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Como usar hashtags no Instagram: o que é, pra que serve e onde colocar

Como usar hashtags no Instagram: o que é, pra que serve e onde colocar

Como usar hashtags no Instagram: o que é, pra que serve e onde colocar (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As hashtags no Instagram são palavras marcadas com o símbolo “#” (cerquilha). Elas servem como agrupadoras de publicações sobre um assunto específico e contêm um link para uma página sobre o tópico na rede social.

O Instagram permite adicionar hashtags em todos os formatos de conteúdo: stories, reels ou posts no feed. Você pode usar a hashtag #tecnologia, por exemplo, quando quiser categorizar sua publicação nesse assunto.

Uma pessoa que deseja encontrar publicações no Instagram sobre o tópico “tecnologia” pode fazer a busca pela mesma hashtag. Também é possível seguir uma hashtag para ver as postagens marcadas com elas, sem seguir as contas que usaram a “#”.

A seguir, veja como usar as hashtags no Instagram.

ÍndiceO que é hashtag no Instagram?Para que servem as hashtags no Instagram?Como colocar hashtags em publicações do feed do Instagram1. Toque no botão de nova publicação do Instagram2. Escolha uma foto ou vídeo para publicar no Instagram3. Adicione uma ou mais hashtags na descrição da postagemComo colocar hashtags nos reels do Instagram1. Toque no botão de nova publicação para adicionar reels2. Escolha ou gere um conteúdo para publicar como reel3. Adicione hashtags na legenda do reel no InstagramComo colocar hashtags nos stories do Instagram1. Vá em “Seu story” no aplicativo do Instagram2. Escolha um conteúdo para publicar como story no Instagram3. Adicione uma ou mais hashtags na tela de edição do storyComo encontrar hashtags no Instagram1. Abra a aba “Pesquisar” no Instagram2. Digite uma hashtag no campo de pesquisa do InstagramComo seguir ou deixar de seguir uma hashtag no Instagram1. Acesse a área de pesquisa do Instagram2. Busque pela hashtag a ser seguida no Instagram3. Toque em “Seguir” para acompanhar a hashtag ou em “Seguindo” para deixar de seguirO que acontece quando eu coloco uma hashtag no meu post do Instagram?A hashtag aumenta a visualização dos stories no Instagram?Posso criar hashtags no Instagram?Existe forma correta de usar hashtags no Instagram?Quantas hashtags posso usar no Instagram?Posso colocar hashtag depois de postar no Instagram?Devo colocar a hashtag na legenda ou no comentário da publicação do Instagram?Tem como colocar hashtag invisível no Instagram?Posso excluir uma hashtag do meu post no Instagram?

O que é hashtag no Instagram?

Hashtag é uma palavra ou expressão iniciada com o caractere # (cerquilha) que se transforma em link no Instagram. Quando acessado, esse link mostra todas as postagens que contêm a hashtag na plataforma. Um post na rede social pode conter uma ou mais delas. Hashtags podem ser inseridas na legenda ou nos comentários da publicação.

Para que servem as hashtags no Instagram?

As hashtags servem para indicar um assunto de uma publicação do Instagram e facilitar a descoberta dessa postagem por outras pessoas. Quando o post está no ar, as hashtags funcionam como links para a página do tópico, na qual o usuário pode navegar e ver as fotos e vídeos publicados com a marcação.

Se uma pessoa vai ao Rock in Rio, por exemplo, pode adicionar às suas fotos e vídeos a hashtag #rockinrio para indicar que as suas publicações têm relação com o evento. Se outros usuários buscarem por essa hashtag na rede social, poderão encontrar o conteúdo dela.

Como colocar hashtags em publicações do feed do Instagram

1. Toque no botão de nova publicação do Instagram

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no botão de nova publicação, com símbolo de “+”, na parte inferior da tela.

2. Escolha uma foto ou vídeo para publicar no Instagram

Escolha uma foto ou vídeo na galeria de imagens que o Instagram exibe. Toque no botão com ícone de câmera se quiser registrar uma foto na hora. Edite a publicação adicionando efeitos, música de fundo ou ajustes visuais, se achar necessário. Ao terminar ou se não quiser fazer nenhuma edição, toque em “Avançar”.

3. Adicione uma ou mais hashtags na descrição da postagem

Escreva a descrição da postagem e use o mesmo campo para adicionar uma ou mais hashtags. Cada hashtag deve começar com o caractere #, como em #tecnoblog ou #tecnocast. Ao terminar, toque em “Compartilhar”.

