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UI Design – O que é UI Design (User Interface Design)?

UI Design – O que é UI Design (User Interface Design)?

Eae! Td bele?
Não sei se você sabe, mas a área que eu mais gosto de atuar é na criação de interfaces, ou seja, UI Design. Na verdade eu comecei basicamente criando interfaces para web e só depois fui estudar outros assuntos.
A área de criação de interfaces também é muito promissora.  Existe uma boa demanda de empregos  para o Designer de interfaces, aqui no Brasil e no exterior. Tenho colegas que trabalham na europa, atuando na criação de interfaces.
E o UI Design pode ser uma boa opção para quem é designer gráfico, por exemplo, e deseja alçar novos vôos em busca de uma melhor qualificação profissional e melhores rendimentos.
Portanto neste artigo iremos falar sobre UI Design (Design de Interface do Usuário), beleza?
Siga-me os bons
Neste artigo você verá:

O que é UI Design?
Qual a diferença entre UX e UI Design?
Qual a diferença entre Web Designer e UI Designer?
Principais estilos de UI Design?
Dicas de Design de Interface

O que é UI Design?
UI Design ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário) é área que estuda o meio pelo qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo, software ou aplicativo. Essa interação pode ser feita através de elementos que forneçam ações entre o dispositivo e o usuário, como por exemplo, botões, links, menus e qualquer outro elemento que permita uma interação entre o dispositivo e o usuário.
É a parte ”visível” do projeto ou sistema em qual o usuário interage, ou seja, se refere a interface gráfica.
No nosso caso iremos focar  nas interfaces digitais, ou seja, nas interfaces gráficas de sites, aplicativos, entre outros.
Importante salientar que User Interface não se limita somente a parte visual do projeto. UI Design é sobretudo como será realizada interação entre o usuário e o meio (que no nosso caso é a interface gráfica), indo muito além da estética/aparência do projeto.
Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface seja fácil de usar e de acessar. Ele garante uma boa experiência de interação evitando ou minimizando dificuldades de utilização e frustrações ao utilizador.
Qual a diferença entre UX Design e UI Design?
User Experience trata-se de como o visitante se sente ao usa o sistema, enquanto UI é o que projeta o  sistema proporcionando que ele interaja e chegue ao objetivo.
UI Designer é o profissional que desenvolve a interface e o UX Designer é o que planeja como o usuário vai se sentir ao utilizar determinada interface, como serão  as experiências e emoções ao interagir com o sistema.
O UI Design seria como uma ponte que liga o que foi planejado pelo UX com o Usuário.

Então enquanto o UI Design trata da  interação entre a interface e o usuário, o  UX lida com  o lado emocional do usuário e como será a sua experiência ao utilizar o sistema, capiche?
Qual a diferença entre Web Designer e UI Designer?
Um UI Designer normalmente projeta o layout e os elementos interativos prevendo os seus possíveis estados (on/off, por exemplo) e como eles funcionam juntos. Utilizando de conhecimentos e estudos sobre a interação humano-interface ele pode criar o layout do projeto. Sua  atuação pode ser um pouco híbrida.
Já o Web Designer também é um designer de interface, mas mais voltado a interfaces Web.  Na teoria o Web designer projeta o layout e os elementos da interface, mas normalmente não vai tão a fundo na questão da interação humano e interface como quem atua com UI Design. O foco seria mais na criação do layout, na parte visual e não tanto na interação. Em contra-partida o Web Designer tende a ir um pouquinho além incluindo o CSS, HTML, JavaScript, etc.
Porém tudo isso é na teoria. Na pratica é bem diferente. Na prática, na maioria das vagas, quase não existe diferem reças e ambos realizam praticamente as mesmas funções já que mais de 90% dos profissionais de UI Design atuam criando interfaces web, ou seja, web design.
Web Design e UI Design tem muitos pontos em comuns e é um pouco complexo diferenciá-los de forma definitiva. Em muitos casos isso se trata mais de uma terminologia de mercado do que qualquer outra coisa.Para saber mais sobre o Web Designer, você pode acessar esse outro artigo.
E em meu canal no Youtube, eu gravei um vídeo onde fala sobre a diferença entre as áreas e os profissionais. Veja o vídeo abaixo:

Principais estilos de UI Design?
Exitem alguns estilos principais quando se trata de UI Design. Você muito – mas muito mesmo – provavelmente já viu alguns deles por aí e também já utilizou alguns deles em seus projetos mesmo sem saber.  Veja a seguir os principais estilos de Design para interfaces.
Skeumorfismo
Trata-se de um estilo que faz referência aos objetos reais no meio digital/gráfico.
Utiliza-se muito de artifícios como texturas, sombras, gradientes, proporções, entre outros; para simular os objetos do nosso cotidiano.
Esse estilo foi disseminado pela  empresa Apple na década de 1980 ao criar para os seus “macintosh” interfaces gráficas em que o usuário pudesse interagir e executar comandos no computador sem a necessidade de digitar códigos. E para facilitar o entendimento e a assimilação, adotou-se este estilo que tenta reproduzir nas interfaces digitais coisas com as quias já estamos acostumados.

O Skeumorfismo foi muito utilizado por muito tempo nas interfaces digitais (os antigos sites feitos em “Adobe Flash” que o digam!). Hoje em dia esse estilo perdeu o seu status e já não é mais usado como antigamente (veja o infográfico interativo abaixo).

Via: TemplateMonster.com
Os principais motivos para isso acontecer  foram o avanço das tecnologias como HTML5 e CSS3, que vem proporcionando novas possibilidades de interação e de criação, e a disseminação do uso da tecnologia. As pessoas se acostumaram a utilizar interfaces digitais, com isso já não se faz tão necessário simular objetos da vida real no digital.
Flat Design
Flat Design significa “Design Plano”. Trata-se de um estilo minimalista que utiliza cores  e formas chapadas, com poucos (ou quase sem) efeitos de volume, sombras e texturas.
Como já citei em outras oportunidades o Design Web e Design de Interfaces “deriva do design gráfico”. Por isso quase tudo que vemos hoje em dia na Web e/ou digitais  deriva do impresso e também da arte em geral.

Não é possível se afirmar com certeza absoluta de onde vem e quando começou o movimento do Flat Design. Mas é nítido que o Flat Design tem raízes oriundas em movimentos anteriores como o Estilo Suíço de Design, Escola Bauhaus e no Movimento Artístico Minimalista.
Ao mesmo tempo que o avanço das tecnologias e do uso cada vez mais comum das interfaces digitais diminuiu a utilização do Skeumorfismo, aumentou a aplicação do Flat Design.

Hoje em dia não é mais preciso simular a textura, sombra e volume em elemento para incidcar ao usuário que “aquilo é um botão”. Um simples retângulo com uma cor chapada (ou até mesmo só o contorno) mais um texto descritivo já o suficiente para o usuário entender. Além disso o Flat Design por ser mais simples tende a ser mais leve melhorando assim também a performance da interface. Outro fator preponderante para a popularização do Flat Design foi o conceito de Design Responsivo, pois o Flat Design é muito mais maleável e adaptável que o Skeumorfismo.
Metro Design
Trata-se de um estilo minimalista com influência nítida do estilo Suíço criado pela Microsoft.
Possui esse nome porque  foi inspirado na sinalização do metrô de Londres. É muito parecido com o Flat Design, porém um pouco mais minimalista.

Material Design
É o estilo criado pelo Google que utiliza as características do Flat Design, porém adiciona outros artifícios como efeitos 3D. Ele utiliza a física e um pouco de Skeumorfismo para comunicar e criar o visual.

Nos dias atuais talvez seja o estilo mais utilizado em interfaces digitais. O trabalho feito pelo Google é de se tirar o chapéu. Você pode conferir como funciona este estilo acessando aqui: https://material.google.com/
E qual estilo é o melhor??
Aquele que atende adequadamente a proposta do projeto! Existem projetos que exigem o Skeumorfismo enquanto que outros tem o perfil mais para o Flat. O importante é não ser radical e acolher a um como se fosse um filho e desprezar o outro como se fosse um bastardo. Cada um pode ser utilizado em determinados momentos e diferentes projetos.
Dicas de para criar interfaces
A seguir seguem algumas dicas que podem te ajudar na criação de interfaces. Como você já deve saber, Galucho, não existe uma receita de bolo para isso (se existisse eu estaria vendendo e ficando rico :P). Acima de tudo use o bom senso e fundamentos do design para criar suas interfaces.
Designs podem ser testados. Não tenha medo de mudar caso precise
Não tenha medo de testar as suas interfaces. [Saiba mais sobre testes clicando aqui para ler um artigo do Chief sobre isso]. Se os testes indicarem que o design precisa mudar, mude. É preciso estar sempre aberto à mudanças para alcançar melhores resultados
Projete para os usuários, não para o você mesmo
A interface você cria (ou deveria) para o mundo e não para você. É preciso deixar o lado paternalista para sua interface evoluir e realmente alcançar o objetivo traçado. Para ter sucesso é preciso projetar para os usuários. Não tome decisões baseadas somente no seu gosto pessoal  e sem fundamentos e argumentos que justifiquem tal escolha.
A estética é importante, mas não é a principal medida
Sim, a estética tem grande influência no resultado final. Ninguém gosta de algo feio e desagradável. Contudo, temos que entender que a principal medida de sucesso é o desempenho e não somente o visual.
O objetivo é fazer a interação do usuário tão eficiente e simples possível. Não adianta você ter uma interface linda, se ela não proporciona uma boa a experiência.
Seja simples
Talvez o segredo da sofisticação esteja na simplicidade.  Pense simples e crie coisas simples de usar.Você não precisa criar coisas escalafobéticas para atingir o objetivo com beleza estética e funcional. Não confunda simplicidade com pobreza criativa. Você pode ser muito criativo pensando e criando soluções simples.
Estruture a informação
Organizar a interface de forma deliberada, de forma consistente, de forma reconhecível para os usuário. Junte os elementos relacionados e separe os não relacionados, distingua de forma clara as coisas  que são diferentes e equipare os semelhantes.Estruture o conteúdo de forma clara, concisa e coesa.
O princípio visibilidade
Seu projeto deve manter todas as opções primárias, fundamentais de forma visível sem distrair o usuário com informações irrelevantes ou redundantes. Bons projetos não sobrecarregam os usuários com muitos caminhos ou confunde-os com informações desnecessárias.
Dê feedback ao usuário
Seu projeto de UI Design deve manter os usuários informados sobre as ações da interface. Sejam interpretações, alterações de estado, condicionais, exceções ou erros.  Todas ações  que são relevantes e de interesse para o usuário devem ser explicitas de uma forma clara, com uma linguagem simples e inequívoca.
O princípio da tolerância
Seu projeto deve ser flexível e tolerante aos erros ou um possível mau uso, permitindo assim o usuário desfazer ou refazer ações. Tente reduzir ao máximo as dificuldades evitando os erros e caso eles ocorram sempre comunique ao usuário sobre o que está acontecendo.
Crie um padrão para interface
Seu projeto deve ter um padrão de componentes e comportamentos. Procure manter a consistência do layout com um propósito. Reutilize  os elementos e os comportamentos da interface. Com isso é possível reduzir a necessidade dos usuários de repensar e lembrar a passo na navegação.
A forma segue a função
Em um bom design de interfaces os elementos devem seguir a forma da sua função.
O usuário deve ser capaz de entender e/ou prever como um elemento na interface irá se comportar de forma intuitiva, clara, objetiva; apenas olhando para ele. Então se um elemento tem aparência de um botão, deve funcionar como um botão, por exemplo.
Mantenha a atenção do usuário
Hoje me dia temos muitas informações, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo,etc. Por isso se tornou muito mais difícil prender a atenção de alguém neste mundo tecnológico.
Portanto, evite elementos desnecessários que podem distrair o seu usuário. Toda interface é concebida com um objetivo e este é a real razão por ela existir. Não se esqueça disso!
Você pode conferir mais dicas sobre UI nesse outro artigo onde falo sobre os fundamentos do UI Design (Clique aqui).
Conclusão
Um bom design de interface de usuário (UI Design) facilita a vida do usuário e não o contrário, ela não chama atenção de forma desnecessária para si  e nem  se baseia somente na estética. Ele ajuda o usuário a efetuar a ação/tarefa planejada com um visual agradável e conciso.
Design de Interfaces é uma área muito promissora e com bastante oportunidades onde você, Galucho criativo, pode aplicar o seu talento criando interfaces diferentes e ainda ganhar uma boa grana com o seu trabalho.
E você gosta da área de UI Design?
Deixe o seu comentário, bele?
Até mais!
Abraço!
Referências
http://arquiteturadeinformacao.com/
http://www.uxdesign.blog.br/
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UI Design – O que é UI Design (User Interface Design)?
Fonte: Chef of Design

