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Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?

Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?

Eae, tudo bele?
Vamos falar sobre faculdade de Web Design?
Muitas pessoas, quando desejam iniciar uma carreira de Web Designer, começam a procurar por faculdade de Web Design. E nós aqui do Chief of Design recebemos várias questões a respeito disso.
Devido a essa demanda eu que eu decidi fazer um vídeo exclusivo sobre o assunto. O vídeo está logo ao final do artigo. Você pode conferir clicando aqui.
Mas antes de falar sobre faculdade de Web Design, vamos entender o contexto por trás. Tudo bem? Então vamos nessa!!
O que é Web Design e o que faz o o profissional Web Designer?
Web design é um fragmento do Design que deriva do Design Gráfico. A área é formada por profissionais que executam a criação, o desenvolvimento e a manutenção da interface web, como de sites, blogs e aplicativos.
Apesar da finalidade mor de um Web Designer ser a criação de interfaces Web, ele também está apto a realizar outros tipos de trabalhos como criação de artes paras redes sociais, tratamento de imagens, publicidade para Web e social advertising.
O profissional Web Designer precisa ter conhecimentos necessários para utilizar programas específicos da área para criação como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe XD, Sketch, entre outros que podem ser solicitados dependendo do Job. Além disso, também é necessário conhecimentos em linguagens Web como HTML e CSS, no mínimo. Por consequência também é necessário saber manusear softwares de edição de código como Sublime Text e Brackets.
Com tais conhecimentos o Web Designer estará apto para trabalhar tanto na criação de toda parte gráfica de interfaces web, e de outras peças aqui citadas, como na no desenvolvimento de linguagens de front-end.
Como é a área de Web Design?
A área de Web Design é bem nova. A sua história começa a partir de meados da década de 1990. Ao longo do tempo ela vem evoluindo e se transformando de acordo com o avanço das tecnologias e das novas necessidades.
No começo os trabalhos de Web Design eram executados, na grande maioria das vezes, de forma amadora principalmente por programadores que estavam começando a trabalhar com desenvolvimento Web. Com o passar do tempo, as áreas de desenvolvimento e design para web foram se consolidando como coisas separadas dentro do contexto de um desenvolvimento web.
Com isso, o design para web começou a ser executado por Designers, normalmente oriundos do design gráfico.
No mercado de trabalho, o profissional de Web Design pode atuar em empresas de diversos segmentos, desde de empresas de tecnologias até empresas de ramos distintos a web, tecnologia e design, mas que necessitam de criação e manutenção de sites e também da criação de artes para a web de uma forma geral.

Os tipos de empresas também é bastante variado podendo atuar em públicas e privadas, agências de publicidade, startups, entre outros. 
O Web Designer também pode atuar  como empreendedor individual, realizando trabalhos sob demanda, ou seja, sendo freelancer. E, claro, também pode abrir a sua própria empresa para atuar nesse segmento.
A área de web design é multidisciplinar que exige muito mais do que apenas conhecimentos técnicos e tecnológicos. Estude sempre e não se prenda apenas a questões técnicas da área. Você precisa também entender de gente, e de como as pessoas utilizam os serviços, produtos e tecnologias.
Cursos de Web Design?
Apesar de não ser obrigatório ter um curso de Web Design para atuar na área, existem algumas possibilidades para quem deseja se atualizar e aprender Web Design, como por exemplo:

Cursos Onlines
Cursos livres presenciais
Cursos técnicos

Cada tipo tem pontos fortes e fracos. Caso esteja decido a fazer um curso, o ideal é analisar o seu perfil e o investimento necessário para realizar o curso.
Também é preciso ficar atento ao conteúdo do curso. A matriz curricular pode variar bastante entre os cursos de Web Design. Caso queira saber mais, eu tenho um outro conteúdo sobre esse assunto aqui no Chief of Design.
No caso de curso online, sempre indico o nosso curso de Web Design: o Web Designer PRO (clique aqui para saber mais).
O curso é 100% online. Os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, sendo que você pode assistir as aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. O acesso é ilimitado, você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário.
Já são mais de 100 vídeo aulas na plataforma divididas em módulos. A grande maioria do conteúdo está disponível em vídeos e contempla aulas teóricas e práticas com exercícios e exposições de temas sobre web design e outros relacionados. São também disponibilizados materiais extras para download que complementam as vídeo-aulas.
Como complemento das aulas oferecemos tarefas específicas para que observar o processo de seu desenvolvimento criativo.
Também disponibilizamos na plataforma um campo para você expor suas dúvidas.
Então se quiser saber mais sobre o curso, é só acessar http://www.webdesignercursos.com.br/
E talvez você esteja se perguntando: Mas e a faculdade de Web Design?
Calma! Tenha calma, Galucho
Falarei agora sobre essa questão no tópico a seguir.
Faculdade de Web Design: como funciona?
Infelizmente eu preciso te falar que não existe faculdade de Web Design. Sim, é isso mesmo! Não tem faculdade de Web design.
Você pode procurar no Google pelo termo Web Designer faculdade, faculdade de Web Designer…Enfim… Você não encontrará nenhum curso de bacharelado e nem tecnólogo com esse título.
E um ponto importante para lembrar, é que você não precisa de faculdade para ser um Web Designer. Logicamente, qualquer curso superior pode ajudar sim na sua carreira, mas no caso dessa área não é pré-requisito inquestionável.
Portanto você pode trabalhar na área mesmo que não exista uma faculdade de Web Design. O que você fizer de trabalhos na área e as provas que você tem competência para atuar com web design, ao longo da sua carreira, serão mais importante do que qualquer título.
Apesar de não ter, até o momento que estou escrevendo este artigo, faculdade de Web Design, você pode, caso ache necessário, fazer uma faculdade similar para ter uma graduação.
A opção que mais se aproxima é a faculdade de Design Digital. Infelizmente esse tipo de curso não tem disponível em todo o brasil. Aqui em São Paulo, onde moro, existem algumas universidades que oferecem esse curso, mas em outras regiões pode não ter.
Então outra opção que você tem é fazer um facul de Design Gráfico. Como citado aqui neste artigo, o Web Design deriva do Design Gráfico, logo os fundamentos e conhecimentos que aprenderá no curso de DG, serão aproveitados no Web Design.
Você também pode tentar fazer outros cursos que tem a haver com Design e Comunicação Visual como Publicidade e Propaganda ou até mesmo cursos mais voltados para tecnologia como Sistema da Informação e depois se especializar em Web Design.
Mas eu não indicaria essas opções, ao menos que não reste mais nenhuma outra. Se puder opte por Design Digital ou Design Gráfico, pois são cursos que se aproximam e tem mais matérias em comum com Web Design.
Abaixo deixo o vídeo onde falo sobre faculdade de Web Design com mais detalhes. Confira!!!
Faculdade de Web Design – Vídeo

Então é isso, Galucho!
Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?
Caso tenha mais dúvidas eu vou deixar abaixo alguns links com mais conteúdos esclarecedores sobre a área de Web Design:

Web Designer – Essa é a profissão certa para você?


https://www.chiefofdesign.com.br/web-design-e-desenvolvimento-web-50-perguntas-e-respostas/
https://www.chiefofdesign.com.br/o-que-um-web-designer-faz/

Vale a pena ser Web Designer?

10# excelentes razões para você se tornar um Web Designer!


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Forte abraço.
Até mais.
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Faculdade de Web Design – Onde fazer? Como funciona?
Fonte: Chef of Design

Avctoris é confiável?

Avctoris é confiável?