Como colocar hashtags nos reels do Instagram

1. Toque no botão de nova publicação para adicionar reels

Toque no botão com símbolo de “+” no app do Instagram. Na tela de publicação, arraste a barra inferior e abra a opção “Reels”.

2. Escolha ou gere um conteúdo para publicar como reel

Selecione uma foto ou vídeo para publicar como reel ou toque em “Câmera” para gerar esse conteúdo. Adicione filtros, fundo musical ou outros recursos de edição, se desejar, e toque em “Avançar”.

3. Adicione hashtags na legenda do reel no Instagram

Escreva uma ou mais hashtags no campo de legenda da finalização do reel. Ao terminar, toque em “Compartilhar”.

Como colocar hashtags nos stories do Instagram

1. Vá em “Seu story” no aplicativo do Instagram

Abra o Instagram no celular e toque em “Seu story”, botão no topo esquerdo do aplicativo que traz a sua foto de perfil.

2. Escolha um conteúdo para publicar como story no Instagram

Escolha uma foto ou vídeo na galeria para publicar um story ou toque em “Câmera” para gerar esse conteúdo.

3. Adicione uma ou mais hashtags na tela de edição do story

Toque no botão de adicionar texto, com os dizeres “Aa”. Digite # e escreva o termo da hashtag. Toque no botão de avançar e em “Compartilhar” para o story ser publicado.

Você também pode tocar em qualquer ponto do story, fazer o gesto de arrastar para cima e escolher o adesivo #HASHTAG para usar hashtags em stories. Digite o termo da hashtag na sequência. Toque no botão de avançar e em “Compartilhar” para finalizar.

Como encontrar hashtags no Instagram

1. Abra a aba “Pesquisar” no Instagram

Vá à parte inferior do Instagram e toque no ícone de lupa para acessar a função de pesquisa da rede social. Essa área fica junto do recurso “Explorar” nos aplicativos da rede social para Android e iOS, e à esquerda da interface na versão web da plataforma.

2. Digite uma hashtag no campo de pesquisa do Instagram

Digite a hashtag que você quer buscar no campo “Pesquisar”, que aparece no topo da interface. Todas as publicações que contêm essa hashtag serão exibidas pelo Instagram.

Como seguir ou deixar de seguir uma hashtag no Instagram

1. Acesse a área de pesquisa do Instagram

Abra o Instagram e toque no ícone de lupa, na parte inferior dos aplicativos para Android e iPhone, ou na lateral esquerda da versão web da rede social.

2. Busque pela hashtag a ser seguida no Instagram

Digite a hashtag que você quer seguir no campo “Pesquisar”, localizado na parte superior dos aplicativos móveis do Instagram ou na coluna à esquerda da versão web.

3. Toque em “Seguir” para acompanhar a hashtag ou em “Seguindo” para deixar de seguir

Toque em uma hashtag que aparece nos resultados da busca que você fez. O Instagram exibirá uma tela que reúne as publicações que têm essa hashtag. Toque no botão “Seguir” que aparece no topo dessa página. As publicações que contêm a hashtag seguida começarão a aparecer em seu feed ou na sua barra de stories.

Para deixar de seguir essa hashtag, volte a ela e toque no botão “Seguindo”, também no topo da tela. Ao fazer isso, a hashtag deixará de ser seguida pelo seu perfil.

O que acontece quando eu coloco uma hashtag no meu post do Instagram?

A hashtag pode fazer o seu post aparecer para outras pessoas que pesquisarem por ela no Instagram. Isso faz o alcance da publicação ir além dos perfis que te seguem na rede social, principalmente se a hashtag tiver relação com um assunto de alto interesse no momento.

Uma hashtag também ajuda o Instagram a classificar a sua publicação e, assim, sugeri-la no feed ou na função “Explorar” das contas de usuários que têm interesse pelo mesmo tópico.

A hashtag aumenta a visualização dos stories no Instagram?

Sim, mas isso não é garantido. Se a hashtag tiver relação com um assunto muito buscado no momento, há boas chances de que o seu story chegue a um número grande de pessoas. Contudo, vários outros usuários podem publicar stories do Instagram usando a mesma hashtag, gerando concorrência para o seu conteúdo.

Posso criar hashtags no Instagram?

Sim. Basta digitar o caractere “#” seguido de uma sequência de letras ou números. Se a hashtag resultante for inédita no Instagram, ela passará a existir quando a sua postagem ou story for publicada com ela na rede social.

Existe forma correta de usar hashtags no Instagram?

