Blog

MacBook pode ganhar tela sensível ao toque, mas ainda vai demorar

MacBook pode ganhar tela sensível ao toque, mas ainda vai demorar

MacBook Pro mais recente é de novembro de 2024 (imagem: Divulgação)

Resumo

A Apple planeja lançar um MacBook Pro com tela OLED sensível ao toque, previsto para produção no final de 2026.
Um novo MacBook de entrada usará o chip A18 Pro, do iPhone 16 Pro, com desempenho semelhante ao chip M1, mas sem suporte a portas Thunderbolt e com 8 GB de RAM.
A Samsung fornecerá os painéis OLED, e a mudança visa aproximar a experiência de uso entre MacBooks e iPads.

A Apple pode estar preparando uma nova geração do MacBook Pro com tela OLED sensível ao toque. O modelo, porém, só entraria em produção no fim de 2026. Os dispositivos usariam uma tecnologia que integra os sensores de toque na camada superior da tela, sem precisar de uma camada separada

As notícias são do analista Ming-Chi Kuo, especialista em cadeias de suprimentos que frequentemente traz previsões sobre futuros produtos da Apple.

Vale lembrar que este também seria o primeiro MacBook com tela OLED, tecnologia já presente em iPhones e iPads. Segundo o site coreano The Elec, a Samsung fornecerá os painéis dos novos laptops.

Por que a Apple vai colocar tela touch no MacBook?

O analista avalia que a mudança parece refletir “as observações de longa data da Apple sobre o comportamento de usuários de iPad, que indicam que, em certos cenários, controles por toque podem melhorar a produtividade e a experiência”.

Redimensionar janelas ficou mais fácil no iPadOS 26 (imagem: reprodução)

As telas touch podem ser mais um passo para aproximar o Mac e o iPad. O mais recente foi o lançamento do iPadOS 26, que adicionou vários elementos típicos de desktop à interface do tablet, como janelas redimensionáveis e barras de menu.

Mark Gurman, jornalista da Bloomberg e especialista em bastidores da Apple, disse em junho que espera que iPads e Macs tenham telas sensíveis ao toque, interfaces parecidas e rodem os mesmos apps.

Curiosamente, a Apple é praticamente a única das grandes fabricantes de computadores que não aderiu a esse formato de laptop. Em 2012, Tim Cook, CEO da Apple, declarou que a convergência entre produtos poderia acabar desagradando a todos.

Só para Pro

Kuo também afirma que o MacBook Pro deve ser o primeiro laptop da Apple a adotar uma touchscreen. Antes disso, ele aponta que a empresa lançará um novo MacBook de entrada com tela convencional.

Esse modelo “baratinho” deve usar o chip A18 Pro, do iPhone 16 Pro, como forma de reduzir custos. Mesmo assim, testes indicam que o desempenho será semelhante ao do chip M1, lançado em 2020. Por outro lado, o A18 Pro não tem suporte a portas Thunderbolt e vem apenas com 8 GB de RAM.

Com informações do MacRumors e do Verge
MacBook pode ganhar tela sensível ao toque, mas ainda vai demorar

MacBook pode ganhar tela sensível ao toque, mas ainda vai demorar
Fonte: Tecnoblog

O que é broadcast? Entenda como funciona a transmissão de sinal de TV e rádio

O que é broadcast? Entenda como funciona a transmissão de sinal de TV e rádio

Conheça os pontos positivos e negativos do broadcast (imagem: Antonino Visalli/Unsplash)

Broadcast é a transmissão de sinais de áudio e vídeo para um público amplo. Essa tecnologia permite que a mesma mensagem chegue a diversos receptores ao mesmo tempo, utilizando ondas eletromagnéticas, cabos ou a internet.

O funcionamento do broadcast se baseia na emissão de um sinal a partir de um único ponto para múltiplos receptores. Um remetente envia os dados (áudio, vídeo), captados por antenas ou decodificadores, que os convertem novamente em som e imagem para o consumo.

O uso mais comum do broadcast é na TV e no rádio, mas a tecnologia também é utilizada em eventos ao vivo pela internet (lives) ou em redes corporativas para distribuir informações. Ela permite que milhões de pessoas recebam o mesmo conteúdo em tempo real.