Eae, tudo bele?
Você já ouviu falar sobre a Avctoris – Direitos autorais? Será que a Avctoris é confiável?
Se você precisa garantir o seu direito autoral de designer sobre um projeto, é essencial que conheça a Avctoris.
Já falei sobre esse ótimo serviço da Avctoris, em um outro artigo onde falo sobre como registrar uma marca.
A seguir você vai entender do que se trata a Avctoris e porquê esse serviço é necessário para qualquer criativo, principalmente você designer. Com ele você não apenas protege o seu direito, mas também mostra para o cliente o seu profissionalismo e que ele não está lindando com um “sobrinho” da vida.
E já posso te garantir que é algo com o custo benefício muito bom e um preço mega acessível. Diferente de um registro de marca feito no INPI que além de ser caro é tedioso, burocrático e complicado de se fazer.
Vamos conhecer a Avctoris? Será que a Avctoris é confiável?
O que é a Avctoris?
A Avctoris (lê-se “auktóris”) é uma startup focada na proteção de direitos autorais e gestão desses direitos.Através do registro feito pela Avctoris, você garante a proteção de suas obras gerando uma prova de anterioridade reconhecida e válida em 173 países.
O sistema da Avctoris é confiável,baseado em tratados internacionais e tecnologias reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, tornando assim o registro uma prova sólida e indiscutível! Com o registro em mãos, você terá uma prova digital para garantir o seu direito autoral, se protegendo de clientes “espertinhos” ou má intencionados.
A Avctoris é confiável porque o registro é totalmente digital e auditável. Por isso é muito mais CONFIÁVEL do que os métodos tradicionais, como em papel.
Todo esse processo além de atender os padrões nacionais, também atende estritamente às exigências internacionais de copyright (Convenção de Berna). Com parceria estratégica com a RPost, companhia global que detém a patente de E-Mail Registrado, ela consegue oferecer uma garantia de autenticidade e integridade para conteúdos registrados via web. É uma prova digital que você tem em mãos por um custo extremamente acessível.

Veja só os benefícios do registro feito na Avctoris:

Prova auditável, não necessita perícia para validar o conteúdo;
Você não precisa de um processo judicial para ter acesso ao seu original;
Prova de data/hora através de carimbo do tempo internacional;
Totalmente seguro (impossível de falsificar);
E-Mail Registrado (o mesmo usado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e pela Casa Branca);
Válido em 173 países;
Sem burocracia;
Formulário ultra simplificado;
É o único que protege os direitos morais e patrimoniais com clareza;
Nosso CERTIFICADO é autossuficiente;
Baixíssimo custo (R$ 19,97 por registro).

O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de leis criadas voltado à criação artística, musical, literária, científica, logotipos, layouts, etc; com o objetivo de proteger tais obras, bem como o direito de exclusividade do autor se beneficiar de direitos morais e econômicos da obra ou de cede-los para a exploração de terceiros.
O Direito Autoral no Brasil está presente desde a constituição de 1891 e existem vários tipos de direitos relacionados à exploração das obras, sejam pelo autor ou por terceiros.
E talvez você esteja pensando: “Mas eu tenho o arquivo original. Tenho e-mails guardados, conversa de whatsapp entre outras coisas. Isso já basta”.
Sim, tais documentos podem ajudar na comprovação do seu direito autoral, porém não são suficientes. Eles podem ser contestados perdendo qualquer base legal que possam ter em um processo. Já o registro feito pela Avctoris te garante um documento auditável e reconhecido internacionalmente, inclusive claro, aqui no Brasil.
Por fim, também é importante salientar que direito autoral é diferente de registro de marca. O direito autoral deve ser feito por você que criou a arte, já o registro de marca pode ser feito ou não pelo cliente.
O direito autoral é algo inerente ao autor, já o registro de marca é uma licença perante o governo para quem ninguém utilize comercialmente a mesma ideia que a sua. Se quiser saber mais sobre registro de marca, clique aqui e confira esse outro artigo.
Quanto custa o registro da Avctoris?
Por incrível que pareça o registro é muitoooo barato.
Sim, estou dizendo que você garante o seu direito autoral, protegendo o seu direito por apenas R$19,90.

O custo benefício vale muito a pena. Eu aposto que você gasta muito mais com fast-food, né Galucho? Então porquê não investir tal valor para garantir o seu direito autoral?
Com um valor inferior ao de uma pizza você pode evitar perdas maiores e dores de cabeças no futuro. Infelizmente não dá para confiar que o cliente não usará a sua arte de forma indevida.
Pense comigo: vale muito mais a pena investir um valor baixo e ter uma prova que foi você que criou a arte, se protegendo e garantindo os seus direitos, do que fazer uma economia burra e poder ter problemas no futuro.
A Avctoris é confiável?
Sim, a Avctoris é muito confiável.
Os direitos autorais do Chief of Design e da Designimador foram registrados pelo sistema. Por isso posso assegurar que o sistema e a empresa Avctoris é confiável.
Além disso o sistema da Avctoris é muito simples e fácil de utilizar e o mais importante: muito seguro.
Todo o processo é online e utiliza um sistema de pagamento muito conhecido e renomado que é a Eduzz.
Como garantir meu direito autoral usando a Avctoris?
Para garantir o seu direito autoral, basta acessar este link (CLIQUE AQUI)
Depois descer a tela e clicar no botão “registre agora”.

A seguir basta clicar no botão “Li, compreendo e aceito os termos acima descritos”.

E continuar o cadastro de forma simples e fácil até finalizar o pedido.
Assim você terá acesse a um certificado de direito autoral válido em 173 países em menos de 24 horas e por apenas R$19,90.

Conclusão
A Avctoris é confiável, assim como o seu registro. Fazer o registro de direito autoral é importante para qualquer criativo. E esse registro você pode fazer antes mesmo do cliente aprovar o projeto, como uma forma de garantir os seus direitos.
E é muito comum vermos, principalmente nas redes sociais, alguns designers reclamando dos sobrinhos (ou amadores da área). Eles reclamam da falta de profissionalismo, do trabalho de qualidade questionável, da concorrência desleal com preços muito baixos, entre outras tantas queixas. Mas será os designers realmente se comportam como profissionais? Será que eles valorizam o seu trabalho? Será que eles zelam pela qualidade da entrega?

Para ser sincero a maioria que reclama dos sobrinhos tem atitudes parecidas ou simplesmente fazem as mesmas coisas das quais reclamam. Um profissional Designer deve começar a mudar a sua atitude perante o mercado mostrando profissionalismo mesmo antes de entregar os seus projetos, sejam ele logotipos, ilustrações, mascotes, embalagens padrões de superfícies, rótulos, personagens,anúncios, folders, etc. E para isso temos o registro da Avctoris que não só garante o seu direito, mas mostra que para o cliente que você é um profissional que valoriza e leva a sério o seu trabalho.
Infelizmente nós que trabalhamos como Design e Arte, conhecemos vários casos de apropriação indevida, de plágio entre outros problemas. Garantir o seu direito autoral com o registro na Avctoris que te proporciona uma prova de anterioridade, é muito importante para evitar dores de cabeças ou até mesmo para ir atrás dos seus direitos municiado de uma prova que vale em mais de 173 países.
Então, não perca tempo e garanta a sua proteção. Acesse o site da Avctoris por este link e registre o seu projeto de design.
Forte Abraço.
Até mais.
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Avctoris é confiável?
Fonte: Chef of Design

Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?

Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?

