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Alerta de jogo grátis! Wasteland 3 na Robot Cache

Alerta de jogo grátis! Wasteland 3 na Robot Cache

Esta semana está repleta de jogos grátis! Primeiro a Epic Games ofereceu GRIME, um RPG de ação com gráficos incríveis e agora um dos games mais elogiados do Xbox está disponível sem custo algum. Estamos falando de Wasteland 3 que já pode ser baixado pela loja Robot Cache gratuitamente.O jogo está disponível por meio da loja Robot Cache que faz parte de uma iniciativa da AMD para facilitar o comércio de jogos digitais tornando-os mais acessíveis aos gamers.

Fique atento! Wasteland 3 ficará gratuito na Robot Cache até 20 de julho, após este período o jogo voltará ao seu preço normal de R$ 75,49.Clique aqui para ler mais

Alerta de jogo grátis! Wasteland 3 na Robot Cache
Fonte: Tudocelular

O que é a NPU (Unidade de Processamento Neural) do celular ou computador?

O que é a NPU (Unidade de Processamento Neural) do celular ou computador?

NPU (Unidade de Processamento Neural) é um processador responsável por acelerar tarefas de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e redes neurais. Está presente em smartphones, PCs e outros eletrônicos modernos.

Neural Processing Unit (NPU) é um chip responsável por tarefas de inteligência artificial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As unidades de processamento neural também podem ser chamadas de TPU (Tensor Processing Unit) pelo Google e de Neural Engine pela Apple. Outra sigla menos conhecida é IPU (Intelligence Processing Unit).

ÍndiceComo funciona um processador neural (NPU)?Quais são as aplicações das unidades de processamento neural?Qual é a diferença entre NPU e GPU?NPUs são mais rápidas que CPUs?

Como funciona um processador neural (NPU)?

Um chip neural funciona com múltiplos núcleos (cores) de processamento que trabalham em paralelo e são otimizados para cálculos matemáticos usados em tarefas de inteligência artificial, como machine learning, deep learning e redes neurais.

Dentro de um SoC (System-on-a-Chip), uma NPU se dedica às tarefas de IA, liberando a CPU para as operações gerais e a GPU para o processamento gráfico. A especialização de processadores permite executar tarefas simultâneas mais rapidamente e com menor gasto de energia.

Uma NPU representada dentro de um System-on-a-Chip (SoC), que também possui CPU e GPU (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os núcleos de uma NPU podem ser projetados especificamente para calcular, de maneira mais eficiente, multiplicações de matrizes, convoluções e outras operações de álgebra linear, por exemplo. Essas tarefas são fundamentais para as redes neurais artificiais, inspiradas na estrutura de neurônios do cérebro humano.

Como uma NPU é altamente eficiente para processamento de redes neurais, é possível usar aprendizado de máquina e deep learning para treinar sistemas de identificação de padrões, classificação de imagens e reconhecimento de voz mesmo em dispositivos compactos e com bateria, como smartphones.

Quais são as aplicações das unidades de processamento neural?

As NPUs (unidades de processamento neural) podem ser utilizadas em diversos setores, desde eletrônicos de consumo até a medicina. As aplicações comuns de NPUs são:

Visão computacional: permite identificar padrões visuais, interpretar imagens em tempo real, rastrear movimentos e monitorar objetos, funções típicas de câmeras de segurança e carros autônomos;

Processamento de linguagem natural (NLP): depende de sistemas previamente treinados, geralmente com aprendizado de máquina por redes neurais, para entender textos e vozes da linguagem humana. É o campo da IA que viabiliza assistentes virtuais e chatbots;

Realidade virtual e realidade aumentada: jogos podem ficar mais realistas e imersivos com o auxílio de uma NPU que processe as informações do ambiente em tempo real com alta eficiência energética;

Big Data: NPUs podem acelerar a análise de dados e a previsão de tendências quando há um alto volume de informações, como acontece no setor financeiro. Também podem analisar um grande conjunto de imagens médicas para identificar anormalidades de saúde com maior precisão e rapidez.

Qual é a diferença entre NPU e GPU?

NPU e GPU são tipos de processadores especializados presentes em computadores e smartphones. Porém, a NPU é utilizada para redes neurais e outras tarefas de inteligência artificial, enquanto a GPU é focada em renderização gráfica, como jogos e aplicações em 3D.

Uma GPU pode processar tarefas neurais, inclusive de maneira mais eficiente que uma CPU. No entanto, por ter uma arquitetura mais complexa, a GPU tende a gastar mais energia que uma NPU nesse tipo de operação.

NPUs são mais rápidas que CPUs?

