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Good Lock: app de personalização para celulares da Samsung chega à Google Play Store

Good Lock: app de personalização para celulares da Samsung chega à Google Play Store

Uma das ferramentas preferidas dos usuários de celulares da Samsung é o Good Lock. O aplicativo traz diversas formas de personalizar a experiência do dispositivo, como ajustes no design da tela de bloqueio e nos controles de navegação.

Embora seja muito popular entre os usuários, antes, o Good Lock somente poderia ser instalado por meio da Galaxy Store, mas a fabricante parece estar em busca de tornar seu aplicativo de customização ainda mais famoso e abrangente, uma vez que agora também pode ser baixado pela Google Play Store.O Good Lock é listado em “acesso antecipado” na loja de aplicativos do Google, mas é exatamente o mesmo app disponível na Galaxy Store. Caso você já possua a ferramenta instalada em seu celular ou tablet Galaxy, é possível desinstalá-la ou atualizá-la por meio da Play Store, caso haja uma versão mais recente disponível.Clique aqui para ler mais

Good Lock: app de personalização para celulares da Samsung chega à Google Play Store
Fonte: Tudocelular

PS5: jogadores agora podem entrar em uma Party usando um QR Code

PS5: jogadores agora podem entrar em uma Party usando um QR Code

A PlayStation está lançando uma atualização para o PS5 que visa mudar a forma como as parties multiplayer funcionam no console.

Na nova atualização, existe uma forma de convidar outros jogadores para uma party usando um link compartilhável. Estes links aparecem na forma de QR codes, que podem ser postados nas redes sociais ou em plataformas como WhatsApp e iMessage.Desde o lançamento do PS5, a Sony tem trabalhado em formas de melhorar a comunicação dos jogadores pela plataforma, incluindo uma integração com o Discord, que expandiu ainda mais a usabilidade. Clique aqui para ler mais

PS5: jogadores agora podem entrar em uma Party usando um QR Code
Fonte: Tudocelular

Batman Arkham terá novo jogo exclusivo para Meta Quest em 2024

Batman Arkham terá novo jogo exclusivo para Meta Quest em 2024

Depois de anos de espera, a WB Games finalmente anunciou um novo jogo da franquia Batman: Arkham, mas para a tristeza de alguns fãs, o título é exclusivo para VR.

Batman: Arkham Shadow, desenvolvido pelo Camouflaj e Oculus Studios, será revelado completamente em junho deste ano, durante a Summer Game Fest 2024. O título será lançado no final de 2024, com exclusividade para o Meta Quest 3.Batman Arkham é uma das franquias de jogos mais aclamadas de todos os tempos, tendo revolucionado a vertente de jogos baseados em super-heróis e servido de inspiração para diversos outros títulos. Clique aqui para ler mais

Batman Arkham terá novo jogo exclusivo para Meta Quest em 2024
Fonte: Tudocelular

Medo do Google pode ter levado Microsoft a investir na OpenAI

Medo do Google pode ter levado Microsoft a investir na OpenAI

Em emails divulgados em processo contra o Google, Nadella cita preocupação de estar muito atrás do Google em IA (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Em email revelado nesta semana mostra que, possivelmente, o medo do Google fez a Microsoft investir na OpenAI, criadora do ChatGPT. Kevin Scott, chefe de tecnologia (CTO) da Microsoft, destacou em conversa com Satya Nadella, CEO da big tech, e Bill Gates como a rival estava avançado em inteligência artificial, além de destacar o projeto da OpenAI.

O email foi mostrado durante o processo antitruste contra o Google e possui uma enorme parte censurada Contudo, o título foi revelado: “reflexões sobre a OpenAI”, em tradução livre (“Thoughts on OpenAI, no original). Para bom entendedor meia palavra basta, só que a resposta de Nadella e o timing do investimento da Microsoft quase forma uma palavra completa.

No texto, enviado no dia 12 de junho de 2019, Scott explica seu ponto de vista sobre o desempenho do Google (com Deep Mind e Google Brain) e da OpenAI em processamento de linguagem natural (NLP). O CTO relata que a Microsoft tem dificuldades técnicas em replicar o desempenho da concorrente, lembrando que demorou seis meses para replicar o BERT, modelo do Google, enquanto a rival já estava estudando meios de escalonar a tecnologia e ampliar o treinamento.

Satya Nadella encaminha em cópia para a chefe de finanças (CFO) Amy Hood, dizendo que o email “explica por que eu quero que nós façamos isso e também por que nós teremos que garantir que a turma de infra execute”.

