Blog

Apple pode ter que liberar concorrentes da App Store também nos EUA

Apple pode ter que liberar concorrentes da App Store também nos EUA

Na União Europeia e na Coreia do Sul, Apple terá que mudar App Store (Imagem: James Yarema/Unsplash)

A Apple está sob investigação do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ, na sigla em inglês) por supostas práticas anticompetitivas nas regras da App Store, sua loja de aplicativos para iPhones, iPads e Macs. O procedimento está “a todo vapor”, segundo Jonathan Kanter, chefe da unidade antitruste do DoJ.

A investigação sobre as supostas condutas prejudiciais à livre concorrência começou em 2020, antes mesmo do mandato de Kanter, que está no cargo desde novembro de 2021. Em fevereiro de 2023, as notícias eram que o Departamento de Justiça estava preparando uma representação contra a Apple. Desde então, nada de concreto surgiu.

As eleições presidenciais de 2024 nos EUA podem apressar o processo, já que uma mudança na Casa Branca pode resultar em uma troca na chefia do DoJ.

Fortnite foi banido da App Store em 2020 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Os problemas da App Store com autoridades vão além do Departamento de Justiça. A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, processou a Apple por obrigar os desenvolvedores a usarem sua loja e seus métodos de pagamento. A Epic perdeu o processo em 2021, mas a Justiça determinou que a Apple deve permitir métodos de pagamento externos.

Mudanças na regulação nesta área são especialmente preocupantes para a Apple. Desde 2018, a área de serviços da empresa — que inclui a App Store, o Apple TV+ e o Apple Music, entre outros — tem apresentado um crescimento constante. Ela passou de US$ 39,7 bilhões anuais em 2018 para US$ 85,2 bilhões em 2023. Liberar outras lojas e outros métodos de pagamento pode ter impacto nesta quantia.

Outros países já estão de olho nas lojas de apps

Enquanto os EUA ainda ensaiam sua nova regulação para as lojas de aplicativos, outros lugares do mundo já estão colocando as leis em prática.

É o caso da União Europeia. O bloco aprovou a Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês), que passa a valer em março. Por causa disso, a Apple terá que permitir que iPhones e iPads façam sideloading, nome dado ao processo de instalar um app por fora da loja, fazendo download de um site, por exemplo.

Já a Coreia do Sul obriga Apple e Google a permitir outros sistemas de pagamentos em suas lojas de apps. O Japão deve seguir este mesmo caminho em 2024.

Processo contra Google pode respingar na Apple

A Apple não é a única empresa sob escrutínio das autoridades dos EUA. O Google está sendo processado pelo mesmo DoJ por um suposto monopólio no mercado de pesquisas online. Segundo a acusação, a gigante das buscas tem práticas que sufocam a concorrência, como o pagamento de altas quantias para que fabricantes usem seu produto como padrão.

Google é acusado de sufocar concorrência por meio de pagamentos a fabricantes (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Caso o Google seja considerado culpado, isso pode ter consequências para a Apple. Durante as audiências, veio à tona a informação de que o Google pagou mais de US$ 26 bilhões em 2021 para ser o buscador padrão em vários produtos.

Deste dinheiro, cerca de US$ 18 bilhões a US$ 20 bilhões foram para a Apple colocar o Google como o buscador padrão de iPhones, iPads e Macs. Uma derrota nos tribunais pode obrigar a companhia a parar de fazer pagamentos do tipo.

Com informações: Financial Times, Apple Insider, 9to5Mac
Apple pode ter que liberar concorrentes da App Store também nos EUA

Apple pode ter que liberar concorrentes da App Store também nos EUA
Fonte: Tecnoblog

Como fazer story no Instagram? 12 dicas para montar stories criativos

Como fazer story no Instagram? 12 dicas para montar stories criativos

Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Criar um novo story no Instagram é uma forma de publicar fotos ou vídeos que somem após 24 horas na rede social. O Instagram Stories oferece diversas ferramentas de edição para fazer stories criativos: você pode inserir música, texto, GIFs e outras figurinhas interativas para tornar o post mais atrativo.

Além disso, alguns truques permitem aproveitar melhor cada função do Instagram Stories para que seus posts gerem mais engajamento.

Neste tutorial, o Tecnoblog ensina como criar um story no Instagram do zero, e dá dicas para quem quer melhorar as publicações temporárias na rede social.

