Psicologia das Cores Design
Psicologia das Cores Design
Diversos tipos de profissionais se utilizam da Psicologia das Cores para prover significados e transmitir sensações cromáticas. A promessa é que cada cor possa gerar emoções específicas ao público exposto a ela.
Segundo estudo de Satyendra Singh da Universidad de Winneepeg, cerca de 62 a 90% da avaliação de um produto que as pessoas interagem é baseada apenas nas cores.
Com isso a indústria utiliza cada vez mais as cores como elemento visual de destaque para construção e divulgação de seus produtos. Acredita-se que o poder persuasivo que cada significado de cor pode gerar, é capaz de influenciar positivamente os consumidores.
Você chegou até aqui disposto a entender como a Psicologia das Cores pode te beneficiar nas suas decisões? Você precisa conhecer padrões de sensações e significados de cores para aplicar em seus projetos?
Pois bem. Neste artigo falaremos sobre os significados das cores mais utilizadas e em quais circunstâncias você pode aplicá-las. Também veremos a aplicação de cores considerando o contexto e o aumento do repertório semântico.
Neste artigo você encontrará sobre:
Padrões amplos de sensações e significados de percepção das cores;
Ponderações;
Significados da cor azul;
Significados da cor vermelha;
Significados da cor amarela;
Significados da cor verde;
Significados da cor laranja;
Significados da cor violeta;
Significados da cor rosa;
Significados da cor marrom;
Significados da cor preta;
Significados da cor branca;
Significados da cor cinza.
Padrões amplos de sensações e significados de percepção das cores
Já foi falado aqui no Chief of Design que as sensações causadas pelas cores podem nos remeter a valores simbólicos decorrentes de nossas experiências e do contexto cultural que vivenciamos. E que afirmações que determinam um significado hiper específico para uma cor são imprecisas quando desconhecemos o contexto.
Isso porque uma possível sensação, que é determinada por uma cor, pode ter seus efeitos confundidos com as preferências, experiências, a educação, as diferenças culturais e o contexto de quem está exposto a ela.
Apesar disso, existem alguns padrões amplos de efeitos e sensações cromáticas documentados na literatura que tentaremos expor neste artigo. Como explica a cientista Eva Heller, em seus estudos sobre Psicologia das Cores, cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios, e cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião.
Portanto, vamos descrever os significados de cores mais difundidos, mas alertando para que cada devida aplicação leve sempre em conta o contexto cultural e experiência do usuário. Seria leviano de minha parte simplificar a Psicologia das Cores sem levar em conta tais fatores.
Ponderações sobre as informações que virão a seguir sobre Psicologia das cores
Esteja preparado para saber que ascores podem expressar valores opostos;
Diferentemente do que é comumente propagado quando assunto é Psicologia das Cores, neste artigo você não encontrará uma coletânea boazinha só com significados positivos. A verdade é dura, mas sua cor favorita pode possuir conotações negativas;
Provavelmente este artigo não contempla todos os tipos de aplicações das cores. Se você sentiu falta de algo, você pode contribuir nos comentários;
O artigo também não contempla todas as áreas do estudo e segmentos profissionais. Se tem algo para acrescentar use a área dos comentários;
Grande parcela dos significados e associações apresentadas aqui foram baseados nas referências citadas no final deste artigo. Para um estudo aprofundado consulte as fontes;
Este artigo não encerra o estudo sobre Psicologia das Cores.
Significados da cor azul
A cor azul é a cor preferida tanto do público masculino quanto do feminino. Quando se trata de Psicologia das cores é praticamente uma unanimidade.
E a porcentagem de pessoas que não gostam desta cor também é muita baixa. Essa admiração pelo azul faz que essa cor seja uma escolha segura para diferentes objetivos. Ela transmite sensações de segurança e confiança.
É a cor mais fria. E se percebe também pela experiência da exposição da pele exposta ao frio que fica azulada e pela visualização da cintilação azulada do gelo e da neve. Em países tropicais azul pode causar a impressão de frescor.
Em algumas culturas o azul está relacionado a Divindades. É a cor do céu e associado a deuses em diversas religiões.
