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Curso de Identidade Visual

Curso de Identidade Visual

Eae, tudo bele? Vamos falar sobre curso de Identidade Visual?

Você sabe o que é Identidade Visual e como funciona um curso de Identidade Visual? Pois bem, neste artigo você vai entender tudo isso e verá também como você pode sim aprender a desenvolver marcas únicas e de personalidade.

Toda empresa, não importa qual (seja ela grande ou pequena, não interessa), precisa de uma identificação visual. E mais do que se distinguir, cada vez mais, em um mundo super competitivo, elas precisam passar através da sua comunicação visual credibilidade, clareza e originalidade. E você designer de marcas, ou aspirante a designer, pode ser o grande responsável por essa tarefa tão importante e precisa dentro de uma corporação.

Ao contrário que muitos pensam, você não precisa de dom ou talento para criar logos que atendam as necessidade dos seus clientes. Tudo pode ser aprendido, e desde que você siga uma metodologia correta de criação tudo é possível no mercado de design de marcas.Design é ciência, portanto utilizamos de pesquisa, testes, cálculos e embasamento teórico, mais a prática, para criarmos soluções eficientes que resolvem determinado problema. E como você pode perceber isso tudo nada tem a ver com “dom divino”.

Então prossiga a leitura para você entender tudo sobre Curso de Identidade Visual e como você pode ser tornar uma designer de marcas.Neste artigo você vai aprender:

O que é Identidade Visual;A diferença entre logo, logotipo, símbolo e identidade visual;O que é marca publicitária?;O que é branding?;O que é necessário para se criar uma identidade visual;Como escolher um curso de Identidade Visual.

O que é Identidade Visual?

Identidade visual (IDV) é um conjuntos de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc. Trata-se de um programa visual determinado e orientado para representar a empresa no âmbito da comunicação visual.

Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros.

Dentre esses elementos temos o Logo, que é assinatura visual da empresa, também conhecida por marca gráfica. A partir desse elemento que todos os outros tomam forma, ou seja, todos os componentes de um projeto de Identidade Visual são oriundos e circundam o elemento principal que é o Logo.

Todos esses outros elementos de um projeto de IDV atuam como coadjuvantes da marca com o objetivo de potencializá-la, como se fossem escudeiros de um cavaleiro, afim de fixa-la na mente do seu público.

Algumas pessoas confundem ou associam identidade visual apenas ao Logo. É muito comum. Obviamente que isso faz sentido, pois como vimos trata-se do principal ator de projeto de IDV. Todavia um projeto desses não é composto apenas por este único elemento. Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc.

O profissional responsável por um projeto de IDV é justamente um Designer, ou uma equipe de Designers.

Normalmente um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual.

Caso queira saber mais sobre manual de marca, nós temos aqui no Chief um artigo exclusivo sobre manual de marca. Clique aqui para acessar.E para aprender a criar identidades visuais, conheça o nosso Curso de identidade Visual.

A diferença entre logo, logotipo, símbolo e identidade visual

Apesar de serem termos semelhantes e muitas vezes usados como sinônimos, existem diferença entre eles.

Talvez para uma pessoa que não seja da área, que não seja realmente o profissional que lida com a criação desses elementos, identificar tais diferenças seja insignificante e sem uso, mas você designer gráfico tem que saber as diferenças e como funciona cada um.Então a seguir vamos entender e conversar sobre cada um deles.

O que é um Logo?

Um logo (marca gráfica) é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial ou qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma marca num mundo competitivo, repleto de elementos gráficos que procuram chamar a nossa atenção todos os dias. Um logotipo é geralmente uma combinação de tipografias, símbolos, gráficos e cores. É um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma marca, normalmente o principal elemento de programa de comunicação visual.

Portanto, a principal função de logo é a identificação. Um logo identifica uma empresa ou produto por meio do uso de uma bandeira, símbolo ou assinatura. Um logo não vende ou descreve diretamente um negócio, são funções diferentes.

De uma forma mais simples, podemos definir um logo como um símbolo que identifica uma empresa sem explicação ou descrição anterior. Para ilustrar esse conceito, acho que um logotipo pode representar uma pessoa. Quais são as qualidades, as diferenças que a distinguem de outras pessoas?

Preferimos ser chamados por nossos nomes – como Mário, Maria, João – ao invés da descrição confusa de nossa entidade como “o cara que sempre usa rosa e tem cabelo loiro “. Da mesma forma, um logo não deve descrever literalmente o que a empresa faz, mas sim, identifica a empresa de uma forma que seja reconhecível e memorável.

Também é importante notar que somente após um período de tempo o logo se torna familiar (falaremos sobre isso na parte de marca e branding), porque nesse ponto, o cérebro memorizou o símbolo que identifica nossa empresa. O logo identifica uma empresa ou produto em sua forma mais simples.

Você certamente está familiarizado com os logotipos de empresas famosas: Nike, McDonald’s, Nescafé, BMW, Heineken, Disney e Gillette – para citar algumas empresas que estão no top 100 das marcas mais poderosas do mundo.

O que é um Logotipo e um símbolo?

Existe muita confusão entre logo e logotipo, segundo a literatura nacional.

Começando pelo Logotipo, ele se refere à tipografia ou letras que identificam a marca. É bom lembrar que existem marcas que apenas são feitas por logotipo como por exemplo a marca do Fedex.

O símbolo trata o ícone gráfico da marca, pode ser um ícone com representação literal ou abstrato.

Portanto, o logo seria o conjunto de logotipo mais símbolo gráfico.

E para maior aprendizado, saiba que existe diferenças entre logo e logotipo. Para entender a diferença veja o vídeo abaixo:

O que é Identidade Visual?

Como já vimos anteriormente a Identidade visual (IDV) é um conjuntos de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc.

Logo, logotipo e símbolo não devem ser confundidos com Identidade visual. Na verdade eles são integrantes da Identidade Visual e podem ser chamados de marca gráfica.

Falaremos melhor de marca na tópico a seguir, mas marca gráfica, assim como todos elementos da Identidade Visual (paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros) são ativos tangíveis que representam uma marca afim de fixa-la na mente do seu público.

O que é Marca?

Você pode encontrar diferentes conceitos sobre Marca dependendo da área.

O pessoal que trabalha com design geralmente pode explicar o conceito de marca com algo similar ao seguinte pensamento:

“Marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, pessoa, entre outros; com a função de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.”

Por outro lado se você perguntar o pessoal que trabalha com marketing ou publicidade, provavelmente eles terão como resposta algo semelhante a seguinte afirmação:

“Marca é o conjunto de valores, percepções e experiência que ela passa ou representa para o seu público. Com isso marca não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.”

Ambas afirmações estão corretas e se complementam, afinal não basta apenas criar um símbolo gráfico e achar que ele será uma marca reconhecida mundialmente. Será preciso também elaborar estratégias de marketing e publicidade para que a marca seja reconhecida.

Essas estratégias em conjunto visam fazer que a representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções par ao seu público e mercado de atuação.

Por isso é comum alguns profissionais usarem o termo “marca gráfica” quando se referem exclusivamente ao símbolo gráfico e não a todas as outras questões que envolvem a conceituação e estratégia da marca.

O que é Branding?

Como só ter uma marca gráfica não se consegue um posicionamento estratégico para alcançar objetivos planejados, precisamos criar e executar ações relacionadas com todas as questões de valores, experiências e percepções planejadas para a marca. E nessa hora que entra em campo o Branding.

Branding é o gerenciamento e posicionamento estratégico da marca. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas para a construção dos valores e percepções planejados para o seu público.

Todos os pontos de contato do público com a marca, são planejados ou gerenciados pelo Branding. Esse trabalho ajuda tanto a fidelizar os clientes quanto prospectar novos clientes.

Com isso enxergamos que no processo de construção de uma marca perante ao mercado e o público-alvo o Branding tem um valor fundamental. Para isso o Branding alinha as estratégias de comunicação e posicionamento da marca utilizando-se dos elementos de identidade visual.

Esse trabalho é normalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por designers, publicitários, social medias, atendimento, etc. Por exigir uma equipe multidisciplinar, comumente, e principalmente quando se trata de grandes empresas, esse trabalho é executado por agências especializadas.

Para melhor entendimento, você pode conferir o vídeo abaixo onde explico as diferenças de forma completa.

O que é necessário para criar uma identidade visual?

Para criar uma identidade visual você precisa aprender sobre design gráfico: metodologia de projeto e fundamentos do design.

É difícil especificar tudo o que você precisará ao longo da sua trajetória, mas esses dois tópicos sintetizam tudo o que você precisa e dentro do nosso curso de Identidade Visual, daremos para você a conhecimento sobre esses temas.

O primeiro item, a metodologia de projeto, trata-se do entendimento de como começar e elaborar uma forma cartesiana.

Por isso, você deve entender sobre abordagem, briefing, mapa mental, processo criativo, métodos de pesquisa, entre outros temas.

Já no tópico fundamentos do design, você precisa ter conhecimento sobre tipografia, cores, gestalt, semiótica e tudo que cerceia o design gráfico e visual.

A parte de metodologia se refere ao pensamento e planejamento, já a parte de fundamentos trata da aplicação e execução conforme o elaborado no passo anterior.

Para criar um projeto de identidade visual coeso, você precisa unir essas duas partes e saber utilizá-las de forma racional e com técnica.

Como escolher um curso de Identidade Visual?

Se você quer começar ou aprimorar a criação de identidades visuais, fazer um bom curso de identidade visual vai te poupar tempo e te dar o direcionamento correto para você seguir. Mas é preciso tomar cuidado para não investir em um curso que não te passa uma metodologia cartesiana e nem te instiga a ter independência e um pensamento crítico sobre o tema.

O nosso curso de identidade visual tem como objetivo desenvolver a sua técnica junto com o seu pensamento analítico e critico. Em nosso curso não queremos que você vire um papagaio que apenas imita o que foi te passado. O nosso objetivo é fazer você agir e projetar como um Designer profissional faz.

Mais do que mostrar tal tendência, tal técnica…O nosso objetivo é realmente trabalhar o seu lado projetista, afinal, um Designer é um projetista e um curso de identidade visual tem que instigar e te provocar para você desenvolver esse músculo profissional.

Por aqui no curso de marcas nós temos aulas sobre:

Definições e termosMetodologia de projetoProcesso criativoConceitos de DesignExecução práticaDesafios para a criação de projetos.

Outros pontos a considerar antes de adquirir um Curso de Identidade Visual

Se o acesso é ilimitado, e você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário pelo prazo contratado.Se os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, e que você possa assistir às aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. Se o curso tem certificação.Se o curso dispõe de um prazo de garantia mínima para que você possa avaliar o conteúdo para saber se é isso mesmo que você quer, e se ele atende às suas necessidades. Se o curso oferece um plus que beneficie seu aprendizado como conteúdos bônus que complementam o conteúdo principal do curso, ou alguma comunidade para interação entre alunos e suporte.

Agora que você já verificou alguns requisitos que beneficiam seu aprendizado em um curso online- o saiba que ao adquiri nosso curso você tem diversas vantagens como:

Atualizações gratuitas;Grupo fechado exclusivos de alunos;Certificado que comprovará que você realizou atividades complementares externas à Faculdade;Você pode assistir as aulas de qualquer local que tenha uma conexão com a internet e a qualquer hora;Entre outras vantagens.

Para saber mais eu te convido a conhecer a página do curso onde você encontrará mais detalhes sobre o conteúdo do curso, preço, garantia, formas de pagamentos, entre outros.

Clique neste link para ser redirecionado a página do curso.

Conclusão

Então é isso, Galucho! Essas são considerações que acreditamos ser importantes na hora de pesquisar sobre Cursos de Identidade Visual. E gostaríamos que você relatasse o que você acha importante na hora de escolher um curso.

Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos que tiverem interesse em criar Identidades Visuais.

Aproveito aqui é reforço o convite para você conhecer nosso treinamento. Clique neste link para ser redirecionado para a página do curso.

Abraço!!!
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Curso de Identidade Visual
Fonte: Chef of Design

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

Sabemos que o Encceja é o exame no qual dá a chance para todos aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio de ter em mãos o Certificado de Conclusão após realizarem uma prova. Muitos se perguntam como conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. Abaixo, explicaremos detalhadamente como Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. Continue nos acompanhando e confira!
O que é Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja foi criado pelo Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação e o Inep.
Este exame tem como principal objetivo certificar todas as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta.
Mas para isso, é necessário que essas pessoas realizem suas inscrições e façam uma prova contendo 120 questões + redação Encceja 2022. Abaixo, confira todas informações referentes a este exame, bem como os conteúdos cobrados, locais de provas e muito mais.
Quem pode conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental
Assim como já mencionamos anteriormente, o Encceja certifica tanto o Ensino Médio como também o Ensino Fundamental.
Para realizar o exame, é necessário estar encaixado nos critérios estabelecidos pelo MEC. No geral, podem realizar o Encceja:

Adolescentes, jovens e adultos que buscam receber o diploma pela conclusão da Educação Básica, sejam para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.

Veja a seguir os requisitos para se inscrever no Exame para Ensino Fundamental:

É necessário ter no mínimo 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja.

Veja a seguir os requisitos para se inscrever no Exame para Ensino Médio:

É necessário ter no mínimo 18 anos de idade até o dia da realização do Encceja.

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
As provas do Encceja são diferentes para as modalidades disponíveis: Ensino Fundamental e Médio. Porém, ambas possuem a mesma quantidade de questões e também são cobradas uma redação com tema proposto pelo Inep.
A prova Encceja 2022 é composta por 4 matérias distintas com 30 questões cada. São elas:

Matemática;
História e Geografia;
Ciências Naturais;
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.

Assim como já mencionamos acima, cada uma das matérias possui 30 questões formando 120 no total + redação, que será elaborada de acordo com o tema proposto.
Como fazer a inscrição no Encceja para o Ensino Fundamental?
Todo o processo de inscrição é feito pela internet, no site oficial do Inep. O procedimento é bastante simples e rápido, levando apenas alguns minutos.
Siga as instruções a seguir e inscreva-se no Encceja para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental:

Acesse o site oficial;
Selecione a opção “Inscrições 2022”;
Será necessário informar todos os dados solicitados, assim como montra a imagem abaixo:
Clique na figura apresentada na tela;
Para seguir com a inscrição, clique em “Enviar”;
Uma nova janela será aberta, onde você deverá preencher o formulário com todos os seus dados pessoais;
Informe a modalidade de prova, que neste caso é para o Ensino Fundamental;
Agora basta apenas enviar seus dados.

Para consultar o local de prova e outras informações referentes a sua inscrição, basta apenas acesse o site e você será automaticamente redirecionado para a página do participante.
Resultado Encceja
Dias após a realização da prova, os resultados Encceja 2022 são divulgados. O candidato pode conferir as notas obtidas na página do participante.
A entrega da Certificação Encceja 2022 de conclusão é de inteira responsabilidade da Unidade Certificadora informada no ato da inscrição, que na maioria dos casos são as Secretarias de Educação do Município.
 

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
Fonte: Revista W

Portfólio de design – Como fazer seu portfólio de forma eficaz

Portfólio de design – Como fazer seu portfólio de forma eficaz

Portfólio. Eis aqui uma ferramenta que potencialmente pode ser a chave para abrir portas de oportunidades, mas que muitas negligenciam sobre sua utilização. Muitos nem imaginam o poder de um Portfólio de Design.

Este artigo é para desenferrujar essa chave e tirar suas dúvidas sobre como criar um portfólio eficaz para que você possa destrancar de vez as portas do mercado de trabalho.

Quem atua, ou pretende atuar, no ramo de design sabe que para conseguir algum trabalho, desde o estágio até um cargo sênior, é de fundamental importância ter um portfólio eficiente e atualizado.

Então até o final deste conteúdo você terá informações suficientes para começar agir proativamente na construção do seu portfólio de design. Principalmente você que está começando agora e se sente perdido, pois ainda não trabalhou em nenhum projeto, em nenhuma empresa, e/ou ainda não conseguiu cliente como freela.

O que você verá neste artigo:

O que é portfólio?Vantagens de possuir um portfólioTipos de portfólioComo organizar seu portfólio de designDicas de como criar portfólio se você ainda não tem trabalhos para apresentarPlataformas para apresentar meu portfólioComo promover seu portfólio?

O que é portfólio?

Um portfólio é uma coleção organizada de projetos relevantes que mostram seus talentos, habilidades mais relevantes que evidenciam seu crescimento profissional.

Podemos dizer que é uma apresentação das habilidades, qualificações e experiências de um candidato a emprego para empregadores em potencial, e para oportunidades de trabalho em geral.

No caso de um web designer, por exemplo, pode ser um conjunto de seus melhores websites. Ou no caso de um designer gráfico, pode ser um conjunto das suas melhores peças.

Vantagens de possuir um portfólio

A grande vantagem de possuir um portfólio nas áreas relacionadas ao design e de criativos em geral é que por se tratar de uma apresentação visual causa muito mais impacto que apresentar um currículo.

Não quero dizer aqui que o currículo não tenha importância. Mas o portfólio, quando bem feito, apresenta para o recrutador o que você é capaz de fazer na prática e isso já te deixa em posição de destaque em relação aos seus concorrentes.

Apresentar um portfólio também é vantajoso para o profissional que avalia seu trabalho, porque ele poderá ter uma ideia antecipadamente de como é seu trabalho na prática e poder comparar com os trabalhos de outros profissionais. Isso é muito bom para saber se seu perfil é adequado ao projeto proposto antes de fechar qualquer contrato.

Mas sem dúvida alguma um portfólio é muito vantajoso para um iniciante porque somente apresentando um bom portfólio será possível obter os primeiros trabalhos.

Tipos de portfólio

Basicamente podem construir dois tipos de portfólio, o físico e o digital. Vamos a eles:

Portfólio físico:

Portfólio por Piotrek Chuchla

Não é tão comum, visto que com o avanço da internet e demais tecnologias, diminui o uso de portfólio físico.

Mas pode ser que, para casos específicos, seja necessário apresentar trabalhos em versões impressas.

Então basicamente, um portfólio físico, é uma pasta contendo versões impressas dos melhores trabalhos.

É indicado que para causar um impacto positivo durante a apresentação dos trabalhos eles sejam produzidos com papel e impressão de qualidade.

Portfólio digital:

Portfólio de aluna do Chief of Design

Basicamente podemos considerar como portfólio digital peças que podem ser enviadas e baixadas através de um arquivo PDF para serem visualizadas em um dispositivo como celulares, tablets e computadores. Ou trabalhos que podem ser visualizados em um navegador ao acessar um endereço eletrônico, ou seja um portfólio online.

Portfólio em PDF

O portfólio em PDF é um meio bastante prático. Várias softwares são capazes de salvar ou exportar versões em PDF da criação de um portfólio e com isso você pode enviar para qualquer pessoa.

A visualização de qualquer trabalho em PDF é algo também bem comum para os avaliadores, portanto também é prático para eles acessar as informações que eles precisam.

Entretanto toda essa praticidade tem um ponto negativo. Certamente os recrutadores recebem muitos arquivos como este e seu projeto não for notável pode ser esquecido entre os concorrentes.

Portfólio online

O principal benefício de ter uma página de portfólio é que ela estabelece sua marca na web. 

O simples fato de ter uma menção ao seu serviços online dá acesso a muitas pessoas que fazem suas pesquisas através dos mecanismos de busca antes mesmo de decidir trabalhar com uma empresa ou contratar uma nova pessoa.

Uma vez que os sites estão disponíveis 24 horas por dia, as pessoas podem navegar até o seu portfólio sempre que for necessário. Um portfólio online é, portanto, uma ótima ferramenta de aquisição de clientes ou de busca de empregos.

Como organizar seu portfólio de design?

Vou apresentar agora para você alguns passos para te ajudar a organizar seu portfólio. Você pode adaptar para seus objetivos e para o segmento que você atua, seja na área de design gráfico, web design, UX/UI, entre outras.

1 – Foque em apresentar por completo as soluções

Coloquei este tópico logo de cara porque acredito que ele fala de algo que apresenta mais do que um projeto em si. Mostra sim como você se envolve em cada solução.

Um erro bastante comum em portfólios é focar apenas nas manchetes ou nos aspectos visuais do seu trabalho. Quando fazemos isso deixamos de lado a oportunidade de mostrar como analisamos os problemas, como tomamos as decisões, e os processos que chegaram a tal solução. 

Em outras palavras, não mostre apenas as imagens, ou os nomes do que você fez, ou das empresas para as quais trabalhou. Em vez disso, concentre-se em como você pode agregar valor.

Se concentre em falar sobre as metas que foram alcançadas e como seu envolvimento tornou isso possível. Isso fornece muito contexto e informa à pessoa que está avaliando por que o projeto foi um sucesso.

2 – Coloque em seu portfólio somente os melhores projetos

Três projetos bem feitos é muito melhor do que vários insatisfatórios.

Mesmo se você incluísse apenas um exemplo incrível de seu trabalho, você ainda estaria em melhor situação do que ao incluir 20 pequenos projetos “meio a bocas”.

Qualidade é mais importante do que quantidade. Se tiver muitos trabalhos escolha somente os melhore, apresente-os e os mantenha atualizados.

3 – A apresentação visual deve valorizar os trabalhos

É imprescindível que o local que seus trabalhos serão apresentados, principalmente se for online, não estrague a experiência de quem avaliará seu portfólio.

Você pode ter trabalhos fantásticos, mas é importante que a plataforma escolhida para expor seus trabalhos seja adequada. O layout do site não deve chamar mais atenção que seus trabalhos.

Um portfólio online deve possuir um site bem organizado, acessível e com um visual agradável que não compete com sua galeria de trabalhos.

Uma dica é apostar na simplicidade com um layout cujo layout que facilite a leitura, a visualização e a navegação.

Aqui no Chief of Design você tem dezenas de artigos com ensinamentos sobre construção de interfaces, design e web design que podem te orientar nessa missão.

4 – A ordem na apresentação de seus trabalhos

Não existe uma regra certa. Você pode definir o critério que você julgar melhor, só não deixa “jogado”.

Você pode optar por categorizar por assunto. Exemplo: em um portfólio de websites você pode criar categorias: ecommerce, institucional, blog, landing-pages, etc  

Ordenar por data, seja de forma crescente ou decrescente pode revela para o cliente a evolução de seu trabalho.

Mas simplesmente você pode optar por organizar de acordo com seu critério de qualidade, do melhor, para o de menor “qualidade”.

Você também pode levar em consideração os feedbacks que recebe para definir o nível de qualidade de cada um de seus trabalhos.

5 –  Apresente-se e liste suas principais realizações e habilidades

Não só seus trabalhos devem brilhar no seu portfólio, você também é a estrela. Portanto apresente-se e suas principais realizações e habilidades.

Aproveite suas habilidades criativas para apresentar na interface no portfólio suas principais habilidades, realizações, certificações, graduação e tudo que agrega valor.

6 – Informações de contato

Tão importante como ter seu portfólio avaliado e ser contactado depois. Por isso dê às pessoas a capacidade de entrar em contato com você.

As principais ferramentas que encontramos para construirmos portfólios possibilitam inserir suas informações de contato  acesso para redes sociais importantes como o Linkedin.

