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WhatsApp vai organizar respostas em telas separadas dentro de grupos

WhatsApp vai organizar respostas em telas separadas dentro de grupos

WhatsApp quer reduzir confusão em grupos grandes (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

O WhatsApp testa “respostas encadeadas” na versão beta, criando subchats para mensagens específicas em grupos.
O recurso está disponível para usuários beta de Android e iOS, sem previsão de lançamento público.
Concorrentes como Telegram, Discord e Slack já oferecem funcionalidades semelhantes.

O WhatsApp prepara uma nova opção para visualizar respostas a uma mesma mensagem, exibindo o que foi conversado em uma tela separada.

A atualização vem sendo liberada gradualmente para quem tem a versão beta dos aplicativos para Android e iOS. Não há previsão de lançamento para a versão pública do mensageiro, mas a distribuição entre os cadastrados no programa de testes sugere que ela pode se tornar oficial em breve.

O recurso vem sendo chamado de “threaded replies” em inglês, que significa “respostas encadeadas”, em uma tradução livre. Em português, concorrentes usam termos como “tópicos” ou “conversas” para se referir a ferramentas semelhantes.

Como o WhatsApp vai organizar as respostas?

O WhatsApp já permite enviar respostas a mensagens específicas. Em grupos, porém, quando há muita gente conversando, elas podem se perder no meio de outros assuntos. As respostas em tópicos criam uma espécie de “subconversa” para organizar as informações.

Conversa ganha tela separada do grupo (imagem: reprodução/WABetaInfo)

Com a nova ferramenta, ao enviar uma resposta, surge um contador de mensagens. Ao tocar nele, o usuário é levado à tela daquele tópico, que tem o encadeamento de tudo que foi enviado em resposta à mensagem original ou às respostas anteriores.

A tela de tópico também oferece um campo para continuar a conversa, como se fosse um grupo dentro do grupo. Mesmo assim, o que é enviado ali continua aparecendo na conversa geral do grupo, com um rótulo de que se trata de uma mensagem do tópico.

Outros apps já oferecem respostas em tópicos

Concorrentes do WhatsApp oferecem recursos semelhantes há algum tempo. O Telegram, por exemplo, permite até mesmo visualizar apenas os tópicos de um grupo, sem exibir as mensagens separadas. A ferramenta, porém, precisa ser ativada pelo administrador.

O Discord, por sua vez, tem a opção de criar um tópico a partir de uma mensagem. Já o Slack cria uma conversa separada quando o usuário envia uma resposta no canal.

Com informações do WABetaInfo
WhatsApp vai organizar respostas em telas separadas dentro de grupos

WhatsApp vai organizar respostas em telas separadas dentro de grupos
Fonte: Tecnoblog

Microsoft Teams vai alertar usuários sobre links suspeitos

Microsoft Teams vai alertar usuários sobre links suspeitos

Microsoft Teams no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Resumo

Microsoft Teams vai exibir alertas de segurança para links suspeitos nas mensagens trocadas entre os usuários.
O recurso deve ser disponibilizado em novembro e notificará remetente e destinatário sobre URLs perigosas, além de bloquear arquivos .exe.
Recentemente, o sistema de segurança da Microsoft apresentou problemas, com um bug bloqueando links legítimos no Teams e Exchange Online.

A Microsoft deve lançar um novo recurso de proteção de usuários do Teams contra links maliciosos. A ferramenta, integrada ao Microsoft Defender para Office 365, exibirá um banner de aviso diretamente nas mensagens que contenham URLs identificadas como spam, phishing ou malware.

A novidade começará a ser liberada em preview público neste mês e chegará para todos os clientes empresariais em novembro. Ela funcionará tanto em conversas privadas quanto em canais. Segundo a empresa, o objetivo é aumentar a conscientização do usuário e complementar as proteções de segurança já existentes, como o Safe Links e o ZAP (Zero-hour auto purge).

Como funcionarão os alertas?