Dhyan Shanasa – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Dhyan Shanasa – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Eae, tudo bele?
Temos mais uma entrevista em nosso canal. Hoje trago uma entrevista com o Motion Designer Dhyan Shanasa.
O Dhyan Shanasa é dono do Blog Layer Lemonade O Layer Lemonade foi criado por Dhyan Shanasa com o intuito de reunir em um só lugar as últimas novidades da área de animação e motion graphics.
Não somente isso, o blog ainda se propõe a trazer entrevistas exclusivas com animadores de todo o mundo, dicas para interessados em ampliar seus horizontes e um conteúdo que destaca os melhores trabalhos de animação e motion que rolam por aí.
Nesse bate-papo conversamos sobre mutias coisas. E esse conteúdo é muito válido principalmente para você que deseja atuar na área. Falamos sobre design, arte, games, carreira de motion design, programas de motion design, computador para motion design, mercado de trabalho, entre outros assuntos.
Então assista agora essa super entrevista. Confira.
Entrevista: David Arty e Dhyan Shanasa

Conheça o Motion Designer Dhyan Shanasa
Nascido em Goiânia, Dhyan Shanasa é um Motion Designer e Diretor de Arte. Com quase uma década de experiência na área de animação, Dhyan é o fundador do site Layer Lemonade, que produz conteúdo diário e exclusivo sobre o campo criativo digital.
Siga a Dhyan Shanasa:
Facebook:
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Canal no Youtube:
https://www.youtube.com/layerlemonade
Blog:
http://layerlemonade.com
Cursos:
http://download.layerlemonade.com/motion-design-essencial-after-effects-c4d
Gostou do vídeo? Eu gostei
Espero que o vídeo tenha sido útil para você, que você tenha gostado e que te ajude de alguma maneira, agregando conhecimento e informação para você seguir a sua trajetória profissional.
Aproveite que está aqui e deixe o seu comentário abaixo!
E não esqueça de ajudar o nosso canal curtindo e compartilhando com seus amigos o vídeo.
CLIQUEI AQUI e se inscreva no Canal do Chief e fique por dentro das novidades.
Forte abraço.
Até Mais.
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Dhyan Shanasa – Entrevista🎙Na mesa do Chief
Fonte: Chef of Design

Psicologia das Cores Design

Psicologia das Cores Design

Diversos tipos de profissionais se utilizam da Psicologia das Cores para prover significados e transmitir sensações cromáticas. A promessa é que cada cor possa gerar emoções específicas ao público exposto a ela.
Segundo estudo de Satyendra Singh da Universidad de Winneepeg, cerca de 62 a 90% da avaliação de um produto que as pessoas interagem é baseada apenas nas cores.
Com isso a indústria utiliza cada vez mais as cores como elemento visual de destaque para construção e divulgação de seus produtos. Acredita-se que o poder persuasivo que cada significado de cor pode gerar, é capaz de influenciar positivamente os consumidores.
Você chegou até aqui disposto a entender como a Psicologia das Cores pode te beneficiar nas suas decisões? Você precisa conhecer padrões de sensações e significados de cores para aplicar em seus projetos?
Pois bem. Neste artigo falaremos sobre os significados das cores mais utilizadas e em quais circunstâncias você pode aplicá-las. Também veremos a aplicação de cores considerando o contexto e o aumento do repertório semântico.
Neste artigo você encontrará sobre:

Padrões amplos de sensações e significados de percepção das cores;
Ponderações;
Significados da cor azul;
Significados da cor vermelha;
Significados da cor amarela;
Significados da cor verde;
Significados da cor laranja;
Significados da cor violeta;
Significados da cor rosa;
Significados da cor marrom;
Significados da cor preta;
Significados da cor branca;
Significados da cor cinza.

Padrões amplos de sensações e significados de percepção das cores
Já foi falado aqui no Chief of Design que as sensações causadas pelas cores podem nos remeter a valores simbólicos decorrentes de nossas experiências e do contexto cultural que vivenciamos. E que afirmações que determinam um significado hiper específico para uma cor são imprecisas quando desconhecemos o contexto.
Isso porque uma possível sensação, que é determinada por uma cor, pode ter seus efeitos confundidos com as preferências, experiências, a educação, as diferenças culturais e o contexto de quem está exposto a ela.
Apesar disso, existem alguns padrões amplos de efeitos e sensações cromáticas documentados na literatura que tentaremos expor neste artigo. Como explica a cientista Eva Heller, em seus estudos sobre Psicologia das Cores, cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios, e cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião.
Portanto, vamos descrever os significados de cores mais difundidos, mas alertando para que cada devida aplicação leve sempre em conta o contexto cultural e experiência do usuário. Seria leviano de minha parte simplificar a Psicologia das Cores sem levar em conta tais fatores.
Ponderações sobre as informações que virão a seguir sobre Psicologia das cores

Esteja preparado para saber que  ascores podem expressar valores opostos;
Diferentemente do que é comumente propagado quando assunto é Psicologia das Cores, neste artigo você não encontrará uma coletânea boazinha só com significados positivos. A verdade é dura, mas sua cor favorita pode possuir conotações negativas;
Provavelmente este artigo não contempla todos os tipos de aplicações das cores. Se você sentiu falta de algo, você pode contribuir nos comentários;
O artigo também não contempla todas as áreas do estudo e segmentos profissionais. Se tem algo para acrescentar use a área dos comentários;
Grande parcela dos significados e associações apresentadas aqui foram baseados nas referências citadas no final deste artigo. Para um estudo aprofundado consulte as fontes;
Este artigo não encerra o estudo sobre Psicologia das Cores.

Significados da cor azul

A cor azul é a cor preferida tanto do público masculino quanto do feminino. Quando se trata de Psicologia das cores é praticamente uma unanimidade.
E a porcentagem de pessoas que não gostam desta cor também é muita baixa. Essa admiração pelo azul faz que essa cor seja uma escolha segura para diferentes objetivos. Ela transmite sensações de segurança e confiança.
É a cor mais fria. E se percebe também pela experiência da exposição da pele exposta ao frio que fica azulada e pela visualização da cintilação azulada do gelo e da neve. Em países tropicais azul pode causar a impressão de frescor.
Em algumas culturas o azul está relacionado a Divindades. É a cor do céu e associado a deuses em diversas religiões.
É cor da pele do Deus egípcio Amon e também do Deus hindu Vishnu.
Entre os romanos, Júpiter era o senhor dos céus, e azul era a cor de seu reino. Na religião dos judeus, o céu é o trono de Javé, e consiste de uma safira.
Na astrologia o azul pertence à constelação de Sagitário. Com isso é conferido aos nascidos sob esse signo o azul como cor típica.
Associações da cor azul
Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.
Onde é aplicada a cor azul?
O azul é costumeiramente usado quando necessita-se transmitir confiança e segurança como prioridade. Grandes nomes do mercado utilizam desta cor com o propósito de comunicar que seus negócios oferecem produtos e serviços confiáveis.
E não tão somente seus produtos, mas também transmitir credibilidade de suas marcas.
Entre grandes marcas que investiram na cor azul se encontram a Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, Ford, HP e Facebook. Note que grande parte das citadas pertencem ao segmento da tecnologia que se associa-se muito bem como a cor azul.
Outras aplicações comuns do azul se encontram em boa parte dos produtos de limpeza, em serviços relacionados a tratamento e distribuição de água e também nas vestimentas com o jeans.
Marcas famosas com a cor azul

Algumas marcas que utilizam a cor azul:
Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, HP, Facebook, Ford, Wolkswagen, Hyundai, Unilever.
Significados da cor vermelha

Vermelho é a cor mais quente e carregada emocionalmente. Ela pode expressar valores opostos do bem e do mal, como o amor e a guerra, como a proibição e a transgressão.
É a cor mais intensa na Psicologia das Cores que remete as paixões, ao amor carnal, da atração, sedução e erotismo. Também ao amor Divino.
Na cultura cristã é o vermelho que dá vida, purifica, santifica. É a cor vermelha do Salvador. Símbolo de força, energia e redenção.
Na Igreja Católica o feriado de Pentecostes é celebrado com cores vermelhas pois ele simboliza a chama do Espírito Santo.
O vermelho pode ter conotações negativas como a ideia da Guerra. É a cor de Marte, Deus da Guerra. É a cor dos crimes de sangue e dos homens revoltados contra seu Deus e/ou outros Homens.
Associações da cor vermelha na Psicologia da Cores
Emoção, energia, vigor, calor, alegria, coragem, extroversão, excitação, intensidade, movimento, dinamismo, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, guerra, violência, ira, agressividade, perigo, poderio, glória, proibição, controle, sexualidade, erotismo, imoral, sedução, atração, sangue, fogo, chama, lábios, comunismo, inferno, conquista.
Onde é aplicada a cor vermelha?
A cor vermelha pode ser usada quando existe a necessidade de estimular algumas sensações e incentivar ações. Isso porque ela altera positivamente os ânimos das pessoas, impulsionando a atenção aos elementos em destaque.
Empresas do setor alimentício usam essa cor para estimular o consumo de seus produtos. Com intuito de gerar sensações estimulantes associadas ao paladar, o vermelho das embalagens confere o estímulo e sensação necessária.
Restaurantes e redes de Fastfoods utilizam a cor vermelha para aumentar o anseio de saciar a fome ou exterminar o desejo de satisfazer o paladar.

