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Google abandona promessa de não usar IA para armas e vigilância

Google abandona promessa de não usar IA para armas e vigilância

Google diz que empresas de países democráticos devem desenvolver IA com respeito à liberdade (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

O Google removeu de seus princípios éticos para IA o compromisso de não utilizar a tecnologia em armas e vigilância.
Segundo a big tech, a mudança reflete a ampla disseminação da IA nos últimos anos e a crescente demanda de clientes governamentais, especialmente em questões de segurança nacional.
Apesar da alteração, o documento atualizado ainda menciona segurança, liberdade, igualdade e direitos humanos.

O Google alterou sua página de princípios éticos para inteligência artificial e removeu a promessa de não usar a tecnologia em armas ou sistemas de vigilância. A versão anterior do documento continha uma seção chamada “Aplicações que não buscaremos” — agora, esta seção não existe mais.

A alteração foi notada pela Bloomberg. Questionado pelo Washington Post especificamente sobre os trechos envolvendo armas e vigilância, o Google se recusou a responder.

Google já sofreu pressão de funcionários para encerrar contrato com Pentágono (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Por que o Google alterou suas políticas para IA?

O Google explica que atualizou seus princípios para IA porque, nos últimos anos, a tecnologia está muito mais disseminada e porque é necessário que empresas de países democráticos atendam clientes governamentais e envolvidos com a segurança nacional.

As informações constam em um texto publicado pela companhia em seu blog nesta terça-feira (04/02). Nele, a companhia também afirma que empresas, governos e organizações devem “trabalhar juntos para criar inteligências artificiais que protejam as pessoas, promovam crescimento global e apoiem a segurança nacional”.

O Google publicou seus princípios para inteligência artificial pela primeira vez em 2018. O documento veio logo após protestos de funcionários contra um projeto da companhia para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Naquela ocasião, o movimento levou o Google a não renovar este contrato.

Documento ainda menciona segurança e direitos humanos

Mesmo sem a seção “Aplicações que não buscaremos”, a versão atualizada dos princípios do Google para desenvolver a IA ainda contém trechos que mencionam tópicos como segurança, liberdade, igualdade e direitos humanos.

Em um dos trechos, a empresa diz que usará supervisão humana e receberá feedback para garantir que as tecnologias estejam alinhadas com “princípios amplamente aceitos de direito internacional e direitos humanos”. Além disso, a companhia promete que fará testes para mitigar resultados não intencionais ou nocivos.

Com informações de Washington Post e TechCrunch
Google abandona promessa de não usar IA para armas e vigilância

Google abandona promessa de não usar IA para armas e vigilância
Fonte: Tecnoblog

IA da Adobe promete te ajudar a ler e a entender contratos

IA da Adobe promete te ajudar a ler e a entender contratos

Novo Acrobat AI Assistant ajuda na compreensão de contratos (imagem: reprodução/Adobe)

Resumo

Uma nova atualização do Acrobat AI Assistant aprimora a análise de contratos, destacando informações-chave e identificando diferenças entre acordos.
Segundo a Adobe, a ferramenta pode identificar e resumir contratos automaticamente, utilizando uma linguagem clara e acessível.
O recurso custa US$ 4,99 (R$ 29) por mês e, por enquanto, está disponível apenas em inglês, com previsão de suporte para outros idiomas, mas sem data definida.

Lidar com contratos é uma tarefa complicada. Frequentemente, esse tipo de documento é extenso e contém termos que são de difícil compreensão. Mas, e se uma inteligência artificial te ajudar a fazer esse trabalho? É o que promete a nova versão do Acrobat AI Assistant.

De acordo com a Adobe, a atualização oferece várias funções, como ajudar o usuário a compreender termos complexos, identificar diferenças entre acordos e verificar informações específicas nos documentos.

Em linhas gerais, a ideia é permitir que o usuário tenha acesso às informações realmente importantes do contrato e, ao mesmo tempo, não gaste muito lendo-o.

A novidade promete ser útil em várias circunstâncias. A própria Adobe dá alguns exemplos:

empresários podem identificar rapidamente datas-chave em contratos de fornecedores;

equipes financeiras podem acelerar as revisões de contratos de vendas;

profissionais de marketing podem identificar mudanças em escopos de trabalho atualizados e encontrar rapidamente entregas em parcerias de marca e publicidade;

consumidores podem localizar rapidamente as políticas de ocupação em aluguéis de apartamentos.