O sistema de alertas funciona de forma simples. Quando a plataforma detectar um link suspeito, um banner de aviso aparecerá na mensagem, alertando o destinatário sobre o risco potencial antes mesmo do clique. A funcionalidade também notificará o remetente da mensagem, informando que o link compartilhado foi sinalizado como perigoso, como nas imagens abaixo.

Mensagem enviada no Teams com alerta de possível conteúdo malicioso (imagem: reprodução/Microsoft)

Usuário que receber a mensagem terá aviso idêntico (imagem: reprodução/Microsoft)

Já a verificação de segurança ocorrerá em dois momentos. Se uma URL já for conhecida como maliciosa no momento do envio, a mensagem será entregue com o aviso. Além disso, o sistema continuará monitorando os links após a entrega. Se um link for reclassificado como malicioso posteriormente, o Teams adicionará o aviso de forma retroativa à mensagem original por um período de até 48 horas.

De acordo com a Microsoft, o recurso será ativado por padrão para todos os clientes do Microsoft Defender para Office 365 e clientes empresariais do Teams. Nesses casos, os administradores de TI poderão gerenciar a funcionalidade através do painel de controle da plataforma. A recomendação é que as equipes de suporte e a documentação interna sejam atualizadas considerando os novos parâmetros de segurança.

Além dos alertas, a integração com o Defender também bloqueará o envio de arquivos executáveis (.exe). A justificativa é que os executáveis são um vetor comum para a distribuição de malware. O sistema também impedirá a comunicação vinda de domínios já bloqueados pela segurança da empresa.

Anti-spam da Microsoft apresentou falhas

O sistema de segurança da Microsoft, no entanto, enfrentou problemas antes do início dos testes da nova ferramenta de alertas. Um bug no motor anti-spam da empresa tem causado o bloqueio de links legítimos tanto no Teams quanto no Exchange Online desde o dia 5 deste mês.

Segundo um alerta de serviço capturado pelo portal Bleeping Computer, a falha ocorre porque o sistema identifica incorretamente URLs que estão contidas dentro de outras como potencialmente maliciosas. O bug resultou no bloqueio de mais de 6 mil links válidos e no envio indevido de alguns e-mails para a quarentena.

A Microsoft informou que já implementou uma correção parcial, mas que continua trabalhando para resolver os casos residuais.

Com informações do PC World
Microsoft Teams vai alertar usuários sobre links suspeitos

Microsoft Teams vai alertar usuários sobre links suspeitos
Fonte: Tecnoblog

Xiaomi 15T Pro é homologado pela Anatel antes do lançamento

Xiaomi 15T Pro é homologado pela Anatel antes do lançamento

Supostas imagens do Xiaomi 15T Pro (fotos: reprodução/Gizmochina)

Resumo

Xiaomi 15T Pro será anunciado oficialmente em 24/09 e já passou por homologação na Anatel;
Modelo deverá ter 5G, Wi-Fi 7, NFC e bateria de até 5.500 mAh;
Rumores citam ainda chip Dimensity 9400+, tela AMOLED de 6,83” e câmeras de até 50 MP.

O Xiaomi 15T Pro vai ser anunciado oficialmente em 24 de setembro, de acordo com a própria marca. A novidade deve chegar primeiro a regiões como China e Europa, mas pode não demorar para desembarcar no Brasil. Isso porque o smartphone acaba de passar por homologação na Anatel.

Sempre é válido destacar que a homologação na Anatel é uma etapa necessária para um celular ser comercializado no Brasil, pois o processo atesta que dispositivos com recursos de telecomunicações atendem aos requisitos técnicos e de segurança do país.

A documentação na Anatel identifica o modelo em questão com o código interno “2506BPN68G” e descreve o nome comercial do produto como “Xiaomi 15T Pro 5G”.

Além de 5G, como descreve o nome, a documentação deixa claro que o Xiaomi 15T Pro a ser vendido no Brasil terá Wi-Fi 7 e NFC no quesito conectividade. Já a bateria consiste no modelo BP5H, com capacidade entre 5.000 e 5.500 mAh. Contudo, esse componente ainda não foi certificado pela Anatel.

