ChatGPT ganha novo assistente de compras interativo
ChatGPT ganha novo assistente de compras interativo
Nova funcionalidade auxilia a encontrar produtos ideais (imagem: reprodução/OpenAI)
Resumo
OpenAI lançou o Shopping Research no ChatGPT, recurso que usa o modelo GPT-5-Thinking-mini para ajudar a encontrar produtos.
O sistema atua como um consultor de vendas, ajustando recomendações em tempo real com base no feedback do usuário.
Ainda assim, a empresa recomenda verificar informações diretamente nos sites dos varejistas, pois o modelo pode cometer erros.
A OpenAI anunciou uma nova funcionalidade integrada ao ChatGPT que transforma o chatbot em um assistente de compras. O Shopping Research, que chega estrategicamente na semana da Black Friday, utiliza uma versão do modelo GPT-5-Thinking-mini elaborada para a tarefa.
Mirando usuários que costumam recorrer ao Google para pesquisar preços e comprar produtos, a nova ferramenta consegue navegar por sites de varejo, ler especificações técnicas e sintetizar informações dos produtos. No lançamento, o uso da ferramenta será “quase ilimitado” para todos os planos.
O Shopping Research faz parte da estratégia da OpenAI de avançar sobre um mercado hoje dominado pelo Google. Em setembro, a OpenAI lançou nos EUA o Instant Checkout, que permite comprar diretamente pelo chatbot.
ChatGPT como consultor de vendas
Novo modelo aposta na interatividade para chegar aos resultados (imagem: reprodução/OpenAI)
A grande mudança em relação às outras tentativas de assistentes de compras no ChatGPT é a interatividade. Em vez de apenas devolver uma lista estática de links, o ChatGPT assume o papel de consultor de vendas. Ao receber um pedido genérico, o sistema faz perguntas para esclarecer pontos como o orçamento, preferências de marcas ou especificações técnicas.
À medida que a IA apresenta sugestões de produtos, o usuário pode interagir com botões de feedback rápido. O sistema ajusta as recomendações em tempo real baseando-se nessas respostas, refinando a busca até chegar a um “guia de compra personalizado”.
Para usar a nova ferramenta, basta digitar o prompt, como “Quero comprar um notebook para trabalho”, ou selecione o ícone de “Shopping Research” no menu de ferramentas (+).
Compras pelo ChatGPT (imagem: reprodução/OpenAI)
GPT-5-mini feito para a tarefa
Apesar da promessa de agilizar a decisão de compra, a tecnologia ainda esbarra nas limitações conhecidas das IAs generativas. A própria OpenAI admite que o Shopping Research não é infalível.
Embora o modelo GPT-5-mini tenha um desempenho superior aos anteriores na citação de detalhes de produtos, ele ainda pode cometer erros pontuais, especialmente em dados voláteis como o preço exato ou a disponibilidade de estoque em tempo real.
A empresa recomenda que os usuários utilizem a ferramenta como um ponto de partida, mas que sempre verifiquem as informações diretamente no site do varejista antes de fechar a compra.
Para mitigar problemas de confiança, a OpenAI garante que o sistema prioriza fontes de alta qualidade e evita sites considerados “spam” ou de baixa reputação. Além disso, a dona do ChatGPT também promete que os dados das conversas e as preferências de compra dos usuários não são compartilhados com os varejistas.
ChatGPT ganha novo assistente de compras interativo
ChatGPT ganha novo assistente de compras interativo
Fonte: Tecnoblog

Comments are closed.