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Operadora desiste de usar marca com “10G” para rede que não é 10G

Operadora desiste de usar marca com “10G” para rede que não é 10G

10G não é décima geração, mas sim 10 Gbps (Imagem: Reprodução/Comcast)

A operadora americana Comcast não vai mais usar a marca Xfinity 10G Network para sua rede de 10 Gbps (que só tem essa velocidade para alguns clientes). A decisão veio após protestos das concorrentes e recomendações dos órgãos responsáveis por autorregular a publicidade nos EUA.

O Narb, órgão do próprio setor publicitário que dá a última palavra em casos do tipo, decidiu que a Comcast não deve mais usar o termo “10G” para descrever a internet Xfinity. A autoridade considerou que o “G” pode ser entendido pelos consumidores como “geração”. Uma rede 10G, portanto, estaria cinco gerações à frente do 5G, tecnologia mais avançada disponível atualmente.

Outra interpretação é que o termo “10G” dá a entender que a internet da Comcast tem o dobro de velocidade do 5G, quando, na verdade, é o contrário: o 5G pode alcançar até 20 Gbps.

5G pode chegar a 20 Gbps (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O 10G da Comcast significa 10 Gbps e não se trata de uma conexão sem fio, como o 5G. Essa velocidade, aliás, nem está disponível para todos os clientes da Xfinity 10G Network. Para alcançar 10 Gbps, o consumidor precisa de um serviço de FTTH (fibra para a casa) chamado Xfinity Gigabit Pro. Este foi outro motivo para o Narb pedir a retirada dos anúncios.

A Comcast já tinha sofrido uma derrota na NAD, órgão de autorregulação publicitária aos EUA. Juntos, NAD e Narb cumprem um papel semelhante ao do Conar no Brasil. Em outubro, a NAD solicitou que a empresa deixasse de anunciar o “10G” ou explicasse o produto de uma maneira que não fosse falsa ou enganosa. A decisão foi uma resposta a queixas de T-Mobile e AT&T.

Em resposta aos julgamentos, a Comcast diz que deixará de usar a marca “Xfinity 10G Network”, mas discorda veementemente da análise e da abordagem da Narb. A empresa ainda poderá usar o “10G” isoladamente, desde que seja de maneira precisa.

Operadoras adotam nomes enganosos

Não é a primeira vez que operadoras se complicam com autoridades devido a nomenclaturas de serviços. Nos EUA mesmo, em 2019, a AT&T foi criticada por usar o termo “5G Evolution” para redes 4G mais rápidas, que a empresa anunciava como “primeiro passo para o 5G”.

Mesmo com a NAD mandando parar, a operadora continuou a usar o “5G E” na barra de sinal, aquela do topo da tela dos smartphones. Para a empresa, este uso não poderia ser considerado publicidade.

Propaganda da Claro no saco de pão destaca internet 100% fibra em cidade com serviço via cabo (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

No Brasil, um caso recente é o da Claro. Em 2021, a empresa foi condenada a pagar R$ 600 mil por usar o termo “com fibra” ao anunciar sua internet banda larga de rede híbrida, com fibra ótica até o concentrador de rede e cabos de cobre até a residência do consumidor.

Com informações: The Verge
Operadora desiste de usar marca com “10G” para rede que não é 10G

Operadora desiste de usar marca com “10G” para rede que não é 10G
Fonte: Tecnoblog

Ações de Microsoft e Google caem após custos de IA

Ações de Microsoft e Google caem após custos de IA

Alto custo e baixo retorno das IAs levaram ações da Microsoft e Google a fecharem em leve queda (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

As ações da Microsoft e do Google fecharam em leve baixa na última quarta-feira, após a divulgação do resultado financeiro do último trimestre de 2023. Segundo analistas do mercado, o motivo para isso é o baixo retorno do investimento de IA — Microsoft e Google são big techs que mais gastam com a tecnologia. Apesar altos custos para rodar as IAs e da decepção do mercado, as duas empresas aumentaram o lucro no quarto trimestre (Q4).