Os documentos também indicam que o aparelho não terá fabricação nacional. Em vez disso, o Xiaomi 15T Pro será importado da China.

Certificado do Xiaomi 15T Pro na Anatel (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais os demais recursos do Xiaomi 15T Pro?

As especificações do Xiaomi 15T Pro ainda não foram reveladas, mas os rumores indicam que o modelo terá recursos como 256 GB de armazenamento interno (entre outras possíveis capacidades) e 12 GB de memória RAM.

Fala-se também que o aparelho será equipado com o chip MediaTek Dimensity 9400+ e tela AMOLED de 6,83 polegadas. O sistema operacional deverá ser o Android 16 com interface HyperOS 3.

Sobre as câmeras, os burburinhos falam em três na traseira: principal OmniVision OVX9100 de 50 megapixels, teleobjetiva Samsung JN5 também de 50 megapixels, e ultrawide de 13 megapixels.

Além do Xiaomi 15T Pro, a marca deve anunciar o Xiaomi 15T “normal” no próximo dia 24, este com chip MediaTek Dimensity 8400+, segundo os rumores.
Xiaomi 15T Pro é homologado pela Anatel antes do lançamento

Xiaomi 15T Pro é homologado pela Anatel antes do lançamento
Fonte: Tecnoblog

Nintendo Switch 2 é modificado com bateria de enorme de 8.000mAh

Nintendo Switch 2 é modificado com bateria de enorme de 8.000mAh

O Nintendo Switch tem desapontado alguns usuários quando o assunto é a duração da bateria ao jogar títulos pesados. Ao se deparar com esta limitação, o youtuber do canal “naga” decidiu fazer uma modificação no console para aumentar a autonomia do console.No processo, ele substituiu a célula de energia original de 5.220mAh por uma de 8.000mAh usando um kit de apenas US$ 40 (R$ 214). A remoção não foi difícil, pois o console tem parafusos que fixam tudo no lugar. Apenas a bateria original é presa com cola removível com álcool isopropílico.

Clique aqui para ler mais

Nintendo Switch 2 é modificado com bateria de enorme de 8.000mAh
Fonte: Tudocelular

Realme registra patente de fones de ouvido estilo clip

Realme registra patente de fones de ouvido estilo clip

Um novo pedido de patente registrado pela realme pode indicar o próximo passo da marca no mercado de áudio. O documento, encontrado no banco de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), mostra esboços de fones de ouvido sem fio com um design bem diferente do que a empresa já lançou até agora. Mesmo que nem toda patente se transforme em produto, a proposta sugere que a fabricante está disposta a explorar formatos alternativos para além dos já conhecidos Buds Air e Buds Q. Indo na contramão dos modelos intra-auriculares tradicionais, o conceito aposta em um formato de clipe, com estrutura arredondada e curvas que se ajustam ao redor da orelha.

A ideia é priorizar conforto e estabilidade, características que podem tornar os fones mais adequados para esportes e atividades ao ar livre, onde fixação firme é essencial. As imagens também revelam detalhes que lembram grades de alto-falantes e recortes de sensores, levantando a possibilidade de integração de controles por toque ou até mesmo funções de monitoramento de saúde, tendência cada vez mais presente em wearables. Clique aqui para ler mais

Realme registra patente de fones de ouvido estilo clip
Fonte: Tudocelular

YouTube Music lança novo design para player de mídia no Android e iOS; veja como ficou

YouTube Music lança novo design para player de mídia no Android e iOS; veja como ficou

O Google tem trabalhado em várias mudanças visuais para o YouTube Music. A última versão de redesign da tela de reprodução do aplicativo foi detectada hoje pelo 9to5Google, indicando um visual minimalista com alguns elementos inspirados no Material 3 Expressive.Dentre as mudanças notamos que o YouTube removeu o alternador de música e vídeo da área superior da tela para os botões abaixo da linha de reprodução, que agora foi reformulada com design Material 3 Expressive e fica mais grossa quando tocada.

