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Saiba os erros mais comuns ao desenvolver um plano de negócios

Saiba os erros mais comuns ao desenvolver um plano de negócios

Muitos travam quando o assunto é plano de negócios. Criar o documento pode parecer complexo à primeira vista. Elencar os objetivos e as etapas a serem cumpridas é uma tarefa árdua, requer tempo, uma pitada de paciência e muita observação.
Diante de todo esse trabalho, o que poucos percebem é que um plano de negócios serve muito mais como uma ferramenta, capaz de nortear os empreendedores e diminuir riscos, do que apenas um material a ser entregue para investidores.
Para ajudá-lo, confira os 7 erros mais comuns ao criar um plano de negócios, de acordo com o Sebrae SP, e saiba o que não fazer ao elaborar o seu:

// 1 – Não conhecer o ramo de atuação
Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas pessoas têm uma ideia, acham que o negócio dará certo, mas não tem noção de como funciona o segmento em que deseja atuar. É preciso pesquisar, conhecer o mercado e, então, encontrar oportunidades nele.

// 2 – Não conhecer o consumidor
Conhecer os possíveis clientes é fundamental para saber se seu negócio irá prosperar. É preciso saber o que será produzido, como será vendido, o local ideal para a comercialização e qual a demanda potencial para o produto/serviço.

// 3  – Não conhecer o mercado fornecedor
Outro ponto importante ao fazer um plano de negócios é ter conhecimento sobre o mercado fornecedor. Assim o empresário saberá quais equipamentos precisa, matéria prima, mercadoria e outros materiais importantes para a criação do produto e o funcionamento da empresa.

// 4  – Não analisar os concorrentes
Acha que ninguém comete esse erro? Está enganado. Muitos empresários deixam de analisar a concorrência. Lembrando que, ao identificar outras empresas que vendam produtos similares, seus pontos fortes e fracos, se seus clientes são fiéis, é possível ajustar os produtos que você irá vender, fortalecer sua marca e se destacar.

// 5 – Deixar de definir produtos/serviços
Para que serve o produto que você está vendendo? Se não souber responder bem essa pergunta, temos um “erro” aí. Ter conhecimento sobre os detalhes do que está oferecendo e fazer com que eles atendam às necessidades dos clientes é importante.
Como será a embalagem, os tamanhos, cores, sabores? Essas informações não devem ser deixadas de lado, elas precisam constar no plano de negócios. Quanto mais precisão, melhor.

// 6 – Não conhecer o processo operacional
Outro erro comum é não saber as fases de fabricação, venda e prestação de serviços da empresa. Quem ficará responsável pelo quê; quais materiais são usados, quais equipamentos e em quanto tempo ficará pronto. O dono da empresa tem experiência no ramo? O sócio? É preciso contratar alguém? Essas informações também são essenciais para um bom plano de negócios.

// 7 – Não analisar a viabilidade da empresa
Esse ponto é essencial: realizar uma estimativa do resultado esperado e do capital necessário para começar a empresa. Qual será o investimento que você irá fazer? Seu negócio precisa de uma sede? De equipamentos? Em quais materiais você deve investir? Quais serão as despesas com a instalação e o funcionamento do negócio?

Se você ainda tem dúvidas sobre como montar um plano de negócios, o Sebrae disponibilizou um e-book ensinando o passo a passo de forma muito didática. Clique aqui, faça o download e boa sorte. Agora que você já sabe o que não deve fazer, será muito mais fácil. Sucesso! ;)
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Saiba os erros mais comuns ao desenvolver um plano de negócios
Fonte: Locaweb

Agende desde já a RubyConf Brasil 2017

Agende desde já a RubyConf Brasil 2017

Muita gente anda perguntando: “Vai ter RubyConf Brasil esse ano?”. A resposta é simples: vai sim. A dúvida é pertinente, pois pouca coisa havia sido dita sobre o evento até agora. Falta nossa! Para começar, quem acompanhou o encerramento do evento no ano passado, sabe que esse será o primeiro ano em que Fabio Akita não estará mais à frente da organização.
Antes que comecem a falar, não houve briga, discussões, nem desentendimentos. Apenas uma mudança de expectativas. Afinal, depois de 10 anos, é normal que algumas coisas mudem. Desta vez Akita está mais interessado em focar os seus esforços em seu novo projeto (a conferência The Conf), que tem uma proposta bem diferente da RubyConf, onde todas as palestras serão em inglês, sem restrição de linguagens de programação.
Mas fique tranquilo, pois fora isso, pouca coisa irá mudar. O evento permanece no mesmo formato dos últimos anos, agregando Ruby e outras tecnologias que orbitam este ecossistema, tais como JavaScript (Node e Frontend), Elixir, Crystal e até Go, Rust e Clojure.
Inclusive, teremos mais uma vez os 2 andares, com dois preços diferenciados de ingresso: um mais barato, com acesso apenas ao “openfloor” onde será apresentado o conteúdo mais introdutório de Ruby e novas tecnologias, e outro ingresso com acesso aos dois andares, especialmente ao segundo, onde será apresentado o conteúdo mais avançado.
Dois keynotes já estão confirmados e outros ainda estão por vir. Rafael França, brasileiro e top commiter do Rails 5; e Coraline Ehmke, escolhida como Ruby Hero em 2016, uma premiação da comunidade Ruby aos desenvolvedores que mais contribuiram durante o ano.
Marque desde já na sua agenda, dias 17 e 18 de Novembro, no Centro de Eventos da Fecomércio, rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista. O call for papers já está aberto e você pode submeter a sua palestra em http://cfp.rubyconf.com.br.
Aproveite também para adquirir, desde já, o seu ingresso no primeiro lote promocional, com 60% de desconto e que já está disponivel!
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Agende desde já a RubyConf Brasil 2017
Fonte: Locaweb

Críticas no Design: Designer criticando outro Designer? Pode isso?