ÍndiceComo criar um story no Instagram1. Faça login na sua conta do Instagram2. Toque no botão “+” junto à sua foto de perfil3. Escolha uma mídia pronta ou toque em “câmera” para registrar o story4. Edite seu story com texto, música e mais ferramentas do Instagram5. Escolha com quem deseja compartilhar seu story do InstagramComo fazer um story criativo: 12 dicas para melhorar suas publicações1. Use enquetes e links para criar stories interativos no Instagram2. Copie e cole imagens diretamente no Stories do Instagram3. Altere o fundo para fazer um story bonito no Instagram4. Combine GIFs animados para fazer um story criativo5. Crie correntes no Instagram para conseguir mais visualizações no story6. Personalize o texto dos seus stories no Instagram7. Use uma música para aumentar a duração do story8. Use filtros no story para fortalecer a sua marca no Instagram9. Faça uma contagem regressiva nos stories para gerar expectativa10. Transforme fotos em Boomerang no Instagram11. Grave um story com as duas câmeras ao mesmo tempo12. Entenda as métricas do Instagram StoriesDá pra fazer stories no Instagram pelo PC?Posso postar story no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?Posso fazer o story sumir antes de 24 horas?

Como criar um story no Instagram

Existem dois caminhos para começar a criar um story do zero no Instagram: você pode fazer um story a partir da área de Stories (parte superior da tela inicial do app), ou utilizar o menu de publicação representado pelo ícone “+” (parte inferior do app).

Veja o passo a passo para fazer um novo story a seguir.

1. Faça login na sua conta do Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular e, caso ainda não esteja conectado à sua conta, insira as suas credenciais para entrar na rede social. Ao concluir o login, você será redirecionado para a tela inicial do Instagram.

2. Toque no botão “+” junto à sua foto de perfil

Toque no botão “+” azul junto à sua foto de perfil com a mensagem “Seu Story” no canto superior esquerdo da tela inicial do Instagram.

3. Escolha uma mídia pronta ou toque em “câmera” para registrar o story

Selecione uma foto ou vídeo da galeria do seu celular, ou toque em “câmera” para fazer registrar uma nova imagem e criar o story no Instagram.

4. Edite seu story com texto, música e mais ferramentas do Instagram

Use as ferramentas de edição do Instagram para adicionar novos detalhes ao story. Por exemplo, toque na tela para escrever um texto, altere a cor e o tamanho da fonte.

Você encontra as opções para adicionar filtros, música, GIFs e figurinhas interativas na parte superior da tela. Use a criatividade para deixar o story mais atrativo.

5. Escolha com quem deseja compartilhar seu story do Instagram

Toque no botão branco, no canto inferior da tela, após editar o story. Escolha entre as opções de compartilhamento:

Seu story: compartilha o story com todos os seus seguidores.

Amigos Próximos: compartilha o story apenas com a sua lista de melhores amigos do Instagram.

Mensagem: permite enviar a publicação por DM para alguém.

Finalize tocando no botão azul “Compartilhar”.

Como fazer um story criativo: 12 dicas para melhorar suas publicações

Ao criar um novo story, você pode usar efeitos, música e outros elementos para deixar suas fotos e vídeos mais interessantes. O Instagram explica que as publicações dos Stories são visualizadas principalmente pelos seus seguidores. Portanto, aproveite os recursos nativos da rede social para criar um espaço de diálogo e torná-los mais próximos.

A seguir, reunimos algumas dicas e truques escondidos para quem busca resultados melhores no Instagram Stories.

1. Use enquetes e links para criar stories interativos no Instagram

Os stories com figurinhas de interação costumam gerar mais engajamento entre os seguidores de uma conta. Fazer enquetes no Instagram ou inserir link nos stories são formas de incentivar as pessoas a interagirem com a publicação.

Use a figurinha de teste nos stories para realizar um quiz sobre um determinado assunto. Por exemplo, um perfil sobre filmes e séries pode testar os conhecimentos dos seguidores sobre a carreira de um ator ou atriz de Hollywood.

Abrir uma caixa de perguntas no Instagram é outra maneira de interagir com os seguidores. As pessoas podem enviar dúvidas sobre um tema relacionado ao seu perfil e você consegue transformar as respostas em novos conteúdos.