Os botões agora ficam abaixo da linha ao invés de acima e a barra inferior agora apenas mostra o título da Rádio que você está ouvindo ou as próximas músicas.Clique aqui para ler mais

YouTube Music lança novo design para player de mídia no Android e iOS; veja como ficou
Fonte: Tudocelular

ASUS ProArt P16 tem nova configuração revelada com placa RTX 5090 e mais

ASUS ProArt P16 tem nova configuração revelada com placa RTX 5090 e mais

O notebook ASUS ProArt P16 foi anunciado em uma nova configuração pela marca. Com foco no alto desempenho, esse modelo traz a placa de vídeo mais potente da linha RTX 50 da NVIDIA, além de ser equipado com um chip AMD Ryzen e outros atributos interessantes, como tela OLED de alta resolução.Novo ASUS ProArt P16De modo geral, esse laptop é voltado para criadores de conteúdo e sua tela Lumina Pro OLED 4K com taxa de atualização de 120 Hz pode servir bem para esse público. Além disso, o painel tem cobertura de cor 100% DCI-P3, bem como brilho de 1.600 nits e tecnologia antirreflexo para realizar edições de fotos e vídeos.

Por dentro, esse notebook traz o processador AMD Ryzen AI 9 HZ 370, que opera em conjunto com a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5090 que tem 24GB de VRAM GDDR7. No mais, o equipamento possui 64GB de memória RAM LPDDR5X e 4TB de armazenamento interno em SSD.Clique aqui para ler mais

ASUS ProArt P16 tem nova configuração revelada com placa RTX 5090 e mais
Fonte: Tudocelular

Super Mario Galaxy: O Filme é anunciado e ganha prévia

Super Mario Galaxy: O Filme é anunciado e ganha prévia

Durante a Nintendo Direct desta sexta-feira (12), a Universal Pictures e a Nintendo finalmente confirmaram a produção de Super Mario Galaxy: O Filme. O longa animado estreia em 3 de abril de 2026, com distribuição da Universal e produção da Illumination, conhecida por Meu Malvado Favorito e O Super Mario Bros. – O Filme.Em comemoração aos 40 anos do jogo original Super Mario Bros., lançado em 13 de setembro de 1985, temos a confirmação do novo longa animado do encanador e seus amigos. A produção terá inspiração direta no título Super Mario Galaxy, lançado para Wii em 2007, e contou com uma prévia oficial revelada durante o evento da Nintendo.

Clique aqui para ler mais

Super Mario Galaxy: O Filme é anunciado e ganha prévia
Fonte: Tudocelular

Gmail terá aba para acompanhar compras e entregas

Gmail terá aba para acompanhar compras e entregas

Gmail quer se preparar para Natal e fim de ano (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

O Google vai adicionar uma aba de compras no Gmail para reunir emails sobre pedidos e entregas, disponível no menu lateral do aplicativo e da versão web.
A aba de promoções do Gmail vai destacar mensagens relevantes, como cupons de desconto e ofertas, ordenando emails por relevância.
As mudanças serão implementadas gradualmente nas próximas semanas.

O Google vai colocar uma nova aba no Gmail para reunir emails relacionados a pedidos e entregas. Além disso, a aba de promoções vai destacar as mensagens mais interessantes, como aquelas que trazem cupons de desconto ou boas ofertas.

A empresa anunciou os recursos como uma forma de facilitar o trabalho com as compras para o fim de ano, como presentes de Natal.

Como a aba de compras vai funcionar?

Confirmações, envios e outras mensagens do tipo ficarão na aba de compras (imagem: divulgação)

A nova aba de compras ficará no menu lateral esquerdo do aplicativo para dispositivos móveis e da versão web do Gmail. Ao tocar nela, o usuário é levado a uma página com todos os emails relacionados a compras, como pedidos, confirmações de pagamento, notificações de envio e mais.

O Gmail já exibe (e vai continuar exibindo) informações sobre rastreamento de pacotes, mas isso só funciona no Android e no iOS, e apenas com lojas específicas.

A aba de compras é mais simples, como um filtro de emails, o que significa que ela tende a reunir as informações de um jeito mais confiável, sem depender de as varejistas fazerem uso das APIs.