Críticas no Design: Designer criticando outro Designer? Pode isso?

Eae, td bele?
Uma das coisas que assombram muitos Designers, principalmente os iniciantes, são as críticas. As críticas no design são um verdadeiro terror para muitos.
E o pior é que a única coisa certa nessa área é que é impossível viver sem elas. Durante toda a sua trajetória elas o acompanharão. Não importa o quão bom você seja ou quantos anos de experiência tenha. É inevitável. Por isso é bom estar preparado para elas, não é?
Então será que um Designer pode criticar o trabalho de outro? Como funciona a critica na área? Podemos criticar o nosso colega de profissão? Será? Se sim, como seria?
Na nossa área, basicamente, elas ocorrem dentro das redes sociais. E quando você posta algum trabalho em uma rede social existem 3 tipos de comentários que podem surgir:

O elogio: o seu trabalho é reconhecido e elogiado
A crítica construtiva: a pessoa crítica com dicas para ajudar trabalho, e o profissional também, além de incentivar e não desanimar o profissional que postou o trabalho.
A crítica ofensiva: xingamentos ao profissional, ridiculização do trabalho, piadas e comparações ofensivas.

E é principalmente sobre o terceiro tipo de comentário que temos que nos atentar para ter cuidado e não se arrepender depois. Seja você a pessoa que está criticando seja você que postou o trabalho.
Por isso gravei um vídeo colocando o meu ponto de vista sobre o assunto.
Assista o vídeo, reflita e tire suas conclusões
Críticas no Design: Designer criticando Designer?
 

 
E você o que acha? Pode criticar ou não? Você já foi criticado? Você já foi ofendido ou foi rude com alguém?
Compartilhe a sua opinião e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?
Não se esqueça de assinar o nosso canal. Então inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]
Forte abraço.
Até mais.
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Críticas no Design: Designer criticando outro Designer? Pode isso?
Fonte: Chef of Design

Distopias clássicas que você não pode deixar de ler

Distopias clássicas que você não pode deixar de ler

No blog da Locaweb nós falamos muito sobre cinema, séries, tecnologia e, claro, sobre literatura. E, dentro dessa gama de conteúdo, percebemos que tem um nicho ganhando cada vez mais visibilidade: a distopia.
Para quem não sabe, distopia é o contrário de utopia. Explicando de forma resumida, ela caracteriza uma sociedade inexistente controlada por meios de opressão e as histórias geralmente contém elementos da realidade. Black Mirror é um exemplo disso.
Muitas distopias foram lançadas nos últimos anos: Jogos Vorazes, Divergente, Feios e O Círculo – que foi adaptada recentemente para os cinemas. Por causa disso, criamos um post com 6 livros clássicos para quem gosta do gênero. Bora conferir?

// 1984 – George Orwell
O livro foi publicado em 1949 por George Orwell (também conhecido por A Revolução dos Bichos) e conta a história de Winston Smith, que tem seus passos constantemente vigiados pelo Grande Irmão, por meio de telas eletrônicas.
Winston vive “aprisionado” em uma sociedade dominada pelo Estado e não aceita muito bem essa realidade. Ele trabalha no Ministério da Verdade e altera os registros históricos para satisfazer os interesses do partido. Infringe a lei ao anotar seus pensamentos em um diário e ao se apaixonar por Julia, uma servidora do partido.
Sem dúvidas é um clássico moderno e, se você gosta de distopias, não deve deixar de lê-lo. Até porque, 1984 também traz muita informação sobre tecnologia – algumas coisas até muito “Black Mirror”.

// Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
Admirável Mundo Novo foi lançado em 1932 e, assim como o livro de Orwell, é uma das distopias mais conhecidas mundialmente. Ele conta a história de uma sociedade do futuro que é organizada por castas já biologicamente definidas no nascimento. As pessoas que fazem parte dela são “programadas” para viverem harmoniosamente de acordo com as leis e regras estabelecidas.
Huxley acaba fazendo uma crítica à sociedade capitalista, tecnológica e industrial e o livro também faz uma ponta no gênero ficção científica. Vale a leitura – e a reflexão que ela proporciona.

// A máquina do tempo – H.G. Wells
O primeiro romance de H.G. Wells foi publicado em 1895 e conta a história de um cientista que cria uma máquina que pode transportá-lo através do tempo. Então ele viaja para o ano 802.701 e se vê em uma sociedade dividida entre duas raças: Eloi e Morlocks.
Os Eloi são mais tranquilos, mas apáticos, enquanto os Morlocks operam máquinas no subterrâneo e só aparecem na superfície à noite, para devorarem os Eloi – que são mantidos como gados. Com o livro o autor faz uma crítica ao capitalismo.

// Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
E se você não pudesse ler mais nenhum livro? E se os livros simplesmente fossem queimados e não existissem mais? Fahrenheit 451, de Ray Bradubury fala justamente sobre isso. A história descreve uma sociedade que proíbe qualquer tipo de livro ou leitura e o povo só deve se instruir por meio do conteúdo passado nos aparelhos de televisão instalados em suas casas ou em praças ao ar livre.
No livro o autor faz uma crítica à opressão anti-intelectual nazista e o autoritarismo do mundo pós-guerra. Vale a leitura!

