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Como desativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM

Como desativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM

Saiba as diferentes formas de desativar a caixa postal da Vivo, Claro e Tim (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Você pode bloquear o correio de voz no celular Android ou no iPhone entrando em contato com a sua operadora telefônica. Cada empresa oferece diferentes opções para desabilitar o serviço de caixa postal.

Para cancelar a caixa postal da Vivo, o cliente deve ligar para o atendimento eletrônico ou enviar um SMS para a operadora. Em todos os casos, a pessoa receberá uma mensagem confirmando o fim do serviço.

Dá para desativar o correio de voz da Claro ligando para o atendimento eletrônico da empresa. Outra opção é enviar um SMS para o suporte e solicitar o cancelamento do serviço de caixa postal.

Já para desativar a caixa postal da TIM, o cliente deve ligar na central de atendimento da operadora e solicitar o cancelamento. Também é possível acessar o site Meu TIM para desabilitar o recurso.

A seguir, veja detalhes de como cancelar o serviço de correio de voz para cada uma das operadoras.

ÍndiceComo desativar o serviço de caixa postal da VivoComo cancelar o serviço de correio de voz da Vivo pelo telefoneComo cancelar o serviço de caixa postal da Vivo por SMSComo desativar o serviço de caixa postal da ClaroComo cancelar o serviço de correio de voz da Claro pelo telefoneComo cancelar o serviço de caixa postal da Claro por SMSComo desativar o serviço de caixa postal da TIMComo cancelar o serviço de correio de voz da TIM pelo telefoneComo cancelar o serviço de caixa postal da TIM pelo sitePosso apagar as mensagens da caixa postal sem precisar desativar o correio de voz?É possível voltar a ativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM?

Como desativar o serviço de caixa postal da Vivo

Os clientes da Vivo podem cancelar o serviço Vivo Recado por telefone ou enviando SMS para a empresa. Saiba como desativar a caixa postal da operadora nos guias abaixo:

Como cancelar o serviço de correio de voz da Vivo pelo telefone

1. Ligue para *555 no celular com chip Vivo

Use o app Telefone do seu celular e, como se fosse realizar uma chamada, disque *555.

Você deve ligar para *555 para desativar o correio de voz da Vivo por telefone (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Digite # para acessar as opções do correio de voz da Vivo

Ouça as mensagens e opções do Vivo Recado e digite # no teclado numérico do app Telefone para ouvir mais opções. Se necessário, informe sua senha para acessar os recados na caixa postal.

3. Digite 1 para acessar novas opções do Vivo Recado

Ouça a propaganda da Vivo e aguarde o atendimento eletrônico falar as opções do Vivo Recado. Então, digite 1 para avançar.

4. Digite 6 para desativar a caixa postal da Vivo

Novamente, ouça as opções do atendimento eletrônico e, então, digite 6 para bloquear o serviço de caixa postal da Vivo.

5. Digite 1 para cancelar o correio de voz da Vivo

Digite 1 para confirmar o cancelamento do Vivo Recado. Depois, aguarde a mensagem do atendimento eletrônico confirmando a ação.

Como cancelar o serviço de caixa postal da Vivo por SMS

1. Envie uma SMS com a palavra “SAIR”

Abra o app Mensagens no seu celular e envie um SMS com a palavra “SAIR” (sem aspas e tudo maiúsculo) para um dos números abaixo conforme o seu plano:

Assinante Vivo Recado: enviar SMS para 5550;

Assinante Vivo Recado Premium: enviar SMS para 5557.

É necessário enviar um SMS com a palavra “SAIR” para desativar a caixa postal da Vivo (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Como desativar o serviço de caixa postal da Claro

Há duas formas dos clientes da Claro cancelarem o serviço Claro Recado. A seguir, saiba o passo a passo para desabilitar a caixa postal da operadora por telefone ou por SMS:

Como cancelar o serviço de correio de voz da Claro pelo telefone

1. Ligue para *555 no telefone Claro

Como se fosse realizar uma ligação, use o app Telefone do seu celular e disque *555.