A NPU é mais rápida do que uma CPU quando executa tarefas para as quais foi otimizada, como o processamento de redes neurais. Isso porque as NPUs podem ter uma arquitetura específica para IA, o que permite executar mais operações com menor gasto de energia.

Apesar disso, não é possível afirmar genericamente que uma NPU é mais rápida que uma CPU em qualquer tarefa. NPUs são um tipo de processador especializado em cálculos matemáticos simultâneos de IA, enquanto a CPU é um chip de propósito geral que pode assumir diversas tarefas.
O que é a NPU (Unidade de Processamento Neural) do celular ou computador?

O que é a NPU (Unidade de Processamento Neural) do celular ou computador?
Fonte: Tecnoblog

Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla

Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla

O estado americano de Washington está promovendo o uso do carregador da Tesla nos pontos de recarga de seu território. O local é mais um nos Estados Unidos, depois do Texas e do Kentucky, a pedir que fabricantes de veículos e de espaços para recarga de carros elétricos incluam o padrão da Tesla nos carregadores. Além dos órgãos governamentais, outras montadoras também estão seguindo o Padrão de Carregamento da América do Norte (NACS, na sigla em inglês) — nome dado pela fabricante.

Nos Estados Unidos, NACS e CCS estão se tornando “padrão”. No “Brasil”, Tipo 2 é o mais popular, mas o importante é ampliar o número de estações (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A opção pelo NACS não é motivada por nenhum lobby da Tesla, mas sim pela qualidade do carregador. Entre as vantagens do padrão estão o cabo mais leve, a possibilidade de pagamento sem contato e (o mais importante) a fatia de mercado — 60% das estações nos Estados Unidos e Canadá utilizam NACS. Afinal, a eletrificação dos carros envolve também uma grande infraestrutura para “abastecê-los”.

Além de estados, concorrentes também adotam o padrão NACS

Não são apenas os estado de Washington, Texas e Kentucky que estão incentivando o uso dos carregadores NACS para EVs (sigla em inglês para veículos elétricos). As rivais Ford e GM também anunciaram que optaram pelo conector da Tesla. Essas montadoras também estão vendendo adaptadores para quem possui carro da marca com outro tipo de conectar.

O governo de Joe Biden divulgou no início de junho que subsidiará estações de carregamento que optem pelo padrão da Tesla. Todavia, as fabricantes também precisam instalar conectores CCS — este já possui subsídio do governo americano. O CCS é a tentativa de padronizar os carregadores no Estados Unidos. Ou seja, para ganhar o dinheiro da Casa Branca é necessário possuir os dois carregadores.

Subsídio do governo americano inclui estações com carregadores que utilizam o padrão NACS, de propriedade da Tesla (Imagem: Divulgação/Tesla)

Os Estados Unidos não possuem um modelo único de conector para EVs, mas se prepara resolver um possível problema: vários carregadores de diferentes marcas de automóveis. Aqui no Brasil não se fala em padronização, mas algumas fabricantes contornam a questão usando mais de uma opção em seus carros.

Padronização no Brasil não é foco das montadoras

No Brasil, que conta com uma pequena frota de carros elétricos, a diferença de carregadores entre as fabricantes não é um problema. Conforme o Tecnoblog apurou com montadoras que atuam no Brasil e vendem veículos híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV), a infraestrutura para carregamento é o principal fator para a popularização de dos EVs por aqui.

E a “preocupação” tem sentido. Afinal, não adianta você vender o carro se o consumidor não tiver onde abastecer. No Brasil, o plugue Tipo 2 é o mais comum. E para contornar possíveis problemas de compatibilidade nas estações de recarga, alguns carros contam com dois conectores, como é o caso dos BEVs da Stellantis — dona da Citroen, FIAT, Pegeout e Jepp — vendidos no país. Eles utilizam os carregadores Tipo 2 e CCS2.

Bolt, elétrico da GM, utiliza o plugue Tipo 2, mas a fabricante não trocará para o NACS (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

A gerente de desenvolvimento de infraestrutura para EVs na GM, Glaucia Roveri, explica ao Tecnoblog que, no momento, a montadora não pretende trocar os seus conectores pelo NACS, como está acontecendo com a marca nos EUA. No Brasil, a GM utiliza apenas o conector Tipo 2.

“A GM dos Estados Unidos já anunciou que irá adotar o padrão NACS em seus futuros carros elétricos, a partir de 2025. No que diz respeito ao Brasil, avaliamos o tema com atenção e a decisão dependerá de diversos fatores, como por exemplo a infraestrutura local para uso desse tipo de carregador e eventuais estímulos por meio de políticas públicas, entre outros.”
Glaucia Roveri

Marcelo Godoy, um dos diretores da Volvo na América Latina, diz que a marca estuda o uso do NACS país. Os carros da Volvo também utilizam o conector Tipo 2, que “atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum”, explica Godoy.