O que vai mudar na aba de promoções?

Emails mais relevantes aparecem no topo por padrão (imagem: divulgação)

O Google também anunciou que a aba de promoções terá a opção de ordenar emails por relevância. Segundo a empresa, “atualizações de remetentes e marcas com quem você mais interage” aparecerão no topo da lista. Essa aba, vale lembrar, já existe e pode ser desativada, assim como as de atualizações, fó

Colocar resultados mais relevantes no topo não é novidade para o Gmail, que passou a ordenar os resultados da pesquisa de emails dessa forma em março de 2025. Mesmo assim, é a primeira vez que isso aparece em uma aba do serviço.

As duas mudanças serão liberadas gradualmente ao longo das próximas semanas.

Com informações do Google
Gmail terá aba para acompanhar compras e entregas

Gmail terá aba para acompanhar compras e entregas
Fonte: Tecnoblog

O que é anti-aliasing? Entenda como funciona a técnica de suavização de serrilhado

O que é anti-aliasing? Entenda como funciona a técnica de suavização de serrilhado

Nvidia DLSS em funcionamento (imagem: Reprodução/Nvidia)

O anti-aliasing é um método que utiliza computação gráfica para melhorar a qualidade da imagem em jogos. A tecnologia é capaz de suavizar as bordas de objetos, personagens e elementos, melhorando a experiência do usuário.

Seu funcionamento varia de acordo com o tipo de anti-aliasing. Alguns modelos são mais pesados e atuam diretamente na imagem renderizada pela placa de vídeo, já outros funcionam como um filtro, sem afetar o desempenho do dispositivo.

Entenda, a seguir, detalhes sobre diferentes técnicas de suavização de serrilhado e veja os principais tipos de anti-aliasing.

ÍndiceO que é anti-aliasing?Para que serve o anti-aliasing nos jogos?Como funciona o anti-aliasing?Quais são os tipos de anti-aliasing?Quais são as vantagens do anti-aliasing nos jogos?Quais são as desvantagens do anti-aliasing nos jogos?Qual é a diferença entre FXAA e TAA?Qual é a diferença entre FXAA e SMAA?Qual é a diferença entre FXAA e MSAA?Ativar o anti-aliasing deixa o jogo mais pesado?Vale a pena ativar anti-aliasing em jogos competitivos?

O que é anti-aliasing?

O anti-aliasing é uma técnica de computação gráfica que suaviza o efeito serrilhado de imagens e gráficos para a exibição ao usuário. Como os pixels são responsáveis por criar imagens em um jogo, é importante que a técnica de suavização de serrilhado atue para tornar as bordas mais suaves, assim como enxergamos na vida real.

Para que serve o anti-aliasing nos jogos?

O anti-aliasing serve para reduzir o efeito serrilhado em objetos, cenários e personagens de um jogo, aumentando a imersão e tornando os gráficos mais realistas.

Além disso, o AA melhora a percepção da qualidade visual, suavizando bordas e detalhes, o que garante imagens mais nítidas para o usuário principalmente em resoluções menores. Dessa forma, é possível ter gráficos com detalhamento maior enquanto joga.

Aplicação de anti-aliasing (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Como funciona o anti-aliasing?

O anti-aliasing funciona como um filtro inteligente nas imagens renderizadas pela placa de vídeo (GPU). Essas imagens são compostas por pixels quadrangulares e de limites bem definidos, o que causa o efeito serrilhado em bordas de objetos ou texturas de personagens de um jogo, por exemplo.

A ideia do anti-aliasing é suavizar as imagens principalmente em resoluções menores, já que em resoluções mais altas o serrilhado é menos perceptível devido à maior densidade de pixels. Para isso, os algoritmos de renderização criam transições suaves nas bordas dos pixels, aprimorando a qualidade da imagem exibida ao usuário.

Além dos métodos tradicionais de AA, como FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing), TAA (Temporal Anti-Aliasing) e SSAA (Super-Sampling Anti-Aliasing), surgiram tecnologias modernas como o DLSS, da Nvidia, o FidelityFX (AMD) e o XeSS (Intel).