Ligue para *555 para desativar o serviço de correio de voz da Claro por telefone (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Digite # para abrir as configurações do Claro Recado

Ouça as opções do atendimento eletrônico e digite # no teclado numérico do app Telefone para acessar as opções do Claro Recado.

3. Digite 5 para bloquear a Caixa Postal da Claro

Mais uma vez, escute as opções do atendimento eletrônico e digite 5 para remover o correio de voz da Claro.

4. Digite 1 para confirmar o bloqueio da Caixa Postal da Claro

Por fim, digite 1 para confirmar o bloqueio da Caixa Postal da Claro. Em seguida, aguarde um SMS com o protocolo de cancelamento do serviço.

Como cancelar o serviço de caixa postal da Claro por SMS

1. Envie “SAIR” para 555

Use o app Mensagens para enviar um SMS com a palavra “SAIR” (tudo maiúsculo e sem aspas) para o número *555 e aguarde uma mensagem da Claro confirmando o cancelamento do serviço de caixa postal.

Você deve enviar SMS para 555 para cancelar a caixa postal da Claro (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Como desativar o serviço de caixa postal da TIM

Os clientes da TIM podem solicitar o cancelamento do serviço de caixa postal por telefone ou acessando o site da operadora. A seguir, veja os guias para desativar a função:

Como cancelar o serviço de correio de voz da TIM pelo telefone

1. Ligue para a Central de Atendimento da TIM

Disque *114 (celular) ou 1056 (telefone fixo) para ligar na central de atendimento da TIM e solicite o cancelamento do Correio de Voz.

É necessário ligar para *114 para solicitar o cancelamento do correio de voz da TIM (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Como cancelar o serviço de caixa postal da TIM pelo site

1. Acesse o site Meu TIM

Use o navegador do seu PC ou celular para acessar o site meutim.tim.com.br e faça login na sua conta na operadora.

Página inicial do site Meu TIM (Imagem: Reprodução/TIM)

2. Clique em “Serviços” para encontrar mais opções

Clique na opção “Serviços”, no menu na parte superior da tela do site, para ver mais opções.

Acessando a opção “Serviços” no site Meu TIM (Imagem: Reprodução/TIM)

3. Selecione “Caixa Postal” para ver detalhes do serviço da TIM

No submenu no canto superior esquerdo da tela, escolha a opção “Caixa Postal” para ver detalhes do serviço e como cancelar o correio de voz da TIM.

Acessando a opção “Caixa Postal” no site Meu TIM (Imagem: Reprodução/TIM)

4. Clique em “Desativar” correio de voz da TIM

Clique no botão azul “Desativar”, no canto direito da página, para cancelar o serviço de correio de voz da TIM. Em seguida, um número de protocolo do cancelamento do serviço será exibido.

Desativando a opção “Caixa Postal” no site Meu TIM (Imagem: Reprodução/TIM)

Posso apagar as mensagens da caixa postal sem precisar desativar o correio de voz?

Há algumas formas de apagar as mensagens da caixa postal sem desativar o serviço de correio de voz. Contudo, os métodos variam conforme a sua operadora. Veja abaixo:

Vivo: as mensagens da caixa postal são deletadas automaticamente após 7 dias;

Claro: ligue gratuitamente para *555 e ouça os recados para, assim, limpar a caixa postal;

TIM: as mensagens do correio de voz são excluídas automaticamente após 7 dias;

Limpar as notificações: independentemente da sua operadora, você pode remover as notificações de correio de voz do celular.

É possível voltar a ativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM?

Sim, dá para contratar novamente o serviço de voz. Cada operadora possui uma forma de reativar a caixa postal para receber recados:

Vivo: ligue para *555 em um celular com chip da Vivo e siga as orientações do atendimento eletrônico. Esse serviço é pago;

Claro: ligue para *555 usando um smartphone com chip da Claro e siga as orientações do atendimento eletrônico. O serviço é cobrado para clientes Claro Pré-Pago;

TIM: ligue para *114 (celular) ou 1056 (telefone fixo) e solicite a reativação do serviço de caixa postal na central de atendimento. Esse serviço é cobrado dos clientes.