Quanto a incentivação de ações, a cor é bastante comum em interfaces digitais, como em botões de chamadas para ação.
Ela incentiva a compra em clientes impulsivos, por isso é usada em promoções e ofertas em lojas de departamentos.
Marcas famosas com a cor vermelha

Algumas marcas que utilizam a cor vermelha:
Coca-Cola, CNN, Adobe, Toyota, Mitsubishi Motors, Puma, Canon, Youtube, ESPN, Motorola, Santander, Texaco.
Significados da cor amarela

É uma cor quente que remete a coisas alegres. É a cor da jovialidade, do lúdico, da recreação e do otimismo.
Ela é bastante funcional quando utilizada para alertar sobre os perigos, informar sobre os cuidados em sinalizações, por ser uma cor chamativa. É a cor internacional das advertências.
Preto sobre amarelo são os sinais de advertência para materiais venenosos, explosivos e radioativos. Também servem para demarcar locais que exigem isolamento por motivo de segurança.
É uma cor que também possui conotações negativas como a inveja, o ciúme, avareza e o egoísmo. Esse amarelo “ruim” é o amarelo pálido esverdeado.
O amarelo tem velha tradição como cor dos traidores. Judas Iscariotes, em grande parte das vezes, foi representado em amarelo pálido nas telas.
O amarelo também é cor da inteligência. Mas, segundo estudos sobre Psicologia das Cores, de forma oposta quando combinado com o preto, se turva, transformando-se na cor da falta de discernimento.
Essa cor por ser associada ao dourado simbolizando riqueza e prosperidade.
Associações da cor amarela na Psicologia das Cores
Iluminação, conforto, inspiração, energia, perigo, alerta, aviso, emergência, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, adolescência, juventude, idealismo, expectativa, descontração, covardia, inveja, avareza, ciúmes, egoísmo, engano, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, terra, calor, divertimento, sol, verão.
Onde é aplicada a cor amarela?
A cor amarela pode ser usada quando se tem a necessidade de transmitir alegria, otimismo ou quando precisa-se advertir sobre algo ou chamar atenção.
Como se trata de uma cor chamativa pode ser empregada com diferentes propósitos.
Em quaisquer situações que precise de cautela essa cor pode ser usada, como as sinalizações que alertam sobre riscos e perigos. Exemplo: Placas de advertência de trânsito.

É utilizada em projetos que precisam de atenção do público jovem e infantil. Como jogos educativos ou eventos de recreação.
De tão atraente que é, costumeiramente é utilizada em vitrines de lojas.
Redes de alimentação usam o amarelo em conjunto com o vermelho. Uma combinação que atrai e estimula para o consumo.
O amarelo também é bastante empregado em botões para chamada de ação em interfaces digitais.
Marcas famosas com a cor amarela

Algumas marcas que utilizam a cor amarela:
Mc Donald´s, National Geographic, Ferrari, Nikon, DHL, Pokémon Company, Habib´s, Post-it, Hertz, Star Wars, Goodyear, Shell.
Significados da cor verde

A cor verde simboliza a vida, é a cor da saúde, do saudável, de tudo que cresce, oposto do murcho, seco, morto. É a cor da vida vegetal, da natureza, da consciência ambiental.
A cor verde é considerada a cor do meio, cor intermediária em vários aspectos. Enquanto o vermelho dá impressão de proximidade e o azul de distância, o verde fica no meio. O vermelho é o quente, o azul é o frio. O verde tem temperatura agradável. O vermelho é seco, o azul é molhado. O verde é úmido.
O verde assume um papel de neutralidade entre os extremos vermelho e azul com isso transmite calma e segurança. É uma cor tranquilizadora.
É a cor da primavera e da fertilidade. Germinar, brotar, verdejar associassem com o verde. Trata-se da cor do crescimento, isso também no aspecto econômico e cultural.
A primavera significa renovação após um tempo de escassez. A cor verde remete a esperança porque esta, como a primavera, nos faz acreditar que os tempos de privação estão ficando para trás.
É a cor da juventude. O jovem é alguém cuja fisionomia ainda é imatura, como uma fruta verde.
Quando falamos em segurança a cor verde é a cor do acesso livre. Um “sinal verde”. O mesmo sinal verde da credibilidade em conseguir um Green Card norte-americano.
Verde é a cor sagrada do Islã. Por isso que a cor verde predomina em bandeiras de países de origem islâmica, como Arábia Saudita, por exemplo.
Associações da cor verde
Natureza, ambiente, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, tranquilidade, segurança, abundância, serenidade, posteridade, suavidade, relaxamento, primavera, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, amizade, frescor, ciúme, inveja, aprendiz, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, crença, firmeza, árvores, fertilidade, boa sorte, vigor, umidade, bosque, águas claras, mar, folhagem, planície.
Onde é aplicada a cor verde?
Verde é uma cor versátil, portanto pode ser aplicada com diferentes objetivos.
Como é uma cor que remete a ambiente é uma cor bastante utilizada em projetos envolvidos com questões ecológicas, sustentabilidade e de conservação do meio-ambiente.
A cor verde é uma cor suave, relaxante, transmite equilíbrio, harmonia e está associada a saúde. Ela é muito utilizada em ambientes hospitalares e na identidade visual de empresas que promovem a saúde.

No design de embalagens para a indústria alimentícia o verde é usado para óleos vegetais e legumes com a finalidade passar uma mensagem de aproximação a natureza desses produtos.
A cor verde tem sido frequentemente utilizado em web sites que tratam de dinheiro e questões relacionadas a finanças pessoais.
Marcas famosas com a cor verde

Algumas marcas que utilizam a cor amarela:
Acer, Animal Planet, Heineken, Android, Spotify, Subway, John Deere, Tic Tac, Nvidia, Starbucks, Lacoste, Consul.
Significados da cor laranja

A cor laranja desempenha um papel subvalorizado em nossas mentes. Antes de pensar no laranja lembramos do vermelho e do amarelo. O fato é que enxergamos menos cores laranja do que as que efetivamente nos cercam.
A cor laranja não existia antes da fruta laranja ser trazida para a Europa. A fruta é proveniente das Índias e chamada de “nareng”.
Quando as laranjas foram trazidas para e Europa e os franceses começaram a cultivá-las . De “nareng” ,a laranja, se tornou “orange”. Essa denominação dava a fruta reflexos dourando já que ouro em francês é “or”.
Na Índia e na China a cor laranja é o açafrão e não a fruta laranja.
No Budismo, a cor laranja representa o símbolo de iluminação, representa o grau supremo de perfeição.
A cor laranja remete ao lúdico, diversão e sociabilidade.
Goethe chamava essa cor de vermelho amarelado e considerava-a a cor em mais alta energia. Ele se admirava por ser a cor preferida das pessoas enérgicas, saudáveis e primitivas.
Associações da cor laranja na Psicologia das Cores
Desejo, excitabilidade, dominação, terra, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, luxo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, ofensa, agressão, festa, raios luminosos, pôr do sol, chama, luz.
Onde é aplicada a cor laranja?
A cor laranja pode ser usada quando a intenção é transmitir vibração, entusiasmo, humor. Essas qualidades são características de quem é amigável. Marcas conectadas ao público jovem como Nickelodeon e Fanta Laranja procuram ser amigáveis a esse público.
Assim como a cor amarela, a cor laranja, por chamar atenção do público jovem e infantil pode ser utilizados em jogos educativos ou eventos de recreação.
A cor laranja é complementar do azul. Como disse Van Gogh: “Não existe laranja sem o azul”. E é quando acompanhada do azul que o laranja traz mais força. Está combinação é bastante eficaz sobre vários aspectos em aplicações no Design, Publicidade, Moda, Cinema e outras áreas. Entretanto, a cor laranja sozinha não é indicada para artigos de luxo e de prestígio.

Em alguns casos onde a intenção é precaver acidentes, sinalizar sobre o perigo, ou ação de salvar vidas a cor laranja pode ser utilizada, por ser uma cor chamativa. Exemplos: Roupas de operários que trabalham em vias de trânsito, cones, botes e coletes salva-vidas.

O laranja também é uma cor bastante usada em botões para chamadas de ação em interfaces digitais.
Marcas famosas com a cor laranja

Algumas marcas que utilizam a cor laranja:
Fanta, Harley Davidson, Amazon, Nicklodeon, Orange, TNT, Mastercard, Crush.
Significados da cor violeta

A cor violeta é a mistura do vermelho e azul. Lilás corresponde a mesma mistura mais com adição da cor branca. O violeta e o lilás são as cores mais raras da natureza. Ela simboliza valores opostos como espiritualidade e sensualidade.
Segundo estudos sobre Psicologia das Cores da cientista Eva Heller, na antiguidade a cor violeta era a cor do poder. A cor usada por quem governava. No caso, o tom de violeta é a púrpura. Vestir púrpura era um privilégio maior que usar ouro.
No império Romano quem usasse púrpura sem autorização era sentenciado à pena de morte.
Violeta é a cor usada pelo escalão de bispos e de prelados em suas batinas, nos atos oficiais.
No simbolismo cristão, a violeta é a cor da humildade. Entretanto a significação eclesiástica do violeta entra em contradição com o efeito do violeta profano. O violeta também pode ser é a cor da vaidade e dos pecados ligados à beleza.
Se opondo ao simbolismo cristão onde a violeta é a cor da humildade, essa cor pode remeter a extravagância. Quem quer usar essa cor, que a aprecia de verdade, não a usa de forma impensada. A escolha é consciente de quem quer distinguir-se da massa.
Quem usa violeta tem que saber o motivo porque o faz. Senão transmite a impressão de que a cor tem mais força do quem usa.
A cor violeta também é a cor da magia, da sexualidade pecaminosa e de quem foge as convenções.
Associações da cor violeta na Psicologia das Cores
Enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.
Onde é aplicada a cor violeta?
Exceto em poucos períodos em que esteve na moda, a cor violeta nunca foi especialmente apreciada. Portanto deve se investigar bem o público-alvo e o contexto de sua aplicação.
Ela pode ser usada em projetos que necessitam se distinguir de outras ideias concorrentes ou que procura se fugir do convencional.
A violeta é cor da vaidade. Hoje a vaidade é pouca vista como pecado, portanto explorar a vaidade através da cor pode ser uma forma de atrair consumidores que se atraem por ideias de poder, luxo, e extravagância. É comum encontrar produtos e embalagens de produtos de beleza com a cor violeta principalmente para o público feminino. Qual mulher não quer se sentir bonita e poderosa?