2. Copie e cole imagens diretamente no Stories do Instagram

Você não precisa apelar para o Layout do Instagram para publicar várias fotos no mesmo story. Basta copiar e colar imagens diretamente do álbum de fotos do celular.

No iPhone: abra uma foto da galeria e toque sobre ela por alguns segundos até que surja a opção de “Copiar” ou acesse o menu de compartilhamento (ícone de quadrado com seta para cima, no canto inferior esquerdo da tela) e escolha a opção “Copiar foto”.

Em celulares Android: o passo a passo para copiar uma foto para a área de transferência pode variar conforme a fabricante. Em celulares Samsung Galaxy, abra a foto na galeria e toque nos três pontinhos, no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque em “Copiar p/ área de transf.”.

Depois, é só voltar à tela de edição do story no Instagram, dar um toque sobre a foto ou vídeo (como se fosse escrever um texto), e selecionar a opção “Colar” (iOS) / “Área de transferência” (Android).

Use os dedos para redimensionar a camada. Você pode colar quantas imagens quiser.

3. Altere o fundo para fazer um story bonito no Instagram

Além de adicionar uma imagem de fundo no story do Instagram, você pode pintar o fundo do post usando os pincéis da função “Desenhar”. Para isso, basta selecionar o pincel desejado, escolher uma cor e dar um toque prolongado na tela até que todo o story seja pintado.

Você pode usar cores sólidas ou uma camada translúcida. Para isso basta alternar os pincéis do Instagram.

Dica bônus: Use o conta-gotas para encontrar a paleta de cores ideal.

4. Combine GIFs animados para fazer um story criativo

Você pode usar GIFs nos Stories do Instagram para complementar a ideia de um vídeo ou de uma foto. Explore a galeria do Giphy embutida no Instagram Stories e use a criatividade para criar conteúdos atrativos e originais para os seguidores.

O aplicativo do Instagram agora permite trabalhar com camadas, o que deixa ainda mais fácil combinar diferentes GIFs. Para reordenar as camadas, basta pressionar por alguns segundos um elemento na tela de edição do story. Em seguida, arraste o dedo para cima ou para baixo, até encontrar a posição ideal.

Lembre-se que também é possível criar seus próprios GIFs e incentivar que outras pessoas o utilizem em seus stories.

5. Crie correntes no Instagram para conseguir mais visualizações no story

As correntes do Instagram permitem que seu story seja descoberto por mais pessoas, atraindo mais visualizações de usuários com potencial interesse no seu conteúdo. Além disso, ao responder a uma corrente, seus seguidores também acabam contribuindo para o engajamento da sua publicação.

Por exemplo: uma marca de óculos pode iniciar uma corrente pedindo para que seus seguidores postem fotos usando o seu lançamento mais recente em lugares inusitados.

6. Personalize o texto dos seus stories no Instagram

O texto é um elemento importante para deixar os stories mais atrativos para o público do Instagram. Você pode escrever com letra diferente no story ou criar um padrão para todas as publicações do perfil.

Outro recurso criativo é colocar o texto em degradê nos stories. Um detalhe visual para deixar o conteúdo mais colorido e atrativo para seguidores e visitantes da sua conta no Instagram.

7. Use uma música para aumentar a duração do story

Fotos sem música têm duração máxima de 5 segundos até que a tela role automaticamente para a próxima publicação. Ao adicionar uma música em um story do Instagram, você pode aumentar o tempo de visualização da imagem para até 15 segundos.

8. Use filtros no story para fortalecer a sua marca no Instagram

Os filtros do Instagram ajudam a construir uma identidade para o perfil de um criador ou uma marca. Adote um padrão de filtros que possa ser replicado em diversos stories. Em especial, aqueles conteúdos que vão ficar salvos nos Destaques.

A dica é pesquisar filtros no Instagram e salvar aqueles que combinam com a proposta da sua conta. Por exemplo, um perfil sobre cinema pode usar um filtro que adiciona o efeito de película ou de filme antigo aos conteúdos.

9. Faça uma contagem regressiva nos stories para gerar expectativa

Use a contagem regressiva nos stories para interagir com os seguidores e criar expectativa sobre um evento especial. Por exemplo, a estreia de uma nova música ou clipe de uma banda.

A figurinha interativa ainda permite que o seguidor compartilhe a contagem regressiva em um story próprio e peça para receber um lembrete sobre o evento. Uma excelente forma de conquistar a atenção dos usuários do Instagram.

