Blog

Falha em atualização do Windows faz impressora imprimir texto aleatório

Falha em atualização do Windows faz impressora imprimir texto aleatório

Falha em atualização do Windows faz impressora imprimir texto aleatório (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Resumo

Uma falha está causando impressão de texto aleatório em impressoras USB no Windows 10 e 11.
O problema afeta apenas impressoras conectadas via USB que utilizam os protocolos USB Print e IPP Over USB.
A Microsoft está desenvolvendo uma atualização para corrigir o erro e recomenda manter a impressora desligada quando não estiver em uso.

Impressoras são conhecidas por não gostarem de trabalhar, mas uma falha em uma atualização do Windows tem causado o efeito contrário: o equipamento passa a imprimir páginas com texto aleatório, sem que o usuário tenha dado algum comando para isso.

De acordo com a Microsoft, o problema envolve a atualização KB5050081, liberada no final de janeiro de 2025, e afeta o Windows 10 na versão 22H2, bem como o Windows 11 nas versões 22H2 e 23H2. Até o momento, não há relatos sobre o problema afetar o Windows 11 com o atual pacote 24H2.

A Microsoft explica ainda que o problema envolve impressoras conectadas ao computador via porta USB, e que são compatíveis com os protocolos USB Print e IPP Over USB.

Quando a falha se manifesta, a impressora imprime uma página com texto aleatório, que muitas vezes começa com os dizeres “POST /ipp/print HTTP/1.1”. A impressão pode incluir ainda dados de protocolos de impressão, comandos de rede e caracteres incomuns.

O detalhe mais curioso é que a impressão é gerada sem que o usuário ou algum software acione a impressora. Contudo, a Microsoft destaca que o problema ocorre com mais frequência logo após a impressora ser ligada ao computador depois de ter sido desconectada.

Aparentemente, a causa é um erro que faz o spooler de impressão enviar mensagens via protocolo IPP à impressora no momento errado, o que resulta em impressões não solicitadas.

Problema afeta o Windows 10 e o Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O que fazer se a minha impressora começar a imprimir do nada?

Chame um padre. Brincadeira. A Microsoft afirma que já está trabalhando em uma atualização para os Windows 10 e 11 que corrigirá o problema. Mas essa correção vai levar alguns dias para ser liberada. Quem não quiser esperar pode seguir por alguns caminhos.

Em computadores com o Windows 11, atualizar o sistema operacional para o pacote 24H2 pode resolver o problema, afinal, essa versão não é afetada pela falha.

Simplesmente manter a impressora desligada quando ela estiver fora de uso também é uma solução, um tanto óbvia. Mas essa pode não ser uma opção, especialmente em empresas ou entidades que precisam imprimir páginas a todo momento.

É por isso que, para organizações, a Microsoft orienta a instalação do pacote KB5050081 (Windows 10) ou KB5050092 (Windows 11). Ambos realizam um Known Issue Rollback (KIR), procedimento que faz reversão de atualizações problemáticas do sistema operacional.
Falha em atualização do Windows faz impressora imprimir texto aleatório

Falha em atualização do Windows faz impressora imprimir texto aleatório
Fonte: Tecnoblog

Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva

Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva

Empresas de telefonia tem avaliação positiva dos consumidores (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

A 10ª pesquisa da Anatel sobre a satisfação dos clientes revela que a maioria dos brasileiros está satisfeita com os serviços de telecomunicações, embora 10% estejam insatisfeitos.
O serviço melhor avaliado é o de celular pré-pago, com nota média de 7,88 nas operadoras Algar, Claro, Tim e Vivo.
Já as prestadoras regionais BrSuper, Tely e Unifique têm as melhores avaliações em internet fixa.

A Anatel publicou nessa quinta-feira (13/03) os resultados da sua mais recente pesquisa de satisfação dos clientes com as telecoms do país. A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que está em sua 10ª edição, mostra que a maioria dos brasileiros está feliz com os serviços de suas operadoras. Porém, 10% deles estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com as provedoras.

Quais são as telecoms mais bem avaliadas em internet fixa?

