Blog

Google Chrome deixará de receber atualizações em smartphones e tablets Android mais antigos

Google Chrome deixará de receber atualizações em smartphones e tablets Android mais antigos

A partir de muito breve, smartphones e tablets mais antigos com Android não receberão mais atualizações do Google Chrome. A decisão foi anunciada recentemente pelo próprio Google em uma publicação no fórum oficial dedicado ao navegador.

De acordo com a empresa, a versão 138 será a última a dar suporte a dispositivos mais antigos com o sistema do robô; mais especificamente, aqueles com as versões do Android 8 (Oreo) e Android 9 (Pie) instaladas.A atualização do browser para a versão 139 está programada para ser lançada no próximo dia 5 de agosto e exigirá a presença do Android 10 como requisito mínimo. Então, dá para dizer que esse é o prazo de suporte para os smartphones e tablets que rodam uma versão anterior do sistema.Clique aqui para ler mais

Google Chrome deixará de receber atualizações em smartphones e tablets Android mais antigos
Fonte: Tudocelular

Xbox inicia testes do Copilot for Gaming no iOS e Android

Xbox inicia testes do Copilot for Gaming no iOS e Android

A Microsoft iniciou nesta semana os testes da ferramenta Copilot for Gaming para celulares com iOS e Android. A novidade está disponível para usuários da versão beta do aplicativo Xbox e faz parte das iniciativas da empresa para integrar recursos de inteligência artificial ao ecossistema de jogos.

Além disso, a gigante de Redmond apresentou uma série de outras novidades para seu ecossistema Xbox na atualização de junho. O Copilot for Gaming chega inicialmente em formato de prévia e será expandida nos próximos meses para outros dispositivos, como o portátil ROG Ally com Xbox integrado. A proposta da plataforma é auxiliar jogadores com sugestões, dicas e orientações dentro de jogos, em tempo real, por meio de interações diretas com o assistente virtual.Clique aqui para ler mais

Xbox inicia testes do Copilot for Gaming no iOS e Android
Fonte: Tudocelular

Criador do Super Smash Bros. defende uso de IA no desenvolvimento de games

Criador do Super Smash Bros. defende uso de IA no desenvolvimento de games

Criador da franquia Super Smash Bros. acredita que IA pode acelerar desenvolvimento de jogos AAA (imagem: reprodução/The Guardian)

Resumo

Masahiro Sakurai, criador de Kirby e Super Smash Bros., disse que o modelo atual de produção de jogos AAA é insustentável.
Segundo Sakurai, a indústria chegou a um ponto em que só a IA generativa pode resolver os problemas de tempo e custo.
Para ele, o talento humano continuará essencial, mas apenas quem se adaptar à IA vai sobreviver na nova era dos games.

Masahiro Sakurai, criador dos grandes sucessos da Nintendo, Kirby e a franquia Super Smash Bros., acredita que a indústria de jogos chegou a um limite que dificilmente possa ser superado sem uso de inteligência artificial.

Em entrevista ao portal japonês IT Media Business Online (publicada pelo Yahoo Japão), o desenvolvedor declarou que o modelo atual de produção de títulos AAA, ou seja, os mais caros e sofisticados, se tornou “insustentável” e que o uso da IA generativa pode ser a única solução viável para o futuro do setor.

A fala acontece em um momento em que o uso de IA nos games já se tornou realidade para a maioria dos estúdios, mas também é foco de debates sobre eficiência, criatividade e preservação de empregos — assim como em vários outros setores, como o audiovisual.

Gameplay do Super Smash Bros. mais recente (imagem: divulgação/Nintendo)

Futuro incerto

Sakurai enxerga um futuro incerto. “Para ser honesto, um palmo à frente é escuridão”, disse. “Acho que chegamos a um ponto em que criar jogos de grande escala, como fazemos agora, consome tempo demais”. Diante desse cenário, Sakurai aponta a IA como a principal, se não a única, ferramenta para contornar o problema.

