Blog

Google libera aplicativos de bets na Play Store

Google libera aplicativos de bets na Play Store

Segundo o governo, metade das apostas são feitas em sites ilegais (foto: Areli Alvarez/Qualcomm Institute at UC San Diego)

Resumo

A Play Store passa a aceitar apps de apostas de quota fixa. Medida vale apenas para empresas com aval do Ministério da Fazenda.
Google confirma mudança nas regras para se adequar à legislação brasileira. Política foi atualizada em junho.
Pressão de governo e empresas ajudou a influenciar decisão. Apple, por enquanto, mantém restrição na App Store.

O Google alterou as políticas de sua loja de aplicativos, a Play Store, para permitir a distribuição de apps de apostas de quota fixa, como as bets esportivas. O sinal verde vale apenas para empresas licenciadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA/MF).

Em nota, o Google confirmou a mudança. “Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do novo marco regulatório brasileiro para apostas online e, em junho, atualizamos nossa política em resposta à nova regulamentação federal”, escreveu a empresa. “Continuamos a apoiar um ecossistema de aplicativos seguro e confiável.”

Google Play Store também aceita apps de apostas em corridas de cavalos e das loterias operadas pela Caixa Econômica Federal (Imagem: Vítor Pádua/Tecnoblog)

A companhia também explicou ao Tecnoblog que os pedidos das bets são avaliados individualmente, e as empresas precisam ser licenciadas pela SPA/MF. O formato é o mesmo adotado em outros países em que as apostas são legalizadas.

Antes da mudança, a Play Store autorizava apenas apps de apostas em corridas de cavalos e loterias operadas pela Caixa Econômica Federal.

Pressão das empresas e do governo

A liberação vem poucas semanas depois da notícia de que o governo brasileiro e as empresas de apostas esportivas estavam tentando convencer Apple e Google a abrir suas lojas para os apps das bets. Por enquanto, a fabricante do iPhone ainda não alterou suas políticas.

O Ministério da Fazenda argumenta que “a possibilidade de utilização dos aplicativos por empresas operadoras devidamente autorizadas pode representar uma ferramenta positiva no enfrentamento ao mercado ilegal”.

A posição da pasta é compartilhada por associações de empresas do setor. A Associação de Bets e Fantasy Sport defende que oferecer apps em lojas oficiais “reforça a proteção ao usuário e contribui diretamente para o enfraquecimento do mercado ilegal”.

Outra entidade deste mercado, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), considera que a medida ajuda a “criar um ambiente de referência para jogadores que procuram atuar dentro da legalidade”.

Com informações do Estadão
Google libera aplicativos de bets na Play Store

Google libera aplicativos de bets na Play Store
Fonte: Tecnoblog

Idosos aderem ao YouTube e fazem o streaming superar a televisão nos EUA

Idosos aderem ao YouTube e fazem o streaming superar a televisão nos EUA

Serviços de streaming venceram audiência dos canais de TV (ilustração: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Resumo

Streaming atingiu 45% da audiência nos EUA em maio de 2025, superando a TV tradicional.
YouTube e Netflix lideram, respondendo por mais de um terço do tempo total de streaming.
Crescimento do público acima de 65 anos impulsionou plataformas gratuitas como Tubi e Roku.

Pela primeira vez, o streaming superou a televisão tradicional nos Estados Unidos. Em maio de 2025, plataformas como YouTube, Netflix e Disney+ concentraram 45% do tempo total de exibição, superando a audiência combinada da TV a cabo (24%) e da TV aberta (20%).

Os dados são da mais recente edição do relatório “The Gauge”, divulgado nesta terça-feira (17/06) pela consultoria Nielsen, que mostram um grande avanço das plataformas entre o público mais velho. Quando a empresa começou a fazer essa medição, em 2021, o streaming representava apenas 26% da audiência.

Virada entre os mais velhos

Embora os jovens tenham sido os primeiros a migrar para o streaming, a mudança de hábito do público com mais de 65 anos foi o que levou a essa virada histórica, segundo o relatório. Este público representa um terço de todo o tempo gasto assistindo TV nos Estados Unidos.