A violeta também está presente na divulgação e confecção de produtos relacionados ao erotismo.
Marcas famosas com a cor violeta

Algumas marcas que utilizam a cor violeta:
Yahoo, Vivo, Fedex, Taco Bell, Hallmark, Whiskas, Craigslists, Milka.
Significados da cor rosa

As características gerais que são atribuídas a cor rosa são tipicamente femininas, conforme a Psicologia da Cores. O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme.
É uma cor que quando acompanhada pelo branco sugere inocência. Mas pode ter um efeito adulto, erótico e de sedução, oscilando entre a imoralidade e a paixão, quando acompanhado de violeta e preto.
A cor rosa é a cor que simboliza a suavidade, maciez, a infância. Ela é considerada infantil e por isso pode desprezada pelos jovens de ambos os sexos.
Na tradição antiga a cor-de-rosa era uma cor masculina. Surpreso? Pois bem, em pinturas barrocas meninos aparecem vestidos de rosa. Em quadros antigos, o menino Jesus é retratado vestindo trajes cor-de-rosa.
Só em 1920, quando uma revolução na moda chamada de “Moda reformista” converteu-se a cor azul para os trajes dos meninos, é que a cor rosa foi destinada para as meninas.
Quando o rosa se tornou feminino, se tornou também a cor da discriminação. Na Segunda Guerra Mundial, os homossexuais que não preenchiam o ideal de masculinidade dos soldados eram obrigados a usar um triângulo cor-de-rosa costurado à roupa.
O rosa é a cor dos confeitos, que simboliza a delícia, o doce. É a cor que melhor combina com as sobremesas.
A cor-de-rosa possui essa doçura também em sentido figurado: um livro cuja capa seja dessa cor produz a impressão de ser um romance açucarado.
Associações da cor rosa na Psicologia das Cores
Encanto, amabilidade, inocência, feminino, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura, doce.
Onde é aplicada a cor rosa?
A cor rosa é aplicada em uma variedade de artigos infantis para meninas e na publicidade desses. É uma cor bastante presente nos confeitos e sobremesas.
É um clichê para criação de objetos delicados, macios, doces, pequeninos e fofinhos.

Como é uma cor que representa o universo feminino e este universo está relacionado com beleza, esta cor é bastante usada em uma gama de produtos e serviços destinados a beleza da mulher e também na divulgação dos mesmos.
Costuma ser empregado na confecção e publicidade de produtos relacionados ao erotismo quando combinando com tons mais escuros.
Pode fugir do convencional para obter-se resultados intrigantes e destacar algo de forma inesperada. Imagine a combinação desta cor que é frágil com algo duro, rígido, grande ou ameaçador.

Marcas famosas com a cor rosa

Algumas marcas que utilizam a cor rosa:
Victoria´s Secret, Cosmopolitan, Marisa, Avon, InDesign, Barbie, DonutKing, Flickr.
Significados da cor marrom

Coitado da cor marrom! Segunda pesquisa sobre Psicologia das Cores realizada pela cientista Eva Heller esta é a cor que recebe maior rejeição entre as cores o que surpreende por ser uma das cores da moda.
É uma cor que resulta de outras combinações de cores. Como da mistura do verde com vermelho, do azul com o laranja, do violeta com amarelo.
O marrom é tido como feio e vulgar. É a cor da preguiça e da imbecilidade.
Isoladamente a cor marrom é muito desdenhado. Mas é muito aceito na moda por aqueles que não dão valor a elegância e que creem que ela combina com todas as outras cores e que as combinações são adequadas a todas ocasiões.
É cor do feio, do antiquado, do desagradável, do antipático, do antierótico e do intragável.
O marrom automaticamente é associado a sujeira e a excrementos. No marrom todas cores luminosas desaparecem. É a cor da decomposição, do que está murchando, definhando.
É a cor de muitos materiais naturais, como a madeira, o couro, a lã. Ela é bastante utilizada no âmbito residencial onde é muito apreciada. Sua falta de artificialidade faz do marrom a cor do aconchegante.
Espaços com móveis marrons, tapetes marrons, revestimentos de madeira nas paredes e no chão dão uma impressão de espaço reduzido transmitindo sensação de segurança.
A cor marrom é a cor dos sabores fortes, intensos. Café, chá, cerveja, cacau são marrons. É a cor dos alimentos cozidos. Quanto mais forte for a cor marrom, mais se dá a impressão que é a comida é “forte”.
Associações da cor marrom na Psicologia das Cores
Aconchego, terra, natureza, águas lamacentas, madeira, velho, aromas intensos, sujeira, outono, doença, desconforto, decomposição, feio, preguiça, imbecilidade, madeira, café, cacau, chocolate.
Onde é aplicada a cor marrom?
A cor marrom pode ser usada quando se tem a intenção de se associar a natureza. Pode ser usada em projetos relacionados a parques, hotéis fazenda, chácaras, sítios, atividades de buschcraft.
É uma cor bastante utilizada em decorações de ambientes com intuito de conferir sensações de aconchego e segurança através de móveis, tapetes, pisos e revestimentos.
Ela costuma ser encontrada em estabelecimentos gastronômicos e empórios.
A cor marrom também é encontrada nas embalagens de bebidas e produtos comestíveis com finalidade de dar mais aproximação a natureza desses produtos (café, chocolate, etc).

Como podemos ver o marrom está relacionado com algumas associações desagradáveis e pode ser utilizado, de forma a não agredir o público, quando o objetivo for propositalmente transmitir alguma informação importante.
Marcas famosas com a cor marrom

Algumas marcas que utilizam a cor marrom:
Hershey´s, Cacau Show, M&M´s, Cornetto, Magnum, Pilão, Nespresso, Nescafé Dolce Gusto.
Significados da cor preta

A cor preta é a cor mais admirada entre os jovens, segundo a pesquisa. Eles, quando pensam nesta cor, imaginam as roupas da moda, os carros caros. Já os idosos imaginam a morte.
O preto é a cor do luto. Na simbologia cromática cristã, o preto é a tristeza pela morte terrena.
O preto é a cor da magia, do misterioso e da introversão.
O preto transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. Quando adicionado amarelo fortalece as sensações negativas como culpa, egoísmo, infidelidade e melancolia.
Num sentido figurado, “preto” significa mau e ruim.
O preto é garantia de elegância. Na moda conservadora para cavalheiros, isso se faz sentir de forma pronunciada: os ternos elegantes, os fraques e os smokings são sempre pretos.
Coco Chanel criou, em 1930, o “pretinho”, vestido curto, até hoje ideal para todas as ocasiões formais.
O preto é a cor que menos depende da moda, é a cor da individualidade e a que combina melhor com o rosto dos jovens.
Nos objetos de luxo, a renúncia às cores permite que o luxo se manifeste por si só. O preto é a cor com que mais se evidencia a essa renúncia. E por isso o preto é a mais nobre das cores.
A cor preta é mais objetiva das cores.
Associações da cor preta na Psicologia das Cores
Morte, luto, magia, mistério, mal, mau, azar, sujeira, egoísmo, culpa, infidelidade, rebeldia, anarquia, ilegalidade, noite, elegância, credibilidade, objetividade, sofisticação, conservadorismo, peso, dureza, violência, brutalidade, ódio.
Onde é aplicada a cor preta?
A cor preta pode ser usada em projetos gráficos quando a intenção é demonstrar sofisticação. Ela pode ser usada como protagonista ou para valorizar outras cores.

Ela é bastante funcional sendo utilizada na tipografia, em projetos gráficos, para contrastar com um fundo claro no intuito de prover boa leiturabilidade.
Acompanhado do branco, o preto reforça o conceito minimalista do design.
É uma cor utilizada em artigos de luxo e também na moda.
Preto é uma cor presente no universo do rock, portanto uma gama de produtos relacionados a ele podem utilizar esta cor. Muitos websites de rock alternativo e de EBM são construídos com predominância da cor preta.
Marcas famosas com a cor preta

Algumas marcas que utilizam a cor preta:
Adidas, BlackBerry, Citizen, Chanel, Nike, L’Oréal Paris, Louis Vuitton, MTV.
Significados da cor branca

A cor branca é a cor da perfeição, do bem, da verdade e da honestidade. Quanto mais pura a cor branca, mais perfeita ela é. Qualquer acréscimo só virá reduzir a perfeição.
É a cor que exprime clareza e exatidão, componentes da verdade.
O branco é a cor do princípio, do novo. A ressurreição é o incio do bem. Branco é a ressurreição. No batismo, o início da vida cristã, veste-se branco. No passado as jovens trajavam branco em suas festas de debutantes. Era o início da vida social. O primeiro alimento que o homem recebe é branco: o leite.
A cor branca representa o limpo, o esterilizado, o puro. A limpeza é externa, a pureza vai mais a fundo. O que precisa ser higiênico é branco. Qualquer mancha de sujeira é visível no branco facilitando a limpeza. Onde se produzem alimentos é obrigatória o uso de uniformes brancos.
Na Ásia o branco é a cor tradicional do luto por aqueles que creem na reencarnação.
É também a cor dos mortos, dos espíritos e dos fantasmas.
A cor branca é a cor da objetividade e neutralidade. Utilizada bastante no estilo minimalista. Também é utilizada como cor de fundo, sobre a qual as demais cores ganham destaque.
O branco puro simboliza a virgindade da noiva. Mas o vestido de casamento branco, com véu e grinalda, nada tem de tradicional. A moda da vestimenta branca para as noivas só surgiu no século XIX, quando a rainha Vitória da Inglaterra contraiu matrimônio com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha em 1840.
Associações da cor branca na Psicologia das Cores
Bem, ordem, simplicidade, pureza, verdade, honestidade, perfeição, pensamento, limpeza, otimismo, inocência, paz, dignidade, afirmação, modéstia, alma, harmonia, infância, estabilidade, divindade, leveza, vazio, objetividade, neutralidade, clareza, exatidão, batismo, casamento, cisne, lírio, primeira comunhão, neve, nuvens, areia.
Onde é aplicada a cor branca?
A cor branca é muito utilizado onde precisa apresentar higiene. É uma cor utilizada nos uniformes de diversos profissionais com foco em executar seus procedimentos com higiene, como médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais da indústria alimentícia.
Quando combinado com o azul, o branco costuma estar presente em produtos congelados e em algumas bebidas alcoólicas que devem ser consumidas muito frias. E quando se enfatiza a condição do frescor do produto, a combinação típica passa a ser branco e verde.
É muito utilizada no design com a função de ressaltar informações e elementos gráficos através do contraste. Com esta funcionalidade o branco é amplamente utilizada em websites como cor de fundo.