O “isso” que Nadella quer fazer não foi revelado — deve estar na parte censurada. Porém, um mês depois dessa troca de emails, a Microsoft anunciou um investimento de 1 US$ bilhão na OpenAI. O objetivo do aporte era ajudar no desenvolvimento de uma IA geral.

Foto divulgada pela Microsoft em julho de 2019 mostra Sam Altman, fundador da OpenAI, com Satya Nadella, semanas depois da troca de emails (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Investimento da Microsoft rende frutos antes do Gemini

Tem um ditado que o mundo não gira, mas capota. Ao lermos os conteúdos dos emails, provavelmente esse foi o primeiro pensamento que veio à sua cabeça. Pouco depois do boom do lançamento do ChatGPT e do Bing Chat (agora Copilot), o Google acelerou seus projetos de IA e trouxe o Bard (hoje Gemini), para rivalizar com a OpenAI e Microsoft.

No início da corrida entre Gemini e ChatGPT, o Google estava muito atrás, com relatos de que seus funcionários acharam o lançamento da IA generativa e de busca muito apressada — além de outras críticas. Agora, o cenário está melhor para o Google, ainda que atrás da Microsoft. A empresa de Bill Gates está adiantada na oferta de serviços do Copilot integrado a seus outros produtos, como os programas do pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) e o Windows 11.

Contudo, o LLM do Google é utilizado no Galaxy AI, IA da Samsung integrada aos smartphones Galaxys topo de linha, e será usado nos celulares da OnePlus e Oppo. A Big G está próxima de fechar um contrato com a Apple para licenciar o Gemini no iOS — só que a OpenAI também está dentro dessa disputa.

Com informações: Business Insider e The Verge
Medo do Google pode ter levado Microsoft a investir na OpenAI

Medo do Google pode ter levado Microsoft a investir na OpenAI
Fonte: Tecnoblog

Roku irá exibir publicidade em vídeo na tela inicial da sua TV

Roku irá exibir publicidade em vídeo na tela inicial da sua TV

TVs com Roku terão publicidade em vídeo na tela inicial (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A gente até tenta escapar, mas cada dia que passa mais anúncios são colocados nas plataformas digitais. A bola da vez é a Roku, que incluirá publicidade em vídeo na sua TV enquanto você estiver na tela inicial.

A plataforma de smart TV da Roku já mostrava publicidade desde antes, mas apenas com anúncios de imagens (estáticos). Na divulgação de resultados financeiros aos acionistas, a companhia confirmou que passará a exibir propagandas em vídeo na tela inicial.

O CEO da Roku, Anthony Wood, afirmou que a companhia também testa outros tipos de publicidade em vídeo. Recentemente, a companhia solicitou uma patente nos Estados Unidos de um recurso que identificaria quando seu videogame está com um jogo pausado e passaria a exibir anúncios no intervalo da sua jogatina.

A companhia não revelou nenhuma data para quando os anúncios em vídeo serão adicionados na tela inicial. Até lá, fique feliz com a publicidade estática que já ocupa um pedaço da sua smart TV com Roku OS — e vamos torcer para que a publicidade em vídeo da Roku não tenha som.

A Roku oferece o seu sistema operacional tanto em seu dispositivo próprio, Roku Express, como em smart TVs. No Brasil, o Roku OS pode ser encontrado em alguns modelos de televisores inteligentes da AOC, Britânia, Philco e Semp.

Roku Express leva Roku OS para qualquer TV (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Não é a primeira vez que temos anúncios nas smart TVs

A Roku não é a única companhia que tenta ampliar a exibição de anúncios na TV. Smart TVs da Samsung e LG também exibem publicidade na tela inicial, ainda que de forma estática e em tamanhos menores.

Com a exibição de anúncios, as fabricantes de TVs conectadas querem aumentar a receita. Samsung e LG também têm plataformas como Samsung TV Plus e LG Channels, com streaming de canais lineares sustentados por publicidade. Esse modelo de negócios é conhecido como FAST (Free Ad-Supported Television).

Nem só as fabricantes e donas de sistemas operacionais que querem ampliar a receita com publicidade. O YouTube está testando há um ano o recurso de Pause Ads, que mostra anúncios em vídeo enquanto seu conteúdo está pausado, mesmo em smart TVs que não utilizam o sistema operacional do Google. Esse tipo de conduta também é adotado pelo Globoplay.