Construtores de sites como o WordPress permitem construir formulários de contato  com alguns poucos passos.

7 – Testemunhos

Se você os tiver, os depoimentos podem ser um elemento incrivelmente poderoso e, provavelmente, a melhor maneira de provar que suas realizações e o valor que você pode agregar são realmente reais.

Mas quando estamos começando, talvez os testemunhos sejam escassos. Até mesmo trabalhos para apresentar no portfólio podem ser difíceis de conseguir. Por isso, no próximo tópico passarei dicas de  como criar portfólio se você ainda não tem trabalhos para apresentar.

BÔNUS: “Desafio O seu Portfólio online”

Se você está com dificuldades para construir seu portfólio, eu trago uma novidade que criei para você. Se trata do “Desafio O seu Portfólio online”.

O Desafio o seu Portfólio Online é um projeto que vai te munir com as melhores estratégias para você criar e expor seu portfólio.

Este curso é indicado para você que almeja sucesso na carreira, mas nem sequer tem um portfólio, ou até tem um, mas você não está seguro sobre a qualidade dele.

O Desafio o Seu Portfólio Online vai te ajudar a criar seu portfólio e a se destacar da multidão. Então clique neste link para conhecer melhor o projeto!

Dicas de como criar portfólio de design se você ainda não tem trabalhos para apresentar

Redesign de web site

Muitas pessoas travam na construção de seus portfólios porque não conseguem trabalhos para apresentar. Mas você pode começar sim, mesmo sem ser contratado para jobs.

O segredo está em construir “peças fantasmas”.

Você pode achar que isso não tem credibilidade, mas você se engana. Não é porque um cliente te contrata para um projeto que ele, concluído e aprovado pelo cliente, que este seja um primor de qualidade.

Na verdade, muitos bons trabalhos podem vir de peças fantasmas. Então ponha a mão na massa e crie cases.

Veja alguns exemplos:

Você pode imaginar um cliente fictício, criar um briefing para ele, responder você mesmo as perguntas, faça todo o planejamento e criar um site, uma identidade.Você pode fazer o redesign de uma marca ou interface de site.Você pode fazer um trabalho de forma gratuita para uma entidade beneficente que precise ser divulgada. Além de ajudar você terá material para seu portfólio.

Isso é só algumas ideias para você começar. E onde você pode construir seu portfólio caso você queira apresentar online?

É isso que veremos no próximo tópico.

Plataformas para apresentar meu portfólio

Eu gosto da ideia de um profissional ter seu próprio site para expor seus trabalhos. Um local só seu para ser encontrado. Mesmo que de forma paralela ele opte por outras plataformas.

Traz um ar de seriedade e profissionalismo maior. Ainda mais se for Web Designer. Mas isso é minha opinião.

Caso você queira seguir este caminho terá que investir em hospedagem e domínio para manter seu portfólio no ar. E também com o custo para construir o site.

Existe o WordPress que facilita as coisas ainda mais se instalar a ferramenta Elementor que possibilita construir sites com mais facilidade. Você pode saber mais dessas ferramentas clicando aqui.

E caso algo mais simples, mas com boa qualidade, temos plataformas interessantes exclusivas para criativos. Veja a lista a seguir:

Behance

O Behance é uma ferramenta para criação de sites gratuitos, e geralmente utilizada para a confecção de portfólios online. 

Basta você acessar para ver esta ferramenta para ver uma infinidade de trabalhos de criativos em geral.

Ela oferece recursos para você organizar imagens e textos e publicar seu portfólio.

Dribbble

O Dribbble é uma comunidade para designers e criativos em geral na qual os participantes podem interagir entre si, mas que para você conseguir postar seus trabalhos é necessário que você seja convidado por um usuário que já faça parte dele.

Isso ajuda a controlar a qualidade do ambiente, segundo os defensores desse método,

Cargo Collective

É uma plataforma para criação de sites bem simples e gratuita. E é possível encontrar trabalhos de criativos por lá, isso porque ele oferece templates relacionados à criatividade, apesar de serem um poucos estranhos.

DeviantArt

É uma famosa galeria online para exposição de ilustrações artísticas. Possibilita a inserção de uma bio, descrição e exposição de imagens dos seus trabalhos.

É mais adequado ao portfólio de ilustradores.

Medium

O Medium é uma plataforma mais adequada para construção de artigos, mas vem sendo bastante utilizada também para estruturar cases de portfólios de UI/UX.

Como divulgar seu portfólio de design?

Não existe melhor lugar que a internet para divulgar seus trabalhos. As próprias plataformas dão uma força neste sentido.

Entretanto, você pode usar as principais redes sociais para fazer a divulgação, sendo que o Linkedin é uma das melhores já que lida com questões profissionais.

Você pode também usar os mecanismos de busca a seu favor. Eles sempre estão pesquisando os melhores conteúdos e se você além de criar, gosta de escrever pode escrever um blog e quem sabe receber visitas que se interesse pelo seu trabalho como Designer. É uma forma indireta de divulgar seu portfólio.

E por fim, caso queira atuar como freelancer, você pode pagar anúncios para que o site do seu portfólio seja encontrado interessado por seu serviço. Só que aqui deve-se considerar um certo investimento que talvez não seja interessante arcar quando se está começando.

Conclusão

Um portfólio de design profissional é uma coleção de trabalhos e outros documentos que mostram suas habilidades para empregadores em potencial.

Pode ser criado em formato digital ou físico.Com seu portfólio lançado e devidamente promovido você notará alguns benefícios:Mais cedo ou mais tarde seu trabalho será encontrado;Ele possibilitará que seu trabalho seja avaliado pelos clientes;Surgirão as primeiras propostas devido ao meio natural de promoção;Seu trabalho poderá ser notado por outros profissionais da área;Você pode ser convidado para fazer parcerias;Surgirão oportunidades de melhorias decorrentes do feedback dos clientes e dos parceiros.

E caso você precise de uma orientação mais detalhada sugiro que você conheça o “Desafio O seu Portfólio online”.

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Deixe seu comentário em caso de dúvidas e aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos.

Abraço!
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Portfólio de design – Como fazer seu portfólio de forma eficaz
Fonte: Chef of Design

Segunda Via Cartão SUS: Solicitar, Como emitir 2 via

Segunda Via Cartão SUS: Solicitar, Como emitir 2 via

Caso tenha perdido os seus documentos não precisa se desesperar, pois existem alguns meios para solicitar uma nova via. No caso da segunda via cartão SUS o processo também é bem simples, e o melhor: gratuito. É muito importante portar este documento, pois ele identifica o cidadão com usuário do Sistema Único de Saúde e garante os benefícios para quem o possui. Então, não deixe de emitir a segunda via cartão SUS.
O que é o Cartão SUS?
Conhecido popularmente como cartão SUS, este documento é na verdade o Cartão Nacional de Saúde (CNS) que permite a  identificação do usuário do SUS.
Além de ser uma iniciativa do Governo Federal, este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico.
Com os CNS, o usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. E ainda, o sistema consegue identificar o indivíduo em todo o território nacional, facilitando o atendimento em qualquer região do país.
Lembrando que o cartão SUS não é obrigatório, quem não o possui pode usar tranquilamente as assistências médicas públicas. Este é na verdade uma forma de facilitar o processo de recepção, atendimento, avaliação e pós consulta, permitindo uma identificação muito mais dinâmica e humana dos usuários.
Como Solicitar o Cartão SUS?
Se a sua preocupação ainda não é sobre como emitir a segunda via cartão SUS, pois nem mesmo possui o documento, pode ficar tranquilo já que o processo para solicitar o cartão SUS é bem simples. O usuário deve comparecer até a Secretária de Saúde Municipal, portando um documento de identificação e mostrar o interesse em adquirir o cartão.
Caso não seja a secretaria o posto autorizado para a emissão, os funcionários orientarão sobre qual o local adequado para solicitar o documento.
Normalmente a impressão acontece em instantes, em uma folha de sulfite simples A4, por isso também é importante ter cuidado com o documento, colocando em um plástico próprio, por exemplo. Esta emissão é gratuita e pode ser realizada somente em postos autorizados, pois eles possuem sistema para isso.
A partir do cadastramento e da emissão do cartão, e com a integração dos sistemas tendo o número do CNS como chave integradora, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.
Segunda Via Cartão SUS
Assim como para emitir a primeira via do documento, a segunda via cartão SUS é muito simples de ser retirada.
A primeira opção é de forma presencial, no local autorizado pela administração pública municipal, a segunda opção é digital, via internet e pelo Portal do Aqui tem Remédio, preenchendo algumas informações básicas o usuário já consegue realizar o processo de consulta cartão SUS. É importante certificar-se de que conseguirá realizar a impressão do cartão.
No passo a passo a seguir você aprende como fazer esta via internet:

Acesse o site do Portal de Saúde do Cidadão;
Seleciona a opção de consulta a base de número de identificação ou por nome;
Insira as informações necessária, clique em ‘Não sou um robô’ e em seguida ‘Consultar’.


Segunda Via Cartão SUS: Solicitar, Como emitir 2 via
Fonte: Revista W

Membership Plugin -ARMember WordPress

Membership Plugin -ARMember WordPress

Hoje em dia, à medida que mais e mais pessoas procuram coisas online, seja um curso de aprendizagem online, download de e-books, downloads de PDF, cursos em vídeo ou downloads digitais, um site de associação é a melhor maneira de oferecer o seu conteúdo premium para os membros que pagam pelo seu site.

Se você estiver executando um site WordPress específico para o compartilhamento de conhecimento e expertise, você provavelmente precisará criar um site de associação de sucesso.

Isso pode ajudá-lo a gerar uma receita recorrente e a obter mais lucro de forma consistente.

Dito isso, o plugin ARMember WordPress Membership pode ser uma aposta certa para você. Este incrível plugin oferece todos os recursos avançados que um robusto plugin de assinatura do WordPress deve ter.

Ao contrário de muitos outros plug-ins de associação do WordPress, ARMember é uma escolha de plug-in definitiva que oferece implementação de recursos avançados sem a necessidade de habilidades de codificação.

Isso significa que você não precisa ser um hacker, apenas ter habilidades tecnológicas!

Além dos pacotes de recursos superpoderosos, há alguns conjuntos exclusivos de recursos e disponibilidade de complementos que tornam o ARMember um destaque.

Resumindo, o ARMember tem recursos que permitem incorporar muitos recursos que permitem criar e construir um site de associação WordPress de sucesso.

Aqui, neste artigo, iremos conduzi-lo através da revisão final do plugin ARMember WordPress Membership.

Além disso, analisaremos alguns dos recursos poderosos que os plug-ins de associação do ARMember WordPress oferecem.

Vamos dar uma olhada!

Recursos do ARMember WordPress Membership Plugin

Restrição de Conteúdo

O recurso de restrição de conteúdo funciona muito bem quando você tem vários níveis de associação e deseja fornecer acesso para um conteúdo específico aos membros de diferentes níveis.

Você pode definir a restrição de conteúdo para as páginas, postagens, categorias, marcas, taxonomias e muito mais para os planos de associação selecionados.

Se você deseja restringir apenas uma parte do conteúdo, então, nesse caso, o ARMember permite que você proteja apenas uma parte específica do conteúdo. Além disso, se você deseja bloquear partes do seu conteúdo no seu site, você pode bloquear essa parte definindo condições.

Gotejamento de Conteúdo

ARMember oferece o recurso Dripping Content (Gotejamento de Conteúdo) que é usado para atrasar a liberação do seu conteúdo para os membros de diferentes níveis do site.

O gotejamento de conteúdo permitirá que você agende um conteúdo específico para que os membros do seu site possam visualizar apenas o conteúdo acessado que você definir.