Todavia, a fabricante sueca vê que a padronização dos carregadores vai ao encontro dos valores da marca.

“Para nós, a eletrificação não é uma fase ou algo novo, é algo que já começou e veio para ficar. Por isso, e pensando sempre no conforto e segurança dos nossos consumidores, utilizamos o carregador de plug tipo 2, padrão que atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum. Para nós, padronizar os carregadores é sinônimo de acessibilidade e segurança, não só para nossos clientes, mas para todos que resolvem aderir à tecnologia, que além de inovadora, contribui para o futuro do planeta e está alinhada com todos os nossos valores como marca.”
Marcelo Godoy

Antes de começarmos a falar de padronização de conectores, é necessária a infraestrutura para carregar os veículos elétricos da frota brasileira. O que inclui, no momento, atender os plugues Tipo 2, comum nos carros de marcas europeias e GM, e GB/T, das fabricantes chinesas — que apesar de serem fisicamente idênticos, têm diferenças de entre macho e fêmea.

Com informações: TechCrunch (1 e 2) e MIT Tecnhology Review
Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla

Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla
Fonte: Tecnoblog

Como ser verificado no Instagram? Veja os requisitos para pedir o selo azul

Como ser verificado no Instagram? Veja os requisitos para pedir o selo azul

Você pode ser verificado no Instagram se estiver dentro dos requisitos para pedir o selo azul ou assinar o Meta Verified — o método do selo de verificação que inclui outros benefícios. Ambos processos são feitos pelo próprio aplicativo da rede social, no Android ou iOS.

Assinatura do Meta Verified dá ao usuário o selo de verificado por R$ 55 por mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

ÍndiceComo verificar a conta do Instagram pelo Meta Verified (método pago)O que é preciso para assinar o Meta Verified? Qual o preço do Meta Verified?Como solicitar a verificação da conta no InstagramO que é preciso para solicitar verificação?O que é o selo de verificado do Instagram?Quais os benefícios de ser verificado no Instagram?Com quantos seguidores uma conta é verificada no Instagram?Quais contas não podem ser verificadas no Instagram?O que você não pode fazer depois de ser verificado no Instagram?Ser verificado no Facebook não implica em verificação no Instagram

Como verificar a conta do Instagram pelo Meta Verified (método pago)

Para fazer a assinatura do Meta Verified, é preciso usar o aplicativo e acessar a opção na Central de Contas do Instagram — a adesão não pode ser feita pelo PC. Este é o processo de verificação que pode ser feito por mais pessoas, já que não exige ser uma figura pública. Acesse o Meta Verified Vá para a guia do perfil, toque no menu (canto superior direito) e selecione o Meta Verified — opção com o ícone de verificado. Toque em Assinar Na próxima tela, que lista os benefícios incluídos na assinatura, toque em “Assinar”. Escolha o perfil a ser verificado Selecione para qual perfil da Central de Contas deseja se cadastrar no Meta Verified, confirme em “Cadastre-se”. Faça a assinatura do Meta Verified Toque em “Pagar agora” e conclua a adesão pela App Store, se estiver usando iPhone, ou Play Store, caso esteja usando Android.

Depois do pagamento, você precisará enviar a foto de um documento de oficial para confirmar a identidade. Após este processo, deve aguardar até 48 horas para receber a confirmação do Instagram.

O que é preciso para assinar o Meta Verified? 

Existem alguns requisitos para assinar o Meta Verified e ter o selo azul do Instagram:

Ter no mínimo 18 anos;

Ter um perfil associado ao seu nome real com uma foto que mostre seu rosto;

Ter um documento de identidade que corresponda ao nome e foto do perfil;

Ter um histórico de atividade e de publicações;

Seguir os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade: entenda o que viola as diretrizes do Instagram;

Ativar a autenticação em duas etapas no Instagram.

Qual o preço do Meta Verified?

A assinatura do Meta Verified custa R$ 55 reais por mês no Brasil. Por enquanto não existe uma modalidade anual. O pagamento só pode ser feito por meio das lojas de aplicativos — caso seja necessário, você pode adicionar um cartão de crédito na Play Store ou mudar o cartão da App Store.

Se no futuro quiser cancelar a assinatura do Meta Verified, o processo também precisa ser feito pelas lojas de aplicativos:

Cancelar assinatura na Play Store;

Cancelar assinatura na App Store.

Como solicitar a verificação da conta no Instagram

A segunda forma de ter um selo azul de verificação no Instagram é por meio do formulário de solicitação. Apesar de estar disponível para qualquer pessoa, a rede social reforça que a conta precisa representar uma pessoa ou empresa notável, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas.