10. Transforme fotos em Boomerang no Instagram

Fotos capturadas com a função Live Photos no iPhone podem virar boomerang no Instagram. Basta subir a imagem da galeria para o Instagram Stories e tocar no ícone Boomerang, no topo da tela.

Ao criar um boomerang no Instagram, você compartilha a imagem em movimento como se fosse um “GIF”, e ainda pode mudar a velocidade de reprodução, transformando o pequeno loop em câmera lenta.

Um exemplo comum de boomerang é gravar um brinde entre amigos. Entretanto, use a criatividade para registrar outras situações do cotidiano, como um pulo na piscina ou gotas de chuva caindo na janela.

11. Grave um story com as duas câmeras ao mesmo tempo

O recurso nativo Duplo possibilita fazer stories com câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. A ferramenta é ideal para registrar reações em diversas situações, já que os seguidores poderão ver o rosto do criador e o que está à frente dele.

12. Entenda as métricas do Instagram Stories

Os perfis profissionais do Instagram têm a ferramenta nativa para analisar o desempenho da conta. O relatório de navegação nos stories do Instagram traz dados que ajudam a entender as métricas do recurso da rede social de fotos e vídeos.

Use as informações para saber quais formatos de conteúdo funcionam com o seu público. Descubra quais stories conseguiram atrair novos seguidores e, assim, tenha mais ideias para a criação de novos conteúdos.

Dá pra fazer stories no Instagram pelo PC?

Sim. Você pode postar stories no Instagram pelo PC usando um truque disponível em navegadores Chromium (Google Chrome e Microsoft Edge). No entanto, as ferramentas para editar stories ficam limitadas: não dá para adicionar figurinhas interativas ou filtros nos posts feitos diretamente pelo computador.

Posso postar story no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

Sim. Você pode postar story no Instagram e Facebook ao mesmo tempo. A rede social de fotos e vídeos da Meta permite vincular uma conta do Facebook para realizar publicações cruzadas no feed e no Stories.

Entretanto, alguns recursos do Instagram Stories não são compatíveis com o Facebook Stories. Por exemplo, não é possível recompartilhar menções ou republicar o story no feed do Facebook.

Posso fazer o story sumir antes de 24 horas?

Não é possível configurar o tempo de exibição de um story do Instagram para menos de 24 horas. Esse é o padrão da rede social para stories compartilhados publicamente, para a lista de Amigos Próximos ou enviados apenas por Direct.

A única solução para fazer um conteúdo desaparecer antes do prazo de 24 horas é apagar o story do Instagram. Vale lembrar que os stories salvos nos Destaques vão permanecer no ar por tempo indeterminado, até que você remova.
Como fazer story no Instagram? 12 dicas para montar stories criativos

Como fazer story no Instagram? 12 dicas para montar stories criativos
Fonte: Tecnoblog

Pornhub bloqueia acesso de usuários em estados americanos

Pornhub bloqueia acesso de usuários em estados americanos

Pornhub é bloqueado em mais dois estados após aprovação de lei de verificação de identidade (Imagem: Marco Verch/Flickr)

Resumo

O Pornhub bloqueou acessos provenientes da Carolina do Norte e de Montana, nos Estados Unidos.
Outras cinco regiões contam com bloqueio devido a leis locais que exigem verificação de identidade por meio de documentos.
A Aylo defende o uso de mecanismos dos próprios dispositivos, como ferramentas de controle parental em tablets e smartphones.

O Pornhub, popular site de vídeos adultos, bloqueou os acessos provenientes de mais dois estados americanos. Ao abrir o site, usuários da Carolina do Norte e de Montana verão um vídeo (permitido para menores) e um texto explicando o motivo do bloqueio. O Pornhub é contrário a decisão do legislativo desses estados de exigir a verificação de identidade através de documentos.

A Aylo, dona do Pornhub, também restringiu o acesso a sites de seus outros estúdios. A empresa é proprietária do Brazzers (que já foi até um meme) e outros sites gratuitos de vídeos para maiores. Com estes novos casos, a Aylo já bloqueou o acesso as suas páginas em sete estados americanos — todos eles aprovarem leis exigindo a verificação com documentos.