O gotejamento de conteúdo é ideal para cursos online – ele é útil para que os seus membros aprendam sobre o módulo. Você pode agendar conteúdo para a disponibilidade do módulo e revelar o conteúdo periodicamente. Por exemplo, digamos que você apresente um curso online, você pode agendar o seu gotejamento de conteúdo e mostrá-lo aos membros do seu site após 10 dias ou após a conclusão de determinado módulo.

Uma regra de gotejamento pode ser baseada no tipo de conteúdo, como uma página ou postagem, ou para o plano de associação. Você também pode gotejar o conteúdo imediatamente, após um determinado período de assinatura ou em uma data futura específica.

Esse recurso é ideal para empresas que oferecem cursos para membros com módulos semanais em que desejam atrasar o lançamento do conteúdo.

Membership Setup Wizard (Assistente de Configuração de Associação)

Um dos recursos interessantes e exclusivos do site de associação do ARMember WordPress é o assistente de configuração de associação, onde em poucos minutos você pode integrar facilmente os seus planos, formulário de registro, gateways de pagamento e cupons.

Vários Ciclos de Pagamento

Os membros podem se interessar se você tiver a oferta de uma opção de pagamento conveniente, onde podem escolher entre anual, trimestral, mensal, semanal ou outras opções de pagamento personalizadas de acordo com a escolha deles.

Você pode construir vários ciclos de pagamento para planos recorrentes, já que o ARMember facilita o gerenciamento de membros com vários níveis de planos de assinatura.

Construtor de Formulários Integrado

O ARMember membership plugin para WordPress oferece a você o Form Builder (Construtor de Formulários) integrado que é usado para criar formulários de inscrição ou Login em WordPress atraentes e impressionantes.

A beleza desse recurso é que ele fornece algumas das amostras predefinidas prontas para usar, que você pode personalizar facilmente com diferentes estilos de formulário, como material e outros tipos de estilos de campo modernos.

Modelos de Perfil de Membros e Modelos de Diretório

Gerenciar o perfil de membro acaba de ficar mais fácil com o uso de modelos e diretórios de perfil ARMember.

Você pode editar e personalizar facilmente esses modelos onde você pode adicionar vários campos de perfil como (nome de usuário, endereço de e-mail, nome, sobrenome), adicionar campos de perfil social, selecionar planos de associação e outras configurações, como exibição de crachás de membro, data de adesão e mais.

Período de carência por atraso de pagamento

Curiosamente, o plugin de associação do ARMember WordPress tem esse recurso incrível que pode provar ser uma verdadeira joia, ele facilita o Período de Carência para os pagadores atrasados.

Pode haver alguns casos em que, às vezes, os seus membros podem deixar de pagar o valor da assinatura. Nesses casos, você pode conceder aos seus membros um período de carência de alguns dias para que eles possam fazer o pagamento de sua assinatura durante o período de carência. Dessa forma, você pode permanecer intacto com a assinatura do site de associação.

Restrição relacionada ao endereço IP

Algumas pessoas tentam acessar a senha de login com o método de tentativa e erro conhecido como força bruta.

Portanto, para manter o seu site de associação longe dessas pessoas, você pode bloquear os endereços IP dessas pessoas e impedir que entrem no seu site.

Com acesso a esse recurso, você também pode restringir as pessoas de um país / local específico de entrar no seu site de associação.

Integração de Opt-In, Integração de Email Marketing Platform

Quando um membro se inscreve em uma conta, adicione-o à sua lista de mala direta e envie campanhas por e-mail.

Portanto, você pode integrar o seu site de associação diretamente com os formulários de opt-in e conectá-lo a algumas campanhas populares de marketing por e-mail como Aweber, MailChimp, Constant Contact e muito mais.

Envio de notificações personalizadas por e-mail

Quando você tem recursos como Opt-In, com ferramentas populares de marketing por e-mail, a próxima coisa que você vai querer é enviar notificações personalizadas por e-mail. Você pode facilmente personalizar as notificações por email na guia Notificações por Email.

O que é ainda mais surpreendente é que, com o uso dos Modelos de Tags, você pode facilmente se dirigir aos assinantes pelo nome, sobrenome, nome de usuário, endereço de e-mail do usuário e muitas outras opções.

Conecte-se Por Meio De Login Social

Você sabe, nem todos os membros querem digitar o nome, e-mail, número de telefone e outros detalhes para fazer o login.

Assim, ao habilitar a opção de conexão social no ARMember, os membros do seu site podem fazer o login diretamente clicando no botão do Facebook, LinkedIn, Twitter e muito mais.

O Que Mais?

O plugin ARMember WordPress tem muito mais do que isso!

Há suporte embutido para integração de terceiros para (BuddyPress, bbPress, WooCommerce, WPBakery Page Builder, ARPrice, myCRED).

Ainda mais, o plugin ARMember WordPress membership oferece mais de 21 integrações de complementos

Outros recursos que chamarão a sua atenção para o ARMember:

Fatura automatizada e imposto sobre vendas para os membros inscritos mediante a inscrição paga.Verificação de login em duas etapas para ficar protegido contra hackers.Restrição de conteúdo WooCommerceEmblemas e Conquistas para vários níveis de associação para criar e configurar etapas para obter emblemas.

Resumindo

Finalmente, com tudo isso dito e feito, ARMember tem muitos recursos impressionantes. Acabamos de destacar alguns dos principais recursos do ARMember WordPress membership plugin.

Com um conjunto robusto de recursos e a facilidade de acesso, mesmo sem a necessidade de habilidades de programação, este incrível plugin do WordPress é um destaque!

Esperamos que este artigo tenha atraído você para um entendimento profundo dos recursos do ARMember WordPress membership plugin.

Se você gostou de ler este artigo, não se intimide em compartilhá-lo na rede social para que possa ajudar cada vez mais empresas que buscam construir uma solução completa para o site de associação do WordPress.
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Membership Plugin -ARMember WordPress
Fonte: Chef of Design

O que é Semiótica? Como aplicar a Semiótica no Design

O que é Semiótica? Como aplicar a Semiótica no Design

Eae! Tudo bele?Neste artigo vamos tratar sobre a Semiótica. Esse é assunto frequente quando lidamos com design e comunicação visual, principalmente quando se refere ao design gráfico.

O entendimento e estudo da Semiótica podem ser de grande valia para um designer, pois ajudará a compreender como nós (seres humanos) lidamos com as representações que somos expostos diariamente. Se você trabalha com Design, deve saber que esse assunto está diretamente ligado ao seu ofício.

Portanto, vamos entender o que é semiótica e como ela  pode ser aplicada ao Design através de seus elementos.Está preparado? Bora, começar? Então vamos nessa 😀Neste artigo você verá:

O que é semiótica?De onde vem a semiótica?O que é um Signo?O que são íconesO que são índiceO que são símbolosO público-alvo (decodificador)Vídeo-aula sobre semiótica

O que é semiótica?

Semiótica é a ciência dos signos e de seus processos significativos, ou seja, estuda todos os meios que o homem se comunica, sejam eles linguagens verbais ou não verbais.

Normalmente sempre associamos a semiótica a imagens, mas seu estudo é mais amplo e pode se referir a outros tipos de linguagens como gestos, sons, cheiros, entre outros.

Por isso a semiótica também é difundida como a ciência de todas as linguagens e praticamente tudo que existe pode ser estudado e analisado a partir da semiótica.

De onde vem a semiótica?

Primeiro vamos começar pela etimologia.  Semiótica é um termo que deriva da palavra grega ‘semeion‘, que significa signo e ótica que significa ciência.Apesar da disciplina surgir no início do século XX, a história da semiótica é mais antiga e os primeiros estudos sobre sinais, foram executados pelos gregos. Historiadores indicam que estão entre os precursores da semiótica Platão e Aristóteles, através de seus estudos sobre signos e como poderiam ser interpretados, suas  linguagens e percepções.Platão foi o primeiro a observar a estrutura triádica do signo, composta por: onona (o nome), eidos ou logos (a noção, idéia) e pragma (a coisa referente).  Já Aristóteles utiliza  o signo no campo da Lógica e da Retórica, como sendo  “uma premissa que leva a uma conclusão”.

Também encontra-se na idade média, a partir dos trabalhos de Santo Agostinho, mais estudos sobre os signos, como encontrados na obra  “De doctrina Christiana” que diz:

“O signo é, portanto, uma coisa que, além da impressão que  nos produz sentidos, faz com que outra coisa venha à mente como consequência de si mesmo.”Ele definiu a existência dos signos verbais

(convencionais) e não-verbais (naturais).Signos convencionais diz respeito aqueles que utilizamos para demonstrar “sentimentos da mente”, já os naturais seriam signos que são gerados sem a intenção de serem signos, mas que levariam ao entendimento de algo.

Mesmo que o estudo do signo de Santo Agostinho tenha sido realizado na esfera

da teologia, tal fundamentação serviu para estudos posteriores, já na semiótica moderna.

Muitos outros estudiosos continuaram a estudar sobre, mas ao final do século XIX e início do XX surgem dois acadêmicos com destaques sobre o signo:

Charles Sanders Peirce, filósofo americano e Ferdinand Saussure, cientista suíço e o pai da linguística científica.

Esses são os principais expoentes e criadores das duas teorias mais importantes sobre signos: a semiologia, associada a Saussure e a semiótica, associada a Peirce. E embora trabalhassem de forma independente, existem muitos pontos em comuns em ambos os estudos.

Saussure, em seu trabalho de signos, propõe a semiologia que seria a ciência que estuda os processos de representação e significação, onde a linguística seria uma parte dessa representação. Até por isso, os seus estudos tem uma ligação mais forte com termos linguísticos verbais. 

Ele discorre sobre a relação dual de um signo que é entre o significante e o significado. Nessa linha toda linguagem seria um sistema de signos.O significante seria uma imagem acústica, uma primeira impressão mental do signo. Já o significado seria uma ideia ou conceito que o significante representa. A soma dos dois resultaria no signo e no sentido que ele carrega.E a origem poderia ser tanto natural( um trovão, por exemplo) quanto artificial, ou seja, produzida pelo homem (a escrita, por exemplo).

Em paralelo aos estudos de Saussure, e sem que tivessem contato, Charles Sanders Peirce. 

Ele adiciona mais um elemento no estudo do signo, que  a conceberia a triádica do signo (imagem abaixo) onde temos o pensamento ou referência, o símbolo e o referente.Então um signo tem como o primeiro elemento perceptível o representament que é determinado por um objeto, que por sua vez vai determinar um interpretante  para identificarmos o signo em questão

Sobre a história e as escolas semióticas ( de Saussure e Peicer) vamos parar um pouco por aqui, para o artigo não ficar tão denso, mas sugiro que você pesquise mais sobre. O assunto é bem vasto.  

Porém para a aplicação da semiótica no design, vamos prosseguir, neste artigo, utilizando como base a escola Peirce .

O que é um Signo?

Semiótica é o estudo dos signos, dos significados, de como esses signos permeiam pela comunicação (transmitindo informações), sua classificação e seus usos. Aqui, vale lembrar que os signos não são os popularmente conhecidos e relacionados à astrologia e horóscopos, mas sim, signos como algo que dá sentido à outra coisa.

Um signo é uma coisa que representa um objeto para um interpretante, ou seja, segundo Peirce, um signo é dividido em três partes, portanto temos o signo triádico.

A coisa que tem esse caráter, eu denomino REPRESENTAMEN, o efeito mental, ou pensamento, seu INTERPRETANTE, e a coisa que ela se coloca no lugar seu OBJETO.Livro Collected Papers of Charles Sanders Peirce, voume 1.

Neste contexto, existe ainda o termo “Semiose”, que nada mais é que o processo de significação desses três pilares. Como por exemplo quando uma imagem, ou um conjunto de imagens e palavras, representam uma câmera fotográfica e o nosso processo de interpretação.

