Microsoft testa rostinho amigável no Copilot
Microsoft testa rostinho amigável no Copilot
Copilot agora tem um mascote, ainda que em teste (imagem: reprodução/Microsoft)
Resumo
Microsoft está testando um rosto animado no Copilot, chamado “Aparência do Copilot”, que expressa emoções conforme a interação com o usuário.
A ativação é opcional, podendo ser ligada ou desligada nas configurações.
Por enquanto, o recurso está disponível em fase experimental no Canadá, EUA e Reino Unido.
Muita gente tem usado ferramentas como o ChatGPT como um conselheiro ou um confidente. Talvez seja por isso que a Microsoft decidiu testar um rosto amigável em mecanismo de inteligência artificial: o Copilot agora tem um mascote que gera expressões faciais condizentes com as interações do usuário.
Isso significa que o mascote do Copilot pode sorrir, demonstrar satisfação ou expressar surpresa, por exemplo. É algo que remete ao Clippy (ou Clippit), o simpático clipe de papel que, por muito tempo, apareceu no Office como um assistente que ajudava o usuário em determinadas tarefas.
Se você não gostou da ideia, talvez por considerar que a novidade deixa o Copilot infantilizado, pode ficar tranquilo: pelo menos por enquanto, este é apenas um experimento limitado a alguns países e que recebeu o conveniente nome de “Aparência do Copilot”. A própria Microsoft explica:
E se você pudesse ver o Copilot reagir e falar enquanto conversa? Com esse experimento, estamos trazendo mais comunicação não verbal para o Copilot, aprimorando as conversas com serviço de voz com expressões visuais em tempo real.
Esse protótipo inicial permite que você converse, faça um debate, peça conselhos ou apenas interaja com o Copilot de uma maneira mais envolvente e expressiva.
Mascote do Copilot expressa reações (imagem: reprodução/Microsoft)
Como ativar a Aparência do Copilot?
No momento, o experimento está disponível apenas para um conjunto restrito de usuários do Microsoft Copilot no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Quem está em um desses países pode ativar o recurso da seguinte forma:
acesse o site do Copilot (requer login com uma conta Microsoft) e ative o modo de voz (ícone de microfone)
abra o menu de configurações do serviço de voz do Copilot
procure e ative a opção de aparência do Copilot
A partir daí, o Copilot passará a exibir um rosto amigável cujas expressões variam de acordo com o teor das interações do usuário.
Se a opção de aparência não aparecer, significa que a sua conta não está habilitada para o teste.
Quem ativar o recurso e acabar se arrependendo pode seguir os passos anteriores novamente, mas para desativar o experimento. Isso sugere que, se a Microsoft decidir lançar o rosto do Copilot como um recurso oficial, o seu uso será opcional.
Com informações de The Verge
Microsoft testa rostinho amigável no Copilot
Microsoft testa rostinho amigável no Copilot
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.