Roku Express: conheça o dispositivo que transforma sua TV convencional em smart

Com informações: 9to5Google
Roku irá exibir publicidade em vídeo na tela inicial da sua TV

Roku irá exibir publicidade em vídeo na tela inicial da sua TV
Fonte: Tecnoblog

Android 15 vai colocar a tela de bloqueio do celular em modo paisagem

Android 15 vai colocar a tela de bloqueio do celular em modo paisagem

Android 15 poderá mudar orientação da tela de bloqueio para seguir o modo paisagem (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Android 15 pode trazer novidades para o visual do celular em modo paisagem. A próxima versão do sistema operacional do Google, que deve ser lançada em setembro, traz em seu beta um novo layout para o menu de notificações e a tela de bloqueio. Caso isso chegue na versão final do SO, usuários de tablets e quem gosta de usar o celular na horizontal serão beneficiados.

Essa nova funcionalidade foi encontrada por Mishaal Rahman, repórter do Android Authority, em uma versão recente do beta Android 15. Rahman também relembrou que o Google chegou a testar essas mudanças de UI no Android 14, mais precisamente nos updates beta de setembro e dezembro de 2023. Além de ser uma novidade para os smartphones, essa alteração de layout mostra que o Google está um recurso que se encaixará bem em tablets e telas grandes — incluindo os dobráveis.

Nova interface do modo paisagem no Android 15

Menu de notificações com novo layout para o modo paisagem (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

A novidade visual no modo paisagem do Android 15 melhora o uso dos espaços no menu de notificações (ou menu de atalhos). Quando você utiliza o celular horizontalmente, ao abaixar esse menu, as notificações e botões de atalhos ficam todos centralizados. Isso deixa as laterais da tela vazias, não aproveitadas.

Já no beta do Android 15, no modo paisagem, as notificações são jogadas para a parte direita do menu, enquanto os atalhos ficam na parte esquerda. Assim, nenhum espaço fica vazio. Falando apenas com base no visual, esse layout também parece ser mais fácil de usar, já que os dedões não precisam se esticar até o centro da tela para selecionar algum botão ou notificação.

Tela de bloqueio, pela primeira vez, é responsiva ao modo paisagem no Android (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

Na tela de bloqueio, a hora, data e clima ficam alocadas na parte esquerda da tela, enquanto as notificações — assim como no menu — ficam na parte direita. Essa novidade do Android 15 também muda a tela de acesso, jogando o teclado número do PIN para a direita e a interface do texto, onde é visualizado o preenchimento do PIN, para a esquerda.

Segundo Rahman, como esperado para um recurso de beta, o modo paisagem para a tela de bloqueio e menu de notificações apresenta alguns bugs — ainda que sua primeira aparição tenha acontecido oito meses atrás. Contudo, o Google tem um bom tempo para ajustar esse layout até o lançamento oficial do Android 15.

Com informações: Android Authority e SamMobile
Android 15 vai colocar a tela de bloqueio do celular em modo paisagem

Android 15 vai colocar a tela de bloqueio do celular em modo paisagem
Fonte: Tecnoblog

Apple pode colocar IA no Safari para driblar propagandas

Apple pode colocar IA no Safari para driblar propagandas

Safari deve ganhar recursos de IA para bloqueio de anúncios (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

Um dos principais rumores das próximas atualizações da Apple são os recursos de inteligência artificial, incluindo um novo módulo integrado no Safari. A nova versão do navegador para iPhone, Mac e iPad deve utilizar IA para permitir bloqueios mais avançados, incluindo publicidade online.

Um desses recursos é o Web Eraser — uma espécie de “borracha” para apagar determinados elementos de um site. Os usuários teriam a possibilidade de remover com facilidade imagens, textos, banners publicitários e até mesmo seções inteiras de uma página.

Uma das vantagens é que o Web Eraser conseguiria salvar as configurações do usuário e se aplicaria para futuras sessões da mesma página da web. Sendo assim, não seria necessário acionar o recurso a cada nova aba ou janela aberta de determinado site que você já acionou a ferramenta. Também é possível reverter as alterações a qualquer momento, caso queira.

Safari no iPhone (tmagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Como apontado pelo AppleInsider, já existe uma ferramenta similar ao Web Eraser para ocultar publicidade. O recurso está disponível no 1Blocker, que dá ao usuário a opção de clicar em um anúncio para escondê-lo.

Com foco em privacidade, o Safari já tem um bloqueio nativo para rastreadores de conteúdo, com bloqueio de determinadas plataformas. Assinantes do iCloud+ também têm acesso ao recurso de Retransmissão Privada, uma espécie de VPN que dificulta a identificação do usuário. Nem sempre funciona bem, no entanto.