O Acrobat AI Assistant pode ainda identificar automaticamente quando um documento é um contrato, incluindo aqueles que são digitalizados (“escaneados”), e criar uma visão geral do documento — uma espécie de resumo. Isso tudo é feito com o uso de uma linguagem clara, afirma a Adobe.

Dá para confiar no Acrobat AI Assistant para ler contratos?

É difícil saber. Mas o uso de qualquer IA generativa requer atenção do usuário. Esse tipo de ferramenta ainda dá respostas imprecisas ou equivocadas, e isso não é raro de acontecer. Por isso, eu usaria o Acrobat AI Assistant com prudência, talvez testando a ferramenta com contratos não muito importantes, inicialmente.

Para contratos que envolvem bens ou acordos de alto valor, eu até usaria a ferramenta para facilitar a minha compreensão, mas não tomaria nenhuma decisão sem antes confiar esses documentos a advogados ou profissionais habilitados a lidar com eles.

Mas nem tudo é desconfiança. Penso que o novo Acrobat AI Assistant pode ser de grande auxílio para quem lida com grandes quantidades de contratos ou documentos muito volumosos, mas sempre como ferramenta de apoio — para ajudar na organização das informações, por exemplo.

Nesse sentido, a novidade pode valer a pena. Mas há um porém: a ferramenta é paga, tendo custo de US$ 4,99 por mês (R$ 29 na cotação atual). É possível usá-la tanto no Acrobat (que lê, edita e gera documentos) quanto no Acrobat Reader (leitor gratuito de documentos).

Leve em conta também que o Acrobat AI Assistant só funciona em inglês na atual fase. A Adobe promete suporte a outros idiomas, mas não informou quando isso irá acontecer.
IA da Adobe promete te ajudar a ler e a entender contratos

IA da Adobe promete te ajudar a ler e a entender contratos
Fonte: Tecnoblog

Apple lança Convites, aplicativo para organizar festas e eventos

Apple lança Convites, aplicativo para organizar festas e eventos

Novo app da Apple parece querer ocupar o espaço dos eventos do Facebook (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

A Apple lançou o aplicativo Convites, que permite acompanhar confirmações em eventos, receber fotos e criar playlists para festas.
O app é exclusivo para assinantes do iCloud+ criarem eventos, mas qualquer pessoa pode confirmar presença sem precisar de uma conta Apple.
Para criar um evento, basta baixar o app no iPhone ou acessar icloud.com/invites e seguir passos simples.

A Apple anunciou, nesta terça-feira (04/02), a chegada do aplicativo Convites. Disponível para iPhone e na web, ele permite enviar convites para eventos, como sugere o nome, mas também acompanhar as confirmações, receber fotos dos convidados e criar playlists para festas.

Apenas assinantes do iCloud+ podem criar os convites, mas qualquer pessoa pode receber e responder — não é necessário nem mesmo ter uma conta da Apple.

Como criar um evento no Convites da Apple?

Para criar um evento, o usuário deve baixar o app Convites no iPhone ou acessar icloud.com/invites. Após o login, é só seguir estes passos:

Toque no ícone “+” no topo da tela.

Dê um título para o evento.

Caso queira, preencha hora, local e descrição, adicione uma foto e um fundo, crie uma playlist e um álbum colaborativos. Todos estes itens são opcionais.

Toque em “Pré-visualizar” e, caso esteja tudo certo, toque em “Seguinte”.

Na tela final, é possível enviar o convite para contatos salvos, por aplicativos ou copiar o link do evento. Também é possível selecionar uma opção para aprovar convidados.

Convites mostra informações sobre evento e dá opção para confirmar presença (imagem: divulgação)

Como o convite aparece para quem recebe?

Ao receber um convite criado pelo app, a pessoa deve entrar com sua conta da Apple ou, caso não tenha, fornecer um email. Neste segundo caso, é necessário confirmar o código recebido. Se o organizador ativou a opção de aprovar convidados, é necessário esperar ser aceito.