Também é a cor presente em projetos com estilos minimalistas.
Marcas famosas com a cor branca
Algumas marcas apresentadas no decorrer do artigo utilizam a cor branca, geralmente no tipografia e com contraste com outras cores. Destacamos: Facebook, GE, Subway, Starbucks, Tic Tac, Nvidia, Mastercard, Nickelodeon, Crush, Whiskas, Milka, Pilão e Cornetto.
Significados da cor cinza

De acordo com estudos sobre Psicologia da Cores, o cinza é uma cor sem força. Simboliza resignação e neutralidade.
No cinza, o nobre branco está sujo e o poderoso preto está enfraquecido. Nada é decisivo no cinza, tudo nele é vago. O cinza é a cor sem caráter.
Cinza é a cor dos sentimentos sombrios, como o tédio, a solidão e a sensação de vazio. Cinza é a cor de todas as adversidades que destroem a alegria de viver.
É a cor da insensibilidade, da insegurança.
Chuva e névoa, nuvens e sombras são da cor cinza. Quando o sol não brilha, quando o céu está cinzento, o mar fica cinzento também, as montanhas ficam cinzas.
É cor do esquecimento e do passado.
O cinzento dá a impressão de grosseiro, bruto. O cimento cinza dos prédios, da realidade sem enfeites.
Eventualmente a cor cinza pode determinar maturidade e também ser a cor da razão.
Nos últimos tempos está crescente a associação da cor cinza com inovação e tecnologia.
E o cinza também pode representar a prata, o aço, o cromado e outros metais nobres.
Associações da cor cinza na Psicologia das Cores
Tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, sabedoria, seriedade, maturidade, passado, neutralidade, aborrecimento, modéstia, chato, solidão, sombrio, hostil, feio, reflexão, insegurança, insensível, indiferença, inovação, tecnologia, pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, cimento, sujeira.
Onde é aplicada a cor cinza?
A cor cinza, por expressar seriedade, pode ser empregada na comunicação visual empresarial.
Vem sendo bastante empregada em produtos tecnológicos inovadores.
Costuma ser utilizada em sites cujo conteúdo é sobre tecnologia.

Exerce função coadjuvante ao contribuir para que outras cores se destaquem.
Ela é também bastante funcional sendo utilizada na tipografia, em projetos gráficos, para contrastar com um fundo claro no intuito de prover boa leiturabilidade, mas com menos contraste que o preto.
Marcas famosas com a cor cinza

Algumas marcas que utilizam a cor cinza:
Mercedes-Benz, Audi, Wikipédia, Jaguar, Apple, Renault, Mazda, Citroën.
Vídeo Psicologia das Cores – Significado das cores no design
O David Arty disponibilizou uma aula sobre Psicologia das cores. Sugiro que você assista o vídeo abaixo para complementar o que foi abordado neste artigo. Aproveite.

Conclusão
Durante este artigo sobre Psicologia das Cores tentamos expor significados que as cores transmitem baseado em estudos sobre psicologia das cores. Vimos que cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios, pois elas podem gerar tanto sensações positivas, quanto negativas. Por isso a importância de avaliar o contexto de cada aplicação para determinar quais sensações cada cor deve informar.
Por falar em contexto, aqui no Chief existe outro artigo sobre significados das cores com enfoque da aplicação considerando diferentes contextos que você pode consultar.
Abaixo você pode conferir o link da pesquisa utilizada com base neste artigo.
E você, o que achou do artigo? Você já estou  a séria a Psicologia das Cores?
Deixe sua opinião na seção de comentários. Quer contribuir com mais algo relacionado a sua cor favorita? Fique à vontade!
Compartilhe este artigo com os amigos!
Abraço!
Referências
A Psicologia Das Cores – Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão – Eva Heller
Psicodinâmica das cores em comunicação – 5° ed. São Paulo – Modesto Farina
A cor como informação – Luciano Guimarães
As cores na Mídia – Luciano Guimarães
The Psychology of Color in Marketing and Branding – Gregory Ciotti – https://www.helpscout.net/blog/psychology-of-color/
Impact of color on marketing – Satyendra Singh – https://www.researchgate.net/publication/235320162_Impact_of_color_on_marketing
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Psicologia das Cores Design
Fonte: Chef of Design

Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?

Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?

Eae, tudo bele?
Vamos falar sobre faculdade de Web Design?
Muitas pessoas, quando desejam iniciar uma carreira de Web Designer, começam a procurar por faculdade de Web Design. E nós aqui do Chief of Design recebemos várias questões a respeito disso.
Devido a essa demanda eu que eu decidi fazer um vídeo exclusivo sobre o assunto. O vídeo está logo ao final do artigo. Você pode conferir clicando aqui.
Mas antes de falar sobre faculdade de Web Design, vamos entender o contexto por trás. Tudo bem? Então vamos nessa!!
O que é Web Design e o que faz o o profissional Web Designer?
Web design é um fragmento do Design que deriva do Design Gráfico. A área é formada por profissionais que executam a criação, o desenvolvimento e a manutenção da interface web, como de sites, blogs e aplicativos.
Apesar da finalidade mor de um Web Designer ser a criação de interfaces Web, ele também está apto a realizar outros tipos de trabalhos como criação de artes paras redes sociais, tratamento de imagens, publicidade para Web e social advertising.
O profissional Web Designer precisa ter conhecimentos necessários para utilizar programas específicos da área para criação como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe XD, Sketch, entre outros que podem ser solicitados dependendo do Job. Além disso, também é necessário conhecimentos em linguagens Web como HTML e CSS, no mínimo. Por consequência também é necessário saber manusear softwares de edição de código como Sublime Text e Brackets.
Com tais conhecimentos o Web Designer estará apto para trabalhar tanto na criação de toda parte gráfica de interfaces web, e de outras peças aqui citadas, como na no desenvolvimento de linguagens de front-end.
Como é a área de Web Design?
A área de Web Design é bem nova. A sua história começa a partir de meados da década de 1990. Ao longo do tempo ela vem evoluindo e se transformando de acordo com o avanço das tecnologias e das novas necessidades.
No começo os trabalhos de Web Design eram executados, na grande maioria das vezes, de forma amadora principalmente por programadores que estavam começando a trabalhar com desenvolvimento Web. Com o passar do tempo, as áreas de desenvolvimento e design para web foram se consolidando como coisas separadas dentro do contexto de um desenvolvimento web.
Com isso, o design para web começou a ser executado por Designers, normalmente oriundos do design gráfico.
No mercado de trabalho, o profissional de Web Design pode atuar em empresas de diversos segmentos, desde de empresas de tecnologias até empresas de ramos distintos a web, tecnologia e design, mas que necessitam de criação e manutenção de sites e também da criação de artes para a web de uma forma geral.

Os tipos de empresas também é bastante variado podendo atuar em públicas e privadas, agências de publicidade, startups, entre outros. 
O Web Designer também pode atuar  como empreendedor individual, realizando trabalhos sob demanda, ou seja, sendo freelancer. E, claro, também pode abrir a sua própria empresa para atuar nesse segmento.
A área de web design é multidisciplinar que exige muito mais do que apenas conhecimentos técnicos e tecnológicos. Estude sempre e não se prenda apenas a questões técnicas da área. Você precisa também entender de gente, e de como as pessoas utilizam os serviços, produtos e tecnologias.
Cursos de Web Design?
Apesar de não ser obrigatório ter um curso de Web Design para atuar na área, existem algumas possibilidades para quem deseja se atualizar e aprender Web Design, como por exemplo:

Cursos Onlines
Cursos livres presenciais
Cursos técnicos

Cada tipo tem pontos fortes e fracos. Caso esteja decido a fazer um curso, o ideal é analisar o seu perfil e o investimento necessário para realizar o curso.
Também é preciso ficar atento ao conteúdo do curso. A matriz curricular pode variar bastante entre os cursos de Web Design. Caso queira saber mais, eu tenho um outro conteúdo sobre esse assunto aqui no Chief of Design.
No caso de curso online, sempre indico o nosso curso de Web Design: o Web Designer PRO (clique aqui para saber mais).
O curso é 100% online. Os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, sendo que você pode assistir as aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. O acesso é ilimitado, você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário.
Já são mais de 100 vídeo aulas na plataforma divididas em módulos. A grande maioria do conteúdo está disponível em vídeos e contempla aulas teóricas e práticas com exercícios e exposições de temas sobre web design e outros relacionados. São também disponibilizados materiais extras para download que complementam as vídeo-aulas.
Como complemento das aulas oferecemos tarefas específicas para que observar o processo de seu desenvolvimento criativo.
Também disponibilizamos na plataforma um campo para você expor suas dúvidas.
Então se quiser saber mais sobre o curso, é só acessar http://www.webdesignercursos.com.br/
E talvez você esteja se perguntando: Mas e a faculdade de Web Design?
Calma! Tenha calma, Galucho
Falarei agora sobre essa questão no tópico a seguir.
Faculdade de Web Design: como funciona?
Infelizmente eu preciso te falar que não existe faculdade de Web Design. Sim, é isso mesmo! Não tem faculdade de Web design.
Você pode procurar no Google pelo termo Web Designer faculdade, faculdade de Web Designer…Enfim… Você não encontrará nenhum curso de bacharelado e nem tecnólogo com esse título.
E um ponto importante para lembrar, é que você não precisa de faculdade para ser um Web Designer. Logicamente, qualquer curso superior pode ajudar sim na sua carreira, mas no caso dessa área não é pré-requisito inquestionável.
Portanto você pode trabalhar na área mesmo que não exista uma faculdade de Web Design. O que você fizer de trabalhos na área e as provas que você tem competência para atuar com web design, ao longo da sua carreira, serão mais importante do que qualquer título.
Apesar de não ter, até o momento que estou escrevendo este artigo, faculdade de Web Design, você pode, caso ache necessário, fazer uma faculdade similar para ter uma graduação.
A opção que mais se aproxima é a faculdade de Design Digital. Infelizmente esse tipo de curso não tem disponível em todo o brasil. Aqui em São Paulo, onde moro, existem algumas universidades que oferecem esse curso, mas em outras regiões pode não ter.
Então outra opção que você tem é fazer um facul de Design Gráfico. Como citado aqui neste artigo, o Web Design deriva do Design Gráfico, logo os fundamentos e conhecimentos que aprenderá no curso de DG, serão aproveitados no Web Design.
Você também pode tentar fazer outros cursos que tem a haver com Design e Comunicação Visual como Publicidade e Propaganda ou até mesmo cursos mais voltados para tecnologia como Sistema da Informação e depois se especializar em Web Design.
Mas eu não indicaria essas opções, ao menos que não reste mais nenhuma outra. Se puder opte por Design Digital ou Design Gráfico, pois são cursos que se aproximam e tem mais matérias em comum com Web Design.
Abaixo deixo o vídeo onde falo sobre faculdade de Web Design com mais detalhes. Confira!!!
Faculdade de Web Design – Vídeo

Então é isso, Galucho!
Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?
Caso tenha mais dúvidas eu vou deixar abaixo alguns links com mais conteúdos esclarecedores sobre a área de Web Design:

Web Designer – Essa é a profissão certa para você?


https://www.chiefofdesign.com.br/web-design-e-desenvolvimento-web-50-perguntas-e-respostas/
https://www.chiefofdesign.com.br/o-que-um-web-designer-faz/

Vale a pena ser Web Designer?

10# excelentes razões para você se tornar um Web Designer!


E não se esqueça de assinar o nosso canal. Então inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ] Ajuda aí!!
Forte abraço.
Até mais.
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Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?
Fonte: Chef of Design

Avctoris é confiável?

Avctoris é confiável?