IA no novo Safari deve trazer mais recursos

O Web Eraser não deve ser o único recurso de inteligência artificial a ser incorporado no Safari. O navegador da Apple também deve ter uma função de busca inteligente, que permitiria resumir páginas.

O recurso utiliza o modelo de linguagem grande (LLM), já utilizado por ferramentas como o ChatGPT, Google Bard e Microsoft Copilot. Com a atualização, a Apple pode se equiparar a alguns navegadores concorrentes que possuem IA embarcada, como o Microsoft Edge, Opera e Arc.

O novo Safari com inteligência artificial deve chegar ao iOS, iPadOS e macOS até o final do ano. Mais detalhes sobre a atualização devem ser divulgados oficialmente na WWDC 24, evento para desenvolvedores que ocorre no dia 10 de junho. Antes disso, a Apple deve anunciar um novo iPad na próxima terça-feira, 7 de maio.
Apple pode colocar IA no Safari para driblar propagandas

Apple pode colocar IA no Safari para driblar propagandas
Fonte: Tecnoblog

WhatsApp estreia função de criar eventos

WhatsApp estreia função de criar eventos

WhatsApp libera função de criar eventos em grupos, permitindo que participantes confirmem presença e recebam notificações do evento (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

A Meta lançou nesta quarta-feira (1) novos recursos para as comunidades do WhatsApp. O app de mensagens está lançando globalmente as funcionalidades de criar eventos dentro de grupos de comunidades e responder mensagens de avisos, que funcionarão como um tópico. Os eventos poderão ser criados por qualquer membro, mas será liberado primeiro para grupos que integrem uma comunidade.

A funcionalidade de criar eventos será útil para grupos de amigos, empresas e outros usos mais profissionais, como um síndico que quer agendar uma assembleia. Com este novo recurso, ficará mais fácil para você e seus amigos acessarem as informações da próxima festa, bar ou encontro de vocês.

Criação de eventos no grupo do WhatsApp

Nesses eventos, que podem ser acessados pela seção de informações, os usuários poderão confirmar a sua presença. Esse recurso conta ainda com a função de notificação, na qual enviará avisos aos usuários quando o evento estiver próximo de acontecer — caso tenha confirmado presença.

Contudo, o lado “negativo” é que isso exige que o grupo integre uma comunidade, o que pode ser desnecessário para um chat entre entre amigos, por exemplo. O WhatsApp promete que essa funcionalidade será liberada para grupos fora de comunidades nos próximos meses.

Mensagem de aviso e resposta em tópico

Recurso de responder mensagens em tópicos e criação de eventos em grupos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Já os grupos de avisos, aqueles em que apenas administradores podem publicar, permitirão que mensagens sejam respondidas como se elas fossem um tópico — sim, algo que já acontece no Telegram. As respostas não enviarão notificações. Esse formato permite que os administradores saibam a opinião dos participantes sem que cada um o contate individualmente.

Os recursos de evento e resposta em tópicos serão liberados gradualmente para todos os usuários do WhatsApp gradualmente. Algumas contas do app já contavam com essas funcionalidades antes do anúncio oficial da Meta. A big tech costuma liberar novas ferramentas para alguns usuários antes confirmá-las em seus canais próprios (mesmo com essa informação, ainda haverá comentários de “isso não é novo. Meu zap já tinha”).
WhatsApp estreia função de criar eventos

WhatsApp estreia função de criar eventos
Fonte: Tecnoblog

Galaxy S23 de 256 GB sai pelo menor preço histórico no Mercado Livre com cupom de R$ 300

Galaxy S23 de 256 GB sai pelo menor preço histórico no Mercado Livre com cupom de R$ 300

Galaxy S23 e S23 Plus (Imagem: Divulgação/Samsung)

Se você está pensando em trocar de celular ou comprar um presente generoso para o Dia das Mães deste ano, vale conferir essa oferta. Hoje, o Galaxy S23 (256 GB) está saindo por apenas R$ 2.756 com o cupom OFERTA300 aplicado no Mercado Livre. Junto com o desconto histórico, o smartphone ainda garante acesso aos novos recursos de inteligência artificial do Galaxy AI, mais uma ficha técnica poderosa.

Segundo o histórico de preços do Zoom, o valor médio cobrado pelo celular nos últimos três meses no varejo foi de R$ 3.343. E de R$ 2.999 nos últimos 40 dias. Sendo que nem mesmo as promoções da Semana do Consumidor conseguiram superar o desconto de hoje. Além disso, o Galaxy S23 também pode ser considerado uma opção bem mais em conta comparado ao Galaxy S24, que custa em média R$ 5.061 na versão de 256 GB.

