Apple: 60% dos brasileiros com iPhone usam esta proteção antirroubo
Apple: 60% dos brasileiros com iPhone usam esta proteção antirroubo
Proteção de Dispositivo Roubado existe desde 2024 (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
Brasil tem maior adesão à Proteção de Dispositivo Roubado do iPhone.
Recurso exige biometria para mudar Apple ID ou configurações sensíveis.
Apple descarta, por ora, bloqueio por IMEI proposto por autoridades.
Os brasileiros têm um comportamento acima da média quando o assunto é tecnologia contra roubos de iPhone. A empresa revelou que 60% dos clientes por aqui utilizam a proteção avançada no smartphone, contra 50% da média mundial. A informação foi revelada durante um encontro com jornalistas, na sede da empresa, em São Paulo. O Tecnoblog participou da reunião.
A Proteção de Dispositivo Roubado existe desde janeiro de 2024, quando a companhia soltou o iOS 17.3. De lá para cá, consumidores puderam ativá-la, já que não vem habilitada por padrão. Representantes da área de segurança da Apple explicaram que, com esta tecnologia, os ladrões ficam impedidos de fazer uma série de mudanças no iPhone.
O recurso dificulta o típico comportamento do batedor de carteiras (e de celulares), que pega o item da pessoa e imediatamente corre para modificar os ajustes. A função trava mudanças na Apple ID, por mais que o ladrão saiba o código numérico do iPhone. Ainda assim, é necessário esperar um determinado período e entrar com impressão digital ou reconhecimento facial.
Ferramenta protege iPhone longe de locais familiares, como casa e trabalho (foto: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Por exemplo, não dá para trocar a senha da Apple ID sem passar pela biometria. Por mais que o ladrão saiba o código numérico do iPhone – e muitos se valem de violência para tal –, ainda é necessária a impressão digital ou o reconhecimento facial.
A documentação oficial prevê restrições para uso de métodos de pagamentos salvos no Safari; remoção de conteúdo e de ajustes do iPhone; adição ou remoção de autenticação biométrica; e desativação da função de rastrear o dispositivo, entre outros.
Como ativar a Proteção de Dispositivo Roubado
A maioria dos iPhones é compatível com a ferramenta, que ganhou o apelido de “modo ladrão” logo que foi anunciada. Siga os passos abaixo para acessá-la:
Entre nos Ajustes
Selecione Face ID e Código
Habilite a Proteção de Dispositivo Roubado
Decida se você quer mantê-la ativa durante todo o tempo ou somente quando estiver fora dos seus ambientes familiares (a casa e o escritório)
Vai ter bloqueio por IMEI?
Em encontro em São Paulo, executivos defenderam segurança dos dispositivos da Apple (imagem: divulgação)
A Polícia Metropolitana de Londres, na Inglaterra, posicionou-se favoravelmente a uma espécie de bloqueio de smartphone por meio do IMEI. Ou seja, um produto roubado ficaria permanentemente impedido de funcionar, mesmo que os bandidos consigam resetá-lo. Eu trouxe este tema para os especialistas da Apple, que ponderaram o fato de não existir uma “bala de prata” quando o assunto é segurança.
Eles avaliam que, uma vez que isso seja implementado, haveria dificuldades como, por exemplo, quando um consumidor legítimo fizer o bloqueio sem querer. O mesmo poderia ocorrer caso uma pessoa da mesma família habilitasse o bloqueio por IMEI.
Os especialistas afastam essa possibilidade, ao menos por enquanto, sob a crença de que a Apple possui as ferramentas mais avançadas de privacidade e segurança do mercado.
Apple: 60% dos brasileiros com iPhone usam esta proteção antirroubo
Apple: 60% dos brasileiros com iPhone usam esta proteção antirroubo
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.