E-mail marketing: saiba como ser relevante
E-mail marketing: saiba como ser relevante
Sabia que um consumidor recebe, em média, mais de 500 mensagens de marketing por mês? Acontece que ele abre menos de uma por cada 15. Difícil conseguir atenção, né?
Agora é só juntar essa informação aos seguintes dados de comportamento dos usuários de e-mail, mapeados pela Return Path: em média, as pessoas levam pouco mais de um segundo para decidir se vão abrir ou ignorar uma mensagem, entre dois e sete segundos para fazer um rápido escaneamento e avaliar se o conteúdo em questão merece atenção. Quando dedicam mais de oito segundos de seu tempo a uma mensagem, as chances de conversão começam a crescer.
7 dicas para melhorar sua entregabilidade
Diante desse processo, cada detalhe do conteúdo da mensagem é fundamental para determinar o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing dentro desse canal altamente competitivo e bastante rentável. Então, se você deseja otimizar seu programa de e-mail sugiro alguns pontos de atenção:
1. Remetente
Na caixa de entrada, o destinatário prefere identificar a marca que a disparou de maneira clara. O ideal, ainda, é que o domínio do “from address” seja o mesmo do site. Evite ficar trocando o endereço de remetente;
2. Assunto
A mensagem deste campo deve gerar curiosidade e ao mesmo tempo não ser vaga. É bacana que o conteúdo seja compatível com o momento de vida do cliente ou algum assunto do momento. Estudos da Return Path apontam que o uso de emojis tende a aumentar as taxas de leitura das mensagens.
Claro, esse recurso deve ser utilizado com bom senso, ter sentido na estratégia e também sinergia com a empresa remetente. Existem marcas que criaram o padrão de utilizar determinado emoji para lançamentos e outro para ofertas, por exemplo. Assim, a identificação do usuário de e-mail sobre o assunto central da mensagem é facilitada.
3. Pré-cabeçalho
Apresente neste espaço algo que complemente o assunto e gere interesse para ler o conteúdo da mensagem. Tenha atenção, porém, para excluir o texto padrão que aparece como sugestão.
4. Corpo do e-mail
Se o destinatário clicou na mensagem para leitura é porque ele está interessado em buscar algo de valor…não perca a atenção dele! Garanta que sua mensagem tenha uma identidade visual padrão para ser rapidamente identificada como parte da comunicação da sua marca.
5. Conteúdo
Evite que sua estratégia de e-mail marketing gire em torno de enviar sempre promoções de produtos e/ou serviços para toda base de assinantes. Se possível, personalize as mensagens com nome e, sempre, considere os seguintes dados do cliente para construir e segmentar suas campanhas: idade; sexo; localização; interesses pessoais; e histórico de compras. Esses cuidados tendem a criar conexão e aumentar as chances de conversão.
6. Imagens
Elas ajudam na comunicação, no clique e na conversão, pode usar tranquilamente! Só preste atenção no tamanho dos arquivos e no equilíbrio adequado entre eles e o texto. GIFs também são ótimas opções já que chamam a atenção e estão na moda.
Lembre-se que nenhuma estratégia justifica a produção de um e-mail marketing que contenha somente imagens. A ação pode gerar problemas, como: necessidade de maior tempo para download e possível aparecimento de links maliciosos.
É possível ainda direcionar o conteúdo de acordo com a disponibilidade ou indisponibilidade do estoque do produto ou exibir a indicação do final de uma promoção por meio de contagem regressiva.
7. Links
Em muitos casos, o principal objetivo de uma estratégia de e-mail marketing é converter: fazer com que o destinatário clique e vá para o site desejado. Então, facilite a vida do cliente. Faça com que links se pareçam com links, ou seja, eles devem estar sublinhados e destacados com palavras orientadas para a ação, como “compra”, “oferta”, “cadastre-se” ou “download”, por exemplo.
É importante lembrar, porém, que nenhuma dessas dicas é válida se a entregabilidade dos e-mails da sua empresa apresenta falhas e a reputação do seu domínio está em baixa com os provedores. Então, mapeie essas taxas, nunca trabalhe com mailings comprados e não lote a caixa de entrada dos clientes.
Boas conversões para todos!
O post E-mail marketing: saiba como ser relevante apareceu primeiro em Blog Locaweb – Notícias sobre tecnologia, programação e muito mais..
E-mail marketing: saiba como ser relevante
Fonte: Locaweb
Comments are closed.