Eae, tudo bele?
Com certeza uma das principais dúvidas que pairam sobre a cabeça de um designer é: como um designer faz para registrar uma marca? E como senão bastasse essa dúvida ainda surge uma outra que é: como garantir meus direitos autorais de designer diante de um projeto??
Isso porque você designer pode registrar uma marca de um cliente, por exemplo, mas mesmo assim não garantir os seus direitos autorais diante do projeto. O registro de marca garantirá o lado do cliente, mas e o seu lado?
Então, para tirar dúvidas sobre esse assunto, veremos a seguir como você pode fazer as duas coisas: registar marca do seu cliente e garantir os seus direitos intelectuais do projeto.
E você verá como garantir o seu direito de designer sobre arte, em poucos minutos e investindo somente R$19,90 através do sistema internacional de registro de direitos autorais da Avctoris.

A seguir vamos entender quais procedimentos você pode tomar para evitar problemas no futuro, tanto no registro da marca quanto no direito autoral. Vamos nessa?
Por que o Designer de registrar uma marca?
Registrar uma marca não é luxo e sim uma necessidade.
Fazer o registro de marca é proteger a identidade da sua empresa, ou a do seu cliente, de pessoas e empresas de má fé, de concorrentes que possam querer utilizar a sua ideia e de novas empresas que por ventura possam ter e utilizar, por vezes sem conhecimento da existência da sua empresa, a mesma ideia.
Isso porque se a sua marca não estiver registrada e regularizada dentro da legislação vigente, outras pessoas ou empresas poderão registrar a sua marca ou os elementos que compõem a identidade da sua marca como, por exemplo: símbolos, logos, slogans, nomes, cores, mascotes e até jingles.
E não importa se você já utiliza tais elementos na comunicação da sua empresa há anos. Até você correr atrás e tentar provar, através de processos na justiça, você já terá perdido tempo, dinheiro e sem a certeza de que terá ganho de causa.
Sem falar que tal atitude pode prejudicar a relação com seu público ou cliente. No primeiro caso, pode confundi-los, pois outra empresa estará utilizando os elementos que eles estão acostumados. E já pensou se eles utilizam o serviço do concorrente e gostam?
E em segundo, passará no mínimo uma imagem de desleixo por sua parte. Afinal, se você não cuida nem da sua marca, imagina do seu cliente. Não é mesmo?
Apenas por não registrar uma marca você designer pode perder credibilidade, alcance, público e dinheiro.
Por tudo isso, e outros prejuízos incontáveis, que não registrar uma marca design pode lhe dar muita dor de cabeça no futuro.
Quem deve fazer o registro de marca?
Se você for designer ou criativo que criou a marca para um cliente, o registro deve ser feito por ele. Você pode orientá-lo, mas ele que deve arcar com os custos.
Portanto, você Designer, é responsável por criar o logotipo, a identidade visual, por desenvolver um manual de marca, entre outras tarefas. O registro é com seu cliente, claro que sempre possível com o seu auxílio por perto.
Mas o seu dever, como profissional astuto que és, Galucho, é com o direito autoral (que falaremos a seguir). Esse sim você deve registrar logo que o projeto ganhe forma. E para isso você pode utilizar o serviço da Avctoris.
Como registrar uma marca design?
No Brasil, para registrar uma marca você deve utilizar o serviço do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse registro protege que protege a sua identidade visual e o fonema de da marca dentro do seu segmento de atuação, ou seja, nenhuma outra empresa do mesmo segmento poderá fazer uso dos elementos que compõem a sua marca.
Como funciona o INPI
Empresas e pessoas (pessoa jurídica ou física) podem solicitar o registro de uma marca no INPI.
O registro é válido somente no Brasil e tem a duração de 10 anos a partir da data de registro, sendo renovável por mais períodos de 10 anos, com custos para renovar.
Como fazer o registro de marca?

Primeiro você deve se cadastrar no site do INPI, realizar uma pesquisa para verificar se já existe uma marca registrada com nome que você deseja.
Após a checagem sobre outras marcas, você deve saber qual tipo de classificação de marca, segundo os parâmetros do INPI, a sua identidade pertence. Se é uma Marca Nominativa, Marca Figurativa, Marca Mista, etc. Você pode saber mais sobre os tipos de marca neste link.
Você precisa saber qual a natureza da sua marca e se ela se encaixa: marca de produto, de serviço, marca coletiva ou de certificação. E não somente o segmento, mas você deve saber também qual o segmento de mercado da sua marca, pois você precisará escolher uma classe para ela (marca de produto do segmento de roupas, por exemplo).Você ver mais sobre aqui neste link

Após checar todas essas informações, você deverá preencher um formulário de cadastro. E como citei, você designer pode registrar uma marca tanto como pessoa física quanto como pessoa física.
Feito o cadastro você usará essa conta criada para acessar o sistema do INPI durante todo o processo. Você pode ter apenas uma conta por CNPJ ou CPF.
Após o cadastro você poderá emitir uma GRU (guia de recolhimento da união) correspondente ao serviço de registro de marca.
Todas aquelas informações citadas no passo anterior, você utilizará aqui.
Os valores podem variar dependendo do tipo de titular da conta, sendo que o INPI oferece desconto para empresas do tipo ME, MEI, EPP, Cooperativas, Associações sem fins lucrativos, Instituições de pesquisa e ensino e também para pessoa física.
Para pessoa física, por exemplo, fica na média de R$150. O valor também pode mudar se o recolhimento seja presencialmente. A seguir veja um infográfico feito pelo próprio INPI.

AGORA ATENÇÃO!!!
Você deve guardar o número do documento, que fica localizado no próprio boleto. É com esse número que você dará prosseguimento ao registro.
Após pagar a GRU, você deve voltar ao site do INPI e escolher a opção e-marcas. Após logar com seu login e senha (feito no passo anterior), você utilizará o número do documento da GRU para continuar.
Feito isso você terá acesso a um formulário de registro de marca. Lá você terminará de preencher os dados dependendo do tipo da marca, como por exemplo, subindo a imagem da marca, de acordo com o padrão solicitado no site, e também escolhendo uma classe para ela.
Concluída toda essa operação, você poderá conferir o pedido antes de protocolar o envio. Se estiver tudo certo, você confirma o envio e o sistema gerará uma tela para você baixar o comprovante em PDF, onde constatará o número do processo para acompanhamento.
A sua marca passará por um processo da validação e caso ela seja aprova você deverá pagar outra taxa referente ao decenio que tem um preço na média entre R$200 à R$400.
Deixarei um vídeo abaixo onde explica sobre todo esse processo.