Os gastos com inteligência artificial envolvem não apenas desenvolvimento e manter o sistema ligado 24h por dia. Cada prompt consome um número considerável de energia — que deixa a tecnologia mais cara que o trabalho humano. No caso de geração de imagens por IA, o gasto energético é suficiente para carregar 950 smartphones. No lançamento do GPT-4 Turbo, a OpenAI destacou que o novo modelo tinha um custo 3x mais barato em prompts de texto.

Ações caíram, mas Google e Microsoft lucraram

Google teve (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Mesmo que suas ações tenham fechado em queda (7,5% no caso do Google, 2,7% Microsoft), as empresas tiveram um Q4 lucrativa. Seguindo na ordem alfabética, o Google fechou o último trimestre do ano com US$ 20,6 bilhões (R$ 102,6 bilhões) de lucro e receita de US$ 86,3 bilhões (aproximadamente R$ 426,5 bilhões). O lucro no mesmo período de 2022 foi US$ 13,6 bilhões (R$ 67,5 bilhões).

No caso da Microsoft, o lucro no último trimestre de 2023 foi de US$ 21 bilhões (R$ 104 bilhões), com receita de US$ 62 bilhões (R$ 307,5 bilhões). O resultado representa um crescimento de 33% no lucro e 18% na receita. Porém, os investidores não gostaram de ouvir do Google e da Microsoft os altos custos com IA. O assunto do momento ainda não é um segmento lucrativo — sorte dessas big techs que elas contam com outras áreas.

Os resultados das duas companhias estão próximo das previsões dos analistas. Tanto as receitas da Microsoft quanto as do Google ficaram US$ 1 bilhão abaixo das expectativas do mercado. No caso da Microsoft, a própria big tech avisou que haveria uma queda na receita de dispositivos. Em partes, isso segue o efeito da pandemia: muita gente comprou dispositivo para o home office em 2020, mas essas pessoas não devem fazer um upgrade tão cedo.

Com informações: Reuters, The Verge, CNBC (1 e 2)
Ações de Microsoft e Google caem após custos de IA

Ações de Microsoft e Google caem após custos de IA
Fonte: Tecnoblog

Recorde negativo: linha iPhone 15 Pro tem o maior nível de insatisfação na história da Apple

Recorde negativo: linha iPhone 15 Pro tem o maior nível de insatisfação na história da Apple

A linha iPhone 15 foi lançada com alguns melhoramentos sutis em design e desempenho em 2023, mas parece que estas novidades não são suficientes para agradar os usuários. É o que mostra uma pesquisa da PerfectRec divulgada hoje, onde a linha iPhone 15 Pro tem o menor nível de satisfação dos consumidores na história da Apple.Os números foram baseados em mais de 700.000 avaliações de usuários destes celulares no Google. O resultado foi que a quantidade de avaliações com 5 estrelas caiu de 72% para 68% nos modelos lançados em 2023.


Nosso estudo inicial de satisfação do iPhone 15 de outubro de 2023 descobriu que o 15 Pro teve a menor satisfação do cliente de qualquer iPhone premium de todos os tempos. Desde então, a proporção de clientes que avaliam o iPhone 15 Pro 5 estrelas diminuiu de 72% para 68%.O Apple iPhone 15 Pro está disponível na Amazon por R$ 7.379. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Apple iPhone 15 Plus está disponível na Amazon por R$ 6.209. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Apple iPhone 15 está disponível na Mercadolivre por R$ 5.499. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. O Apple iPhone 15 Pro Max está disponível na Mercadolivre por R$ 7.820. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. (atualizado em 01 de February de 2024, às 09:38)Clique aqui para ler mais

Recorde negativo: linha iPhone 15 Pro tem o maior nível de insatisfação na história da Apple
Fonte: Tudocelular

VPN Surfshark: aprenda como usar no Android e aproveite a promoção

VPN Surfshark: aprenda como usar no Android e aproveite a promoção

Publi Procurando por uma VPN de qualidade e que oferece a melhor conexão por um preço super acessível? Então chegou a hora de conhecer o Surfshark e aprender a usar essa ferramenta poderosa.