Como desativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM

Como desativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM
Fonte: Tecnoblog

Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado

Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado

Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado (imagem: reprodução/Microsoft)

Se você usa o Edge regularmente no Windows, pode ter percebido que o navegador ficou mais rápido nas últimas versões. Ou não. A Microsoft diz que o ganho de desempenho é de 42% atualmente. Mas, como as mudanças que levaram a isso foram implementadas progressivamente, talvez você não tenha notado a diferença.

O ganho de desempenho diz respeito à interface de usuário (UI, na sigla em inglês), que está mais responsiva desde a versão 122 do Edge, explica a Microsoft. Outra otimização envolve a área de favoritos, que desde a versão 124 se expande ou é recolhida com 40% mais rapidez. Hoje, o browser está na versão 125.

O que mudou no Edge?

Para alcançar esses aprimoramentos, a Microsoft utilizou como ponto de partida um sistema de telemetria, isto é, dados que são coletados dos computadores dos usuários com o intuito de medir aspectos de desempenho.

Como base nessa análise, os desenvolvedores do Edge identificara, alguns pontos que precisavam de melhorias. Um exemplo dado pela Microsoft:

O modo como organizamos o código de UI no Edge não era suficientemente modular. As equipes que trabalhavam em componentes distintos compartilhavam pacotes em comum mesmo quando isso não era estritamente necessário. Isso fez uma parte do código de IU deixar outra mais lenta, compartilhando recursos desnecessariamente.

A solução consistiu em ajustar o modo como esse compartilhamento de recursos é feito.

A companhia também explicou que o Edge utilizava muito código em JavaScript para renderizar a interface de usuário, mas que isso também afeta o desempenho. Os desenvolvedores atenuaram esse problema aplicando, entras outras medidas, pacotes de código menores que, como tal, demandam menos execução em JavaScript.

Esse conjunto de ajustes foi batizado pela Microsoft de WebUI 2.0. Uma demonstração do ganho de desempenho aparece no vídeo a seguir:

Mais perceptível em hardware modesto

Essas e outras medidas fizeram o navegador ser 42% mais rápido em relação às versões anteriores ao Edge 122. Ainda de acordo com a Microsoft, o ganho de desempenho é mais perceptível em computadores sem SSD e que contam com menos de 8 GB de RAM. Neles, a velocidade da interface de usuário ficou 76% melhor.

A Microsoft promete mais:

Essa é só a ponta do iceberg. Durante os próximos meses, nós continuaremos a melhorar a capacidade de resposta de muitos outros recursos do Edge, como histórico, downloads, carteira e muito mais.

Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado

Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado
Fonte: Tecnoblog

Câmara aprova imposto de 20% para compras importadas de até US$ 50

Câmara aprova imposto de 20% para compras importadas de até US$ 50

Trecho sobre imposto de importação está em proposta de mobilidade sustentável (Imagem: André Batz / Flickr)

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que acaba com a isenção de Imposto de Importação (II) nas compras de até US$ 50. Nestes casos, a alíquota seria de 20%. Para pedidos acima deste valor e até US$ 3 mil, a cobrança seria de 60%, com desconto de US$ 20 no tributo.

O trecho que define a nova taxa foi incluído pelo deputado Átila Lira (PP-PI) no Projeto de Lei 914/24, que cria o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), voltado para estímulos à indústria de veículos sustentáveis. A Câmara aprovou o projeto na noite desta terça-feira (28). Agora, o texto precisa passar pelo Senado e pela sanção presidencial para começar a valer.

Imposto de Importação estava zerado para compras até US$ 50 no Remessa Conforme (Imagem: Ian Taylor / Unsplash)

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha sinalizado que vetaria a cobrança, chamada informalmente de “taxa das blusinhas”. Nesta terça-feira (28), informações de Brasília apontavam para um acordo entre Lula e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, para que a taxa ficasse em 20% e o projeto não fosse vetado.

Remessa Conforme deu isenção de II até US$ 50

Atualmente, compras abaixo de US$ 50 são isentas do Imposto de Importação, caso a loja seja participante do programa Remessa Conforme. Se o valor do pedido superar este limite, o II é de 60%.