// Laranja Mecânica – Anthony Burgess
Muitos conhecem o filme Laranja Mecânica, dirigido por Stanley Kubrick, e não imaginam que ele foi baseado no livro homônimo, escrito por Anthony Burgess.
O livro é narrado pelo protagonista, Alex, que vive em uma sociedade futurista em que a violência se sobressai e gera uma resposta agressiva de um governo totalitário. Se você já assistiu ao filme, por favor, não deixe de ler o livro.

// O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle
Assim como Laranja Mecânica, O Planeta dos Macacos acaba sendo mais conhecido pela franquia de filmes do que pelo livro. Escrito por Pierre Boulle e publicado pela primeira vez em 1963, o livro conta como os desbravadores do espaço se sentem ao descobrirem que há um mundo em que seus pares humanos são bestas à serviço de macacos – espécie dominante por lá.
Com o livro, Boulle questiona a definição do homem, o que o diferencia de animais e quais são os inimigos da espécie.
E então, já leu alguma dessas distopias? Tem mais outra para indicar? Deixe suas sugestões nos comentários. Ah, e já que você gosta de ler, não deixe de conferir nosso artigo sobre As redes sociais que todos os devoradores de livros devem conhecer. ;)
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Distopias clássicas que você não pode deixar de ler
Fonte: Locaweb

31 frases “motivacionais” para superar agosto – o tal mês do desgosto

31 frases “motivacionais” para superar agosto – o tal mês do desgosto

Então chegamos em agosto e, provavelmente, você já deve ter ouvido falar – muito mal – desse mês: “agosto, mês do desgosto”; “chega dezembro, mas não chega setembro”; “agosto, mês do cachorro louco”…
São 31 dias sem feriados, 31 longos dias em que o vale alimentação termina rápido, o salário cai na conta e mal se vê. Mas acreditamos no copo meio cheio e, para que você tenha um bom mês, listamos 31 frases motivacionais – uma para cada dia – tiradas de filmes, séries e de grandes nomes da tecnologia.
Toda vez que você sentir que agosto não está se saindo como o esperado, abra este post e recarregue as energias. ;)
1º de agosto // terça-feira
Que a Força esteja com você!
– Star Wars

2 de agosto // quarta-feira
Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.
– Senhor dos Anéis
 
3 de agosto // quinta-feira
Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer.
– Steve Jobs
 
4 de agosto // sexta-feira
Criatividade é a inteligência se divertindo.
– Albert Einstein

5 de agosto // sábado
A vida se move muito rápido. Se você não parar e olhar ao redor de vez em quando, você pode perdê-la.
– Curtindo a vida adoidado
 
6 de agosto // domingo
O amor é a única coisa que transcende o tempo e o espaço.
– Interestellar

7 de agosto // segunda-feira
Exercise because zombies will eat the slow ones first!
– Autor Desconhecido
 
8 de agosto // terça-feira
Só porque alguém tropeça e perde seu caminho, isso não significa que estão perdidos para sempre.
– Charles Xavier, X-Men
 
9 de agosto // quarta-feira
Nós somos, cada um de nós, um pequeno universo.
– Carl Sagan
 
10 de agosto // quinta-feira
São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.
– Harry Potter
 
11 de agosto // sexta-feira
Inteligência é a capacidade de absorver informação em tempo real. De fazer perguntas que façam sentido. É ter boa memória.
– Bill Gates
 
12 de agosto // sábado
Que horas são? Hora de aventura!
– Hora de Aventura

13 de agosto // domingo
I am your father.
– Star Wars
 
14 de agosto // segunda-feira
Eu sou e sempre serei o otimista, e esperançoso de esperanças distantes e o sonhador de sonhos improváveis.
– Doctor Who
 
15 de agosto // terça-feira
Invenção, meus caros amigos, é 93% de transpiração, 6% de eletricidade, 4% de evaporação e 2% de caramelo com manteiga.
– A Fantástica Fábrica de Chocolate
 
16 de agosto // quarta-feira
Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.
– Bill Gates
 
17 de agosto // quinta-feira
Soldados confiam uns nos outros. Isso é o que nos faz um exército.
– Capitão América
 
18 de agosto // sexta-feira
Faça ou não faça. Tentativa não há.
– Star Wars
 
19 de agosto // sábado
Não é quem eu sou por dentro, e sim o que eu faço que me define.
– Batman

20 de agosto // domingo
Vida longa e Próspera
– Star Trek
 
21 de agosto // segunda-feira
Lembre-se de olhar para o alto, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés.
– Stephen Hawking
 
22 de agosto // terça-feira
Eu vou lutar por aqueles que não podem lutar por si mesmos.
– Mulher Maravilha
 
23 de agosto // quarta-feira
O poder reside onde o homem acredita que reside. É um truque, uma sombra na parede. E um homem muito pequeno pode lançar uma sombra bem longa.
– Game of Thrones
 
24 de agosto // quinta-feira
Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também remediá-los.
– Harry Potter
 
25 de agosto // sexta-feira
Ações não valem menos por não serem elogiadas.
– Senhor dos Anéis

26 de agosto // sábado
Ao infinito… E além.
– Toy Story
 
27 de agosto // domingo
Não deixe o ruído das opiniões dos outros abafar a sua própria voz interior.
– Steve Jobs
 
28 de agosto // segunda-feira
A mudança é o processo essencial de toda a existência.
– Star Trek

29 de agosto // terça-feira
Cada ferida é uma lição e cada lição nos torna melhores.
– Game of Thrones
 
30 de agosto // quarta-feira
Tudo o que você precisará quando o Universo acabar é de uma toalha.
– O Guia do Mochileiro das Galáxias
 
31 de agosto // quinta-feira
Avada Kedavra!
– Harry Potter

Ficou mais fácil de encarar agosto depois dessas frases? Agora você já sabe: sempre que ficar meio para baixo, abra esse link! Só não deixe de compartilhar com os amigos! ;)
 
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31 frases “motivacionais” para superar agosto – o tal mês do desgosto
Fonte: Locaweb

Transformação Digital: o que a sua empresa tem a ver com isso?