Não existe uma forma correta de usar hashtag no Instagram, mas recomendações de boas práticas relacionadas a esse recurso são:

não usar hashtags que violem as diretrizes da comunidade do Instagram;

não aplicar uma hashtag que não tenha relação com o conteúdo mostrado na postagem;

evitar hashtags muito grandes, pois pesquisar por elas é mais difícil;

evitar inserir muitas hashtags na publicação;

não fazer uma descrição da postagem na qual cada palavra é uma hashtag.

Quantas hashtags posso usar no Instagram?

O Instagram permite que você insira até 30 hashtags na descrição ou comentário de postagens no feed para coibir o spam na rede social. Já um story pode ter até dez hashtags. Mais do que isso fará o story exibir as hashtags excedentes como texto comum, sem link.

Posso colocar hashtag depois de postar no Instagram?

Sim. Para adicionar hashtag em conteúdo recém-publicado ou em posts antigos, toque no ícone com três pontos no topo direito da publicação, escolha “Editar” e adicione uma ou mais hashtags. Ao finalizar, toque no botão de conclusão, também no topo direito. Acesse o post no feed do Instagram para ver a hashtag inserida.

Devo colocar a hashtag na legenda ou no comentário da publicação do Instagram?

Hashtags colocadas tanto nas legendas de posts ou reels do Instagram quanto nos comentários dessas publicações podem aumentar o alcance do conteúdo. Porém, um estudo da SocialInsider indica que hashtags nas legendas das postagens tendem a proporcionar mais visualizações em relação ao seu uso em comentários.

Colocar hashtag nos comentários da publicação funciona?

Sim, pois hashtags colocadas nos comentários podem fazer a postagem aparecer na página da hashtag da mesma forma que ocorre quando elas são inseridas na legenda. Essa é uma opção para quem prefere esconder a hashtag da área de descrição do post.

Tem como colocar hashtag invisível no Instagram?

Não existe uma função de hashtag invisível no Instagram. Contudo, alguns usuários criam legendas que têm hashtag abaixo de uma sequência de linhas com apenas um ponto (.) em cada uma delas. Esse é um truque para esconder a hashtag, ou seja, fazê-la não ficar visível de imediato quando o post é visualizado no feed.

Posso excluir uma hashtag do meu post no Instagram?

Sim. Toque no ícone com três pontos no topo do post, vá em “Editar” e remova a hashtag da área de legenda. O procedimento faz a publicação deixar de aparecer na página da hashtag, embora isso possa levar alguns minutos para acontecer.
Como usar hashtags no Instagram: o que é, pra que serve e onde colocar

Como usar hashtags no Instagram: o que é, pra que serve e onde colocar
Fonte: Tecnoblog

Voice Over: como adicionar uma narração ao Reels do Instagram

Voice Over: como adicionar uma narração ao Reels do Instagram

Você pode usar vozes robotizadas ou a própria voz para narrar os vídeos do Reels do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A narração em vídeos do reels do Instagram é um recurso que permite sobrepor o áudio original com ferramentas de conversão de texto em fala, simulando a voz do Google ou outras vozes robotizadas. Também dá para colocar a narração com a própria voz no Reels do Instagram, caso queira soar de forma mais natural.

O recurso de conversão de texto em fala, conhecido como Text-to-Speech, precisa ser feito pelo app do CapCut. Já a narração com a própria voz pode ser feita no próprio app do Instagram, a partir do recurso de sobreposição de voz.

A seguir, veja como colocar uma narração no reels do Instagram:

ÍndiceComo colocar narração no Reels do Instagram usando o CapCut1. Abra o app CapCut e toque em “Editar”2. Toque em “Novo Projeto” para colocar voz para ler texto3. Escolha o vídeo para inserir narração que deseja usar no reels4. Selecione “Texto” e digite o conteúdo da narração5. Toque em “Conversão de texto em fala”6. Ajuste a linha do tempo com a narração para usar no reels do Instagram7. Exporte o vídeo narrado para usar no Reels do InstagramComo colocar uma narração no Reels do Instagram com a própria voz1. Abra o app do Instagram e toque em “+” para criar um post2. Selecione a opção “Reel” no Instagram3. Toque em cima do vídeo que ganhará a narração no Instagram4. Toque em “Editar Vídeo” para ver as opções do reel5. Toque em “Sobreposição de voz” e grave a narração pelo app do Instagram6. Toque em “Avançar” para publicar o reel no InstagramPor que a opção de texto falado não aparece no Reels do Instagram?Dá para adicionar a legenda em uma narração no Instagram?Posso colocar narração e música ao mesmo tempo no reels do Instagram?Consigo editar uma narração em um vídeo pronto do Instagram?