Achados do TB
Mas sabe quem ficou sabendo dessa oferta muito antes de você? Os membros dos grupos do Achados do TB no Telegram ou WhatsApp. Quem participa dos nossos canais tem acesso a uma curadoria quase diária das melhores promoções em itens de tecnologia do varejo. Sem “metade do dobro” e nem produtos que não valem a pena, tudo passa pela cuidadosa curadoria de ofertas do Tecnoblog.

Vantagens do Galaxy S23 em oferta

A principal vantagem hoje para quem comprar o Galaxy S23 é que ele já tem acesso ao mesmo grande chamariz do Galaxy S24: os recursos de IA. Dentre as principais funcionalidades do Galaxy AI, temos a edição de fotos generativa, que permite apagar, redimensionar e reposicionar objetos com facilidade. Também a tradução simultânea e transcrição automática de áudio. E o assistente de edição de textos, que você confere funcionando no vídeo abaixo.

Além disso, como é de se esperar de um topo de linha, o Galaxy S23 oferece configurações potentes. Como o exclusivo processador Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy — e vale lembrar, o S24 padrão agora vem com Exynos. E um conjunto de câmeras traseira triplo com sensor principal de 50 MP, tecnologia de pixel binning, estabilização óptica de imagem e modo Nitography que se sai muito bem em situações de pouca luz.

Outro destaque que já é regra em dispositivos da marca é tela, que aqui é do tipo Dynamic AMOLED 2X com taxa de atualização até 120 Hz. Ele ainda conta com uma bateria de 3.900 mAh que entrega excelente autonomia e rápido carregamento. Por fim, vale dizer que o Galaxy S23 será atualizado até o Android 17.
Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.Galaxy S23 de 256 GB sai pelo menor preço histórico no Mercado Livre com cupom de R$ 300

Galaxy S23 de 256 GB sai pelo menor preço histórico no Mercado Livre com cupom de R$ 300
Fonte: Tecnoblog

TikTok estaria burlando pagamento de comissão da App Store

TikTok estaria burlando pagamento de comissão da App Store

TikTok está avisando alguns usuários que é mais barato comprar moedas fora da App Store (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok está exibindo para algumas contas uma mensagem informando que a compra de moedas é mais barata fora da App Store. O aviso do TikTok é similar o que levou o Fortnite a ser banido por anos no iOS — e pode ser uma violação às políticas de uso da loja. Essas mensagens não são exibidas para todos os usuários, o que pode indicar que o TikTok está testando o aviso ou mostrando só para quem é cliente regular da compra de moedas — usadas para pagar gorjetas aos criadores de conteúdo.

Apesar da justiça americana ter obrigado a Apple a liberar que aplicativos indiquem outros canais de compra, é necessário que o app não forneça nenhuma opção de compra dentro da plataforma. O que, obviamente, não é o caso em questão, já que a mensagem é justamente mostrada na tela de compra de moedas do TikTok.

TikTok burlando regras da App Store?

(Imagem: David Tesler/X/Twitter)

David Tesler, que revelou o caso em seu X/Twitter, mostrou que existem, pelo menos, dois tipos de mensagens sobre compra das moedas do TikTok fora da App Store. Uma delas mostra um texto informando sobre evitar as taxas da Apple acompanhada de um botão “Try Now” (tente agora em tradução direta), já a outra mostra um pop-up explicando que comprar no site do TikTok é mais econômico e dá acesso a outras formas de pagamento.

Apesar da justiça americana proibir a Apple de impedir que aplicativos indiquem meios de pagamento fora da App Store, é necessário que o app siga as diretrizes da big tech. Na página de suporte da empresa, ela explica que somente aplicativos sem vendas in-app estão elegíveis para divulgar canais externos de pagamento.

Assim, na teoria, o TikTok pode ser suspenso da App Store. O mais estranho é que a própria página de suporte da rede social indica que as moedas só podem ser compradas pelo aplicativo mobile — seja Android ou iOS. Apple e ByteDance, dona do TikTok, não se pronunciaram sobre o caso. E dado o histórico da Apple de não comentar sobre seus assuntos, é bem provável que a sua “resposta” venha com uma ação contra o TikTok.

Com informações: The Verge e TechCrunch
TikTok estaria burlando pagamento de comissão da App Store

TikTok estaria burlando pagamento de comissão da App Store
Fonte: Tecnoblog