Acesse as configurações do InstagramNa guia do seu perfil, acesse o menu (canto superior direito) e selecione “Configurações e privacidade”.

Acesse as ferramentas da contaRole a tela e selecione a opção “Tipo e ferramentas da conta”.

Inicie o processo de verificaçãoAgora toque em “Solicitar verificação” e preencha o formulário com nome completo, documento de identidade oficial emitido pelo governo (pode ser CNH, RG ou passaporte) e forneça detalhes sobre a notoriedade da conta.

Depois de preencher a solicitação de verificação, será necessário entrar na lista de espera e aguardar a análise do Instagram para fornecer ou não o selo. Este pode ser um processo mais demorado que o do Meta Verified, considerando que não envolve pagar por uma assinatura.

Atenção!
O Instagram alerta para que verifique seu nome e usuário antes de pedir a verificação. Essas informações não podem ser alteradas após receber o selo azul.

O que é preciso para solicitar verificação?

Para verificar a conta do Instagram pelo processo do formulário, o perfil precisa atender alguns requisitos mais restritos:

Autenticidade e presença única: representar uma pessoa ou empresa. Não deve ser uma conta de interesse geral, como um perfil de memes;

Perfil completo: o perfil deve ser público, com biografia e foto de perfil;

Notoriedade: deve ser alguém ou uma marca famosa e muito pesquisada. O Instagram leva em consideração perfis mencionados em fontes de notícias.

Note que, ao contrário do Meta Verified, o perfil não pode ser privado para ser verificado por este processo.

O que é o selo de verificado do Instagram?

Segundo o Instagram, o selo de verificado representa a presença autêntica de uma pessoa real ou marca na plataforma. Isso significa que a rede social confirmou a identidade do perfil.

O selo de verificação é uma ferramenta para ajudar a encontrar as contas reais de pessoas e marcas. Se uma conta tiver o selo de verificação, significa que confirmamos a autenticidade dela.

O Instagram ainda reforça que ter um selo de verificação não significa que é um perfil apoiado pela plataforma:

O selo de verificação não é um símbolo que demonstra importância, autoridade ou conhecimento de um assunto. Não usamos o selo de verificação para apoiar ou reconhecer figuras públicas ou marcas.

Quais os benefícios de ser verificado no Instagram?

Além do destaque do selo azul que indica que o perfil representa quem diz ser, o verificado não traz nenhum recurso exclusivo adicional ao usuário. Por outro lado, a assinatura do Meta Verified traz, além do selo:

Suporte prioritário: assinantes têm acesso a um canal de suporte técnico mais rápido;

Proteção de conta: assinantes têm o monitoramento proativo da conta contra falsificação de identidade;

Figurinhas exclusivas: figurinhas que só assinantes do Meta Verified têm acesso.

Com quantos seguidores uma conta é verificada no Instagram?

O Instagram não informa um número de seguidores mínimo para ter uma conta verificada. A verificação pelo Meta Verified pode ser feita por qualquer pessoa que pague pelo serviço. Já a verificação pelo segundo método só é feita para contas notáveis.

Quais contas não podem ser verificadas no Instagram?

Não podem ser verificadas contas que não representam pessoas reais ou empresas e marcas, como exemplo os perfis de memes ou animais de estimação.

O que você não pode fazer depois de ser verificado no Instagram?

Se sua verificação do Instagram foi feita pelo Meta Verified, você não pode mudar nome de usuário, nome, data de nascimento ou a foto. Caso altere alguma dessas informações, precisará fazer a verificação novamente.

Caso você tenha mais de uma conta com seu nome, o Instagram recomenda que adicione tais contas à Central de Contas, para evitar que ela seja desabilitada por falsificação de identidade.

Ser verificado no Facebook não implica em verificação no Instagram

Se você tem uma página verificada no Facebook não significa que terá no Instagram. Isso pode facilitar o processo e servir de argumento para a verificação, mas não garante o selo. O Instagram esclarece:

Nem todas as Páginas do Facebook com selo de verificação têm esses selos nas respectivas contas do Instagram. Se a sua Página é verificada no Facebook, ainda será necessário solicitar separadamente um selo de verificação no Instagram.

Caso não tenha um selo de verificação no Instagram, é possível vincular o seu perfil do Instagram à sua Página oficial do Facebook para ajudar as pessoas a saberem que você é autêntico.

Como ser verificado no Instagram? Veja os requisitos para pedir o selo azul

Como ser verificado no Instagram? Veja os requisitos para pedir o selo azul
Fonte: Tecnoblog

O que é o Apple Neural Engine presente em iPhones, iPads e Macs?