Pornhub defende verificação por dispositivos

No texto publicado nas páginas de bloqueio, a Aylo explica que defende a verificação por dispositivos. No site da Free Speech Coalition, uma associação sem fins lucrativos criada por integrantes da indústria pornográfica, há uma explicação sobre esse método de verificação.

Brazzers exibe texto explicando motivo do bloqueio nos estados afetados (Imagem: Reprodução/404Media)

A ideia é que as plataformas se utilizem das ferramentas já existentes de controle parental em tablets e smartphones. Por exemplo, um adolescente cujo celular esteja com o Controle dos Pais ativado não teria como acessar um site pornográfico, já que o próprio dispositivo faria essa verificação de idade.

A Aylo defende que o meio de verificação exigido pelos estados é um risco à privacidade do usuário. Além disso, a empresa (e o diretor da Free Speech Coalition) alega que que a lei não resolve o problema de crianças e adolescentes entrando nos sites.

Ao criar um método de verificação mais complexo, que exige um documento de identidade, os menores de idade podem seguir para páginas menos seguras — tanto no quesito de conteúdos quanto em riscos de malwares. A Aylo afirma que se preocupa com a segurança dos seus usuários e conteúdo (ainda que tenha sido multada por permitir a publicação de vídeos de vítimas de tráfico sexual no Pornhub).

Pornhub e Xvideos na UE

União Europeia classificou Xvideos e Pornhub em categoria de plataformas que devem seguir diretrizes mais rígidas (Imagem: Thijs ter Haar/Wikimedia Commons)

No fim de 2023, a União Europeia registrou o Pornhub e Xvideos (sem relação com a Aylo) como Plataformas Online Muito Grandes — VLOPs na sigla em inglês. Com isso, esses sites terão que seguir diretrizes mais rígidas de transparência e controle de conteúdo ilegal.

X/Twitter, Amazon, App Store, YouTube e Instagram são algumas plataformas que também são registradas como VLOPs. Para entrar nessa categoria, a plataforma precisa ter mais de 45 milhões de usuários ativos por mês.

Com informações: The Verge e 404Media
Pornhub bloqueia acesso de usuários em estados americanos

Pornhub bloqueia acesso de usuários em estados americanos
Fonte: Tecnoblog

NVIDIA firma acordos no valor de US$ 1 trilhão para compra de memórias HBM3e

NVIDIA firma acordos no valor de US$ 1 trilhão para compra de memórias HBM3e

A NVIDIA está fazendo um alto investimento para os seus futuros produtos. Conforme noticiado pelo veículo coreano Chosun, a empresa aplicará mais de US$ 1 trilhão para comprar memórias HBM3e, que devem ser equipadas às suas GPUs H200 para uso com inteligência artificial. Inclusive, os acordos devem limitar o acesso aos componentes por outras companhias.

Em geral, esses acordos possuem valores que circulam entre US$ 700 bilhões e US$ 1 trilhão para a finalidade mencionada. Nesse sentido, vale destacar que a Samsung também teria formalizado um acordo para fornecer memórias HBM para a companhia, assim que os itens estiverem disponíveis para aquisição. No entanto, não foram revelados detalhe sobre isso.Um movimento desse tipo pode parecer atípico em um primeiro momento e, além disso, é bastante arriscada, visto que os componentes farão parte de placas que sequer foram lançadas. Mas, analistas do setor de semicondutores projetam que o segmento de memórias NAND passará por outra crise em 2024. Clique aqui para ler mais

NVIDIA firma acordos no valor de US$ 1 trilhão para compra de memórias HBM3e
Fonte: Tudocelular

Modo de acessibilidade do 'Tekken 8' pode causar enxaqueca, vertigem e até convulsão

Modo de acessibilidade do ‘Tekken 8’ pode causar enxaqueca, vertigem e até convulsão

Os jogos de luta modernos têm avançado consideravelmente em termos de acessibilidade, oferecendo opções inovadoras para diferentes necessidades. O “Street Fighter 6”, por exemplo, inclui sinais de áudio para transmitir informações cruciais, enquanto “King of Fighters 15” permite ajustar o contraste entre personagens e fundo.

