Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois
Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois
Se ao falarmos sobre Big Data surgem muitas interrogações, o que acontece quando o assunto é Small Data? Se você não tem ideia do que o termo significa e acha que é tão complexo quanto o primeiro, fique tranquilo: não é.
Mas antes de entrarmos nesse assunto, precisamos retomar o conceito de Big Data.
Em artigo para o blog da Locaweb, Welington Souza, gerente de marketing da All In, explica que o Big Data se encarrega de armazenar e analisar novas fontes de dados caracterizadas por volume, velocidade e variedade; revelando padrões de comportamento e mercado com mais precisão e rapidez. Ele se baseia em informações extraídas de eventos, preferências e necessidades e tem como foco dados quantitativos.
Diferentemente do Big Data, o Small Data se concentra em dados qualitativos.
Nesse caso, o cliente ganha uma atenção maior, suas opiniões e, principalmente, suas experiências são consideradas. É como se o Big Data fosse uma nuvem gigante e, o Small Data, o resultado da análise de uma parte dessa nuvem.
Resumindo, o Small Data engloba uma pequena quantidade de dados e esse conjunto, se visto como uma ferramenta capaz de auxiliar na tomada de decisões, pode estabelecer uma ponte entre pessoas e oportunidades, entregando maior valor a cada cliente.
As melhores formas de capturar esses dados são por meio de pesquisas, redes sociais e do CRM de uma empresa, por exemplo. A partir da ferramenta adequada é mais fácil reunir informações como a opinião dos clientes em uma experiência de compra; expectativa com relação a produtos e percepção de marca.
Desse modo é possível pensar em novas oportunidades de negócio e, também, melhorar processos no relacionamento com o público.
// Principais diferenças entre Small Data e Big Data
> Big Data: grande volume de dados armazenados em nuvem para serem processados e interpretados por ferramentas e soluções e, quando interpretados, podem impactar positivamente as empresas.
Os dados são colhidos por meio da nuvem, SQL Server, PC, banco de dados entre outros. Eles têm origem distinta e são processados eletronicamente por meio de métodos matemáticos e estatísticos.
> Small Data: peças que compõem o Big Data. Decifrando esses dados menores é possível encontrar informações importantes para a tomada de decisão e investir em novas possibilidades.
Dados colhidos por meio de redes sociais, pesquisas, CRM e informações vindas de computadores. Eles são mais “humanizados”, estão ligados a uma gama de informações que podem ser apreendidas por qualquer profissional da empresa.
Big Data e Small Data são soluções que se complementam, podem ser utilizadas em conjunto, mas sob óticas diferentes. Ambas conseguem auxiliar na tomada de decisões e, quando bem utilizadas, geram resultados mais precisos.
E agora, ficou mais fácil de entender?
Se você já utiliza o Small Data, diga qual foi sua experiência nos comentários! :)
O post Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois apareceu primeiro em Blog Locaweb – Notícias sobre tecnologia, programação e muito mais..
Big Data x Small Data: qual é a diferença entre os dois
Fonte: Locaweb
Comments are closed.