As três maiores notas de satisfação dos clientes com internet fixa são de operadoras regionais: BrSuper (Minas Gerais, nota 8,65), Tely (Nordeste, nota 8,15) e Unifique (Sul, nota 8,13). Essas três também são as únicas que tiveram uma nota superior a 8 no quesito.

Tabela com empresas pesquisadas mostra média das notas em cada serviço prestado (imagem: divulgação)

As telecoms brasileiras com operação nacional (Claro, Oi, Tim e Vivo) tiveram as seguintes notas de satisfação em internet fixa:

Claro — 7,05

Oi — 7,33

Tim — 6,69

Vivo — 7,84

Embora ainda esteja presente na pesquisa, a Oi vendeu sua operação de internet fixa para a V.Tal em novembro de 2023. Na segunda-feira (10/03), a V.Tal informou que a Oi Fibra se tornará Nio. A Oi está em recuperação judicial pela segunda vez na sua história, mas segue fornecendo telefonia fixa e TV via satélite.

Quais são os serviços mais bem avaliados pelos clientes?

Dos cinco serviços avaliados pela Anatel (internet fixa, celular pós-pago, pré-pago, telefonia fixa e TV por assinatura), o maior índice de satisfação está no celular pré-pago, com nota de 7,88 na média das prestadoras — Algar, Claro, Tim e Vivo são as únicas da pesquisa que fornecem esses serviços. Na soma de insatisfação de todos os produtos, temos 10% dos clientes infelizes com os serviços prestados.

Tabela da Anatel mostra porcentagem do nível de satisficação dos consumidores com serviços das telecom (imagem: divulgação)

Na sequência temos celular pós-pago, telefonia fixa, TV por assinatura e internet fixa. Vale lembrar que nem todas as telecoms pesquisadas fornecem esses serviços. Unifique, por exemplo, possui planos de telefonia fixa e TV a cabo, enquanto a Valenet não fornece este último produto.

A pesquisa da Anatel também avalia a qualidade de indicadores do serviço: informação ao consumidor, funcionamento, cobrança/recarga, atendimento telefônico, atendimento digital e atendimento presencial. Em todos os cinco serviços, o atendimento telefônico recebeu a menor nota.

Pesquisa avaliou qualidade de indicadores dos serviços, com atendimento telefônico tendo a pior nota em todos os produtos (imagem: divulgação)

Melhoria na qualidade dos serviços?

Os dez anos de pesquisas de satisfação da Anatel mostram que houve um crescimento da avaliação positiva dos consumidores. Isso sugere que as telecoms melhoraram os seus serviços nesse período.

Dez edições da pesquisa mostram que houve evolução na satisfação com os serviços das telecoms (imagem: divulgação)

Na tabela da evolução da média da satisfação, vemos quais serviços ganharam e quais perderam posições nos dez anos de pesquisa. O celular pré-pago foi o serviço mais bem avaliado na primeira pesquisa e termina o decênio na mesma posição.

Já a internet fixa segue o serviço com a menor nota de satisfação dos cinco avaliados. A telefonia fixa, que teve a segunda melhor nota em 2015, termina o decênio na quarta posição.

Com informações da Anatel
Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva

Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva
Fonte: Tecnoblog

Presente misterioso: Google Pixel 9a deve ter brinde especial no lançamento

Presente misterioso: Google Pixel 9a deve ter brinde especial no lançamento

Um Pixel 9a ou um presente misterioso? Compradores do próximo celular do Google não precisarão fazer esta escolha difícil. Segundo o informante Roland Quandt, o Google oferecerá um brinde especial para tentar elevar as vendas em algumas regiões, especial na Europa.Segundo o informante, o Google TV Streamer deve ser o brinde de lançamento do Pixel 9a na Europa e outros mercados selecionados. A oferta deve valer em algumas lojas parceiras do Google com o objetivo de aumentar a popularidade da linha nestas regiões.
Google Pixel 9a buyers will get a Google TV Streamer as a bonus in certain markets (Euroland) when aquiring the device thru certain Google partners.Clique aqui para ler mais