É cor da pele do Deus egípcio Amon e também do Deus hindu Vishnu.
Entre os romanos, Júpiter era o senhor dos céus, e azul era a cor de seu reino. Na religião dos judeus, o céu é o trono de Javé, e consiste de uma safira.
Na astrologia o azul pertence à constelação de Sagitário. Com isso é conferido aos nascidos sob esse signo o azul como cor típica.
Associações da cor azul
Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.
Onde é aplicada a cor azul?
O azul é costumeiramente usado quando necessita-se transmitir confiança e segurança como prioridade. Grandes nomes do mercado utilizam desta cor com o propósito de comunicar que seus negócios oferecem produtos e serviços confiáveis.
E não tão somente seus produtos, mas também transmitir credibilidade de suas marcas.
Entre grandes marcas que investiram na cor azul se encontram a Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, Ford, HP e Facebook. Note que grande parte das citadas pertencem ao segmento da tecnologia que se associa-se muito bem como a cor azul.
Outras aplicações comuns do azul se encontram em boa parte dos produtos de limpeza, em serviços relacionados a tratamento e distribuição de água e também nas vestimentas com o jeans.
Marcas famosas com a cor azul
Algumas marcas que utilizam a cor azul:
Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, HP, Facebook, Ford, Wolkswagen, Hyundai, Unilever.
Significados da cor vermelha
Vermelho é a cor mais quente e carregada emocionalmente. Ela pode expressar valores opostos do bem e do mal, como o amor e a guerra, como a proibição e a transgressão.
É a cor mais intensa na Psicologia das Cores que remete as paixões, ao amor carnal, da atração, sedução e erotismo. Também ao amor Divino.
Na cultura cristã é o vermelho que dá vida, purifica, santifica. É a cor vermelha do Salvador. Símbolo de força, energia e redenção.
Na Igreja Católica o feriado de Pentecostes é celebrado com cores vermelhas pois ele simboliza a chama do Espírito Santo.
O vermelho pode ter conotações negativas como a ideia da Guerra. É a cor de Marte, Deus da Guerra. É a cor dos crimes de sangue e dos homens revoltados contra seu Deus e/ou outros Homens.
Associações da cor vermelha na Psicologia da Cores
Emoção, energia, vigor, calor, alegria, coragem, extroversão, excitação, intensidade, movimento, dinamismo, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, guerra, violência, ira, agressividade, perigo, poderio, glória, proibição, controle, sexualidade, erotismo, imoral, sedução, atração, sangue, fogo, chama, lábios, comunismo, inferno, conquista.
Onde é aplicada a cor vermelha?
A cor vermelha pode ser usada quando existe a necessidade de estimular algumas sensações e incentivar ações. Isso porque ela altera positivamente os ânimos das pessoas, impulsionando a atenção aos elementos em destaque.
Empresas do setor alimentício usam essa cor para estimular o consumo de seus produtos. Com intuito de gerar sensações estimulantes associadas ao paladar, o vermelho das embalagens confere o estímulo e sensação necessária.
Restaurantes e redes de Fastfoods utilizam a cor vermelha para aumentar o anseio de saciar a fome ou exterminar o desejo de satisfazer o paladar.
Quanto a incentivação de ações, a cor é bastante comum em interfaces digitais, como em botões de chamadas para ação.
Ela incentiva a compra em clientes impulsivos, por isso é usada em promoções e ofertas em lojas de departamentos.
Marcas famosas com a cor vermelha
Algumas marcas que utilizam a cor vermelha:
Coca-Cola, CNN, Adobe, Toyota, Mitsubishi Motors, Puma, Canon, Youtube, ESPN, Motorola, Santander, Texaco.
Significados da cor amarela
É uma cor quente que remete a coisas alegres. É a cor da jovialidade, do lúdico, da recreação e do otimismo.
Ela é bastante funcional quando utilizada para alertar sobre os perigos, informar sobre os cuidados em sinalizações, por ser uma cor chamativa. É a cor internacional das advertências.
Preto sobre amarelo são os sinais de advertência para materiais venenosos, explosivos e radioativos. Também servem para demarcar locais que exigem isolamento por motivo de segurança.