A seguir, entenda melhor o conceito de broadcast, para que serve a tecnologia e como ela funciona. Também saiba os pontos fortes e fracos desse modo de transmissão de sinais.

ÍndiceO que é broadcast?O que significa broadcast?Para que serve o broadcast?Como funciona o broadcast?Qual é a história do broadcast?Quais são as vantagens do broadcast?Quais são as desvantagens do broadcast?Existem alternativas ao modo broadcast?Qual é a diferença entre broadcast e live broadcast?Qual é a diferença entre broadcast e broadband?

O que é broadcast?

Broadcast é a tecnologia de transmissão de conteúdo de áudio e vídeo de um único ponto para múltiplos receptores, alcançando inúmeras pessoas. Isso inclui mídias tradicionais, como televisão e rádio, e plataformas digitais como streaming, distribuindo informações, entretenimento e publicidade para o público.

O que significa broadcast?

O termo inglês “Broadcast” pode ser traduzido para o português como “transmissão” ou “comunicação”. Ele se refere ao ato de transmitir um programa ou alguma informação por meio de rádio ou televisão.

O broadcast pode ser feito a partir de pequenos estúdios (imagem: DLXMedia/Unsplash)

Para que serve o broadcast?

O broadcast possibilita transmitir conteúdo para um público amplo e simultâneo, usando mídias como TV, rádio e streaming. Sua função é propagar informações e entretenimento de forma rápida, alcançando diversas pessoas ao mesmo tempo, independentemente de onde elas estejam.

Além disso, o broadcast é uma ferramenta de publicidade que fortalece a presença de uma marca, constrói comunidades e conta histórias de forma envolvente. Ao criar uma conexão emocional com o público, as transmissões tornam a mensagem mais memorável e ajudam a diferenciar uma marca no mercado.

Como funciona o broadcast?

O broadcast funciona como uma forma de radiodifusão de conteúdo, enviando a mesma informação simultaneamente para múltiplos receptores. Esse processo começa na fonte, que gera o conteúdo, e o distribui por meio de canais como ondas eletromagnéticas ou redes digitais, atingindo um público amplo em tempo real.

Essa transmissão pode ocorrer de forma analógica (TV e rádio) ou digital, usando a infraestrutura da internet. No broadcast tradicional, os sinais são enviados por antenas, enquanto em redes digitais, o conteúdo trafega por cabos ou Wi-Fi, permitindo que a mesma informação chegue a dispositivos como televisores e smartphones.

A essência do broadcast é a eficiência na distribuição de um sinal “um-para-todos”, eliminando a necessidade de conexões individuais. O receptor somente precisa sintonizar o canal/estação ou acessar o serviço para receber a transmissão, sem a necessidade de um pedido de conteúdo prévio.

As transmissões de imagem e som podem ocorrer a partir de ondas eletromagnéticas transmitidas por antenas (imagem: Stephan Hinni/Unsplash)

Qual é a história do broadcast?

A história do broadcast começa no século XIX com o telégrafo sem fio, que permitiu as primeiras comunicações à distância. No início do século XX, o rádio surgiu como o primeiro meio de massa, e logo a televisão se popularizou, transformando a forma como as pessoas consumiam notícias e entretenimento.

A TV se tornou um meio poderoso de comunicação, operando inicialmente com tecnologia analógica. A expansão do cabo permitiu uma programação mais segmentada, oferecendo mais opções aos espectadores e mudando o cenário da mídia globalmente.

A revolução digital marcou o início de uma nova era, melhorando a qualidade de som e imagem na rádio e na TV. Já a chegada da internet impulsionou o streaming de dados, democratizando ainda mais o acesso às informações e transformando a indústria.

Com o surgimento do streaming, o conteúdo passou a ser entregue sob demanda, competindo com a programação linear e tradicional. Essa nova dinâmica de consumo forçou a indústria a se adaptar, focando em plataformas e serviços que atendem às preferências individuais dos usuários.