Transformação Digital: o que a sua empresa tem a ver com isso?

Por Sandra Turchi
Transformação Digital é um conceito que abrange a sua empresa, mesmo que ela ainda não tenha se conscientizado. Vai além do uso de tecnologias para “resolver problemas pontuais”. Está associado ao que chamo de “Digital Mindset”: uma completa mudança na forma de entender e aplicar a tecnologia. Abrange a visão sobre como a companhia, as pessoas e os processos deveriam evoluir para conquistar valor para os diversos stakeholders: acionistas, consumidores, funcionários, governo, comunidade.
Transformação digital é uma das tendências mais importantes do universo dos negócios. Orienta sobre como as empresas devem trabalhar, comercializar e inovar para competir numa economia digital em constante mudança. De maneira profunda e irreversível, está modificando as relações entre indivíduos e o próprio ambiente de negócios, impactados por uma ampla gama de desafios, mas também de oportunidades. Compreender em que nível de “maturidade digital” a companhia se encontra é imperativo. Cada estágio serve como um balizador para orientar a mudança de dentro para fora.
Segundo a consultoria tecnológica Altimeter, autora de um estudo que pontua os principais níveis de Transformação Digital em empresas, a consciência acerca da própria realidade auxilia as organizações a: 1) entregar experiências significativas e valiosas para clientes e colaboradores; 2) Desenvolver mentalidade empresarial, modelos e operações para superar concorrentes; 3) Criar produtos e serviços inovadores, reduzindo ameaças de tecnologias disruptivas; 4) Acelerar iniciativas de “go-to-market”, alavancando relevância e retorno financeiro; 5) Desenvolver ações mais efetivas para enfrentar novos competidores.
Conheça os seis principais estágios da Transformação Digital dentro das empresas:
1- Business As Usual (negócios como sempre fizemos)
A maioria das empresas tradicionais se encontra neste nível: trabalham a partir de uma única visão de negócio, legada de gestões passadas; do que lhes é familiar. Elas acreditam que existe apenas um único caminho a ser trilhado. Podemos resumir com a frase: “em time que está ganhando não se mexe.”
2- Present and Active (presente e ativo)
Geralmente, é o estágio em que as empresas estão mais abertas à Transformação Digital. Como o próprio nome diz, elas passam a ser mais ativas. Ações isoladas e dispersas de experimentação e de inovação digital, com foco no desenvolvimento e na melhoria de processos específicos, já começam a ser percebidas.  As companhias que se encontram neste nível já contam com agentes de mudança preocupados em implementar tendências digitais nos processos.
3 – Formalized (formalizado)
É o estágio em que o senso de urgência atinge a empresa. As iniciativas tornam-se mais ousadas e os agentes de mudança buscam apoio da direção para novos recursos tecnológicos. A experimentação passa a ser intencional e executada em níveis mais altos na organização. Investimentos estratégicos em pessoas, processos e tecnologias se tornam reais. Começam a surgir insights que guiam a empresa na “estrada” da Transformação Digital.
4 – Strategic (estratégico)
As empresas deste nível já entendem o digital como prioridade. Os agentes de mudança criaram, finalmente, o senso de urgência imprescindível para estimular as transformações. Grupos e equipes de trabalho na organização já reconhecem a importância da colaboração. A transformação digital é parte no desenvolvimento de planos estratégicos, com responsáveis, ações e investimentos definidos.
5 – Converged (convertido)
A Transformação Digital já está no DNA da empresa. Voltadas aos objetivos empresariais e centradas no cliente, as estratégias e ações passam a ser geridas por times dedicados a unificar processos ao passo em que também visam oferecer experiências integradas e consistentes. A nova infraestrutura envolve o desenvolvimento de papéis, expertise, modelos, processos e sistemas para apoiar a transformação como um todo. A tecnologia tem um propósito tanto na integração voltada para o cliente quanto no back-office.
6 – Innovate and Adaptive (Inovador e Adaptável)
A Transformação Digital já não é um caminho a ser trilhado, mas a própria forma como a empresa caminha. Este é o sexto e último estágio. As lideranças reconheceram que a mudança é constante e que a transformação digital se tornou um modelo de negócios. Um novo ecossistema está apto a identificar e agir em relação às tendências da tecnologia e do mercado. O foco agora é sempre inovar e estar pronto para se adaptar às mudanças que ainda estão por vir.
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Transformação Digital: o que a sua empresa tem a ver com isso?
Fonte: Locaweb