O YouTube é o principal beneficiado por essa mudança. Segundo a Nielsen, o tempo que os espectadores com mais de 65 anos passaram assistindo ao YouTube em suas TVs cresceu 106% em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês de 2023.

O volume de consumo desse grupo na plataforma de vídeos do Google já se equipara ao de crianças com menos de 11 anos, outra faixa etária com alta audiência.

Plataformas gratuitas cresceram

Planos de streamings gratuitos também foram bem na conta (foto: Darlan Helder/Tecnoblog)

A terceira idade tem aderido em peso a plataformas de streaming, inclusive as gratuitas. Com isso, o tempo de exibição de pessoas com mais de 65 anos no YouTube em uma TV cresceu 106% em relação a maio de 2023.

Somados, os serviços gratuitos de streaming Tubi (ainda pouco conhecido no Brasil), Roku Channel e Pluto TV responderam por 5,7% de todo o tempo de exibição de TV em maio nos EUA, superando a audiência combinada dos serviços Disney+ e Hulu, ambos da Disney.

Brian Fuhrer, vice-presidente sênior da Nielsen, explica o porquê dessa preferência: para esse público, o modelo com publicidade “não é particularmente chocante, porque eles estão acostumados a assistir anúncios” na TV tradicional. Essa tendência é reforçada por uma pesquisa recente que mostra que metade dos planos de streaming nos EUA já inclui anúncios.

Canais fechados em queda

A TV a cabo foi a mais impactada pela mudança de hábitos de consumo no país. Desde 2021, a audiência no modelo caiu 39%, enquanto a queda na TV aberta foi de 20%.

Um dos motivos apontados pelos analistas é o redirecionamento de investimento: muitos canais perderam conteúdos originais para alimentar os serviços de streaming das mesmas empresas — a HBO com seus conteúdos na HBO Max, por exemplo —, ficando cada vez mais dependentes de reprises.

Outro fator é a perda de exclusividade dos grandes eventos ao vivo, tradicionalmente o carro-chefe da TV aberta. Transmissões como o Super Bowl, os Jogos Olímpicos e o Oscar também passaram a ser exibidas em plataformas de streaming.

Entre todas as plataformas, o YouTube e a Netflix lideram com folga a audiência de streaming no mercado americano. Em maio, o YouTube respondeu por 12,5% de todo o tempo de uso da televisão — mais que qualquer outro serviço. Logo atrás, aparece a Netflix, com 7,5%.

Juntas, as duas representam mais de um terço do tempo total gasto com streaming no país. Veja abaixo a fatia de cada empresa no tempo total de uso da TV nos EUA, segundo a Nielsen:

ServiçoTempo de uso da TVYouTube12,5%Netflix7,5%Disney5%Amazon Prime Video3,5%The Roku Channel2,5%Paramount2,2%Tubi2,2%Warner Bros. Discovery1,5%Peacock1,4%

Com informações de The New York Times
Idosos aderem ao YouTube e fazem o streaming superar a televisão nos EUA

Idosos aderem ao YouTube e fazem o streaming superar a televisão nos EUA
Fonte: Tecnoblog

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 19/06/25]

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 19/06/25]

É chegada a hora de conferirmos por aqui as principais ofertas relacionadas ao Nintendo Switch, ajudando assim a adquirir um novo console, jogo ou acessório para elevar assim o nível da jogabilidade no portátil da japonesa.

Como sempre, a seleção está divida nas categorias consoles (para aqueles que ainda não possuem um Nintendo Switch ou querem comprar um novo), acessórios (que inclui headsets, joy-cons, carregadores e mais) e jogos, que pode tanto ser em mídia física como online, através da compra de gift cards.Vale aqui relembrar que os valores e disponibilidade consideram o momento da publicação desta seleção, não havendo atualização dos valores citados em caso de alteração por parte das lojas abaixo citadas.Clique aqui para ler mais

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 19/06/25]
Fonte: Tudocelular

Exynos 2600: Samsung contratou ex-Huawei para desenvolver chip do Galaxy S26

Exynos 2600: Samsung contratou ex-Huawei para desenvolver chip do Galaxy S26

Após os transtornos com o Exynos 2500, a Samsung tem se concentrado no desenvolvimento do Exynos 2600 para lançamento em conjunto com a linha Galaxy S26.