Eae, tudo bele?
Você já ouviu falar sobre a Avctoris – Direitos autorais? Será que a Avctoris é confiável?
Se você precisa garantir o seu direito autoral de designer sobre um projeto, é essencial que conheça a Avctoris.
Já falei sobre esse ótimo serviço da Avctoris, em um outro artigo onde falo sobre como registrar uma marca.
A seguir você vai entender do que se trata a Avctoris e porquê esse serviço é necessário para qualquer criativo, principalmente você designer. Com ele você não apenas protege o seu direito, mas também mostra para o cliente o seu profissionalismo e que ele não está lindando com um “sobrinho” da vida.
E já posso te garantir que é algo com o custo benefício muito bom e um preço mega acessível. Diferente de um registro de marca feito no INPI que além de ser caro é tedioso, burocrático e complicado de se fazer.
Vamos conhecer a Avctoris? Será que a Avctoris é confiável?
O que é a Avctoris?
A Avctoris (lê-se “auktóris”) é uma startup focada na proteção de direitos autorais e gestão desses direitos.Através do registro feito pela Avctoris, você garante a proteção de suas obras gerando uma prova de anterioridade reconhecida e válida em 173 países.
O sistema da Avctoris é confiável,baseado em tratados internacionais e tecnologias reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, tornando assim o registro uma prova sólida e indiscutível! Com o registro em mãos, você terá uma prova digital para garantir o seu direito autoral, se protegendo de clientes “espertinhos” ou má intencionados.
A Avctoris é confiável porque o registro é totalmente digital e auditável. Por isso é muito mais CONFIÁVEL do que os métodos tradicionais, como em papel.
Todo esse processo além de atender os padrões nacionais, também atende estritamente às exigências internacionais de copyright (Convenção de Berna). Com parceria estratégica com a RPost, companhia global que detém a patente de E-Mail Registrado, ela consegue oferecer uma garantia de autenticidade e integridade para conteúdos registrados via web. É uma prova digital que você tem em mãos por um custo extremamente acessível.

Veja só os benefícios do registro feito na Avctoris:

Prova auditável, não necessita perícia para validar o conteúdo;
Você não precisa de um processo judicial para ter acesso ao seu original;
Prova de data/hora através de carimbo do tempo internacional;
Totalmente seguro (impossível de falsificar);
E-Mail Registrado (o mesmo usado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e pela Casa Branca);
Válido em 173 países;
Sem burocracia;
Formulário ultra simplificado;
É o único que protege os direitos morais e patrimoniais com clareza;
Nosso CERTIFICADO é autossuficiente;
Baixíssimo custo (R$ 19,97 por registro).

O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de leis criadas voltado à criação artística, musical, literária, científica, logotipos, layouts, etc; com o objetivo de proteger tais obras, bem como o direito de exclusividade do autor se beneficiar de direitos morais e econômicos da obra ou de cede-los para a exploração de terceiros.
O Direito Autoral no Brasil está presente desde a constituição de 1891 e existem vários tipos de direitos relacionados à exploração das obras, sejam pelo autor ou por terceiros.
E talvez você esteja pensando: “Mas eu tenho o arquivo original. Tenho e-mails guardados, conversa de whatsapp entre outras coisas. Isso já basta”.
Sim, tais documentos podem ajudar na comprovação do seu direito autoral, porém não são suficientes. Eles podem ser contestados perdendo qualquer base legal que possam ter em um processo. Já o registro feito pela Avctoris te garante um documento auditável e reconhecido internacionalmente, inclusive claro, aqui no Brasil.
Por fim, também é importante salientar que direito autoral é diferente de registro de marca. O direito autoral deve ser feito por você que criou a arte, já o registro de marca pode ser feito ou não pelo cliente.
O direito autoral é algo inerente ao autor, já o registro de marca é uma licença perante o governo para quem ninguém utilize comercialmente a mesma ideia que a sua. Se quiser saber mais sobre registro de marca, clique aqui e confira esse outro artigo.
Quanto custa o registro da Avctoris?
Por incrível que pareça o registro é muitoooo barato.
Sim, estou dizendo que você garante o seu direito autoral, protegendo o seu direito por apenas R$19,90.

O custo benefício vale muito a pena. Eu aposto que você gasta muito mais com fast-food, né Galucho? Então porquê não investir tal valor para garantir o seu direito autoral?
Com um valor inferior ao de uma pizza você pode evitar perdas maiores e dores de cabeças no futuro. Infelizmente não dá para confiar que o cliente não usará a sua arte de forma indevida.
Pense comigo: vale muito mais a pena investir um valor baixo e ter uma prova que foi você que criou a arte, se protegendo e garantindo os seus direitos, do que fazer uma economia burra e poder ter problemas no futuro.
A Avctoris é confiável?
Sim, a Avctoris é muito confiável.
Os direitos autorais do Chief of Design e da Designimador foram registrados pelo sistema. Por isso posso assegurar que o sistema e a empresa Avctoris é confiável.
Além disso o sistema da Avctoris é muito simples e fácil de utilizar e o mais importante: muito seguro.
Todo o processo é online e utiliza um sistema de pagamento muito conhecido e renomado que é a Eduzz.
Como garantir meu direito autoral usando a Avctoris?
Para garantir o seu direito autoral, basta acessar este link (CLIQUE AQUI)
Depois descer a tela e clicar no botão “registre agora”.

A seguir basta clicar no botão “Li, compreendo e aceito os termos acima descritos”.

E continuar o cadastro de forma simples e fácil até finalizar o pedido.
Assim você terá acesse a um certificado de direito autoral válido em 173 países em menos de 24 horas e por apenas R$19,90.

Conclusão
A Avctoris é confiável, assim como o seu registro. Fazer o registro de direito autoral é importante para qualquer criativo. E esse registro você pode fazer antes mesmo do cliente aprovar o projeto, como uma forma de garantir os seus direitos.
E é muito comum vermos, principalmente nas redes sociais, alguns designers reclamando dos sobrinhos (ou amadores da área). Eles reclamam da falta de profissionalismo, do trabalho de qualidade questionável, da concorrência desleal com preços muito baixos, entre outras tantas queixas. Mas será os designers realmente se comportam como profissionais? Será que eles valorizam o seu trabalho? Será que eles zelam pela qualidade da entrega?

Para ser sincero a maioria que reclama dos sobrinhos tem atitudes parecidas ou simplesmente fazem as mesmas coisas das quais reclamam. Um profissional Designer deve começar a mudar a sua atitude perante o mercado mostrando profissionalismo mesmo antes de entregar os seus projetos, sejam ele logotipos, ilustrações, mascotes, embalagens padrões de superfícies, rótulos, personagens,anúncios, folders, etc. E para isso temos o registro da Avctoris que não só garante o seu direito, mas mostra que para o cliente que você é um profissional que valoriza e leva a sério o seu trabalho.
Infelizmente nós que trabalhamos como Design e Arte, conhecemos vários casos de apropriação indevida, de plágio entre outros problemas. Garantir o seu direito autoral com o registro na Avctoris que te proporciona uma prova de anterioridade, é muito importante para evitar dores de cabeças ou até mesmo para ir atrás dos seus direitos municiado de uma prova que vale em mais de 173 países.
Então, não perca tempo e garanta a sua proteção. Acesse o site da Avctoris por este link e registre o seu projeto de design.
Forte Abraço.
Até mais.
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Avctoris é confiável?
Fonte: Chef of Design

Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?

Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?

Eae, tudo bele?
Com certeza uma das principais dúvidas que pairam sobre a cabeça de um designer é: como um designer faz para registrar uma marca? E como senão bastasse essa dúvida ainda surge uma outra que é: como garantir meus direitos autorais de designer diante de um projeto??
Isso porque você designer pode registrar uma marca de um cliente, por exemplo, mas mesmo assim não garantir os seus direitos autorais diante do projeto. O registro de marca garantirá o lado do cliente, mas e o seu lado?
Então, para tirar dúvidas sobre esse assunto, veremos a seguir como você pode fazer as duas coisas: registar marca do seu cliente e garantir os seus direitos intelectuais do projeto.
E você verá como garantir o seu direito de designer sobre arte, em poucos minutos e investindo somente R$19,90 através do sistema internacional de registro de direitos autorais da Avctoris.

A seguir vamos entender quais procedimentos você pode tomar para evitar problemas no futuro, tanto no registro da marca quanto no direito autoral. Vamos nessa?
Por que o Designer de registrar uma marca?
Registrar uma marca não é luxo e sim uma necessidade.
Fazer o registro de marca é proteger a identidade da sua empresa, ou a do seu cliente, de pessoas e empresas de má fé, de concorrentes que possam querer utilizar a sua ideia e de novas empresas que por ventura possam ter e utilizar, por vezes sem conhecimento da existência da sua empresa, a mesma ideia.
Isso porque se a sua marca não estiver registrada e regularizada dentro da legislação vigente, outras pessoas ou empresas poderão registrar a sua marca ou os elementos que compõem a identidade da sua marca como, por exemplo: símbolos, logos, slogans, nomes, cores, mascotes e até jingles.
E não importa se você já utiliza tais elementos na comunicação da sua empresa há anos. Até você correr atrás e tentar provar, através de processos na justiça, você já terá perdido tempo, dinheiro e sem a certeza de que terá ganho de causa.
Sem falar que tal atitude pode prejudicar a relação com seu público ou cliente. No primeiro caso, pode confundi-los, pois outra empresa estará utilizando os elementos que eles estão acostumados. E já pensou se eles utilizam o serviço do concorrente e gostam?
E em segundo, passará no mínimo uma imagem de desleixo por sua parte. Afinal, se você não cuida nem da sua marca, imagina do seu cliente. Não é mesmo?
Apenas por não registrar uma marca você designer pode perder credibilidade, alcance, público e dinheiro.
Por tudo isso, e outros prejuízos incontáveis, que não registrar uma marca design pode lhe dar muita dor de cabeça no futuro.
Quem deve fazer o registro de marca?
Se você for designer ou criativo que criou a marca para um cliente, o registro deve ser feito por ele. Você pode orientá-lo, mas ele que deve arcar com os custos.
Portanto, você Designer, é responsável por criar o logotipo, a identidade visual, por desenvolver um manual de marca, entre outras tarefas. O registro é com seu cliente, claro que sempre possível com o seu auxílio por perto.
Mas o seu dever, como profissional astuto que és, Galucho, é com o direito autoral (que falaremos a seguir). Esse sim você deve registrar logo que o projeto ganhe forma. E para isso você pode utilizar o serviço da Avctoris.
Como registrar uma marca design?
No Brasil, para registrar uma marca você deve utilizar o serviço do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse registro protege que protege a sua identidade visual e o fonema de da marca dentro do seu segmento de atuação, ou seja, nenhuma outra empresa do mesmo segmento poderá fazer uso dos elementos que compõem a sua marca.
Como funciona o INPI
Empresas e pessoas (pessoa jurídica ou física) podem solicitar o registro de uma marca no INPI.
O registro é válido somente no Brasil e tem a duração de 10 anos a partir da data de registro, sendo renovável por mais períodos de 10 anos, com custos para renovar.
Como fazer o registro de marca?