Gerar tráfego no site: 6 passos para fazer um visitante retornar ao seu site

Gerar tráfego no site: 6 passos para fazer um visitante retornar ao seu site

Eae? Tudo bele?
Não é nada fácil a luta por audiência. Você sabe o quanto de trabalho precisa para gerar tráfego no site e trazer visitas? Alguns sites conseguirão muitas, outros bem poucas. Mas o que importa mesmo é que, independentemente da quantidade, se obtenha uma audiência de qualidade e um tráfego segmentado.
Seu cliente até pode conseguir vendas com visitantes que nunca retornem ao site. Porém um bom sinal que a audiência tem qualidade é quando os visitantes retornam mais vezes para consumir o que é oferecido pelo site.
Para chegar ao nível de transformar visitantes em uma audiência engajada, que fazem visitas recorrentes ao seu site, e até indica e defende sua marca para os amigos, precisa de muito trabalho. E o maior desperdício de dinheiro e tempo é gastar recursos para trazer visitas e não ter a “casa” arrumada para atendê-los.
Você sabe o que é executar os maiores esforços para garantir tráfego orgânico ou para investir em tráfego pago para no final os visitantes simplesmente abandonarem um site de forma a nunca mais voltar?
Isso dói no bolso e traz enxaqueca. Mas não fique aflito, suas decisões de design e desenvolvimento podem ser responsáveis por grande parte do sucesso de um projeto cuja marca os seguidores gostam. E caso você não sabe quais decisões tomar, nós vamos passar para você alguns passos que encorajarão os visitantes a retornar aos seus sites e de seus clientes.
Então vamos a eles.
#1 – Garanta que as coisas funcionem bem para gerar tráfego no site

Manter as coisas funcionando nas páginas de um site é o que existe de mais básico para não frustrar os visitantes. O site pode promover um produto ou serviço fantástico, possuir um conteúdo incrível, mas se alguma coisa, por mais simples que seja não funciona corretamente pode ser o suficiente para que um usuário menos paciente saia do site e não dê a mínima chance para um retorno no futuro.
E como garantir que as coisas funcionem bem?
Um site que funciona mal chama muita atenção. As pessoas sempre se recordam de um defeito. Então as coisas funcionam bem quando os procedimentos executados no site fluem de forma “desapercebida”, ou seja, nenhum empecilho interrompe o fluxo do processo fazendo que a pessoas apenas usem a interface.
A maioria das pessoas, principalmente a grande maioria que não trabalha com tecnologias web, não estão atentas ao o que está funcionando bem, mas sim que elas consigam cumprir suas tarefas na interface. Não é comum um usuário dizer como um determinado botão é fácil de clicar, como um conteúdo é fácil de ler, ou como ele encontrou determinada informação rapidamente. Mas se no layout existe algo estranho, como por exemplo, com aparência de botão, mas não funciona como botão a reclamação é instantânea.
Não faça o usuário pensar. Faça ele agir.
Se preocupe com questões de usabilidade, acessibilidade, performance e faça testes para garantir a facilidade de uso que é um dos princípios que viabilizam uma ótima experiência do usuário. Um site que funciona bem dá espaço para mostrar o que há de mais importante a um visitante, o conteúdo. E isso, quando bem feito, é o que será lembrado. E é o que fará um usuário voltar.
#2 – Torne o ambiente digital um lugar humanizado

Como já disse Douglas Engelbart, se facilidade de uso fosse o único requisito, estaríamos todos andando de triciclos. Isso também se aplica ao web design. Facilidade de uso é um dos requisitos fundamentais para essa área e contribuem para a experiência do usuário, entretanto não desenhamos para robôs. Temos que garantir uma experiência completa em um ambiente humanizado.
Como já descreveu o Designer Jeffrey Zeldaman web design é sobre a criação de ambientes digitais que facilitem e encorajem a atividade humana. Podemos fazer uma analogia com a arquitetura que visa construir ambientes físicos que também facilitam essas ações. O centro da questão é sempre pensar com prioridade para quem estamos criando e para que.
O ambiente digital deve atingir um nível pessoal de modo a acomodar o usuário para que ele “sente e fique à vontade” para fazer uma consulta com se fosse com um amigo próximo. E isso se faz necessários agora que as empresas estão cada vez mais presentes nos ambientes sociais online.
Podemos desenvolver os códigos mais limpos que garantirão a melhor performance, podemos usar as melhores estratégias de marketing que atrairão mais visitas, porém é usando uma linguagem menos formal demonstrando cada marca de forma mais humana que garantiremos a fidelização e retorno destas visitas.
O usuário espera que a marca não o lembre apenas por um identificador de uma transação de compra qualquer. Isso é muito frio! Procure também atingi-lo a um nível emocional. Isso é que falarei no próximo tópico.
#3 – Desenvolva pensando em interações com o usuário em um nível emocional

Nós gostamos de perceber que somos muitos inteligentes e nossas decisões são lógicas. Entretanto grande parte do comportamento humano é guiado pelas emoções. O que você acha que acontece quando uma pessoa encontra, muitas opções de um produto, com as mesmas características, preço e vantagens? Ele deixa de lado o pensamento lógico e toma uma decisão baseado no sentimento para desempatar esse conflito.
Pode ser que uma embalagem se apresenta esteticamente mais bonita e traga sensações boas, ou a dispare a lembrança de uma campanha publicitária humorada ao qual trouxe alegria e identificação, pode ser também uma simples menção de uma marca conhecida que lhe traga confiança, entre outros disparadores de sentimentos.
Na maior parte do tempo as pessoas compram baseadas na emoção e usam a razão, com base na lógica, para justificar a compra.
Sabendo dessa informação podemos, com estratégias que otimizão a conversão, encurtar o caminho de entrega daquilo que tanto o usuário anseia no formato que acreditamos que ele aceite.
Nós que projetamos interfaces desejamos que o usuário execute diferentes ações em nossos sites como um cadastro, uma venda, a leitura de um artigo, ou que simplesmente ele retorne ao site, criar interações a um nível emocional pode ser uma ponte entre o que o usuário anseia e o objetivo da interface. E um fundamento que pode ajudar nisso é o Design Emocional.
O Design Emocional parte do princípio que o usuário é muito mais influenciado por desejos, aspirações, instintos e o subconsciente, do que pela razão.
Na prática tudo que temos de fazer é tomar decisões no planejamento de interfaces e conteúdo capazes de desencadear um processo emocional que levem as pessoas a amarem o website a ponto de deixá-las com vontade de retornar.
Paras saber mais sobre Design emocional sugiro que leia este artigo: https://www.chiefofesdign.com.br/design-emocional/
#4 – Facilite seu retorno para gerar tráfego no site
Pequenas ações podem facilitar e até antecipar o retorno de usuários. Um site pode ter clientes fidelizados que não estão retornando não porque eles esqueceram do site e sim porque esquecemos deles.
Como assim?
Usuários tem uma vida corrida e muitas distrações, o que pode fazer até o seguidor mais engajado esquecer que um site existe. E quais ações executar para que o site seja sempre lembrado?
a) Botões de curtir de redes sociais

