM consolidou sua hegemonia no quesito Qualidade Consistente. A operadora venceu essa categoria pela quarta vez consecutiva, atingindo uma pontuação de 72,7% — uma alta expressiva em relação aos 68,3% registrados no relatório do ano anterior. Esse índice mede se a rede suporta bem aplicativos exigentes, como chamadas de vídeo em grupo e upload de arquivos.

Quem lidera em velocidade e cobertura 5G?

O relatório da Opensignal é muito completo, com diversas nuances, e não decreta uma operadora que seja “a melhor” em todos os atributos do serviço de telefonia. Quando o assunto é velocidade de download, a Vivo leva a melhor em três das quatro métricas consideradas pelo relatório. Ela está à frente da Claro inclusive na tecnologia 5G, com uma vantagem de 14 Mb/s.

Confira as principais medições abaixo:

Download em geral

Vivo: 51,3 Mb/s

Claro: 49,6 Mb/s

TIM: 42,2 Mb/s

Upload em geral

Vivo: 10,0 Mb/s

Claro: 9,7 Mb/s

TIM: 8,4 Mb/s

Download no 5G

Vivo: 336,4 Mb/s

Claro: 322,8 Mb/s

TIM: 316,0 Mb/s

Upload no 5G:

Claro: 28,4 Mb/s

Vivo: 27,6 Mb/s

TIM: 25,0 Mb/s

O estudo também traz um panorama positivo sobre a infraestrutura nacional. Segundo dados da Anatel citados no relatório, a cobertura 5G no Brasil já alcança cerca de 64% da população, superando com folga a meta regulatória prevista para 2027, que era de 58%. No cenário latino-americano, o Brasil já possui a segunda maior porcentagem de conexões 5G, ficando atrás apenas do Chile.

Quadro com resumo da telefonia brasileira em janeiro de 2026 (imagem: reprodução/Opensignal)

Equilíbrio na experiência de vídeo

De modo geral, a TIM e a Vivo são as duas empresas mais bem posicionadas, cada qual com seis prêmios dentre os 14 possíveis. No segmento de vídeo, houve uma mudança de liderança importante. Enquanto a TIM manteve o prêmio de Experiência de Vídeo geral, a Vivo desbancou a rival e assumiu o topo na Experiência de Vídeo 5G e Vídeo ao Vivo 5G.

Vale notar que, apesar das trocas de liderança, a corrida está cada vez mais técnica. Nas categorias de vídeo, por exemplo, a diferença entre a primeira e a terceira colocada é muitas vezes inferior a um ponto. Isso coloca todas as três grandes operadoras brasileiras na categoria de classificação “Boa”, indicando um nivelamento por cima da qualidade do serviço.
TIM supera Claro e lidera ranking de confiabilidade móvel

TIM supera Claro e lidera ranking de confiabilidade móvel
Fonte: Tecnoblog