O futuro aponta para a TV 3.0, que promete integrar a transmissão aberta com personalização do streaming, oferecendo uma experiência híbrida. Esse modelo representa a próxima grande etapa na evolução do broadcast, unindo o sinal tradicional com as possibilidades da internet.

Considerada como “TV do futuro”, TV 3.0 será o novo padrão para TV digital aberta no Brasil (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Quais são as vantagens do broadcast?

O broadcast oferece várias vantagens importantes para os usuários. Algumas delas são:

Amplo alcance: atinge um público massivo em diferentes áreas geográficas e demográficas, permitindo que uma única mensagem chegue a milhões de pessoas ao mesmo tempo;

Acesso democrático: acessível para um vasto espectro demográfico, oferecendo uma comunicação inclusiva. Mesmo em áreas remotas, o broadcast pode ser a única fonte de informação e entretenimento disponível;

Imediatismo: é uma ferramenta eficaz para transmitir notícias de última hora e alertas de emergência, garantindo que as informações cheguem ao público de forma instantânea e permitindo uma resposta rápida;

Conexão emocional e comunitária: a natureza íntima das mídias como o rádio ou a TV pode criar uma forte conexão emocional com o público. Essa proximidade promove um maior senso de comunidade e torna as mensagens mais envolventes;

Conscientização e educação pública: desempenha um papel importante na educação e conscientização sobre questões sociais, de saúde pública, ambientais e políticas. Ao ser uma fonte de informação confiável, o broadcast contribui para a formação de uma população mais informada e engajada.

Quais são as desvantagens do broadcast?

Apesar dos diversos pontos positivos, estes são os pontos fracos do broadcast:

Alto custo e complexidade: a infraestrutura de transmissão (torres, antenas, satélites) exige um investimento financeiro considerável e recursos técnicos especializados;

Falta de segmentação: em alguns casos, o conteúdo transmitido é direcionado a um público amplo e genérico. Isso dificulta a segmentação precisa de nichos de mercado, públicos-alvo específicos ou grupos demográficos;

Comunicação unidirecional: é essencialmente uma comunicação de mão única. Não há um canal de feedback imediato, impedindo a interação direta ou a coleta de dados sobre a resposta do público em tempo real;

Vulnerabilidade a interferências: fatores como condições climáticas adversas e obstruções físicas podem enfraquecer ou interromper o sinal de algumas transmissões, afetando a qualidade e a consistência do serviço;

Latência: mesmo em transmissões digitais, há um processamento entre a captura e a exibição do conteúdo. Essa latência pode ser um problema significativo para eventos ao vivo ou em aplicações que exigem comunicação em tempo real.

Apesar do broadcast fazer a mensagem a chegar a inúmeras pessoas, sua segmentação pode ser mais difícil de ser realizada (imagem: Mike Meeks/Unsplash)

Existem alternativas ao modo broadcast?

Sim, existem diferentes modos de transmissão de sinal além do broadcast. Alguns deles são:

Unicast: transmissão direta e privada de um remetente para um único destinatário. É usado para conexões ponto a ponto, como o acesso a um site, o download de um arquivo ou uma chamada de vídeo;

Multicast: envia um único fluxo de dados para um grupo de destinatários específicos de forma simultânea. Essa modalidade é ideal para serviços de streaming de vídeo, jogos online e videoconferências em grupo;

Anycast: permite que o mesmo endereço IP seja compartilhado por múltiplos servidores em diferentes locais. O tráfego é roteado automaticamente para o servidor mais próximo, melhorando a velocidade e a confiabilidade dos serviços;

Geocast: envia informações para um grupo de destinatários localizados em uma área geográfica específica. É muito usado para sistema de alerta de trânsito ou notificações de emergência baseadas na localização do dispositivo.

Qual é a diferença entre broadcast e live broadcast?

Broadcast é um termo da telecomunicações usado para se referir ao envio de conteúdo de áudio, vídeo ou dados para um público. Esse conteúdo pode ser tanto ao vivo quanto pré-gravado, como um filme na TV ou um programa de rádio já editado.