O que é o Apple Neural Engine presente em iPhones, iPads e Macs?

Neural Engine é um chip neural (NPU) especializado em tarefas de inteligência artificial, como o processamento de redes neurais. A Apple utiliza esse componente para melhorar o desempenho de iPhones, iPads e Macs.

Apple M1, primeiro SoC da Apple para MacBooks, tem Neural Engine de 16 núcleos (Imagem: Reprodução/Apple)

ÍndiceComo funciona o Neural Engine da Apple?Quais tarefas são processadas pelo Neural Engine?Quando o Neural Engine foi lançado?Qual é a diferença entre Neural Engine e CPU?

Como funciona o Neural Engine da Apple?

O Neural Engine funciona como uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dentro de um chip da Apple. Ele se dedica às operações de inteligência artificial e aprendizado de máquina, o que alivia a carga na CPU, na GPU e em outros tipos de processadores do SoC.

A arquitetura do Neural Engine é proprietária e não é detalhada publicamente pela Apple. No entanto, assim como outras NPUs, o Neural Engine traz instruções otimizadas para cálculo de operações matemáticas usadas em IA, como as multiplicações de matrizes e as convoluções.

O Apple A11 Bionic, primeiro chip da Apple equipado com o Neural Engine, era capaz de calcular 600 bilhões de operações por segundo com seus 2 núcleos. Já o Apple M2 Ultra, lançado em 2023, tinha um Neural Engine de 32 núcleos capaz de processar 31,6 trilhões de operações por segundo.

Apple A11 Bionic, primeiro SoC da Apple com Neural Engine (Imagem: Reprodução/Apple)

A arquitetura da NPU é mais especializada, portanto, pode executar mais instruções em menos tempo ou consumindo menos energia que uma CPU. Essa característica melhora a velocidade do reconhecimento de objetos no aplicativo Fotos do iPhone e a duração de bateria dos MacBooks, por exemplo.

Quais tarefas são processadas pelo Neural Engine?

Face ID: é o sistema de reconhecimento facial da Apple, que usa o Neural Engine para processar os dados biométricos em tempo real e aprender as mudanças sutis do rosto do usuário ao longo do tempo. Os dados são armazenados de forma segura no Secure Enclave, outro componente do SoC da Apple;

Processamento de linguagem natural (NLP): usado para entender e responder aos comandos de voz do usuário por meio da Siri, além de compreender a linguagem natural por meio do recurso Ditado do iOS, entre outras funções;

Realidade aumentada: o Neural Engine processa e interpreta dados de sensores e câmeras em tempo real, diminuindo a latência, identificando objetos do mundo real e dividindo a carga com outros processadores do SoC, como a CPU e a GPU;

Reconhecimento de pessoas: é o que permite a busca por pessoas no aplicativo Fotos, que analisa localmente as fotos capturadas pelo iPhone por meio do Neural Engine, sem precisar enviar os dados para a nuvem;

Reconhecimento de objetos: no Modo de Detecção do aplicativo Lupa, pode detectar portas, identificar pessoas no campo de visão da câmera e fazer descrições ao vivo dos arredores para pessoas com deficiência visual.

Quando o Neural Engine foi lançado?

O Neural Engine foi lançado em setembro de 2017 como parte integrante do Apple A11 Bionic, SoC baseado em arquitetura Arm que equipava o iPhone 8 e o iPhone X. A primeira versão do Neural Engine tinha 2 núcleos e era capaz de executar 600 bilhões de operações por segundo.

iPhone 8 com Apple A11 Bionic, primeiro SoC da Apple com Neural Engine (Imagem: Divulgação/Apple)

A NPU da Apple foi incluída em SoCs posteriores, com evoluções tanto no número de núcleos quanto na capacidade bruta. O Neural Engine do Apple A13 Bionic, de 2020, tinha 8 núcleos e processamento de 6 trilhões de operações por segundo (TOPS). Já o Apple A16 Bionic, de 2022, tinha um Neural Engine de 16 núcleos e 17 TOPS.

Qual é a diferença entre Neural Engine e CPU?

Neural Engine é um processador especializado em tarefas de IA, enquanto CPU é um processador de propósito geral que pode executar diversos tipos de tarefas.

Tanto o Neural Engine quanto a CPU estão dentro do SoC (system-on-a-chip), como o Apple Silicon, mas as instruções especializadas são direcionadas a diferentes tipos de processadores, o que libera a CPU para outras tarefas. Uma CPU também é capaz de executar operações de IA, mas de forma menos eficiente.
O que é o Apple Neural Engine presente em iPhones, iPads e Macs?