É uma cor que também possui conotações negativas como a inveja, o ciúme, avareza e o egoísmo. Esse amarelo “ruim” é o amarelo pálido esverdeado.
O amarelo tem velha tradição como cor dos traidores. Judas Iscariotes, em grande parte das vezes, foi representado em amarelo pálido nas telas.
O amarelo também é cor da inteligência. Mas, segundo estudos sobre Psicologia das Cores, de forma oposta quando combinado com o preto, se turva, transformando-se na cor da falta de discernimento.
Essa cor por ser associada ao dourado simbolizando riqueza e prosperidade.
Associações da cor amarela na Psicologia das Cores
Iluminação, conforto, inspiração, energia, perigo, alerta, aviso, emergência, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, adolescência, juventude, idealismo, expectativa, descontração, covardia, inveja, avareza, ciúmes, egoísmo, engano, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, terra, calor, divertimento, sol, verão.
Onde é aplicada a cor amarela?
A cor amarela pode ser usada quando se tem a necessidade de transmitir alegria, otimismo ou quando precisa-se advertir sobre algo ou chamar atenção.
Como se trata de uma cor chamativa pode ser empregada com diferentes propósitos.
Em quaisquer situações que precise de cautela essa cor pode ser usada, como as sinalizações que alertam sobre riscos e perigos. Exemplo: Placas de advertência de trânsito.
É utilizada em projetos que precisam de atenção do público jovem e infantil. Como jogos educativos ou eventos de recreação.
De tão atraente que é, costumeiramente é utilizada em vitrines de lojas.
Redes de alimentação usam o amarelo em conjunto com o vermelho. Uma combinação que atrai e estimula para o consumo.
O amarelo também é bastante empregado em botões para chamada de ação em interfaces digitais.
Marcas famosas com a cor amarela
Algumas marcas que utilizam a cor amarela:
Mc Donald´s, National Geographic, Ferrari, Nikon, DHL, Pokémon Company, Habib´s, Post-it, Hertz, Star Wars, Goodyear, Shell.
Significados da cor verde
A cor verde simboliza a vida, é a cor da saúde, do saudável, de tudo que cresce, oposto do murcho, seco, morto. É a cor da vida vegetal, da natureza, da consciência ambiental.
A cor verde é considerada a cor do meio, cor intermediária em vários aspectos. Enquanto o vermelho dá impressão de proximidade e o azul de distância, o verde fica no meio. O vermelho é o quente, o azul é o frio. O verde tem temperatura agradável. O vermelho é seco, o azul é molhado. O verde é úmido.
O verde assume um papel de neutralidade entre os extremos vermelho e azul com isso transmite calma e segurança. É uma cor tranquilizadora.
É a cor da primavera e da fertilidade. Germinar, brotar, verdejar associassem com o verde. Trata-se da cor do crescimento, isso também no aspecto econômico e cultural.
A primavera significa renovação após um tempo de escassez. A cor verde remete a esperança porque esta, como a primavera, nos faz acreditar que os tempos de privação estão ficando para trás.
É a cor da juventude. O jovem é alguém cuja fisionomia ainda é imatura, como uma fruta verde.
Quando falamos em segurança a cor verde é a cor do acesso livre. Um “sinal verde”. O mesmo sinal verde da credibilidade em conseguir um Green Card norte-americano.
Verde é a cor sagrada do Islã. Por isso que a cor verde predomina em bandeiras de países de origem islâmica, como Arábia Saudita, por exemplo.
Associações da cor verde
Natureza, ambiente, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, tranquilidade, segurança, abundância, serenidade, posteridade, suavidade, relaxamento, primavera, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, amizade, frescor, ciúme, inveja, aprendiz, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, crença, firmeza, árvores, fertilidade, boa sorte, vigor, umidade, bosque, águas claras, mar, folhagem, planície.
Onde é aplicada a cor verde?
Verde é uma cor versátil, portanto pode ser aplicada com diferentes objetivos.
Como é uma cor que remete a ambiente é uma cor bastante utilizada em projetos envolvidos com questões ecológicas, sustentabilidade e de conservação do meio-ambiente.