Esse é um dos serviços de VPN mais completo do mercado, contendo mais de 3.200 servidores em mais de 100 países. O Surfshark também traz recursos de segurança avançados e largura de banda com dispositivos ilimitados.Clique aqui para ler mais

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Fonte: Tudocelular

BOE supera Samsung e lidera no fornecimento de telas para celulares dobráveis

BOE supera Samsung e lidera no fornecimento de telas para celulares dobráveis

A Samsung não é mais a líder no segmento de mercado de fornecimento de telas para celulares dobráveis. Segundo um relatório da DSCC (Display Supply Chain Consultants), o posto é ocupado agora pela BOE, que conseguiu superar a sul-coreana no quesito no quarto trimestre do ano de 2023.

Esse resultado reverte o cenário que se repete desde 2019, com a empresa liderando por todo esse tempo. Nesse sentido, índice de participação de mercado da BOE cresceu para 42%, enquanto a Samsung caiu de 76% para 36%. Quanto à compra desse tipo de componente, a liderança ficou com a Huawei no último trimestre do ano anterior.Inclusive, a Huawei aumentou sua expansão na oferta de celulares dobráveis, o que fez com que ela aumentasse suas vendas e, consequentemente, impactasse na alta da BOE. Agora, a Samsung acabou passando por uma queda impressionante de 70% em comparação com o seu desempenho no trimestre anterior. Clique aqui para ler mais

BOE supera Samsung e lidera no fornecimento de telas para celulares dobráveis
Fonte: Tudocelular

Android 15 terá página Auracast dedicada para compartilhamento de áudio

Android 15 terá página Auracast dedicada para compartilhamento de áudio

O Android 15 virá com uma novidade: a página Auracast dedicada para compartilhamento de áudio com dispositivos próximos. Essa funcionalidade, apresentada pelo Bluetooth Special Interest Group em 2022, permite que transmissores, como smartphones e laptops, enviem áudio para um número ilimitado de receptores Bluetooth próximos, como fones de ouvido e alto-falantes.

A interface dedicada no Android 15 facilitará aos usuários compartilhar ou se conectar a fluxos de áudio de baixa energia (LE) próximos sem necessidade de downloads adicionais.Apesar de ter sido lançado há um ano e meio, o Auracast ainda não é amplamente suportado por fones de ouvido no mercado. No entanto, a situação pode mudar em 2024, já que muitos fabricantes de acessórios planejam lançar produtos compatíveis com Auracast.Clique aqui para ler mais

Android 15 terá página Auracast dedicada para compartilhamento de áudio
Fonte: Tudocelular

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 01/02/24]

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 01/02/24]

É chegada a hora de conferirmos por aqui as principais ofertas relacionadas ao Nintendo Switch, ajudando assim a adquirir um novo console, jogo ou acessório para elevar assim o nível da jogabilidade no portátil da japonesa.

Como sempre, a seleção está divida nas categorias consoles (para aqueles que ainda não possuem um Nintendo Switch ou querem comprar um novo), acessórios (que inclui headsets, joy cons, carregadores e mais) e jogos, que pode tanto ser em mídia física como online, através da compra de gift cards.Como sempre, vale aqui relembrar que os valores e disponibilidade consideram o momento da publicação desta seleção, não havendo atualização dos valores citados em caso de alteração por parte das lojas abaixo citadas.Clique aqui para ler mais

Nintendo Switch: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 01/02/24]
Fonte: Tudocelular

Xiaomi lança Redmi Note 13 no Brasil; saiba os preços

Xiaomi lança Redmi Note 13 no Brasil; saiba os preços

Redmi Note 13 Pro 5G, novo lançamento da Xiaomi, nas cores preto e lilás (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Resumo