Embora não sejam anti-aliasing no sentido clássico, essas técnicas usam reconstrução de imagem e upscaling, o que também contribui para aumentar a taxa de quadros (FPS), oferecendo equilíbrio entre qualidade e desempenho.

Imagem comparativa das resoluções oferecidas pelo AMD FidelityFX no jogo Terminator Resistance (imagem: Reprodução/AMD)

Quais são os tipos de anti-aliasing?

Existem os seguintes tipos de anti-aliasing:

SSAA (Super-Sampling Anti-Aliasing): anti-aliasing implementado em GPUs nos anos 90. O SSAA renderiza em maior resolução e reduz para a resolução nativa para melhorar a qualidade da imagem. No entanto, pode afetar o desempenho do jogo;

MSAA (Multi-Sample Anti-Aliasing): anti-aliasing desenvolvido pela Microsoft, via DirectX em 1998, que aplica amostras apenas nas bordas de polígonos em jogos. O MSAA é mais eficiente que o SSAA, mas também impacta negativamente no desempenho;

CSAA (Coverage Sample Anti-Aliasing): o CSAA foi desenvolvido pela Nvidia em 2006 como uma melhoria do MSAA. É limitado às placas de vídeo da empresa, oferecendo melhor desempenho que os anti-aliasing anteriores;

EQAA (Enhanced Quality Anti-Aliasing): o EQAA foi criado pela AMD, em 2010, tendo funcionamento similar ao CSAA, da Nvidia. É restrito às placas de vídeo AMD, tendo qualidade e desempenho similar ao CSAA;

FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing): anti-aliasing que funciona como um filtro de pós-processamento para suavizar o serrilhado. Foi criado pela Nvidia em 2011, sendo um dos AA que menos afeta o desempenho de jogos;

SMAA (Subpixel Morphological Anti-Aliasing): anti-aliasing que utiliza métodos morfológicos para suavizar texturas com maior precisão. É leve e tem nitidez superior ao FXAA;

DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing): o DLAA foi desenvolvido pela Nvidia em 2021, utilizando redes neurais para suavizar texturas. Tem qualidade alta, porém só funciona com placas de vídeo da linha RTX, da Nvidia;

TAA (Temporal Anti-Aliasing): anti-aliasing popularizado pela Unreal Engine em 2012. A tecnologia compara quadros e suaviza serrilhados com base em seu histórico;

TXAA (Temporal Approximate Anti-Aliasing): anti-aliasing semelhante ao TAA, desenvolvido pela Nvidia. É mais estável, porém pode deixar a imagem borrada durante o uso;

TAAU (Temporal Anti-Aliasing Upsampling): o TAAU é um anti-aliasing que combina TAA com a tecnologia de upscaling, buscando equilibrar nitidez e desempenho;

Nvidia DLSS (Deep Learning Super Sampling): tecnologia de upscaling da Nvidia que usa inteligência artificial para aumentar o desempenho gráfico em jogos. Usa algoritmos de Machine Learning para gerar imagens de alta resolução, elevando a taxa de quadros por segundo (FPS);

AMD FSR (FidelityFX Super Resolution): tecnologia de upscaling que aumenta a taxa de quadros e a qualidade da imagem, permitindo jogar em resoluções mais altas e com gráficos mais exigentes;

Intel XeSS (Intel Xe Super Sampling): tecnologia de upscaling da Intel que funciona de forma similar ao DLSS. Usa a IA dos núcleos Intel XMX nas GPUs Intel Arc para melhorar a qualidade da imagem em jogos.

Imagem comparativa do jogo Deliver Us The Moon com o DLSS (imagem: Reprodução/Nvidia)

Quais são as vantagens do anti-aliasing nos jogos?