Abaixo temos uma imagem que representa como funciona cada parte da compreensão e mensagem de um signo.

Você deve ter se perguntado até aqui, onde é que o design entra nessa história? E é justamente aqui.

O design, como conceituação rápida, é o processo de resolução de problemas, utilizando imagens, símbolos, atributos visuais, entre outras ferramentas, como a semiótica.

Mas como pode ser feito isso?

No processo da semiose, já citada anteriormente, temos três (03) formas em que um signo conceitua algo, e são eles: ÍCONE, SÍMBOLOS E ÍNDICE.

A seguir utilizaremos como exemplo, na posição de objeto o um Leão, para entendermos como funciona essas conceituações.

Ícones

Ícones são os mais fáceis de serem compreendidos e representados, pois são a representação literal da forma do objeto ou item o qual estão representando. 

Como por exemplo um desenho de cachorro, ou de balde de pipoca, ou até mesmo o desenho de sol para representar um dia ensolarado.

Índice

O índice requer um conhecimento prévio do que é representado, algum tipo e nível de experiência ou fato ocorrido.

Quando utilizamos uma câmera fotográfica, por exemplo, para representar uma fotografia, certos “emojins” para indicar os sentimentos e emoções, ou um halter (peso de academia) para representar a musculação.

Então, a assimilação acontece por indução ou aproximação do signo representado.

Símbolos

Os símbolos são signos adotados para representar algo, mas que não necessariamente possuem sentido ou leitura literal com aquilo que o signo quer conceituar. Um exemplo disso são as representações dos números, que nada mais são do que desenhos adotados como convenção para designar o “um”, o “dois” e todos os outros números. 

Aqui a assimilação acontece em razão a convenções, hábitos e a um processo de relembrança (ou precisa de uma explicação prévia).

Existem, no entanto, elementos que mesclam entre símbolos e ícones, como um desenho de telefone para indicar o contato de algum estabelecimento.

Agora temos todas as peças dentro do processo e como elas se relacionam:

Conheça o público (decodificador).

O símbolo só faz sentido quando o sujeito que está lendo o signo tem repertório para interpretá-lo de determinada maneira, ou seja, se você apresentar um símbolo para um publico que não sabe o que ele significa, a mensagem não será transmitida.

Imagine, por exemplo, o símbolo da medicina.

Para uma pessoa que não é e nem tem conhecimentos sobre a área, não fará nenhum sentindo. No máximo a pessoa verá uma cobra emaranhada em um caule. O que pode remeter até uma mensagem de perigo, ou algo que traga uma sensação ruim.

Porém, se você apresentar a mesma figura em um congresso de medicina, todos entenderam que se trata do símbolo da medicina, que nada mais é que uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus grego que simbolizava a Medicina.

Vídeo: Semiótica no Design – Entenda o que é semiótica e como aplicar no Design

A seguir assista a um vídeo que gravei sobre o tema. Nessa super aula eu falo sobre o que é semiótica passando por todos os pontos listados até aqui, além de dar mais exemplos práticos sobre a semiótica no design. Confira abaixo.

Conclusão

A partir do momento em que você pensa, com mais cautela, sobre qual o problema que está resolvendo, e com qual a clareza que transmite a informação, fica mais fácil de trabalhar e de atingir o objetivo que você quer.

Claro que existem alguns casos em que se deseja que fique subentendido aquilo que quer passar, mas no fundo está ali. Um exemplo? Repare no logotipo da “Amazon”. Você já percebeu que há um desenho de seta indicando de “a” à “z” e que a frase que os define é “tudo de a à z”?

Neste caso, se pararmos para observar, houve o uso de símbolos, ícones e índices, não é mesmo?

A semiótica, então, não é tão complicada quanto parece, e sim uma ferramenta para te ajudar a ajudar, inovar e comunicar de maneira mais eficiente.

Você como designer precisa entender sobre o tema para poder comunicar da maneira mais eficaz possível e a semiótica pode ser aplicada de forma pensa e estratégica dentro de um projeto de design, principalmente em projetos de identidade visual.

Que tal começar a utilizar a Semiótica agora mesmo?

Forte abraço

Até mais.
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O que é Semiótica? Como aplicar a Semiótica no Design
Fonte: Chef of Design

Descubra como utilizar o seu cartão do SUS durante a pandemia

Descubra como utilizar o seu cartão do SUS durante a pandemia

Sistema Único de Saúde (SUS) é o nome dado a toda a rede pública de saúde no Brasil. Ela inclui postos de saúde, hospitais e centros especializados que podem ser acessados por qualquer cidadão. Mas, para atribuir maior organização e controle a todos os cidadãos que se tornam paciente da rede pública, o Governo Federal criou o Cartão SUS.
Com o Cartão SUS, a rede pública de saúde consegue compreender a trajetória do paciente ao longo dos atendimentos, consultas, internações, cirurgias e tratamentos. Além disso, a emissão do cartão cria um registro no Sistema Único de Saúde que funciona como um número de identificação pessoal.

O Cartão Nacional de Saúde pode ser emitido em qualquer unidade pública de saúde e é imprescindível em qualquer situação de atendimento na rede pública. Assim, é importante entender detalhes sobre o funcionamento do SUS e conhecer o procedimento necessário para a emissão do Cartão SUS.
Importância do Cartão do SUS
O Cartão SUS, ou Cartão Nacional de Saúde, funciona como uma identidade do cidadão dentro da estrutura pública de saúde. Porque ele reúne todos os procedimentos realizados, dados dos locais de atendimento e profissionais envolvidos. Ou seja, trata-se de um importante mecanismo para registrar todo um histórico do paciente atendido.
Por este motivo, o SUS depende tanto do cadastro do cidadão usuário, quanto do cadastro do profissional de saúde. Para isso, algumas informações básicas são solicitadas no momento do cadastro. Finalmente, tais informações geram o Cartão SUS, que deve ser mantido como qualquer outro importante documento.
Cadastro do SUS e melhoria nos serviços ao cidadão
Um ponto importante relacionado ao cadastro dos cidadãos e emissão do Cartão SUS trata do aperfeiçoamento dos serviços. Porque, como o Brasil é um país de vasto território e populoso e que fornece os serviços de saúde gratuitamente como consequência da arrecadação tributária, é importante conhecer bem o perfil de saúde dos usuários da rede pública para que os serviços sejam adaptados de acordo com as necessidades de cada região.
Com o registro dos pacientes, os Governos federal, estadual e municipal conseguem gerar um banco avançado de informações. Esse banco, conhecido como Cadweb SUS, é utilizado para compreender as principais doenças, queixas e necessidades das regiões brasileiras. Isso facilita na hora de direcionar verbas, adquirir equipamentos e disponibilizar medicamentos, por exemplo.
Além disso, com o histórico do paciente, é possível prestar atendimento mais exato, prezando pela saúde do cidadão com os tratamentos mais adequados.
Como Fazer o Cartão SUS
O registro de todo cidadão no Sistema Nacional de Saúde deve ser realizado em uma unidade de atendimento. Assim, o cidadão deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar, primeiramente, o registro. Essa unidade pode ser um posto de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro ou Hospital. A Secretaria Municipal de Saúde também deve dispor de equipe para este fim.
Para o registro, é necessário portar documentos básicos de identificação, como carteira de identidade, CPF e dados residenciais.
Com o registro, o cartão do SUS pode ser solicitado presencialmente, também em uma unidade de atendimento. Além disso, para tornar o procedimento mais ágil, o Ministério da Saúde disponibiliza a opção de pré-cadastro online por meio do Portal do Cidadão.

Descubra como utilizar o seu cartão do SUS durante a pandemia
Fonte: Revista W

Ferramentas essenciais para o dia a dia do designer

Ferramentas essenciais para o dia a dia do designer

A profissão de designer cresce a cada dia, tornando o mercado de trabalho cheio e concorrido. É preciso se destacar em meio a tantos profissionais bem qualificados, mas para isso é necessário ser um especialista da área, sabendo trabalhar bem com as diferentes ferramentas disponíveis, especialmente na internet.

Uma dica de prontidão é salvar os sites mais usados em pastas nos favoritos do seu navegador. Isso facilitará na hora do trabalho.

Softwares e sites essenciais

A família Adobe será sua companhia diária em seus trabalhos. Dentre os inúmeros programas disponíveis pela plataforma, algumas lhe serão indispensáveis:

Photoshop

Uma das ferramentas mais usadas no mundo, o Photoshop é considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais. Com ele você poderá manipular, corrigir e compor o que quiser e como quiser.

Illustrator

Outro software importante da Adobe, o Illustrator foca na criação de objetos vetoriais, podendo aumentar ou diminuir suas artes sem perda de qualidade (diferente do Photoshop). Com a ferramenta você poderá produzir ilustrações, logos, entre outros elementos, seja 2D ou 3D.

InDesign

O InDesign é a ferramenta ideal para trabalhar com a editoração de projetos como livros, revistas, jornais, ebooks, infográficos e demais formatos.

Cores

Saber trabalhar com as cores corretamente é algo essencial para o profissional de design, afinal, ela é a base de qualquer criação gráfica.

Adobe Color

A própria Adobe tem uma plataforma de cores. Completamente gratuita, com o Adobe Color você poderá consultar e compor como bem entender, aplicando facilmente a harmonia de cores sem erro.

COLOURlovers

Nesse site você terá ajuda sobre quais tons usar em seus projetos. Na comunidade, o  COLOURlovers te permite criar, compartilhar e baixar paletas personalizadas, cores específicas e texturas.

Tipografia

Outra parte importantíssima para quem trabalha com design é a tipografia. Encontrou uma fonte legal em alguma imagem, mas não sabe qual é para usar em seus projetos? O WhatTheFont foi criado exatamente para te ajudar! Tire um printscreen da imagem e envie para o site; com base nestas informações, o site lhe falará qual fonte foi utilizada.

Google Fonts

Obrigatório para todo bom designer, o Google Fonts é uma biblioteca de fontes livres e licenciadas. Para quem trabalha com design de sites é melhor ainda, pois as fontes “hospedadas” nele possuem um carregamento mais rápido para os sites.

Imagens

Apesar de o designer poder criar o projeto do zero, muitas vezes ele precisará de imagens prontas, e o melhor lugar para isso são os bancos de imagens. Há muitos bancos famosos e pagos, como o Shutterstock, mas é possível encontrar plataformas com conteúdos excelentes e gratuitos.

O Pexels possui milhares de imagens de altíssima qualidade e totalmente gratuitas, porém é necessário fazer as buscas em inglês, então se você não tem conhecimento da língua ou simplesmente prefere trabalhar com o português, o Pixabay será uma excelente escolha.

Ícones

Mais um item importantíssimo na vida do designer, os ícones estarão presentes a todo momento. O Freepik é um dos sites mais famosos desse meio. Ele tem uma gama enorme gratuita, variando entre ícones, imagens e vetores. Outra boa opção é o Flaticon. Nele você encontrará ícones que possuem a mesma identidade visual ou que fazem parte de um grupo específico.

Objetos físicos

Obviamente você precisará de um computador (ou notebook) para fazer o seu trabalho diário. Você pode trabalhar apenas com o mouse? Com certeza! Mas pode confiar que todo bom designer terá uma mesa digitalizadora. Com ela seu desempenho aumentará completamente, deixando o mouse apenas como um complemento do seu dia a dia!

Com a mesa você conseguirá realizar movimentos mais precisos, deixando seus projetos muito mais profissionais e bonitos.

Você também precisará de uma boa cadeira para aguentar as várias horas de trabalho em frente ao computador. Por isso é muito importante saber escolher a cadeira certa. Nós aqui do Chief indicamos as cadeiras da Elements Gaming.Veja um review sobre as cadeiras da Elements aqui neste outro artigo e pegue um super cupom de desconto para adquirir a sua cadeira.