Quanto tempo demora para registrar uma marca design?
Um processo de registro de marca pode demorar mais de 2 anos até ser analisado pelo INPI. Com certeza mais de 1 ano e meio dura, pode apostar.
Concluída a análise o Instituto pode deferir ou indeferir o processo. Caso seja deferido, ou seja, aprovado,  o titular do registro tem até 60 dias para pagar as taxas e realizar todos os transmitis para que marca  enfim seja registrada pelos próximos 10 anos.
Caso o titular não realize os pagamentos para concessão o processo é arquivado por falta de pagamento. Nesse caso a marca não é registrada e ficará disponível novamente para qualquer pessoa.
É muito importante ficar atento ao site do INPI para não perder o prazo. O resultado do processo sai na revista eletrônica do INPI e você recebe um e-mail avisando sobre, porém esse e-mail sempre cai no spam ou lixeira, quando não, nem chega.
Recomendo verificar o processo do registro da marca  no site do INPI em tempos em tempos para não perder o prazo.
Preciso contratar uma empresa para registrar uma marca no INPI? (CUIDADO COM A FRAUDE)
Não precisa. Mas parecem que fazem de tudo para você contratar.
É chato e até certo ponto difícil registrar uma marca no Brasil. Parece que dificultam justamente para termos que pagar R$1000, R$2000, R$3000, R$4000, R$5000 aos escritórios especializados. Um absurdo em pleno século XXI termos tanta dificuldade para registrar uma marca.
E fique esperto sobre boletos que chegam na sua casa. Algumas empresas do ramo ao identificarem no sistema do INPI que você registrou o pedido de marca, emitem um boleto e enviam para você como se fosse o INPI. Isso é realmente um absurdo, pois alguém desatento acaba pagando o boleto pensando que é do INPI.
O INPI não envia boletos para você.
Claro que se você quiser, pode contratar uma empresa especializada, mas não é requisito para registrar uma marca design.
Fique também atento ao seu e-mail, pois o golpe pode vir também por ele. INPI até envia e-mail, mas somente quando a marca foi liberada para o pagamento do deceino.
A seguir vou falar sobre uma medida que você designer, freelancer e criativo deve tomar independente do registro da marca no INPI. Garanta o seu direito autoral.
O que é direito autoral?
Direito autoral é um conjunto de leis criadas voltado à criação artística, musical, literária, científica, logotipos, layouts, etc; com o objetivo de proteger tais obras, bem como o direito de exclusividade do autor se beneficiar de direitos morais e econômicos da obra ou de cede-los para a exploração de terceiros.
O Direito Autoral no Brasil está presente desde a constituição de 1891 e existem vários tipos de direitos relacionados à exploração das obras, sejam pelo autor ou por terceiros.
Qual a diferença entre registro de direito autoral e registro de marca?
O direito autoral é algo inerente ao autor, já o registro de marca é uma licença perante o governo para quem ninguém utilize comercialmente a mesma ideia que a sua. Sobre isso deixarei um vídeo sobre o Dono da Avctoris. Nele ele esclarece essas dúvidas.

Por que garantir o meu direito autoral de designer?
É muito importante que você registre o direito autoral de designer em uma marca. Independente do registro no INPI, esse registro garante para você que criou a marca o direito sobre a criação.
Apesar de não ser obrigatório, essa é uma atitude que pode lhe livrar de dores de cabeça e de pessoas de má fé.
Existem outros arquivos que podem comprovar o seu direito autoral de designer, mas grande parte deles podem ser contestados perante a lei.
Veja a seguir um trecho tirado do site da Avctoris.
O Direito Autoral (copyright) é declaratório, ou seja, não é necessário ou obrigatório solicitar o registro em lugar algum, os direitos do autor (copyright) nascem junto com a obra, porém, para facilitar o exercício destes direitos o autor (copyright) deverá ter algum tipo de PROVA DE ANTERIORIDADE através da qual ele se declare autor da mesma e que possa servir de prova em caso de disputa futura;
Este tipo de “registro” pode ser solicitado pelo AUTOR visto que naturalmente à ele pertence desde o “nascimento” da obra e só depois ele poderá ser cedido à terceiros, portanto é uma forma legítima do designer/ilustrador/publicitário proteger-se dos “maus clientes”, mas muito além disso, é uma forma de proteger os “bons clientes” pois ele já entrega ao cliente um trabalho com algum nível de proteção, amplo o suficiente para ser considerado um VALOR AGREGADO importante.
A obra protegida pelo Direito Autoral (copyright) é automaticamente válida nos 164 países membros da CONVENÇÃO DE BERNA, que regulamenta internacionalmente o Direito Autoral (copyright), todas as legislações dos países membros do tratado são subordinadas à suas regras gerais;
Um logotipo protegido por Direito Autoral (copyright) não se limita a um segmento, produto ou serviço. O uso não autorizado de um logotipo, mesmo com inscrições diferentes *(nome) é considerado plágio, independente do segmento. Podem ser coisas completamente diferentes como biscoitos e pneus, serviços de turismo e restaurantes, tanto faz, o uso sem autorização é sempre plágio.
O Direito Autoral divide-se em 2: Direitos Morais, que são sempre do Autor (pessoa física, exclusivamente) e referem-se à paternidade (ou maternidade) da obra, direito de incluí-la em seu portfólio, de ser citado e reconhecido como autor, etc… e Direitos Patrimoniais, que são os relacionados ao direito de uso, execução pública, transações financeiras, etc… Estes são do Titular, que pode ser o Autor ou podem ser cedidos temporariamente (licença) ou definitivamente (transferência) a terceiros, inclusive pessoas jurídicas.
Quando da proteção de um logotipo podem ser incluídas todas as suas apresentações, variações e até slogans/assinaturas.
Quanto custa para registar o meu Direito Autoral? Quanto tempo demora par registrar?
Diferente do registro de marca no INPI, o de direito autoral você só paga R$ 19,97. Só isso! E apenas uma vez na vida.
Em normalmente em menos de 24 horas o seu direito autoral estará protegido em 173 países,pois o sistema é baseado em tratados internacionais. E as tecnologias utilizadas são reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, formando prova sólida e indiscutível!
Como registrar o meu Direito Autoral?
Para garantir o seu direito autoral, basta acessar este link (CLIQUE AQUI)
Depois descer a tela e clicar no botão “registre agora”.

A seguir basta clicar no botão “Li, compreendo e aceito os termos acima descritos”.

E continuar o cadastro de forma simples e fácil até finalizar o pedido.
Assim você terá acesse a um certificado de direito autoral válido em 173 países em menos de 24 horas e por apenas R$19,90.

Conclusão
Independente do registro de marca, a primeira coisa que você deve fazer é garantir o seu direito autoral. A Avctoris é uma empresa segura e que garante isso para você.
O valor do registro é muio barato e vale a pena investir R$19,90 para evitar dores de cabeça. Registre o seu direito autoral antes mesmo do seu cliente registar a marca no INPI. Proteja-se. Clique neste link e registre o direito autoral do seu projeto.
E sobre o INPI a conclusão que tenho é que registar uma marca no Brasil é cansativo e demora, infelizmente. O sistema é ruim e o atendimento é lento. Mas é um mal necessário. Sempre que puder registre a marca.
Se tiver oportunidade, converse com um advogado especializado na área sobre essas questões.
E você já registou uma marca?Já garantiu o seu direito autoral?
Forte abraço.
Até mais.
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Como um Designer faz para registrar uma marca e garantir o seu direito autoral?
Fonte: Chef of Design

Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief

Eae, tudo bele?
Mais uma entrevista da série no canal do Chief no Youtube.
Conversei com o Rainer Petter, que é ilustrador, professor e quadrinista.
Recentemente ele criou o quadrinho “Quem matou o Caixeta?”.
A história polêmica do HQ gerou muito burburinho nas redes sociais. O projeto contou com financiamento coletivo e conseguiu uma versão impressa.
Hoje a edição impressa está a venda na Amazon, neste link: https://amzn.to/2NtTL5w
Nessa entrevista, conversamos sobre como viver de arte no Brasil, plágio, arte, design, freelancer, empreendedorismo, entre outros assuntos.
Vale a pena ver ouvir a história do Rainer, principalmente se você gosta de HQs e quadrinhos. Então clica agora no link abaixo e veja o vídeo!
Entrevista: David Arty e Rainer Petter