Já o live broadcast é um tipo específico de broadcast, onde o conteúdo é transmitido em tempo real, à medida que o evento acontece. Isso cria um senso de imediatismo, como em um jogo de futebol ou um noticiário que está sendo transmitido no exato momento.

Qual é a diferença entre broadcast e broadband?

Broadcast é a transmissão de um único sinal de fonte para múltiplos receptores simultaneamente, como uma transmissão de rádio ou TV. O mesmo conteúdo é enviado para todos os aparelhos de uma só vez, mas sem a possibilidade do receptor enviar algo de volta.

Broadband é a transmissão de dados em alta velocidade por meio de múltiplos canais em uma mesma rede. Ele permite uma comunicação interativa de duas vias, onde o receptor pode tanto receber informações quanto enviar dados.
O que é broadcast? Entenda como funciona a transmissão de sinal de TV e rádio

O que é broadcast? Entenda como funciona a transmissão de sinal de TV e rádio
Fonte: Tecnoblog

Gboard: ferramentas de escrita com IA pode chegar a aparelhos Android mais antigos

Gboard: ferramentas de escrita com IA pode chegar a aparelhos Android mais antigos

Ainda no último mês de agosto, quando lançou a linha Pixel 10, o Google aproveitou o evento para anunciar diversos recursos de inteligência artificial (IA) que chegariam junto aos novos aparelhos. Agora, um deles pode chegar a dispositivos mais antigos: as “ferramentas de escrita” do Gboard.Como o nome já deixa claro, as ferramentas de escrita reúnem um conjunto de funções auxiliadas por IA que podem ajudar o usuário a revisar, mudar o tom, ‘emojificar’, detalhar, encurtar ou simplesmente revisar um texto escrito com o Gboard. É como se fosse o Grammarly embutido no teclado do aparelho.

Primeiro disponível na linha Pixel 10, a novidade acabou desembarcando também em dispositivos um pouco mais antigos, a exemplo da linha Pixel 9, e até em celulares de outras marcas – como o Google bem divulga em uma lista oficial.Clique aqui para ler mais

Gboard: ferramentas de escrita com IA pode chegar a aparelhos Android mais antigos
Fonte: Tudocelular

Amazon pode lançar óculos de Realidade Aumentada até 2027

Amazon pode lançar óculos de Realidade Aumentada até 2027

O mercado de Realidade Aumentada (AR) está cada vez mais movimentado, e acaba de ganhar um novo participante. Enquanto a Meta já se prepara para lançar seus primeiros óculos ainda este mês, a Amazon surge como forte candidata na disputa por espaço nesse mercado a partir de 2026.

Segundo informações, a empresa estaria desenvolvendo dois modelos distintos, com propostas que vão do uso profissional ao entretenimento para o consumidor final. Logo, assim como suas frentes de negócio, a Amazon por estar preparando um óculos com foco em B2B e outro B2C.

Clique aqui para ler mais

Amazon pode lançar óculos de Realidade Aumentada até 2027
Fonte: Tudocelular

PS5 recebe atualização que traz Power Saver e DualSense multiplataforma

PS5 recebe atualização que traz Power Saver e DualSense multiplataforma

A Sony liberou nesta quarta-feira (17) uma nova atualização de software para o PlayStation 5, trazendo dois recursos que vinham sendo bastante aguardados pelos jogadores o modo de economia de energia Power Saver e a possibilidade de usar o DualSense — ou o DualSense Edge — em até quatro dispositivos ao mesmo tempo.

É interessante destacar que o Power Saver reduz o consumo do console durante partidas sem comprometer drasticamente a qualidade gráfica ou a taxa de quadros. Segundo a Sony, apenas jogos que receberem suporte específico poderão usar o recurso para otimizar a jogabilidade.

Clique aqui para ler mais

PS5 recebe atualização que traz Power Saver e DualSense multiplataforma
Fonte: Tudocelular

Wacom One 14 é lançada com tela maior e preço mais acessível

Wacom One 14 é lançada com tela maior e preço mais acessível

A Wacom expandiu sua linha de tablets com o lançamento do Wacom One 14, dispositivo de entrada que aposta em uma tela maior e preço competitivo para conquistar estudantes e designers iniciantes.

