Como ativar o Modo Seguro da Vivo para bloquear um celular roubado

Como ativar o Modo Seguro da Vivo para bloquear um celular roubado

Veja o passo a passo para cadastrar o Modo Seguro da Vivo (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O Modo Seguro da Vivo é um conjunto de ferramentas de proteção para celulares Android ou iPhone disponível gratuitamente para todos os clientes da operadora. Com ele, é possível bloquear um celular roubado ou perdido, apagar dados remotamente e outras ações.

Para ativar o recurso, o cliente deve abrir o app Vivo, acessar o menu “Modo Seguro” e fazer o cadastro do aparelho para ativar as proteções desejadas. Em caso de perda ou roubo, a pessoa poderá bloquear o celular e proteger os dados rapidamente.

A seguir, veja o passo a passo para ativar o Modo Seguro no app Vivo.

Índice1. Baixe o aplicativo Vivo no seu celular2. Selecione o “Modo Seguro” no app Vivo3. Acesse em “Cadastrar proteção”4. Leia as instruções e toque em “Começar agora”5. Confirme o aparelho e a linha para ativar a proteção6. Realize o cadastro biométrico no aplicativo Vivo7. Envie a foto de um documento8. Aguarde a análise do documento9. Use o Modo Seguro para bloquear um aparelho roubado ou perdidoO que é possível fazer com o Modo Seguro da Vivo?Tem como rastrear um celular roubado com o Modo Seguro da Vivo?Em quais planos da Vivo o Modo Seguro está disponível?É preciso pagar para usar o Modo Seguro da Vivo?Posso desativar o Modo Seguro da Vivo?

1. Baixe o aplicativo Vivo no seu celular

Acesse a App Store no iPhone ou a Play Store no Android e faça download do aplicativo Vivo. A plataforma oferece acesso a informações da conta da operadora e configurações de outros recursos, incluindo o Modo Seguro.

Baixando o aplicativo Vivo no celular (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Selecione o “Modo Seguro” no app Vivo

Abra o aplicativo Vivo no seu celular e, se necessário, faça login na plataforma. Em seguida, desça a tela principal até encontrar a seção “Acesso Rápido” e toque no botão “Modo Seguro”.

Acessando o menu “Modo Seguro” no app Vivo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Acesse em “Cadastrar proteção”

Na próxima tela, desça a página até ver a caixa “Mais segurança pra você”. Então, toque no botão “Cadastre proteção” para ativar o recurso de bloqueio de tela do aparelho roubado ou perdido e outras formas de proteção.

Abrindo a opção “Cadastrar proteção” (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Leia as instruções e toque em “Começar agora”

Leia as instruções sobre os recursos do Modo Seguro da Vivo e toque em “Começar agora”, na parte inferior da tela. Se necessário, ative as permissões para o aplicativo acessar a câmera e o armazenamento do seu celular para avançar.

Selecionando “Começar agora” para iniciar o cadastro do Modo Seguro da Vivo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Confirme o aparelho e a linha para ativar a proteção

Na tela “Cadastrar proteção”, verifique qual aparelho e linha telefônica da operadora serão adicionados ao Modo Seguro da Vivo. Se estiver tudo certo, toque em “Continuar”.

Confirmando o dispositivo e a linha telefônica vinculadas ao Modo Seguro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Realize o cadastro biométrico no aplicativo Vivo

Caso seja solicitado, faça o cadastro biométrico facial para a autenticação do aplicativo da Vivo. Siga as instruções e toque em “Continuar” e, depois, em “Estou Pronto” para realizar o cadastro.

Iniciando o cadastro biométrico facial no app Vivo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

7. Envie a foto de um documento

A Vivo também solicita o envio de um documento de identidade, como RG, CNH ou passaporte, para a ativação do Modo Seguro. Selecione a opção de documento que você encaminhará para a operadora e, em seguida, use a opção “Tirar foto” para avançar.

Enviando os documentos para confirmação da identidade (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

8. Aguarde a análise do documento

Após o envio dos dados, aguarde a Vivo confirmar a sua identidade com base na biometria e do documento. Quando o processo for concluído, você será notificado e poderá ter acesso aos recursos do Modo Seguro.

Aguardando a confirmação da identidade (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

9. Use o Modo Seguro para bloquear um aparelho roubado ou perdido

Para usar o recurso de proteção da Vivo e bloquear um celular roubado, por exemplo, acesse o aplicativo da operadora em outro dispositivo e faça login na sua conta. 

Então, abra o menu “Modo Seguro”, toque na opção “Perda ou roubo” e selecione o recurso “Bloquear”. Depois, siga as instruções da operadora para efetuar o bloqueio do aparelho perdido ou roubado.

Acessando o app Vivo para bloquear um celular perdido ou roubado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que é possível fazer com o Modo Seguro da Vivo?

O Modo Seguro da Vivo garante a proteção do seu celular e dos dados do dispositivo em caso de roubo ou perda por meio de uma série de ferramentas gratuitas. São elas:

Bloquear o celular: impede o uso do aparelho por pessoas não autorizadas. Essa função é essencial para bloquear um celular roubado ou perdido;

Desbloquear o aparelho: permite recuperar o acesso ao celular perdido caso você o encontre;

Bloquear a linha: impede que desconhecidos utilizem sua linha telefônica da Vivo caso removam o chip do aparelho;

Apagar dados remotamente: exclui todas as informações armazenadas no celular, protegendo seus dados;

Monitorar tentativas de desbloqueio: acompanha as tentativas de desbloqueio da tela e apaga os dados remotamente após um número limite de tentativas;

Bloquear o IMEI: impede o uso do telefone por meio do IMEI, tornando-o inutilizável em outras redes.

Tem como rastrear um celular roubado com o Modo Seguro da Vivo?

Não, o Modo Seguro da Vivo não oferece um recurso nativo para encontrar um aparelho roubado ou perdido. Entretanto, há ferramentas que ajudam a rastrear o celular roubado.

Os usuários de Android podem usar o “Encontre meu Dispositivo” do Google, enquanto os donos de iPhone conseguem monitorar o telefone pelo app “Buscar”. A linha do tempo do Google Maps também pode auxiliar na localização do aparelho perdido.

Em quais planos da Vivo o Modo Seguro está disponível?

O Modo Seguro da operadora Vivo pode ser usado pelos clientes dos seguintes planos:

Pré; 

Controle;

Pós; 

Vivo Total.

É preciso pagar para usar o Modo Seguro da Vivo?

Não, os recursos de proteção do Modo Seguro da Vivo são gratuitos. Entretanto, a operadora oferece alguns serviços de segurança extras para os clientes por R$ 14,90 por mês.

Posso desativar o Modo Seguro da Vivo?

Sim, é possível desativar o Modo Seguro da Vivo. Essa configuração pode ser restaurada ao acessar o menu dedicado à ferramenta no aplicativo oficial da operadora e seguir as instruções.
Como ativar o Modo Seguro da Vivo para bloquear um celular roubado

Como ativar o Modo Seguro da Vivo para bloquear um celular roubado
Fonte: Tecnoblog