O novo “Tekken 8”, previsto para este mês, oferece opções de visão de cores, incluindo um modo em preto e branco com formas simplificadas, específico para daltonismo. Só que há alguns avisos em relação a esses modos de jogo que incluem adversidades como enxaquecas, vertigens e até convulsões. Especialistas da área criticaram a medida. Morgan Baker, líder de acessibilidade da Electronic Arts, pediu para não ser marcada em vídeos com esses filtros, pois já haviam causado enxaquecas.Clique aqui para ler mais

Modo de acessibilidade do ‘Tekken 8’ pode causar enxaqueca, vertigem e até convulsão
Fonte: Tudocelular

Valor do X (Twitter) caiu mais de 70% desde sua aquisição por Elon Musk, segundo investidor

Valor do X (Twitter) caiu mais de 70% desde sua aquisição por Elon Musk, segundo investidor

O X, antes conhecido como Twitter, parece ter enfrentado consideráveis perdas no seu valor de mercado desde sua compra por Elon Musk. Um relatório divulgado pela empresa de gestão de ativos Fidelity estima que o valor da empresa tenha diminuído aproximadamente 71,5% em relação ao seu preço durante a aquisição em outubro de 2022.

Não é a primeira vez que a Fidelity, que possui uma participação acionária na rede social subsidiária da X Holdings Corp., reduz a avaliação do X. Em maio de 2023, a mesma empresa havia diminuído o valor estimado da plataforma para um terço de seu valor original durante a aquisição por Elon Musk, isto é, US$ 44 bilhões.Os gestores acrescentam que suas ações do X valem atualmente US$ 5,3 milhões — uma redução de 15% em relação aos US$ 6,3 milhões estimados em outubro de 2023, e significativamente inferior à avaliação de cerca de US$ 19,66 milhões de sua participação acionária semanas antes da aquisição por Musk.Clique aqui para ler mais

Valor do X (Twitter) caiu mais de 70% desde sua aquisição por Elon Musk, segundo investidor
Fonte: Tudocelular

Steam Awards 2023: Baldur's Gate vence prêmio de Jogo do Ano; veja lista completa

Steam Awards 2023: Baldur’s Gate vence prêmio de Jogo do Ano; veja lista completa

Saíram os vencedores do prêmio Steam Awards 2023! A lista foi divulgada pela Valve nesta terça-feira (02) e revelou os games vencedores em diversas categorias de títulos entre os que estão disponíveis na loja digital. Nesse sentido, o grande destaque fica para Baldur’s Gate, que repete o feito obtido no The Game Awards e conquistou o prêmio de “Jogo do Ano”.

Nesse caso, a produção da Larian Studios foi indicada para a categoria junto com Hogwarts Legacy, EA Sports FC 24, Resident Evil 4 e Lethal Company. Segundo informações da Valve, a própria comunidade participou da votação durante a Promoção de Fim de Ano do Steam. Agora, veja todas as categorias do prêmio e seus vencedores.Steam Awards 2023: VencedoresJogo do Ano: Baldur’s GateDemais indicados:


Hogwarts Legacy;
Lethal Company;
EA Sports FC 24;
Resident Evil 4.
Jogo de Realidade Virtual do Ano: LabyrinthineDemais indicados:


F1 23
Gorilla Tag;
I Expect You To Die 3;
Ghosts of Tabor.
Feito com amor: Red Dead Redemption 2Demais indicados:


Apex Legends;
Deep Rock Galactic;
Rust;
Dota 2.
Melhor jogo no Steam Deck: Hogwarts LegacyDemais Indicados:


Dredge;
Brotato;
The Outlast Trials;
Diablo IV.
Melhor com amigos: Lethal CompanyDemais indicados:


Sunkenland;
Sons of the Forest;
Warhammer 40,000: Darktide;
Party Animals.
Estilo visual excepcional: Atomic HeartDemais indicados:


Inward;
Darkest Dungeon;
Cocoon;
High on Life.
Jogabilidade mais inovadora: StarfieldDemais indicados:


Contraband Police;
Remnant 2;
Your Only Move is Hustle;
Shadows of Doubt.
Melhor jogo que você joga mal: SifuDemais indicados:


EA Sports FC 24;
Street Fighter 6;
Overwatch 2;
Lords of the Fallen.
Melhor trilha sonora: The Last of US Part 1Demais indicados:


Chants of Sennaar;
Pizza Tower;
Persona 5 Tactica;
Hi-Fi Rush.
Trama excepcional: Baldur’s Gate 3Demais indicados