A cor verde é uma cor suave, relaxante, transmite equilíbrio, harmonia e está associada a saúde. Ela é muito utilizada em ambientes hospitalares e na identidade visual de empresas que promovem a saúde.
No design de embalagens para a indústria alimentícia o verde é usado para óleos vegetais e legumes com a finalidade passar uma mensagem de aproximação a natureza desses produtos.
A cor verde tem sido frequentemente utilizado em web sites que tratam de dinheiro e questões relacionadas a finanças pessoais.
Marcas famosas com a cor verde
Algumas marcas que utilizam a cor amarela:
Acer, Animal Planet, Heineken, Android, Spotify, Subway, John Deere, Tic Tac, Nvidia, Starbucks, Lacoste, Consul.
Significados da cor laranja
A cor laranja desempenha um papel subvalorizado em nossas mentes. Antes de pensar no laranja lembramos do vermelho e do amarelo. O fato é que enxergamos menos cores laranja do que as que efetivamente nos cercam.
A cor laranja não existia antes da fruta laranja ser trazida para a Europa. A fruta é proveniente das Índias e chamada de “nareng”.
Quando as laranjas foram trazidas para e Europa e os franceses começaram a cultivá-las . De “nareng” ,a laranja, se tornou “orange”. Essa denominação dava a fruta reflexos dourando já que ouro em francês é “or”.
Na Índia e na China a cor laranja é o açafrão e não a fruta laranja.
No Budismo, a cor laranja representa o símbolo de iluminação, representa o grau supremo de perfeição.
A cor laranja remete ao lúdico, diversão e sociabilidade.
Goethe chamava essa cor de vermelho amarelado e considerava-a a cor em mais alta energia. Ele se admirava por ser a cor preferida das pessoas enérgicas, saudáveis e primitivas.
Associações da cor laranja na Psicologia das Cores
Desejo, excitabilidade, dominação, terra, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, luxo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, ofensa, agressão, festa, raios luminosos, pôr do sol, chama, luz.
Onde é aplicada a cor laranja?
A cor laranja pode ser usada quando a intenção é transmitir vibração, entusiasmo, humor. Essas qualidades são características de quem é amigável. Marcas conectadas ao público jovem como Nickelodeon e Fanta Laranja procuram ser amigáveis a esse público.
Assim como a cor amarela, a cor laranja, por chamar atenção do público jovem e infantil pode ser utilizados em jogos educativos ou eventos de recreação.
A cor laranja é complementar do azul. Como disse Van Gogh: “Não existe laranja sem o azul”. E é quando acompanhada do azul que o laranja traz mais força. Está combinação é bastante eficaz sobre vários aspectos em aplicações no Design, Publicidade, Moda, Cinema e outras áreas. Entretanto, a cor laranja sozinha não é indicada para artigos de luxo e de prestígio.
Em alguns casos onde a intenção é precaver acidentes, sinalizar sobre o perigo, ou ação de salvar vidas a cor laranja pode ser utilizada, por ser uma cor chamativa. Exemplos: Roupas de operários que trabalham em vias de trânsito, cones, botes e coletes salva-vidas.
O laranja também é uma cor bastante usada em botões para chamadas de ação em interfaces digitais.
Marcas famosas com a cor laranja
Algumas marcas que utilizam a cor laranja:
Fanta, Harley Davidson, Amazon, Nicklodeon, Orange, TNT, Mastercard, Crush.
Significados da cor violeta
A cor violeta é a mistura do vermelho e azul. Lilás corresponde a mesma mistura mais com adição da cor branca. O violeta e o lilás são as cores mais raras da natureza. Ela simboliza valores opostos como espiritualidade e sensualidade.
Segundo estudos sobre Psicologia das Cores da cientista Eva Heller, na antiguidade a cor violeta era a cor do poder. A cor usada por quem governava. No caso, o tom de violeta é a púrpura. Vestir púrpura era um privilégio maior que usar ouro.
No império Romano quem usasse púrpura sem autorização era sentenciado à pena de morte.
