HP EliteBoard G1a é um computador completo dentro de um teclado
HP EliteBoard G1a é um computador completo dentro de um teclado
Basta conectar o EliteBoard G1a a um monitor para usá-lo (imagem: divulgação)
Resumo
O EliteBoard G1a é um computador dentro de um teclado de 17 mm de espessura, com chip AMD Ryzen AI 7 350 Pro 8C, até 64 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento.
O dispositivo possui componentes como microfones, alto-falantes duplos, saída USB 4, USB-C 3.2 Gen 2 e suporta conexão a quatro monitores 4K.
A bateria de 32 Wh é opcional e substituível, permitindo 3,5 horas de uso ou mais de dois dias em modo de espera, com opção de conexão a uma fonte de 65 W via USB-C.
A HP apresentou na CES 2026 o EliteBoard G1a Next Gen AI PC, um computador que chama a atenção pelo formato pouco convencional: ele “mora” dentro de um teclado de 17 mm de espessura, largura de laptop de 16 polegadas e peso de 750 g. A ideia é que ele seja fácil de levar para o escritório e para casa, bastando se conectar a um monitor para funcionar.
O EliteBoard G1a Next Gen AI PC deve chegar às lojas dos Estados Unidos em março de 2026. A HP diz que revelará o preço mais perto dessa data.
Cabo embutido é opcional (imagem: divulgação)
Apesar de incomum, colocar todos os componentes de um computador dentro de um teclado não é inédito. O Raspberry Pi 400 e o Orange Pi 800 já adotaram o formato, e algumas pessoas já tiveram a ideia maluca de usar MacBooks Pro sem tela.
Quais são os destaques do EliteBoard G1a?
Mesmo com um tamanho compacto, o EliteBoard G1a tem especificações interessantes, como chip AMD Ryzen AI 7 350 Pro 8C, até 64 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento. O EliteBoard G1a conta com NPU de até 50 TOPS para inteligência artificial, o que o qualifica como um Copilot+ PC.
EliteBoard G1a tem certificação Copilot+ PC (imagem: divulgação)
O aparelho também tem componentes comuns a notebooks, como microfones e alto-falantes duplos, dispensando a necessidade de levar acessórios por aí. Ele conta com uma saída USB 4 e outra USB-C 3.2 Gen 2, além de um cabo USB 4 extra opcional e embutido. Com isso, é possível se conectar a quatro monitores 4K.
Outro ponto em comum é a bateria, com capacidade de 32 Wh. Isso é consideravelmente menor que a de um notebook comum, mas faz sentido, já que ele não tem sua própria tela. Segundo a HP, isso é suficiente para 3,5 horas de trabalho ou mais de dois dias em modo de espera.
HP diz que computador pode ser levado na mochila (imagem: divulgação)
A bateria do dispositivo é opcional e substituível. Caso o usuário prefira, pode usar o EliteBoard G1a conectado a uma fonte de 65 W, usando um plug USB-C. E, como se trata de um teclado, vale dizer que ele tem um numpad de 10 botões.
HP EliteBoard G1a é um computador completo dentro de um teclado
HP EliteBoard G1a é um computador completo dentro de um teclado
Fonte: Tecnoblog

Comments are closed.