Conheça o Artista Rainer Petter
Rainer Petter Ribeiro nasceu em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, em 1988. É ilustrador, professor e quadrinista. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Publicou sua primeira HQ chamada O despertar de Zé Fogueira, em 2015 de forma independente através de financiamento
coletivo pelo site Catarse.me.
Quem matou o Caixeta? é seu segundo livro impresso.
strong>Siga a Rainer Petter:
Facebook:
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Canal no Youtube:
<a href=”https://www.youtube.com/rainerpetter” target=”_blank” rel=”noopener”https://www.youtube.com/rainerpetter
Portfolio:
http://rainerpetter.com.br/
Cursos:

Home


HQ Caixeta na Amazon:: https://amzn.to/2NtTL5w
Gostou do vídeo? Eu gostei
Espero que sim. Que esse bate papo tenha sido útil para você, agregando conhecimento e informação para você seguir a sua trajetória profissional.
Aproveita a oportunidade e deixa o seu comentário abaixo! Você já conhecia o trabalho do Morandini? Deixa aí o seu relato.
Ah…E não esqueça de ajudar o nosso canal curtindo e compartilhando com seus amigos o vídeo.
CLIQUEI AQUI e se inscreva no Canal do Chief e fique por dentro das novidades.
Forte abraço.
Até Mais.
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Rainer Petter – Entrevista🎙Na mesa do Chief
Fonte: Chef of Design

Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%

Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%

Eae, tudo bele?
Hoje trago um review de mais uma obra muito interessante e inspirador. Trago neste artigo uma resenha sobre olivro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel.
Eu não sou ilustrador, mas assim gostei do livro. Acredito que ele é uma ótima pedida para quem trabalha com desenhos. Se eu, que não trabalho ocm isso gostei e achei útil, imagina quem está na labuta todo dia desenhando e batalhando para viver no mercado.
Então a seguir trago uma resenha sobre o livro. Bora?
Livro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel
O livro trata da relação de fontes de luz e as suas características, como ela incide nas figuras e superfícies, criando volumes, transições e figuras apenas com a incidência de luz e sombra.
Apesar de ser um livro voltado para desenhistas, o livro é útil também para designer e arquitetos, pois nos passa como funciona a luminosidade nos objetos.

O sumário do livro é composto por:

A ilusão da luminosidade
Fontes de Luz
Características da luz
Sombra própria
Luz refletida pela superfície
Brilho
Sombra projetada
Construção de sombras
Transparências
A simbologia da luz
Glossário

O livro conta com vários exemplos da aplicação e utilização da luz, apresentando técnicas de desenho para “desenhar a luz, seja com técnicas de hachuras, pontilhismo, guache, nanquim,lápis branco sobre fundo preto, entre outros. São mais de 150 exemplos para apresentar a técnica de desenhar a luz.
Todos sempre mostrando como tornar a luz algo visível, já que a luz só pode ser vista ao entrar em contato com algum objeto e superfície.
E claro que quando falamos sobre luz, está intrínseco também falar sobre sombras. E o livro também aborda isso com capítulo exclusivo sobre.
Vale a pena adquirir o Livro Desenhar a luz?
O livro é muito bem feito, desde a capa, passando pela gramatura e miolo do livro.
Ele não é um livro que te ensina a desenhar e sim livro para você que já desenha entenda a relação de luz, sombra e objeto ou superfície, e como você pode fazer uso de tais relações, passando desde efeitos mais simples até outros mais complexos.
Então se você quer aprender e melhorar as suas técnicas de desenho aplicando a luz, em suas ilustrações, de maneira eficiente, o livro vai te ajudar a melhorar a sua arte final.
Abaixo vou desenhar um review do canal Desenhoonline.
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Caso tenha gostado e tem interesse pelo livro, você pode adquiri-lo com desconto. E eu não sei quando estará lendo este artigo, mas saiba que esse livro é muito procurado e por isso as vezes é difícil encontrá-lo. Então caso tenha interesse aproveita essa nova edição que a editora GG Brasil acabou de lançar.
Para isso basta se cadastrar neste no site da Editora GG Brasil utilizando este link (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DESCONTO)
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Livro Desenhar a Luz – Ganhe um desconto de até 25%
Fonte: Chef of Design

Design Editorial livro – Mídia Impressa e Digital – Ganhe um desconto de até 25%

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Eae, tudo bele?
Hoje trago um review de mais uma obra para você designer estudar e aprender. Trago neste artigo uma resenha sobre olivro Design Editorial de Cath Caldwell e Yolanda Zappaterra.
O assunto do livro é de extrema importância para qualquer designer que trabalha com comunicação visual, seja web designer ou designer gráfico, por exemplo. Isso porquê a diagramação aplicada de forma certa pode ajudar na criação de impressos ao digital, como na criação de sites, imagens para redes sociais, cartazes, cartões de visitas e etc.
A seguir vamos falar sobre o livro. Vamos nessa.
Livro Design Editorial – Jornais e revistas/ Mídia impressa e digital
O livro Design Editorial é muito bom. Ele é didático, simples, fácil de ler e entender e algo muito importante: ele é atual. O livro fala sobre mídia impressa, mas também muito sobre mídia digital. E não só fala como também traz exemplo práticos.
Design Editorial traz informações muito significativas para produção de revistas, jornais e periódicos, sejam elas eletrônicas ou impressas.
Um ponto alto do livro é que ele apresenta de forma simples os fundamentos do design editorial e alguns princípios básicos de design como tipografia, cor e grid, além de apresentar e definir questões como direção de arte e layout.

A obra também propõe exercícios para você aplicar os conceitos apresentados.
E algo que achei muito legal no livro é que ele começa literalmente do começo, falando sobre briefing, explicando como utilizá-lo e a partir disso começar o projeto passando por todas as partes de uma publicação, desde a capa até o conteúdo e contra-capa. Também podemos ver sobre outros pontos de uma publicação como linha-fina, linha de créditos, legendas, entre outros.
O livro Design Editorial na era digital, com certeza trata-se de um guia prático muito útil para aprender sobre composição de páginas impressas ou digitais.
Vale a pena adquirir o Livro Geometria do Design?
Independente se você trabalhará com design editoral ou não, o livro te ajudará. Eu indicaria para qualquer Designer. Ele trata-se sim de guia sobre design editorial, mas acima de tudo trata-se de um livro de design que ensina conceitos básicos fundamentais para qualquer designer.
Mas, apesar de apresentar conceitos básicos, o livro pode ser indicado também para profissionais mais experientes. Ele nos traz visões sobre composições que podem sim te inspirar em seus projetos. Além de ser um livro que pode ser consultado sempre que existir alguma dúvida sobre o assunto.

Se você deseja aprender sobre design editorial, esse livro vai te ensinar sobre , apresentando todos os princípios necessários que você precisa para criar composições gráficas, impressas ou digitais, de forma coesa, harmoniosa e bonita.
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Fonte: Chef of Design

O desafio gera a oportunidade

[:pb]

Quando tudo parece estar errado, aí está um possível cenário para grandes transformações pessoais e profissionais que acarretarão em resultados jamais imaginados.

Quem nunca passou por uma situação que aparentemente não havia saída? Tudo parece se perder, inclusive o chão parece não existir mais. Angústia, medo e bloqueios nos pensamentos e nas ações são inevitáveis. É difícil encarar algumas situações, ter que ouvir ou falar em determinados momentos e manter uma aparência e postura de equilíbrio emocional.

Todas as pessoas passam por situações de mudanças, sejam estas boas ou não tão boas assim. A maneira como cada um reage é o que define como será a trajetória e o destino. O que determina quem somos e o nosso destino não é o que fizeram conosco, mas sim o que nós fazemos daquilo que um dia fizeram conosco.