E não é uma visão sem embasamento. Segundo uma pesquisa da MIT Technology Review, 87% dos estúdios já utilizam IA em alguma etapa do processo criativo. A aplicação mais comum é a geração de cenários e ambientes.

Outro levantamento, da Unity, mostra que 62% das equipes também aplicam IA para animar personagens, agilizar a programação e criar protótipos jogáveis com mais rapidez. A tecnologia vem sendo usada tanto por grandes empresas quanto por estúdios independentes, que pretendem diminuir custos e acelerar cronogramas.

“Estamos em uma fase em que precisamos mudar nossos métodos. Parece que apenas as empresas que conseguirem se adaptar bem a essas mudanças sobreviverão à próxima era”, conclui Sakurai.

IA nos games já é realidade

Assassin’s Creed é uma das franquias que devem usar IA daqui para frente (imagem: divulgação/Ubisoft )

Grandes franquias já demonstraram o uso da inteligência artificial na prática. Em Call of Duty, por exemplo, a tecnologia está sendo usada para ajudar a moderar chats de voz em tempo real.

A Ubisoft é outro exemplo do uso de IA para acelerar projetos. A empresa anunciou testes da Ghostwriter, uma IA generativa própria para criar linhas de diálogo básicas para personagens secundários. A ideia é permitir que roteiristas se concentrem nas partes mais complexas e narrativas principais do jogo.

Apesar disso tudo, Sakurai também falou sobre o lado humano da criação de jogos. Ele afirma que o uso de IA não deve impedir que talentos como ele surjam na indústria.

“O que importa é a individualidade de cada pessoa e como ela vai desenvolvê-la. Ninguém vai seguir exatamente os mesmos trilhos que eu, mas com certeza surgirão pessoas que se destacarão em outras direções”.
Masahiro Sakurai, ao ITmedia Business Online

Já nomes como Shuhey Yoshida, ex-presidente da PlayStation, enxergam na IA uma oportunidade para estúdios menores de nivelar o jogo, utilizando-a para assumir tarefas repetitivas. Contudo, para ele, a IA “é uma ferramenta” e não deve substituir o trabalho criativo humano.

Com informações de Dexerto, MIT Technology Review e Unity
Criador do Super Smash Bros. defende uso de IA no desenvolvimento de games

Criador do Super Smash Bros. defende uso de IA no desenvolvimento de games
Fonte: Tecnoblog

Motorola Edge 50 Fusion de 256 GB tem 48% de desconto no Magalu

Motorola Edge 50 Fusion de 256 GB tem 48% de desconto no Magalu

Motorola Edge 50 Fusion
R$ 1.569,00

R$ 2.999,0048% OFF

Prós

Tela P-OLED com 120 Hz e brilho de 1.600 nits
Câmera principal com OIS e selfies em 4K
Carregamento rápido de 68 W
Certificação IP68 contra água e poeira

Contras

Ausência de expansão via microSD
Armazenamento UFS 2.2 (mais lento que UFS 3.x)

PIX
Cupom

TEL200
R$ 1.569,00  Magazine Luiza

Participe dos canais de ofertas do Achados do TB

WhatsApp
Telegram

O Motorola Edge 50 Fusion de 256 GB está com 48% de desconto no Magazine Luiza. O preço caiu de R$ 2.999 para R$ 1.569, mediante pagamento via Pix com o uso do cupom TEL200. O celular se destaca pela tela pOLED e pelo conjunto fotográfico.

Motorola Edge 50 Fusion tem tela POLED e câmera com Sony OIS

Motorola Edge 50 Fusion (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A tela POLED possui resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 120 Hz e brilho de pico de até 1.600 nits. Isso proporciona uma exibição suave e excelente visibilidade sob luz intensa. A proporção corpo-tela de 91,6% amplia a imersão em vídeos e jogos.

A câmera principal dupla conta com um sensor Sony Lytia LYT-700C de 50 megapixels com estabilização óptica (OIS) e tecnologia Ultra Pixel, mais um sensor híbrido (ultrawide, macro e profundidade) de 13 megapixels com autofoco. A frontal tem 32 MP e grava em 4K, ideal para criadores de conteúdo.