Pode parecer óbvia sua aplicação e é quase impossível que um site sério não possua uma relação de botões para que faça que seus usuários sigam o site também nas redes sociais. Mas pode acontecer.
E a função de colocar esses botões em um site não é porque todo mundo faz isso. É para garantir que o usuário que com certeza passa mais tempo em uma rede social que em seu site veja suas atualizações na timeline e clique no link garantindo o retorno ao site. Simples assim!
b) Formulário para captura de contatos

Existe uma forma de antecipar o retorno de usuários para seu site de maneira simples que é capturar o e-mail dos visitantes para depois enviar as novidades do site. Mas fique esperto! O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa desde que entreguemos a mensagem certa, para pessoa certa e na hora certa.
Tudo que você precisará é contratar um serviço de e-mail marketing, fazer as configurações necessárias, construir um formulário de captura baseado no modelo fornecido pela empresa de e-mail marketing e estiliza-lo com seus conhecimentos de CSS.
O restante geralmente é com a equipe de seu cliente que deverá fornecer conteúdo relevante para os usuários para que se garanta um retorno recorrente de visitantes para o site.
c) Notificação push

É bem provável que você já tenha percebido que quando você visita alguns sites eles te convidam para assinar notificações. Caso um usuário assine ele autoriza receber alertas a qualquer momento por notificação desses sites que aparecerão no canto inferior direito de seu desktop independente da atividade que ele estiver executando e mesmo não estando navegando nesses sites. Bastará apenas ter uma conexão com a internet.
Esses alertas são denominados notificações push e servem para engajar usuários mantendo-os sempre informados sobre as novidades de um determinado site. Portanto a adesão desta tecnologia nos sites que você projeta pode garantir uma boa taxa de retorno de visitantes, desde que as notificações forem pensadas para direcionarem os usuários para determinado conteúdo do site.
As notificações enviadas devem ser a mais concisas possível porque existe uma limitação de até 100 caracteres para cada aviso. A criatividade para isso é um ponto primordial. Por isso indico que esta tecnologia deve ser usada em conjunto com as citadas neste tópico, principalmente e-mail marketing onde temos a possibilidade de aprofundarmos mais sobre o assunto tratado na notificação.
E o que fazer para adicionar esse recurso em um site que você está projetando?
Existem algumas ferramentas que possibilitam a integração deste recurso em seu site, de acordo com a documentação, através de linhas de códigos que serão inseridas entre as tags de abertura e fechamento, ou caso você use WordPress, através de plug-ins.
Das opções gratuitas que você pode consultar existe a OneSignal e a Pushcrew que é gratuita até 2.000 contatos.
d) App para celular
Se você tiver a possibilidade de criar um Aplicativo de celular (app) do seu site, ele pode ajudar facilitar o retorno ao seu site. Hoje em dia todo mundo tem celular e fica grande parte do dia com ele nas mãos. Imagine você  deixar um aviso para o seu leitor, no lugar que mais acessa, que tem uma novidade no seu site. É impossível ele não ver.
E mesmo que o app não redirecione para o site (abrindo no navegador) e, no caso, apresente o conteúdo dentro da própria interface do app. No mínimo você estará fortalecendo  a sua marca, ficando mais presente no dia a dia do seu público, algo que é muito benéfico para o seu negócio.
#5 – Dê voz aos seguidores
Questione no briefing e sugira ao seu cliente sobre a possibilidade do uso de uma seção de comentários no site com o argumento que isso pode encorajar visitantes a retornem ao site.

Lógico que uma seção de comentários pode trazer alguma dor de cabeça com comentários imprevistos e de difícil resposta, mas investir nela serve além de termômetro para saber como está o relacionamento com sua audiência, também como gerador de expectativa por respostas do site aos comentários postados. Aí estão segredo da recorrência de visitas.
A cada comentário postado em forma de pergunta gera uma expectativa, não só na pessoa que perguntou, mas também pode causa-la nos outros visitantes que tiveram contato com a pergunta. E isso gerará retornos para saber as respostas.
#6 – Entregue o prometido
Essa é para desenvolvedores e web designers que sabem trabalham na edição de tags html do cabeçalho como meta description e title. Principalmente aqueles que também desenvolvem textos para SEO com essas tags.
Querendo ou não ao criar os textos para essas tags você está antecipando em forma de promessa de conteúdo o que vai nos resultados dos buscadores e das prévias nas redes sociais. E isso pode ser um problema se o que a prévia mostra não condiz com o conteúdo que está na página carregada.