Na página do evento, fica a data e hora, um widget de previsão do tempo (caso disponível) e um mapa da localização.

Vale notar que a página do evento também mostra quem são os convidados e quem confirmou presença. Por padrão, quem confirma presença sem ter conta da Apple fica com o email à mostra, mas é possível colocar um nome no lugar.

Página de evento mostra quem foi convidado (imagem: divulgação)

Apesar de estar aberto a qualquer pessoa, o recurso de álbum compartilhado depende de uma conta da Apple, já que usa o aplicativo Fotos. Situação semelhante acontece com a playlist compartilhada: só assinantes do Apple Music podem acrescentar canções.

WhatsApp também tem recurso de eventos

O Convites da Apple parece querer ocupar o espaço dos eventos do Facebook. Na verdade, o recurso de eventos do Facebook ainda existe, mas parece ter caído em desuso — na minha experiência, ao menos, meus amigos, familiares e colegas deixaram de usar a ferramenta há alguns anos.

Outra plataforma da Meta ganhou, recentemente, uma funcionalidade parecida. Desde junho de 2024, o WhatsApp permite criar, em qualquer grupo, um evento. A ferramenta é muito parecida com a da Apple e a do Facebook, reunindo informações como hora e local, além de dar aos convidados a opção de confirmar sua presença (ou ausência).

Com informações de Apple e MacRumors
Apple lança Convites, aplicativo para organizar festas e eventos

Apple lança Convites, aplicativo para organizar festas e eventos
Fonte: Tecnoblog

Meta adquire dois comerciais no Super Bowl para seus óculos smart

Meta adquire dois comerciais no Super Bowl para seus óculos smart

Ray-Ban Meta vai estrelar dois comerciais no Super Bowl 2025, evento com propaganda mais cara do mundo (Imagem: Reprodução/Meta)

Mark Zuckerberg quebrou os seus porquinhos e vai gastar milhões de dólares no Super Bowl LIX, a final da liga de futebol americano dos EUA. A Meta divulgou nesta segunda-feira (3) que comprou dois slots de anúncios para exibir propagandas do Ray-Ban Meta, seus óculos inteligentes. A campanha contará com Chris Hemsworth, Chris Pratt, Kris Jenner e será dirigida por Matthew Vaughn — diretor da franquia Kingsman e X-Men: Primeira Classe.

Primeira parte da propaganda do Ray-Ban Meta foi divulgada

A Meta liberou uma das propagandas que será exibida no próximo domingo (9) durante a partida entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles. Na verdade, a big tech lançou a versão estendida de um anúncio que terá apenas 30 segundos no Super Bowl.

A propaganda mostra Chris Hemsworth e Chris Pratt, ambos com um Ray-Ban Meta, em uma suposta galeria de arte. Hemsworth acaba comendo uma banana que estava colada na parede com uma silver tape, mas na verdade é uma obra de arte de R$ 35 milhões. Pratt avisa o que ele fez e depois eles são pegos por Kris Jenner, revelando que a galeria é a casa da socialite.

A Meta, até o momento, não revelou o quanto gastou nas propagandas. Porém, estimativas apontam que o preço de um anúncio de 30s no Super Bowl custa entre US$ 7 milhões (R$ 40,6 milhões) e US$ 8 milhões (R$ 46 milhões). Como foram dois espaços, a Meta pode ter gastado pelo menos R$ 80 milhões na propaganda — sem contar o cache dos atores diretores e custo de produção.

Por que a Meta fará um investimento tão grande na divulgação do Ray-Ban Meta?

Headset VR e óculos smarts da Samsung pode ter forçado Meta a ampliar divulgação dos seus óculos smart (imagem: reprodução)

A Meta pode estar investindo pesado na divulgação do Ray-Ban Meta para se antecipar à concorrência da Samsung. A sul-coreana deve lançar seus óculos smart e headset VR em 2025, o que pode impactar a venda dos smarts glasses da Meta. A big tech não tem uma presença de mercado tão grande quanto a Samsung.

A entrada da sul-coreana no mercado de óculos smarts pode repetir o que ocorreu com os anéis inteligentes. Como está presente em praticamente todos os lugares do mundo, a Samsung pode roubar a venda de empresas que tem uma presença limitada, como a Meta. Os óculos da big tech são vendidos nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus.