E, conforme informações reveladas nesta quinta, a marca sul-coreana pode ter contratado um ex-engenheiro da Huawei para auxiliar na tarefa de conseguir entregar um chipset com desempenho digno de um flagship.

Fontes que possuem acesso aos bastidores da Samsung dizem que o novo contratado deve ficar responsável por aprimorar a GPU do Exynos 2600. O Samsung Galaxy S25 está disponível na Amazon por R$ 4.634. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 49 ofertas clique aqui. (atualizado em 19 de June de 2025, às 10:26)Clique aqui para ler mais

Exynos 2600: Samsung contratou ex-Huawei para desenvolver chip do Galaxy S26
Fonte: Tudocelular

Mais Correios: marketplace ganha data de lançamento

Mais Correios: marketplace ganha data de lançamento

O marketplace dos Correios está pronto para ser lançado no dia 1 de julho. A novidade deve marcar a estreia da estatal em um segmento dominado por Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza.

Segundo Lauro Jardim, a plataforma Mais Correios terá ofertas de gigantes brasileiras do comércio eletrônico, como a Via Varejo, sendo que a estatal também deve focar em microempreendedores (MEIs).

O marketplace será operado pela Infracommerce e todas as encomendas serão entregues pela logística dos Correios, algo que garante ampla cobertura nacional. Clique aqui para ler mais

Mais Correios: marketplace ganha data de lançamento
Fonte: Tudocelular

OPPO Reno 13A é lançado com tela de 120 Hz, IP69 e bateria de 5.800 mAh

OPPO Reno 13A é lançado com tela de 120 Hz, IP69 e bateria de 5.800 mAh

O OPPO Reno 13A foi lançado oficialmente como a mais nova aposta da fabricante chinesa no mercado de entrada. O smartphone já está disponível no Japão.

Em termos de design, o 13A traz módulo de câmeras com lentes separadas por anéis independentes, sendo que também há certificação IP68/IP69 para proteção contra água e poeira.

A tela é uma AMOLED de 6,7 polegadas, que suporta resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz, enquanto o brilho máximo pode chegar a 1.200 nits.Clique aqui para ler mais

OPPO Reno 13A é lançado com tela de 120 Hz, IP69 e bateria de 5.800 mAh
Fonte: Tudocelular

One UI 8.0 e Android 16: Samsung deve liberar beta para linha Galaxy S24 em breve

One UI 8.0 e Android 16: Samsung deve liberar beta para linha Galaxy S24 em breve

A Samsung está praticamente pronta para liberar o beta público da One UI 8.0 para a linha Galaxy S24. A novidade foi descoberta nesta quinta-feira pelo Tarun Vats.

Ao consultar os servidores da Samsung, o vazador encontrou o primeiro firmware que será liberado para o Galaxy S24 Ultra global.

Com isso, provavelmente a fabricante sul-coreana disponibilizará o programa beta nos Estados Unidos, Índia e Europa dentro dos próximos dias.O Samsung Galaxy S24 Ultra está disponível na Amazon por R$ 5.399. O Samsung Galaxy S24 Plus está disponível na Mercadolivre por R$ 3.599. O Samsung Galaxy S24 está disponível na Magazine Luiza por R$ 3.149. (atualizado em 19 de June de 2025, às 10:36)Clique aqui para ler mais

One UI 8.0 e Android 16: Samsung deve liberar beta para linha Galaxy S24 em breve
Fonte: Tudocelular

ChatGPT limita variedade de ideias e põe inovação em risco, sugere estudo

ChatGPT limita variedade de ideias e põe inovação em risco, sugere estudo

Participantes que usaram ChatGPT sugeriram até o mesmo nome para suas invenções (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) e publicado na revista Nature Human Behavior encontrou evidências de que usar o ChatGPT em processos de brainstorming pode resultar em ideias melhores, mas menos variadas.