As pessoas leem essas prévias e resultados esperando que o que foi prometido vai ser realmente tratado na página carregada e caso isso não ocorra as chances de elas voltarem a este site diminuem drasticamente.
Portanto entregue sempre o prometido. Além de satisfazer a audiência poderá garantir uma boa porcentagem de retornos futuros.
Conclusão
Visitas recorrentes é umas das coisas que podem deixar seus clientes satisfeitos porque mostra duas coisas. A primeira é que todo cuidado para que os visitantes retornassem a seu site está surtindo efeito o que é uma boa notícia para você que projetou e desenvolveu o site. E a segunda é que essa recorrência pode garantir mais fechamento de negócios, vendas ou outros objetivos.
Acreditamos que os passos citados neste artigo, quando implementados, podem encorajar que visitantes retornem a um site pois estão focados em compreender emocionalmente, e atender os anseios dos usuários.
E você conhece mais alguma coisa que motive os usuários a retornarem a um website? Compartilhe com a gente! E já que estamos falando em compartilhar que tal mostrar esse artigo aos seus amigos?
Forte abraço!
Até mais!
Referências:
https://alistapart.com/article/understandingwebdesign

Como o Design Emocional, Don Norman e Steve Jobs podem ajudar você a melhorar os seus resultados!


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Gerar tráfego no site: 6 passos para fazer um visitante retornar ao seu site
Fonte: Chef of Design

Como uma mesa organizada impacta sua produtividade

Como uma mesa organizada impacta sua produtividade

Vamos começar com um exercício rápido: observe sua mesa de trabalho durante alguns segundos. Analise tudo o que está em cima dela, se os materiais que você precisa estão por perto; se ela tem apenas o essencial para sua rotina ou se está lotada de coisas que não precisa; se está limpa, convidativa… Observou?
Se ela não está tão organizada quanto gostaria, se você não encontra o que realmente necessita e se o tempo gasto para arrumar a pilha de papel, que não para de crescer, for maior do que o tempo que você levaria ao executar uma tarefa simples, é… Está na hora de dar uma atenção para sua mesa.
Segundo Natalie Morey, diretora de organização da empresa The Lifestylers Group, um ambiente de trabalho limpo e racional é importante para quem deseja ser produtivo. Logo, se você estava com preguiça de arrumar a mesa, está aí um ótimo motivo: uma bancada organizada beneficiará a sua produtividade.

E como queremos que você cumpra seus objetivos e trabalhe bem, listamos X dicas rápidas para você deixar a mesa do trabalho em ordem e realizar suas tarefas com mais rapidez e atenção.

// Use a tecnologia a seu favor
Digitalizar ou fotografar os documentos que chegam até você é uma boa forma de arquivá-los e evitar o acúmulo de papéis. E se alguns não puderem ser digitalizados, o certo é organizá-los em pastas etiquetadas por temas.

O ideal é que contratos, recibos e prestações de contas sejam guardados por pelo menos sete anos, logo, usar caixas organizadoras e guardá-las em algum armário ou prateleira pode ser uma boa opção, já que esses papéis não precisam ser acessados sempre – e não precisam ficar em cima de sua mesa.

// Prateleiras como aliadas
Você tem muitas agendas em cima da mesa? Livros? Materiais que não são utilizados com frequência, mas que devem ser mantidos? Invista em prateleiras. Elas são boas para evitar o acúmulo de coisas na mesa de trabalho e, claro, para deixar tudo em ordem.

// Limpe o porta-canetas
Todas as canetas e marcadores estão funcionando? Os lápis têm pontas? A borracha ainda está boa para ser utilizada? Dar uma limpada no porta-canetas também pode facilitar sua rotina. Deixe as que você realmente usa, organize os clipes e os blocos autoadesivos. Quando você for utilizá-los não correrá o risco de pegar uma caneta que não funciona, por exemplo…

// Dê uma atenção para as gavetas
Assim como as prateleiras, gavetas são ótimas para auxiliar na organização do ambiente de trabalho. Você pode guardar arquivos que não utiliza com frequência, materiais pessoais (um necessaire com produtos de higiene pessoal, por exemplo) e, também, snacks para quando a fome bater. ;)

// Não tenha medo de decorar sua mesa
Já foi comprovado que plantas e objetos pessoais podem melhorar a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho. Logo, não tenha medo de deixar sua “marca”. Um porta-retrato com a foto da família ou da última viagem que fez, alguma miniatura de um personagem que você gosta… Quer ter mais motivação para conquistar seus objetivos: fotos inspiradoras de lugares que deseja conhecer também são uma boa ideia, já que lhe ajudarão a lembrar da razão de você trabalhar tão duro.

// Organização em 1 minuto
Ao fim do expediente, faça uma arrumação rápida em sua mesa. Essas limpezas diárias ajudarão a manter a organização. Fora que, chegar no outro dia e ver tudo no lugar lhe deixará mais motivado para começar um novo dia.

E então, pronto para colocar as dicas em prática e ter uma nova experiência em seu ambiente profissional? Ah, se você quiser mais dicas para melhorar a produtividade, não deixe de ler:
E quando a procrastinação fala mais alto, o que fazer? ;)
 
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Como uma mesa organizada impacta sua produtividade
Fonte: Locaweb

Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois

Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois

Se ao falarmos sobre Big Data surgem muitas interrogações, o que acontece quando o assunto é Small Data? Se você não tem ideia do que o termo significa e acha que é tão complexo quanto o primeiro, fique tranquilo: não é.
Mas antes de entrarmos nesse assunto, precisamos retomar o conceito de Big Data.
Em artigo para o blog da Locaweb, Welington Souza, gerente de marketing da All In, explica que o Big Data se encarrega de armazenar e analisar novas fontes de dados caracterizadas por volume, velocidade e variedade; revelando padrões de comportamento e mercado com mais precisão e rapidez. Ele se baseia em informações extraídas de eventos, preferências e necessidades e tem como foco dados quantitativos.
Diferentemente do Big Data, o Small Data se concentra em dados qualitativos.
Nesse caso, o cliente ganha uma atenção maior, suas opiniões e, principalmente, suas experiências são consideradas. É como se o Big Data fosse uma nuvem gigante e, o Small Data, o resultado da análise de uma parte dessa nuvem.
Resumindo, o Small Data engloba uma pequena quantidade de dados e esse conjunto, se visto como uma ferramenta capaz de auxiliar na tomada de decisões, pode estabelecer uma ponte entre pessoas e oportunidades, entregando maior valor a cada cliente.
As melhores formas de capturar esses dados são por meio de pesquisas, redes sociais e do CRM de uma empresa, por exemplo. A partir da ferramenta adequada é mais fácil reunir informações como a opinião dos clientes em uma experiência de compra; expectativa com relação a produtos e percepção de marca.
Desse modo é possível pensar em novas oportunidades de negócio e, também, melhorar processos no relacionamento com o público.

// Principais diferenças entre Small Data e Big Data
> Big Data: grande volume de dados armazenados em nuvem para serem processados e interpretados por ferramentas e soluções e, quando interpretados, podem impactar positivamente as empresas.
Os dados são colhidos por meio da nuvem, SQL Server, PC, banco de dados entre outros. Eles têm origem distinta e são processados eletronicamente por meio de métodos matemáticos e estatísticos.
> Small Data: peças que compõem o Big Data. Decifrando esses dados menores é possível encontrar informações importantes para a tomada de decisão e investir em novas possibilidades.
Dados colhidos por meio de redes sociais, pesquisas, CRM e informações vindas de computadores. Eles são mais “humanizados”, estão ligados a uma gama de informações que podem ser apreendidas por qualquer profissional da empresa.
Big Data e Small Data são soluções que se complementam, podem ser utilizadas em conjunto, mas sob óticas diferentes. Ambas conseguem auxiliar na tomada de decisões e, quando bem utilizadas, geram resultados mais precisos.

E agora, ficou mais fácil de entender?
Se você já utiliza o Small Data, diga qual foi sua experiência nos comentários! :)
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Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois
Fonte: Locaweb

Redes sociais que todo devorador de livros precisa conhecer

Redes sociais que todo devorador de livros precisa conhecer

Quem nunca perdeu a página do livro que estava lendo? Quem, ao ler uma série, nunca esqueceu em qual edição parou? Ou ainda, quem nunca anotou o nome de um livro maravilhoso – que não cabia no orçamento – para poder comprar depois?
Ler é muito mais do que aproveitar aquele cheirinho de edição nova. Para alguns chega a ser uma espécie de metodologia: ter uma lista com os livros favoritos, os que abandonou, os que gostaria de ler, os que não gostou, livros separados por autor, tema, preço… E por aí vai.
Se você é um leitor empolgado, assim como eu, precisa conhecer o aplicativo/site Skoob! Com ele é possível acompanhar as leituras dos amigos, criar listas de livros desejados, marcar quais está lendo, criar resenhas, acompanhar o número de páginas que já leu durante a vida e muito mais.
Você pode tentar ganhar cortesias, participando dos sorteios disponíveis no site também. Além de conhecer livros novos e trocá-los com as pessoas que fazem parte dessa rede social. Sabe aqueles livros que estão no cantinho de sua casa, esperando por alguém que tenha um tempinho para ler? Então!
O Skoob é um site brasileiro, todo em português, e pode ajudar a otimizar seu tempo de leitura, trazendo informações sobre livros que tenham a ver com seu perfil. Mas, não existe apenas essa rede.
O Goodreads também é uma ótima opção para os devoradores de livros. Ele segue a mesma dinâmica de rede social, com integração, anotação de próximas leituras e outras funcionalidades – além de ajudá-lo a treinar o inglês.
Além disso, você ainda pode acompanhar os livros que personalidades como Emma Watson andam lendo, por exemplo, ou pesquisar por outras celebridades que tenham alguma afinidade literária com você.
// E para quem prefere filmes?
O Filmow é muito parecido com o Skoob e o Goodreads em termos de funcionamento.
Ao criar uma conta é possível acompanhar estreias do cinema (assim como o lançamento dos livros, nas demais redes); pode criar listas com os filmes que deseja assistir e adicionar amigos, acompanhar o que eles estão vendo. Por lá você também consegue visualizar o número de horas que já passou em frente à telinha durante sua vida – seja televisão, celular, notebook, computador ou cinema.
Existem diversas listas com filmes muitas vezes desconhecidos do público em geral.
Essa é uma ótima dica para quem deseja conhecer novas histórias e culturas. Por isso separei algumas que estou seguindo, de onde pego informações sobre filmes para ver sempre que possível:
// Documentários que vão expandir sua visão do mundo //
Clique aqui para conferir a lista.
// Um curta para cada dia do ano //
Clique aqui para conferir a lista.
// Não recomendado para cortadores de cebola profissionais //
Clique aqui para conferir a lista.
// Saem na Netflix em Julho //
Clique aqui para conferir a lista.
// Maratona de animações: Disney + Ghibli + Pixar //
Clique aqui para conferir a lista.
Depois disso tudo, que tal montar uma lista com os seus livros e/ou filmes favoritos e compartilhar conosco? Ah, não deixe de comentar caso utilize uma rede social diferente! ;)
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Redes sociais que todo devorador de livros precisa conhecer
Fonte: Locaweb