Considerações Finais.

Existem muitos outros itens que fazem parte do dia a dia de um designer e que podem variar de acordo com o nicho que você atua e também com a necessidade do projeto.

Por isso, faça uma lista do você precisa para atuar da maneira mais produtiva e confortável.

E não esqueça que além de investir em programas e equipamentos, é necessário aprender design para que você possa utilizar todos esses itens em seu máximo.

Se você quiser saber mais, conheça o nosso curso de Design Visual. O curso Fundamentos do Design Visual é focado nos fundamentos, conceitos e princípios do Design Visual. Clique no link abaixo e conheça

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Até mais.

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Ferramentas essenciais para o dia a dia do designer
Fonte: Chef of Design

O que é WordPress? Como funciona? Como começar?!

O que é WordPress? Como funciona? Como começar?!

Eae, td bele?

Vamos falar sobre WordPress?

Você já desenvolveu sites estáticos? Tipos aqueles com poucas páginas de puro HTML?

Talvez você já tenha feito…Talvez não… Mas o fato é que dependendo do projeto, eles podem ser ainda usados. Entretanto, com o passar do tempo, alguns projetos crescem e necessitam de assumir funções de sites dinâmicos.

Caso você não saiba, um site dinâmico é aquele permite receber e processar informações de visitantes, gerenciar conteúdo, entre outras funções; e que só podem ser alcançadas com o uso de linguagens de programação integradas com banco de dados. Funções estas que não possíveis com sites estáticos.

Se você enxerga que precisa entregar sites dinâmicos para seus clientes ou até para você mesmo e você não tem conhecimento em linguagens de programação, por exemplo, a mega utilizada PHP, você tem 3 caminhos a seguir, dependendo do seu projeto:

1° Aprender uma linguagem de programação.

Porém vai levar um tempo, quiçá um bom tempo, para você conseguir desenvolver sites completos. Sabendo disso, você pode considerar a segunda opção a seguir;

2° Contratar um programador.

Neste caso talvez você não queira ficar por muito, pois pode requerer investir uma boa grana na mão de obra do desenvolvedor.

Ainda mais quando souber que existe uma terceira opção que pode ser utilizada para diversos casos (claro que não todos absolutamente) e com uma curva de aprendizado mais curta que o aprendizado de certas linguagens.

E este é o terceiro caminho que você pode seguir, que é:

3 °Aprender a utilizar um CMS como o WordPress. 😀

Portanto será sobre este terceiro caminho que trataremos neste artigo, bele? Preparado?

Então… “Ale hop”!

Neste artigo você saberá:

O que é o WordPress;O que você poderá fazer caso domine este CMS chama WordPress;Quais recursos o WordPress oferece;Porque você deve aprender a mexer na plataforma WordPress;Que existe outro tipo limitado de WordPress para você não se confundir;Vídeos ensinando a instalar o WordPress;Plugins essenciais;Dicas para você utilizar o WordPress.

O que é o WordPress?

Caso você nunca tenha ouvido falar em WordPress saiba que ele é uma plataforma de Gerenciamento de conteúdo, ou para muitos o CMS (que tem na prática o mesmo significado). Esta a é a plataforma para publicação de conteúdo mais usada no mundo e engloba quase 70% do mercado que trabalham com CMSs.

CMS é o acrônimo de Content Management System — que traduzindo significa, sistema de gerenciamento de conteúdo.

Existem vários CMS por aí e você, caso tenha conhecimentos em programação, pode até criar o seu. O Objetivo de um CMS, como o WordPress, é facilitar a criação e a edição de conteúdos em um site sem a necessidade de lidar diretamente com uma linguagem de programação.

Portanto, a ideia é que qualquer um possa criar um site, um blog, por exemplo, e também atualizá-lo, sem necessariamente ter domínio de linguagens de programação. Com o Wordpres é possível criar conteúdos de forma simples e intuitiva, adicionando textos, inserindo imagens e vídeos, desenvolvendo formulários, etc; e até mesmo editando o layout e estrutura do site, sem necessariamente colocar a mão em códigos.

Grandes sites, de grandes corporações, em todo o mundo utilizam o Wordpres. Existem pesquisas que apontam que mais de 30% dos sites da web, de todo o mundo, são feitos em WordPress.Aqui no Brasil, temos alguns exemplos como o site da Toyota, da editora Abril, do Rock in Rio, da Gisele Bündchen e até mesmo o blog do Wix (vejam só hehehe) é feito em WordPress.

A Anyssa Ferreira, designer e desenvolvedora que já entrevistei aqui no Chief, tem um post em seu site sobre o tema.

Quais as vantagens e benefícios de usar o WordPress?

Existem várias vantagens em utilizar o CMS mais utilizado no mundo, abaixo cito as principais que acredito e tornam o WordPress tão útil.

É livre;

O WordPress é open source e livre de restrições comerciais e limitações. Trata-se um software livre, ou seja, qualquer um pode desenvolver e criar temas, plugins, melhorias, etc; e publicar na comunidade.

É gratuito;

Você não precisa pagar para utilizar o WordPress. Basta baixar e instalar o software no seu servidor, ou até mesmo localmente na sua máquina, e pronto. Você já pode começar a criar e mexer no seu site.

Além do software, existem vários recursos para ele como plugins e temas, totalmente gratuitos. A variedade de recursos gratuitos é muito grande.

Existe certa confusão entre WordPress.org e WordPress.com, mas a seguir falaremos sobre isso.

A curva de aprendizagem é menor se comparada com outras opções;

O WordPress é fácil de aprender. Seu painel é intuito e bem simples de utilizar. Inclusive o painel de administração do WordPress e também as interfaces para criar post e páginas são semelhantes a outros que utilizamos em nosso cotidiano.

Comunidade gigante;

Essa é uma dar partes mais legais. A comunidade do WordPress é muito grande no mundo inteiro. Aqui no Brasil temos uma das maiores comunidade do mundo. O nosso WordCamp SP já é o maior do mundo.

E uma comunidade grande significa que temos mais segurança, melhorias constantes e coisas novas sendo criadas a todo momento.

Maior número de Plugins (wordpress plugins);

Plugins são extensões que adicionam novas funcionalidades ao seu WordPress. Essas funcionalidades podem ser desde itens para acrescentar no seu site até mesmo artefatos para melhor a sua experiência de uso do sistema.

A quantidade de plugins que o WordPress tem é incomparável com qualquer outro CMS. Inclusive sempre costume dizer que caso não exista um para o WordPress provavelmente não exista para nenhum outro, devido a essa enormidade.

Maior número de Temas (WordPress Themes);

Tema WordPress nada mais é do que um modelo de site pronto para editar. Existem modelos Free (gratuitos) e Premium (pagos).

E também nesse quesito o WordPress ganha de lavada. Existem milhares de temas, free ou premium, para você fazer download.

É seguro;

Devido a todo esse volume de pessoas utilizando, é claro que o volume de ataque e tentativas de invasão são grandes. Porém, como já foi dito, a comunidade é gigante e por isso temos diversos plugins e atualizações para garantir a segurança do sistema.

Normalmente erros de segurança são devido a erro humano e não do software.

Tem muita coisa em português;

Graças a grande comunidade brasileira, temos muita coisa de WordPress em português. O próprio WordPress já tem como padrão uma instalação em português.

É otimizado para SEO;

Todo site precisa ser “encontrável”. Isso  independe do nicho, do tema, da ferramenta que você utiliza.  SEO significa otimização para buscadores, e o WordPress é bem-conceituado neste quesito.

Nada mais, nada menos que Matt Cutts, engenheiro de software e ex-chefe da equipe de spam da web no Google declarou que o WordPress cuida de 80 a 90% de SEO.

Caso você não saiba o que é SEO, sugiro que depois leia este artigo.

Não precisa fazer do zero;

Com o WordPress você não precisa desenvolver do zero. Com temas e plugins abundantes, você consegue criar um site muito mais rápido.

Eu tenho um outro artigo onde falo sobre porque utilizar o WordPress, caso queira saber mais clique aqui.

O que você poderá fazer caso domine este CMS chamado WordPress?

Depende do objetivo. Se você pretende apenas trabalhar com conteúdo você poderá administrar todas as publicações do site através da construção de páginas, galeria de imagens, páginas de produtos, posts de blogs, entre outro tipos de conteúdo, e também executar agendamento e exclusão dos mesmos.

Aqui em meus projetos sempre que posso utilizo o WordPress. Os blogs Chief of Design e Designimador são feitos em WordPress. E não só eles, mas tudo o que envolve com página de eBooks, hangouts e etc.

Eu palestrei no WordCamp SP 2018 falando como o WordPress pode ser uma ótima ferramenta de marketing digital. Se quiser conferir, depois acesse esse link (clique aqui).

Com o WordPress você também poderá instalar funcionalidades através de instalação de plugins e gerenciar comentários, se ativada esta função no projeto, e até gerenciamento de contas de colaboradores do projeto.

Caso seu objetivo seja a construção de um site, você poderá usar de recursos próprios do WordPress para agilizar seu trabalho e até ativar funcionalidades interessantes na própria interface desta plataforma sem muitas dificuldades. Entretanto você potencializará os seus layouts caso possua conhecimentos em linguagens de marcação, estilização [** Dica: To falando do HTML & CSS  e o melhor é que temos um ebook pra isso, viu! É só clicar no banner que está aí algum lugar desta página :P]  e/ou programação.

Quais recursos o WordPress oferece?

Além das inúmeras funcionalidades que esta plataforma disponibiliza, através de seus temas e plugins, também possui suporte em uma das comunidades mais engajadas que podemos encontrar na web, o que possibilita a você encontrar muitas variedades de soluções para problemas diversos.

Porque você deve aprender a mexer nesta plataforma?

O aprendizado deste CMS é imprescindível nos dias de hoje porquê:

pelo fato do mercado exigir cada vez mais profissionais habilitados nesta plataforma, pela possibilidade de oferecer aos criativos que não lidam com programação uma forma de aplicar funcionalidades através de configurações intuitivas em seu painel de controle;porque possibilita a profissionais de front-end personalizar temas já existentes através de HTML e CSS e a desenvolvedores criarem temas do zero bastando ter acesso à documentação do WP;E o principal: como esse sistema possibilita o gerenciamento, seus clientes poderão realizar a atualização dos conteúdos dos sites sem depender de você, bastando que ele seja orientado com as ferramentas de publicação que o WordPress oferece.

Não confunda WordPress.ORG com WordPress.COM

É importante ressaltar que tudo que foi dito até agora foi sobre o WordPress.ORG.

O WordPress.ORG é um projeto que oferece um aplicativo gratuito cujos arquivos você tem a total liberdade para modificá-los. Para que este aplicativo funcione, e você possa mexer na plataforma para construir seu site, você precisa hospedá-lo em um servidor.

Em relação ao WordPress.COM se trata de uma plataforma online, isso quer dizer que você não precisa baixar arquivos de forma alguma para instalar em uma hospedagem. Todos os recursos já vem prontos em uma hospedagem própria da plataforma. Mas possui muitas limitações. Exemplo: para que você ative funcionalidades extras você é obrigado a adquirir planos pagos para isso. Para você ter uma ideia para apenas adicionar um domínio é precisa pagar um plano.

Já com o WordPress.ORG. não existem estas limitações em relação as customizações, e grande parte das funcionalidades que você instala através de plugins é gratuita.

E por onde começar com o WordPress?

Além de ficar atentos aos próximos conteúdos aqui no Chief que abordarão um pouco mais sobre o WP, sugiro fortemente que você aprenda a instalar o WordPress para que você possa conhecer a interface da administração deste CMS e até fazer pequenas experiências.