Lançamento: A linha Redmi Note 13 da Xiaomi foi lançada no Brasil com preços variando entre R$ 1.999 e R$ 3.299. Eles terão sistema HyperOS no lugar da MIUI.
Câmeras: As versões 13 e 13 5G tiram fotos de 108 MP, enquanto o Pro faz registros de até 200 MP. Eles trazem recursos avançados de captura e edição de imagens.
Versão Pro: O Redmi Note 13 Pro 5G se sobressai pela bateria de 5.100 mAh com recarga ultra-rápida. Ele alcança 100% em 46 minutos.
Ficha técnica: Todos os celulares da linha Redmi Note 13 chegam com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, além de tela de 6,67 polegadas.
Chipset: Existem diferenças significativas em termos de processador. Tanto Qualcomm quanto MediaTek fornecem chips para os modelos.

Direto de Bogotá (Colômbia) – Os celulares da linha Redmi Note 13 chegam ao Brasil a partir desta quarta-feira (31) por preços entre R$ 1.999 e R$ 3.299. Pela primeira vez, a gigante chinesa Xiaomi lança produtos no país que receberão o novo sistema HyperOS, que substitui a antiga e já conhecida MIUI.

Na ficha técnica, os smartphones se destacam pelas câmeras principais de 108 MP nas versões Redmi Note 13 e Redmi Note 13 5G. Já o Redmi Note 13 Pro 5G conta com sensor de 200 MP. O anúncio global dos novos celulares da Xiaomi aconteceu em evento realizado em Bogotá, na Colômbia.

Vale lembrar que o Redmi Note 13 mais barato não traz a tecnologia 5G. Isso ocorre num momento em que grandes marcas, como Samsung e Motorola, incluem a internet móvel de quinta geração até mesmo em smartphones da categoria básica.

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Foco nas câmeras

Principais destaques dos novos modelos, a série Redmi Note entrega dois conjuntos diferentes de câmeras com promessas de fotos em alta qualidade. Para as versões Note 13 e Note 13 5G, uma câmera tripla de 108 MP + 8 MP e 2 MP.  Já no Note 13 Pro 5G, o sensor principal é de 200 MP,  com ultra wide de 8 MP e macro de 2 MP. A câmera para selfies é a mesma em todos os aparelhos, com 16 MP. 

Câmeras do modelo Redmi Note 13 Pro 5G (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Há modo Noturno, Retrato e Documentos entre as opções do aplicativo nativo de câmera. Na edição, é possível utilizar desde recursos simples até opções nativas de inteligência artificial como apagador de objetos, pessoas e sombras, desfoque e embelezador. Há ainda opções para reconhecer texto em imagens. 

Modo noturno da câmera do Redmi Note 13 Pro 5G (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Carregamento rápido

Outro diferencial prometido pela Xiaomi com a nova linha é a bateria avançada, principalmente no Redmi Note 13 Pro 5G. Segundo a fabricante chinesa, o smartphone com 5.100 mAh é capaz de alcançar 100% da carga em apenas 46 minutos, ou 50% em 16 minutos, desde que seja usado o carregador de 67W que acompanha o celular na caixa. 

Os modelos de Redmi Note 13 mais simples trazem bateria de 5.000 mAh e carregamento rápido de 33W. Para comparação, o iPhone 15 Pro Max recebe somente 25W do carregador.

Os novos Redmi Note 13 trazem bateria avançada (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Adeus MIUI, olá HyperOS

Aos amantes da Xiaomi que já estão acostumados com a interface MIUI, vale lembrar que ela foi encerrada e substituída pelo HyperOS. A Xiaomi explicou que o Redmi Note 13 ainda terá a MIUI em seu lançamento, mas a atualização irá ocorrer aos poucos. Ela depende do modelo e do lote do aparelho.