Vale lembrar que também há cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as importações, independentemente do valor do pedido. No programa Remessa Conforme, a taxa é de 17%, aplicada já no momento da compra.

Em nota enviada ao Poder360, o AliExpress se disse “surpreendido” com a decisão da Câmara e que o aumento do imposto terá impactos negativos para as classes mais baixas da população brasileira. A empresa é um dos maiores marketplaces de produtos importados no Brasil.

Com informações: G1, UOL, Poder360, Agência Brasil
Câmara aprova imposto de 20% para compras importadas de até US$ 50

Câmara aprova imposto de 20% para compras importadas de até US$ 50
Fonte: Tecnoblog

Venda de celulares cresce 26% na América Latina

Venda de celulares cresce 26% na América Latina

América Latina apresenta recuperação nos últimos três trimestres, com crescimento acima de dois dígitos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As vendas de smartphones estão crescendo na América Latina. Uma pesquisa publicada na segunda-feira (27) pela Canalys, empresa de análise de mercado, mostra que houve um crescimento de 26% nas compras de celulares no primeiro trimestre de 2024. É o terceiro trimestre seguido que esses números fecham em alta.

Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 34,9 milhões de smartphones vendidos na região. O estudo da Canalys mostra ainda que este é o terceiro trimestre com crescimento acima de dois dígitos.

Vendas de 2022 até a metade de 2023 fecharam em queda (Imagem: Reprodução/Canalys)

Venda de smartphones na América Latina nos últimos cinco trimestres:

1º trimestre de 2023: −10%

2º trimestre de 2023: −10%

3º trimestre de 2023: +17%

4º trimestre de 2023: +20%

1º trimestre de 2024: +26%

Samsung lidera vendas na América Latina

Segundo a Canalys, a Samsung segue na liderança da venda de celulares na América Latina (32% de market share). A linha Galaxy A é o responsável pelo bom desempenho da marca na região. Foram vendidos aproximadamente 11,1 milhões de celulares da empresa no primeiro trimestre de 2024.

A Motorola (5,9 milhões de unidades) e a Xiaomi (5,3 milhões) fecham o pódio com o segundo e terceiro maior número de vendas. A primeira possui 17% de market share, enquanto a chinesa tem 10% do mercado latino. Os números da Xiaomi incluem as suas subsidiárias Redmi e Poco.

Honor Magic 6 Pro foi apresentado na MWC 2024 (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os maiores crescimentos no primeiro trimestre foram da Transsion e Honor. Essas marcas, que ficaram em 4º e 5º, respectivamente, cresceram 215% e 293% nas vendas. A Transsion é dona da marca Infinix, vendida no Brasil sob licença da Positivo. Já Honor se prepara para chegar no país, com alguns aparelhos homologados pela Anatel.

Miguel Perez, consultor sênior da Canalys, destaca que esse aumento na venda é alavancado pelo segmento de aparelhos de entrada e intermediários. Além da linha Galaxy A, os celulares Xiaomi Redmi e Moto G puxaram o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024.
Venda de celulares cresce 26% na América Latina

Venda de celulares cresce 26% na América Latina
Fonte: Tecnoblog

Motorola reforça objetivo de ser a 3ª maior marca de celulares do mundo até 2027

Motorola reforça objetivo de ser a 3ª maior marca de celulares do mundo até 2027

A Motorola é a segunda maior marca de celulares na América Latina, mas não possui o mesmo destaque no âmbito global, em que fica abaixo de rivais como a Xiaomi, OPPO, Infinix e TECNO. Com isso, a marca controlada pela Lenovo estabeleceu a meta de chegar ao pódio do mercado global de smartphones até 2027.