Violeta é a cor usada pelo escalão de bispos e de prelados em suas batinas, nos atos oficiais.
No simbolismo cristão, a violeta é a cor da humildade. Entretanto a significação eclesiástica do violeta entra em contradição com o efeito do violeta profano. O violeta também pode ser é a cor da vaidade e dos pecados ligados à beleza.
Se opondo ao simbolismo cristão onde a violeta é a cor da humildade, essa cor pode remeter a extravagância. Quem quer usar essa cor, que a aprecia de verdade, não a usa de forma impensada. A escolha é consciente de quem quer distinguir-se da massa.
Quem usa violeta tem que saber o motivo porque o faz. Senão transmite a impressão de que a cor tem mais força do quem usa.
A cor violeta também é a cor da magia, da sexualidade pecaminosa e de quem foge as convenções.
Associações da cor violeta na Psicologia das Cores
Enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.
Onde é aplicada a cor violeta?
Exceto em poucos períodos em que esteve na moda, a cor violeta nunca foi especialmente apreciada. Portanto deve se investigar bem o público-alvo e o contexto de sua aplicação.
Ela pode ser usada em projetos que necessitam se distinguir de outras ideias concorrentes ou que procura se fugir do convencional.
A violeta é cor da vaidade. Hoje a vaidade é pouca vista como pecado, portanto explorar a vaidade através da cor pode ser uma forma de atrair consumidores que se atraem por ideias de poder, luxo, e extravagância. É comum encontrar produtos e embalagens de produtos de beleza com a cor violeta principalmente para o público feminino. Qual mulher não quer se sentir bonita e poderosa?
A violeta também está presente na divulgação e confecção de produtos relacionados ao erotismo.
Marcas famosas com a cor violeta
Algumas marcas que utilizam a cor violeta:
Yahoo, Vivo, Fedex, Taco Bell, Hallmark, Whiskas, Craigslists, Milka.
Significados da cor rosa
As características gerais que são atribuídas a cor rosa são tipicamente femininas, conforme a Psicologia da Cores. O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme.
É uma cor que quando acompanhada pelo branco sugere inocência. Mas pode ter um efeito adulto, erótico e de sedução, oscilando entre a imoralidade e a paixão, quando acompanhado de violeta e preto.
A cor rosa é a cor que simboliza a suavidade, maciez, a infância. Ela é considerada infantil e por isso pode desprezada pelos jovens de ambos os sexos.
Na tradição antiga a cor-de-rosa era uma cor masculina. Surpreso? Pois bem, em pinturas barrocas meninos aparecem vestidos de rosa. Em quadros antigos, o menino Jesus é retratado vestindo trajes cor-de-rosa.
Só em 1920, quando uma revolução na moda chamada de “Moda reformista” converteu-se a cor azul para os trajes dos meninos, é que a cor rosa foi destinada para as meninas.
Quando o rosa se tornou feminino, se tornou também a cor da discriminação. Na Segunda Guerra Mundial, os homossexuais que não preenchiam o ideal de masculinidade dos soldados eram obrigados a usar um triângulo cor-de-rosa costurado à roupa.
O rosa é a cor dos confeitos, que simboliza a delícia, o doce. É a cor que melhor combina com as sobremesas.
A cor-de-rosa possui essa doçura também em sentido figurado: um livro cuja capa seja dessa cor produz a impressão de ser um romance açucarado.
Associações da cor rosa na Psicologia das Cores
Encanto, amabilidade, inocência, feminino, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura, doce.
Onde é aplicada a cor rosa?
A cor rosa é aplicada em uma variedade de artigos infantis para meninas e na publicidade desses. É uma cor bastante presente nos confeitos e sobremesas.
É um clichê para criação de objetos delicados, macios, doces, pequeninos e fofinhos.
Como é uma cor que representa o universo feminino e este universo está relacionado com beleza, esta cor é bastante usada em uma gama de produtos e serviços destinados a beleza da mulher e também na divulgação dos mesmos.
Costuma ser empregado na confecção e publicidade de produtos relacionados ao erotismo quando combinando com tons mais escuros.