Você pode instalar o WordPress tanto local, ou seja, no seu computador, para poder testar como publicar na internet. Para publicar na web você precisa de hospedagem.

A seguir vou te mostrar como você pode instalar o WordPress na sua máquina. Para isso disponibilizo dois vídeos sobre instalação local do Wordpress.

Instalação XAMPP

Este é um vídeo que faz parte de um dos vários módulos do meu curso de Web Designer e que estou liberando para este artigo para você possa fazer pequenos testes aí na sua máquina. Nele ensino a instalar o XAMPP que é um servidor local que possibilita que você rode o WordPress em sua máquina sem a necessidade de contratar um serviço de hospedagem.

Instalação WordPress

E agora neste vídeo eu mostro como instalar o WordPress em seu servidor local (como já disse anteriormente, esse vídeo faz parte do meu treinamento de Web Designer ).

Instalação WordPress no Servidor

Agora, caso você tenha um serviço de hospedagem, você pode instalar o WordPress no seu servidor web. Dependendo da sua empresa de hospedagem a forma de instalação pode ser diferente. No exemplo a seguir mostraremos uma instalação em uma hospedagem que tem o Cpanel.

Plugins essenciais para você utilizar no seu WordPress.

W3 Total Cache

Um aspecto importante que devemos levar em consideração é a performance das páginas de nossos sites. Isso porque o tempo de carregamento pode determinar o sucesso de nosso projetos.

Um site que carrega lento pode fazer que visitantes desistam de navegar em seu site o que é extramente ruim porque seu projeto não conseguirá atingir seus objetivos. E ainda poderá ter consequências ruins porque cada desistência reflete no aumento de taxa de rejeição que não é bem-vista pelo Google.

Levando tudo isso em consideração é importante utilizar um plugin que melhore o desempenho de seu site WordPress como o W3 Total Cache.

Ele aumentará a velocidade de seu site, porque ele executa uma otimização em diferentes aspectos como compactação de HTML, CSS e Javascript, e execução de caching dos conteúdos e arquivos, diminuindo assim o tempo de carregamento das páginas.

Link para o plugin W3 Total Cache »

Autoptimize

Ainda se tratando em desempenho de sites o Autoptimize é um plugin que também possibilita armazenar cópias em cache e comprimir arquivos. Mas o grande atrativo dele é a possibilidade de otimizar Google Fonts, remover emojis desnecessários e outros extras que aumentará a velocidade de suas páginas.

Link para o plugin Autoptimize »

EEE Image Optimizer

Essa é outra ferramenta que também aumenta a velocidade das páginas só que desta vez através da otimização das imagens.

A compactação resultante do plugin EEE Image Optimizer utiliza algoritmos exclusivos para obter a máxima compactação mas mantendo as imagens sem perdas visuais.

Com este plugin você poderá otimizar a imagem quando você enviar ao seu site e também otimizar as imagens existentes na biblioteca de mídia.

Link para o plugin EEE Image Optimizer »

Yoast SEO

O Yoast SEO trabalha com diferentes aspectos para otimização. Já na configuração é possível:

Fazer verificação com ferramentas para Webmasters como o Google Search Console, Ferramentas de Webmasters do Bing, Alexa ou Yandex;Configurações para títulos e meta-descrições;Configurações de meta robots;Configurações para informar os buscadores sobre as contas de redes sociais associadas ao site;Gerar de forma simples um arquivo sitemap.xml, entre outros.

Mas o ponto forte da ferramenta é como ela auxilia na tarefa de otimizar um conteúdo em texto.

Ela vem com um recurso que orienta sobre a utilização da palavra-chave para partes específicas do editor de conteúdo dando sugestão e guiando para melhorias.

Outro ponto interessante é Snippet Preview. Onde este possível editar e visualizar como o resultado da página publicada pode aparecer nos resultados dos mecanismos de buscas.

Neste campo o Yoast alerta também sobre as melhores práticas informando os limites de inserção de caracteres para o título e meta-descrição.

Link para o plugin Yoast SEO »

UpdraftPlus

Possuir um site Worpdress leva a uma obrigação posterior que é possuir um sistema que gerencie backups. Portanto instalar um plugin que execute esta tarefa deve ser uma das primeiras coisas que você deve fazer após instalação do WordPress.

Um plugin que sugiro é o UpdraftPlus. Ele possibilita criar backups automatizados e agendados e com várias opções de locais para armazenamento dos arquivos como no Google Drive e Dropbox.

Além de backup o plugin faz restauração de sites.

Link para o plugin UpdraftPlus »

Contact Form 7

Contact Form 7 é um plugin que permite que você construa um simples e eficaz formulário de contato para seu site.

Vejo o nosso aqui.

O máximo que exigirá de você será um conhecimento bem básico de HTML e da sintaxe do próprio plugin (que não é nada aterrorizante).

Link para o plugin Contact Form 7 »

Disqus

Este é um plugin responsável por gerenciamento de comentários e pode substituir o sistema padrão do WordPress.

O bacana dele é que, além de ter uma visual agradável, existe a possibilidade de enriquecer os comentários com a ferramenta que permite que o usuário vote nos comentários dando positivo ou negativo.

E você pode classificar os comentários por ordem de relevância ordenando para o Disqus exibir os mais votados.

Outra funcionalidade interessante é de compartilhamento dos comentários.

Link para o plugin Disqus »

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Really Simple SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma proteção para manter uma conexão segura com a internet. A tecnologia envolvida evita que qualquer dado transferido entre usuário e website fique exposto evitando assim também ataques maliciosos.

Verificamos que um site possui o certificado SSL quando na barra de endereço contém o cadeado verde. Também será notado que o protocolo é https.

O certificado mostra ao visitante que seu site é autêntico e confiável.

Sabendo disto tudo o que você precisa de uma ferramenta que te ajude a configurar seu site para ser executado em https. E é nessa hora que entra o plugin Really Simple SSL.

Este plugin ativa o SSL em seu site com simples passos.

Mas existem um porém. É que você precisa obter um certificado SSL. Este plugin somente detecta o SSL e possibilita sua ativação. Entretanto a simplicidade de configuração que este plugin oferece faz dele um recurso necessário.

Link para o plugin Really Simple SSL »

Dicas para você utilizar o WordPress

Agora vou te passar uma relação de dicas que vão te ajudar em diversos aspectos do gerenciamento do WordPress.

Algumas destas dicas vão te prevenir de possíveis dores de cabeça que possam surgir só pelo simples fato de você não ter um conhecimento prévio de processos comuns no WordPress como questões envolvendo segurança e desempenho, por exemplo. Então vamos a elas.

Manter o WordPress sempre atualizado

Um dos principais motivos de se adotar o WordPress é que ele disponibiliza atualizações constantes. E é de fundamental importância que você as execute sempre que o WordPress alertar que existem atualizações disponíveis.

Essas atualizações procuram fornecer novos recursos, melhorias, melhor performance nas novas versões e também consertar bugs e brejas de segurança. E é principalmente pela questão de segurança é que você deve executar as atualizações porque você está se precavendo que seu site seja alvo de ataques.

Um ponto positivo do WordPress é que existe uma grande e ativa comunidade por trás que constantemente está melhorando a codificação dos arquivos usados no núcleo do WordPress, nos temas, plugins e traduções e isso possibilita que sua instalação tenha acesso aos recursos recentemente otimizados.

E como você pode saber se existem atualizações para serem executadas na sua instalação? Na parte superior do Dashboard, toda vez que existir atualizações o WordPress indicará notificações. Para isto no painel de controle vá para o menu “Atualizações” que fica do lado esquerdo. Na tela de atualizações você será notificado sobre qual versão do WordPress seu site está usando e se necessita atualizar. Nesta mesma página você terá uma relação de plugins, temas e traduções que necessitam atualizações.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! Certifique-se que antes de qualquer atualização do sistema você tenha um backup do seu WordPress.

Faça um backup do WordPress

Essa é a dica mais importante que vou te passar nesta relação. Para algumas alterações em sua instalação WordPress é indicadíssimo ter um backup. Isso porque se alguma coisa der errado como quebrar o site ou dados se perderem você poderá ficar tranquilo porque você tem uma cópia para restaurar seu site.

Lógico que se algo acontecer ao seu site você poderá ficar estressado, mas a coisa pode ficar pior se você não tiver efetuado um backup.

A comunidade WordPress disponibiliza alguns plugins que auxiliam na criação de backups com a possibilidade de você hospedar aos arquivos de sua instalação nas nuvens e também podem realizar backups automáticos e agendados.

No tópico sobre plugins deste artigo eu destaquei o UpdraftPlus que você pode ativar em seu site e que te auxiliará na tarefa de executar e gerenciar seus backups.

Usar o mínimo possível de plugins

Apesar de todo mundo saber que os plugins oferecem diversas funcionalidades que potencializam seu website o uso exagerado destes recursos podem ter o efeito colateral de aumentar o tempo de carregamento das páginas diminuindo a performance de um site.

Muitas vezes para seguir uma moda instalamos plugins com recursos que façam nosso site parecer “moderno” e seguir as tendências, mas o que temos mesmo que decidir e se tal recurso tem uma função realmente relevante para o projeto.

Importante mesmo é evitar de instalar plugins desnecessários e somente utilizar os plugins fundamentais para funcionamento do website.

Não utilize o usuário “admin” e crie uma senha forte

Se você não for rigoroso em escolher uma senha forte para proteger sua instalação WordPress isso pode comprometer a segurança do site.

Seu site WordPress pode ser alvo de um ataque de força bruta que consiste em tentativas de adivinhar dados de acesso combinando senha e nome de usuário.

Portanto senhas fracas e comuns, ou óbvias como data do nascimento têm mais chances de serem descobertas ainda mais quando você utiliza na instalação o padrão admin.

Mude o padrão admin para que este dado fique difícil de ser descoberto em um possível ataque. Com isso o invasor tem mais um percalço a percorrer.

Os grupos de usuários responsáveis pela administração do WordPress devem garantir uma senha forte porque o acesso a essas contas permite o controle total das funcionalidades do site.

O WordPress oferece um recurso nativo para que você possa gerir uma senha forte onde ele mede a força da senha. Mas cabe a você definir a senha forte porque ele não restringe a criação de senhas fracas.

Como sugestão você pode criar uma senha da seguinte forma:

Utilize uma combinação com letras maiúsculas e minúsculas;Utilize números;Utilize caracteres especiais como %#@&!;Garanta que sua senha tenha no mínimo 8 caracteres.

Utilize urls amigáveis

Url é a sigla de Uniform Resource Locator e quer dizer Localizador Padrão de Recursos. Corresponde ao endereço virtual de site, página ou arquivo. A url deste página que você lê é https://www.chiefofdesign.com.br/wordpress/

No caso desta página podemos notar que é a url é formada por:

um protocolo: https;o dominio do Chief of Design: www.chiefofdesign.com.br;e um recurso: /wordpress/

As urls amigáveis são urls de fácil compreensão para os usuários e também para os mecanismos de buscas.

Por padrão o WordPress utiliza um modelo não amigável de url como no exemplo a seguir:

www.seusite.com/?p=123

Esta url é de difícil compreensão tanto para os usuários quanto para os mecanismos de buscas porque é formado por caracteres que não descrevem sobre o assunto da página.

Mas existe uma configuração no WordPress chamada Links Permanentes que possibilita alterar este padrão para outras opções.

Dentre as opções eu indico que escolha a “Nome do post”. Ele possibilita uma url mais curta que é bastante indicada para se obter uma url amigável. Além de usar uma url curta é indicado também:

Usar hífen para separar palavras;Não usar acento e cedilhas (é, â, ã, ç);Preferir letras minúsculas porque são limpas visualmente;Procure inserir na url uma palavra-chave que resuma o assunto da página.