Como colocar narração no Reels do Instagram usando o CapCut

1. Abra o app CapCut e toque em “Editar”

Abra o aplicativo CapCut no celular Android ou no iPhone e toque na opção “Editar”, ícone de tesoura no canto inferior da tela.

2. Toque em “Novo Projeto” para colocar voz para ler texto

Toque no botão azul “Novo Projeto” para iniciar o processo de converter texto em voz no Instagram.

3. Escolha o vídeo para inserir narração que deseja usar no reels

Selecione o vídeo que você deseja colocar voz para ler texto e toque em cima dele. Depois, toque no botão azul “Adicionar”, no canto inferior da tela.

4. Selecione “Texto” e digite o conteúdo da narração

Toque na opção “Texto”, na parte inferior, e em “Adicionar Texto”. Digite o texto que deve ser transformado em narração. Então, toque no ícone de check (✓) no canto direito da tela.

5. Toque em “Conversão de texto em fala”

Toque na opção “Conversão de texto em fala”, na parte inferior da tela. Selecione a opção “Português” e escolha a voz do Google (Júlia) ou outra narração robotizada para o vídeo. Toque no ícone de check (✓) para concluir.

6. Ajuste a linha do tempo com a narração para usar no reels do Instagram

Mexa na faixa de áudio laranja, embaixo da linha do tempo, para ajustar a legenda com texto falado e o tempo do vídeo. Repita o processo até inserir toda a narração do vídeo para o Reels do Instagram.

7. Exporte o vídeo narrado para usar no Reels do Instagram

Após editar o vídeo, toque na seta para cima, no canto superior direito, para exportar o conteúdo. Ajuste a qualidade da imagem e toque no botão azul “Salvar no dispositivo” para concluir. Agora você pode publicar o vídeo no Reels do Instagram.

Como colocar uma narração no Reels do Instagram com a própria voz

1. Abra o app do Instagram e toque em “+” para criar um post

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela, para criar uma publicação.

2. Selecione a opção “Reel” no Instagram

Escolha a opção “Reel”, na barra na parte inferior da tela, para criar um novo post no Instagram.

3. Toque em cima do vídeo que ganhará a narração no Instagram

Escolha o vídeo que você deseja adicionar a narração com a própria voz e toque em cima dele.

4. Toque em “Editar Vídeo” para ver as opções do reel

Toque na opção “Editar Vídeo”, no canto inferior esquerdo, para abrir as opções de edição do reel.

5. Toque em “Sobreposição de voz” e grave a narração pelo app do Instagram

Selecione a opção “Sobreposição de voz” e escolha a posição na linha do tempo para adicionar a narração no Instagram. Toque no botão branco para gravar a narração com a sua própria voz. Quando encerrar a gravação, toque em “Concluir”.

6. Toque em “Avançar” para publicar o reel no Instagram

Após gravar e editar os trechos da narração, toque na parte de cima da tela para ver o preview do vídeo. Por fim, toque no botão azul “Avançar” para acessar a página de publicação do Reel.

Por que a opção de texto falado não aparece no Reels do Instagram?

O recurso de texto falado do Instagram – ou Text-to-Speech – está disponível apenas em regiões selecionadas. Infelizmente, o Brasil não faz parte desta lista. Além disso, a ferramenta converte de forma natural somente textos em inglês.

Dá para adicionar a legenda em uma narração no Instagram?

Sim. Há diferentes formas de colocar legenda no reels do Instagram. Você pode usar as ferramentas do CapCut ou o próprio app da rede social para adicionar legenda ao conteúdo.

Posso colocar narração e música ao mesmo tempo no reels do Instagram?

Sim. Você pode inserir a própria narração e colocar música no reels do Instagram. A ferramenta de edição da rede social permite usar diferentes faixas de áudio no mesmo conteúdo.

Consigo editar uma narração em um vídeo pronto do Instagram?

Não é possível usar o Instagram ou CapCut para editar um vídeo pronto que já tenha narração. Nesses casos, a narração faz parte do áudio original do material e não pode ser modificada. Você pode editar vídeos prontos sem narração e usar os recursos de sobreposição de voz ou texto falado.
Voice Over: como adicionar uma narração ao Reels do Instagram

Voice Over: como adicionar uma narração ao Reels do Instagram
Fonte: Tecnoblog

Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD

Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD

HMD lançou até vídeo com nova marca (Imagem: Reprodução/YouTube)

As contas da Nokia nas redes sociais mudaram e agora usam o nome HMD. Além disso, elas publicaram um vídeo apresentando a nova marca, que significa Human Mobile Devices. As pistas da troca já vinham aparecendo há alguns dias, com o vazamento de informações dos primeiros aparelhos da nova era da empresa.