Com informações de The Verge
Meta adquire dois comerciais no Super Bowl para seus óculos smart

Meta adquire dois comerciais no Super Bowl para seus óculos smart
Fonte: Tecnoblog

Opera Air é um navegador que promete te ajudar com sua saúde mental

Opera Air é um navegador que promete te ajudar com sua saúde mental

Opera Air é um navegador que promete dar uma força para a sua saúde mental (imagem: divulgação/Opera)

É admirável o esforço da Opera para disputar espaço com navegadores como Chrome e Edge. A mais recente empreitada da empresa nesse sentido é o Opera Air, browser com interface minimalista e recursos que prometem te ajudar a manter um bom estado mental.

Para tanto, o Opera Air incorpora funções baseadas nos princípios do mindfulness, um conjunto de técnicas de meditação que orienta o indivíduo a ter atenção plena no momento presente.

Começa pelo “design escandinavo minimalista”, como a própria Opera descreve. Isso significa que o navegador tem uma interface com aparência de vidro fosco que se adapta às cores do site acessado, “promovendo uma experiência visual menos sobrecarregada”, novamente nas palavras da empresa.

Em seguida, aparecem as funções de pausa consciente. Elas são divididas em duas categorias:

Take a Break: oferece exercícios de respiração e meditação, incluindo uma técnica de varredura corporal em que o usuário faz um “escaneamento” mental de todo o seu corpo;

Boosts: consistem em batidas binaurais, isto é, em reproduções auditivas que trabalham com frequências ligeiramente diferentes em cada ouvido com o intuito de estimular o foco, o relaxamento e a criatividade.

O Opera Air conta ainda com um modo de foco, que ajuda o usuário a se desvencilhar de distrações, além da função Insights de Bem-Estar, que dá orientações para o usuário ter hábitos digitais saudáveis.

Os recursos do Opera Air funcionam?

A Opera dá entender que sim, afinal, o browser segue princípios de bem-estar com fundo científico:

A web é bonita, mas pode ser caótica e avassaladora. Decidimos buscar formas baseadas em ciência para ajudar nossos usuários a navegar de uma maneira que os faça sentir e funcionar melhor.

Mohamed Salah, diretor sênior da Opera

Mas é claro que cada experiência é individual. Os recursos podem funcionar bem para algumas pessoas, nem tanto para outras. Felipe Freitas, repórter aqui do Tecnoblog, relata que não se deu muito bem com os boosts:

Alguns dos modos apresentados na demonstração soaram meio incômodo, mas você pode escondê-los aumentando o volume do som ambiente e da música. Contudo, em alguns casos, como o Boost de foco, o som das frequências pode acabar mais atrapalhando que ajudando.

Modos de pausa e meditação do Opera Air (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Não era melhor aproveitar o Opera One?

O Tecnoblog perguntou à empresa durante a demonstração do software o que a motivou a criar um novo navegador e não desenvolver um modo dedicado no Opera One.

A empresa explicou que a criação de um navegador totalmente focado em mindfulness fornece a melhor experiência para a proposta do Opera Air.

Quem quiser tirar a prova pode baixar o Operar Air no site oficial. Além de funções de bem-estar, o navegador traz recursos disponíveis em outras versões do Opera, como a assistente de IA Aria e a função nativa de VPN. Há versões para Windows e Mac.
Opera Air é um navegador que promete te ajudar com sua saúde mental

Opera Air é um navegador que promete te ajudar com sua saúde mental
Fonte: Tecnoblog

Grok AI: aplicativo para Android chegará em breve e página de pré-registro já está disponível

Grok AI: aplicativo para Android chegará em breve e página de pré-registro já está disponível

No final de janeiro, o Grok AI, chatbot de inteligência artificial do X/Twitter, finalmente chegou ao Brasil. No entanto, o app só está disponível para iOS, o que desapontou uma parcela dos usuários. Se você é um dos que esperava pela versão de Android, pode comemorar, pois ela chegará em breve.