Presente misterioso: Google Pixel 9a deve ter brinde especial no lançamento
Fonte: Tudocelular

Android 16 poderá exibir relógio da tela de bloqueio no painel de notificações

Android 16 poderá exibir relógio da tela de bloqueio no painel de notificações

Com a chegada da Beta 3 do Android 16, descobrimos algumas das novidades que o Google está preparando para o sistema operacional, incluindo uma possível repaginação nos sub-menus de Configurações. Outra grande novidade que pode ser implementada na versão final do sistema é a sincronização do estilo do relógio da tela de bloqueio com o menu de notificações.Atualmente, nos smartphones Pixel, os usuários podem personalizar o estilo do relógio na tela de bloqueio, mas a escolha não é refletida em outros locais do sistema. Agora, com a nova atualização, a empresa pretende estender essa personalização ao painel de notificações, proporcionando uma experiência mais consistente na interface.

Clique aqui para ler mais

Android 16 poderá exibir relógio da tela de bloqueio no painel de notificações
Fonte: Tudocelular

LockStar: módulo do Good Lock agora é compatível com a One UI 7.0

LockStar: módulo do Good Lock agora é compatível com a One UI 7.0

O LockStar agora é compatível com a One UI 7. O aplicativo que permite aos usuários de smartphones Samsung Galaxy personalizarem suas telas de bloqueio com muito mais liberdade acaba de ganhar uma atualização. O LockStar é parte do Good Lock.

Sob o número de versão 7.0.00.14, a nova opção do aplicativo passa a suportar a One U 7.0 rodando sob o Android 15. Com isso, usuários que possuem aparelhos que já estão com o novo sistema podem usufruir dos recursos do app na nova interface.

A novidade foi revelada pelo comentarista de tecnologia Tarun Vats em uma publicação na sua conta no X (ex-Twitter). Confira a postagem:Clique aqui para ler mais

LockStar: módulo do Good Lock agora é compatível com a One UI 7.0
Fonte: Tudocelular

Melhor celular intermediário para comprar por menos de R$ 2.000 | Março 2025

Melhor celular intermediário para comprar por menos de R$ 2.000 | Março 2025

Destaque de cada celular
Samsung Galaxy A25 — baratinho com ótimo conjunto
Motorola Moto G85 — design premium e boa bateria
Samsung Galaxy M35 — titã em bateria
realme 13 Plus — design elegante e conjunto equilibrado
Samsung Galaxy A35 — IP67 gastando pouco
Motorola Moto G75 — maior resistência e design premium
Motorola Edge 50 Neo — câmera com zoom óptico
Samsung Galaxy A55 — construção premium e boas câmeras
Redmi Note 13 Pro — ótimo desempenho
Poco X6 Pro — o melhor para jogos
Escolha o melhor celular com nossos outros guias:
TOP 10 melhor celular
Celulares básicos por menos de R$ 500
Celulares de entrada por menos de R$ 1.000
Celulares intermediários por até R$ 2.000
Celulares intermediários avançados por até R$ 3.000
Celulares top de linha acima de R$ 3.000
Celulares com melhor tela
Melhores celulares em autonomia de bateria
Celulares com melhor desempenho
Celulares com as melhores câmeras
Melhores celulares para ouvir música
Aqui você confere o melhor celular para comprar por no máximo R$ 2.000. A seleção foi feita pensando em usuários como você, que querem um smartphone para algo além de tarefas básicas, como Facebook, Instagram e YouTube. Os aparelhos listados aqui oferecem uma experiência mais completa, com boas câmeras, performance equilibrada e boa duração de bateria — mas, claro, ainda abaixo do que temos em modelos premium e top de linha em alguns quesitos.