A troca aconteceu no YouTube, no X (antigo Twitter), no Facebook, no TikTok e no Discord. O Instagram continua com o nome de usuário “nokiamobile”, mas usa o nome de exibição HMD. Os campos de descrição ainda mencionam a marca antiga. “Nós somos a Human Mobile Devices, fabricantes dos telefones Nokia. Mas pode nos chamar de HMD”, diz o texto.

Além da mudança, a HMD publicou um vídeo explicando o conceito por trás do nome Human Mobile Devices e dizendo que a empresa fabricará smartphones duráveis e dumbphones com recursos modernos.

Primeiros celulares da HMD sem marca Nokia vêm aí

A adoção do nome HMD como marca própria já havia sido anunciada em setembro de 2023 pelo CEO Jean-François Baril, em uma publicação no LinkedIn. Em um dos comentários ele disse que a marca Nokia continuaria coexistiria com a nova marca. A mudança de nome nas redes sociais, porém, sugere o contrário.

A HMD já tem dois aparelhos a caminho com a nova marca. O site GSM China encontrou dois registros de modelos no banco de dados de IMEI da GSMA, identificados com os códigos N159V e TA-1585. Há poucas informações sobre eles, mas o campo “marca” está preenchido com “HMD”. Além disso, uma peça publicitária foi colocada no site oficial, e a renderização de um aparelho vazou antes da hora.

Imagem que apareceu no site da Nokia indica que smartphone com marca HMD terá câmera de 108 megapixels (Imagem: Reprodução/HMD)

Vale dizer que a empresa Nokia ainda existe, mas atua apenas na área de infraestrutura para telecomunicações. A divisão de celulares teve um caminho mais complicado: em 2013, foi comprada pela Microsoft, sua parceira no Windows Phone. Quando o projeto afundou, os direitos da marca Nokia foram comprados pela HMD Global, também estabelecida na Finlândia e com vários ex-funcionários da antiga divisão de celulares da Nokia.

Com informações: Gizmochina, GSM China
Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD

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Fonte: Tecnoblog

Visa lança pagamento por aproximação para compras online

Visa lança pagamento por aproximação para compras online

App da Ingresse para Android terá opção de pagar aproximando cartão (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A Visa, a Ingresse e a Symbiotic lançaram uma nova forma de pagamento no mercado brasileiro. Com ela, o consumidor pode fazer uma compra online e pagar aproximando seu cartão ao celular, como faria em uma maquininha de cartão. A tecnologia, conhecida como Tap to Own Device, é inédita na América Latina. A plataforma Ingresse Tap, da empresa de ingressos, será a primeira a usar a solução.

Funciona assim: você faz uma compra em um app de uma loja online no celular. Na hora de pagar, existe a opção de aproximação. Então, é só colocar o cartão perto do celular. O método dispensa digitar números e aceita cartões de crédito e também de débito.

Ingresse vai destacar pagamento no débito (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

O Tap to Own Device é um desdobramento das tecnologias de usar celulares como maquininhas para pagamentos por aproximação, como o Tap to Pay da Apple (que tem um sistema mais fechado) e vários apps de Android (que libera o NFC para uso de terceiros). A diferença é que a aproximação não é no celular de um lojista previamente cadastrado, e sim no aparelho do próprio cliente.

Uma das vantagens do novo método é facilitar o pagamento no débito, que nem sempre é aceito pelo tradicional método de digitar o número do cartão. A Visa trata a questão como inclusão digital. “O ambiente de cartão de crédito é muito selecionado”, diz Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções da Visa.

Após escolher opção, basta aproximar para pagar (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Para as empresas, a Visa promete menores custos com estornos e maiores taxas de aprovação. Tecnicamente, a Visa chama esse tipo de transação de “cartão presente”. Pense em uma maquininha: quando a compra não é aprovada, você sabe na hora. Isso representa um custo menor com compras não aprovadas. Além disso, as taxas cobradas em transações de débito são menores.

E o Pix? Pantealeão diz que ele não necessariamente é um concorrente. “O Pix trouxe o consumidor para uma experiência digital, e isso facilita uma solução do tipo [do Tap to Own Device]”, explica.

Aproximação promete melhorar métricas do comércio (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Ingresse vai estrear aproximação no app para Android

A plataforma de ingressos Ingresse é a primeira empresa a adotar o Tap to Own Device. Gabriel Nicola, head de pagamentos, destaca que a empresa já trabalha com várias formas de pagamento. Ele considera que o pagamento por aproximação dá mais confiança para o consumidor, que não precisa digitar os números. A transação pode envolver senhas, inclusive.