Pode fugir do convencional para obter-se resultados intrigantes e destacar algo de forma inesperada. Imagine a combinação desta cor que é frágil com algo duro, rígido, grande ou ameaçador.
Marcas famosas com a cor rosa
Algumas marcas que utilizam a cor rosa:
Victoria´s Secret, Cosmopolitan, Marisa, Avon, InDesign, Barbie, DonutKing, Flickr.
Significados da cor marrom
Coitado da cor marrom! Segunda pesquisa sobre Psicologia das Cores realizada pela cientista Eva Heller esta é a cor que recebe maior rejeição entre as cores o que surpreende por ser uma das cores da moda.
É uma cor que resulta de outras combinações de cores. Como da mistura do verde com vermelho, do azul com o laranja, do violeta com amarelo.
O marrom é tido como feio e vulgar. É a cor da preguiça e da imbecilidade.
Isoladamente a cor marrom é muito desdenhado. Mas é muito aceito na moda por aqueles que não dão valor a elegância e que creem que ela combina com todas as outras cores e que as combinações são adequadas a todas ocasiões.
É cor do feio, do antiquado, do desagradável, do antipático, do antierótico e do intragável.
O marrom automaticamente é associado a sujeira e a excrementos. No marrom todas cores luminosas desaparecem. É a cor da decomposição, do que está murchando, definhando.
É a cor de muitos materiais naturais, como a madeira, o couro, a lã. Ela é bastante utilizada no âmbito residencial onde é muito apreciada. Sua falta de artificialidade faz do marrom a cor do aconchegante.
Espaços com móveis marrons, tapetes marrons, revestimentos de madeira nas paredes e no chão dão uma impressão de espaço reduzido transmitindo sensação de segurança.
A cor marrom é a cor dos sabores fortes, intensos. Café, chá, cerveja, cacau são marrons. É a cor dos alimentos cozidos. Quanto mais forte for a cor marrom, mais se dá a impressão que é a comida é “forte”.
Associações da cor marrom na Psicologia das Cores
Aconchego, terra, natureza, águas lamacentas, madeira, velho, aromas intensos, sujeira, outono, doença, desconforto, decomposição, feio, preguiça, imbecilidade, madeira, café, cacau, chocolate.
Onde é aplicada a cor marrom?
A cor marrom pode ser usada quando se tem a intenção de se associar a natureza. Pode ser usada em projetos relacionados a parques, hotéis fazenda, chácaras, sítios, atividades de buschcraft.
É uma cor bastante utilizada em decorações de ambientes com intuito de conferir sensações de aconchego e segurança através de móveis, tapetes, pisos e revestimentos.
Ela costuma ser encontrada em estabelecimentos gastronômicos e empórios.
A cor marrom também é encontrada nas embalagens de bebidas e produtos comestíveis com finalidade de dar mais aproximação a natureza desses produtos (café, chocolate, etc).
Como podemos ver o marrom está relacionado com algumas associações desagradáveis e pode ser utilizado, de forma a não agredir o público, quando o objetivo for propositalmente transmitir alguma informação importante.
Marcas famosas com a cor marrom
Algumas marcas que utilizam a cor marrom:
Hershey´s, Cacau Show, M&M´s, Cornetto, Magnum, Pilão, Nespresso, Nescafé Dolce Gusto.
Significados da cor preta
A cor preta é a cor mais admirada entre os jovens, segundo a pesquisa. Eles, quando pensam nesta cor, imaginam as roupas da moda, os carros caros. Já os idosos imaginam a morte.
O preto é a cor do luto. Na simbologia cromática cristã, o preto é a tristeza pela morte terrena.
O preto é a cor da magia, do misterioso e da introversão.
O preto transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. Quando adicionado amarelo fortalece as sensações negativas como culpa, egoísmo, infidelidade e melancolia.
Num sentido figurado, “preto” significa mau e ruim.
O preto é garantia de elegância. Na moda conservadora para cavalheiros, isso se faz sentir de forma pronunciada: os ternos elegantes, os fraques e os smokings são sempre pretos.
Coco Chanel criou, em 1930, o “pretinho”, vestido curto, até hoje ideal para todas as ocasiões formais.