O novo modelo chega com painel de 14 polegadas, mantendo o formato leve e compacto para ser transportado facilmente em mochilas, mas oferecendo mais espaço de trabalho do que as versões One 12 e One 13, apresentados pela marca em 2023.

Clique aqui para ler mais

Wacom One 14 é lançada com tela maior e preço mais acessível
Fonte: Tudocelular

Galaxy S26 Ultra: novo rumor aponta que celular pode ser lançado com Exynos 2600

Galaxy S26 Ultra: novo rumor aponta que celular pode ser lançado com Exynos 2600

A cada nova geração da linha Galaxy S, cresce a expectativa sobre qual plataforma equipará os topos de linha da Samsung. E, segundo rumores recentes, o aguardado Exynos 2600, fabricado no processo de 2 nm da própria sul-coreana, pode marcar presença não apenas nos modelos S26 Pro e S26 Edge, mas também no poderoso Galaxy S26 Ultra.

Este novo vazamento publicado pelo jornal Korea Herald vai contra as previsões anteriores e deixa especialistas divididos. Caso se confirme, será a primeira vez em quatro anos que um modelo Ultra da Samsung volta a usar um chipset Exynos, algo que não ocorre desde o Galaxy S22 Ultra.

Clique aqui para ler mais

Galaxy S26 Ultra: novo rumor aponta que celular pode ser lançado com Exynos 2600
Fonte: Tudocelular

iPhone Air

iPhone Air

iPhone Air (imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

No dia 09 de setembro a Apple apresentou a sua nova geração de celulares: o iPhone 17, o iPhone 17 Pro e o inédito iPhone Air. Esse novo modelo trouxe inovações de engenharia, além de um visual que chamou bastante a atenção.

Mas será que a Apple conseguiu entregar algo realmente novo? O iPhone Air inaugura uma categoria ou é só mais uma variação? A gente discute tudo isso já, já.

Participantes

⁠⁠Thiago Mobilon⁠⁠

⁠Filipe Espósito⁠⁠

⁠⁠Thássius Veloso⁠⁠

⁠Emerson Alecrim⁠

Vaga de Produtor(a) Audiovisual aberta para trabalhar no Tecnocast!

Acesse o site e veja se você tem o perfil que o Tecnocast precisa: ⁠⁠https://tecnoblog.net/vaga/produtora-de-podcast/⁠⁠

Créditos

Edição e sonorização: ⁠Maremoto⁠

Arte da capa: ⁠⁠Vitor Pádua

Assine o Tecnocast

YouTube

Apple Podcasts

Spotify

Pocket Casts

Android (outros apps)

Feed RSS

iPhone Air

iPhone Air
Fonte: Tecnoblog

Galaxy Tab S10 Lite (128 GB) fica R$ 670 reais mais barato em oferta com cupom

Galaxy Tab S10 Lite (128 GB) fica R$ 670 reais mais barato em oferta com cupom

Samsung Galaxy Tab S10 Lite Wi-Fi 128 GB
R$ 2.128,58

R$ 2.79924% OFF

Prós

Possibilidade de expansão via cartão MicroSD
Capa e caneta S Pen inclusas
Bateria de 8.000 mAh
Galaxy AI integrado
7 anos de atualizações Android OS

Contras

Câmeras inferiores ao Galaxy Tab S10 FE
Carregador na caixa de apenas 15 W
Não possui certificação IP contra poeira e água

PIX
Cupom

TABLET10
R$ 2.128,58  Magazine Luiza

Participe dos canais de ofertas do Achados do TB

WhatsApp
Telegram

O Galaxy Tab S10 Lite tem oferta de 24% de desconto no Magazine Luiza. É o mais novo tablet lançado pela Samsung por R$ 2.799, mas que pode ser adquirido na oferta por R$ 2.128 no Pix com o cupom TABLET10. O dispositivo inclui a caneta S Pen e recursos de inteligência artificial.