Os participantes do experimento precisaram cumprir tarefas como trazer ideias de presentes, projetar brinquedos usando objetos comuns e reaproveitar itens de decoração. Os autores separaram as pessoas aleatoriamente e deram instruções para usar o ChatGPT, um buscador da web ou apenas sua própria intuição.

Em cada tarefa, o participante enviava uma sugestão, que era avaliada em critérios como inovação, utilidade, originalidade e efetividade, entre outros.

Mesmo nome de brinquedo para vários participantes

As ideias do grupo que usou a inteligência artificial receberam, em média, notas mais altas que as dos grupos que usaram busca da web ou não recorreram a nenhuma ferramenta. Por outro lado, os conceitos criados com a ajuda do ChatGPT foram os menos variados do estudo.

Brainstorming pode ficar limitado ao depender de IA (foto: Jonathan Kemper/Unsplash)

Na tarefa de criar um brinquedo com um tijolo e um ventilador, 94% das sugestões vindas da inteligência artificial “compartilhavam conceitos sobrepostos”. Nove dos participantes que usaram o chatbot trouxeram até o mesmo nome: “Build-a-Breeze Castle” (“Castelo da Brisa de Montar”, em tradução livre).

Já o grupo que usou a pesquisa na internet apresentou conceitos mais diversos, sem tanta interseção entre eles. Os autores consideram que o uso de IA pode ser um problema, já que a variedade de ideias é um elemento crucial para um bom brainstorming.

Contos mais divertidos e menos originais

Em julho de 2024, um estudo realizado por pesquisadores de universidades inglesas e publicado na Science Advances também indicou que o ChatGPT ajuda na criatividade, mas atrapalha a variedade — neste caso, na escrita criativa.

Os pesquisadores pediram que os participantes escrevessem um microconto de ficção, com apenas oito frases. Eles foram separados em três grupos. O primeiro deveria escrever sem ajuda da IA; o segundo poderia pedir uma ideia de três parágrafos gerada pela IA para começar a escrever; e o terceiro deveria receber até cinco ideias diferentes da IA para usar de inspiração.

Avaliadores independentes consideraram os contos criados com a ajuda da IA mais criativos, divertidos e bem escritos. Mesmo assim, eles eram mais similares entre si do que as histórias feitas sem auxílio da tecnologia.

“Embora estes resultados apontem para um crescimento na criatividade individual, há um risco de perder a inovação coletiva”, explica Anil Doshi, um dos autores do estudo. “Nossos experimentos sugerem que, se a indústria editorial apostar em mais publicações com inspiração gerada por IA, elas ficarão menos únicas e mais parecidas entre si.”

Com informações do Axios e do Science Daily
ChatGPT limita variedade de ideias e põe inovação em risco, sugere estudo

ChatGPT limita variedade de ideias e põe inovação em risco, sugere estudo
Fonte: Tecnoblog

Nubank fora do ar? Dinheiro das caixinhas não cai na conta, dizem clientes

Nubank fora do ar? Dinheiro das caixinhas não cai na conta, dizem clientes

Investimentos não funcionam corretamente na manhã de quarta (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Clientes do Nubank relatam que o dinheiro resgatado das caixinhas não caiu na conta. Segundo os usuários, os valores retirados desde terça-feira (17/06) sumiram dos investimentos, mas não apareceram no saldo. As reclamações aparecem no X (antigo Twitter), no Instagram e no DownDetector (site que monitora problemas em serviços.

Notícia urgente
O Tecnoblog está apurando o problema nas caixinhas do Nubank e atualizará este texto com mais informações.

Segundo o DownDetector, os relatos envolvendo o Nubank começaram na manhã de quarta-feira (18/06), com um pico por volta das 10h.

DownDetector identificou reclamações na manhã de 18/06 (imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Entre os relatos encontrados no X, alguns clientes dizem que os depósitos feitos nas caixinhas também demoraram para entrar. O maior volume de casos, porém, é mesmo envolvendo os resgates.