Alguns pensamentos são os principais sabotadores de nossas ações e às vezes nos tornamos limitados ao acreditar em frases que ouvimos um dia sobre nós mesmos como se fossem verdades absolutas, ou ao direcionar nosso pensamento e energia para pessoas e fatos que não produzirão efeitos positivos e de crescimento para nossa vida.

Dificuldades continuarão aparecendo para todas as pessoas, nos mais diversos aspectos da vida, incluindo o profissional. O importante é enxergar as oportunidades em meio aos desafios – costumo chamar as dificuldades de desafios, pois são esses os períodos que mais nos fazem crescer, amadurecer, olhar por outro ângulo e pensar fora da caixa.

Olhe ao seu redor, olhe também para dentro de você. Quais são suas habilidades? O que você aprendeu até hoje, ao longo da jornada da sua vida? O que mais você pode desenvolver? Onde e como você pode aprender? Você tem buscado esse aprendizado e desenvolvimento? O que você pode ensinar para outras pessoas? O que te impede de ir além, perguntar e fazer acontecer?

Cerque-se de pessoas e pensamentos que te fazem bem, que torcem verdadeiramente pelo seu sucesso pessoal e profissional. Não deixe seus pensamentos limitarem suas ações. Faça! E se não der certo, tente novamente. Não conseguiremos algo diferente fazendo sempre a mesma coisa. Portanto, muitas vezes, mudar é necessário e realizar será um fato.

[:en]

When everything seems to be wrong, there is a possible scenario for major personal and professional changes that will result in results never imagined.

Who has never been through a seemingly hopeless situation? Everything seems to be lost, even the floor seems to no longer exist. Anguish, fear, and blockages in thoughts and actions are inevitable. It is difficult to face some situations, having to listen or speak at certain times and maintain a look and posture of emotional balance.

All people go through situations of change, whether they are good or not so good. The way each one reacts is what defines what the trajectory and destiny will be. What determines who we are and our destiny is not what they did to us, but what we do of what they did to us one day.

Some thoughts are the main saboteurs of our actions and sometimes we become limited by believing in phrases we once heard about ourselves as absolute truths, or by directing our thinking and energy to people and facts that will not produce positive and positive effects. growth for our lives.

Difficulties will continue to appear for all people, in the most diverse aspects of life, including the professional. The important thing is to see the opportunities amid the challenges – I usually call the difficulties of challenges, because these are the periods that most make us grow, mature, look from another angle and think outside the box.

Look around you, look inside you too. What are your skills? What have you learned so far along the journey of your life? What else can you develop? Where and how can you learn? Have you pursued this learning and development? What can you teach others? What stops you from going further, asking and making it happen?

Surround yourself with people and thoughts that do you good, that truly twist your personal and professional success. Do not let your thoughts limit your actions. Do it! And if it does not work, try again. We will not get anything different by always doing the same thing. So often, change is necessary and accomplish will be a fact.

[:]

Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos

Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos

Eae, tudo bele?
O assunto desse artigo é é muito importante. Vamos falar sobre modelo de contrato para designer.
Se você é designer, ou freelancer de qualquer outra área já deve ter procurado por modelo de contrato.
Um contrato de prestação de serviços é super importante, pois pode te a ajudar a não ser enrolado. Sim, estamos falando do famoso e velho “calote”.
Infelizmente não existe contrato nenhum do mundo que impeça um calote de pessoas desonestas e que já tem a intenção de dar calote desde o primeiro momento. Entretanto um contrato para designer pode ajudar a evitar grande parte dos enganadores e caso ocorra um calote, que você tenha mais documentos e provas para ir atrás dos seus direitos.
E essa parte burocrática com certeza é uma das mais críticas para um freelancer.Por achá-la complicada, enfadonha e por colocar na mente que isso não é para ele, muitos profissionais desistem da autonomia e da liberdade de trabalhar como freelancer por não terem perfil para lidar com essa parte importante de todo freelancer.
Mas na verdade tudo é questão de encontrar as ferramentas certas para otimizar essa parte.
Por isso falarei sobre contrato e também passarei para um box essencial para freelancer que contém:

Cadastro de Clientes
Captação de Novos Clientes
Controle de Jobs
Controle de Artes e Postagens
Fluxo de Caixa
Valor Hora
Valor do Seu Job
2 Modelos de Contrato de Trabalho
Diagnóstico Comercial
Briefing

Vamos nessa?
O que é um modelo de contrato para designer?
Um modelo de contrato nada mais é que um template de contrato de prestação de serviços feito para você editar, de acordo com as suas necessidades e especificidades do projeto, e utilizá-lo na prestação de serviços.
Todo designer ou freelancer é um prestador de serviço e para poder documentar o que será feito e como será feito, o valor estabelecido, as condições de pagamento, os deveres, obrigações e funções de cada parte dentro do projeto. Também serve para impor limitações, indicando o que pode e o que não pode de cada parte e o tempo de vigência do serviço prestado. existe o contrato.

Caso tenha conhecimento você mesmo pode redigir um modelo de contrato para designer, mas caso não tenha você pode também contratar uma advogado para auxiliá-lo.
Pela web você pode encontrar vários tipos de modelos de contrato, mas tenha cuidado por nem todos são confiável ou servem para o seu perfil. Por isso sempre que preciso indicar algum modelo de contrato, indico o feito pelo Box Freela (clique neste link para saber mais).
É importante ter fazer um contrato?
Vamos lá , Galucho! Imagine a seguinte situação:
Um conhecido te indica para um freela, de um site por exemplo, e você consegue fechar um ótimo freela com um novo cliente. A partir disso você começa a desenvolver o projeto.
Portanto, como você é um Galucho que cumpre todas as etapas de um projeto, você logo começa com o briefing, faz o estudo da arquitetura da informação, depois cria o Wireframe, faz o layout e fatia para inserir o código, investe todo o seu precioso tempo com o projeto e aí do nada o cliente some.
Agora imagine um cenário pior: além de tudo isso, citado a anteriormente, você ainda, em um momento de ingenuidade, envia esses arquivos para o cliente. E ele não te paga, some e tempos depois você descobre que ele está utilizando a sua arte.
Pois é! Existem muitos casos assim. Comigo já aconteceu apenas o primeiro caso, mas conheço muitos casos onde aconteceu o segundo também.