O Snapdragon 6 Gen 1 é um chip octa-core com quatro núcleos Cortex-A78 de 2,2 GHz e quatro Cortex-A55 de 1,8 GHz. A performance medida no AnTuTu é de 580.458 pontos na versão 10. Isso garante fluidez na navegação, execução de apps e jogos intermediários.

A bateria de 5.000 mAh oferece boa autonomia e carregador de 68 W que recarrega 50% da carga em 15 minutos. O Edge 50 Fusion, que sai por apenas R$ 1.569 no Pix com o cupom TEL200, ainda possui proteção IP68 contra água e poeira, som estéreo e NFC.
Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.Motorola Edge 50 Fusion de 256 GB tem 48% de desconto no Magalu

Motorola Edge 50 Fusion de 256 GB tem 48% de desconto no Magalu
Fonte: Tecnoblog

Nvidia e Foxconn querem usar robôs humanoides em nova fábrica

Nvidia e Foxconn querem usar robôs humanoides em nova fábrica

Os testes com robôs humanoides já estão em andamento (imagem: divulgação/Nvidia)

Resumo

Nvidia e Foxconn negociam o uso de robôs humanoides em uma nova fábrica em Houston, nos EUA, para produzir servidores de IA.

Testes com robôs da UBTech e modelos próprios da Foxconn já estão em andamento, mas detalhes ainda não foram revelados.

Segundo a Reuters, os robôs humanoides estão sendo treinados para tarefas de montagem.

A Nvidia e a Foxconn estão em negociações para empregar robôs humanoides na linha de produção de uma nova fábrica em Houston, nos Estados Unidos. A unidade será responsável por montar os servidores de inteligência artificial GB300 da Nvidia, e tem início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2026.

De acordo com a Reuters, os testes com robôs já estão em andamento. A Foxconn, que é uma das maiores fabricantes de eletrônicos no mundo, desenvolve suas próprias soluções com apoio da Nvidia e também já experimentou modelos fabricados pela chinesa UBTech. Ainda não se sabe qual modelo será adotado na fábrica americana, nem quantas unidades serão utilizadas no início da operação.

Mas, caso se confirme, esta será a primeira vez que um produto da empresa será fabricado com o apoio direto desse tipo de robô, além de marcar a estreia da Foxconn no uso de humanoides em uma linha de montagem.

Como os robôs devem funcionar?

Embora os detalhes sobre as tarefas exatas ainda não tenham sido revelados, a Foxconn já apresentou exemplos de uso de robôs humanoides em treinamentos realizados anteriormente.

Segundo informações da empresa, divulgadas em maio, esses robôs são treinados para executar funções como pegar e posicionar peças, conectar cabos e realizar etapas de montagem.

A nova instalação da Foxconn em Houston foi considerada ideal para receber esse tipo de automação por ser um espaço mais amplo e moderno da empresa, diferente das outras fábricas.

A expectativa é que os robôs comecem a operar junto com o início da produção dos servidores de IA da Nvidia, que serão construídos nas novas unidades da companhia em parceria com a Wistron, outra fabricante de eletrônicos, em Dallas.

Robôs devem começar a operar no primeiro trimestre de 2026 (imagem: reprodução)

Humanoides ganham espaço nas linhas de montagem

A adoção de robôs com aparência e capacidades humanas é uma aposta na indústria. Em março, Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que o uso amplo de robôs humanoides em ambientes industriais pode se tornar realidade em menos de cinco anos. A empresa, além de utilizar essa tecnologia, fornece plataformas de hardware e software que servem de base para o desenvolvimento da tecnologia por outras fabricantes.

Durante um evento recente em Taipei, o executivo Leo Guo, da Foxconn Industrial Internet — divisão do grupo especializada em servidores de IA —, afirmou que a empresa pretende apresentar dois modelos próprios de robôs humanoides ainda este ano. Um deles terá pernas e será mais caro; o outro será baseado em uma plataforma com rodas (do tipo AMR), o que reduziria os custos de produção.