O que é o Apple Neural Engine presente em iPhones, iPads e Macs?
Fonte: Tecnoblog

Threads: Brasil é o 2º país com mais downloads do app rival do Twitter

Threads: Brasil é o 2º país com mais downloads do app rival do Twitter

Que o Threads é um sucesso, os mais de 40 milhões de usuários que a nova rede social conseguiu em 48 horas já provam. Nesta manhã, na verdade, o próprio Mark Zuckerberg afirmou que a rede passou dos 70 milhões de cadastros. Ao menos em termos numéricos, a Meta se saiu bem ao lançar essa nova plataforma em texto ligado ao Instagram, este já com 2 bilhões de usuários pelo mundo.

Mas, especificamente, o Brasil está em segundo lugar entre os países que mais aderiram ao Threads nas suas primeiras 48 horas. Do total de 40 milhões (quando a pesquisa foi feita), o país representa 6,4 milhões de contas, ou 16%, segundo dados da Sensor Tower. Ficamos atrás apenas dos 8,8 milhões de usuários na Índia (22%) e de 5,5 milhões nos Estados Unidos (14%).Em entrevista ao portal Seeking Alpha, Justin Post, analista de mercado do Bank of America disse que o alcance da nova rede superou exepctativas e que, caso mantenha o ritmo, poderá chegar a 250 milhões de usuários ativos em 2024, com metade da receita média por usuários (ARPU) do Twitter, de US$ 23. Com isso, a Meta estaria se deparando com uma oportunidade de gerar receita equivalente a US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões.Clique aqui para ler mais

Threads: Brasil é o 2º país com mais downloads do app rival do Twitter
Fonte: Tudocelular

Pix bate recorde de transações diárias pela terceira vez em três mês com 129 milhões de transferências

Pix bate recorde de transações diárias pela terceira vez em três mês com 129 milhões de transferências

E pela terceira vez em três meses, o Pix bate recorde de transações diárias. O método de pagamento mais querido do brasileiro (segundo meu empirismo) novamente passou da marca 120 milhões de transações, chegando a 129.444.492 de “fiz o Pix, recebeu aí?”. O recorde aconteceu ontem (6), data que é o primeiro dia pós-pagamento para uma boa parte dos brasileiros.

Pix bate novo recorde pela terceira vez em três meses, beirando o número de 130 milhões de transações diárias (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Enquanto a marca histórica de maio antecedeu o dia das mães e em junho tivemos o impacto do dia dos namorados (que costuma ser menor que a data para as mães), não há nada muito óbvio que explique esse novo recorde. Todavia, continuamos no período de festas juninas, há dia dos pais no próximo mês e seguimos com calendários de IPVA e licenciamentos de veículos abertos em alguns estados brasileiros.

E obviamente, a popularização do Pix é outro fator que influencia na quantidade de transações realizadas. Quanto mais popular, mais comum será a escolha pelo método do pagamento.

Pix bate recorde pela terceira vez e deve repetir o feito em agosto

Mais de 129 milhões de transações diárias foram feitas pelo Pix na última quarta-feira (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O recorde foi batido pela terceira vez em três meses seguidos. Todos esses recordes seguem um padrão: acontecem em datas próximas ao dia 5, mostrando uma ligação entre o recorde e recebimento do salário. Em maio, o dia das mães próximo do pagamento foi um “forte fator de atração” para o recorde de transações.

Em agosto, teremos o dia dos pais. A data comemorativa costuma ter menos impacto no comércio do que o dia das mães. Porém, como dito anteriormente, a popularização do Pix, sendo aceito em mais lugares, poderá impactar na quantidade de transações diárias.

Além do mais, o quinto dia útil do mês de agosto será na segunda semana, antecedendo a celebração de dia dos pais.

Mesmo que não tenhamos um novo recorde em agosto, esse histórico de recordes batidos seguidamente em três meses é um claro indicativo que a marca superior a 130 milhões de transações diárias acontecerá ainda em 2023 — acompanhando um recorde de transações mensais.
Pix bate recorde de transações diárias pela terceira vez em três mês com 129 milhões de transferências

Pix bate recorde de transações diárias pela terceira vez em três mês com 129 milhões de transferências
Fonte: Tecnoblog

Resumo semanal: 30 de junho de 2023

Resumo semanal: 30 de junho de 2023

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 30 de Junho.

Três novas atualizações

A menos que indicado de outra forma, as funcionalidades abaixo foram ou estão sendo lançadas simultaneamente de maneira rápida e agendada e estão disponíveis para todos os clientes do Google Workspace. Se elas não tiverem sido lançadas, cada etapa do lançamento vai levar no máximo 15 dias úteis para ser finalizada.