Usar o anti-aliasing em jogos oferece as seguintes vantagens:

Redução do serrilhado: o anti-aliasing reduz o serrilhado nos gráficos de jogos, melhorando a qualidade de imagem principalmente em resoluções menores;

Melhora na qualidade de imagem: ao reduzir o serrilhado, o anti-aliasing possibilita deixar objetos, cenários e personagens com melhor aspecto visual;

Maior imersão: o anti-aliasing busca deixar os gráficos mais realistas, aumentando a imersão dos jogos para o usuário;

Maior desempenho (em alguns casos): tecnologias de upscaling — como DLSS, FSR e Intel XeSS — permitem melhorar a qualidade da imagem, sem afetar negativamente a taxa de quadros (FPS) dos jogos.

Quais são as desvantagens do anti-aliasing nos jogos?

O anti-aliasing pode causar problemas de desempenho, dependendo do tipo disponível pela sua GPU. Confira as desvantagens do AA a seguir:

Problemas de performance: alguns métodos de anti-aliasing podem causar problemas graves de performance em jogos. Métodos como SSAA e MSAA melhoram a qualidade da imagem, mas são extremamente pesados;

Imagens instáveis: usar anti-aliasing também pode causar instabilidade na geração de gráficos, como imagens borradas e perda de nitidez;

Imperceptível em altas resoluções: o anti-aliasing pode ser imperceptível em resoluções mais altas, como o 4K. Essa tecnologia é eficaz em resoluções mais baixas, já que os pixels são mais visíveis pelo usuário.

Qual é a diferença entre FXAA e TAA?

O FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing) é um tipo de anti-aliasing que usa pós-processamento na imagem, suavizando as bordas dos pixels. É uma tecnologia capaz de melhorar a imagem sem afetar tanto o desempenho do jogo. No entanto, é comum que a imagem fique menos nítida.

Já o TAA (Temporal Anti-Aliasing) também é um tipo de anti-aliasing, porém, usa frames como referência para suavizar as bordas dos pixels e reduzir o serrilhado em jogos. No entanto, é mais pesado que o FXAA e pode deixar rastros na imagem.

Qual é a diferença entre FXAA e SMAA?

O FXAA é um anti-aliasing leve que funciona como um filtro de pós-processamento para suavizar os pixels sem afetar o desempenho do jogo.

Já o SMAA (Subpixel Morphological Anti-Aliasing) atua diretamente nos pixels (até em subpixels), oferecendo qualidade superior ao FXAA. No entanto, pode causar problemas de performance e não funcionar em imagens com muita movimentação.

Qual é a diferença entre FXAA e MSAA?

O FXAA é um dos tipos de anti-aliasing mais leves disponíveis, pois funciona com um filtro de pós-processamento de imagem. No entanto, pode deixar os gráficos com menor nitidez.

Já o MSAA (Multi-Sample Anti-Aliasing) é um anti-aliasing com alto poder de processamento, melhorando significativamente a qualidade dos pixels e mantendo a nitidez. Porém, pode causar problemas de performance, caso o usuário não tenha componentes de alto processamento.

Ativar o anti-aliasing deixa o jogo mais pesado?

Varia de acordo com o tipo de anti-aliasing. Novas tecnologias como DLSS e FidelityFX são capazes de melhorar a qualidade de imagem sem afetar o desempenho do jogo. No entanto, métodos antigos de anti-aliasing podem deixar o jogo mais pesado, principalmente em dispositivos defasados.

Dessa forma, vale a pena escolher uma placa de vídeo que seja compatível com essas novas tecnologias para que o usuário use o anti-aliasing, sem afetar o desempenho.

Vale a pena ativar anti-aliasing em jogos competitivos?

Não, já que o foco em jogos competitivos é o desempenho do jogador, e não a qualidade da imagem. Como o anti-aliasing atua nos pixels de uma imagem renderizada, isso pode causar instabilidades gráficas e atrapalhar o jogador.

Além disso, a grande maioria dos tipos de anti-aliasing causam queda na taxa de quadros por segundo, o que também pode afetar o desempenho.
O que é anti-aliasing? Entenda como funciona a técnica de suavização de serrilhado

O que é anti-aliasing? Entenda como funciona a técnica de suavização de serrilhado
Fonte: Tecnoblog