Ter um modelo de contrato para designer é importante, pois ajuda a combater tal problema.O contrato pode lhe proporcionar uma maior segurança em seus projetos. Essa segurança também é boa par ao cliente, porque um contrato é válido para os dois lados e caso você não entregue o que deve, ele poderá te acionar com mais provas e propriedade.
Então ter um modelo contrato de prestação de serviços pode até agregar na sua proposta, mostrando mais profissionalismo e responsabilidade da sua parte.
E vale lembrar que além de um contrato, você como designer pode proteger os seus direitos autorais e intelectuais sobre a arte que você criou. Para isso sugiro que você leia esse outro artigo, onde falo sobre registro de marca e direitos autorais.
Como utilizar um modelo de contrato para designer com o cliente em outro estado?
É possível você fechar um freela e enviar o contrato para o cliente via do e-mail. Aí ele imprime, assina e escaneia ou até envia uma foto do contrato assinado.
E caso o cliente, e você, tenham assinaturas digitais, você podem utilizá-las também.
Ambas situações são válidas judicialmente e servem como prova para, caso precise, você (ou até mesmo o cliente) entrar com medidas legais em busca dos seus direitos.
Onde eu baixo um modelo de contrato para designer?
Existem vários sites que disponibilizam contratos. Mas normalmente é sempre mais do mesmo.
Por isso que eu te indico o Box Freela, que trata-se de um pack de documentos essenciais para qualquer freelancer, seja designer ou não.
No Box Freela além de modelos de contratos, você tem acesso a:

2 Modelos de Contrato para Designer

Cadastro de Clientes
Captação de Novos Clientes
Controle de Jobs
Controle de Artes e Postagens
Fluxo de Caixa
Valor Hora

Valor do Seu Job
Diagnóstico Comercial
Briefing

E além desses arquivos, essenciais para um designer freelancer, você ainda tem acesso a mais bônus, que são:

Acesso no Grupo VIP do Whats
Pack de imagens e fontes para artes nas Redes Sociais
Dicas de como captar novos clientes, e como fechar reuniões via facebook e instagram
Suporte de 1 hora via whatsapp ou vídeo conferência

Por esse ótimo custo benefício que indico o Box Freela.
Nesse Box está tudo o que um freelancer ou uma Agência precisa para se organizar nas postagens e financeiramente é claro.
Um Box não só com planilhas, mas com arquivos únicos e completos deixamos mais simples e objetiva possível.
Acredito que vai lhe ajudar e muito na entrega do job e prospecção de novos clientes, pois, com esse Box você vai ter tudo o que um freelancer precisa do começo ao fim de um projeto.
O valor do Box Freela é de apenas R$37,90, ou seja, menos que o preço de uma pizza.

Para acessar o Box Freela basta acessar o site do projeto (Clique aqui) e adquirir esse super box.
Conclusão
Como falei, o contrato não evita 100% calotes. Quem diz que o contrário ou é muito inocente ou nunca fez um contrato na vida. Mas com certeza um contrato para design ajuda a evitar calotes assegurando uma melhor proteção para você freelancer.
Além disso, trata-se de um documento que prova que existiu uma relação comercial entre as partes e que pode ajudá-lo caso precise entrar na justiça.
Por isso, sempre que possível redija um contrato de prestação de serviços. Coloque todos, literalmente, pontos sobre o projeto. Deixe tudo explícito o que cada um deve fazer e fuja de termos dúbios ou que possar dar margem para interpretações diferentes. Coloque todos os “pingos nos is e seja feliz”!
E antes de terminar, claro, não esqueça de conhecer o Box Freela. Os 2 modelos de contratos para designer mais os documentos que acompanham o box, com certeza podem te ajudar na sua rotina freelancer.
Deixe o seu comentário abaixo sobre a sua experiência com contratos.
Forte abraço.
Até mais.
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Modelo de contrato para Designer – Descomplique os seus contratos
Fonte: Chef of Design

O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer

O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer

E ae! Tudo bele?
Você sabe o que faz um Web Designer?
Com a popularização da internet cresceu a necessidade de se apresentar páginas web com um melhor aspecto visual para comunicar os objetivos das instituições. A preocupação era de aplicar os fundamentos de design para sanar essa necessidade. Foi a partir daí que começou a surgir a carreira de Web Designer.
O que vemos no cenário atual é que as pessoas cada vez mais utilizam-se da internet para não só buscar informações, mas para interagir socialmente, e também cada vez mais realizar compras pela praticidade que o sistema oferece.
As empresas investem cada vez mais em presença online porque isso é imprescindível para alcançar um público cada vez mais adepto por tecnologia e sedento por novidades. Com isso a procura por Web Designers qualificados para atender essas empresas têm gerado bastante oportunidades e crescimento profissional.
Você já deve estar percebendo que ingressar nesta área oferece um mundo cheio de possibilidades. Então para que você fique melhor informado neste artigo falarei para você sobre as dúvidas recorrentes que os seguidores do Chief of Design sempre me perguntam, como, o o que faz um Web Designer, onde ele atua, quanto ganha, qual faculdade é indicado fazer, entre outras coisas!
Portanto se você tem dúvidas sobre a área, se tem interesse em ingressar ou até migrar para o segmento web, te convido a continuar a leitura.
O que faz um Web Designer?

Na introdução deste artigo você ficou sabendo que para apresentar as páginas web com um melhor aspecto visual se viu a necessidade da aplicação de fundamentos de Design. Com isso o profissional responsável por projetar as páginas deviam possuir conhecimentos nesse fundamentos.
Portanto o que um Web Designer faz hoje é aplicar os fundamentos de Design para criação de layouts para sites. Ou seja, ele é um Designer que cria para web. Na prática ele utiliza de conhecimentos como Tipografia, Teoria das cores, Diagramação, Gestalt, entre outros para construir sites que consigam transmitir os objetivos de comunicação dos clientes e que facilitam sua utilização pelos usuários.
O Web Designer também é responsável por construir diferentes peças digitais utilizadas na web como banners para sites, imagens para mídias sociais e pequenas animações.
E sobre mais o que faz um Web Designer? Dependendo do projeto ele também pode ser requisitado para participar de diferentes etapas como decisões sobre a arquitetura de informação, construção de wireframes, codificações, etc.
Existe algum pré-requisito para ser Web Designer?
Querer se Web Designer é o principal requisito. Não considero ser uma questão de talento, mas sim a determinação para fazer as coisas a principal característica para atuar nesta área.
Logicamente que possuir algumas características ajuda, como:

Gostar de tecnologia;
Gostar de design;
Gostar de artes;
Ter empatia pelas pessoas;
Gostar de resolver problemas;
Ser criativo.

Web Designer precisa saber programar?

David, você citou mexer com codificação, em um tópico anterior, uma possível atividade do Web Designer. Quando eu estiver atuando na área eu precisarei programar?
Não! Definitivamente um Web Designer não precisa saber programar. Lógico que você tiver uma noção sobre linguagens de programação poderá trazer alguns benefícios, mas ter o domínio sobre os conhecimentos para atuar na área de web design já é o suficiente.
O que acontece é que cada vez mais o mercado entende que o Web Designer tem suas funções bem definidas e que não se devem confundir com funções de outros profissionais também responsáveis por um projeto web.
Pode até ser que ainda existem vagas requisitando que um Web Designer tenha além dos conhecimentos em sua área, também conhecimentos de programação. Mas não deveria ser assim.
A programação é de responsabilidade dos desenvolvedores, como também existem outros profissionais que são responsáveis pela a UX, pelo front-end, arquitetura de informação e por aí vai.
Mas caso você saiba programar, ótimo. Você terá uma ótima visão sobre o processo que envolve o projeto e poderá contribuir com as melhores práticas e quem sabe até utilizar deste conhecimento para assumir projetos freela.
Então o que faz um Web Designer que não é lidar com código? Bem, não é assim radical. Veremos a seguir como funciona essa parte de códigos.
O que faz um Web Designer com o HTML e CSS?

Ainda não nós livramos do assunto codificação. Mas calma! Isso não é o fim do mundo.
Eu sou um defensor de que Web Designers devem conhecer codificação referente a duas linguagens. Falo de HTML e CSS. E antes que você fique contrariado já afirmo que estas não são linguagens de programação.
O HTML é uma linguagem que marca o conteúdo. Portanto é uma linguagem de marcação. Esta é uma linguagem base para construção de sites e que tem a função de apresentar o conteúdo em páginas. Todo o conteúdo que você vê em uma página é inserido por códigos HTML.
Já o CSS é uma linguagem de estilização. Ela é responsável por formatar o conteúdo marcado pelo HTML. Através dela é possível que você realize tarefas como definir um tamanho e cor de um texto, posicionar um bloco da interface em algum lugar na tela, colocar uma cor ou imagem de fundo, entre outros tipos de estilizações.
E por que eu defendo que Web Designers devem conhecer HTML e CSS?
Eu defendo porque com isso o profissional vai entender quais as possibilidades e limitações seu layout poderá proporcionar nas próximas etapas do projeto sem necessariamente botar a mão nos códigos.
Ter esses conhecimentos também podem contribuir em uma maior integração entre as equipes de trabalho.
Onde encontro Faculdade de web design?