O desenvolvimento da parte de software ficou a cargo da empresa costarriquenha Symbiotic. Javier Chacón González, CIO da Symbiotic, destaca que a prevenção de fraudes é um dos principais desafios do formato, já que o celular não é de um lojista previamente cadastrado. A tecnologia vem sendo desenvolvida há um ano e meio.

O Ingresse Tap estará disponível a partir do começo de fevereiro, no app da plataforma para Android, desde que o aparelho tenha NFC. Segundo Pantaleão, da Visa, a solução para iPhone está a caminho, e apesar do ecossistema mais fechado, não há nenhuma limitação imposta pela Apple.
Visa lança pagamento por aproximação para compras online

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Fonte: Tecnoblog

TikTok perderá Taylor Swift e vários artistas a partir de quinta-feira

TikTok perderá Taylor Swift e vários artistas a partir de quinta-feira

TikTok e Universal estão em Bad Blood e não renovam contrato (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Universal Music Group (UMG), gravadora que representa alguns dos principais artistas da atualidade, comunicou a não renovação do contrato com o TikTok. Entre os motivos para a não renovação está a falta de um acordo sobre o valor para pagamento das celebridades. A partir de 1º de fevereiro, os artistas representados pela UMG não estarão mais disponíveis no TikTok.

Na carta aberta publicado pela Universal, a gravadora explica três motivos chaves levados para a negociação: uso de IA, segurança da imagem dos artistas e pagamento de royalties — claro, dinheiro não ficaria de fora. A recusa da UMG remove alguns dos maiores artistas (de hoje e da história) de uma das principais redes sociais da atualidade.

Universal removerá artistas do TikTok

A Universal explica que o TikTok ofereceu um pagamento de royalties muito menor que os dos seus concorrentes. Além disso, a gravadora afirma que a rede social não atendeu suas demandas relacionadas aos direitos de artistas e IA e de combate ao bullying na plataforma.

Usuários do TikTok não poderão usar músicas de alguns dos principais artistas da atualidade a partir de amanhã (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

No comunicado, a Universal confessa que remover o seu catálogo do TikTok é um desafio. Isso se deve pela rede social possuir uma enorme base de usuários, que perderá o acesso ao grande catálogo de músicas da gravadora. A UMG acusou o TikTok de remover alguns artistas em início de carreira, mantendo apenas os nomes mais conhecidos — entre esses famosos estão Beatles, Queen, Taylor Swift, Ariana Grande, Elton John, Drake, U2 e Ivete Sangalo.

Em resposta ao TechCrunch, um porta-voz do TikTok acusou a Universal de publicar uma narrativa falsa e colocar a sua ganância sobre o interesse dos seus artistas. Segundo a UMG, 1% da sua receita é originária dos royalties do TikTok. A rede social vem investindo mais em música nos últimos tempos, lançando ferramentas para que o usuário salve canções no streaming e o TikTok Music — sua própria plataforma de streaming

Universal quer combate mais duro contra conteúdo gerado por IA

Para a Universal, TikTok não está agindo para proibir conteúdos inapropriados feitos por IA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Universal também não está feliz com a maneira como o TikTok lida com conteúdo feito por IA. A gravadora aponta que a rede social promove e encoraja a criação de música com inteligência artificial. Segundo a UMG, a renovação do contrato permitiria que esse conteúdo minguasse os valores dos royalties.

A gravadora destaca que o TikTok também não faz um esforço sequer para combater conteúdos que violam a imagem e músicas de seus artistas. Nesse ponto, a Universal quer que a rede social seja mais incisiva na luta contra deepfakes, que podem ser usados para pornôs falsos e até discurso de ódio — usando imagens de músicos extremamente populares. Nos últimos dias, esse assunto foi mais comentado após uma série de pornôs deepfake da Taylor Swift serem publicados no X/Twitter.

Com informações: TechCrunch e The Verge
TikTok perderá Taylor Swift e vários artistas a partir de quinta-feira

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Fonte: Tecnoblog

Criador de Sites da Hostinger é destaque no mercado com IA e facilidade de uso

Criador de Sites da Hostinger é destaque no mercado com IA e facilidade de uso

Criador de Sites da Hostinger é destaque no mercado por ser fácil de usar (imagem: divulgação/Hostinger)

Se você vai criar um site, precisa escolher uma hospedagem versátil para ele. O serviço deve não só ser estável, mas também oferecer boas ferramentas de gerenciamento e criação de páginas. Nesse quesito, a Hostinger se destaca. A companhia tem um criador de sites com inteligência artificial que é muito bem avaliado no mercado.