A Foxconn e a Nvidia preferiram não comentar oficialmente sobre o projeto à Reuters, mas a movimentação reforça a tendência de automação avançada no setor de tecnologia. Montadoras como Tesla, BMW e Mercedes-Benz já experimentam humanoides em suas linhas de produção, e o governo da China também tem apostado fortemente nesse tipo de solução.

Caso o projeto em Houston avance conforme o planejado, ele poderá servir como modelo para a implementação desses robôs em outras fábricas ao redor do mundo, e pode alterar o perfil da força de trabalho na indústria.

Com informações da Reuters
Nvidia e Foxconn querem usar robôs humanoides em nova fábrica

Nvidia e Foxconn querem usar robôs humanoides em nova fábrica
Fonte: Tecnoblog

Momento histórico: Bill Gates e Linus Torvalds se encontram pela 1ª vez

Momento histórico: Bill Gates e Linus Torvalds se encontram pela 1ª vez

Bill Gates e Linus Torvalds (foto: LinkedIn/Mark Russinovich)

Em tempos de inteligência artificial generativa, a imagem que abre esse texto poderia ser falsa. Mas não é. Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Linus Torvalds, criador do Linux, se encontraram pela primeira vez após décadas de rivalidade.

Não que um fosse inimigo declarado do outro. Mas, ideologicamente, ambos sempre ocuparam posições opostas. Enquanto o Windows é mantido como parte de um ecossistema comercial e fechado, o Linux segue um modelo de código aberto para uso livre por qualquer organização ou indivíduo.

Não está claro se Bill Gates e Linus Torvalds trataram dessa rivalidade. A postura amigável de ambos na foto sugere que não.

O encontro entre os dois foi intermediado por Mark Russinovich, executivo do alto escalão da Microsoft, e contou com a presença de Dave Cutler, conhecido por ser o principal desenvolvedor do Windows NT.

Na postagem no LinkedIn em que divulga a foto do icônico encontro, Russinovich declarou:

Eu tive a emoção da minha vida, oferecendo um jantar a Bill Gates, Linus Torvalds e David Cutler. Linus nunca conheceu Bill, e Dave nunca conheceu Linus. Nenhuma decisão importante sobre o kernel [Linux] foi tomada, mas talvez no próximo jantar.

Mark Russinovich, Bill Gates, Linus Torvalds e David Cutler (foto: LinkedIn/Mark Russinovich)

Por que o encontro de Gates e Torvalds é tão marcante?

Por causa de seu trabalho com o Linux, Linus Torvalds chegou a ser considerado um “novo Bill Gates” ou um “novo Steve Jobs”. Mas ele nunca quis formar uma megacorporação.

Em mais de uma ocasião, Torvalds explicou que criou o Linux para atender a uma necessidade própria. O projeto poderia ajudar outras pessoas, por isso, o Linux passou a ser mantido por uma comunidade da qual Torvalds é líder até hoje.

Embora Gates nunca tenha morrido de amores pelo Linux, o período em que a Microsoft atacou o projeto correspondeu à fase em que Steve Ballmer esteve à frente da companhia (entre 1998 e 2014). Mas tudo indica que Gates nunca teve problemas com Torvalds, razão pela qual é um tanto surpreendente que ambos nunca tivessem se encontrado.

Se já houve oportunidade de encontro, talvez ela tenha sido recusada, mas por Linus Torvalds. Ele já fez algumas provocações contra a Microsoft. Uma das frases atribuídas a Torvalds é: “a Microsoft não é má, eles apenas fazem sistemas operacionais realmente ruins”.