Meu dinheiro está preso na Caixinha Turbo da Nubank, que supostamente tem resgate imediato, mas a Nubank não me permite sacar. Impressionante!@nubank— Anacrf (@Anafreitas1456) June 18, 2025

Alô, @nubank poderia fazer o favor de liberar o dinheiro da minha “Caixinha” e aparecer com o dinheiro que guardei a mais e sumiu?Se eu precisasse pra amanhã, semana que vem, eu solicitaria depois e não agora.— Luís Guilherme (@LClaroGuilherme) June 18, 2025

Clientes também recorreram aos comentários de publicações do Nubank no Instagram para expor sua insatisfação.

No Instagram, clientes reclamam do dinheiro que não entrou nas caixinhas ou não saiu delas (imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Nubank fora do ar? Dinheiro das caixinhas não cai na conta, dizem clientes

Nubank fora do ar? Dinheiro das caixinhas não cai na conta, dizem clientes
Fonte: Tecnoblog

Pix Automático: Claro, TIM e Vivo confirmam nova forma de pagamento

Pix Automático: Claro, TIM e Vivo confirmam nova forma de pagamento

Claro, TIM e Vivo vão aderir ao Pix Automático (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

Claro, TIM e Vivo vão disponibilizar a opção de Pix Automático para os seus clientes.

O Pix Automático é uma modalidade de pagamento recorrente e começou a funcionar oficialmente nessa segunda-feira (16/06).

As operadoras ainda não informaram prazo ou previsão para a disponibilidade.

O Pix Automático começou a funcionar em 16 de junho e, com isso, várias empresas estão anunciando planos para aderir à modalidade. Entre elas estão as três maiores operadoras de telecomunicações do Brasil: em breve, Claro, TIM e Vivo vão permitir que clientes façam pagamentos recorrentes via Pix.

É o que revela a Mobile Time. De acordo com o veículo, as três operadoras têm projetos para implementar o Pix Automático, embora nenhuma delas tenha informado em quais serviços a modalidade será ofertada.

Mas, pela lógica, o Pix Automático deverá ser oferecido como opção de pagamento a clientes de planos móveis pós-pago ou controle, bem como àqueles que assinam planos de internet fixa ou TV.

A razão disso é que, por ser uma modalidade de pagamento recorrente, o Pix Automático pode ser oferecido como uma alternativa ao cartão de crédito, ao débito automático em conta e até aos boletos.

Nenhuma operadora deu prazo ou previsão de disponibilidade do Pix Automático, porém. À Mobile Time, as três companhias declararam:

Claro: a operadora informou que o Pix Automático está “em fase de desenvolvimento e testes” e que “compartilhará a novidade com seus clientes assim que disponível”;

TIM: “o desenvolvimento da solução está em andamento, com a expectativa de lançamento em breve (…). A equipe responsável está trabalhando em parceria com instituições financeiras para garantir uma experiência segura e eficiente”;

Vivo: “a adesão ao Pix Automático representa mais um avanço no propósito da Vivo de facilitar a vida digital dos clientes. Ao incorporar essa nova funcionalidade, que terá sua disponibilização iniciada em breve, a companhia amplia o acesso a soluções que aliam praticidade, segurança e autonomia (…)”.

Pix Automático permite pagamentos recorrentes (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O que é o Pix Automático?

Pix Automático é uma modalidade de pagamento recorrente que começou a funcionar em 16 de junho de 2025. A novidade pode ser usada para pagamentos de contas de água, energia elétrica, condomínio, serviços de telecomunicações, e assim por diante.

O cliente precisa autorizar a realização das transações uma única vez. Depois disso, o pagamento será executado periodicamente nas datas definidas no momento da contratação.

Trata-se de uma modalidade de pagamento muito parecida com o tradicional débito automático em conta bancária, com a diferença de que as operações são realizadas no sistema do Pix, tornando os pagamentos mais rápidos e fáceis de serem executados.
Pix Automático: Claro, TIM e Vivo confirmam nova forma de pagamento

Pix Automático: Claro, TIM e Vivo confirmam nova forma de pagamento
Fonte: Tecnoblog