 

Renovação da “Experiência de Primeiro Acesso” em Planilhas e Apresentações nos dispositivos Android 

Além do aviso recente de que os documentos em tablets e dispositivos dobráveis estarão no formato de páginas no primeiro acesso (em inglês), há também uma experiência mais voltada à criação no primeiro acesso aos apps Planilhas e Apresentações em dispositivos Android. Por exemplo:

 

No app Planilhas, os elementos para toque vão ser maiores. Além disso, um toque na tela mostra a barra de fórmulas, a barra de guias e uma barra de ferramentas de formatação contextual. 

No app Apresentações, você vai encontrar as miniaturas do lado esquerdo e, se selecionar um objeto, a barra de ferramentas contextual e um teclado na tela vão aparecer. 

Cole o HTML no documento no Android 

Ainda como parte da nossa missão de oferecer a melhor experiência do usuário em dispositivos com telas grandes, os usuários também poderão colar os elementos HTML copiados em um documento no Android. Agora, é possível copiar elementos HTML para a área de transferência e colar esses elementos em um Documento. Tudo isso mantendo os elementos de formatação. 

 

 

Duplique grupos e objetos no Google Sites com facilidade 

Atualmente, é possível duplicar seções de um site Google, que aparecem logo abaixo das originais. A partir desta semana, vai ser possível duplicar com facilidade objetos (imagens, botões, caixas de texto) e grupos ao editar um site. | Saiba como adicionar ou editar texto e imagens no Google Sites. 

 

 

Avisos anteriores

 

Os avisos abaixo foram publicados no blog Google Workspace Updates no início desta semana. Confira mais detalhes nas postagens originais do blog (em inglês).

 

Acesse rápido mais funcionalidades disponíveis para o Google Meet na Web durante as reuniões 

Lançamos uma nova ação rápida para acessar funcionalidades populares no Google Meet. Ao passar o cursor sobre seu feed de vídeo, você acessa efeitos como planos de fundo imersivos ou filtros para tornar suas reuniões mais divertidas. Além disso, também disponibilizamos a opção de reenquadramento para melhorar sua visibilidade. | Saiba mais sobre funcionalidades no Google Meet. 

 

Aplique o desfoque do plano de fundo ao participar de uma reunião usando uma área de trabalho virtual 

Se você usa uma infraestrutura da área de trabalho virtual (sigla em inglês, VDI) para participar de uma reunião do Google Meet, agora tem à disposição o desfoque do plano de fundo e o ajuste de iluminação. O recurso de desfoque separa você do plano de fundo de forma inteligente. Assim, sua imagem fica nítida, enquanto seu entorno aparece desfocado. | Disponível apenas para clientes do Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e para clientes individuais. | Saiba mais sobre o desfoque do plano de fundo no Google Meet. 

 

Agora, as Planilhas Google estão integradas à mala direta no Gmail 

As Planilhas Google vão funcionar na versão Web da mala direta do Gmail. Essa integração permitirá que você vincule uma Planilha com até 1.500 destinatários, usando as colunas de dados dela como tag de mala direta. | Disponível para clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Standard, Education Plus e Nonprofits. | Saiba mais sobre a mala direta com Planilhas no Gmail. 

 

Vamos lançar controles de acesso simplificado para o Google Meet em 17 de julho de 2023 

Estamos lançando controles simplificados para acesso às reuniões no Google Meet. Esse recurso vai substituir as configurações de Acesso rápido da reunião e remover a configuração de administrador para habilitar ou desabilitar o Acesso rápido por padrão. Essa atualização será lançada em 17 de julho de 2023. | Saiba mais sobre controles de acesso para o Google Meet. 

 

Use enquetes ou perguntas e respostas nas transmissões ao vivo no Google Meet 

Ao transmitir uma videochamada ao vivo, os organizadores agora podem ativar as funcionalidades de “perguntas e respostas” e “enquetes”, que só estavam disponíveis para reuniões do Meet tradicionais. A expansão dessas funcionalidades vai trazer novas possibilidades para as reuniões com transmissão ao vivo, dando acesso a uma experiência colaborativa com muito mais recursos. | Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Essentials Plus, Enterprise Starter, Enterprise Plus, Enterprise Standard, Education Plus e Teaching and Learning Upgrade. | Saiba mais sobre enquetes e perguntas e respostas durante as transmissões ao vivo do Google Meet. 

 

Torne o horário de concentração mais produtivo com a nova configuração do Google Agenda 

Para aumentar o foco e facilitar a definição do recurso “Não perturbe” nos horários de concentração, agora é possível silenciar as notificações durante esses momentos diretamente na Agenda. | Disponível apenas para Enterprise Standard, Enterprise Plus, Business Standard, Business Plus, Education Standard, Education Plus e Nonprofits. | Saiba mais sobre a nova configuração do Google Agenda. 

