Category: Defesa Civil

Anatel diz que alerta de “misantropia” não partiu das autoridades; Defesa Civil investiga

Anatel diz que alerta de “misantropia” não partiu das autoridades; Defesa Civil investiga

Alerta extremo com a mensagem “misantropia” foi recebido à 1h24 no Rio de Janeiro (imagem: reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as mensagens de alerta recebidas por parcela dos brasileiros na madrugada deste sábado (20/06) não foram emitidas pelas autoridades responsáveis pelo sistema de alertas à população. Segundo a agência, não há motivo para preocupação por parte da população em decorrência dos avisos.

Em nota, a Anatel explica que os alertas via Cell Broadcast, a tecnologia usada para enviar avisos de emergência, são originados em plataforma própria da Defesa Civil. As operadoras realizam o trabalho de transmitir essas mensagens às regiões definidas pelas autoridades.

A Anatel reforçou ainda a importância do sistema de Cell Broadcast como ferramenta de apoio à prevenção e resposta a desastres, voltado à proteção da população e à preservação de vidas.

Já a Defesa Civil confirmou que a plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada , depois de sofrer uma possível invasão e disparar um alerta para diversas regiões do país. O aviso foi ordenado remotamente “por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, trata o caso como provável ataque hacker, vai acionar a Polícia Federal para apurar o episódio e trabalha para religar o sistema assim que as condições de segurança forem restabelecidas.

Não custa lembrar: o Cell Broadcast foi oficialmente ativado em maio de 2024, depois de dois anos de desenvolvimento.
Anatel diz que alerta de “misantropia” não partiu das autoridades; Defesa Civil investiga

Anatel diz que alerta de “misantropia” não partiu das autoridades; Defesa Civil investiga
Fonte: Tecnoblog

Alertas da Defesa Civil via smartphone começam em dezembro em sete estados

Alertas da Defesa Civil via smartphone começam em dezembro em sete estados

Alerta de emergência apita mesmo quando celular está no silencioso (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Em testes desde agosto, o Defesa Civil Alerta finalmente tem data para chegar — ou quase isso. A partir de 4 de dezembro, o sistema de alertas de emergência chegará a sete estados brasileiros. A funcionalidade permite que autoridades enviem mensagens para pessoas localizadas em áreas com risco iminente.

Nessa primeira leva, o Defesa Civil Alerta chegará aos estados das regiões Sul e Sudeste. São eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O sistema é coordenado pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, mas a execução fica a cargo das operadoras Algar, Claro, TIM e Vivo.

De acordo com a Anatel, as demais regiões do Brasil têm previsão de receber o Defesa Civil Alerta em 2025. Um piloto bem-sucedido com alertas de demonstração ocorreu em 11 cidades; uma pesquisa realizada com a população desses locais demonstra que 87% das pessoas receberam a ferramenta de forma positiva.

Como funciona o Defesa Civil Alerta?

O Defesa Civil Alerta funciona através da tecnologia Cell Broadcast, que emite as mensagens para todos os dispositivos que estejam conectados à uma rede móvel dentro do perímetro selecionado. O conteúdo da mensagem e o perímetro de envio ficará a cargo das defesas civis estaduais e municipais.

A tecnologia Cell Broadcast já é utilizada em outros países, como Estados Unidos e Japão, para disparar sirenes sobre terremotos, tempestades, condições climáticas extremas e até mesmo avisos de crianças sequestradas.

Uma das vantagens do Defesa Civil Alerta é que os alertas de emergência tocam uma sirene no smartphone, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso ou durante uma chamada. Além disso, as notificações visuais sobrepõem qualquer aplicativo que esteja aberto.

Smartphone apita quando recebe um alerta extremo (imagem: reprodução/Thiago Victorino)

Ao contrário do canal via SMS que já existe, o Defesa Civil Alerta não exige cadastro prévio dos usuários. O requisito é ter um smartphone compatível (qualquer modelo lançado a partir de 2020 funcionará) que esteja conectado a uma rede 4G ou 5G da Algar, Claro, TIM ou Vivo. Celulares sem chip, que estejam em modo avião ou que estejam com cobertura 2G ou 3G não receberão as notificações.

MG e RS terão alertas de demonstração do Defesa Civil Alerta

Para educar a população sobre a nova ferramenta, a Anatel afirma que realizará uma intensa campanha para demonstrar o Defesa Civil Alerta. Uma das etapas é o envio de alertas-demonstração, que também servirá como testes finais da plataforma de Cell Broadcast.

Em 30 de novembro (sábado), a Defesa Civil irá emitir alertas de demonstração para 36 municípios do Rio Grande do Sul. São eles: Alegrete, Barra do Guarita, Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Igrejinha, Iraí, Itati, Itaqui, Maquiné, Montenegro, Muçum, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Pedro Osório, Pelotas, Pântano Grande, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Rolante, Rosário do Sul, Santa Maria, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Três Coroas, Três Forquilhas e Uruguaiana.

No dia 1º de dezembro, serão enviados alertas para todos que estiverem em Belo Horizonte (MG). Demais estados e cidades não tiveram um calendário de alertas-demonstração divulgado pela Anatel.

O sistema será liberado para uso pelas Defesas Civis estaduais a partir de 4 de dezembro.
Alertas da Defesa Civil via smartphone começam em dezembro em sete estados

Alertas da Defesa Civil via smartphone começam em dezembro em sete estados
Fonte: Tecnoblog