Não existe uma Faculdade de web design. E então o que fazer?
Como já falei um Web Designer precisa conhecer os Fundamentos de Design. Então um caminho interessante é fazer uma Faculdade de Design Gráfico.
Mas mesmo sendo um caminho não quer dizer que você deva começar em uma Faculdade. Para conhecer como funciona você pode começar a explorar conteúdos disponíveis na web gratuitamente ou em cursos pagos, como o Web Designer Pro, que costumam oferecer conteúdo mais organizado.

Também você pode se aperfeiçoar:

Lendo livros da área;
Participando de eventos;
Em cursos livres presenciais;
Ou em contato com outros profissionais.

Qual é o salário de um Web Designer? O que faz um Web Designer??

Vários fatores podem influenciar no salário de um Web Designer. Podemos levar em conta seu nível de experiência, a região do país, o segmento da empresa, etc.
Acredito que a média salarial de um Web Designer esteja entre 2.000 a 3.000 Reais. Mas é claro que existem casos que fogem desta média. Conheço profissionais que ganham valores superiores a essa média.
É possível sim existir pagamentos maiores sobre o que faz um Web Designer, quando ele atua por conta própria e tem um certo reconhecimento no mercado e um público-alvo diferenciado.
Onde um Web Designer atua? O que faz um Web Designer??

Imagine todas as possibilidades de lugares onde precisa-se construir e manter interfaces digitais para web. Todos esses lugares precisam de Web Designers.
Só para citar algumas temos departamentos de comunicação, marketing, em agências de publicidade, empresas de TI, lojas virtuais, startups, produtoras de vídeo, editoras de jornais e revistas on-line, ONGs, entre outras.
E caso você tenha espírito empreendedor você pode prestar serviços como Freelancer ou administrando sua própria agência.
Outros insights sobre a Profissão Web Designer
Procurei aqui (neste artigo) abordar sobre os principais aspectos que envolvem a profissão de Web Designer e o que ele faz. Também elaborei um vídeo que complementa o que foi abordado até então.
Nesse vídeo eu falo sobre o que faz um Web Designer e também sobre mercado, salário, faculdade, entre outros assuntos.
Portanto, para saber mais e de forma mais didática, confira o conteúdo do vídeo e, na seção de comentários, comente o que você achou, suas dúvidas e experiências na área! Bele?

Aproveita e assina o nosso canal no Youtube para você saber das novidades! [CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL]
Espero que tenha lhe ajudado a saber mais sobre a profissão Web Designer. As tarefas que um um Web Designer pode executar no dia a dia vão além de criar um site. Pode passar por todo o planejamento até pela criação de outras artes.
E você entendeu o que faz um Web Designer? Deixe o seu comentário abaixo. Se tiver alguma dúvida, deixe também.
Então é isso!
Até mais.
Forte abraço!
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O que faz um Web Designer? Saiba tudo sobre a Profissão Web Designer
Fonte: Chef of Design

Conduzindo mudanças

[:pb]

Empresas passam por momentos de reestruturação ou integração de processos e de pessoas. Durante este período é natural que haja um clima de tensão e uma sensação de instabilidade profissional e emocional entre os colaboradores.

As pessoas, em sua maioria, passam a ficar mais instáveis ao perceberem mudanças na organização, sejam estas mudanças positivas ou não. Isso se dá ao fato de o indivíduo estar sendo retirado da “zona de conforto”, o que para muitos pode ser uma dificuldade. É neste momento, principalmente, que os gestores precisam ser trabalhados e trabalharem em suas equipes a capacidade de resiliência, enxergar o que há de positivo nas mudanças e o que juntos, como equipe, podem fazer de melhor na organização. O resultado desse engajamento será o objetivo dos colaboradores alinhados aos objetivos da empresa.

Durante o período de mudanças, também é fundamental que a empresa mantenha a transparência com os funcionários. Não se trata de passar informações sigilosas o que cabe a cada nível hierárquico para possíveis tomadas de decisões, mas sim manter a comunicação constante – com empatia e respeito, uma vez que estão lidando com pessoas – passando informações que possam, de certa forma, melhorar o clima de instabilidade.

Ainda que a mudança seja para haver redução de pessoas, é justamente neste momento que, a forma como estas são tratadas pelos representantes da empresa fará total diferença no clima organizacional e consequentemente nos resultados produzidos pelos colaboradores em geral. Uma pessoa, ainda que saiba de uma possível demissão, pode ser encorajada e estimulada a buscar recursos – sejam estes profissionais, pessoais ou emocionais – que contribuem para uma nova etapa de sua vida.

Pessoas sob o clima de tensão e incertezas tendem a produzir menos, a preocupação e insegurança funcionam como inibidores da capacidade de criação, de integração e da produção assertiva. Pelo contrário, uma vez a insegurança instalada nas pessoas, isso pode gerar competições não saudáveis entre os profissionais e perda do foco nos resultados.

Para fazer a gestão da mudança de forma eficaz, a atuação das lideranças, a comunicação e o tratamento com as pessoas são pilares fundamentais durante todo o processo numa empresa. As pessoas passam a ter maior capacidade de adaptação e de ressignificarem os acontecimentos que inicialmente não eram confortáveis. As mudanças necessárias ocorrerão, porém, os possíveis impactos negativos serão menores e os impactos positivos ganharão mais espaço.

[:en]

Companies go through moments of restructuring or integration of processes and people. During this period it is natural that there is a climate of tension and a feeling of professional and emotional instability among employees.

People, for the most part, become more unstable when they see changes in the organization, whether these changes are positive or not. This is because the individual is being withdrawn from the “comfort zone,” which for many may be a difficulty. It is at this moment, mainly, that managers need to be worked on and work on their teams the capacity of resilience, see what is positive in the changes and what together, as a team, can do better in the organization. The result of this engagement will be the objective of the employees aligned with the company’s objectives.

During the changeover period, it is also critical that the company maintain transparency with employees. It is not a matter of passing on sensitive information that fits each hierarchical level for possible decision-making, but keeping communication constant – with empathy and respect, once you are dealing with people – by passing on information that may, to some extent, improve the climate of instability.

Even if the change is to reduce people, it is precisely at this moment that the way these are handled by the representatives of the company will make a total difference in the organizational climate and consequently in the results produced by the employees in general. A person, even if he knows of a possible resignation, can be encouraged and encouraged to seek resources – whether personal or emotional – that contribute to a new stage in his life.

People under the climate of tension and uncertainty tend to produce less, worry and insecurity work as inhibitors of the ability to create, integrate and assertive production. On the contrary, once the insecurity installed in the people, this can generate unhealthy competitions among the professionals and loss of focus on the results.

In order to manage change effectively, leadership, communication and treatment with people are fundamental pillars throughout a company’s process. People become more adaptable and reassign events that were not initially comfortable. The necessary changes will occur, however, the possible negative impacts will be smaller and the positive impacts will gain more space.

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