Sergio Buniac, presidente da Motorola, reforçou esse objetivo em entrevista à mídia chinesa na terça-feira (28). O executivo, que também é vice-presidente sênior da Lenovo, afirma que possui uma nova estratégia — chamada de “Projeto Gladiador” — dividida em três pilares para posicionar a marca entre as três maiores fabricantes do mundo.Primeiro, a empresa mudará sua estratégia para uma expansão mais assídua em mercados além da América Latina e América do Norte. Cabe observar que a Motorola não possui forte presença na Europa, por exemplo, cujo mercado de celulares é dominado por marcas como a Samsung, Apple, Xiaomi, realme e Honor.Clique aqui para ler mais

Motorola reforça objetivo de ser a 3ª maior marca de celulares do mundo até 2027
Fonte: Tudocelular

Cuidado! 90 aplicativos maliciosos driblam a Play Store e acumulam 5,5 milhões de downloads

Cuidado! 90 aplicativos maliciosos driblam a Play Store e acumulam 5,5 milhões de downloads

Embora os esforços do Google sejam dignos de um elogio, tudo é passível de erros e a segurança da Play Store se enquadra nisso. Recentemente, foi descoberto que cerca de 90 aplicativos maliciosos passaram pelo processo de segurança da loja de aplicativos e atualmente acumulam mais de 5,5 milhões de downloads.

Além dos aplicativos existentes, há um crescente número de casos do trojan bancário “Anatsa”. Esse malware é conhecido por Teabot e tem como alvo os aplicativos bancários dos usuários. Atualmente, já são 650 instituições financeiras na mira do trojan cujo objetivo é roubar credenciais e realizar transações fraudulentas.Já foram registradas mais de 150 mil infecções em apenas alguns meses, mais precisamente entre o final de 2023 e fevereiro deste ano. Tudo isso tem sido espalhado por meio da própria Play Store, mesmo com o bloqueio de dois milhões de aplicativos maliciosos recentemente.Clique aqui para ler mais

Cuidado! 90 aplicativos maliciosos driblam a Play Store e acumulam 5,5 milhões de downloads
Fonte: Tudocelular

Linha Galaxy S22 recebe atualização com pacote de segurança de maio no Brasil

Linha Galaxy S22 recebe atualização com pacote de segurança de maio no Brasil


Atualização (29/05/2024) – EB
A Samsung lançou a atualização com a One UI 6.1 para a linha Galaxy S22 no Brasil há alguns dias, mas o update chegou com o pacote de abril. Hoje ela está finalmente liberando o patch com as definições de segurança de maio em nosso país após a mesma atualização ser lançada na Europa.A atualização está chegando para a linha Galaxy S22 com um arquivo pesando 417,41 MB que traz 40 correções para vulnerabilidades encontradas na One UI 6.1 e no sistema Android para evitar a invasão de hackers e roubo de dados pessoais.O Samsung Galaxy S22 Ultra está disponível na Mercadolivre por R$ 4.544. O Samsung Galaxy S22 Plus está disponível na Mercadolivre por R$ 3.549. O Samsung Galaxy S22 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.299. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. (atualizado em 29 de May de 2024, às 11:06)Clique aqui para ler mais

Linha Galaxy S22 recebe atualização com pacote de segurança de maio no Brasil
Fonte: Tudocelular

PlayStation: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 29/05/24]

PlayStation: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 29/05/24]

Se você é dono de um PlayStation ou é fã da plataforma da Sony, já deve saber que nas quartas a gente tem a nossa já tradicional ronda de ofertas no TudoCelular, conferindo nas lojas brasileiras tudo que pode ser comprado com preço interessante relacionado ao console mais vendido do mercado.

Como de praxe deste tipo de publicação por aqui, temos a disponibilização de uma seleção que inclui consoles, acessórios e jogos, podendo ser em mídia física ou digital, com venda realizada pela própria Sony através da PlayStation Store.Vale como sempre relembrar que a seleção considera os valores e disponibilidade no momento da publicação desse compilado, não havendo garantia de manutenção do preço no decorrer do tempo, podendo a loja a qualquer momento alterar sem que isso seja refletido aqui.Clique aqui para ler mais

PlayStation: promoções em consoles, acessórios e jogos [Semana 29/05/24]
Fonte: Tudocelular

Samsung anuncia atualização One UI 6 Watch com Wear OS 5 e Galaxy AI integrada

Samsung anuncia atualização One UI 6 Watch com Wear OS 5 e Galaxy AI integrada

A Samsung anunciou hoje a próxima grande atualização para seus relógios inteligentes: a One UI 6 Watch. A nova versão do sistema é baseada no Wear OS 5 e traz como destaque a integração com a Galaxy AI para criar recomendações personalizadas para cada usuário com base nos seus hábitos e condicionamento físico.As recomendações serão criadas com base em dados do Samsung Health, que criará um Energy Score (Pontuação de Energia, em tradução literal) para dizer como a sua condição de saúde atual está em relação aos dias anteriores.