Exemplo de url com a as características citadas:

Arquitetura da Informação – Ciência para estruturar conteúdos

Configurado o links permanentes o sistema estará habilitado para você criar suas urls amigáveis. No campo logo abaixo do título na seção de edição de posts e páginas você pode criar sua url.

Agende seus posts para o futuro

Uma funcionalidade interessante do WordPress é o agendamento de postagens. Essa é uma mão na roda para que você administre melhor seu tempo.

Com o agendamento de postagens você não precisa estar presente na hora da publicação, basta que você no momento de criação da página ou post agende para o conteúdo ser publicado em uma data e horário no futuro que o sistema colocará o conteúdo no ar no horário programado.

Extra: Construtor de página e sites “Elementor WordPress”

Se não bastasse a infinidade de recursos que o WordPress oferece, nos últimos anos, a comunidade que acompanha este CMS trabalhou ainda mais duro para facilitar a construção de páginas e sites pelos usuários.

Com isso surgiram ferramentas chamadas de page-builders, ou construtores de páginas. Até o próprio WordPress mudou seu editor clássico para que os conteúdos pudessem ser construídos através de blocos que agilizam a tarefa. Eu falo do editor WordPress Gutenberg, que tem até artigo aqui no blog.

Surgiram muitos construtores no mercado, mas o que vem se destacando bastante é o Elementor. Com ele é possível criar páginas de sites em uma interface real-time e do tipo “drag&drop”, ou seja, clicando e arrastando.

O Elementor é plugin que está entre um dos mais populares na comunidade WordPress, e o que faz dele o o principal page-builder da plataforma. Para utilizar o Elementor, basta ter um site em WordPress. Caso você queira saber mais sobre essa ferramenta sugiro que leia este artigo.

 

Conclusão

O WordPress possibilita que você tenha uma certa independência para que possa oferecer sites dinâmicos sem a necessidade de terceirizar tarefas. Esta aposta pode ser interessantíssima porque a curva de aprendizagem pode ser muito mais curta do que aprender programação e os conhecimentos adquiridos possibilitam criar projetos de baixa, média e até, em alguns casos, de alta complexidade.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Mais a frente falaremos mais sobre WordPress e como você pode utilizá-lo, bele?

E você? Já trabalha com o WordPress? O que você acha sobre ele?

Deixe a sua dica aí.  Você pode comentar abaixo!

Forte abraço!

Até mais!
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O que é WordPress? Como funciona? Como começar?!
Fonte: Chef of Design

Como Criar um Currículo Criativo?

Como Criar um Currículo Criativo?

Eae!
Td bele?
Neste artigo vou falar de algo que todo mundo que está à procura de um emprego precisa ter: um currículo (curriculum vitae, CV).
Mas eu não vou falar de um currículo comum feito no “word”. Eu vou falar de um currículo de um criativo. Sim, isso mesmo! O seu currículo também precisa ser criativo se você está procurando um trampo nessa área.
Muitas vezes o currículo pode ser sua carta de visitas, o passe para você ser selecionado para outro estágio da seleção ou até mesmo conseguir o emprego em definitivo.
Então a seguir você verá dicas para criar o seu currículo de forma criativa, bele?
Vamos nessa! 😀
A importância de um currículo criativo
Se você é designer, trabalha com comunicação, com criatividade e afins; é super importante que você tenha um currículo bem desenvolvido e atualizado.
Em muitas oportunidades o seu CV será a primeira impressão que seu futuro empregador/cliente terá sobre você.
Um currículo com certeza pode ser o determinante para a sua contratação ou não. Através dele a pessoa que está te contratando poderá conhecer o seu perfil profissional e verificar se você tem potencial ou não para atender as expectativas da empresa/cliente.
Um currículo bem construído pode fazer a diferença e chamar a atenção do empregador se destacando em meio aos concorrentes.

Me lembro uma vez que criei um currículo basicamente com tons de azul e com orientação de paisagem(horizontal). Um dia enviei este CV para uma vaga e depois fui selecionado para uma entrevista pessoalmente. Ao chegar na empresa o entrevistador logo falou: “ Ah, você é o David do CV azul, né?  Muito legal. Eu gostei dele. Foi marcante. ”
Esse é só um exemplo que aconteceu comigo sobre como um CV criativo pode te ajudar a conquistar aquela vaga dos seus sonhos.
Coloque somente o essencial
Não se engane ao pensar que criando um currículo de 3 páginas contando a sua história desde o maternal será eficaz e vai te ajudar a conseguir um emprego. Seu currículo deve ser sucinto e conter somente as informações relevantes para quem irá te contratar. Normalmente as informações que se coloca em CV criativo são:

 Identificação: seu logo, nome, marca.
Dados de contato: e-mail, rede sociais, site, telefone
Sobre: uma breve descrição (eu disse breve!) sobre você, sobre o que gosta, sobre como trabalha, sobre suas qualidades e etc.
Formação:  onde estudou, cursos que fez, faculdade, etc;
Experiência: normalmente no máximo os três ou quatros últimos empregos já está bom, caso tenha passado por várias empresas. Aqui você também pode detalhar em poucas palavras o que você fazia nos cargos anteriores.
Habilidades:  seu nível de habilidade em determinada área, softwares, etc.
Objetivo: qual o cargo e/ou área que você quer atuar.

Um currículo com 1 ou no máximo 2 folhas já é o suficiente para você colocar todas as informações necessárias.
Seja criativo e mostre o seu potencial
Você deve encarar o CV como a criação de uma peça de comunicação, como se fosse um “job” mesmo. Leve a sério e crie algo legal. Elimine aquele tradicional currículo feito no Microsoft Word. Use algum software de edição visual (o Photoshop, Illustrator, Indesign, etc) para criar. Use formas e cores (caso necessite) para expor da melhor maneira possível tanto o seu perfil como mostrar que você tem potencial e criatividade para criar.

Então, pense com cuidado na(s) fonte(s) que irá usar, nas cores, no contrate, no elementos gráficos e utilize um grid para te ajudar. [clique aqui para saber mais sobre grids].
Aplique seu estilo no CV
Procure manter originalidade no seu currículo. Aplique seu estilo de criação. Mostre quem você é também através da arte do seu currículo. Caso já tenha um portfólio é interessante criar algo que faça uma conexão com seu portfólio.  Muitas vezes ele será uma extensão do seu portfólio online. Como no exemplo abaixo do meu xará gringo. 😛

Salve e envie em formato PDF
O formato PDF de arquivos (Portable Document Format ou Formato Portátil de Documento) é um tipo de arquivo padrão. Quase todos (ou todos) sistemas operacionais consegue abri-lo sem problemas. Além disso as pessoas também já familiarizadas com tal tipo de documento.
Portanto na hora de exportar nada de JPG e PNG que podem até ser facilmente manipulados. Exporte seu CV no formato PDF e de preferência coloque uma proteção com senha (claro que portas podem ser destrancadas, ainda mais se tratando de web, mas não é por isso que você vai deixar sua casa aberta para qualquer um, né?).
Um currículo bom na tela e bom no papel
Na grande maioria das vezes o seu currículo será visto somente na tela de um computador, porém em alguns casos ele poderá ser impresso. Portanto cuidado com certas “estripulias visuais” e fontes pouco legíveis [saiba mais sobre como escolher uma fonte legal, clicando aqui].

Crie um CV que caiba numa folha A4
Você pode criar um currículo na vertical ou horizontal, tanto faz.  O mais importante é que ele caiba e fique legal em uma folha A4. Isso porquê normalmente se o entrevistador precisar imprimir o seu CV ele o fará em uma impressora doméstica e em um papel A4 comum. E também o mesmo serve para você caso tenha que levá-lo impresso no dia da entrevista.
Mantenha seu CV atualizado e pronto para qualquer ocasião
Sempre deixe seu CV atualizado com as últimas informações, mesmo que não esteja procurando um emprego. Toda mudança na sua carreira, como novos cursos, qualificações e experiências devem ser inclusas no CV.

Cuidado com a escrita
Tome cuidado com a redação do seu currículo. Leia e releia. E também se possível peça par alguém ler também. Erros de português e de digitação podem passar a impressão de que você é alguém desleixado podendo colocar tudo a perder. Tenha atenção a essa parte também.
Não crie só mais de currículo e sim uma carta de vendas, ou se precisar, várias cartas de vendas
Seu currículo pode ser muito mais que apenas uma simples folha onde você coloca suas experiências e objetivos. Ele pode ser uma carta de vendas.
Mude sua mentalidade sobre um CV. Apresente suas experiências e projetos como verdadeiros casos de sucesso. Coloque informações que mostrem que você pode solucionar os problemas do seu cliente. Mas tome cuidado para não inflar demais o seu ego e colar informações não verdadeiras, bele?
E você também pode criar currículos específicos para determinado cargo ou empresa assim como um técnico de futebol ajusta seu time dependendo do adversário. Por exemplo:
A empresa “X” dispõe de uma vaga que você deseja. Só que a maioria das qualificações que você tem não será utilizada no cargo. Então o que fazer?
Customize o campo de qualificações retirando estas informações desnecessárias e dê destaque para as outras qualificações que realmente se enquadram e serão aproveitadas caso você conquiste a vaga. Com isso você estará passando informações reais sobre você focando naquilo que a empresa espera de um novo colaborador.
As qualificações que não são necessárias para este cargo podem até não estarem de encontro com os objetivos do cargo. Todavia, isso não quer dizer que não possam ser utilizadas em promoções dentro da empresa. Quando surgir a oportunidade volte a customizar seu currículo.
RESUMINDO: Para cada jogo, um esquema tático específico. Para cada empresa ou vaga, faça um currículo diferente.
O Currículo é um braço do seu Portfólio, não um substituto.
Não basta ter apenas um currículo legal. É importante que você tenha um portfólio também. Normalmente um CV é uma extensão resumida do seu portfólio e feito para ser utilizado em determinada ocasiões. Por isso é essencial deixar claro e visível o endereço do seu portfólio online.  Um portfólio é sempre mais importante e tem mais peso.

E se você quiser saber mais sobre como construir um bom portfólio, eu te indico fortemente que você baixe gratuitamente o ebook sobre portfólio do Chief of Design.
Comece a enviar o seu currículo agora mesmo!
Não adianta nada você pensar no currículo, diagramá-lo da melhor maneira e expor com maestria todas as informações sobre o seu perfil se você não o submete para vagas. Por isso não pare por aqui: entre em sites de empregos e envie o seu currículo.
Uma dica de site muito boa é o Jooble.org. Nesse site você encontrará vagas especificas para o mercado criativo e de tecnologia como Web Design, Design, Desenvolvedor, Analista de sistemas, Programador, Analista , entre outros.
Acesse agora o site da Jooble e envie o seu currículo para as vagas. CLIQUE AQUI PARA CONHECER!
Conclusão
Criar um currículo diferente, criativo e com um bom design pode fazer toda a diferença entre conseguir ou não uma boa oportunidade. Claro que você não deve colocar todas as suas fichas no seu CV criativo, ele deve ser a aliado a um bom portfólio. Use-o como uma carta de visitas que abrirá portas para você.
Caso não tenha muitas ideias por onde começar, faça uma pequena pesquisa na internet sobre currículos criativos (você já viu alguns exemplos aqui neste artigo). Você encontrará desde currículos de outros profissionais até modelos já prontos. Use tais referências apenas para se inspirar e evite usar modelos prontos e nunca plagie o CV de alguém. Crie o seu próprio CV e exponha toda sua criatividade.
E se você quiser mais dicas sobre como criar um currículo e inclusive sobre os erros que você não pode cometer ao elaborar o seu CV, basta você baixar o e-book sobre portfólio neste link.
Até mais.
Forte abraço!
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Como Criar um Currículo Criativo?
Fonte: Chef of Design