O que é um criador de sites?

Criador de sites é uma ferramenta que permite a você montar a sua página sem precisar de conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript e outros recursos de desenvolvimento web. Poderoso que é, o Criador de Sites da Hostinger possibilita que você crie blogs, portfólios, sites institucionais e lojas online em poucos minutos.

O procedimento padrão para montar um site consiste em contratar empresas ou profissionais de webdesign e desenvolvimento web. Mas os custos desses serviços tendem a ser elevados, o que os torna inviáveis para muitos freelancers, produtores de conteúdo e donos de pequenos negócios, por exemplo.

Para esses públicos, um criador de sites é a solução ideal. Esse tipo de ferramenta cria o site de acordo com as suas necessidades e ainda permite personalização, como acréscimo de logotipo e escolha das seções ou áreas que o site deve ter.

Isso quando o criador de sites é de boa qualidade. É neste ponto que a Hostinger chama a atenção.

A ferramenta da Hostinger pode criar sites comuns ou baseados no WordPress usando IA (imagem: divulgação/Hostinger)

Criador de Sites da Hostinger lidera ranking dos melhores

Um ranking que avalia os melhores criadores de site dos serviços de hospedagem mais populares tem a ferramenta da Hostinger como a mais bem avaliada, com uma pontuação de 4,9/5.

A razão para o Criador de Sites da Hostinger liderar a lista está na tecnologia. Essa é a única ferramenta do tipo que tem inteligência artificial generativa.

É possível criar um site profissional na Hostinger em poucos minutos (imagem: divulgação/Hostinger)

Com isso, você só precisa escrever que tipo de site quer criar e definir alguns parâmetros, como o estilo visual a ser implementado. A inteligência artificial (IA) da Hostinger analisa esses dados e, em poucos minutos, monta o seu site.

Depois, você só precisa finalizar o resultado escolhendo um logotipo, adicionando descrições, ajustando cores e inserindo dados de contato, por exemplo. É possível adicionar ainda elementos como galerias de imagens, mapas, ícones de redes sociais e campo para cadastro de e-mail.

Site gerado com o Criador de sites da Hostinger; é possível personalizá-lo ainda mais no modo de edição (imagem: divulgação/Hostinger)

Veja como criar um site do zero é fácil na Hostinger

O próprio Tecnoblog tratou de testar o Criador de Sites da Hostinger com IA. O resultado impressionou! No teste, pedimos para a ferramenta criar um portfólio online de fotografia.

Para isso, informamos o nome do site como “Tecnoblog Fotografia” e escolhemos a categoria “portfólio”. Em seguida, escrevemos a descrição do site para a IA com os seguintes dizeres:

“Quero criar um site de portfólio sobre fotografia de aniversários, casamentos, formaturas, happy hour e eventos esportivos”.

Em preferência de personalização, escolhemos “minimalista” e, em cores, marcamos “me surpreenda”.

Clicamos então em “Criar site” e, voilà, um site profissional foi apresentado trazendo categorias como “aniversários” e “formaturas”, área de depoimentos e até formulário de contato.

Você só precisa escrever para a IA da Hostinger como quer que seu site seja construído (imagem: divulgação/Hostinger)

Depois que o resultado é apresentado, basta fazer os ajustes finais inserindo logotipo, descrições, fotos próprias e outros detalhes. Você também pode mudar cores, fontes, ícones, entre vários outros atributos, tudo isso em uma interface intuitiva, que não requer programação.

Ah, sim: o site é responsivo, ou seja, já vem preparado para funcionar em celulares. Você ainda recebe orientações para otimizá-lo para as buscas do Google.

Hostinger: 99,9% de uptime e 10% desconto

O Criador de Sites está incluído em todos os planos de hospedagem da Hostinger com 12 meses ou mais de duração. E esse não é o único benefício. Os planos contratados têm uptime de 99,9%, o que significa que as chances de o seu site sair do ar são muito pequenas.

Além disso, a Hostinger oferece recursos como:

certificados de segurança (SSL) grátis e ilimitados

contas de e-mail profissional gratuitas

suporte 24 horas por dia via chat

interface em português

largura de banda ilimitada

servidores em vários países

domínio grátis por um ano (nos planos de hospedagem de 12 meses ou mais)

Os planos de hospedagem de sites da Hostinger começam em R$ 12,99 por mês. E quem utilizar o cupom TECNOBLOG ganha 10% de desconto na contratação.
Criador de Sites da Hostinger é destaque no mercado com IA e facilidade de uso

Criador de Sites da Hostinger é destaque no mercado com IA e facilidade de uso
Fonte: Tecnoblog

Uma função a menos: Google Assistente perderá Modo de Direção em breve

Uma função a menos: Google Assistente perderá Modo de Direção em breve

O Google Assistente já perdeu 17 recursos que eram pouco utilizados no Android e agora mais um deles será removido em breve. Estamos falando do Modo de Direção, que permite usar o celular com mais facilidade enquanto dirige com ícones maiores na tela do celular e comandos de voz para ações rápidas.A descontinuação do recurso foi apontada pela usuária Samarth e pelo Android Police, mas agora o Google está exibindo uma mensagem na área inferior do Modo de Direção do Assistente confirmando que ele será descontinuado em fevereiro de 2024.