Lies of P;
Jedi Survivor;
Resident Evil 4;
Love Is All Around.
Relaxe e Aproveite: Dave the DiverDemais indicados:


Train Sim World 4;
Potion Craft;
Coral Island;
Cities: Skylines 2
Confira a nossa análise sobre o jogo do ano e seus principais detalhes.Clique aqui para ler mais

Steam Awards 2023: Baldur’s Gate vence prêmio de Jogo do Ano; veja lista completa
Fonte: Tudocelular

Pixel Watch é atualizado com dois novos recursos de sincronização

Pixel Watch é atualizado com dois novos recursos de sincronização

O Pixel Watch recebeu uma atualização que o alinha a seu sucessor, o Pixel Watch 2, em recursos de software. Ambas trazem sincronização de recursos entre o smartwatch e o telefone pareado.

A primeira é a sincronização do modo “Não perturbe”, que é bastante útil quando o usuário pretende ativar o modo para não ser incomodado rapidamente e também é prático por não precisar pensar o mesmo recurso para dois dispositivos.

A outra novidade é a sincronização do modo “Hora de Dormir”. Essa função de descanso envolve a desativação de diversas funções do sistema por um determinado período, configurado pelo usuário como as horas de sono. Clique aqui para ler mais

Pixel Watch é atualizado com dois novos recursos de sincronização
Fonte: Tudocelular

Galaxy S24: Samsung confirma evento de lançamento no dia 17

Galaxy S24: Samsung confirma evento de lançamento no dia 17

Convite da Samsung destaca o Galaxy AI (Imagem: Reprodução/Samsung)

Resumo

A Samsung confirmou o lançamento do Galaxy S24 para 17 de janeiro, no evento Unpacked, em San José, EUA. Ele começará às 15h00.
Há curiosidade sobre o Galaxy IA, um novo mecanismo de inteligência artificial da Samsung, especulado para melhorar fotos, traduzir em tempo real e auxiliar em tarefas diárias.
As versões tradicional, Plus e Ultra do S24 já foram aprovadas pela Anatel, indicando sua disponibilidade para venda no Brasil (embora os preços ainda não tenham sido divulgados).

A Samsung anunciou oficialmente que o lançamento do Galaxy S24 será no dia 17 de janeiro, durante edição do evento Unpacked. Desta vez os celulares serão apresentados em San José, nos Estados Unidos. Pode parecer notícia velha, já que essa data vazou há cerca de duas semanas. Agora a informação vem diretamente da gigante sul-coreana. É de se esperar uma ficha técnica parruda, além de detalhes sobre os preços dos smartphones.

O primeiro Unpacked do ano costumava acontecer em San Francisco, mas desta vez a Samsung levou o evento para outra cidade da Califórnia – mesmo local onde a Apple realiza algumas atividades da WWDC e a Nvidia fará a GTC deste ano. O lançamento do S24 começará às 15h00 (horário de Brasília) O Tecnoblog fará a cobertura diretamente de lá, com a participação de Thássius Veloso (este que vos fala).

Vem aí o Galaxy IA

Pouco se sabe sobre o Galaxy IA, mecanismo de inteligência artificial que dará as caras na nova linha de smartphones da Samsung. Nos últimos dias, funcionários da empresa no Brasil vacilaram ao montar uma bancada de loja antes da hora. Nela se lê “Com o poder do Galaxy IA”. Falta descobrir o que isso significa.

Loja brasileira se antecipa e divulga Galaxy S24 Ultra (Imagem: Reprodução)

Galaxy S24 Ultra visto de perto (Imagem: Reprodução/Samsung)

A expectativa gira em torno de ferramentas para melhorar fotos, fazer tradução em tempo real e acompanhar o usuário nas tarefas diárias.

Não custa lembrar que tanto o S24 tradicional quanto as versões Plus e Ultra já passaram pela Anatel. Ou seja, estão aptos a serem vendidos no mercado brasileiro – só não sabemos por quanto.

Ficha técnica do Galaxy S24

Praticamente tudo sobre o Galaxy S24 caiu na rede antes da hora. A fábrica de vazamentos segue a pleno vapor, com direito a detalhes como bateria e robustez dos produtos. Confira, na tabela abaixo, um resumo do que esperar dos aparelhos.