Mas o tempo passa. Hoje, a Microsoft já não abomina o Linux como antes (o Windows Subsystem for Linux é um exemplo notável dessa mudança de postura) e Torvalds já não é tão crítico com relação à companhia. Diante disso, não dá para negar que Russinovich foi perspicaz em fazer esse encontro ocorrer.
Momento histórico: Bill Gates e Linus Torvalds se encontram pela 1ª vez

Momento histórico: Bill Gates e Linus Torvalds se encontram pela 1ª vez
Fonte: Tecnoblog

Galaxy Watch 8, Watch 8 Classic e Watch Ultra 2 vazam em novas imagens com corpo quadrado

Galaxy Watch 8, Watch 8 Classic e Watch Ultra 2 vazam em novas imagens com corpo quadrado


Atualização (23/06/25): WM
A Samsung deve realizar seu próximo evento Galaxy Unpacked no dia 9 de julho e, além dos dobráveis Galaxy Z Flip 7, Galaxy Z Flip 7 FE e Galaxy Z Fold 7, devemos ter também a chegada de uma nova geração para os smartwatches da marca.

Depois de soltar uma prévia com imagens dos Galaxy Watch 8, Galaxy Watch 8 Classic e Galaxy Watch Ultra (2025) — que também pode ser chamado de Galaxy Watch Ultra 2 —, eis que o informante Evan Blass agora divulgou ainda mais detalhes do visual dos novos relógios da sul-coreana, incluindo novas opções de cores para os dois primeiros e renders em todos os ângulos dos três aparelhos.Clique aqui para ler mais

Galaxy Watch 8, Watch 8 Classic e Watch Ultra 2 vazam em novas imagens com corpo quadrado
Fonte: Tudocelular

Preços do Galaxy AI podem ser anunciados em breve pela Samsung

Preços do Galaxy AI podem ser anunciados em breve pela Samsung


Atualização (23/06/2025) – YB
Essa é uma situação confusa, pois anteriormente, era dito que a Samsung não traria cobrança para seus recursos de IA e que eles se manteriam gratuitos. No entanto, agora temos o mais recente rumor que diz o contrário.

Como a empresa deixou em aberto ao afirmar que o Galaxy AI seria gratuito somente até 2025, é bem provável que alguns recursos mais avançados, como geração de vídeo com IA, sejam os únicos a serem pagos dentro de algum plano específico da empresa. Esse movimento não seria diferente de outras empresas do mercado, como a Honor.O Samsung Galaxy S25 está disponível na Mercadolivre por R$ 4.634. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 45 ofertas clique aqui. (atualizado em 23 de June de 2025, às 10:10)Clique aqui para ler mais

Preços do Galaxy AI podem ser anunciados em breve pela Samsung
Fonte: Tudocelular

Tronsmart Fiitune X30: design elegante e som de alta resolução por preço acessível

Tronsmart Fiitune X30: design elegante e som de alta resolução por preço acessível

PubliConhecida por entregar as melhores caixas de som portáteis do mercado, a Tronsmart anunciou nesta segunda-feira a sua mais nova aposta no segmento: a Fiitune X30.

Esse dispositivo tem design minimalista e elegante, além de som espacial pensado para áudio de alta fidelidade em qualquer ambiente da sua casa.Clique aqui para ler mais

Tronsmart Fiitune X30: design elegante e som de alta resolução por preço acessível
Fonte: Tudocelular

Telefone do Google recebe novo design com Material 3 Expressive em versão beta

Telefone do Google recebe novo design com Material 3 Expressive em versão beta

Levando a sua nova proposta de design adiante, o Google acaba de introduzir o Material 3 Expressive ao seu aplicativo oficial de chamadas, Google Telefone. A versão beta do app traz novos elementos visuais, uma forma repaginada de atender chamadas e uma tela diferente para possíveis ligações de spam.

Disponível na versão beta (versão 180.0.771769344-publicbeta) do aplicativo de chamadas oficial do Google Pixel e de outros smartphones Android que não tiveram suas próprias soluções implementadas, a repaginação afeta praticamente todo o visual atual do aplicativo, demonstrando a influência direta da nova versão do Material. Confira algumas capturas:Como podemos ver na imagem acima, talvez o único elemento que não tenha sofrido alterações até o momento seja o teclado número. A aba de “Recentes” ganhou novos blocos com referências como “Hoje” e “Menos recentes”, com leves diferenciações nas tonalidades de acordo com a cor escolhida pelo usuário.Clique aqui para ler mais

Telefone do Google recebe novo design com Material 3 Expressive em versão beta
Fonte: Tudocelular