Ar-condicionado split ou de janela; qual é a diferença?

Ar-condicionado split ou de janela; qual é a diferença?

Saiba os prós e contras dos modelos de ar-condicionado de janela e split (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os aparelhos de ar-condicionado split e de janela são as categorias mais comuns de sistemas de climatização em residências e comércios. Embora ambos tenham a mesma função – refrigerar o ambiente –, eles possuem características bem distintas.

A diferença entre o ar-condicionado split e de janela não está apenas no design. Enquanto o primeiro promete ser mais econômico e entregar maior eficiência energética, o segundo oferece custo mais acessível e fácil instalação.

Veja as vantagens e desvantagens dos aparelhos de ar-condicionado split e de janela.

ÍndiceQuais são as diferenças entre ar-condicionado split e de janela?1. Instalação2. Funcionamento3. Consumo de energia4. Produção de ruídoPrós e contras do ar-condicionado split vs de janelaQuais são as vantagens do ar-condicionado split?Quais são as vantagens do ar-condicionado de janela?

Quais são as diferenças entre ar-condicionado split e de janela?

Tanto o ar-condicionado split quanto o de janela têm características únicas. Os principais pontos influenciam desde a instalação, funcionamento, consumo de energia e produção de ruído. Conheça os detalhes:

1. Instalação

A instalação do ar-condicionado split é mais complexa por ser dividida em duas partes. A unidade instalada no ambiente interno deve estar conectada a uma unidade externa, exigindo uma estrutura especial do lado de fora da casa, prédio ou condomínio.

Então, a perfuração para a passagem da tubulação do fluido refrigerante e de drenagem de água deve ser realizada por profissionais especializados. Tudo isso deixa o custo de instalação mais elevado dependendo da ocasião.

A instalação do ar-condicionado de janela tende a ser mais simples e de menor custo. O modelo em uma caixa única que pode ser instalado em uma janela ou em uma abertura na parede e, em geral, apenas exige a experiência de um técnico eletricista.

No entanto, certos aparelhos de janela podem ocupar espaços úteis conforme a disposição elétrica do ambiente. Enquanto isso, a instalação da unidade interna do modelo split pode ser feita em um espaço simples na parte superior de uma parede.

Prédios e condomínios já possuem áreas dedicadas para a instalação de unidades externas de ar-condicionado split (Imagem: Kien Nguyen/Unsplash)

2. Funcionamento

O princípio do funcionamento de aparelhos de ar-condicionado é igual em ambos os modelos. O compressor, condensador e evaporador trabalham em um ciclo para remover o calor do ambiente interno e soprar ar refrigerado.

O sistema do ar-condicionado split é dividido em duas partes: a unidade interna com o evaporador, filtros e ventilador é conectada por tubos à unidade externa com o compressor e o condensador. As duas partes funcionam em conjunto e são controladas pelo termostato.

O ar-condicionado de janela tem um sistema único com todas as peças na mesma caixa. A parte voltada para o interior tem filtros e ventiladores para sugar o ar quente e soprar o ar refrigerado, enquanto a parte externa abriga o conjunto para o escape do ar quente.

Como o modelo split, o aparelho de janela usa um termostato para regular a temperatura. A diferença é que o primeiro necessita ter um controle remoto para os comandos, enquanto o segundo pode ser operado manualmente.

Ilustração mostra o funcionamento do ar-condicionado de janela (à esquerda) e do ar-condicionado split (à direita) (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

3. Consumo de energia

O ar-condicionado split costumam ser mais eficiente energeticamente devido aos modelos com maior capacidade de refrigeração (BTUs). Os aparelhos podem climatizar uniformemente ambientes amplos a partir de 10 m², evitando o resfriamento contínuo e alto consumo de energia.

Grande parte dos splits também usam a tecnologia Inverter, que ajusta a velocidade do compressor conforme a necessidade de climatização do local. Ao evitar picos de energia durante o uso, o recurso torna o modelo de ar-condicionado mais econômico.

Do outro lado, o ar-condicionado de janela é menos eficiente energeticamente devido à capacidade de refrigeração mais limitada. O aparelho trabalha mais para poder climatizar um ambiente mais amplo e, por isso, consomem mais energia.

Entretanto, é importante considerar a potência do aparelho e o tamanho do espaço que será refrigerado. Em quartos e salas pequenos, por exemplo, um ar-condicionado de janela com tecnologia mais recente pode ser mais econômico e eficiente do que um aparelho split.

Os aparelhos de ar-condicionado de janela ainda podem ser uma opção custo-benefício para ambientes menores, como salas e quartos (Imagem: Clay Banks/Unsplash)

4. Produção de ruído

Os aparelhos de ar-condicionado split são a opção mais silenciosa devido ao sistema dividido em duas partes. O ruído no ambiente é significativamente menor, pois o compressor e o condensador – componentes mais estrondosos – ficam na unidade externa.

Já o ar-condicionado de janela tende a ser mais barulhento, pois todos os componentes estão em uma única caixa. Além de ficar mais próximo do usuário, as vibrações das estruturas colaboram com o maior volume de ruído durante o uso.

Assim, os aparelhos split são indicados para quartos, salas de estar, escritórios e ambientes que exigem silêncio. Já os modelos de janela atendem as necessidades de locais em que o barulho não deve atrapalhar as pessoas, como estoques e oficinas.

Mais silenciosos, aparelhos de ar-condicionado split são recomendados para quartos (Imagem: Max Vakhtbovycn/Pexels)

Prós e contras do ar-condicionado split vs de janela

O ar-condicionado split se destaca por climatizar ambientes amplos de forma uniforme e consumindo menos energia. Além de silenciosos, os aparelhos têm designs discretos que se adaptam a decorações de salas de estar, quartos ou escritórios.

Apesar da economia na conta de luz, o modelo split tem maior custo de investimento e manutenção. Por exemplo, é necessária uma mão de obra especializada para a instalação, limpeza e eventuais consertos.

O ar-condicionado de janela é uma opção mais acessível e, em geral, de fácil instalação. Outros pontos positivos são a simples manutenção sem a necessidade de profissionais e possibilidade de levar o aparelho para outro imóvel em caso de mudanças.

Por outro lado, os aparelhos de janela são mais ruidosos e tendem a consumir mais energia. Os modelos também têm capacidade de refrigeração limitada, demorando para climatizar ambientes mais amplos.

Quais são as vantagens do ar-condicionado split?

Maior eficiência energética;

Maior conforto térmico;

Operação silenciosa;

Design moderno e discreto;

Maior durabilidade.

Quais são as vantagens do ar-condicionado de janela?

Custo-benefício;

Fácil instalação;

Aparelho compacto;

Manutenção barata;

Ideal para ambientes menores.

Ar-condicionado split ou de janela; qual é a diferença?

Ar-condicionado split ou de janela; qual é a diferença?
Fonte: Tecnoblog