Primeiro você deve se cadastrar no site do INPI, realizar uma pesquisa para verificar se já existe uma marca registrada com nome que você deseja.
Após a checagem sobre outras marcas, você deve saber qual tipo de classificação de marca, segundo os parâmetros do INPI, a sua identidade pertence. Se é uma Marca Nominativa, Marca Figurativa, Marca Mista, etc. Você pode saber mais sobre os tipos de marca neste link.
Você precisa saber qual a natureza da sua marca e se ela se encaixa: marca de produto, de serviço, marca coletiva ou de certificação. E não somente o segmento, mas você deve saber também qual o segmento de mercado da sua marca, pois você precisará escolher uma classe para ela (marca de produto do segmento de roupas, por exemplo).Você ver mais sobre aqui neste link

Após checar todas essas informações, você deverá preencher um formulário de cadastro. E como citei, você designer pode registrar uma marca tanto como pessoa física quanto como pessoa física.
Feito o cadastro você usará essa conta criada para acessar o sistema do INPI durante todo o processo. Você pode ter apenas uma conta por CNPJ ou CPF.
Após o cadastro você poderá emitir uma GRU (guia de recolhimento da união) correspondente ao serviço de registro de marca.
Todas aquelas informações citadas no passo anterior, você utilizará aqui.
Os valores podem variar dependendo do tipo de titular da conta, sendo que o INPI oferece desconto para empresas do tipo ME, MEI, EPP, Cooperativas, Associações sem fins lucrativos, Instituições de pesquisa e ensino e também para pessoa física.
Para pessoa física, por exemplo, fica na média de R$150. O valor também pode mudar se o recolhimento seja presencialmente. A seguir veja um infográfico feito pelo próprio INPI.

AGORA ATENÇÃO!!!
Você deve guardar o número do documento, que fica localizado no próprio boleto. É com esse número que você dará prosseguimento ao registro.
Após pagar a GRU, você deve voltar ao site do INPI e escolher a opção e-marcas. Após logar com seu login e senha (feito no passo anterior), você utilizará o número do documento da GRU para continuar.
Feito isso você terá acesso a um formulário de registro de marca. Lá você terminará de preencher os dados dependendo do tipo da marca, como por exemplo, subindo a imagem da marca, de acordo com o padrão solicitado no site, e também escolhendo uma classe para ela.
Concluída toda essa operação, você poderá conferir o pedido antes de protocolar o envio. Se estiver tudo certo, você confirma o envio e o sistema gerará uma tela para você baixar o comprovante em PDF, onde constatará o número do processo para acompanhamento.
A sua marca passará por um processo da validação e caso ela seja aprova você deverá pagar outra taxa referente ao decenio que tem um preço na média entre R$200 à R$400.
Deixarei um vídeo abaixo onde explica sobre todo esse processo.

Quanto tempo demora para registrar uma marca design?
Um processo de registro de marca pode demorar mais de 2 anos até ser analisado pelo INPI. Com certeza mais de 1 ano e meio dura, pode apostar.
Concluída a análise o Instituto pode deferir ou indeferir o processo. Caso seja deferido, ou seja, aprovado,  o titular do registro tem até 60 dias para pagar as taxas e realizar todos os transmitis para que marca  enfim seja registrada pelos próximos 10 anos.
Caso o titular não realize os pagamentos para concessão o processo é arquivado por falta de pagamento. Nesse caso a marca não é registrada e ficará disponível novamente para qualquer pessoa.
É muito importante ficar atento ao site do INPI para não perder o prazo. O resultado do processo sai na revista eletrônica do INPI e você recebe um e-mail avisando sobre, porém esse e-mail sempre cai no spam ou lixeira, quando não, nem chega.
Recomendo verificar o processo do registro da marca  no site do INPI em tempos em tempos para não perder o prazo.
Preciso contratar uma empresa para registrar uma marca no INPI? (CUIDADO COM A FRAUDE)
Não precisa. Mas parecem que fazem de tudo para você contratar.
É chato e até certo ponto difícil registrar uma marca no Brasil. Parece que dificultam justamente para termos que pagar R$1000, R$2000, R$3000, R$4000, R$5000 aos escritórios especializados. Um absurdo em pleno século XXI termos tanta dificuldade para registrar uma marca.
E fique esperto sobre boletos que chegam na sua casa. Algumas empresas do ramo ao identificarem no sistema do INPI que você registrou o pedido de marca, emitem um boleto e enviam para você como se fosse o INPI. Isso é realmente um absurdo, pois alguém desatento acaba pagando o boleto pensando que é do INPI.
O INPI não envia boletos para você.
Claro que se você quiser, pode contratar uma empresa especializada, mas não é requisito para registrar uma marca design.
Fique também atento ao seu e-mail, pois o golpe pode vir também por ele. INPI até envia e-mail, mas somente quando a marca foi liberada para o pagamento do deceino.
A seguir vou falar sobre uma medida que você designer, freelancer e criativo deve tomar independente do registro da marca no INPI. Garanta o seu direito autoral.
O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de leis criadas voltado à criação artística, musical, literária, científica, logotipos, layouts, etc; com o objetivo de proteger tais obras, bem como o direito de exclusividade do autor se beneficiar de direitos morais e econômicos da obra ou de cede-los para a exploração de terceiros.
O Direito Autoral no Brasil está presente desde a constituição de 1891 e existem vários tipos de direitos relacionados à exploração das obras, sejam pelo autor ou por terceiros.
Qual a diferença entre registro de direito autoral e registro de marca?
O direito autoral é algo inerente ao autor, já o registro de marca é uma licença perante o governo para quem ninguém utilize comercialmente a mesma ideia que a sua. Sobre isso deixarei um vídeo sobre o Dono da Avctoris. Nele ele esclarece essas dúvidas.

Por que garantir o meu direito autoral de designer?
É muito importante que você registre o direito autoral de designer em uma marca. Independente do registro no INPI, esse registro garante para você que criou a marca o direito sobre a criação.
Apesar de não ser obrigatório, essa é uma atitude que pode lhe livrar de dores de cabeça e de pessoas de má fé.
Existem outros arquivos que podem comprovar o seu direito autoral de designer, mas grande parte deles podem ser contestados perante a lei.
Veja a seguir um trecho tirado do site da Avctoris.
O Direito Autoral (copyright) é declaratório, ou seja, não é necessário ou obrigatório solicitar o registro em lugar algum, os direitos do autor (copyright) nascem junto com a obra, porém, para facilitar o exercício destes direitos o autor (copyright) deverá ter algum tipo de PROVA DE ANTERIORIDADE através da qual ele se declare autor da mesma e que possa servir de prova em caso de disputa futura;
Este tipo de “registro” pode ser solicitado pelo AUTOR visto que naturalmente à ele pertence desde o “nascimento” da obra e só depois ele poderá ser cedido à terceiros, portanto é uma forma legítima do designer/ilustrador/publicitário proteger-se dos “maus clientes”, mas muito além disso, é uma forma de proteger os “bons clientes” pois ele já entrega ao cliente um trabalho com algum nível de proteção, amplo o suficiente para ser considerado um VALOR AGREGADO importante.
A obra protegida pelo Direito Autoral (copyright) é automaticamente válida nos 164 países membros da CONVENÇÃO DE BERNA, que regulamenta internacionalmente o Direito Autoral (copyright), todas as legislações dos países membros do tratado são subordinadas à suas regras gerais;
Um logotipo protegido por Direito Autoral (copyright) não se limita a um segmento, produto ou serviço. O uso não autorizado de um logotipo, mesmo com inscrições diferentes *(nome) é considerado plágio, independente do segmento. Podem ser coisas completamente diferentes como biscoitos e pneus, serviços de turismo e restaurantes, tanto faz, o uso sem autorização é sempre plágio.
O Direito Autoral divide-se em 2: Direitos Morais, que são sempre do Autor (pessoa física, exclusivamente) e referem-se à paternidade (ou maternidade) da obra, direito de incluí-la em seu portfólio, de ser citado e reconhecido como autor, etc… e Direitos Patrimoniais, que são os relacionados ao direito de uso, execução pública, transações financeiras, etc… Estes são do Titular, que pode ser o Autor ou podem ser cedidos temporariamente (licença) ou definitivamente (transferência) a terceiros, inclusive pessoas jurídicas.
Quando da proteção de um logotipo podem ser incluídas todas as suas apresentações, variações e até slogans/assinaturas.
Quanto custa para registar o meu Direito Autoral? Quanto tempo demora par registrar?
Diferente do registro de marca no INPI, o de direito autoral você só paga R$ 19,97. Só isso! E apenas uma vez na vida.
Em normalmente em menos de 24 horas o seu direito autoral estará protegido em 173 países,pois o sistema é baseado em tratados internacionais. E as tecnologias utilizadas são reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, formando prova sólida e indiscutível!
Como registrar o meu Direito Autoral?
Para garantir o seu direito autoral, basta acessar este link (CLIQUE AQUI)
Depois descer a tela e clicar no botão “registre agora”.

A seguir basta clicar no botão “Li, compreendo e aceito os termos acima descritos”.

E continuar o cadastro de forma simples e fácil até finalizar o pedido.
Assim você terá acesse a um certificado de direito autoral válido em 173 países em menos de 24 horas e por apenas R$19,90.

Conclusão
Independente do registro de marca, a primeira coisa que você deve fazer é garantir o seu direito autoral. A Avctoris é uma empresa segura e que garante isso para você.
O valor do registro é muio barato e vale a pena investir R$19,90 para evitar dores de cabeça. Registre o seu direito autoral antes mesmo do seu cliente registar a marca no INPI. Proteja-se. Clique neste link e registre o direito autoral do seu projeto.
E sobre o INPI a conclusão que tenho é que registar uma marca no Brasil é cansativo e demora, infelizmente. O sistema é ruim e o atendimento é lento. Mas é um mal necessário. Sempre que puder registre a marca.
Se tiver oportunidade, converse com um advogado especializado na área sobre essas questões.
E você já registou uma marca?Já garantiu o seu direito autoral?
Forte abraço.
Até mais.
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Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?
Fonte: Chef of Design

Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Eae, tudo bele?
Mais uma entrevista da série no canal do Chief no Youtube.
Conversei com o Rainer Petter, que é ilustrador, professor e quadrinista.
Recentemente ele criou o quadrinho “Quem matou o Caixeta?”.
A história polêmica do HQ gerou muito burburinho nas redes sociais. O projeto contou com financiamento coletivo e conseguiu uma versão impressa.
Hoje a edição impressa está a venda na Amazon, neste link: https://amzn.to/2NtTL5w
Nessa entrevista, conversamos sobre como viver de arte no Brasil, plágio, arte, design, freelancer, empreendedorismo, entre outros assuntos.
Vale a pena ver ouvir a história do Rainer, principalmente se você gosta de HQs e quadrinhos. Então clica agora no link abaixo e veja o vídeo!
Entrevista: David Arty e Rainer Petter

Conheça o Artista Rainer Petter
Rainer Petter Ribeiro nasceu em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, em 1988. É ilustrador, professor e quadrinista. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Publicou sua primeira HQ chamada O despertar de Zé Fogueira, em 2015 de forma independente através de financiamento
coletivo pelo site Catarse.me.
Quem matou o Caixeta? é seu segundo livro impresso.
strong>Siga a Rainer Petter:
Facebook:
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Canal no Youtube:
<a href=”https://www.youtube.com/rainerpetter” target=”_blank” rel=”noopener”https://www.youtube.com/rainerpetter
Portfolio:
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Cursos:
http://rainerpettercursos.com.br/
HQ Caixeta na Amazon:: https://amzn.to/2NtTL5w
Gostou do vídeo? Eu gostei
Espero que sim. Que esse bate papo tenha sido útil para você, agregando conhecimento e informação para você seguir a sua trajetória profissional.
Aproveita a oportunidade e deixa o seu comentário abaixo! Você já conhecia o trabalho do Morandini? Deixa aí o seu relato.
Ah…E não esqueça de ajudar o nosso canal curtindo e compartilhando com seus amigos o vídeo.
CLIQUEI AQUI e se inscreva no Canal do Chief e fique por dentro das novidades.
Forte abraço.
Até Mais.
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Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief
Fonte: Chef of Design

Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%

Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%

Eae, tudo bele?
Hoje trago um review de mais uma obra muito interessante e inspirador. Trago neste artigo uma resenha sobre olivro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel.
Eu não sou ilustrador, mas assim gostei do livro. Acredito que ele é uma ótima pedida para quem trabalha com desenhos. Se eu, que não trabalho ocm isso gostei e achei útil, imagina quem está na labuta todo dia desenhando e batalhando para viver no mercado.
Então a seguir trago uma resenha sobre o livro. Bora?
Livro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel
O livro trata da relação de fontes de luz e as suas características, como ela incide nas figuras e superfícies, criando volumes, transições e figuras apenas com a incidência de luz e sombra.
Apesar de ser um livro voltado para desenhistas, o livro é útil também para designer e arquitetos, pois nos passa como funciona a luminosidade nos objetos.