O preto é a cor que menos depende da moda, é a cor da individualidade e a que combina melhor com o rosto dos jovens.
Nos objetos de luxo, a renúncia às cores permite que o luxo se manifeste por si só. O preto é a cor com que mais se evidencia a essa renúncia. E por isso o preto é a mais nobre das cores.
A cor preta é mais objetiva das cores.
Associações da cor preta na Psicologia das Cores
Morte, luto, magia, mistério, mal, mau, azar, sujeira, egoísmo, culpa, infidelidade, rebeldia, anarquia, ilegalidade, noite, elegância, credibilidade, objetividade, sofisticação, conservadorismo, peso, dureza, violência, brutalidade, ódio.
Onde é aplicada a cor preta?
A cor preta pode ser usada em projetos gráficos quando a intenção é demonstrar sofisticação. Ela pode ser usada como protagonista ou para valorizar outras cores.
Ela é bastante funcional sendo utilizada na tipografia, em projetos gráficos, para contrastar com um fundo claro no intuito de prover boa leiturabilidade.
Acompanhado do branco, o preto reforça o conceito minimalista do design.
É uma cor utilizada em artigos de luxo e também na moda.
Preto é uma cor presente no universo do rock, portanto uma gama de produtos relacionados a ele podem utilizar esta cor. Muitos websites de rock alternativo e de EBM são construídos com predominância da cor preta.
Marcas famosas com a cor preta
Algumas marcas que utilizam a cor preta:
Adidas, BlackBerry, Citizen, Chanel, Nike, L’Oréal Paris, Louis Vuitton, MTV.
Significados da cor branca
A cor branca é a cor da perfeição, do bem, da verdade e da honestidade. Quanto mais pura a cor branca, mais perfeita ela é. Qualquer acréscimo só virá reduzir a perfeição.
É a cor que exprime clareza e exatidão, componentes da verdade.
O branco é a cor do princípio, do novo. A ressurreição é o incio do bem. Branco é a ressurreição. No batismo, o início da vida cristã, veste-se branco. No passado as jovens trajavam branco em suas festas de debutantes. Era o início da vida social. O primeiro alimento que o homem recebe é branco: o leite.
A cor branca representa o limpo, o esterilizado, o puro. A limpeza é externa, a pureza vai mais a fundo. O que precisa ser higiênico é branco. Qualquer mancha de sujeira é visível no branco facilitando a limpeza. Onde se produzem alimentos é obrigatória o uso de uniformes brancos.
Na Ásia o branco é a cor tradicional do luto por aqueles que creem na reencarnação.
É também a cor dos mortos, dos espíritos e dos fantasmas.
A cor branca é a cor da objetividade e neutralidade. Utilizada bastante no estilo minimalista. Também é utilizada como cor de fundo, sobre a qual as demais cores ganham destaque.
O branco puro simboliza a virgindade da noiva. Mas o vestido de casamento branco, com véu e grinalda, nada tem de tradicional. A moda da vestimenta branca para as noivas só surgiu no século XIX, quando a rainha Vitória da Inglaterra contraiu matrimônio com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha em 1840.
Associações da cor branca na Psicologia das Cores
Bem, ordem, simplicidade, pureza, verdade, honestidade, perfeição, pensamento, limpeza, otimismo, inocência, paz, dignidade, afirmação, modéstia, alma, harmonia, infância, estabilidade, divindade, leveza, vazio, objetividade, neutralidade, clareza, exatidão, batismo, casamento, cisne, lírio, primeira comunhão, neve, nuvens, areia.
Onde é aplicada a cor branca?
A cor branca é muito utilizado onde precisa apresentar higiene. É uma cor utilizada nos uniformes de diversos profissionais com foco em executar seus procedimentos com higiene, como médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais da indústria alimentícia.
Quando combinado com o azul, o branco costuma estar presente em produtos congelados e em algumas bebidas alcoólicas que devem ser consumidas muito frias. E quando se enfatiza a condição do frescor do produto, a combinação típica passa a ser branco e verde.