Isto permitirá que o relógio diga quais atividades físicas são seguras com base no seu condicionamento e evolução física, elevando a cadência de exercícios progressivamente para aprimorar a sua saúde.Clique aqui para ler mais

Samsung anuncia atualização One UI 6 Watch com Wear OS 5 e Galaxy AI integrada
Fonte: Tudocelular

As regras de proteção de dados do Workspace já estão disponíveis para o Gmail na versão Beta.

As regras de proteção de dados do Workspace já estão disponíveis para o Gmail na versão Beta.

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 26 de Abril.

O que vai mudar 

Estamos lançando as regras de prevenção contra perda de dados para o Gmail, primeiro na versão Beta. Com as regras de proteção de dados, os administradores e especialistas em segurança podem criar uma estrutura mais segura para armazenar dados sensíveis, reduzindo as chances de informações pessoais e reservadas serem acessadas por pessoas não autorizadas. Essa funcionalidade já está disponível no Google Chat, no Google Drive e no Gmail. Você poderá criar, implementar e pesquisar regras da mesma maneira. 

 

 

Os administradores podem criar regras de proteção de dados para sinalizar o uso de informações sensíveis na sua organização. Essas regras são aplicadas a mensagens enviadas interna ou externamente e os administradores podem escolher se todo o conteúdo (incluindo arquivos e imagens anexados), o corpo do e-mail, os cabeçalhos do e-mail ou as linhas de assunto precisam ser verificados. Você pode configurar suas regras para procurar sequências de texto confidenciais, detectores personalizados ou selecionar detectores predefinidos. Se uma mensagem violar uma regra, os administradores poderão optar por:

 

Bloquear a mensagem: o remetente receberá uma notificação sobre a falha na entrega da mensagem e mais informações sobre a política que violou.
Deixar a mensagem na quarentena: a mensagem vai exigir a revisão e aprovação de um administrador antes da entrega. Se a mensagem for rejeitada por um administrador, o usuário poderá receber uma notificação sobre isso.
Apenas auditar: a mensagem é entregue, mas é capturada em eventos de registro de regras para análises adicionais. Isso é particularmente vantajoso porque permite que os administradores avaliem o impacto das regras antes de mostrá-las aos usuários finais.

 

A prevenção contra perda de dados no Gmail está disponível para clientes selecionados do Google Workspace (consulte a seção “Disponibilidade” abaixo). Nenhuma inscrição adicional é necessária para usar o recurso. 

 

Crie políticas de proteção de dados para o Gmail com o Drive e o Chat

 

Crie condições flexíveis com a seleção de detectores predefinidos e personalizados de informações sensíveis

 

Configure uma regra com a ação “Apenas auditar” aplicada a mensagens enviadas fora da organização. O nível de gravidade da geração de registros está configurado como “Médio” e os alertas da Central de alertas estão ativados 

 

Informações detalhadas sobre o evento na Central de Alertas

Informações gerais sobre os incidentes da DLP no painel de segurança com a opção para investigar detalhadamente os registros de auditoria

Para quem isso é válido?

Administradores e usuários finais

 

 

 

Por que isso é importante?

 

Além de detectar conteúdo sensível, a DLP no Gmail oferece outros benefícios, como:

 

Implantação simplificada e gerenciamento de políticas de proteção de dados com regras para Gmail, Drive e Google Chat unificadas na mesma área e fluxo de trabalho.
Políticas de detecção avançada com condições flexíveis, ampla seleção de detectores predefinidos para vários tipos de informações globais e regionais, detectores personalizados (expressões regulares e listas de palavras) e direcionamento para partes específicas de uma mensagem (cabeçalho, assunto e corpo). 
Configuração granular do escopo das políticas,  que define públicos de remetentes (nos níveis de domínio, UO e de grupo) e públicos de destinatários (internos, externos, ambos).
Ações com vários níveis de restrição, como bloquear a entrega da mensagem (Bloquear), colocar a mensagem em quarentena para revisão (Quarentena) e registrar evento para auditoria futura (Apenas auditar).
Ferramentas para a gestão e a investigação de incidentes, como a Central de alertas, o painel de segurança e a ferramenta de investigação de segurança.