O guia é atualizado constantemente, visando sempre reunir aqui as melhores opções entre R$ 1.000 e 2.000. Lembrando que os preços variam com frequência, então algum modelo pode acabar fugindo um pouco da faixa de preço, mas isso normaliza com o tempo. Clique aqui para ler mais

Melhor celular intermediário para comprar por menos de R$ 2.000 | Março 2025
Fonte: Tudocelular

Crunchyroll Game Vault adiciona dois novos jogos em seu catálogo para assinantes do plano Mega Fan

Crunchyroll Game Vault adiciona dois novos jogos em seu catálogo para assinantes do plano Mega Fan

Novidades para a Crunchyroll e o seu catálogo de games com a adição de dois novos games às opções para os usuários. A princípio, os jogos que chegam para a seção Game Vault da plataforma são Destiny’s Princess e Ys I Chronicles, que passam a estar disponíveis aos assinantes do plano Mega Fan.Destiny’s Princess

Em geral, esse jogo combina elementos de estratégia, romance e narrativa, colocando o jogador no papel de uma princesa determinada a salvar o seu reino em meio a conflitos e intrigas políticas. Nesse sentido, a história deve se desenrolar por meio de escolhas, que geram impacto e influenciam o rumo da trama.

Com isso o jogador tem a liberdade de explorar diferentes caminhos, além de desenrolar relações com vários personagens da história.Clique aqui para ler mais

Crunchyroll Game Vault adiciona dois novos jogos em seu catálogo para assinantes do plano Mega Fan
Fonte: Tudocelular

Google Chromecast recebe correção e volta a funcionar após pane de 5 dias

Google Chromecast recebe correção e volta a funcionar após pane de 5 dias

Google corre para corrigir falha no Chromecast “o mais rápido possível” (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

O Google começou a atualizar o firmware do Chromecast, renovando o certificado digital com validade até 2045.
A solução foi implementada por meio de uma nova autoridade certificadora própria do Google.
O Google recomenda não resetar o Chromecast, apenas manter o Wi-Fi ativo para instalar o software.

O drama do Chromecast que parou de funcionar parece estar perto do fim. O Google revelou que a solução para a pane desta semana foi implementada e estará disponível para todos “em breve”, porém sem citar a data exata em que isso deve ocorrer.

A informação consta de uma troca de emails entre o serviço de atendimento ao cliente da Nest, empresa de dispositivos eletrônicos do Google, e um consumidor. Na polida mensagem, a big tech ressalta o “prazer de compartilhar uma boa notícia sobre o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio”.

Recado do serviço de atendimento ao cliente do Google (imagem: reprodução/Steinfan94)

Além disso, o jornal inglês The Register apurou que a solução ocorre a nível de firmware. O Google optou por transferir os produtos para uma nova autoridade certificadora própria. A data de expiração passou para 2045, o que significa que os clientes poderão usá-los por mais 20 anos.

Um porta-voz enfatizou que é preciso deixar o aparelho com o Wi-Fi ativo para que software seja baixado e instalado.

Faz cinco dias que os donos dos modelos de Chromecast citados acima não conseguem mais transmitir conteúdo em áudio e vídeo do celular para a televisão. Na internet, a principal análise aponta para um problema com um certificado digital. O Google ainda não informou oficialmente a causa da pane, que afeta clientes do Brasil, Estados Unidos, países da Europa e muitas outras localidades.

Pode resetar o Chromecast?

Não, o Google já orientou em diversas ocasiões que os clientes não devem resetar o Chromecast para os padrões de fábrica. A empresa recomenda que as pessoas tenham paciência até que a solução chegue ao aparelho.

A empresa também informou nesta quinta-feira que está trabalhando numa solução para os clientes que fizeram o reset, porém sem divulgar um cronograma. Alguns usuários conseguiram contornar o problema ao retornar o smartphone para a data de 08/03/2025, mas esse truque não é garantido.

Pane do Chromecast, dia após dia

Confira abaixo a cronologia da pane envolvendo o Chromecast:

09/03/2025 – Usuários começam a relatar falhas no aparelho, indicando que o Google Chromecast parou de funcionar e deixou de transmitir áudio e vídeo para a TV.

10/03/2025 – Relatos indicam que o erro do Chromecast afeta principalmente o Chromecast 2, modelo popular no Brasil.