 

Confira as confirmações de leitura das mensagens diretas dos grupos do Google Chat 

Estamos lançando as confirmações de leitura nas mensagens diretas dos grupos. Com essa funcionalidade, é possível identificar rapidamente se outros membros do grupo leram as mensagens mais recentes enviadas em uma transmissão no Chat. | Saiba mais sobre confirmações de leitura no Google Chat.

 

Melhorias para criptografias do lado do cliente no Gmail 

Lançamos duas novas funcionalidades para criptografia pelo lado do cliente no Gmail que ajudarão a identificar rapidamente destinatários não qualificados e anexos que podem ser bloqueados. | Disponível para clientes do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard. | Saiba mais sobre a criptografia pelo lado do cliente no Gmail.

 

 

Lançamentos concluídos

A implementação dos recursos abaixo foi concluída para domínios com lançamento rápido, agendado ou ambos. Confira mais detalhes na postagem original do blog.

 

Domínios com lançamento rápido:

Adicione ou remova a criptografia pelo lado do cliente em documentos das Planilhas e Apresentações Google

Domínios com lançamento agendado:

Novos atalhos do teclado nas Planilhas Google
Mais atualizações para os apps Documentos, Planilhas e Apresentações Google em dispositivos Android (menu de contexto vertical nos Documentos e nas Apresentações)

Domínios com lançamento rápido e agendado:

[Resumo semanal] Experiência de zoom otimizado para Planilhas Google em dispositivos Android
Estamos levando a criptografia pelo lado do cliente para mensagens do chat no Google Meet
Flexibilização da coleta de e-mails nos Formulários Google
Aplique o desfoque do plano de fundo ao participar de uma reunião usando uma área de trabalho virtual
Acesse mais recursos disponíveis para o Google Meet na Web rapidamente durante as reuniões



Resumo semanal: 30 de junho de 2023
Fonte: Google Workspace

Melhorias na criptografia pelo lado do cliente no Gmail

Melhorias na criptografia pelo lado do cliente no Gmail

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 30 de Junho.

O que vai mudar 

Estamos lançando dois novos recursos de criptografia pelo lado do cliente no Gmail. Com eles, vai ser possível identificar rapidamente os destinatários que não atendem aos requisitos de criptografia e os anexos bloqueados: 

 

 

Quando você estiver escrevendo uma mensagem no Gmail usando a criptografia pelo lado do cliente, qualquer destinatário que não possa receber mensagens criptografadas será marcado com um ícone vermelho. O e-mail só poderá ser enviado depois que essas pessoas forem removidas. 

 

 

Os destinatários do e-mail que não puderem receber mensagens criptografadas serão destacados em vermelho.

 

 

 

 

 

 

 

O Gmail bloqueia anexos que podem conter vírus, como mensagens que incluem scripts ou arquivos executáveis. Se você receber um e-mail criptografado pelo lado do cliente no Gmail, vamos verificar automaticamente se há anexos com algum tipo de arquivo bloqueado. Caso haja, você vai encontrar um banner de aviso e não será possível fazer o download do item. 

 

Você vai encontrar um banner de aviso se receber um e-mail com um tipo de anexo bloqueado.

 

 

 

 

 

Para mais informações sobre a criptografia pelo lado do cliente no Gmail, acesse o blog do Workspace (em inglês) e o comunicado original. 

 

Como começar 

Admins: acesse a Central de Ajuda e saiba como preparar empresa para usar a criptografia pelo lado do cliente. 
Usuários finais: 

Depois que a criptografia pelo lado do cliente for ativada pelo admin do Google Workspace, basta clicar no ícone de bloqueio, selecionar a criptografia extra, escrever sua mensagem e incluir anexos normalmente. 
Se um destinatário que não puder receber mensagens criptografadas for incluído nos campos “Para” ou “Cc”, o endereço de e-mail dessa pessoa vai aparecer como um ícone vermelho. 
Acesse a Central de Ajuda para mais informações sobre a Criptografia do lado do cliente no Gmail e os Tipos de arquivo bloqueados nessa plataforma. 

 

Opções de lançamento 

Domínios com lançamento rápido e agendado: lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 30 de junho de 2023. 

 

Disponibilidade 

Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard.  

 

Recursos 

Ajuda para admins do Google Workspace: Somente no Gmail: preparar sua empresa para usar a criptografia pelo lado do cliente
Ajuda do Google: Entenda a criptografia pelo lado do cliente no Gmail
Ajuda do Google: Tipos de arquivo bloqueados no Gmail



Melhorias na criptografia pelo lado do cliente no Gmail
Fonte: Google Workspace