CelularTelaCâmera principalZoomMemória RAMArmazenamentoRecargaBateriaConstruçãoExtrasGalaxy S246,2 polegadas, AMOLED Dinâmico 2X, Full HD+, 2.600 nits50 megapixels, video 8K2x, 3x, Space Zoom de 30×8 GB128 GB, 256 GB0 a 50% em 30 minutos4.000 mAhArmor Aluminum 2.0, IP68–Galaxy S24 Plus6,7 polegadas, AMOLED Dinâmico 2X, Quad HD+, 2.600 nits50 megapixels, vídeo até 8K2x, 3x, Space Zoom de 30×12 GB256 GB, 512 GB0 a 65% em 30 minutos4.900 mAhArmor Aluminum 2.0, IP68–Galaxy S24 Ultra6,8 polegadas, AMOLED Dinâmico 2X, Quad HD+, 2.600 nits200 megapixels, vídeo 8K2x, 3x, 5x, 10x, Space Zoom de 100×12 GB256 GB, 512 GB0 a 65% em 30 minutos5.000 mAhTitânio, IP68S Pen embutidaTabela elaborada pelo Tecnoblog com base em vazamentos recentes

Relembre o lançamento do Galaxy S23

Galaxy S24: Samsung confirma evento de lançamento no dia 17

Galaxy S24: Samsung confirma evento de lançamento no dia 17
Fonte: Tecnoblog

Mercado global de smartphones premium contraria tendência e cresce em 2023

Mercado global de smartphones premium contraria tendência e cresce em 2023

Galaxy Z Flip 5 é um diferencial da Samsung no mercado premium (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O mercado de smartphones premium (acima de US$ 600) teve crescimento em 2023 e deve fechar o ano com uma alta de 6% em relação a 2022. As vendas tiveram recorde em mercados emergentes. A Apple ainda é líder no segmento, mas com uma fatia menor do segmento.

Os dados são da empresa de pesquisa Counterpoint. Segundo a companhia, os números contrariaram o declínio do mercado geral de smartphones. Ela afirma que o segmento premium, composto por aparelhos com preço no atacado de US$ 600 ou mais, teve cerca de 25% do mercado global de smartphones e 60% das receitas. “Nos últimos anos, o segmento premium se destacou como uma área de crescimento em um mercado fraco”, escreve a firma em um comunicado em seu site.

Novo comportamento e novos mercados

Para Varun Mishra, analista sênior da Counterpoint, o crescimento do segmento premium está ligado a uma mudança dos padrões de consumo. “Considerando a importância de um smartphone, os consumidores estão dispostos a gastar mais em um aparelho de alta qualidade, que possa ser usado por um período mais longo”, avalia.

iPhone dá à Apple uma larga vantagem na liderança do mercado premium (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os números da Counterpoint mostram que o crescimento do mercado premium foram puxados pela China, Europa Ocidental, Índia e a região composta por Oriente Médio e África (MEA). As vendas nessa faixa de preço bateram recordes na China, Índia, MEA e América Latina em 2023.

Para Mishra, nestes mercados, os smartphones premium são também um símbolo de status, fazendo muitos consumidores pularem da faixa média para a faixa mais elevada de preço. Ele também destaca promoções e condições de pagamento facilitadas como um dos fatores para muitos compradores gastarem mais.

Apple perde mercado nos smartphones premium

O ranking das marcas que mais vendem smartphones premium permanece o mesmo, mas a fatia de cada uma das empresas teve uma leve alteração. A Apple continua líder, mas perdeu 4 pontos percentuais, de 75% para 71%. Samsung, Huawei e Xiaomi vêm em seguida e cresceram suas participações. Fechando o top 5, a Oppo continua com 1% do segmento premium.

Marca20222023Apple75%71%Samsung16%17%Huawei3%5%Xiaomi1%2%Oppo1%1%Outras4%4%

A Counterpoint atribui o crescimento da Samsung aos dobráveis, que são um diferencial no mercado premium. Já a Huawei “ressurgiu” com a série Mate 60, nas palavras da empresa de pesquisa. A companhia chinesa está sujeita a sanções dos EUA, que a impedem de obter as mesmas tecnologias avançadas a que as concorrentes têm acesso.

Com informações: Counterpoint
Mercado global de smartphones premium contraria tendência e cresce em 2023

Mercado global de smartphones premium contraria tendência e cresce em 2023
Fonte: Tecnoblog