Anatel libera 5G "puro" em todos os municípios do Brasil, mas só 13,8% suportam rede atualmente

Anatel libera 5G “puro” em todos os municípios do Brasil, mas só 13,8% suportam rede atualmente

A Anatel anunciou no início desta semana que concluiu a liberação do 5G “puro” em todos os 5.570 municípios brasileiros, possibilitando assim o uso da faixa de 3,5 GHz para o 5G standalone por operadoras em todo o país. De acordo com dados da própria Anatel, porém, as companhias ainda possuem um longo caminho a percorrer para conseguirem de fato levar a quinta geração da rede móvel a todos os municípios do país.

Dos 5.570 municípios com a faixa de 3,5 GHz já liberada para uso do 5G Standalone (SA, ou “5G puro”), uma pequena fatia conta com antenas compatíveis com a tecnologia, e boa parte dessa cobertura está centralizada em uma única região do país. Quando incluímos também o 5G NSA (não-Standalone, que usa agregação de outras faixas para habilitar o 5G), o número aumenta, mas também segue longe do ideal.

Um ponto importante a destacar é que, curiosamente, o “problema” é que a própria Anatel conseguiu se adiantar bastante em seu cronograma de liberação da faixa de 3,5 GHz, prevista para acontecer apenas em 2026. Isso pode ser visto como um dos fatores para as operadoras estarem tão “atrasadas” em relação ao órgão, já que na verdade podem ter apenas se programado para ampliar gradualmente a cobertura ao longo do próximo ano.Clique aqui para ler mais

Anatel libera 5G “puro” em todos os municípios do Brasil, mas só 13,8% suportam rede atualmente
Fonte: Tudocelular