Como podemos ver na captura de tela abaixo, somente há um botão para fechar o aviso, não há sequer uma página com mais informações sobre o fim do recurso.Clique aqui para ler mais

Uma função a menos: Google Assistente perderá Modo de Direção em breve
Fonte: Tudocelular

Microsoft divulga lucro no setor de jogos acima do Windows graças à Activision Blizzard

Microsoft divulga lucro no setor de jogos acima do Windows graças à Activision Blizzard

A Microsoft divulgou os resultados financeiros fiscais do segundo trimestre de 2024, marcando o primeiro trimestre desde que se tornou uma empresa de US$ 3 trilhões. Com receita de US$ 62 bilhões e lucro líquido de US$ 21,9 bilhões, houve um aumento de 18% na receita e 33% no lucro líquido. Este trimestre incluiu a receita da recém-adquirida Activision Blizzard, tornando os jogos o terceiro maior negócio da empresa, o que fez o setor superar o sistema Windows nos lucros.

Apesar do declínio de 9% na receita de dispositivos, a receita do Windows OEM cresceu 11%. A divisão de jogos teve um trimestre significativo, com a receita de conteúdo e serviços do Xbox, incluindo o Xbox Game Pass, aumentando 61%, impulsionada pela receita da Activision Blizzard. A receita de jogos totalizou US$ 7,11 bilhões, superando a receita do Windows.A Microsoft enfrentou desafios no mercado de consoles, com a receita de hardware Xbox aumentando apenas 3% devido a um mercado mais fraco do que o esperado. A receita total de jogos da empresa aumentou 49%.Clique aqui para ler mais

Microsoft divulga lucro no setor de jogos acima do Windows graças à Activision Blizzard
Fonte: Tudocelular

ChatGPT vaza conversas com logins e senhas de usuários para terceiros

ChatGPT vaza conversas com logins e senhas de usuários para terceiros

O chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA) ChatGPT estaria vazando conversas e dados sigilosos, como logins e senhas de usuários, para terceiros durante outras interações com a plataforma. A falha de privacidade é considerada gravíssima.

De acordo com uma reportagem do site ArsTechnica, capturas de tela mostram a inteligência artificial generativa exibindo informações de usuários para outros utilizadores da plataforma, sem qualquer consentimento da vítima para tal ação.É possível ver em um dos prints nomes de usuário e senhas de um site de medicamentos que é usado por funcionários de uma farmácia. Ao que parece, um colaborador da loja utilizou o ChatGPT em busca de soluções para um problema na página.Clique aqui para ler mais

ChatGPT vaza conversas com logins e senhas de usuários para terceiros
Fonte: Tudocelular

Palworld: desenvolvedora alerta sobre versão falsa do jogo que surgiu na App Store

Palworld: desenvolvedora alerta sobre versão falsa do jogo que surgiu na App Store

Parece que tem gente querendo tirar proveito da fama do jogo Palworld com mais polêmicas. Isso porque uma versão mobile do game surgiu recentemente na App Store e finge ser o título desenvolvido pela Pocketpair. Inclusive, ele chega até mesmo a usar as mesmas imagens de divulgação das versões de console e PC.

Entretanto, essa versão mobile é falsa e não possui conexão alguma com a obra da desenvolvedora. Nesse sentido, ela mesma já tomou conhecimento da existência desse app e publicou sobre ele em seu perfil no X (ex-Twitter), alertando que ele não tem nenhum tipo de vínculo com a empresa por trás de Palworld.Além de falar que já reportou sobre o app tanto para a Apple, quanto para o Google sobre esse tipo de acontecimento. No entanto, ainda não foram encontradas apps que se dizem ser versões mobile de Palworld na Play Store. A Pocketpair também afirmou sobre os possíveis problemas em baixar essa suposta versão do game. Clique aqui para ler mais

Palworld: desenvolvedora alerta sobre versão falsa do jogo que surgiu na App Store
Fonte: Tudocelular