É muito utilizada no design com a função de ressaltar informações e elementos gráficos através do contraste. Com esta funcionalidade o branco é amplamente utilizada em websites como cor de fundo.
Também é a cor presente em projetos com estilos minimalistas.
Marcas famosas com a cor branca
Algumas marcas apresentadas no decorrer do artigo utilizam a cor branca, geralmente no tipografia e com contraste com outras cores. Destacamos: Facebook, GE, Subway, Starbucks, Tic Tac, Nvidia, Mastercard, Nickelodeon, Crush, Whiskas, Milka, Pilão e Cornetto.
Significados da cor cinza
De acordo com estudos sobre Psicologia da Cores, o cinza é uma cor sem força. Simboliza resignação e neutralidade.
No cinza, o nobre branco está sujo e o poderoso preto está enfraquecido. Nada é decisivo no cinza, tudo nele é vago. O cinza é a cor sem caráter.
Cinza é a cor dos sentimentos sombrios, como o tédio, a solidão e a sensação de vazio. Cinza é a cor de todas as adversidades que destroem a alegria de viver.
É a cor da insensibilidade, da insegurança.
Chuva e névoa, nuvens e sombras são da cor cinza. Quando o sol não brilha, quando o céu está cinzento, o mar fica cinzento também, as montanhas ficam cinzas.
É cor do esquecimento e do passado.
O cinzento dá a impressão de grosseiro, bruto. O cimento cinza dos prédios, da realidade sem enfeites.
Eventualmente a cor cinza pode determinar maturidade e também ser a cor da razão.
Nos últimos tempos está crescente a associação da cor cinza com inovação e tecnologia.
E o cinza também pode representar a prata, o aço, o cromado e outros metais nobres.
Associações da cor cinza na Psicologia das Cores
Tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, sabedoria, seriedade, maturidade, passado, neutralidade, aborrecimento, modéstia, chato, solidão, sombrio, hostil, feio, reflexão, insegurança, insensível, indiferença, inovação, tecnologia, pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, cimento, sujeira.
Onde é aplicada a cor cinza?
A cor cinza, por expressar seriedade, pode ser empregada na comunicação visual empresarial.
Vem sendo bastante empregada em produtos tecnológicos inovadores.
Costuma ser utilizada em sites cujo conteúdo é sobre tecnologia.
Exerce função coadjuvante ao contribuir para que outras cores se destaquem.
Ela é também bastante funcional sendo utilizada na tipografia, em projetos gráficos, para contrastar com um fundo claro no intuito de prover boa leiturabilidade, mas com menos contraste que o preto.
Marcas famosas com a cor cinza
Algumas marcas que utilizam a cor cinza:
Mercedes-Benz, Audi, Wikipédia, Jaguar, Apple, Renault, Mazda, Citroën.
Vídeo Psicologia das Cores – Significado das cores no design
O David Arty disponibilizou uma aula sobre Psicologia das cores. Sugiro que você assista o vídeo abaixo para complementar o que foi abordado neste artigo. Aproveite.
Conclusão
Durante este artigo sobre Psicologia das Cores tentamos expor significados que as cores transmitem baseado em estudos sobre psicologia das cores. Vimos que cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios, pois elas podem gerar tanto sensações positivas, quanto negativas. Por isso a importância de avaliar o contexto de cada aplicação para determinar quais sensações cada cor deve informar.
Por falar em contexto, aqui no Chief existe outro artigo sobre significados das cores com enfoque da aplicação considerando diferentes contextos que você pode consultar.
Abaixo você pode conferir o link da pesquisa utilizada com base neste artigo.
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Referências
A Psicologia Das Cores – Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão – Eva Heller
Psicodinâmica das cores em comunicação – 5° ed. São Paulo – Modesto Farina
A cor como informação – Luciano Guimarães
As cores na Mídia – Luciano Guimarães
The Psychology of Color in Marketing and Branding – Gregory Ciotti – https://www.helpscout.net/blog/psychology-of-color/
Impact of color on marketing – Satyendra Singh – https://www.researchgate.net/publication/235320162_Impact_of_color_on_marketing
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Psicologia das Cores Design
Fonte: Chef of Design
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