11/03/2025 – Um especialista no Reddit sugere que a falha foi causada pelo vencimento de um certificado incorporado ao dispositivo, e indica que a correção pode levar até sete dias.

11/03/2025 – Google afirma estar ciente do problema e trabalhando em uma solução, mas não confirma a causa e nem indica um prazo.

12/03/2025 – Google faz apelo aos usuários para que não restaurem os aparelhos às configurações de fábrica.

12/03/2025 – Google envia emails a clientes pedindo desculpas pelo ocorrido e reforçando que trabalha em soluções “o mais rápido possível”.

13/03/2025 – Consumidores brasileiros receberam um email sobre a pane.

13/03/2025 – O Google confirma que a solução foi desenvolvida, implementada e chegará aos aparelhos por uma atualização automática.

Com informações do The Register
Google Chromecast recebe correção e volta a funcionar após pane de 5 dias

Google Chromecast recebe correção e volta a funcionar após pane de 5 dias
Fonte: Tecnoblog

Brasil é um dos principais alvos de golpes com pagamentos falsos

Brasil é um dos principais alvos de golpes com pagamentos falsos

Ferramentas simulam transações bancárias, mas o valor nunca é pago (ilustração: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Resumo

O Brasil é um dos principais alvos de golpes que simulam pagamentos e transferências bancárias.
As variantes FakePay e FakeMoney são as mais utilizadas por cibercriminosos no país, imitando outros apps.
Em 2024, os ataques bancários a dispositivos Android aumentaram 196% mundialmente, chegando a média de 2,8 milhões de ataques por mês.

O Brasil se tornou um dos principais alvos de cibercriminosos que usam ferramentas maliciosas para simular pagamentos via Pix. De forma global, tentativas de ataques a bancos em smartphones cresceram 196% em 2024, impulsionados por trojans, também conhecidos como cavalos de Troia.

É o que informa o relatório The Mobile Malware Threat Landscape in 2024, divulgado nessa quarta-feira (12/03) pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança. 

Segundo o levantamento, cibercriminosos realizaram uma média mensal de 2,8 milhões de ataques de malware, adware ou software indesejado no último ano, focados em dispositivos móveis. 

Como cibercriminosos simulam pagamentos?

Variantes “FakePay” foram responsáveis por 97% das tentativas de ataques de malware a smartphones brasileiros (imagem: reprodução/Kaspersky)

O levantamento mostra que as variantes FakePay, uma das HackTools de Android, foram responsáveis por 97% dos ataques de malware direcionados a smartphones brasileiros. Essas ferramentas simulam transações de pagamento falsas, como o Pix, e vitimam principalmente vendedores online.

Quando instalado no dispositivo Android, esse malware se disfarça de um aplicativo legítimo, muita vezes fingindo ser um app popular. Após a instalação, a ferramenta pode simular transações de pagamento via Pix, indicando que o pagamento foi realizado, mas ele nunca é efetivado.

Segundo a amostragem, aplicativos fraudulentos como o FakeMoney também estão se proliferando no mundo todo. Esses apps enganam as vítimas através de investimentos fictícios e transações falsas.

O relatório utilizou estatísticas baseadas em alertas de detecção interna dos produtos da Kaspersky, que coletam dados de smartphones dos usuários que consentiram em compartilhar as informações.

Como se proteger contra os ataques de cibercriminosos?

Verificar avaliações e número de downloads dos aplicativos e baixar somente das lojas oficiais, mas sem confiar totalmente nelas: recentemente, um app que acessava capturas de tela para roubar informações conseguiu burlar as barreiras de segurança da App Store da Apple e da Play Store do Google.

Monitorar as permissões concedidas aos aplicativos, especialmente as de acessibilidade (por exemplo: a única permissão necessária para um app de lanterna é o acesso à lanterna, e não à câmera).

Manter o sistema operacional atualizado para corrigir vulnerabilidades.

Brasil é um dos principais alvos de golpes com pagamentos falsos

Brasil é um dos principais alvos de golpes com pagamentos falsos
Fonte: Tecnoblog