A página de pré-registro para a versão de Android do Grok AI já está disponível na Google Play Store. Os usuários que fizerem o registro receberão o app automaticamente em seus dispositivos quando ele for lançado.Clique aqui para ler mais

Grok AI: aplicativo para Android chegará em breve e página de pré-registro já está disponível
Fonte: Tudocelular

Google Gemini deve receber integração mais profunda com o Maps em breve

Google Gemini deve receber integração mais profunda com o Maps em breve

O Google tem adicionado várias funções ao assistente pessoal Gemini nas últimas semanas e agora o informante AssembleDebug do X descobriu que ele terá integrações mais profundas com o Google Maps em breve. Segundo ele, o assistente poderá responder a perguntas sobre locais mostrados na tela do Maps no celular.A interação será possível por meio de um menu adicional mostrado acima da caixa de digitação e fala do Gemini se aberto quando o Google Maps estiver ativo na tela. Nela está escrito “perguntar sobre o local”, permitindo que você o questione sobre pontos interessantes na região, tempo de viagem e muito mais.A novidade foi encontrada na versão 16.4.35 beta do aplicativo do Google para Android, mas ainda não está habilitada por padrão, mas é esperado que ele seja ativado para testadores nas próximas semanas ou meses.Clique aqui para ler mais

Google Gemini deve receber integração mais profunda com o Maps em breve
Fonte: Tudocelular

The Last of Us: novas imagens da 2ª temporada revelam detalhes de personagem importante

The Last of Us: novas imagens da 2ª temporada revelam detalhes de personagem importante


Atualização (04/02/2025) – GS
A estreia da segunda temporada da série de The Last of Us certamente é um dos eventos mais aguardados do ano, e para aplacar a ansiedade dos fãs até abril, a HBO liberou novas imagens da produção

Com sete episódios, a nova etapa da história contará com lançamentos semanais no canal e na Max. Clique aqui para ler mais

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Fonte: Tudocelular

Samsung atualiza widget do Galaxy Buds 3 Pro com novo visual da One UI 7.0

Samsung atualiza widget do Galaxy Buds 3 Pro com novo visual da One UI 7.0

Seguindo o lançamento da One UI 7.0 junto à linha Galaxy S25, a Samsung começou a liberar nesta semana uma atualização para o Gerenciador do Galaxy Buds 3 Pro, atualizando o visual do widget do aplicativo. Além de adotar o design mais moderno da nova interface, o recurso está mais personalizável ao adotar ajustes mais finos de tamanho e visual.A descoberta foi feita pelo portal SamMobile, que parece já ter recebido o update. Conforme mostram os prints, as mudanças são singelas, mas bem-vindas, focando no widget de gerenciamento do Buds 3 Pro. Logo de início, o visual é o aspecto que mais chama atenção.

Enquanto a versão passada tinha formato retangular com altura fixa, a solução atualizada está mais quadrada e com cantos mais arredondados, trazendo ícones maiores para ativar os diferentes modos de cancelamento de ruído dos fones. Mais do que isso, os formatos 2 x 1 e 4 x 1, mais compactos, passaram agora a lembrar o formato de uma pílula.Clique aqui para ler mais

Samsung atualiza widget do Galaxy Buds 3 Pro com novo visual da One UI 7.0
Fonte: Tudocelular

Alerta de oferta para clientes Amazon Prime: iPhone 16 a partir de R$ 5.378

Alerta de oferta para clientes Amazon Prime: iPhone 16 a partir de R$ 5.378

O iPhone 16 foi lançado no início de setembro pela Apple com leves mudanças no design e consolidação de algumas características introduzidas na geração anterior.

Hoje, o aparelho na versão com 128 GB de armazenamento na cor ultramarino está com um bom desconto na Amazon, exclusivamente para clientes Amazon Prime, podendo ser comprado por R$ 5.378,18 à vista, ou por R$ 5.845,85 parcelado em até 10x de R$ 584,63 sem juros.

O desconto para chegar às condições acima descritas é aplicado automaticamente ao se colocar o aparelho no carrinho e selecionar a forma de pagamento.O Apple iPhone 16 está disponível na Amazon por R$ 5.579. O custo-benefício é ótimo e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 82 ofertas clique aqui. (atualizado em 04 de February de 2025, às 09:45)Clique aqui para ler mais

Alerta de oferta para clientes Amazon Prime: iPhone 16 a partir de R$ 5.378
Fonte: Tudocelular