Galaxy Tab S10 Lite tem suporte ao Galaxy AI e bateria de 8.000 mAh

Tab S10 Lite é equipado com bateria de 8.000 mAh (imagem: Divulgação)

O dispositivo vem de fábrica com Android 15 e One UI 7, com promessa de sete anos de atualizações pela Samsung. Portanto, conta com a inteligência artificial do Galaxy AI, que dispõe dos recursos Circule Para Pesquisar, Apagador de Objetos, Assistente de Caligrafia e Matemática e entre outros para tornar a experiência geral mais otimizada.

A bateria equipada tem capacidade de 8.000 mAh e autonomia por até 16 horas para vídeos, segundo a fabricante. Ainda suporta carregamento rápido de 25 W, alcançando carga completa em 120 minutos. Em termos de conectividade, traz compatibilidade a Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3 e porta USB-C.

A tela TFT LCD tem 10,9 polegadas, resolução de 2.112 x 1.320 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. Especificações que permitem navegação fluida para leituras, vídeos e jogos.

Galaxy Tab S10 Lite possui recursos de inteligência artificial (imagem: Divulgação/Samsung)

O desempenho é gerenciado pelo chip intermediário Exynos 1380 (5 nm) acompanhado por 6 GB de memória RAM. O conjunto oferece desempenho satisfatório, sendo capaz de realizar multitarefas no dia a dia.

O Galaxy Tab S10 Lite (128 GB) em oferta no Magalu por R$ 2.128 no Pix com o cupom TABLET10 ainda apresenta câmera traseira de 8 MP, frontal de 5 MP e grava vídeos em resolução Full HD. 
Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.Galaxy Tab S10 Lite (128 GB) fica R$ 670 reais mais barato em oferta com cupom

Galaxy Tab S10 Lite (128 GB) fica R$ 670 reais mais barato em oferta com cupom
Fonte: Tecnoblog

Google revela novo aplicativo de busca para Windows

Google revela novo aplicativo de busca para Windows

Pesquisa do Google para Windows (imagem: reprodução/Google)

Resumo

Novo app do Google para Windows faz buscas locais, na web e no Drive com atalho Alt + Espaço;

Ferramenta traz ainda o Google Lens e suporte ao Modo IA;

Por ora, está disponível apenas em inglês e nos EUA; roda no Windows 10 e 11.

O Google anunciou um novo aplicativo de busca para Windows. Ainda em fase experimental, a novidade permite que o usuário faça pesquisas acionando o atalho de teclado Alt + Espaço. Além de buscas na web, a ferramenta busca arquivos no próprio computador ou no Google Drive.

As buscas vão além da pesquisa textual. O aplicativo também leva a experiência do Google Lens para o desktop. Para quem está por fora do assunto, esse é um recurso do Google que usa inteligência artificial para reconhecer o conteúdo de imagens e fazer buscas a respeito. O próprio Google descreve as funcionalidades da ferramenta no aplicativo:

Com o Google Lens integrado, você pode selecionar e pesquisar qualquer coisa na tela, facilitando a tradução de imagens ou texto, a obtenção de ajuda com problemas de lição de casa e muito mais.

Para completar, o aplicativo do Google para Windows é compatível com o Modo IA, que dá respostas a perguntas mais complexas usando… IA. O Modo IA começou a funcionar recentemente no Brasil.

Lens no app do Google para Windows (imagem: reprodução/Google)

Funciona como uma barra de pesquisa móvel

Depois de instalado, o app do Google para Windows funciona como uma barra de pesquisa que pode ser arrastada para qualquer ponto da Área de Trabalho. A barra pode ser ativada ou ocultada com o já mencionado atalho de teclado Alt + Espaço.

Como bem enfatizou o The Verge, a novidade tem uma dinâmica de funcionamento que lembra o Spotlight, o recurso nativo de pesquisa do macOS.

Parece funcionar bem, embora alguns usuários possam ficar incomodados com o fato de a ferramenta exigir login com uma conta Google.

O único porém é que, no momento, o aplicativo está disponível apenas em inglês e para usuários baseados nos Estados Unidos. O download pode ser feito a partir da página do Search Labs. Roda no Windows 10 e no Windows 11.
Google revela novo aplicativo de busca para Windows

Google revela novo aplicativo de busca para Windows
Fonte: Tecnoblog