 

 

Mais detalhes

Como a DLP no Gmail se compara às regras de compliance de conteúdo?

A compliance de conteúdo no Gmail oferece funcionalidade semelhante, porque você pode criar regras para impedir o envio de mensagens que tenham um conteúdo específico. No entanto, diferentemente da DLP no Gmail, os administradores não têm como visualizar o impacto dessas regras antes de implantá-las amplamente.

 

 

Além disso, a compliance de conteúdo oferece uma variedade de recursos mais adequados para filtrar o conteúdo. Por exemplo, você pode fazer o seguinte:

Configurar uma correspondência de metadados em um intervalo de endereços IP e coloque em quarentena as mensagens que estão fora desse intervalo.
Encaminhar mensagens com conteúdo que corresponda a determinados padrões ou strings para um departamento específico, mais adequado para processar a informação.

 

Como começar

Admins: 

As regras de prevenção contra a perda de dados podem ser configuradas no nível do domínio, da unidade organizacional ou do grupo. As regras da DLP podem ser ativadas no Gmail no Admin Console em Segurança > Acesso e controle de dados > Proteção de dados. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como controlar dados sensíveis compartilhados no Gmail.

Observação: você pode modificar as regras da DLP existentes do Drive e do Chat para que elas também se apliquem ao Gmail. 

Os eventos de DLP podem ser revisados na ferramenta de investigação de segurança ou em Segurança > Central de alertas, se os alertas estiverem configurados nas regras.

 
Recomendamos que você selecione “Apenas auditoria” ao configurar uma regra. Quando forem selecionadas, as mensagens que atendem às condições de uma regra serão entregues com os registros da detecção. Isso permite desativar novas regras e monitorar o desempenho delas ou monitorar o ambiente passivamente sem interromper o fluxo de e-mails dos seus usuários.
 
Observação sobre a verificação assíncrona e síncrona: com a DLP para o Gmail, as regras de proteção de dados são verificadas de maneira assíncrona. Isso significa que a mensagem é bloqueada ou colocada em quarentena depois de sair da caixa de e-mails do remetente e antes de ser enviada para o destinatário. Estamos trabalhando na capacidade de verificar as regras de proteção de dados de forma síncrona quando um usuário clica em “Enviar”, para notificar os usuários sobre o conteúdo sensível antes que a mensagem saia da caixa de e-mails. Nesse ínterim, pode haver um pequeno atraso antes que os usuários sejam notificados de que a mensagem viola uma regra DLP. Compartilharemos mais informações no blog Workspace Updates quando a verificação síncrona estiver disponível.

 
Compartilhe seus comentários sobre esse recurso com a gente, isso vai ajudar nossa equipe a continuar a melhorar a experiência à medida que avançamos para a versão Beta e em direção à disponibilidade geral. Você pode compartilhar seu feedback selecionando o botão “Enviar feedback” localizado no canto inferior esquerdo da tela de qualquer página relacionada à proteção de dados no Admin Console.

 

Usuários finais: quando esse recurso for configurado pelos administradores, você será notificado se sua mensagem tiver informações que violem uma regra DLP
 

Cronograma de lançamento

Domínios com lançamento rápido e agendado: lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 26 de abril de 2024.

 

Disponibilidade

Disponível para o Google Workspace:

Enterprise Standard, Enterprise Plus
Education Fundamentals, Standard, Plus e o Teaching & Learning Upgrade
Frontline Standard
Clientes Premium do Cloud Identity

Recursos

Ajuda para admins do Google Workspace: controle dados sensíveis compartilhados no Gmail

 



As regras de proteção de dados do Workspace já estão disponíveis para o Gmail na versão Beta.
Fonte: Google Workspace