Redmi Note 13 ainda será lançado com MIUI; atualização para HyperOS irá acontecer aos poucos (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Apresentado em outubro de 2023, o sistema operacional promete uma melhor integração entre smartphones e dispositivos da Internet das Coisas, ou seja, produtos para casas inteligentes. 

Promessa de velocidade 

Apesar de terem uma série de semelhanças, os três modelos chegam ao Brasil com diferenças nos processadores. Rodando 4G, o Redmi Note 13 mais básico roda o Snapdragon 685. Já o Note 13 5G conta com o MediaTek Dimensity 6080 para mais velocidade. Para o Note 13 Pro 5G o equipamento escolhido pela Xiaomi foi o Snapdragon 7S Gen 2.

256 GB para todos

Todos os modelos de Redmi Note 13 desembarcam no Brasil com memória RAM de 8 GB e armazenamento de 256 GB. Uma versão de 12 GB de RAM e 512 GB para o Note 13 Pro 5G também é esperada no país, mas ainda não há uma data definida para a disponibilidade.

Nova linha da Xiaomi oferece armazenamento de 256GB em todos os modelos (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

E o IP68?

Na categoria resistência, a linha Redmi Note 13 que chega ao Brasil vem equipada somente com classificação IP54, que protege contra respingos e poeira. O sonhado IP68, que oferece resistência em caso de imersão do celular na água, ficou apenas para o modelo Redmi Note 13 Pro Plus, que não deve ser vendido oficialmente no país.

Para o caso de quedas e arranhões, o Note 13 conta com Corning Gorilla Glass 3, enquanto o Note 13 5G e Note 13 Pro 5G são fabricados com Corning Gorilla Glass Victus, uma tecnologia mais avançada.

Design do novo Redmi Note 13 Pro 5G (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Preços e cores do Redmi Note 13 no Brasil

A Xiaomi Brasil divulgou os seguintes preços oficiais para os aparelhos no mercado doméstico:

Redmi Note 13: R$ 1.999 (preto, verde e azul)

Redmi Note 13 5G: R$ 2.499 (preto, verde e branco)

Redmi Note 13 Pro 5G: R$ 3.299 (preto, verde e roxo)

Confira a ficha técnica do Redmi Note 13

Redmi Note 13Redmi Note 13 5GRedmi Note 13 Pro 5GTela6,67 polegadasFull HDAMOLED6,67 polegadasFull HDAMOLED6,67 polegadasCrystalRes 1.5kAMOLEDCâmera traseira108 MP + 8 MP + 2 MP108 MP + 8 MP + 2 MP200 MP + 8 MP + 2 MPCâmera frontal16 MP16 MP16 MPProcessadorQualcomm Snapdragon 685MediaTek Dimensity 6080Qualcomm Snapdragon 7S Gen 2DimensõesAltura: 162,24 mmLargura: 75,55 mmEspessura: 7,97 mmPeso: 188,5gAltura: 161,11 mmLargura: 74,95 mmEspessura: 7,6 mmPeso: 174,5gAltura: 161,15 mmLargura: 74,24 mmEspessura: 7,98 mmPeso: 187gCoresMidnight Black (preto)Mint Green (verde)Ice Blue (azul)Graphite Black (preto)Arctic White (branco)Ocean Teal (verde)Midnight Black (preto)Ocean Teal (verde)Aurora Purple (roxo)Compilação feita pelo Tecnoblog com dados da Xiaomi

Especificações em comum dos três modelos

Sensor de impressão digital na tela 

Classificação IP54 contra respingos e poeira

Alto-falantes compatíveis com Dolby Atmos

Conector para fone de ouvido de 3,5 mm

Wi-Fi 6, infravermelho e NFC multifuncional

Carregador USB x USB-C na caixa

Isabela Giantomaso viajou à Colômbia a convite da Xiaomi
Xiaomi lança Redmi Note 13 no Brasil; saiba os preços

Xiaomi lança Redmi Note 13 no Brasil; saiba os preços
Fonte: Tecnoblog