O sumário do livro é composto por:

A ilusão da luminosidade
Fontes de Luz
Características da luz
Sombra própria
Luz refletida pela superfície
Brilho
Sombra projetada
Construção de sombras
Transparências
A simbologia da luz
Glossário

O livro conta com vários exemplos da aplicação e utilização da luz, apresentando técnicas de desenho para “desenhar a luz, seja com técnicas de hachuras, pontilhismo, guache, nanquim,lápis branco sobre fundo preto, entre outros. São mais de 150 exemplos para apresentar a técnica de desenhar a luz.
Todos sempre mostrando como tornar a luz algo visível, já que a luz só pode ser vista ao entrar em contato com algum objeto e superfície.
E claro que quando falamos sobre luz, está intrínseco também falar sobre sombras. E o livro também aborda isso com capítulo exclusivo sobre.
Vale a pena adquirir o Livro Desenhar a luz?
O livro é muito bem feito, desde a capa, passando pela gramatura e miolo do livro.
Ele não é um livro que te ensina a desenhar e sim livro para você que já desenha entenda a relação de luz, sombra e objeto ou superfície, e como você pode fazer uso de tais relações, passando desde efeitos mais simples até outros mais complexos.
Então se você quer aprender e melhorar as suas técnicas de desenho aplicando a luz, em suas ilustrações, de maneira eficiente, o livro vai te ajudar a melhorar a sua arte final.
Abaixo vou desenhar um review do canal Desenhoonline.
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Caso tenha gostado e tem interesse pelo livro, você pode adquiri-lo com desconto. E eu não sei quando estará lendo este artigo, mas saiba que esse livro é muito procurado e por isso as vezes é difícil encontrá-lo. Então caso tenha interesse aproveita essa nova edição que a editora GG Brasil acabou de lançar.
Para isso basta se cadastrar neste no site da Editora GG Brasil utilizando este link (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DESCONTO)
Se você já tiver cadastro no site, não vai conseguir visualizar o desconto. Mas para isso existem duas soluções:

Caso você já tenha cadastro no site, envie uma mensagem via chat solicitando a ativação do desconto.
Cadastra um novo e-mail através do link.

Deixe seu cometário abaixo sobre a sua experiência com o Livro. Você já leu o livro Desenhar a luz? Gostou? Fala aí!
Forte Abraço
Até mais.
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Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%
Fonte: Chef of Design

Design Editorial livro – Mídia Impressa e Digital – Ganhe um desconto de até 25%

Design Editorial livro – Mídia Impressa e Digital – Ganhe um desconto de até 25%

Eae, tudo bele?
Hoje trago um review de mais uma obra para você designer estudar e aprender. Trago neste artigo uma resenha sobre olivro Design Editorial de Cath Caldwell e Yolanda Zappaterra.
O assunto do livro é de extrema importância para qualquer designer que trabalha com comunicação visual, seja web designer ou designer gráfico, por exemplo. Isso porquê a diagramação aplicada de forma certa pode ajudar na criação de impressos ao digital, como na criação de sites, imagens para redes sociais, cartazes, cartões de visitas e etc.
A seguir vamos falar sobre o livro. Vamos nessa.
Livro Design Editorial – Jornais e revistas/ Mídia impressa e digital
O livro Design Editorial é muito bom. Ele é didático, simples, fácil de ler e entender e algo muito importante: ele é atual. O livro fala sobre mídia impressa, mas também muito sobre mídia digital. E não só fala como também traz exemplo práticos.
Design Editorial traz informações muito significativas para produção de revistas, jornais e periódicos, sejam elas eletrônicas ou impressas.
Um ponto alto do livro é que ele apresenta de forma simples os fundamentos do design editorial e alguns princípios básicos de design como tipografia, cor e grid, além de apresentar e definir questões como direção de arte e layout.

A obra também propõe exercícios para você aplicar os conceitos apresentados.
E algo que achei muito legal no livro é que ele começa literalmente do começo, falando sobre briefing, explicando como utilizá-lo e a partir disso começar o projeto passando por todas as partes de uma publicação, desde a capa até o conteúdo e contra-capa. Também podemos ver sobre outros pontos de uma publicação como linha-fina, linha de créditos, legendas, entre outros.
O livro Design Editorial na era digital, com certeza trata-se de um guia prático muito útil para aprender sobre composição de páginas impressas ou digitais.
Vale a pena adquirir o Livro Geometria do Design?
Independente se você trabalhará com design editoral ou não, o livro te ajudará. Eu indicaria para qualquer Designer. Ele trata-se sim de guia sobre design editorial, mas acima de tudo trata-se de um livro de design que ensina conceitos básicos fundamentais para qualquer designer.
Mas, apesar de apresentar conceitos básicos, o livro pode ser indicado também para profissionais mais experientes. Ele nos traz visões sobre composições que podem sim te inspirar em seus projetos. Além de ser um livro que pode ser consultado sempre que existir alguma dúvida sobre o assunto.

Se você deseja aprender sobre design editorial, esse livro vai te ensinar sobre , apresentando todos os princípios necessários que você precisa para criar composições gráficas, impressas ou digitais, de forma coesa, harmoniosa e bonita.
Caso tenha gostado e tem interesse pelo livro, você pode adquiri-lo com desconto. E eu não sei quando estará lendo este artigo, mas saiba que esse livro é muito procurado e por isso as vezes é difícil encontrá-lo. Então caso tenha interesse aproveita essa nova edição que a editora GG Brasil acabou de lançar.
Para isso basta se cadastrar neste no site da Editora GG Brasil utilizando este link (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DESCONTO)
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Deixe seu cometário abaixo sobre a sua experiência com o Livro. Você já leu o livro Design Editorial? Gostou? Fala aí!
Forte Abraço
Até mais.
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Design Editorial livro – Mídia Impressa e Digital – Ganhe um desconto de até 25%
Fonte: Chef of Design

O desafio gera a oportunidade

[:pb]

Quando tudo parece estar errado, aí está um possível cenário para grandes transformações pessoais e profissionais que acarretarão em resultados jamais imaginados.

Quem nunca passou por uma situação que aparentemente não havia saída? Tudo parece se perder, inclusive o chão parece não existir mais. Angústia, medo e bloqueios nos pensamentos e nas ações são inevitáveis. É difícil encarar algumas situações, ter que ouvir ou falar em determinados momentos e manter uma aparência e postura de equilíbrio emocional.

Todas as pessoas passam por situações de mudanças, sejam estas boas ou não tão boas assim. A maneira como cada um reage é o que define como será a trajetória e o destino. O que determina quem somos e o nosso destino não é o que fizeram conosco, mas sim o que nós fazemos daquilo que um dia fizeram conosco.

Alguns pensamentos são os principais sabotadores de nossas ações e às vezes nos tornamos limitados ao acreditar em frases que ouvimos um dia sobre nós mesmos como se fossem verdades absolutas, ou ao direcionar nosso pensamento e energia para pessoas e fatos que não produzirão efeitos positivos e de crescimento para nossa vida.

Dificuldades continuarão aparecendo para todas as pessoas, nos mais diversos aspectos da vida, incluindo o profissional. O importante é enxergar as oportunidades em meio aos desafios – costumo chamar as dificuldades de desafios, pois são esses os períodos que mais nos fazem crescer, amadurecer, olhar por outro ângulo e pensar fora da caixa.

Olhe ao seu redor, olhe também para dentro de você. Quais são suas habilidades? O que você aprendeu até hoje, ao longo da jornada da sua vida? O que mais você pode desenvolver? Onde e como você pode aprender? Você tem buscado esse aprendizado e desenvolvimento? O que você pode ensinar para outras pessoas? O que te impede de ir além, perguntar e fazer acontecer?

Cerque-se de pessoas e pensamentos que te fazem bem, que torcem verdadeiramente pelo seu sucesso pessoal e profissional. Não deixe seus pensamentos limitarem suas ações. Faça! E se não der certo, tente novamente. Não conseguiremos algo diferente fazendo sempre a mesma coisa. Portanto, muitas vezes, mudar é necessário e realizar será um fato.

[:en]

When everything seems to be wrong, there is a possible scenario for major personal and professional changes that will result in results never imagined.

Who has never been through a seemingly hopeless situation? Everything seems to be lost, even the floor seems to no longer exist. Anguish, fear, and blockages in thoughts and actions are inevitable. It is difficult to face some situations, having to listen or speak at certain times and maintain a look and posture of emotional balance.

All people go through situations of change, whether they are good or not so good. The way each one reacts is what defines what the trajectory and destiny will be. What determines who we are and our destiny is not what they did to us, but what we do of what they did to us one day.

Some thoughts are the main saboteurs of our actions and sometimes we become limited by believing in phrases we once heard about ourselves as absolute truths, or by directing our thinking and energy to people and facts that will not produce positive and positive effects. growth for our lives.

Difficulties will continue to appear for all people, in the most diverse aspects of life, including the professional. The important thing is to see the opportunities amid the challenges – I usually call the difficulties of challenges, because these are the periods that most make us grow, mature, look from another angle and think outside the box.

Look around you, look inside you too. What are your skills? What have you learned so far along the journey of your life? What else can you develop? Where and how can you learn? Have you pursued this learning and development? What can you teach others? What stops you from going further, asking and making it happen?

Surround yourself with people and thoughts that do you good, that truly twist your personal and professional success. Do not let your thoughts limit your actions. Do it! And if it does not work, try again. We will not get anything different by always doing the same thing. So often, change is necessary and accomplish will be a fact.

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